Detalhes da ação

CONHEÇENDO A UFVJM - CAMPUS JANAÚBA

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202104000061

Tipo da Ação

Programa

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

20/10/2023

Data Fim

20/12/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

maria gisenilda barbosa

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

UFVJM Janauba
@ufvjm_janauba
Outras Redes Sociais

YouTube - https://www.youtube.com/c/ufvjmjanauba

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Resumo

Este Programa é uma sistematização dos trabalhos de apresentação da UFVJM – Campus Janaúba para a comunidade externa, principalmente para os estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas da região. Seu objetivo é aproximar a UFVJM – Campus Janaúba da realidade regional do Norte de Minas, especialmente dos municípios do entorno de Janaúba.


Palavras-chave

Universidade pública, realidade regional, diálogo


Introdução

O Programa “Conhecendo a UFVJM – Campus Janaúba”, nasce da ampliação do projeto de extensão “Conheça a UFVJM – Campus Janaúba”, que foi institucionalizado em 2018 e que por sua abrangência e renovação por vários anos, assumiu característica de um programa, pois possui articulação com outras ações de extensão do Campus Janaúba, que contemplam atividades presenciais, remotas e/ou híbridas e incentivam a integração entre docentes, discentes e técnico administrativos da UFVJM no planejamento e na realização dos diversos projetos de extensão, cursos, oficinas, eventos, campanhas entre outros que integram e/ou que vierem a integrar a proposta de tornar o Campus Janaúba mais conhecido na região e, ao mesmo tempo, de trazer as demandas externas para o contexto da universidade, em busca de soluções e melhorias nos serviços já prestados. Desse modo, acredita-se que a transformação do projeto “Conheça a UFVJM - Campus Janaúba” em um Programa poderá contribuir com a superação do desconhecimento da comunidade sobre a presença da UFVJM no município de Janaúba; da dificuldade de reconhecimento da Universidade como gratuita, da dificuldade de preenchimento de vagas do Campus Janaúba e, principalmente, propiciará que os estudantes apresentem seus saberes, anseios, dificuldades e expectativas em relação ao curso superior pretendido, colocando a UFVJM em sintonia com a realidade dos estudantes da região e provocando reflexões e novas ideias de outras ações de extensão, que venham responder à realidade percebida. O Programa, em sua concepção, possui articulação com as seguintes ações já existentes (2023) e em execução (2023-2024): I) Projeto Conheça a UFVJM- Campus janaúba que é um convite às escolas públicas e privadas da região para conhecer e se apropriar dos cursos e dos demais serviços oferecidos pelo Campus Janaúba, mas carrega implicitamente outro convite, direcionado aos membros da comunidade acadêmica, com uma necessidade mais latente: “Conheça os estudantes da região Norte de Minas, seus saberes, dificuldades e anseios”. Ele consiste na apresentação da Universidade à comunidade externa, por meio de recebimento de visitas no Campus e/ou realização de visitas nas escolas. Apesar do referido projeto já existir há 5 anos, ter realizado diversas ações, tanto no período de atividades presenciais como no remoto, ele ainda é muito necessário, pois além dos aspectos que já justificam sua continuidade ele se tornou uma referência para o Campus de comunicação com a comunidade externa, uma vez que o Campus Janaúba não tem um setor e/ou servidor responsável pelos serviços de comunicação e a atuação do setor de processos seletivos (Copese) é esporádica. II) Brinquedoteca Inclusiva UFVJM: Considerando a demanda por práticas de conscientização e educação ambiental na região norte de Minas Gerais, o projeto de extensão Brinquedoteca Inclusiva - UFVJM apoiando-se na ludicidade como uma importante ferramenta para formação das crianças, no propósito de desenvolver consciência ecológica. O projeto, por meio de oficinas e exposições, a inclusão e conscientização ambiental para escolas da região do Vale do Gorutuba, propõe: sensibilizar a comunidade para a responsabilidade individual e coletiva sobre o impacto ambiental do lixo; incentivar a reciclagem através da confecção de brinquedos e jogos educativos utilizando materiais recicláveis; e promover a interação das comunidades interna e externa no intercâmbio de saberes. Para as ações online, o projeto vai produzir materiais em 2 formatos: cartazes e vídeos, considerando as linhas:tutoriais de construção de brinquedos e jogos com materiais recicláveis; história e orientações associadas ao brinquedo ou jogo; conscientização ambiental. Caso as ações presenciais sejam permitidas, serão realizadas junto a comunidade ações de exposição e confecção de brinquedos e jogos com os materiais recicláveis. III) Show da Química: um projeto que é desenvolvido com alunos do ensino fundamental da rede municipal e estadual de educação e apresenta conceitos básicos de química de forma lúdica, através da demonstração de experimentos, buscando despertar o interesse científico nas crianças. IV) Tindog: aplicativo para adoção de cachorros e gatos, um projeto que tem como objetivo um aplicativo que possibilite a adoção de cães e gatos abandonados ou que estão na Associação de Resgate e Cuidados Animais de Janaúba (ARCA) e dentre suas ações, destacam-se: a divulgação do aplicativo nas redes sociais e nas escolas municipais parceiras; campanhas de conscientização da população de Janaúba sobre a zoonoses, a castração, o abandono e os direitos dos animais; promoção de melhores condições de vida aos animais abandonados e divulgação de informes sobre animais perdidos. V) Capacitação Profissional em Energia Solar Fotovoltaica: um projeto de extensão que tem como objetivo a capacitação de profissionais para atuarem como instaladores e mantenedores de usinas de energia fotovoltaica (UFV’s) ampliando assim as relações entre a UFVJM - Campus Janaúba e outros setores da sociedade, especialmente no Norte de Minas Gerais. Através deste projeto busca-se um diálogo direto com a comunidade na qual a UFVJM, Campus Janaúba está inserida, com uma visão mais ampla voltada para os problemas, as prioridades e as demandas da região de seu entorno, tornando-a uma unidade mais cidadã. Além disso, o Programa também se vincula com outras ações de extensão previstas para os anos 2024-2025: I) UFVJM tecendo redes e ampliando os espaços de diálogo: uma campanha de apresentação do Campus Janaúba nos meios digitais, com o objetivo de levar ao conhecimento da comunidade externa virtual que a UFVJM está presente em Janaúba e é uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Dentre as ações, se destacam: a elaboração de conteúdos para redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp), compartilhamento de conhecimento, realização de enquetes, caixinhas de perguntas e outras formas de interação com os usuários, no intuito de conhecer suas percepções sobre o Campus e aprimorar o modo de comunicação digital com a comunidade externa, por meio dessas mídias digitais. II) Capivaras: desenvolvendo habilidades lógicas por meio do Xadrez, um curso de introdução ao jogo do xadrez, que atenderá adolescentes e jovens, oriundos do Bairro São Lucas, localizado em uma região periférica do município de Janaúba, com famílias de baixo poder aquisitivo e pouco acesso a atividades de lazer. As ações serão realizadas em parceria com o projeto social Resgatando a Infância, organizado pela Associação Fraterna Amigos da Paz, organização social que busca ocupar o tempo das crianças e adolescentes com atividades de ensino, aprendizagem e convivência e, consequentemente, reduzindo o tempo livre na rua. III) Universidade na Praça: é um evento festivo que leva apresentações culturais, demonstração de experimentos e outras atividades de ensino, pesquisa e extensão para a praça pública, A ação ocorreu pela primeira vez, em comemoração aos 18 anos da UFVJM e, devido ao sucesso do evento e participação em massa da comunidade externa, será repetido em praças diferentes, no município de Janaúba e outras cidades do entorno, sendo uma oportunidade para os discentes interagir com o público externo. Essa ação de extensão e cultura que levará a UFVJM para a praça possibilitando que a comunidade local conheça e tenha contato com os trabalhos produzidos pelos acadêmicos no campus Janaúba. IV) Leitura Encantada: um projeto que tem como principal objetivo promover a leitura e a apreciação de livros infantis por meio da linguagem teatral, proporcionando uma experiência lúdica e educativa para crianças .Espera-se que ele contribua para o estímulo à leitura, o desenvolvimento artístico e social dos discentes envolvidos e crianças atendidas, criando uma experiência enriquecedora que fortalece o vínculo entre a literatura e o mundo do teatro. IV) Jogos de Eletricidade: um projeto que realizará atividades dinâmicas para os estudantes da comunidade externa tendo os conceitos de eletricidade como condutores para um ensino divertido, por meio de jogos educativos e atividades lúdicas. Os experimentos serão feitos com material de baixo custo e serão seguros para serem manipulados durante as atividades. O objetivo é despertar o interesse científico dos estudantes pelos conceitos de eletricidade. V) Conhecendo a toxoplasmose congênita no município de Janaúba: A toxoplasmose congênita é uma doença negligenciada que atinge mães e seus recém-nascidos quando infectados podendo levar a consequências graves para o feto, incluindo aborto. Infelizmente a doença não é muito conhecida para grande parte da população, inclusive para muitas gestantes. Nesse contexto o objetivo do projeto é realizar ações de extensão e educação continuada com o intuito de difundir para a população de Janaúba informações sobre a toxoplasmose. Os agentes difusores da informação sobre a toxoplasmose congênita serão discentes, docentes e técnicos da UFVJM e os alvos das ações serão tanto a população geral de Janaúba quanto gestantes que estiverem realizando o pré-natal. As ferramentas iniciais para a realização deste projeto serão questionários simples sobre o conhecimento prévio sobre a toxoplasmose congênita, folderes e cartazes informativos sobre a prevenção da doença. Além disso, palestras e oficinas estarão programadas com o intuito de promover uma maior interação com a população. Por fim , o presente projeto almeja realizar estas ações de extensão associada a educação continuada em saúde visando prevenir a toxoplasmose congênita no município de Janaúba. VI) Criação de Podcast: uma ação estratégica para ampliar o conhecimento sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão e, consequentemente dar ampla divulgação para o Campus Janaúba VII) GINCAJAN- UFVJM: Considerando que os eventos universitários são uma parte importante da comunidade acadêmica e que eles não apenas proporcionam entretenimento e diversão para os participantes, mas também oferecem uma variedade de oportunidades para integração com a comunidade externa, a GINCAJAN- UFVJM propõe desenvolver um evento de cunho educacional e cultural entre discentes, docentes, técnicos, terceirizados e comunidade externa do Campus Janaúba da UFVJM, considerando: Integração esportiva, social e cultural. As atividades da GINCAJAN-UFVJM contam com atividades esportivas, culturais e sociais, priorizando o bem-estar de todos acima de qualquer disputa. Além disso, o evento conta com atividades direcionadas à atender demandas da comunidade externa e divulgação de ações da UFVJM. VIII) UFVJM na ExpôJan - um projeto de grande relevância para popularização da presença da UFVJM na região Norte de Minas, marcado pela participação do Campus Janaúba na maior feira agropecuária da região, com a visitação de diversos públicos no Stande. São 10 dias de atividades desenvolvidas no ambiente do parque de exposição que contemplam: atividades lúdicas para o público infantil, demonstrações de equipamentos, apresentação de experimentos, palestras, minicursos, conversas com diversos públicos, além de um momento de descontração e convivência com diferentes grupos sociais, no intuito de disseminar a presença do Campus Janaúba. Assim, esse Programa consiste em ações de mão dupla, onde a universidade amplia e aprofunda suas relações com a comunidade externa, pois possibilita uma aproximação dos professores, técnicos e dos acadêmicos do BC&T e dos cursos de engenharias do Campus com a realidade da comunidade externa e eles, apresentam à UFVJM suas percepções e demandas. IX) UFVJM em ação: apadrinhamento de escolas e conexão com a comunidade - uma ação com o objetivo de levar a universidade para dentro das escolas públicas e privadas da região, tornando o Campus Janaúba mais conhecido, compartilhando informações e saberes. Sua metodologia contempla a definição do padrinho/madrinha para cada escola, que será um docente ou técnico, que junto com um discente, preferencialmente egresso daquela escola/comunidade para representar a UFVJM nas diversas atividades da escola, conhecendo as vivências, experiências e anseios daquele grupo e munindo-os de informações e acompanhamento no que se refere às oportunidades de ingresso no ensino superior. X) Queremos ouvir você: vem cá, vamos falar de CPA - uma campanha de sensibilização e mobilização da comunidade interna e externa para participação no processo de auto avaliação institucional. Inspirados nos princípios de organização do FORPROEX, as diversas ações em execução e/ou previstas que compõem este Programa, serão executadas por pessoas (docentes, técnicos e discentes) comprometidas em criar no Campus Janaúba, um ambiente favorável ao acolhimento das necessidades da comunidade externa e que possibilite enfrentar problemas concretos e comuns tanto internos, quanto externos. Espera-se que a equipe executora tenha a capacidade articulação com outros membros da comunidade acadêmica e, principalmente, com os gestores locais para (re)definir-se a todo o momento para não perder as oportunidades e a capacidade do Campus Janaúba de responder às demandas da região Norte de Minas. Entende-se que a articulação das diversas ações de extensão presentes nesta proposta poderá fortalecer parcerias entre a universidade e os diversos setores da comunidade externa da região Norte de Minas, colaborando para que o Campus Janaúba possa exercer seu papel social, compartilhar saberes e reforçar, em específico, a necessidade de implementação de melhorias e inovações que possam estar a serviço da comunidade externa, reconhecendo-a como sujeito do processo.


Justificativa

A etapa de expansão da UFVJM, que contemplou o município de Janaúba, ampliou ainda mais a capacidade de inserção regional da universidade e privilegiou as regiões mais carentes do Estado de Minas Gerais constituindo importantes oportunidades para as pessoas cursarem o ensino superior (UFVJM, 2013). O Campus Janaúba da UFVJM, iniciou suas atividades em 31 de março de 2014 e, nesses quase 10 anos de inserção na região Norte de Minas alcançou a marca de 4 cursos de graduação ofertados e inúmeros projetos de extensão e pesquisa. Ocorre que, muitas vezes, as ações de extensão realizadas de forma isolada são desconhecidas por significativa parcela da comunidade acadêmica, pois não há no Campus um setor de extensão que reúna as informações das ações realizadas, nem mesmo um servidor que preste apoio aos servidores extensionistas, concentrando-se a busca de informações e os registros na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, em Diamantina- MG. Assim, a atual situação do Campus Janaúba, em que não há sequer, um local físico ou digital em que os discentes encontrem a lista de ações de extensão e possam buscar referências de servidores para aderir e se voluntariar nas ações, em que a direção da Unidade Acadêmica e coordenações de curso para quantificar a quantidade de ações realizadas dependem de emissão de relatórios pelos servidores da Proexc e/ou de consulta individual ao currículo lattes dos docentes, não demonstra sua preparação para o cumprimento da meta 12.7 prevista no Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024): “12.7) assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social;”. Nesse sentido, a articulação de diversas ações de extensão em um Programa poderá inspirar outros membros da comunidade acadêmica a se organizarem em ações sistematizadas para atingir objetivos que são comuns ao Campus. Acredita-se que esse modelo de ação poderá contribuir internamente com a adequação ao cumprimento da legislação vigente, a saber: Resolução CNE/SES nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece diretrizes para a extensão da educação superior brasileira e regimenta o disposto na meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014) e Resolução Consepe nº2, de 18 de janeiro de 2021, regulamenta a curricularização das atividades de extensão nos cursos de graduação da UFVJM. A proposta deste Programa é reflexo dos bons resultados já alcançados por meio das ações já realizadas tanto presenciais: recebimento de visitas no campus e realização de visitas nas escolas, quanto remotas: bate-papo com estudantes, professores e diretores, lives, interações nas redes sociais respondendo directs, caixinhas de perguntas, fazendo posts com informações das principais dúvidas surgidas, criando perfis no Instagram informativos, etc. Cabe destacar que, ao longo dos anos,o contato dos servidores com os estudantes da região tem gerado novas ações de extensão, como o projeto “UFVJM na Expô Janaúba”, no ano de 2019; O evento “Criança no Parque”; 7 cursos ( Office, Matemática Básica, Física Básica, Matemática introdutória para ensino superior, Inglês Instrumental, Como se comportar no Enem, Como escrever bem); Brinquedoteca; Show da Química, entre outros. Mesmo com as inúmeras ações já realizadas, o baixo índice de ocupação de vagas dos cursos do Campus Janaúba continuam sendo preocupantes, sendo os menores índices de preenchimento de vagas entre todas as graduações oferecidas nos 4 campi da UFVJM. Essa situação, que já era preocupante, agravou-se ainda mais nesse período pós-pandemia, cabendo ilustrar que o mais recente processo seletivo (Sisu 2023/2) teve apenas 8 ingressantes, numa oferta de 4 cursos/120 vagas. De acordo com Barbosa (2018), os cursos do Campus Janaúba possuem fragilidades como: baixo número de candidatos nos processos seletivos, consequentemente baixo número de ingressantes por semestre e alto índice de evasão no primeiro ciclo de formação. Para essa autora, também é perceptível que a modalidade de Bacharelado Interdisciplinar ainda é pouco conhecida na região Norte de Minas e que os cursos terminais ofertados se diferenciam bastante das engenharias tradicionais conhecidas pela população (Engenharia Física, Engenharia de Materiais e Engenharia de Minas). Para Ferreira et. al (2016) muitos estudantes ainda não sabem qual a conduta a ser tomada para ter acesso ao ensino superior, pois ainda há escassez de informação. Observa-se que uma das estratégias que constam no Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) é estimular mecanismos para ocupar as vagas ociosas em cada período letivo na Educação superior pública (BRASIL, 2014). Dessa forma, a proposta apresentada neste Programa está em consonância com as estratégias do PNE vigente. As fragilidades aqui reveladas reforçam a importância da UFVJM estabelecer relações mais profundas com a comunidade externa e revelam um cenário favorável a implementação desse projeto, pois ele proporcionará aos estudantes conhecimentos quanto aos processos seletivos da UFVJM; às formas de inscrição e isenção de taxas; a ampla opção de cursos, distribuídos nos 4 campi; ao sistema de reservas de vagas adotado; a assistência estudantil oferecida; à nova estrutura que o campus sede oferece; além de esclarecimentos quanto à modalidade do bacharelado interdisciplinar e dos seus cursos terminais. Ao mesmo tempo em que proporcionará aos professores, técnicos, alunos e terceirizados envolvidos na execução das ações, conhecer a realidade regional, aproximando-os das demandas externas da instituição. Portanto, o presente Programa é uma iniciativa que promove tanto a integração entre a comunidade acadêmica quanto entre a UFVJM e a comunidade externa. O título do Programa “Conhecendo a UFVJM – Campus Janaúba”, representa essa conversão do Projeto “Conheça a UFVJM - Campus Janaúba”, ação de extensão em andamento e que foi renovada por vários anos. A mudança do verbo para o gerúndio representa esse movimento das ações de extensão em andamento e que são necessárias serem contínuas, portanto é um convite para a comunidade externa conhecer e se apropriar dos cursos e dos demais serviços oferecidos pelo Campus Janaúba, mas carrega implicitamente outro convite, direcionado aos membros da comunidade acadêmica, com uma necessidade mais latente: “Conheça a região Norte de Minas, seus estudantes, seus saberes, dificuldades e anseios”. O intuito é socializar os conhecimentos oriundos da relação de diálogo com a comunidade externa, proporcionados por diversas ações de extensão já existentes e futuras, lideradas por servidores técnicos e docentes do Campus Janaúba. Segundo Serra e Rolim (2013), o engajamento regional das universidades é um desafio que assume um papel extremamente relevante e envolve uma ampla gama de ações e, sobretudo, a construção de uma parceria com as autoridades regionais/locais. Nesse sentido, é oportuno que a UFVJM explore o potencial de influência que as escolas de ensino médio exercem nas escolhas de seus alunos, pois a influência dos professores e dos profissionais das escolas que o aluno do BC&T – JAN frequentou é bem mais significativa do que, por exemplo, a influência de familiares e amigos (BARBOSA, 2018), portanto a continuidade da realização de ações de extensão nesses espaços poderá contribuir significativamente para o estabelecimento de outras parcerias, e assim dar continuidade com a relação que vem sendo estabelecida e que provoca a criação de outras ações de extensão, a partir do contato com a realidade regional. É inegável que ao se relacionar com a comunidade externa muitas reflexões são trazidas para o seio da Universidade e, nessa via de mão dupla, a UFVJM tem várias contribuições a fazer para a sociedade e o inverso também é verdadeiro, pois a sociedade também tem contribuições a fazer com a universidade (SILVA, 2020).


Objetivos

Objetivo geral: Aproximar a UFVJM – Campus Janaúba da realidade regional do Norte de Minas, especialmente dos municípios do entorno de Janaúba. Objetivos específicos: * Promover ações que contribuam com o cumprimento da missão da UFVJM na região de Janaúba; * Possibilitar a reflexão crítica da realidade regional dos estudantes do ensino fundamental e médio; * Conhecer a realidade dos estudantes do ensino fundamental e médio e identificar suas principais dúvidas, dificuldades e anseios em relação ao curso superior pretendido e aos processos seletivos SASI e SISU; * Realizar pesquisa para conhecer o perfil dos estudantes e cursos de interesses; * Elaborar estratégias de divulgação de conteúdos nas redes sociais a partir dos resultados da pesquisa; * Levar os docentes, técnicos administrativos e discentes para conhecer in loco as escolas públicas, sua localização, estrutura física e colocá-los em contato com direções, professores e alunos; * Socializar informações sobre as formas de ingressos, principalmente os processos seletivos SISU, SASI, Transferência e Obtenção de Novo Título; * Despertar o interesse da comunidade acadêmica em idealizar novas ações de extensões que atendam a realidade percebida durante as visitas às escolas ou durante a realização de ações fora dos muros da universidade.


Metas

METAS DE IMPACTOS DIRETO: Meta 1 - Melhorar a apresentação da UFVJM Campus Janaúba para a comunidade externa, promovendo o acesso facilitado ao ensino superior e aos serviços oferecidos pela instituição. Ação: Organizar ao menos quatro eventos de portas abertas ao longo do ano, proporcionando visitas guiadas, palestras informativas e interação com professores e estudantes para apresentar a UFVJM Campus Janaúba à comunidade local. Meta 2 - Aprimorar a comunicação com os diversos atores sociais, incluindo diretores, supervisores, professores e estudantes das escolas públicas e privadas da região, para estabelecer um diálogo contínuo sobre as necessidades dos estudantes e definir a melhor forma de ação a ser realizada. Ação: Realizar reuniões trimestrais de consulta com representantes das escolas para avaliar as necessidades dos estudantes, promovendo uma comunicação aberta e colaborativa. Meta 3 - Intensificar a presença digital e a interação com o público através das redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp), garantindo uma equipe dedicada para resposta ágil e eficaz às interações (mensagens diretas e perguntas). Ação: Publicar conteúdo relevante frequentemente em todas as plataformas mencionadas e garantir que 90% das interações recebam uma resposta dentro de 24 horas. Meta 4 - Identificar as principais dúvidas e/ou dificuldades dos estudantes em relação à participação nos processos seletivos SASI e SISU, e fornecer à PROGRAD sugestões para aprimoramento dos editais de seleção/matrícula. Ação: Elaborar relatórios semestrais com análises detalhadas das dúvidas e dificuldades dos estudantes, fornecendo sugestões de melhorias nos processos seletivos. Meta 5 - Estimular, dentro da unidade acadêmica, a discussão sobre a possibilidade de oferecer novos cursos que atendam de forma mais eficaz ao perfil dos estudantes da região. Ação: Realizar ao menos três workshops ao longo do ano, envolvendo docentes, técnicos e estudantes para analisar as necessidades locais e identificar possíveis novos cursos a serem propostos. METAS DE IMPACTOS INDIRETO: Meta 1 - Popularizar e fortalecer a marca da UFVJM na região. Ação: Realizar diversas atividades de extensão presenciais nas escolas e/ou remotas nas redes sociais (facebook, instagram e YouTube), produzir e distribuir materiais que carreguem a logo da universidade; Meta 2 - Continuar estimulando a elaboração de novos projetos e ações de extensão de forma a contribuir com o aumento do número de ações no Campus Janaúba, que recebam a participação da comunidade externa. Ação: Incentivar os técnicos, docentes e discentes a elaborar novas propostas de ações de externsão a partir da realidade /demanda identificada; Meta 3 - Contribuir com a melhoria dos índices de candidato por vaga nos processos seletivos, assim como os índices de ocupação de vagas do BC&T. Ação: Institucionalizar um projeto de apadrinhamento de escolas, no intuito de assessorar os estudantes em todas as etapas dos processos seletivos, levando informações, popularizando a gratuidade do ensino e a possibilidade de obter a isenção da taxa e, assim, contribuir para o sucesso das inscrições.


Metodologia

A execução do Programa contemplará a realização de diversas atividades de forma a alcançar os objetivos propostos e necessitará de diferentes métodos: capacitação, sensibilização, rodas de conversas, palestras expositivas e interativa, demonstrações de experimentos de laboratórios, realização de feiras, campanhas, entre outros. REUNIÕES DA EQUIPE DO PROGRAMA: Frequentemente serão realizadas reuniões para discussão do plano de trabalho e cronograma, no intuito de captar ideias e, de forma participativa, encontrar as melhores alternativas para as ações realizadas. DIÁLOGOS COM OS COORDENADORES DE CURSO: Pretende-se estreitar ainda mais os diálogos com os coordenadores de cursos para que os mesmos possam dar formação/esclarecimentos sobre o campo de atuação e os serviços prestados/oferecidos por seus cursos. Essa etapa é de fundamental importância para que os membros da equipe de execução estejam seguros para apresentar a modalidade do BC&T e dos cursos terminais à comunidade externa. ARTICULAÇÃO JUNTO ÀS ESCOLAS: O contato com as escolas, o estreitamento dos diálogos com os diretores, professores e estudantes serão constantes e acontecerão através de contato telefônico, redes sociais, e-mail e/ou presencial. Em caso de dificuldades, contar-se- á com a colaboração e apoio da Superintendência Regional de Ensino de Janaúba, instituição parceira deste projeto e que é detentora do contato de todas as escolas da região. O formato de cada ação e o tempo de duração será definido junto à direção das escolas, podendo ocorrer na forma de palestras, rodas de conversas, lives, entre outras metodologias remotas/digitais, desde que atendam as demandas apontadas pelos gestores locais ou por meio de realização de visitas nas escolas ou recebimento de visitas no Campus. PREPARAÇÃO DO MATERIAL E ORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES: Após a definição do formato da ação, o(s) bolsista(s), se houver, e os discentes voluntários participarão da etapa de preparação de material e a organização de cada ação de extensão. Esse momento possibilita o exercício da criatividade, o desenvolvimento de seus talentos, o compartilhamento de experiências, a pesquisa e a interação com docentes e técnicos administrativos. FORMAÇÃO DAS EQUIPES DE TRABALHO: Cada ação contará com uma equipe de trabalho, formada por docentes, discentes e técnicos administrativos com perfil e/ou habilidades que correspondam a demanda apresentada por aquele determinado grupo de estudantes. APLICAÇÃO DE FORMULÁRIO DE PESQUISA: Quando do recebimento de visitas das escolas no Campus ou realização de visitas nas escolas, sempre que possível, será aplicado um formulário de pesquisa com o objetivo de conhecer o perfil dos estudantes e assim traçar estratégias de divulgação dos conteúdos relacionados com os cursos de graduação e demais serviços ofertados pelo Campus. Os resultados serão tabulados por escola/município e serão subsídios para a tomada de decisão da equipe do Programa. VISITAS ÀS ESCOLAS E/OU RECEBIMENTO DE VISITANTES NO CAMPUS : As datas das visitas às escolas serão definidas por meio do diálogo da coordenação de cada ação de extensão. As atividades a serem desenvolvidas propiciarão a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades tanto por parte da equipe do programa quanto dos estudantes das escolas públicas e poderão contemplar métodos diversos: rodas de conversas, mostra de profissões, demonstrações de práticas de laboratório, dentre outros. Poderão ser realizadas palestras expositivas e interativas com participação de técnicos administrativos, docentes e acadêmicos veteranos do bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e dos cursos de engenharias do Campus Janaúba. Cada visita a escola será dividida em 2 momentos: a primeira com a exposição do conteúdo, apresentação de relatos de experiências e demonstrações de experimentos das áreas de química, física e biologia e a segunda para ouvir os estudantes, conhecer seus saberes, suas dúvidas, dificuldades e anseios em relação ao curso superior e/ou ao processo seletivo. Ressalta-se que as referidas visitas possuem viabilidade logística de transporte que será custeado com recursos dos projetos que se vinculam a este Programa e/ou que venham a se vincular, se aprovados forem e/ou da Unidade Acadêmica, parte interessada nas ações. Possui viabilidade técnica, uma vez que já conta com a adesão de docentes, alunos e técnicos administrativos em quantitativo satisfatório para realização das diversas ações, podendo fazer alternância entre as equipes de cada ação e evitando a sobrecarga de trabalho. Além disso, conta com a viabilidade operacional tanto para o recebimento de visitas no novo Campus, que possui infraestrutura suficiente para recebimento de visitantes, quanto para realização de visitas que conta com a boa receptividade das escolas e com o apoio da SRE - Janaúba. AVALIAÇÃO: A avaliação tanto do bolsista e dos demais discentes voluntários que aderirem ao projeto, quanto das visitas realizadas e/ou recebida será contínua, no intuito de intervir e melhorar para as ações do mês subsequente. Para padronizar o formato de avaliação e torná-la participativa, envolvendo os membros daquelas ações, será elaborado um formulário padrão, que facilite para que registre os pontos positivos, negativos e sugestões de cada ação. A direção da escola e/ou o professor responsável pelo recebimento da visita na escola, responderá a um pequeno questionário após a realização do evento para avaliação, da mesma forma será registrado os pontos positivos, negativos e sugestões. ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS POR MUNICÍPIO: A participação dos estudantes, as demandas e a percepção da direção das escolas serão compiladas e registradas em relatório por município, mas que contemple as especificidades de cada escola. Será elaborado um formulário padrão para registro de cada atividade, que ficará sob a responsabilidade de preenchimento do bolsista. As atividades do programa quando presenciais poderão ser registradas através de fotografias e quando remotas através de prints de tela ou gravação da ação. AVALIAÇÃO FINAL DO PROGRAMA: No último mês de execução do programa será destinado um momento para avaliação das ações realidades e análise das metas atingidas.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, 26 jun. 2014. Seção 1, n. 7, p. 1- 8. Edição extra. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2018. BARBOSA, Maria Gisenilda. A expansão e a interiorização das universidades federais: uma análise dos processos de criação, implantação e funcionamento da UFVJM – Campus Janaúba, ocorridos no período 2012-2017. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Teófilo Otoni, 2018. FERREIRA, Rodrigues Elisamara et. al. Divulgação sobre a Universidade Federal de Minas Gerais para alunos de escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Revista Conexão UEPG, vol. 12, n. 3, p. 504-513, set.-dez., 2016. SERRA, Maurício; ROLIM, Cássio. Desenvolvimento e engajamento regional: o papel das universidades. In: SILVEIRA, Rogério L. L. da (org). Observando o desenvolvimento regional brasileiro: processo, políticas e planejamento. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2013. UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Resolução no 8 – CONSU, de 1 de junho de 2012. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Diamantina, 2012. Disponível em: .html?lang=pt_BR.utf8%2C+pt_BR.UT&start=10>. Acesso em: 17 nov. 2018. . Resolução no 10 –CONSU, de 6 de setembro de 2013c. Aprova a criação de cursos de graduação, modalidade presencial, a serem ofertados no Campus de Janaúba-MG da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina, 2013. Disponível em: .html?lang=pt_BR.utf8%2C+pt_BR.UT&start=10 >. Acesso em: 17 nov.2018.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Conforme preconiza o inciso I do artigo 5º da Resolução CNE/SES nº 7/2018, a diretriz da interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social estruturam a concepção e a prática da Extensão Universitária (BRASIL, 2018). Para atendimento dessa diretriz estará presente nas ações do presente Programa o diálogo construtivo e transformador com os demais setores da sociedade, aqui representados pelo público - alvo de cada ação de extensão que se vincula ou vinculará a esse Programa. Desse modo, as diversas ações que integram este Programa e/ou que venham a se vincular a ele deverão adotar metodologias que estimulem a participação e a democratização do conhecimento, colocando em relevo a contribuição da comunidade externa tanto na produção quanto na difusão do conhecimento. A via de mão dupla da troca de saberes, mencionada anteriormente, é fundamental para que o Campus Janaúba e a comunidade dos municípios do seu entorno se desenvolvam. As metodologias adotadas nas ações deste Programa deverão priorizar o diálogo e a participação dos envolvidos com suas diferentes visões, utilizando-se de ferramentas como o Brainstorming (Tempestade de Ideias), que é uma técnica que, por meio do compartilhamento espontâneo de ideias, busca encontrar a solução para um problema ou gerar insights de criatividade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Conforme preconiza o inciso II do artigo 5º da Resolução CNE/SES nº 7/2018, a diretriz da interdisciplinaridade e interprofissionalidade estabelece que a formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular dos cursos de graduação (BRASIL, 2018). Para atendimento dessa diretriz estará presente nas ações do presente Programa a interação entre diferentes disciplinas, conteúdos e habilidades na busca de construção de novos conhecimentos que poderão ser agregados à formação dos estudantes. O conhecimento teórico adquirido através dos conteúdos da matriz curricular dos diferentes cursos envolvidos (Ciência e Tecnologia, Engenharia Física, Engenharia de Materiais e Engenharia de Minas) deverá dialogar com o conhecimento do senso comum, oriundo dos encontros de cada ação de extensão prevista. E no caso da diretriz da interprofissionalidade buscar-se-á valorizar as práticas voltadas para a solução de problemas específicos, que fundamentam a existência de cada ação de extensão, que se vincula ou vinculará a esse Programa. Desse modo, os membros da comunidade acadêmica, participantes do presente Programa, que são profissionais (técnicos e docentes) de diversas áreas do conhecimento, junto com os discentes dos cursos envolvidos buscarão encontrar soluções em colaboração com as vivências, práticas e experiências do membro externo


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Para atendimento dessa diretriz, a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão estará presente nas ações do presente Programa por meio do envolvimento dos discentes nas diversas ações, sendo que o conteúdo teórico e prático aprendido durante as aulas serão compartilhados com a comunidade externa. E, ao mesmo tempo, os participantes das ações terão a oportunidade de apresentar suas percepções, dúvidas e sugestões, podendo provocar a reflexão para a comunidade acadêmica. Essa troca de saberes e aprendizados poderá influenciar na elaboração de novos projetos de pesquisa. Ainda cabe destacar que muitas das ações que se vinculam ao presente Programa preveem a apresentação dos resultados de pesquisas produzidas pelos acadêmicos, no campus de Janaúba. Com isso, as ações de extensão poderão ganhar maior efetividade, vez que, o contato e convívio com a comunidade externa, atendendo e conhecendo diferentes grupos sociais contribuir na sensibilização dos seus problemas e apelos sociais, sejam os expressos pelos público alvo que cada ação interage, sejam aqueles definidos ou apreendidos por meio de suas atividades.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Para atendimento dessa diretriz a participação do estudante nas ações de extensão que se vinculam ou vincularão a este Programa será sustentada pela colaboração dos 4 cursos envolvidos nas ações ao considerar a contabilização das horas de atividades complementares obtidas na participação como fundamentais para a integralização curricular. Além disso, é inegável, que as atividades de extensão constituem aportes fundamentais na formação do estudante, especialmente quando se trata de cursos nas áreas das exatas, como é o caso dos cursos do Campus Janaúba. A formação de engenheiros que tenham referência às vivências da comunidade do seu entorno, que tiveram contato com problemas e questões atuais, certamente terá uma formação mais enriquecedora, pois a participação dos graduandos em ações de extensão possibilitam o exercício da criatividade, o desenvolvimento de seus talentos, o compartilhamento de experiências, a pesquisa e a interação com docentes e técnicos administrativos.


Impacto e Transformação Social

Para atendimento da diretriz Impacto e Transformação Social estará presente nas ações do presente Programa o caráter essencialmente político, por meio do qual a UFVJM se relacionará com outros setores e grupos da comunidade externa, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades do público-alvo de cada ação. Espera-se contribuir para o desenvolvimento social e regional, mas para além disso espera-se que a comunidade acadêmica interna tenha clareza que o impacto da transformação social seja também interno, visto que o próprio Campus, enquanto parte da comunidade a qual está inserida, também deve sofrer impacto transformador. Além disso, o programa supre uma lacuna de comunicação do Campus Janaúba com a comunidade externa, atendendo uma necessidade da população por informações frequentes e atualizadas sobre os serviços do Campus. Destaca-se que uma das ações que integram esse Programa responderá a demanda de procura de informações e o envio de dúvidas pelas redes sociais, que cresceu de forma inesperada durante o período da pandemia, e hoje permanecem os atendimentos via Instagram através do feed, directs e stories, temos também atendimento individual através do WhatsApp que são mídias sociais monitoradas através desse projeto. Destaca-se ainda que um dos projetos que compõem esse Programa, pretende superar o ainda restrito acesso dos jovens ao ensino superior, publicizando o acesso universal a esse nível de ensino como um direito. Além disso, o envolvimento dos discentes nas ações de extensão, especialmente as que contam com bolsas, poderá contribuir com a permanência do aluno no curso, diminuindo a evasão, especialmente aqueles de baixa renda, que encontram maior dificuldade em conciliar trabalho e estudo.


Divulgação

O presente programa e suas ações serão divulgados para a comunidade acadêmica por meio de envio de mensagens eletrônicas (e-mail) e WhatsApp. Já a divulgação para a comunidade externa será por diversos meios: Instagram, Facebook, WhatsApp, e-mails, reuniões presenciais com cada público alvo, visitas, divulgação em rádio, entre outras possíveis formas de comunicação que melhor alcance o público-alvo da ação.


Informações Complementares

O presente Programa é um conjunto articulado de ações de extensão de diversos tipos: projetos, cursos, oficinas, eventos, campanhas e busca integrar o ensino, a pesquisa e a extensão. Contato com a participação de docentes e discentes dos 4 cursos do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia e de técnicos administrativos vinculados a outros setores como é o caso dos servidores vinculados à Pró-Reitoria de Graduação e Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis, portanto integra diversos segmentos do Campus Janaúba, sendo então relevante para o resgate do sentimento de pertencimento ao Campus.


Público-alvo

Descrição

Usuários das redes sociais abrangidas por este programa (seguidores e não seguidores) dos perfis da UFVJM Janaúba

Descrição

Estudantes do ensino fundamental e médio oriundos de escolas públicas e privadas da região

Descrição

Profissionais da área de Instalações Elétricas

Descrição

Diretores, professores e supervisores da rede municipal e estadual de educação

Descrição

Crianças e adolescentes em vulnerabilidade socioeconômica do Bairro São Lucas, município de Janaúba

Municípios Atendidos

Município

Janaúba - MG

Município

Porteirinha - MG

Município

Nova Porteirinha - MG

Município

Jaíba - MG

Município

Verdelândia - MG

Município

Capitão Enéas - MG

Município

Serranópolis de Minas - MG

Município

Riacho dos Machados - MG

Município

Pai Pedro - MG

Município

Espinosa - MG

Município

Montes Claros - MG

Município

Mato Verde - MG

Município

Catuti - MG

Município

Gameleiras - MG

Município

Monte Azul - MG

Município

Januária - MG

Município

Matias Cardoso - MG

Município

Francisco Sá - MG

Município

Varzelândia - MG

Município

Várzea da Palma - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 620 h

Carga Horária 200 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Recebimento de visitas de estudantes do ensino fundamental e médio no Campus

Carga Horária 200 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realização de visitas nas escolas de ensino fundamental e médio da região

Carga Horária 160 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Ações remotas por meio de diversas plataformas Facebook, Instagram, YouTube, Meet

Carga Horária 40 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reuniões da equipe executora para planejamento e execução das ações

Carga Horária 20 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A avaliação das atividades realizadas anualmente