Visitante
Desenvolvimento de plataforma intitulada “Texto e Atlas - Radiologia e Diagnóstico por Imagem - FAMED/ UFVJM.
Sobre a Ação
202103000212
032021 - Ações
Projeto
CANCELADA
05/12/2021
31/12/2022
Dados do Coordenador
sérgio antunes santos
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Saúde
Saúde Humana
Municipal
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Tarde
Sim
Membros
Desde o século XX, a radiologia é considerada uma especialidade médica com relevância consolidada na área da saúde. A fim de contribuir para sanar tal defasagem, o presente projeto intitulado “Texto e Atlas - Radiologia e Diagnóstico por Imagem - FAMED/ UFVJM” objetiva elaborar uma plataforma digital, que possibilite o armazenamento de dados e se estabeleça como ferramenta de auxílio de amplo acesso na interpretação de exames de imagem para a comunidade acadêmica e profissionais da saúde.
Radiologia, Diagnóstico, Imagiologia, Exames de Imagem, Raio X, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Ultrassonografia, Ensino, Extensão.
Os exames de diagnóstico por imagem têm importância para a prática médica desde os primórdios da medicina, entretanto o seu grande aprimoramento ocorreu somente a partir do final do século 19, em que houve um grande avanço nas técnicas do raio-x. Com o passar dos anos foram criadas mais variações de exames diagnósticos de imagem, como a tomografia, ultrassonografia e ressonância magnética, proporcionando cada vez mais riqueza de detalhes, além das imagens anatômicas de ótima definição (AURIEMO; ROSENFELD, 2006) . O aprimoramento dos exames de imagem proporcionou o crescimento de especialidades da neurologia, músculo esqueléticas e cardiovasculares a partir da década de 1980. Equipamentos de tecnologia de ponta para imagem foram responsáveis pela maior precisão de diagnósticos, o que contribuiu para melhoria da qualidade de vida da população (GALVÃO, 2000). Novas modalidades de exames surgiram das pioneiras, como: mamografia, densitometria, endoscopia, colonoscopia, colposcopia e os exames de diagnóstico cardiológico, ampliando ainda mais o conhecimento médico. Com a inovação tecnológica dos métodos diagnósticos, aumentou-se a capacitação e a oferta de serviços de saúde, consolidando-se essas técnicas em um vasto campo de pesquisa e em uma forma de lucro exponencial para novas empresas de laboratório que oferecem esse tipo de serviço. Devido ao aumento da demanda na área, os profissionais da saúde puderam se beneficiar das especializações mais conectadas à tecnologia e hoje o conhecimento sobre esses exames é essencial para todo profissional da saúde (MARTINS, 2014). Portanto, esse projeto de extensão visa ressaltar a importância do estudo da anatomia humana e o diagnóstico por imagem para o estudante da área da saúde, fornecendo arquivos, casos clínicos, fotos, ilustrações e comentários acerca de exames diagnósticos para estudo, por meio de uma plataforma digital, visando o amplo acesso e facilitando a transmissão de conhecimento para os discentes e docentes que acessarem a plataforma. Inclusos todos os benefícios listados, além da interdisciplinaridade envolvida no ensino da radiologia e diagnóstico por imagem e a defasagem em alguns setores do ensino dessa temática, mostrou-se essencial certificar que esse tipo de conhecimento fosse reforçado nos acadêmicos dos cursos da área da saúde, principalmente na medicina, com o intuito de aprimorar e facilitar seu aprendizado para formar melhores profissionais no campo da saúde para toda a população abrangida. A plataforma online Texto e Atlas - Radiologia e Diagnóstico por Imagem - FAMED/UFVJM promove a democratização do conhecimento, devido a ampla divulgação via internet, com arquivos de diversos tipos de exames de imagem e explicações breves para auxiliar o estudante durante a formação da sua carreira profissional.
Considerada uma nova especialidade médica desde o século XX, a radiologia apresenta relevância consolidada na área da saúde e pesquisa médica, com amplo impacto na intervenção, diagnóstico e prevenção de doenças (PEREIRA; SANTOS; LOPES, 2017). Dessarte, constantes críticas a composição dessa especialidade na dinâmica curricular fazem-se necessárias, bem como sua validação por meios alternativos, principalmente no que tange ao aprofundamento e padronização do ensino, sendo essenciais para entendimento desta especialidade na formação contínua dos profissionais de saúde (PEREIRA; SANTOS; LOPES, 2017). O estudo e ensino da radiologia e diagnóstico por imagem, com princípio em análise de casos reais (PINHEIRO et al., 2009), estimula a interdisciplinaridade promovendo correlação de conhecimentos em anatomia, semiologia e patologia para conclusões de laudos, bem como enriquecendo a compreensão dos processos de doença (SILVA; FREITAS; DOMINGUES, 2016). “Atualmente, estudos indicam que alunos de medicina, mesmo em seu primeiro ano, são capazes de construir conhecimentos sobre radiologia, o que enriquece sua compreensão a respeito dos processos fisiopatológicos, bem como da anatomia” (SILVA et al., 2019, p.97). Assim sendo, a introdução precoce dessa temática na área acadêmica representa uma estratégia de ensino na abordagem integral de variadas áreas do conhecimento em saúde de modo antagônico à formação tradicionalista de cunho disciplinar (SILVA; FREITAS; DOMINGUES, 2016). Logo, o estudo da radiologia possui relevância não apenas como um meio de diagnóstico complementar, mas também como ferramenta de ensino pela integração entre setores da saúde (SILVA et al., 2019). Nas últimas décadas, os exames diagnósticos tiveram um grande crescimento em volume e variedade de serviços disponíveis, tornando-se de grande importância na assistência à saúde (SILVA et al., 2015; PONTE et al., 2009). Atualmente são utilizados diversos métodos de digitalização da imagem radiográfica (BISSOLI et al. 2007). Assim, sendo o diagnóstico por imagem correspondente a uma abordagem visual, a disponibilidade e uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) agregam novas perspectivas no setor da saúde (ARAÚJO et al., 2019). Diante desses fatos, o presente projeto surge com o intuito de promover o desenvolvimento de uma ferramenta online, que visa o armazenamento de dados e se constituirá como uma fonte de busca, direcionada principalmente para estudantes e profissionais das áreas da saúde, possibilitando que os mesmos tenham contato precoce, interdisciplinar e instantâneo com a radiologia. Tal ferramenta tem como base exemplos de grande sucesso e adesão, provenientes de outras instituições de importância nacional, como o “Histologia interativa'' “Histologia online” e “MOL – Microscopia online. Versão 3.0”, da Universidade de São Paulo (USP). Conclui-se, portanto, que estudo da radiologia deve ser destacado não apenas pelo papel que desempenha no presente, mas também na perspectiva futura de grandes conquistas por meio dos métodos complementares de diagnóstico por imagem com base na crescente curva de desenvolvimento tecnológico nas próximas décadas (SILVA; FREITAS; DOMINGUES, 2016). Por fim, tais experiências contribuem para a construção de profissionais proativos, maduros, com capacidade de cooperar com a ampliação do conhecimento da área e com sua introdução no contexto social, acadêmico e profissional (SILVA et. al., 2018).
OBJETIVOS GERAIS: Elaborar uma plataforma digital, que possibilite o armazenamento de dados e se estabeleça como ferramenta de auxílio na interpretação de exames de imagem para a comunidade acadêmica e profissionais da saúde. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Tornar disponível aos alunos de graduação a oportunidade de amplificar conhecimentos em exames de imagem; Facilitar o acesso a material de pesquisa ao nível de graduação, pós-graduação e prática clínica em saúde; Oferecer plataforma com variedade de conteúdo em relação a Radiologia e Diagnóstico por Imagem; Permitir a experiência do uso de ferramenta digital para divulgação de conhecimentos da área da saúde.
Desenvolver plataforma digital para auxiliar na interpretação e conhecimento de exames de imagem; Fomentar a discussão interdisciplinar (anatomia, semiologia, patologia e radiologia) entre acadêmicos e profissionais da saúde; Facilitar e ampliar a visibilidade de material relevante para construção e aprimoramento de conhecimento sobre o tema; Aprimorar a capacidade de utilização de ferramentas digitais para divulgação de conhecimentos da área da saúde; Gerar uma ferramenta de conservação e divulgação dos conhecimentos adquiridos ao longo das atividades e casos estudados durante a Liga.
O desenvolvimento da plataforma ocorrerá através de fases e será feito de maneira contínua ao longo do tempo. FASE 1 - DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA DA PLATAFORMA A primeira fase será destinada ao desenvolvimento pelos discentes da estrutura da plataforma online, com a criação do design e layout, definição dos tópicos e melhores divisões didáticas e os outros detalhes relacionados à estrutura e visualização da plataforma. Vale ressaltar que a estrutura básica da plataforma online será realizada com a participação de um discente do curso de Sistemas de Informação para melhor estruturação e seguimento do desenvolvimento da plataforma. A estrutura básica da plataforma irá conter a princípio: início, formação em radiologia e diagnóstico por imagem, quem somos, glossário, introdução a radiologia e demais exames de imagem, semiologia radiológica, abas referentes a cada exame e dentro de cada aba ocorrerá a divisão em cada uma das regiões corporais de interesse, não sendo necessariamente esta a ordem de apresentação; FASE 2 - ALIMENTAÇÃO DA PLATAFORMA A segunda fase terá sua execução realizada ao longo do desenvolvimento das atividades da Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (LARDI), ou seja, esse sistema será alimentado utilizando o material de estudo das atividades desenvolvidas pela Liga. Sendo assim, a cada conteúdo estudado, o material será upado para a plataforma, proporcionando uma construção contínua e progressiva. As abas referentes a cada exame serão adicionadas ao longo do desenvolvimento das atividades e dentro de cada aba ocorrerá a subdivisão em cada uma das regiões corporais de interesse. É importante salientar que terá conteúdo teórico, bem como anexo dos exames de imagem e sua interpretação nos âmbitos de interesse no momento. Além disso, como ação de ensino interno da LARDI, serão construídas descrições de exames de imagem na intenção do desenvolvimento de uma forma de Atlas Online de Radiologia e Diagnóstico de Imagem. As fontes utilizadas para alimentação da plataforma variaram de acordo com o material utilizado no desenvolvimento dos estudos e atividades desenvolvidas pela LARDI e vale ressaltar que todo material será acompanhado, analisado e revisado pelo professor coordenador do presente projeto e da LARDI. FASE 3 - FORMAS INTERATIVAS Ao longo da construção da plataforma serão desenvolvidas formas de interação com o público e ferramentas de treinamento de interpretação de exames como, por exemplo, jogos, áreas de treinamento, entre outras, sempre considerando os temas estudados durante a realização das atividades da LARDI. Obs: Vale ressaltar que a expressão utilizada ao longo desta descrição “demais exames” variará de acordo com os exames que serão possíveis estudar ao longo do desenvolvimento das atividades da Liga Acadêmica. Sendo assim, este projeto tem o objetivo de funcionar a longo prazo para construção progressiva de conteúdo e atualização com frequência.
ACAUAN, L.V.; RODRIGUES, M.C.S.; PEREIRA, J.L. Gestão de qualidade em centro de diagnóstico por imagem e segurança do paciente: um ensaio reflexivo. Ciência, Cuidado e Saúde, v.13, n.1, p.179-184, Jan-Mar. 2014. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/19239>. Acesso em: 06 Nov. 2021. ARAÚJO et al. Como as tecnologias de informação e comunicação podem revolucionar a saúde e a medicina. Revista Científica da FAEX, 15 ed, 2019. Disponível em: <https://periodicos.faex.edu.br/index.php/e-Locucao/article/view/187/156> . Acesso em: 06 Nov. 2021. AURIEMO, CC; ROSENFELD, LGM. A medicina diagnóstica no Brasil In: Amorim MCS, Perillo EBF. Para entender a saúde no Brasil. São Paulo: LCTE; p. 159-167.2006. BISSOLI, C.F. Digitalização de imagens em radiologia: uma nova visão de futuro. Revista Odonto, v.15, n.30, p.34-39, Jul-Dez. 2007. Disponível: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/Odonto/article/view/587>. Acesso em: 05 Nov. 2021. BOREM, L. M. A. et al. O conhecimento dos médicos da atenção primária à saúde e da urgência sobre os exames de imagem. Radiologia Brasil, São Paulo , v. 46, n. 6, p. 341-345, Dec. 2013. Disponível em: <scielo.br/j/rb/a/zbhywLWdgkgbbpxjX3v6fTS/?lang=pt>. Acesso em: 06 Nov. 2021 GALVÃO, PBA. Tecnologia e medicina: imagens médicas e a relação médico-paciente. Bioética. v.8, n.1, p.127-36, 2000. MARTINS, L. O. O segmento da medicina diagnóstica no Brasil. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 139–145, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/20736. Acesso em: 19 nov. 2021. MOITA, F. M. G. S. C. e A., ANDRADE F. C. B. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação [online]. 2009, v. 14, n. 41 , pp. 269-280. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000200006>. Acesso em: 16 nov. 2021. NASCIMENTO, K. C. C. G. et al. Avaliação das requisições de exames de imagem solicitados por médicos externos realizados em um hospital de Belém–Pará. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 6, p. 16840-16848, 2020. Disponível: <https://www.prmjournal.org/article/doi/10.4322/prmj.2019.020>. Acesso: 06 Nov. 2021. PEREIRA, G.A.M.; SANTOS, A.M.P.V.; LOPES, P.T.C. O ensino da radiologia: uma análise dos currículos da área da saúde de instituições de ensino superior na região sul do Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 41, n.2, p. 251-259; mar. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbem/a/JVfkwvCDZzGBffQMntJrZGn/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 05 Nov. 2021. PINHEIRO, M.G. et al. Ambiente computacional para ensino de radiologia e diagnóstico por imagem: uma proposta para arquivo didático. J.Health Inform. v.1, n.2, p. 43-52, Out-Dez 2009. Disponível em:<http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/55>. Acesso em: 05 Nov. 2021. PONTE, C. I. R. V. et al. A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional. Revista Brasileira de Educação Médica v. 33, n. 4, p. 527-534, Dez. 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbem/a/TQpqfFPjV7FTFJymgmkLxpf/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 05 Nov. 2021. SANTOS, P. E. P. Extensão, Conhecimento e Democratização da universidade Pública: Conexões possíveis nos espaços e tempos do currículo acadêmico. 2009. 249 f. Tese (Doutorado em educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. SILVA, A.F.; FREITAS, J.J.S.; DOMINGUES, R.J.S. Ensino da radiologia com uso de metodologias ativas na graduação em medicina. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, v.5, n.2, p.41-56, Dez. 2016. Disponível em: <https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/ries/article/view/899>. Acesso em: 05 Nov. 2021. SILVA, A.F. et al. Percepção do Estudante de Medicina sobre a Inserção da Radiologia no Ensino de Graduação com Uso de Metodologias Ativas. Revista Brasileira de Educação Médica. v. 43, n.2, p. 95-105; Abr-Jun. 2019. Disponível: <https://www.scielo.br/j/rbem/a/mNtbjZ9fXJhZcyjxvfHwF3B/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 05 Nov. 2021. SILVA, J. H. S. et. al. Implantação de uma liga acadêmica de anatomia: desafios e conquistas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, n.2, p. 310-335, Mar.. 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbem/a/yMsqq39mVFTWy8Y7yGRM6bv/abstract/?lang=pt> . Acesso em: 06 Nov. 2021. SILVA, D. P. et. al. Proposição, fundação, implantação e consolidação de uma liga acadêmica. Revista de Enfermagem UFPE, v. 12, n. 5, p. 1486-1490, Maio 2018.Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/234589>. Acesso em: 06 Nov. 2021.
Os conhecimentos acadêmicos e seus estudantes que servem como transmissores de saberes científicos permitem que as universidades consigam se legitimar perante à sociedade e o contexto que está inserida, com competência, qualidade, políticas e projetos sociais que são encaminhados para beneficiar a população ao seu redor (SANTOS, 2014). Os futuros profissionais do mercado de trabalho já produzem ciência em sua graduação e todos os conhecimentos gerados por essa oportunidade devem se traduzir não somente em informações para a população, mas também em seu dever de desenvolver o espaço educacional/social para sua comunidade. Diante disso, a relação universidade/sociedade beneficia a superação das desigualdades e exclusão existentes na sua comunidade, através de projetos, a universidade tem o compromisso de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. O projeto “Texto e Atlas - Radiologia e Diagnóstico por Imagem - FAMED UFVJM” constrói mais uma oportunidade de contribuir com a formação de acadêmicos dos cursos da área da saúde, bem como no aperfeiçoamento, além de servir como meio de acesso e compartilhamento de saberes entre profissionais atuantes, servindo como ferramenta de acesso a conhecimentos relacionados à Radiologia e Diagnóstico por Imagem. É notável pensar que essa ferramenta pode ser acessada de qualquer lugar do Brasil pela sua difusão na internet. De forma direta e indiretamente, a curto e a longo prazo, tal ferramenta se apresenta como contribuinte para formação de futuros profissionais cada vez mais capacitados para desenvolverem seus serviços com qualidade e melhorando consequentemente a assistência em saúde.
Os conteúdos vivenciados, partilhados e debatidos trazidos pelo “Texto e Atlas - Radiologia e Diagnóstico por Imagem - FAMED UFVJM”, serão disponibilizados em nossa plataforma digital, visto que atualmente é uma acessível e grande porta de comunicação, com o objetivo de facilitar e ampliar a visibilidade e acesso aos conteúdos para o público universitário, além de ser uma ótima ferramenta de consulta rápida, com capacidade de síntese, resumo e grande aprendizado. Visando auxiliar o aprimoramento de estudantes e profissionais de várias áreas da saúde, como medicina, fisioterapia, enfermagem e técnicos de saúde, além de contribuir para o compartilhamento de saberes entre os mesmos. Assim, através de um meio de comunicação acessível e claro, os temas tratados serão atualizados continuamente e serão capazes de promover a integração de diferentes áreas médicas, como o conhecimento anatômico, fisiopatológico, semiológico e radiológico.
Conforme a legislação, artigo 207 da Constituição Brasileira de 1988, as Universidades possuem como eixo fundamental o tripé formado pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão, não podendo ser compartimentado (MOITA; ANDRADE, 2009). O ensino, a pesquisa e a extensão têm aspectos próprios e relevantes em sua singularidade, sendo necessária a presença de cada um deles para a compreensão integral do conhecimento. Dessa maneira, para a formação integral do estudante, é imprescindível que os discentes permeiam os três componentes, que são indissociáveis. Além disso, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão estabelece uma aproximação entre universidade e sociedade, a reflexão crítica, a participação ativa na construção do conhecimento e prática dos estudantes e o significado social do trabalho acadêmico. Portanto, este projeto contribui de forma clara para indissociabilidade desse tripé. Na medida que propõe utilizar conhecimentos para além da grade curricular já cursada, o público terá a oportunidade, por meio de troca de saberes, de melhorar e agregar a sua formação e o seu conhecimento acerca do assunto abordado. De modo que, todas as informações divulgadas serão analisadas previamente pelo coordenador do projeto e logo após serão disponibilizadas em nossa plataforma digital. Assim, dará ao projeto um caráter educativo, promovendo uma interação produtiva e transformadora, indo além dos muros da universidade e promovendo a troca direta com a sociedade.
As atividades de extensão universitária constituem importante ferramenta na formação dos estudantes, pois ampliam suas referências em relação ao universo em que estão inseridos. Permitindo que os acadêmicos tenham experiências mais ricas, tanto teóricas como metodológicas, mas também permitindo a aproximação destes aos conhecimentos éticos e solidários. Além disso, permite que os estudantes confrontem teoria e realidade, possibilitando a concretização de um saber crítico e estruturado. (PONTE et al., 2009). Durante o desenvolvimento das atividades da Liga, que irá fornecer dados e conteúdos para alimentação da plataforma, os discentes entrarão em contato com uma quantidade relevante de material, conteúdo, casos clínicos e exames de imagem, sendo necessário o estudo, seleção e síntese das informações relevantes para alimentação da plataforma. Sendo assim, além do estudo dos casos em si, que fornecerão inúmeras formas e metodologias de aprendizado, os discentes também desenvolverão outras habilidades necessárias à prática clínica e o cenário de globalização via internet da atualidade. Também é notável que os discentes serão estimulados a desenvolver raciocínio clínico e crítico, aspectos fundamentais para uma formação acadêmica de qualidade.
As literaturas atuais e o cenário socioeconômico e cultural do Brasil expressam que os desígnios do ensino superior não estejam limitados à formação acadêmica, mas que abranjam um conjunto de medidas que desenvolvam a formação de modo holístico e expansiva, assegurando a interação entre a universidade e a população (SILVA et. al., 2015; PONTE et al., 2009). Ademais, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina recomendam a formação de profissionais vinculados e conscientes com a realidade social. Assim, pode-se afirmar que a interação da universidade com a sociedade desempenha papel considerável e potencial de mudanças na formação do profissional da saúde e, consequentemente, em sua atuação na sociedade (SILVA et. al., 2015; PONTE et al., 2009). Logo, sendo os métodos de diagnóstico por imagem capazes de proporcionarem informações importantes e complementares para a decisão de um diagnóstico, tratamento e/ou acompanhamento de algum procedimento, impacta assim na realidade social da comunidade que usufrui desses serviços promovendo assim melhor qualidade de vida (ACAUAN; RODRIGUES; PEREIRA, 2014). Atualmente, estudos no Brasil demonstram um crescimento na realização desses tipos de exames, muitas vezes de modo indiscriminado o que pode gerar conflitos profissionais, deontológicos e bioéticos (BOREM et al.; 2013; NASCIMENTO et al., 2020). Portanto, o presente projeto configura um investimento na formação das pessoas, descrição, execução, avaliação e melhorias contínuas no âmbito da radiologia, para que os pacientes tenham seu atendimento realizado por profissional capacitado livre de possíveis danos e um diagnóstico por imagem seguro e de qualidade, impactando e transformando a realidade social (ACAUAN; RODRIGUES, PEREIRA, 2014).
A divulgação será feita através das redes sociais direcionando o público para acesso ao produto gerado. Ainda não foram criados os perfis das redes sociais.
Público-alvo
O público alvo será composto pelos estudantes e profissionais médicos que tenham interesse em acessar uma plataforma digital que tenha disponível as imagens de interesse.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 160 h
- Noite;
Desenvolvimento da FASE 1 da metodologia (desenvolvimento da estrutura da plataforma)
- Noite;
Pesquisa, análise, escolha e adaptação a plataforma
- Noite;
Revisão do conteúdo da plataforma
- Noite;
Desenvolvimento da FASE 2 e FASE 3 da metodologia (alimentação da plataforma e possível desenvolvimento de ferramentas para interagir com público)