Detalhes da ação

Descomplicando a Odontologia - como tornar o conhecimento de saúde bucal acessível à comunidade e mudar paradigmas culturais?

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000009

Tipo da Ação

Projeto

Situação

CANCELADA

Data Inicio

15/01/2022

Data Fim

31/12/2023


Programa Vínculado

202104000036 - Programa de Extensão em Saúde Coletiva


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

lia dietrich

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

@descomplicaodontoufvjm
Outras Redes Sociais

Canal telegram https://t.me/descomplicaodonto

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
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Carga Horária 4 h
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Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
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Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
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Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Resumo

O presente projeto trata-se de um projeto de extensão que tem como finalidade apresentar a importância da odontologia na vida das pessoas, bem como a necessidade de conhecimentos referentes à cavidade bucal e saúde oral para a qualidade de vida e preservação das estruturas orais e sistêmicas, levando informação e orientação à população, direcionando as informações para cada grupo da sociedade. Com o acesso à informação e alfabetização em saúde bucal, espera-se uma melhoria na qualidade de vida.


Palavras-chave

Odontologia, Saúde bucal, Dente, Boca, Mídia social, Alfabetização em saúde, Acesso à informação, Educação em Saúde bucal.


Introdução

A saúde bucal, implícita na saúde integral, está relacionada às condições socioeconômicas e culturais da população, tendo influência direta das condições de moradia, alimentação, renda, meio ambiente, transporte, trabalho, lazer, acesso a serviços de saúde e informação, e liberdade. E neste contexto, o conhecimento e a informação em saúde bucal e qualidade em saúde bucal está diretamente relacionada à determinantes sociais, culturais, econômicos e políticos. (Porto, 2002) A educação e informações sobre os cuidados orais, importância da manutenção e preservação de dentes e estruturas bucais, e a importância de tais cuidados para a saúde geral é uma pauta discutida e comentada há anos por pesquisadores e profissionais da saúde. Muitas informações são geradas, mas sem estratégias direcionadas realmente ao entendimento e assimilação por parte das pessoas. A importância de programas odontológicos educativos, que levantem e interpretem as necessidades das populações principalmente de menor acesso aos serviços de saúde odontológicos precisa ser valorizado, como também o direcionamento e criação de material informativo que realmente alcance não só o entendimento, mas também a assimilação, e que ainda permita ser executado diariamente pelo cidadão. A educação em saúde, como prática social voltada para o coletivo, representa uma importante possibilidade de ampliar a atuação das práticas de promoção da saúde bucal no espaço público, porém estas ações precisam ser personalizadas de acordo com o grau de compreensão e de assimilação de conhecimento, levando em consideração ainda a faixa etária e o nível intelectual das pessoas (Kruschewsk et al, 2008) Intervenções realizadas na alfabetização em saúde bucal executadas nos primeiros anos e na fase de alfabetização mostram efetividade e mudança de paradigmas. Os métodos de educação em saúde bucal não devem apenas esclarecer os pacientes sobre as doenças bucais e mudar seus hábitos de higiene, mas informar, ensinar e educar sobre o conhecimento da cavidade oral, sua interação e função em relação ao corpo, reforçando as funções dos dentes, bem como a importância de preservá-los. Na infância, as noções e os hábitos de cuidados com a saúde devem começar a se formar, permitindo assim que as ações educativas implementadas mais tarde se baseiem no reforço de rotinas já estabelecidas. (Sá & Vasconcelos, 2009; Garbin et al., 2009) Neste contexto, ações educativas e preventivas, informativas e personalizadas de acordo com demandas referentes ao entendimento individual tornam-se necessárias e urgentes para a melhoria da qualidade bucal da população e mudança de paradigmas referentes à saúde bucal. Pessoas com pouca informação sobre saúde bucal usam com maior frequência os serviços de saúde, e estes tratamentos geralmente são maios complexos, devido à cronicidade da doença ou ainda dimensão da destruição dos dentes. E estes indivíduos, mesmo sendo submetidos a procedimentos corriqueiros restauradores, pela falta do conhecimento, in formação e prevenção, tendem a ter recidivas de cárie nestes dentes restaurados. A cavidade oral tem direta relação com o corpo e sabe-se que alterações orais podem levar a doenças sistêmicas como ainda podem contribuir de forma negativa ao sistema postergando patologias e doenças inflamatórias, ou ainda contribuindo para recidivas de processos inflamatórios ou infecciosos. Porém muitas injúrias poderiam ser prevenidas se houvesse um conhecimento básico, desde o nosso nascimento, sobre o corpo humano e cavidade oral, além de informações referentes ao serviço e possibilidades terapêuticas junto ‘a Odontologia. O país culturalmente não recebeu informações suficientes que removesse o pré-conceito de que odontologia é onerosa, que os dentes podem ser extraídos e que o uso de próteses é algo normal e que fará parte de todas as pessoas ao se tornarem adultas e envelhecerem. O presente projeto trata-se de um projeto de extensão que tem como finalidade apresentar a importância da odontologia na vida das pessoas, bem como a necessidade de conhecimentos referentes à cavidade bucal e saúde oral para a qualidade de vida e preservação das estruturas orais e sistêmicas, levando informação e orientação â população, direcionando as informações para cada grupo da saciedade. Com o acesso à informação e alfabetização em saúde bucal, espera-se que ocorra uma melhoria na qualidade de saúde geral do indivíduo, bem como a consciência e necessidade de manutenção dos dentes ao longo da vida, e a visita e acompanhamento do cirurgião dentista na busca de prevenir alterações bucais ou intervir em estágios iniciais de doença, contribuindo para a preservação das estruturas orais. iniciais de doença, contribuindo para a preservação das estruturas orais.


Justificativa

A alfabetização em saúde consiste na capacidade do indivíduo de acessar, compreender, avaliar e aplicar informações relacionadas à saúde, onde o acesso à informação é primordial para que esta alfabetização seja satisfatória. Observa-se em alguns estudos que o acesso à informação está inversamente associado à necessidade e constância de atendimentos restauradores e curativos na rede pública. (Sorensen et al., 2012) É evidenciado ainda que, nestes indivíduos que tem limitada informação sobre saúde bucal, as alterações bucais são mais crônicas, complexas, e que muitas vezes levam à perda dentária e consequentes mutilações orais (Gilbert, Duncan, Shelton, 2003). O Sistema Único de Saúde – SUS, tem como uma de suas atribuições a assistência integral à saúde com ênfase nas ações de promoção de saúde, visando o desenvolvimento de processos educativos, direcionados à melhoria do autocuidado e à busca de autonomia do cidadão (Brasil, 2004; Martins et al., 2015). Infelizmente este acesso não é percebido à todos, e muitos dos indivíduos que tem acesso à informação não conseguem colocá-las em prática, e acreditamos que seja devido à falta de entendimento ou não impacto das informações no cotidiano das pessoas. Neste contexto, consideramos que as estratégias de educação em saúde devem ser analisadas de forma crítica, levando em consideração não só o poder socioeconômico do indivíduo, mas ainda o grau de compreensão e de assimilação de conhecimento, levando em consideração ainda a faixa etária e o nível intelectual. Tais fatores são extremamente relevantes para que a informação seja assimilada, e possa ser aplicada de forma prática e eficiente pelo cidadão (Nurtheam, 2000; Leite et al., 2014). O desenvolvimento de habilidades e atitudes precisa ser conducente à aquisição de poder técnico (saberes) e político para atuar em prol de sua saúde (Pereira, 2003; Haikal et al., 2014). Tal contexto também está diretamente relacionado ao contato e experiências vividas ao longo da vida referentes à saúde bucal. Infelizmente, é cultural o uso de ameaças, negativas e punições relativas ao cuidado bucal e consultas odontológicas, criando assim, uma percepção negativa referente aos hábitos e cuidados bucais, criando assim experiências negativas que o indivíduo leva para a vida (Roberto et al., 2018). Tais mecanismos de associação à odontologia só limitam e privam a busca e consciência da necessidade da educação em saúde bucal, sendo mais um fator limitante do conhecimento quando administrado já na fase adulta (Shenoy & Sequeira, 2010). Diante da demanda reprimida por tratamentos curativos e reabilitadores, observa-se a negligência e deficiência na educação e alfabetização em saúde visto, justificando assim iniciativas que visem levar as informações de forma mais didática e personalizada à população. O desenvolvimento das pesquisas e a busca por conhecimento para atender a demanda e corrigir limitações percebidas, cada vez mais abre espaço para o Cirurgião dentista nas equipes multidisciplinares de saúde e metodologias diferentes para que a informação possa não só ser entendida, como aplicada com rotina no dia a dia da população. Atualmente, na cidade e região de Diamantina existe uma demanda reprimida de indivíduos que necessitam de intervenções odontológicas, e com a demora nas intervenções, ou pela constância de alterações bucais em um grupo específico de indivíduos, tais procedimentos vão se torando mais complexos e a doença crônica. Observando que muitos não tem conhecimento suficiente sobre a influência do cuidado bucal na saúde geral. Este projeto irá contribuir para o conhecimento e conscientização, melhoria da saúde bucal e geral da população alcançada, podendo ainda reduzir futuramente a demanda reprimida. Além disso, os discentes do Curso de Odontologia envolvidos no projeto receberão conhecimento teórico e prático direcionado à demanda do projeto, contribuindo para sua formação profissional. O projeto também gerará informações e dados que serão transformados em pesquisa e artigos científicos (que serão previamente enviados ao comitê de ética em pesquisa para aprovação).


Objetivos

Geral: apresentar, de forma cotidiana, simples, explicativa, expositiva, prática e lúdica a importância da odontologia na vida do cidadão, mostrando a interação da cavidade com o restante do corpo humano, para que se tenha a compreensão da influência das doenças da cavidade bucal no desenvolvimento e manutenção do organismo. Específicos: • apresentar a importância da odontologia no cotidiano das pessoas, • propagar informação em saúde bucal para comunidade e pais, • alertar a sociedade sobre a saúde bucal, • orientar sobre a necessidade de métodos de prevenção e tratamentos realizados pelos odontólogos aos pacientes, • Prevenir doenças através da divulgação de conhecimento, • Prestar assistência informativa odontológica junto aos eventos municipais, buscando disseminar o projeto e as informações em saúde bucal, • Levar conhecimento sobre a odontologia aos discentes vinculados ao projeto, • Levar conhecimento sobre a odontologia aos funcionários e discentes da instituição dos demais cursos, • Promover eventos informativos e educativos abertos à todos os discentes e técnicos sobre a saúde bucal, • Levantar dados substanciais para disseminação de informações e conhecimentos baseados em evidências que serão divulgados por meio de artigos e apresentações em congressos, • Incentivar os discentes na busca de conhecimento e divulgação de conhecimento mediante interação com a comunidade e publicação e elaboração de conteúdo científico.


Metas

Previsão de impacto direto: Acredita-se que a conscientização e cuidado com a saúde bucal da população seja melhorada, bem como a compreensão e cuidados referentes ao corpo como um todo. Aos discentes participantes, espera-se que haja uma melhoria na percepção e conscientização da necessidade de trabalhar a saúde integral do indivíduo, mostrando que a saúde da boca é um destes mecanismos, além de contribuir para a maturidade profissional e entendimento de que cada indivíduo deve ser analisado de fora individual e personalizada para traçar os planos de tratamento. E favorecer na sua formação profissional como cirurgião dentista contribuindo com conhecimento teórico-científico, como ainda com experiência em comunicação e elaboração de conteúdo informativo. Previsão de impacto indireto: Acredita-se que os membros das famílias dos indivíduos do público-alvo sejam alcançados indiretamente pelas ações e pelas informações que chegarão ao ambiente familiar. Acredita-se que com as pesquisas, artigos e materiais educativos gerados neste projeto, outras pessoas poderão ser alcançadas, novos projetos poderão ser criados, e estudantes e profissionais da saúde serão favorecidos com o conhecimento e experiência compartilhada. Acredita-se ainda, que com as orientações e palestras realizadas para os alunos do projeto e que será aberta à comunidade universitária, contribua-se para a formação de discentes não são do curso de odontologia, mas também para as demais áreas da saúde; A assistência ao grupo da comunidade universitária contribuirá para que estes também sejam divulgadores e propagadores do conhecimento recebido, contribuindo para a disseminação do conhecimento; podendo ainda existir um impacto direto na melhoria da saúde e qualidade de vida dos indivíduos alcançados por estes ouvintes. E, se espera que o projeto consiga parcerias com demais cursos da saúde da UFVJM e assim possa prestar um atendimento mais integrativo à população.


Metodologia

Inicialmente será realizado um alinhamento dos discentes com palestras e ações que complementem e melhorem o aprendizado sobre o assunto. Estes discentes ainda farão levantamentos bibliográfico através de busca em bases de dados de artigos científicos sobre o tema, visando conhecimento específico baseado em evidências e suporte para desenvolvimento do material informativo. Criação do projeto de pesquisa que será direcionado e encaminhado ao Comitê de ética e pesquisa com seres humanos da instituição para que os dados, informações coletadas e intervenções que serão realizadas, possam ser documentadas e posteriormente divulgadas. Será então confeccionado e criado pelos discentes do projeto, material de divulgação do projeto de extensão, bem como material educativo e informativo. As ações serão desenhadas de acordo com as parcerias estruturadas e atividades designadas ao longo do projeto. Será realizado não só a entrega do material educativo, com a divulgação pelas redes sociais, e ainda poderá ser realizadas atividades voltadas para a divulgação e orientação sobre saúde bucal em escolas e instituições. Objetiva-se divulgar as informações aos civis por meios eletrônicos como base primária, e material impresso em eventos socioeducativos realizados dentro do município. Tais ações podem gerar impacto direto na melhoria da saúde bucal e valorização do cirurgião dentista. Objetiva-se ainda a prestação de assessoria odontológica nos eventos realizados na cidade de Diamantina, onde docente e discente estarão presentes para divulgar o projeto e orientar sobre saúde bucal. A publicação de conteúdo será semanal, pelas redes sociais envolvidas com a instituição e de redes parceiras (prefeitura, escolas, instituições). Objetiva-se parcerias com prefeituras, e demais instituições de em sino para divulgação em massa do material. A coleta de dados e informações sobre o feedback do material confeccionado e divulgado será realizado com alunos dos primeiros períodos de odontologia, funcionários e demais discentes da instituição. Poderá ainda realizar coleta de dados com adolescentes e jovens escolares, bem como grupos específicos da sociedade (como grávidas e lactantes).


Referências Bibliográficas

Brasil. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília: MS; 2004. Garbin CAS, Garbin AJI, Santos KT, Lima DP. Oral health education in schools: promoting health agents. Int J Dent Hygiene. 2009; 7: 212–6. Gilbert GH, Duncan RP, Shelton BJ. Social Determinants of Tooth Loss. Health Serv Res 2003; 38:1843- 1862 Haikal DS, Martins AMEBL, Aguiar PHS, Silveira MF, Paula AMB, Ferreira EF. O acesso à informação sobre higiene bucal e as perdas dentárias por cárie entre adultos. Cien Saude Colet 2014; 19(1):287-300 Leite RAF, Brito ES, Silva LMC, Palha PF, Ventura CAA. Access to healthcare information and comprehensive care: perceptions of users of a public service. Interface 2014; 18(51):661-671. Martins AMEBL, Barreto SM, Santos-Neto PE, Sá MAB, Souza JGS, Haikal DS, Ferreira EF, Pordeus IA. Maior acesso à informação sobre como prevenir o câncer bucal entre idosos assistidos na atenção primária à saúde. Cien Saude Colet 2015; 20(7):2239-2253 Nutbeam D. Health literacy as a public health goal: A challenge for contemporary health education and communication strategies into the 21st century. Health Promot Internation 2000; 15:259-267. 29. Pauleto, Adriana Regina Colombo, Pereira, Maria Lucia Toralles e Cyrino, Eliana GoldfarbSaúde bucal: uma revisão crítica sobre programações educativas para escolares. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2004, v. 9, n. 1 [Acessado 16 Setembro 2021] , pp. 121-130. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-81232004000100012>. Epub 05 Jun 2007. ISSN 1678- 4561. https://doi.org/10.1590/S1413-81232004000100012. Pereira ALF. Pedagogical approaches and educational practices in health sciences. Cad Saude Publica 2003; 19:1527-1534 Roberto LL, Noronha DD, Souza TO, Miranda EJP, Martins AMEBL, De Paula AMB, Ferreira EF, Haikal DS. Falta de acesso a informações sobre problemas bucais entre adultos: abordagem baseada no modelo teórico de alfabetização em saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 23(3): 823-835, 2018 Sá LO, Vasconcelos MMVB. A Importância da educação em saúde bucal nas escolas de Ensino Fundamental - Revisão de literatura. Odontologia Clín- Científic 2009;8(4):299-303. Saied-Moallemi Z, Virtanen JI, Vehkalahti MM, Tehranchi A, Murtomaa H. School-based intervention to promote preadolescents' gingival health: a community trial. Community Dent Oral Epidemiol. 2009; 37(6):518-26 Saied-Moallemi Z, Virtanen JI, Vehkalahti MM, Tehranchi A, Murtomaa H. School-based intervention to promote preadolescents' gingival health: a community trial. Community Dent Oral Epidemiol. 2009; 37(6):518-26 Sorensen K, Van den Broucke S, Fullam J, Doyle G, Pelikan J, Slonska Z, Brand H. Health literacy and public health: a systematic review and integration of definitions and models. BMC Public Health 2012; 80(12):1- 13.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Em um cenário onde se observa altas taxas de edentulismo e perdas dentais precoces por doenças periodontais e cáries, a criação de diálogos entre universidade e sociedade torna-se imprescindível, uma vez que a partir dessa ação, será possibilitada não apenas a aquisição de um conhecimento no sentido teórico acerca da saúde bucal mas também no aspecto prático, a fim de melhorar as condições de saúde oferecidas aos indivíduos. Nesse contexto, pretende-se com a realização das atividades descritas no projeto, conscientizar e mobilizar os a população a mudar conceitos e paradigmas sobre a saúde bucal, no que diz respeito ao seu auto conhecimento e à própria comunidade acadêmica (discentes, técnicos, docentes) a trabalharem juntos em prol da saúde geral e coletiva.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A proposta do presente projeto, denominado Descomplicando a Odontologia - como tornar o conhecimento de saúde bucal acessível à comunidade e mudar paradigmas culturais?, tem o intuito de alcançar a população em geral e ainda demais áreas da instituição para o conhecimento e reflexão referentes às condutas diárias e os problemas gerais que acometem a cavidade oral e como prevení-los, ampliando o conhecimento em saúde, e a partir da relação criada entre os envolvidos, propiciar a construção de fundamentos acerca de Saúde geral e Saúde Bucal por intermédio da Interdisciplinaridade. Nesse contexto, como se objetiva estender as informações aos demais cursos oferecidos na instituição, incluindo os cursos de saúde, poderão se vincular ao projeto profissionais e discentes dos mais variados tipos de cursos e ambientes vinculados à saúde, anseia-se, diante de tal, estabelecer a Interprofissionalidade, e assim, todos poderão atuar de modo a fazer com que todo o aprendizado seja construído e contemplado nas ações futuras de cada cursista.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Através das atividades, busca possibilitar a relação entre ensino, pesquisa e extensão da Instituição, por meio do divulgação de conteúdo informativo/explicativo voltado à orientação e ações preventivas à comunidade de fora geral, pois o material será confeccionado e elaborado respeitando faixas etárias, e condições sócio/educativas/intelectuais, oportunizando a qualificação de acadêmicos do curso envolvido pela experiência da aplicação dos conhecimentos adquiridos na instituição para a sua formação profissional, através da aproximação do acadêmico ao contexto social, preparando-o para melhor interagir e intervir nas ações do mercado de trabalho de sua profissão, bem como o acesso e atendimento ao serviço público. Abre caminho e possibilita que outros projetos possam ser agregados, ampliando o atendimento à sociedade e oferece um espaço que possibilita a realização do estágio curricular e pesquisa aos acadêmicos dos cursos de Odontologia e demais cursos interessados, gerando e oportunizando a prática de ministrar aulas e treinamento na área de saúde bucal. Diante das experiências e contato com públicos envolvidos, obteremos material de pesquisa onde estes dados serão transformados em artigos e publicados,


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O curso de odontologia tem como objetivo a formação do profissional generalista, podendo atuar no atendimento odontológico como clínico geral, recebendo assim conhecimento de todas as áreas básicas de saúde e odontológicas. Desta forma o discente se apresenta apto para a realização das atividades, como será exigido no projeto. Em contrapartida estes irão aprimorar estes conhecimentos, aumentando sua vivência e experiência, e ainda ampliarão seus conhecimentos ao direcionarem o conteúdo gerado a públicos específicos que irão exigir alterações em protocolos e técnicas de comunicação e interação, o que irá melhorar seu poder de comunicação e explicação. Os conhecimentos teóricos prévios, básicos e específicos da profissão, serão primordiais e necessários, e contribuirão para a elaboração do material. O conhecimento teórico e experiência de comunicação adquiridos através do projeto contribuirá para a melhoria da formação profissional do discente. E a prática da elaboração de material educativo e informativo, além da necessidade de estratégias para levar a informação e divulgação dos conhecimentos à população contribuirá para o amadurecimento profissional e social do graduando. Para a realização das atividades o aluno terá uma capacitação prévia com palestras e aulas realizadas pelos docentes envolvidos na pesquisa e profissionais especialistas convidados, além da obtenção de conhecimento através de pesquisa científica e elaboração de conteúdo científico. Em todas as etapas, os discentes serão assistidos por docentes vinculados ao projeto, onde ainda serão avaliados e orientados quanto ao seu desempenho frente às atividades exigidas vinculadas ao projeto.


Impacto e Transformação Social

Espera-se que a cavidade oral seja vista como parte integral do organismo e que a usa manutenção e preservação das estruturas seja melhor vivenciada e percebida pela população. Com a conscientização destas necessidades, espera-se contribuir para a melhoria e preservação da qualidade de vida da população e com o tempo observar reduções nos níveis e complexidades dos atendimentos e demanda nos atendimentos odontológicos restauradores e curativos.


Divulgação

Os materiais educativos/informativos será confeccionados e divulgados através dos meios de comunicação vinculados à instituição de ensino superior, e ainda buscará parceria com a prefeitura de Diamantina para a divulgação interna, entre os ambientes de saúde, como ainda externa, através das redes sociais. Folders e panfletos serão criados e distribuídos em instituições (escolas) no município de Diamantina.


Propriedade(s) Intelectual

Material educativo (folgers, panfletos, logo). Ebook e artigos científicos.

Público-alvo

Descrição

Como o material será divulgado em mídias sociais, espera-se alcançar o maior número de pessoas possível

Descrição

O material e conteúdo informativo será enviado aos emails institucionais dos servidores e discentes. As palestras serão ofertadas aos discentes participantes do projeto mas também serão abertas aos demais discentes institucionais.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 712 h

Carga Horária 100 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Reuniões e palestras voltadas para a melhoria do conhecimento científico nas áreas da odontologia.

Carga Horária 200 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Criação de material educativo e divulgação local e nas mídias.

Carga Horária 35 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Criação e estruturação projeto de pesquisa para enviar os CEP

Carga Horária 7 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Trâmites Comitê de ética

Carga Horária 60 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Divulgação do material e informações sobre o projeto

Carga Horária 50 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Palestras e ações informativas nas escolas e instituições

Carga Horária 200 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Ações e divulgação conteúdo - aplicabilidade do projeto disponibilizando o material confeccionado

Carga Horária 60 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Coleta das informações, extrações de dados, análise dados, interpretação resultados, escrita artigo