Detalhes da ação

CAFÉ COM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET Conexão dos Saberes da UFVJM

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000002

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

02/02/2022

Data Fim

12/12/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

ana paula nogueira nunes

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

petconexaodossaberesufvjm
Outras Redes Sociais

YouTube: PET Conexão dos Saberes - UFVJM

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 56 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 56 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 56 h
Resumo

O Projeto de Extensão CAFÉ COM PET do Programa PET Conexões dos Saberes da UFVJM tem como objetivo estimular a leitura e discussão de textos entre os petianos do PET UFVJM, comunidade interna e externa da UFVJM. A discussão é realizada por meio de obras literárias cujo a temática seja referente às minorias sociológicas e abordem conceitos de cunho racial, afro-brasileira, etnocentrismo, população negra e quilombola, no qual, sobretudo o sujeito da escrita é o próprio negro.


Palavras-chave

Literatura negra, População negra, Racismo, Branquitude, Luta, Diversidade, Empoderamento, Feminismo negro


Introdução

Percebe-se que quem tem o hábito de ler possui um senso crítico aguçado, consegue visualizar melhor tudo que o cerca, uma vez que a leitura amplia os horizontes, permitindo assim, buscar soluções para melhorar seu entorno e consequentemente o mundo em que vive. É importante ressaltar que no âmbito acadêmico a leitura é algo imprescindível para a formação do indivíduo, além das leituras técnicas próprias das áreas do conhecimento existem aquelas mais voltadas para formação humana. Entretanto, estas leituras que geralmente são referentes a diversidade, minorias e sobretudo relacionada a população negra em especial, escritores negros, ainda caminha a passos lentos, apesar da sua importância Silva (2021) ao citar Cândido (1994) pondera que: O papel do que chama de literatura empenhada - ou seja, a literatura com um posicionamento frente aos problemas/questões apresentados uma vez que ela pode contribuir com o processo de luta pela garantia dos direitos humanos ao apontar e questionar problemas de relevância social. Além disso, o autor reforça que para que a literatura seja assegurada enquanto direito inalienável, faz-se necessário romper com a dicotomia de cultura popular e erudita, uma vez que esta distinção contribui com um processo de marginalização e de desigualdade ao hierarquizar a compreensão e o acesso à cultura (SILVA,2021 apud CANDIDO, 1994, p. 191). Portanto, é preciso falar mais, ler mais e debater sobre temas como: negritude, branquitude, racismo, diversidade, lugar de fala, feminismo negro dentre tantos outros, e a academia principalmente no momento de formação é o momento propício para tal atividade, para que tenhamos profissionais conscientes dos seus direitos e do seu papel social no mundo.


Justificativa

O Projeto de Extensão CAFÉ COM PET: Um Bate Papo Sobre Diversidade, Racismo, População Negra, Branquitude e Literatura, do Programa PET Conexões dos Saberes da UFVJM, justifica-se pela necessidade de estimular a leitura entre interessados de obras literárias cujo a temática contemple assuntos referente as minorias, uma vez que além de auxiliar na formação humana. Os temas a serem lidos e debatidos, diz muito sobre o grupo a qual faz parte ou que o projeto atende e desenvolve as suas atividades, que são os quilombolas, população negra e rural. É importante ressaltar que esse projeto tem como premissa fomentar um espaço de reflexão democrática, através da construção do conhecimento de forma colaborativa e através das obras (artigos, dissertações, teses, livros) cuja a temática contemple assuntos referente as minorias, promover uma reflexão mais ampla no que diz respeito à diversidade, lugar de fala, respeito e direitos.


Objetivos

Estimular a leitura de obras literárias sobre a população negra e quilombola, através de discussões de textos entre os petianos do PET Conexão dos Saberes UFVJM, juntamente com comunidade externa e interna da UFVJM. Desenvolver pensamento crítico acerca dos conteúdos abordados pelos autores das obras literárias.


Metas

Alcançar participação contínua dos membros do PET Conexão dos Saberes nos encontros. Aumentar o conhecimento sobre o tema, promover diálogos, leitura de artigos científicos. Fomentar rodas de conversas e discussões em outros espaços de formação e lutas, principalmente nos territórios de origem dos petianos do PET Conexão dos Saberes. Contribuir para a luta antirracista na UFVJM.


Metodologia

Os encontros serão realizados a cada 15 dias a partir da abertura, as datas dos próximos encontros serão divulgadas no final de cada encontro. Será disponibilizado um repositório contendo livros e textos como sugestão de indicação de leitura, não impedindo a utilização de outras fontes que não estejam disponíveis no repositório. Cada Petiano irá escolher um capítulo que deverá ser disponibilizado para todo o grupo (leitura prévia dos petianos, convidados poderão escolher obras). As apresentações das obras literárias seguirão a ordem alfabética, caso não haja manifestação para apresentação de obras que não estejam na listagem. Um dia antes do encontro, a pessoa que irá expor a obra deverá entregar uma resenha com no máximo 1000 caracteres, para ser divulgada nos meios de comunicação dos PET Conexão dos Saberes. Os apresentadores e mediadores serão predefinidos através de uma lista criada coletivamente antes do início efetivo do projeto, podendo esta sofre alterações caso seja necessário. Serão disponibilizados nas redes socias e aplicativos de mensagens e endereços de e-mail links para inscrição do público externo, também será socializada a obra escolhida pelo apresentador para uma leitura previa da obra indicada para a roda de conversa.


Referências Bibliográficas

Farias Priscila Fabiane; SILVA, Leonardo da. A literatura de mulheres negras como direito humano: reflexões sobre o desenvolvimento da consciência crítica no contexto de um projeto de extensão para mulheres em privação de liberdade, Trabalhos em Linguística Aplicada, Volume: 60, Número: 1, Publicado: 2021, UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)Área: Linguística, Letras E Artes Versão on-line ISSN: https://doi.org/10.1590/010318139561811520210310, acessado em 23/07/2021 FREIRE, P. 1983. Extensão ou Comunicação? Paz e Terra, 7a ed. Rio de Janeiro. TAUCHEN, Gionara. O princípio da indissociabilidade universitária: um olhar transdisciplinar nas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Sendo a extensão universitária um lugar privilegiado de encontro entre a comunidade acadêmica e a comunidade em geral segundo Freire (1983), a troca de saberes que se produz neste encontro tem que ser transformadora, tanto para a universidade, como para a comunidade. Neste sentido, o estímulo a reflexão, proposto nas discussão sobre o combate ao racismo estrutural da sociedade, através de textos e obras literárias que são debatidas na academia em complemento com relatos de vivências pessoais, grupais e profissionais permite uma interação dialógica, democrática entre a universidade e a sociedade, a interação destas duas esferas propícias o desenvolvimento de um conhecimento novo, um conhecimento que contribuirá para a superação do racismo, preconceito, da desigualdade e exclusão social e para construção de uma sociedade que seja mais justa, ética e democrática. Além de permitir o resgatar de suas histórias, suas origens, ou seja, a sua memória cultural, ainda promove as trocas mutuas de  experiências.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade propõe a capacidade de dialogar com as diversas ciências, os textos apresentados para o debate pelos Petianos e público externo, abrangerá diversas áreas do conhecimento, bem como relatos e vivências pessoais e profissionais que trazem marcas concretas da desigualdade em várias dimensões racial, econômica, social, cultural, características do racismo estrutural. Possibilitando um debate rico e diverso, fazendo entender o saber na totalidade, e não como partes ou fragmentações. E a Inter profissionalidade pode ser entendida como uma relação interdependente dentro de um ambiente de trabalho, a qual exige colaboração entre os agentes que compõem esse serviço, em busca de um objetivo em comum. Nesta perspectiva o projeto traz em sua essência o princípio da cooperação mutua, vivenciada através da divisão de tarefas, leituras coletivas, e outras ações solidarias para tornar possível que se desenvolvem as ações propostas.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto em questão tem como premissa realizar ações relacionadas ao processo de formação de pessoas pautada na formação humana, cidadãos críticos que é capaz de reconhecer lutar e coibir qualquer tipo conduta racista individual ou em grupo , logo também está vinculada a pesquisa que é a produção e geração de conhecimentos para todos os envolvidos Portanto a indissociabilidade pois segundo TAUCHEN “O conceito de indissociabilidade remete a algo que não existe sem a presença do outro, ou seja, o todo deixa de ser todo quando se dissocia [...] (2009.p 93).


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A universidade tem uma contribuição importante para o desenvolvimento integral do estudante. No âmbito acadêmico a leitura e as práticas é algo imprescindível para a formação do indivíduo, além das leituras técnicas próprias das áreas do conhecimento existem aquelas mais voltadas para formação humana, portanto o projeto vem nesta perspectiva de despertar no estudante uma reflexão sobre as suas origens, identidades, culturas, formas de ser e estar no mundo, zelando para que sejam respeitados e encontrem espaço e valorização naquele meio, um direito de todas e todos:  estudantes, famílias, professores e gestores e trabalhadores.


Impacto e Transformação Social

A reflexão e discussão acerca da temática Literatura negra, População negra, racismo, branquitude, Luta, diversidade, empoderamento, Feminismo negro, proposta no projeto é de alta relevância social pois a formação de cidadãos críticos que é capaz de reconhecer lutar e coibir qualquer tipo conduta racista individual ou em grupo é o primeiro passo na construção de pontes que aproximem as realidades de brancos e negros no Brasil.


Divulgação

Será divulgado nas redes sociais do PET Conexão dos Saberes.


Público-alvo

Descrição

O Público alvo são os Petianos do PET Conexão dos Saberes, comunidade interna e externa da UFVJM

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Serro - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 56 h

Carga Horária 40 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Encontros, rodas de conversas com os inscritos e discussões das obras literárias.

Carga Horária 16 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Planejamento dos encontros e execução das atividades.