Visitante
CAFÉ COM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET Conexão dos Saberes da UFVJM
Sobre a Ação
202203000002
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final
02/02/2022
12/12/2022
Dados do Coordenador
ana paula nogueira nunes
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Educação
Cultura
Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares
Nacional
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Tarde
Não
Redes Sociais
YouTube: PET Conexão dos Saberes - UFVJM
Membros
O Projeto de Extensão CAFÉ COM PET do Programa PET Conexões dos Saberes da UFVJM tem como objetivo estimular a leitura e discussão de textos entre os petianos do PET UFVJM, comunidade interna e externa da UFVJM. A discussão é realizada por meio de obras literárias cujo a temática seja referente às minorias sociológicas e abordem conceitos de cunho racial, afro-brasileira, etnocentrismo, população negra e quilombola, no qual, sobretudo o sujeito da escrita é o próprio negro.
Literatura negra, População negra, Racismo, Branquitude, Luta, Diversidade, Empoderamento, Feminismo negro
Percebe-se que quem tem o hábito de ler possui um senso crítico aguçado, consegue visualizar melhor tudo que o cerca, uma vez que a leitura amplia os horizontes, permitindo assim, buscar soluções para melhorar seu entorno e consequentemente o mundo em que vive. É importante ressaltar que no âmbito acadêmico a leitura é algo imprescindível para a formação do indivíduo, além das leituras técnicas próprias das áreas do conhecimento existem aquelas mais voltadas para formação humana. Entretanto, estas leituras que geralmente são referentes a diversidade, minorias e sobretudo relacionada a população negra em especial, escritores negros, ainda caminha a passos lentos, apesar da sua importância Silva (2021) ao citar Cândido (1994) pondera que: O papel do que chama de literatura empenhada - ou seja, a literatura com um posicionamento frente aos problemas/questões apresentados uma vez que ela pode contribuir com o processo de luta pela garantia dos direitos humanos ao apontar e questionar problemas de relevância social. Além disso, o autor reforça que para que a literatura seja assegurada enquanto direito inalienável, faz-se necessário romper com a dicotomia de cultura popular e erudita, uma vez que esta distinção contribui com um processo de marginalização e de desigualdade ao hierarquizar a compreensão e o acesso à cultura (SILVA,2021 apud CANDIDO, 1994, p. 191). Portanto, é preciso falar mais, ler mais e debater sobre temas como: negritude, branquitude, racismo, diversidade, lugar de fala, feminismo negro dentre tantos outros, e a academia principalmente no momento de formação é o momento propício para tal atividade, para que tenhamos profissionais conscientes dos seus direitos e do seu papel social no mundo.
O Projeto de Extensão CAFÉ COM PET: Um Bate Papo Sobre Diversidade, Racismo, População Negra, Branquitude e Literatura, do Programa PET Conexões dos Saberes da UFVJM, justifica-se pela necessidade de estimular a leitura entre interessados de obras literárias cujo a temática contemple assuntos referente as minorias, uma vez que além de auxiliar na formação humana. Os temas a serem lidos e debatidos, diz muito sobre o grupo a qual faz parte ou que o projeto atende e desenvolve as suas atividades, que são os quilombolas, população negra e rural. É importante ressaltar que esse projeto tem como premissa fomentar um espaço de reflexão democrática, através da construção do conhecimento de forma colaborativa e através das obras (artigos, dissertações, teses, livros) cuja a temática contemple assuntos referente as minorias, promover uma reflexão mais ampla no que diz respeito à diversidade, lugar de fala, respeito e direitos.
Estimular a leitura de obras literárias sobre a população negra e quilombola, através de discussões de textos entre os petianos do PET Conexão dos Saberes UFVJM, juntamente com comunidade externa e interna da UFVJM. Desenvolver pensamento crítico acerca dos conteúdos abordados pelos autores das obras literárias.
Alcançar participação contínua dos membros do PET Conexão dos Saberes nos encontros. Aumentar o conhecimento sobre o tema, promover diálogos, leitura de artigos científicos. Fomentar rodas de conversas e discussões em outros espaços de formação e lutas, principalmente nos territórios de origem dos petianos do PET Conexão dos Saberes. Contribuir para a luta antirracista na UFVJM.
Os encontros serão realizados a cada 15 dias a partir da abertura, as datas dos próximos encontros serão divulgadas no final de cada encontro. Será disponibilizado um repositório contendo livros e textos como sugestão de indicação de leitura, não impedindo a utilização de outras fontes que não estejam disponíveis no repositório. Cada Petiano irá escolher um capítulo que deverá ser disponibilizado para todo o grupo (leitura prévia dos petianos, convidados poderão escolher obras). As apresentações das obras literárias seguirão a ordem alfabética, caso não haja manifestação para apresentação de obras que não estejam na listagem. Um dia antes do encontro, a pessoa que irá expor a obra deverá entregar uma resenha com no máximo 1000 caracteres, para ser divulgada nos meios de comunicação dos PET Conexão dos Saberes. Os apresentadores e mediadores serão predefinidos através de uma lista criada coletivamente antes do início efetivo do projeto, podendo esta sofre alterações caso seja necessário. Serão disponibilizados nas redes socias e aplicativos de mensagens e endereços de e-mail links para inscrição do público externo, também será socializada a obra escolhida pelo apresentador para uma leitura previa da obra indicada para a roda de conversa.
Farias Priscila Fabiane; SILVA, Leonardo da. A literatura de mulheres negras como direito humano: reflexões sobre o desenvolvimento da consciência crítica no contexto de um projeto de extensão para mulheres em privação de liberdade, Trabalhos em Linguística Aplicada, Volume: 60, Número: 1, Publicado: 2021, UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)Área: Linguística, Letras E Artes Versão on-line ISSN: https://doi.org/10.1590/010318139561811520210310, acessado em 23/07/2021 FREIRE, P. 1983. Extensão ou Comunicação? Paz e Terra, 7a ed. Rio de Janeiro. TAUCHEN, Gionara. O princípio da indissociabilidade universitária: um olhar transdisciplinar nas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Sendo a extensão universitária um lugar privilegiado de encontro entre a comunidade acadêmica e a comunidade em geral segundo Freire (1983), a troca de saberes que se produz neste encontro tem que ser transformadora, tanto para a universidade, como para a comunidade. Neste sentido, o estímulo a reflexão, proposto nas discussão sobre o combate ao racismo estrutural da sociedade, através de textos e obras literárias que são debatidas na academia em complemento com relatos de vivências pessoais, grupais e profissionais permite uma interação dialógica, democrática entre a universidade e a sociedade, a interação destas duas esferas propícias o desenvolvimento de um conhecimento novo, um conhecimento que contribuirá para a superação do racismo, preconceito, da desigualdade e exclusão social e para construção de uma sociedade que seja mais justa, ética e democrática. Além de permitir o resgatar de suas histórias, suas origens, ou seja, a sua memória cultural, ainda promove as trocas mutuas de experiências.
A interdisciplinaridade propõe a capacidade de dialogar com as diversas ciências, os textos apresentados para o debate pelos Petianos e público externo, abrangerá diversas áreas do conhecimento, bem como relatos e vivências pessoais e profissionais que trazem marcas concretas da desigualdade em várias dimensões racial, econômica, social, cultural, características do racismo estrutural. Possibilitando um debate rico e diverso, fazendo entender o saber na totalidade, e não como partes ou fragmentações. E a Inter profissionalidade pode ser entendida como uma relação interdependente dentro de um ambiente de trabalho, a qual exige colaboração entre os agentes que compõem esse serviço, em busca de um objetivo em comum. Nesta perspectiva o projeto traz em sua essência o princípio da cooperação mutua, vivenciada através da divisão de tarefas, leituras coletivas, e outras ações solidarias para tornar possível que se desenvolvem as ações propostas.
O projeto em questão tem como premissa realizar ações relacionadas ao processo de formação de pessoas pautada na formação humana, cidadãos críticos que é capaz de reconhecer lutar e coibir qualquer tipo conduta racista individual ou em grupo , logo também está vinculada a pesquisa que é a produção e geração de conhecimentos para todos os envolvidos Portanto a indissociabilidade pois segundo TAUCHEN “O conceito de indissociabilidade remete a algo que não existe sem a presença do outro, ou seja, o todo deixa de ser todo quando se dissocia [...] (2009.p 93).
A universidade tem uma contribuição importante para o desenvolvimento integral do estudante. No âmbito acadêmico a leitura e as práticas é algo imprescindível para a formação do indivíduo, além das leituras técnicas próprias das áreas do conhecimento existem aquelas mais voltadas para formação humana, portanto o projeto vem nesta perspectiva de despertar no estudante uma reflexão sobre as suas origens, identidades, culturas, formas de ser e estar no mundo, zelando para que sejam respeitados e encontrem espaço e valorização naquele meio, um direito de todas e todos: estudantes, famílias, professores e gestores e trabalhadores.
A reflexão e discussão acerca da temática Literatura negra, População negra, racismo, branquitude, Luta, diversidade, empoderamento, Feminismo negro, proposta no projeto é de alta relevância social pois a formação de cidadãos críticos que é capaz de reconhecer lutar e coibir qualquer tipo conduta racista individual ou em grupo é o primeiro passo na construção de pontes que aproximem as realidades de brancos e negros no Brasil.
Será divulgado nas redes sociais do PET Conexão dos Saberes.
Público-alvo
O Público alvo são os Petianos do PET Conexão dos Saberes, comunidade interna e externa da UFVJM
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Serro - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 56 h
- Tarde;
Encontros, rodas de conversas com os inscritos e discussões das obras literárias.
- Tarde;
Planejamento dos encontros e execução das atividades.