Detalhes da ação

Tecnologias moleculares aplicadas ao desenvolvimento biotecnológico: aplicações em saúde, ambiente e agricultura.

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000019

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

01/03/2022

Data Fim

31/10/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

thiago sardinha de oliveira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Meio Ambiente

Linha de Extensão

Desenvolvimento tecnológico

Abrangência

Internacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Resumo

A presente proposta contempla um curso que será ofertado totalmente de forma remota, conforme instruções do edital CNPq/MCTI Nº 17/2021, oferecendo, em cooperação com o Uruguai e Argentina, curso de curta duração na modalidade a distância/online para estudantes de pós-graduação, a fim de treinar competências para o uso de tecnologias moleculares no desenvolvimento/aplicação de métodos e geração de soluções biotecnológicas em Saúde, Ambiente e Agricultura. Aprovação no CNPq processo 423996/2021-5


Palavras-chave

biotecnologia, técnicas moleculares e internacionalização


Introdução

Os padrões de consumo atuais têm se mostrado em constante mudança na sociedade, o que tem provocado irreversíveis danos e degradando o meio ambiente. Estes impactos são reflexos de fatores econômicos, comportamentais, crescimento da população e sua concentração nas áreas urbanas (GODECKE et al., 2012). Neste cenário, há alguns anos, pesquisas relacionadas ao desenvolvimento tecnológico têm sido desenvolvidas e buscam diminuir a geração de resíduos e também seu tratamento, panorama de grande investimento biotecnológico (MACEDO, 2000). Neste contexto, a biotecnologia ganhou grande importância em suas aplicações no meio ambiente, principalmente na inter-relação com a medicina. Estes incluem culturas que apresentam dependência reduzida em fertilizantes, pesticidas e outros agroquímicos, vulnerabilidade reduzida das safras aos estresses ambientais incluindo tolerância à seca, resistência a doenças, bem como plantas que podem ser usadas para fins de fitorremediação e produção de biocombustíveis (HEFFERON, 2010), além de possibilitar a obtenção de safras com perfis nutricionais adequados para o enfrentamento a problemas específicos de deficiências alimentares (vitaminas e nutrientes). A biotecnologia pode ser uma estratégia eficaz ao planejamento ambiental, microbiológico e introdução de novos genes no contexto ambiental. As abordagens que emergem dos estudos biotecnológicos visam um extenso hall de benefícios para o meio ambiente. São inúmeros os poluentes e seus mecanismos de recuperação, entretanto, microrganismos e outros recursos biotecnológicos contribuem para recuperação do meio ambiente e maneiras específicas para imobilização ou transformação de poluentes (DA SILVA et al., 2014). Além das aplicações ambientais, o contexto atual pandêmico colocou em evidência o papel da biotecnologia para o desenvolvimento de imunizantes de nova geração e em tempo recorde, utilizando tecnologias recombinantes que foram absolutamente essenciais para o enfrentamento da Covid-19. O exemplo crítico do diagnóstico molecular do SARS-Cov2 por PCR em tempo real também ilustra a importância da biotecnologia como pilar do diagnóstico necessário à vigilância epidemiológica e controle da transmissão. Entretanto, outras técnicas e outros patógenos têm chamado a atenção, merecendo destaque e relatórios pela Organização Mundial da Saúde, como os fungos emergentes, inclusive Candida auris - de difícil diagnóstico convencional pela semelhança com outras espécies do gênero - e cepas bacterianas multirresistentes que ameaçam gerar uma crise da antibioticoterapia. Estes e outros patógenos precisam ser rastreados para compreender o fenômeno do seu surgimento, por vezes relacionado à destruição de seus ambientes naturais e ao desequilíbrio ecológico, bem como da disseminação de genes de resistência aos antimicrobianos. Tecnologias como sequenciamento de nova geração possibilitam o estudo metagenômico de espécies não cultiváveis, além de elucidar os genes envolvidos com o estabelecimento da infecção, patogênese e a resistência, direcionando o tratamento e o controle da sua disseminação.


Justificativa

O paradigma da produção de medicamentos também tem sido afetado, com diversos países investindo em pesquisa e desenvolvimento biotecnológico. Relatórios preveem que até 2030, os biofármacos ocuparão a maior parte da produção de medicamentos, havendo tendência de queda da produção de fármacos por síntese química. Deste modo, biotecnologia, ambiente, saúde e metodologias moleculares são temas cada vez mais indissociados. Com isso, esta proposta consiste na formação de recursos humanos abordando recursos e técnicas em biotecnologia molecular, bem como ferramentas de bioinformática no contexto ambiental, formando competências para sua aplicação nas pesquisas em saúde, microbiológica, meio ambiente e agricultura. Estes instrumentos mostrarão por meio de um curso, tecnologias moleculares e suas aplicações nas mais diversas áreas, propiciando a partir de uma visão focada no estudante e em seus próprios trabalhos de pesquisa, a multidisciplinaridade inerente à biotecnologia e gerando a qualificação de pessoal em pesquisa biotecnológica e a disseminação deste conhecimento.


Objetivos

Oferecer, em cooperação com o Uruguai e Argentina, curso de curta duração na modalidade a distância/online para estudantes de pós-graduação, a fim de treinar competências para o uso de tecnologias moleculares no desenvolvimento/aplicação de métodos e geração de soluções biotecnológicas em Saúde, Ambiente e Agricultura. 1 - Abordar as diversas tecnologias moleculares, capacitando estudantes para a sua compreensão, análise crítica das principais aplicações, perspectivas de melhoria e desenvolver o raciocínio para a criação de novas adaptações; 2 - Ensinar os princípios dos métodos de sequenciamento de ácidos nucléicos de nova geração e as aplicações em metagenômica clínica, vigilância epidemiológica, metagenômica ambiental e qualidade do solo/água; 3 - Treinar estudantes para utilizar softwares de bioinformática na busca e análise de sequências em bancos de dados, identificação funcional de genes, elucidação de estruturas/funções protéicas, determinação de identidade e desenho de sondas e oligos para métodos de amplificação aplicados às análises em saúde, ambiente e agricultura; 4 - Analisar aplicações da biotecnologia para a solução de problemas ambientais, biodiversidade, saúde do solo; 5 - Analisar aplicações da biotecnologia no monitoramento da biodiversidade e melhoramento de espécies vegetais para a agricultura; 6 - Analisar aplicações da biotecnologia para a conversão de coprodutos da indústria agrícola e de biocombustíveis a produtos de elevado valor agregado de interesse farmacêutico e industrial; 7 - Elaborar projetos de desenvolvimento de método molecular para solução de um problema na área de escolha/estudo do discente dentre um painel de aplicações sugeridas e utilizando a abordagem Project Based Learning.


Metas

1 - Oferecer um processo deliberado de aprendizagem, utilizando ações de aperfeiçoamento e qualificação no âmbito da biotecnologia, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências acadêmicas, por meio do processo de ensino-aprendizagem. Marco físico da meta: oferta de duas turmas do curso no formato remoto, matrícula de 80 estudantes vinculados a cursos de pós-graduação nos países de abrangência do CABBIO e com vagas distribuídas segundo as normas do edital. 2 - Gerar material didático para efeito multiplicador de conhecimento, disponibilizando com livre acesso em plataformas de vídeo, de games ou outras formas digitais, divulgando às instituições dos países participantes do CABBIO. Marco físico da meta: Produção de 6 videoaulas sobre os princípios de tecnologias moleculares e suas aplicações; Produção de 4 quizzes gamificados com temas de biotecnologia aplicada. 3 - Fomentar o uso de tecnologias moleculares em projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de pós-graduação para impulsionar o desenvolvimento de áreas ligadas à biotecnologia. Marco físico da meta: Produção de projetos de desenvolvimento de tecnologias moleculares aplicadas, sendo um por estudante matriculado, com potencial para inserção em seus próprios trabalhos de pós-graduação ou em projetos afins desenvolvidos por seus grupos de pesquisa.


Metodologia

Os cursos serão ancorados nas instalações da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e nas instalações das instituições parceiras do presente projeto. Tendo em vista que o curso será totalmente ofertado de forma remota e que os proponentes desempenham suas atividades em áreas biotecnológicas aplicadas e interdisciplinares, as universidades participantes dispõem de todos os recursos para a condução das aulas teóricas, tais como: ● Estrutura laboratorial disponível para a gravação de aulas práticas a serem utilizadas como exemplos e mecanismos para facilitar o aprendizado: Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular dos Fungos (UFVJM); Laboratório de Farmacologia (UFVJM); e Laboratório Multiusuário (Escola de Veterinária/UFMG). ● Rede de Internet institucionais; ● Ambientes físicos e equipamentos para gravação de videoaulas e edição de vídeos conforme infraestrutura para EaD com metodologia já estabelecida e aplicada em cinco cursos de graduação da UFVJM; ● Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle já estabelecido para uso no ensino a distância da UFVJM (e nas parceiras?) para realização de aulas síncronas, para postagem de videoaulas para revisão assíncrona, materiais de estudo, tarefas criadas e controle de frequência; ● Google Workspace para acesso a ferramentas como Google Meet, Google Forms, Jamboard e Google Drive ilimitado para armazenamento dos materiais gerados e realização de aulas síncronas, contratado e já estabelecido para o ensino remoto na UFVJM. CARGA HORÁRIA: 30 horas/aula, 100% teóricas, sendo online e síncronas, com disponibilização de material para revisão de forma assíncrona. Serão utilizadas diferentes ferramentas de aprendizagem, dentre elas: games online, mapas conceituais, videoaulas disponibilizadas no Youtube, project based learning. A certificação dos aprovados no curso ficará a cargo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, sendo que serão expedidos certificados de conclusão do curso ao participante que obtiver, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência e pelo menos 60% aproveitamento na avaliação da aprendizagem. A inscrição dos estudantes de pós-graduação será realizada via formulário Google contendo nome, identificação, curso e país de nacionalidade, currículo e histórico escolar, a partir do qual será gerada a planilha para classificação dos interessados. Os classificados para participação, caso excedam os interessados em relação ao quantitativos de vagas, deverão comprovar a nacionalidade para fins de admissão no curso, enviando documentação comprobatória no e-mail específico do curso que será criado pela coordenação. Os materiais, tarefas e videoaulas para revisão assíncrona serão elaborados e editados, com disponibilização nos ambientes virtuais de aprendizagem. A avaliação dos estudantes será pautada pelo desempenho em quizzes avaliativos, construção de mapas conceituais e elaboração de um projeto de aplicação. A elaboração de projeto tutorado, na metodologia de PBL, será conduzida por cada estudante para gerar metodologia com proposta aplicável em sua própria área de investigação, utilizando as tecnologias moleculares disponíveis e abordadas no curso. Levando em consideração a aprovação e exigências no edital de aprovação do CNPq, o Nº DE VAGAS será distribuído da seguinte forma: Serão ofertadas 80 vagas anualmente , sendo 40 no primeiro semestre e 40 no segundo semestre de 2022, assim distribuídas: 50% para brasileiros, 30% para argentinos, 10% para uruguaios, 4% para paraguaios, 4% colombianos e 2% para outro país latinoamericano. Ocorrendo vagas remanescentes, estas poderão ser redirecionadas para interessados residentes em outros países latino-americanos e, posteriormente, para brasileiros.


Referências Bibliográficas

KATHLEEN L. HEFFERON. Plant Biotechnology Patents: Applications in Agriculture and Medicine. GODECKE, M. V.; NAIME, R.H.; FIGUEIREDO, J. A. S. O consumismo e a Geração de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil. Rev. Elet. em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v(8), nº 8, p. 1700-1712, SET-DEZ, 2012. MACEDO, J.A.B. Programa de bioaumentação, uma tecnologia avançada para tratamento de efluentes laticínios. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, p. 47- 52, v.55, n.315. jul./ago.2000. da SILVA, J.S.; SANTOS, S.S.; GOMES, F.G.G. A biotecnologia como estratégias de reversão de áreas contaminadas por resíduos sólidos. Revista do Centro do Ciências Naturais e Exatas - UFSM, Santa Maria Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental V. 18 n. 4 Dez 2014, p.1361-1370.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Com este curso, haverá a divulgação junto aos programas de pós-graduação da UFVJM e programas de pós-graduação de outras universidades brasileiras e estrangeiras. Considerando o retorno acadêmico que os cursistas obterão, todos os benefícios serão revertidos a sociedade através da formação de recursos humanos com capacidade técnica-científica de alto padrão.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O curso contempla biotecnologia agrícola e aquicultura; biotecnologia ambiental; e biotecnologia genômica. Por conta da interdisciplinaridade do tema de biotecnologia, teremos uma relação de interprofissionalidade rica e diversa, uma vez que será contemplado estudantes de pós-graduação que possuem o tema de biotecnologia em comum.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Por se tratar de uma proposta envolvendo a biotecnologia, a pesquisa estará sempre aliada aos temas abordados ao ensino e será efetivada a tríade com a extensão que retorna à sociedade os benefícios da formação de recursos humanos a nível de pós-graduação.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os discentes deverão, finalizando o desenvolvimento do seu projeto, realizar uma ação de extensão, sob tutoria de um dos docentes do curso, para multiplicação do conhecimento. O público-alvo, tipo da ação de extensão, carga horária e duração, poderão ser definidos pelo discente e tutor, mas o tema obrigatoriamente deverá ser aquele desenvolvido em seu projeto.


Impacto e Transformação Social

O estudante deverá escolher um dos temas para elaboração de um projeto de aprendizagem. Sendo assim, deverá buscar os materiais e fontes disponibilizados nos módulos, fazendo também sua busca ativa por conhecimento em sítios científicos e periódicos de qualidade. Serão realizadas discussões pelos estudantes, nas quais cada estudante deverá apresentar a evolução progressiva da sua proposta, com análise e contribuições do grupo de colegas e acompanhamento dos tutores. Na última aula do módulo o estudante deverá entregar sua proposta finalizada, por meio de apresentação oral e por escrito para avaliação. Neste cenário, será possível impactar e promover a transformação social destes discentes para que retorne à sociedade todos os conhecimentos adquiridos.


Divulgação

A inscrição dos estudantes de pós-graduação será realizada via formulário Google contendo nome, identificação, curso e país de nacionalidade, currículo e histórico escolar, a partir do qual será gerada a planilha para classificação dos interessados. Os classificados para participação, caso excedam os interessados em relação ao quantitativos de vagas, deverão comprovar a nacionalidade para fins de admissão no curso, enviando documentação comprobatória no e-mail específico do curso que será criado pela coordenação. Todo process


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Treinamento e qualificação profissional

Carga Horária Total

60

Conteúdo Programático

Módulo 1 - Tecnologias moleculares e análise de variações genômicas (6 horas) Módulo 2 - Sequenciamento de DNA e aplicações em metagenômica (6 horas) Módulo 3 - Bancos de dados, busca e análise de sequências biológicas (6 horas) Módulo 4 - Biotecnologia para o melhoramento vegetal (6 horas) Módulo 5 - Biotecnologia e biodiversidade (6 horas) Módulo 6 - Biotecnologia para a produção de enzimas e aproveitamento de coprodutos (6 horas) Módulo 7 - Desafios biotecnológicos (24 horas - 8 aulas de 3 horas)

Atividades Específicas

Módulo 1 - Tecnologias moleculares e análise de variações genômicas (3 horas): Reação em cadeia da DNA polimerase e suas variações, amplificação dependente de ligação múltipla de sonda (MLPA), amplificação isotérmica mediada por alças (LAMP), hibridização aplicada à genômica comparativa. Aplicações das tecnologias moleculares no diagnóstico em genética humana e doenças infecciosas, incluindo SARS-Cov 2. Módulo 2 - Sequenciamento de DNA e aplicações em metagenômica (3 horas): Sequenciamento de Sanger. Sequenciamento de nova geração e plataformas disponíveis. Sequenciamento massivo e análises metagenômicas. A metagenômica em saúde: microbioma humano e análises de água. NGS e vigilância epidemiológica (o caso do SARS-Cov 2 e suas variações). Módulo 3 - Bancos de dados, busca e análise de sequências biológicas (3 horas) - Ana Paula Vanzela Ensembl, GenBank, KEGG, UniProt. Programas de busca de sequências: BLAST. Programas de alinhamento de sequências e análise de identidade/ similaridade: Clustal e LALIGN. Predição de estrutura modular e presença de domínios funcionais. Investigação de função gênica. Design de primers de PCR para aplicação diagnóstica e em biotecnologia: Primer3, Primer BLAST. Módulo 4 - Biotecnologia para o melhoramento vegetal (3 horas): Integração da biotecnologia no melhoramento genético convencional. Identificação de objetivos de melhoramento adequados para a aplicação de biotecnologias. Módulo 5 - Biotecnologia e biodiversidade (3 horas): Integração de enfoques biotecnológicos para a conservação e exploração de germoplasma. Identificação de oportunidades para a aplicação de biotecnologias para conservação e caracterização de recursos fitogenéticos. Módulo 6 - Biotecnologia para a produção de enzimas e aproveitamento de coprodutos (3 horas): Seleção de micro-organismos produtores de enzimas. Elaboração e melhoramento de processos produtivos. Coprodutos da indústria agrícola e de biocombustíveis como substratos biotecnológicos de baixo custo para a produção de enzimas terapêutica e industrial. Módulo 7 - Desafios biotecnológicos (12 horas - 4 aulas de 3 horas): PBL 1 - Desenvolvimento de método diagnóstico molecular para SARS-Cov2 com aplicação de ferramentas de bioinformática; PBL 2 - Desenvolvimento de método molecular para análise de microbioma (para aplicação ambiental ou em saúde); PBL 3 - Desenvolvimento de método molecular para vigilância epidemiológica da resistência microbiana (para aplicação em ciências agrárias ou em saúde); PBL 4 - Desenvolvimento de método molecular para seleção de micro-organismos biotecnológicos (para aplicação em saúde, ciências agrárias ou meio ambiente); PBL 5 - Desenvolvimento de método molecular para a análise de genes microbianos codificadores de enzimas.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

O estudante deverá escolher um dos temas para elaboração do seu projeto de aprendizagem. Deverá buscar os materiais e fontes disponibilizados nos módulos de 1 a 5, fazendo também sua busca ativa por conhecimento em sítios científicos e periódicos de qualidade. Serão realizadas discussões pelos estudantes nas três primeiras aulas do módulo 7, nas quais cada estudante deverá apresentar a evolução progressiva da sua proposta, com análise e contribuições do grupo de colegas e acompanhamento dos tutores. Na última aula do módulo 7, o estudante deverá entregar sua proposta finalizada, por meio de apresentação oral e por escrito para avaliação.

Estratégias para avaliação da realização do curso

Buscando a integração do ensino com a extensão, os discentes deverão, finalizando o desenvolvimento do seu projeto, realizar uma ação de extensão, sob tutoria de um dos docentes do curso, para multiplicação do conhecimento. O público-alvo, tipo da ação de extensão, carga horária e duração, poderão ser definidos pelo discente e tutor, mas o tema obrigatoriamente deverá ser aquele desenvolvido em seu projeto.

Público-alvo

Descrição

Serão ofertadas 80 vagas anualmente , sendo 40 no primeiro semestre e 40 no segundo semestre de 2022, assim distribuídas: 50% para brasileiros, 30% para argentinos, 10% para uruguaios, 4% para paraguaios, 4% colombianos e 2% para outro país latinoamericano. Ocorrendo vagas remanescentes, estas poderão ser redirecionadas para interessados residentes em outros países latino-americanos e, posteriormente, para brasileiros.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Participaremos como outorgado do CNPq conforme aprovação na linha 3: Cursos de curta duração na modalidade à distância/online (30h/aula: 100% teóricas) (Chamada CNPq/MCTI Nº 17/2021), relacionados à C,T&I em temas de Biotecnologia, em nível de pós-graduação, a serem realizados em 2022, em cooperação com Argentina, Uruguai e parceiros do CABBIO.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 60 h

Carga Horária 3 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Reação em cadeia da DNA polimerase e suas variações, amplificação dependente de ligação múltipla de sonda (MLPA), amplificação isotérmica mediada por alças (LAMP), hibridização aplicada à genômica comparativa. Aplicações das tecnologias moleculares no diagnóstico em genética humana e doenças infecciosas, incluindo SARS-Cov 2.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Reação em cadeia da DNA polimerase e suas variações, amplificação dependente de ligação múltipla de sonda (MLPA), amplificação isotérmica mediada por alças (LAMP), hibridização aplicada à genômica comparativa. Aplicações das tecnologias moleculares no diagnóstico em genética humana e doenças infecciosas, incluindo SARS-Cov 2.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Sequenciamento de Sanger. Sequenciamento de nova geração e plataformas disponíveis. Sequenciamento massivo e análises metagenômicas. A metagenômica em saúde: microbioma humano e análises de água. NGS e vigilância epidemiológica (o caso do SARS-Cov 2 e suas variações).

Carga Horária 3 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Sequenciamento de Sanger. Sequenciamento de nova geração e plataformas disponíveis. Sequenciamento massivo e análises metagenômicas. A metagenômica em saúde: microbioma humano e análises de água. NGS e vigilância epidemiológica (o caso do SARS-Cov 2 e suas variações).

Carga Horária 3 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Ensembl, GenBank, KEGG, UniProt. Programas de busca de sequências: BLAST. Programas de alinhamento de sequências e análise de identidade/ similaridade: Clustal e LALIGN. Predição de estrutura modular e presença de domínios funcionais. Investigação de função gênica. Design de primers de PCR para aplicação diagnóstica e em biotecnologia: Primer3, Primer BLAST.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Ensembl, GenBank, KEGG, UniProt. Programas de busca de sequências: BLAST. Programas de alinhamento de sequências e análise de identidade/ similaridade: Clustal e LALIGN. Predição de estrutura modular e presença de domínios funcionais. Investigação de função gênica. Design de primers de PCR para aplicação diagnóstica e em biotecnologia: Primer3, Primer BLAST.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Integração da biotecnologia no melhoramento genético convencional. Identificação de objetivos de melhoramento adequados para a aplicação de biotecnologias.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Integração da biotecnologia no melhoramento genético convencional. Identificação de objetivos de melhoramento adequados para a aplicação de biotecnologias.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Integração de enfoques biotecnológicos para a conservação e exploração de germoplasma. Identificação de oportunidades para a aplicação de biotecnologias para conservação e caracterização de recursos fitogenéticos.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Integração de enfoques biotecnológicos para a conservação e exploração de germoplasma. Identificação de oportunidades para a aplicação de biotecnologias para conservação e caracterização de recursos fitogenéticos.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Seleção de micro-organismos produtores de enzimas. Elaboração e melhoramento de processos produtivos. Coprodutos da indústria agrícola e de biocombustíveis como substratos biotecnológicos de baixo custo para a produção de enzimas terapêutica e industrial.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Seleção de micro-organismos produtores de enzimas. Elaboração e melhoramento de processos produtivos. Coprodutos da indústria agrícola e de biocombustíveis como substratos biotecnológicos de baixo custo para a produção de enzimas terapêutica e industrial.

Carga Horária 12 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

PBL 1 - Desenvolvimento de método diagnóstico molecular para SARS-Cov2 com aplicação de ferramentas de bioinformática; PBL 2 - Desenvolvimento de método molecular para análise de microbioma (para aplicação ambiental ou em saúde); PBL 3 - Desenvolvimento de método molecular para vigilância epidemiológica da resistência microbiana (para aplicação em ciências agrárias ou em saúde); PBL 4 - Desenvolvimento de método molecular para seleção de micro-organismos biotecnológicos (para aplicação em saúde, ciências agrárias ou meio ambiente); PBL 5 - Desenvolvimento de método molecular para a análise de genes microbianos codificadores de enzimas.

Carga Horária 12 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

PBL 1 - Desenvolvimento de método diagnóstico molecular para SARS-Cov2 com aplicação de ferramentas de bioinformática; PBL 2 - Desenvolvimento de método molecular para análise de microbioma (para aplicação ambiental ou em saúde); PBL 3 - Desenvolvimento de método molecular para vigilância epidemiológica da resistência microbiana (para aplicação em ciências agrárias ou em saúde); PBL 4 - Desenvolvimento de método molecular para seleção de micro-organismos biotecnológicos (para aplicação em saúde, ciências agrárias ou meio ambiente); PBL 5 - Desenvolvimento de método molecular para a análise de genes microbianos codificadores de enzimas.