Visitante
Ciência e Música
Sobre a Ação
202203000007
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
15/01/2022
31/12/2022
Dados do Coordenador
welyson tiano dos santos ramos
Caracterização da Ação
Ciências Exatas e da Terra
Cultura
Educação
Música
Regional
Sim
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Manhã
Sim
Redes Sociais
Apesar do Youtube não ser considerada uma rede social é uma excelente ferramenta de divulgação, de modo que vamos considerá-lo nessa finalidade como rede social: bit.ly/oslesmas
Membros
Este projeto visa promover o ensino de violão, flauta doce e conceitos básicos de teoria musical, além de produzir material didático interdisciplinar sobre ensino de ciência e tecnologia, tomando como base o ensino de música.
Divulgação cientifica, orquestra, educação, ensino de ciência, música, violão, flauta doce
Com o intuito de promover a integração entre a UFVJM, campus Janaúba, e a região em seu entorno, este projeto pretende utiliza-se do ensino de música como ferramenta lúdica e transformadora para nortear essa interação. Há muito se sabe dos encantos que a música provoca nas pessoas, desde jovens à adultos. Apesar do misticismo acerca do ensino de música, onde muitos acreditam que a música é para quem tem “o dom”, hoje em dia, reconhece-se que o ensino de música pode ajudar no aprendizado, no desenvolvimento de habilidades psicomotoras, na criatividade, na sensibilidade, no reconhecimento da diversidade cultural ao qual o estudante está inserido, além de promover a integração entre alunos [1]. Atualmente, o próprio governo reconhece que o ensino de música deve ser obrigatório em toda educação básica, segundo a Lei n° 11.769 sancionada em 18 de agosto de 2008. Embasado nessas primícias, o presente projeto visa promover o ensino de música para a comunidade interna e externa a UFVJM campus Janaúba, com aulas, inicialmente, de violão e flauta doce. Busca-se também desenvolver estratégias lúdicas de ensino de Ciência e divulgação científica a partir da teoria musical. Busca-se facilitar a inserção do Ensino de Ciência no cotidiano da comunidade, promover o desenvolvimento da musicalidade tanto para a comunidade externa quanto interna, em especial para os alunos do BC&T, e divulgar a UFVJM campus Janaúba na região. Além de contribuir para uma maior interação desses alunos com conteúdo científico. Considerando o contexto da pandemia, o formato atual do projeto enquadrasse como semipresencial. Várias atividades propostas poderão ser realizadas tanto presencialmente, se for possível a época da implementação do projeto, quanto via meio digital, ou ambos a depender da situação no período em questão.
Numa sociedade onde se destaca a interatividade e a correlação entre conceitos, é extremamente necessário que o ensino de ciências seja reinventado levando em consideração metodologias que abordem essa nova realidade. Contudo, apesar dos avanços tecnológicos, o ensino de ciência tem, ainda, com destaque para a ciência exatas e da terra, encontrado grande resistência por parte dos alunos [2-3], em virtude da dificuldade dos discentes em associar o que é visto em sala de aula com seu cotidiano [4-5]. Pensando nisso, o ensino de música surge como uma “porta” para explorar conceitos de ciência de uma maneira lúdica e cativante, uma vez que a música e o Ensino de Música em si, já estão intimamente ligados à Ciência. Por exemplo, o estudo da partitura (com suas divisões de tempo) pode ser uma oportunidade de mostrar aos participantes a relevante presença da matemática na natureza. Por outro lado, as notas musicais podem ser estudadas numa nova perspectiva, a da física, onde se pode introduzir conceitos como frequência, onda estacionária e geração de harmônicos. O Timbre (associada aos valores das frequências de oscilação do som no interior de uma cavidade) dos instrumentos pode ser entendido como uma consequência do formato dos instrumentos, que por sua vez obriga as ondas oscilarem em determinadas frequências no interior dos mesmos. Ainda, pode-se utilizar as aulas de música para falar sobre tópicos de biologia, como por exemplo, a descrição do sistema auditivo. Neste caso, sabe-se que o som se propaga, por meio da vibração das moléculas que constituem o ar, até chegar a membrana timpânica, localizada no ouvido interno. A vibração do ar faz com que os ossos do ouvido interno se movimentem, movimentando o líquido contido no labirinto. A oscilação desse líquido é captada por receptores sensoriais que transforma este estímulo em impulso nervoso, potencial de ação. O potencial de ação é um potencial eletrolítico que se propaga pelo neurônio até o diencéfalo, onde a informação é interpretada. Assim, fica claro o poder do ensino de música como ferramenta de ensino e divulgação de ciência. Em particular, pretende-se utilizar essa abordagem como rota alternativa para estimular a comunidade interna e externa a UFVJM, e em especial os discentes do curso de BC&T/cursos terminais da UFVJM campus Janaúba, à pensar sobre a importância da ciência nos dias atuais. Ao mesmo tempo, esse projeto permite a integração entre a UFVJM e a comunidade externa. Ainda, o ensino de música promove o desenvolvimento cultural, uma vez que uma diversidade de ritmos e sua história pode ser abordada. Some-se a tudo isso, o fato que na UFVJM, campus Janaúba, ainda não se desenvolve regularmente atividades culturais para a comunidade interna e externa. Esse projeto busca estimular a formação de grupos musicais e iniciar a formação de uma orquestra na UFVJM campus Janaúba. Deste modo, este trabalho está de acordo com o Plano Nacional de Cultura (PCN) instituído pela Lei 12.343, de dezembro de 2010, já que um dos objetivos desse plano é a inserção da cultura em modelos sustentáveis de desenvolvimento socioeconômico e o estabelecimento de um sistema público e participativo de gestão (Plano Nacional de Cultura). Esse projeto é uma reapresentação do projeto Ciência e Musica que encontra-se em execução no ano de 2021.
Objetivo Geral Promover o ensino de violão, flauta doce e conceitos básicos de teoria musical. Objetivos específicos Promover o Ensino de Música (instrumentação – violão e flauta doce) no campus da UFVJM em Janaúba aberto à comunidade acadêmica. Promover o Ensino de Música (instrumentação – violão e flauta doce) para a comunidade externa à UFVJM. Planejar material didático de ensino de música envolvendo também o ensino de ciências. Realizar divulgação científica através da teoria musical. Implementar um curso básico de teoria musical. Implementar um curso básico de violão e um curso básico de Flauta doce. Desenvolver atividades com diferentes gêneros musicais, como frevo, samba, chorinho etc. Desenvolver minicursos em plataformas digitais, para divulgação cultural e científica. Estimular a formação de grupos musicais, em diferentes gêneros. Estimular e fomentar a criação de um conjunto musical (inicialmente violão e flauta doce). Buscar parcerias com os comerciantes e empresas privadas para adquirir instrumentos musicais. Buscar parcerias com músicos locais para participar da formação do conjunto musical e oferecer um curso básico teoria musical e aulas práticas em diversos instrumentos. Desenvolver parcerias com os grupos artísticos-culturais existentes em Janaúba.
Busca-se contemplar cerca de 30 pessoas com esse projeto, dentre servidores e estudantes da UFVJM e pessoas da comunidade externa. Como meta, pretende-se realizar a musicalização básica dos envolvidos, e desenvolver um curso básico de violão e de instrumentos de sopro (inicialmente flauta doce). Pretende-se também produzir ao longo do projeto material didático adaptado para o contexto científico, cerca de 5 vídeos animados, usando a ferramenta videoscribe. Deseja-se ainda que esse projeto seja contínuo, de modo que uma das metas futuras, a partir da musicalização da comunidade acadêmica e externa, é montar um conjunto musical na UFVJM campus Janaúba.
Para o ano de 2022 o projeto almeja os seguintes passos: 1 - Seleção dos discentes que irão participar como monitores no projeto. 2 – Planejamento das atividades de teoria musical e prática instrumental. 3 – Elaboração de material didático, buscando correlação com a matemática, física, química e biologia. 4 – Elaboração de experimentos de ciências correlacionados a temas da teoria musical 5 - Capacitação dos monitores do projeto referente a análise da teoria musical do ponto de vista científico. Essa capacitação será ministrada pelos professores integrantes do projeto. 6 – Aulas de música – teórica e prática – com o desenvolvimento em algumas aulas de práticas experimentais de ciências. (Presencial e/ou em plataformas digitais a depender da situação pandêmica a época). 7 – Realização de curso de teoria musical por meio de plataformas digitais. 8 – Avaliações do projeto pelos participantes – Nessa etapa, pretende-se desenvolver questionários objetivos para avaliar o projeto, mas será deixado espaços em branco para sugestões ou críticas que não possa ser contemplada através do questionário. Haverá a avaliação quanto a própria atuação, no qual avaliaremos aspectos como as metas desejadas e as cumpridas, para reprogramarmos o projeto para o ano subsequente. Quanto a avaliação dos participantes, como o projeto está relacionado a musicalização, será avaliado a evolução dos participantes em função do tempo que estes participam no projeto. Vale ressaltar que alguns materiais didáticos já foram produzidos no ano de 2021. Contudo, ainda há vários materiais que não são de autoria do projeto, de modo que pretendemos produzir material próprio e fazer as respectivas substituições ao longo do ano, daquilo que for possível dentro de 24 meses. Agora, é necessário tratar da participação da comunidade no desenvolvimento do projeto. Membros externos serão convidados para colaborar no ensino e na elaboração de material didático, como também na participação em um possível conjunto musical, havendo, assim, contribuição ativa por parte da comunidade externa. Quanto ao acompanhamento e avaliação, por se tratar de atividade musical, o acompanhamento é continuo, visual e prático. Avalia-se o desenvolvimento do aluno nas atividades atribuídas individualmente. Para a realização desse projeto buscaremos reestabelecer as parcerias formalizadas no ano de 2021, que em virtude da pandemia não foi possível ocorrer.
[1] Silva, Anusca Anerita da. “A importância do ensino de música na educação infantil na escola dom marcolino dantas”, monografia, Natal, 2014. [2]. F. Santos, F. Ostermann, and G. Ferraz, Rev. Bras. Ensino Física 32, 1402 (2009). [3]. T. C. Menestrina, A. P. Kolaceke, and V. L. Soethe, in 6o Encontro extensão da UDESC (2011). [4]. F. Damasio and H. Steffani, Rev. Bras. Ensino Fisica 30, 4503 (2008). [5] D. Ausubel, J. Novak and H. Hanesian, Educational Psychology; A Cognitive View (Holt, Rinehart Winston, New York, 1978), p. 685.
As atividades de musica visam aproximar a UFVJM da comunidade por meio de uma atividade lúdica, o ensino de música instrumental e canto. O projeto buscará aproximar-se de pessoas e grupos artísticos locais para auxiliar, fortalecer e desenvolver o projeto. Como o projeto, tem como objetivo secundário o ensino de ciência, aproximação com escolas é um processo natural. Nessa relação, o diálogo com as escolas, a fim de introduzir no projeto necessidades da escola, do ponto de vista do ensino de ciência, será primordial. A equipe do projeto deseja estabelecer um diálogo aberto com a comunidade receptora, para que essa possa ser ativa no projeto, introduzindo modificações na execução, adequando as suas reais necessidades, melhorando assim as atividades extensionista, como também para possibilitar o desenvolvimento de linhas de pesquisa, relacionadas ao projeto, com potencial poder de transformação local.
Intrinsicamente, o projeto ciência e música traz elementos de interdisciplinaridade, pois a música por si só é uma área do conhecimento, mas atrelada ela tem a física, biologia e a matemática. Desse modo, o ensino de música é uma excelente oportunidade para um ensino e interação interdisciplinar. Quanto a interprofissionalidade, devido as natureza do ensino de música é necessário a interação efetiva entre os diversos agentes envolvidos no projeto, para a construção, desenvolvimento e consolidação das atividades do projeto.
No quesito extensão o projeto configura como uma ação junto a sociedade local onde está inserida a UFVJM, oferecendo o ensino de música e de ciência. Nesse contexto, os participantes, irão ter que desenvolver material didático, produzir videos aulas e aulas presenciais ou síncronas (caso persista o problema da Covid 19, continuando o projeto no formato online), desenvolvendo assim atividades de ensino. Quanto a pesquisa, podemos olhar sob diferentes olhares. Primeiro, quando se fala na preparação de material didático, ou preparação de aulas isso por si só consiste em processo intenso de pesquisa, não gerando necessariamente conhecimento novo, mas agregando valor ao conhecimento existente produzir novas perspectivas de abordagem de novos assuntos. Assim, considerando que a pesquisa consiste em um ato de investigação, esse processo traz transformação em principio para o investigador, que aprende novos conhecimentos, cumprindo assim a pesquisa seu papel. Em segundo lugar, podemos olhar a pesquisa como ferramenta de desenvolvimento de novos conhecimentos, nesse sentido o projeto tem a perspectiva, de um estudo social, buscando analisar o impacto do ensino de ciência, tomando como aporte o ensino de música em escolas do ensino fundamental e médio da cidade de Janaúba e nova Porteirinha. Porém, esse tipo de estudo, envolvendo seres humanos, demandar aprovação do comitê de ética e aprovação pela pró reitoria de pesquisa da UFVJM, caso que esse processo, em um momento oportuno precisara a se adequar esse tipo de modalidade. Pela experiências dos proponentes, o processo junto ao comitê de ética pode ser demorado, por que envolver situações além do controle dos proponentes, de modo que não afirmaremos nesse momento que seremos capazes de iniciar tal atividade de pesquisa ainda na vigência desse projeto. Contudo, podemos afirmar que durante a vigência desse projeto, construiremos o projeto de pesquisa e buscaremos submeter ao comitê de ética. Nesse sentido, os discentes participantes deste projeto de extensão participarão ativamente da construção do projeto de pesquisa, podendo os proponentes considerar de maneira simplista, essa também como uma atividade de pesquisa. De modo, que o projeto proposto aqui oferece uma oportunidade de extensão, ensino e pesquisa de maneira indissociável.
Os discentes participarão de maneira efetiva elaborando o material didático e como monitores nas aulas de música. Além disso, ficarão responsáveis em propor as oficinas, palestras e minicursos, que mostrem a relação entre a ciência e a música. Irão construir experimentos de ciência para serem utilizados em atividades musicais. Ainda irão procurar e convidar músicos locais para desenvolverem oficinas. No campus Janaúba há vários alunos que possuem um nível elementar em música, por esse motivo vai ser possível estabelecer um curso básico de teoria e prática musical. Nesse contexto, a formação técnica do discente no BC&T ou cursos terminais será preponderante para ele correlacionar a teoria musical com os conceitos de ciência. Em particular, vale ressaltar que os cursos oferecidos no IECT tem como base disciplina de física, biologia e química, que serão a base para as correlações entre Música e Ciência, e ainda pode ser explorada como tópico de pesquisa. Os alunos participarão ativamente das atividades musicais, inserindo-os, dessa forma, em uma troca cultural constante. As atividades de ensino associada a ciência e música ajudará no desenvolvimento do aluno do ponto de vista teórico.
O projeto se propõe a oferecer atividades culturais e educacionais em comunidade que apresentem baixa condição social, e em escolas públicas. Esperamos com o projeto despertar o interesse dos participantes pela ciência e também pela música, mostrando-os diversas oportunidades que essas áreas podem oferecer para melhorar sua qualidade de vida. No caso das escolas, buscar incentivar e descobrir potenciais alunos para UFVJM campus Janaúba, acreditando que o nível superior é uma excelente oportunidade de transformação social. Por outro lado, o ensino de musica produz melhoria na capacidade motora e cognitiva, de modo que o impacto pode ser considerado no aspecto educacional, visando melhorar os níveis de aprendizado e interação social.
A divulgação do projeto ocorrerá principalmente via mídias sociais, como youtube, instagram e facebook do grupo de pesquisa em Eletromagnetismo Aplicado aos Sistemas Biológicos, Metamateriais e Antenas, por via de folders enviados a secretaria de educação/prefeitura dos municípios envolvidos, e também via divulgação institucional, via Proexc.
Produção de Videos para o Youtube; possíveis arranjo, e material didático.
Público-alvo
Discentes e servidores da comunidade interna da UFVJM!
Crianças, jovens e adultos da comunidade externa da UFVJM
Municípios Atendidos
Janaúba - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 610 h
- Noite;
Aulas práticas de violão e flauta doce
- Manhã;
Aula síncronas de canto
- Manhã;
- Noite;
Aulas de teoria musical, para as turmas de violão, flauta doce e canto! (Media de 3 horas semanais)
- Manhã;
Desenvolvimento de material didático sobre ciência relacionado a música. Os materiais em questão são textos para serem convertidos em folder para publicação no instagram do grupo lesma, e material audivisual para publicação no youtube do grupo mencionado. Além disso, o desenvolvimento de material didático para o ensino de violão, flauta doce e de canto para uso no projeto.