Detalhes da ação

Canal Hop Musical (2ª edição)

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000020

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

17/02/2022

Data Fim

31/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

jose rafael madureira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Jornalismo

Abrangência

Internacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

hopmusical@gmail.com

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 30 h
Resumo

Canal Hop Musical é um projeto de extensão universitária focado em produzir e desenvolver conteúdos acadêmicos audiovisuais (conferências, lives, entrevistas, documentários, podcasts) que articulem Arte, Cultura e Educação. Toda produção realizada é divulgada junto à plataforma YouTube, possibilitando a sua divulgação, por streaming, entre estudantes, pesquisadores e professores de todo Brasil que tenham interesse em pensar e discutir a temática do canal.


Palavras-chave

Canal (YouTube), Extensão Universitária, Arte, Cultura, Educação, Filosofia, Mitologia, História, Psicanálise


Introdução

O advento da pandemia (corona vírus) e, consequentemente, a suspensão das atividades presenciais em todos os campi da UFVJM em 16/03/2020, surgiu como um grande desafio: como dar continuidade aos projetos e ações de extensão vinculadas ao campo da Arte, da Cultura e da Educação? Depois de passar o primeiro semestre de 2020 estudando e pesquisando ferramentas de trabalho remoto, estabelecemos uma parceria com a UFAL e realizamos – em agosto de 2020, na modalidade online – o I Ciclo de Conversas Filosóficas sobre Arte, Cultura e Educação, que contou com a colaboração do Prof. Odilon José Roble (Unicamp), responsável por ministrar três conferências abordando as temáticas do ciclo. Os encontros foram realizados pela Plataforma Zoom com a participação de pessoas de São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Rio de Janeiro e Santa Catarina. O sucesso dessa primeira experiência nos motivou a realizar – em outubro de 2020, também online – o II Ciclo de Conversas Filosóficas sobre Arte, Cultura e Educação, agora com a participação do Prof. Roberto Amaral (UFT). Fortalecidos com a experiência dos dois ciclos, escrevemos o projeto Canal Hop Musical (Proexc/UFVJM), cuja primeira edição teve início em 15/01/2021 e término em 31/12/2021. A proposta teve como foco a produção de material acadêmico audiovisual (conferências, lives, entrevistas, documentários, podcasts) sobre Arte, Cultura e Educação e publicação na plataforma YouTube (streaming). Durante o ano de 2021, produzimos 7 programas e contar com a presença de 10 colaboradores de várias instituições (UFAL, UNICAMP, UNA e UFVJM). O canal teve mais de 3 mil visualizações, um número que pode não parecer muito expressivo, mas foi comemorado com alegria, pois o material circulou entre pessoas de todo Brasil: pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados na temática do canal. Com a experiência dessa primeira edição, resolvemos dar continuidade ao projeto, propondo uma segunda edição, com término previsto para o final de 2023.


Justificativa

Com o advento da pandemia (corona vírus) e, consequentemente, com a suspensão das atividades presenciais desde o início de março de 2020, tivemos que repensar e criar estratégias remotas para que as atividades extensionistas pudessem continuar. Em 2021, desenvolvemos o projeto Canal Hop Musical (Proexc/UFVJM), que tem se revelado como um espaço muito frutífero de encontro entre professores, pesquisadores, estudantes e artistas de todo Brasil interessados em pensar e articular os campos da Arte, da Cultura e da Educação. Finalizamos a primeira edição do projeto com bastante entusiasmo, o que nos levou a propor a sua continuidade (2ª edição), com término previsto para o final de 2023.


Objetivos

1. Fomentar a produção de material audiovisual sobre arte, cultura e educação no formato de transmissões ao vivo (webinars/lives), entrevistas, documentários e podcasts articulando as atividades do ensino de Graduação em Educação Física (disciplinas: EDF067, EDF062, EDF086 e EDF059) e as atividades pesquisa do Grupo de Estudos em Métodos e Técnicas de Ensino de Dança, Teatro e Música (CNPq) 2. Divulgar o material audiovisual produzido no Canal Hop Musical entre as universidades de todo Brasil e instituições de cultura (estudantes e profissionais de Artes, Educação Física, Ciências Humanas e Filosofia, entre outras) de modo a contribuir com o acesso à conteúdos e discussões acadêmicas de qualidade


Metas

1. Produzir e editar 15 programas/vídeos/entrevistas que articulem Arte, Cultura e Educação e posterior divulgação no Canal Hop Musical (YouTube) 2. Atingir um número total de 10 mil visualizações até o dia 31/12/2023 3. Publicar os resultados parciais do projeto em um artigo acadêmico (revista de extensão universitária)


Metodologia

A criação e divulgação de conteúdo para o Canal Hop Musical leva em consideração 3 etapas de produção: 1) PRÉ-PRODUÇÃO – momento em que é preciso estudar/escolher os colaboradores/convidados, estudar os materiais por eles produzidos (artigos, entrevistas), agendar uma reunião para apresentar as demandas do projeto, discutir o conteúdo e propor um cronograma de realização das gravações ou lives; 2) PRODUÇÃO – momento em que toda equipe se organiza para efetivar a produção das gravações e, nos casos de transmissões ao vivo, cuidar da divulgação do evento (cartazes, mídias sociais, portais institucionais, mala direta); 3) PÓS-PRODUÇÃO – momento em que todo material gravado é editado (criação de miniaturas, vinhetas, textos, legendas, créditos de produção) e disponibilizado no canal Hop Musical, observando-se todas as exigências de upload previstas pela plataforma Youtube para vídeos públicos. A avaliação da ação é realizada nesse (pós-produção) através de reuniões com os integrantes do projeto e formulário a ser encaminhado para os inscritos na mala direta do Hop Musical


Referências Bibliográficas

ALMEIDA, M. J. Imagens e sons: a nova cultura oral. 2. São Paulo: Cortez, Ed. 1994. MADUREIRA, J. R. Extensão universitária e formação acadêmica: alguns apontamentos sobre os 5 anos de vigência do Programa de Bolsas de Apoio à Cultura e à Arte da UFVJM. Revista ELO – Diálogos em Extensão, v. 8, n. 2, 2019, p. 29-41. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/7317>. MADUREIRA, J. R. Arte e formação cultural - algumas considerações sobre o papel da extensão universitária. Revista UFG, [S. l.], v. 21, n. 27, 2021, p.. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/70520. Acesso em: 16 jan. 2022. SAVIANI, D.; MARTINS, M. F.; CARDOSO, M. M. R. Catarse na pedagogia histórico-crítica: a concepção de Saviani (entrevista). Crítica Educativa, Sorocaba/SP, vol. 1 (n. 1), jan./jun. 2015, p. 163-217. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/7317/3784>.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A troca de saberes e experiências entre os colaboradores, pesquisadores, artistas, escritores e professores de várias instituições ou autônomos (coletivos artísticos, ONGs etc.) é o fundamento do projeto, um espaço aberto de diálogo entre pessoas e setores sociais de vários estados do Brasil. Essa troca de saberes realizar-se-á através da interação dos participantes presentes nos eventos realizados ao vivo e também através da possibilidade de diálogo posterior entre o público e os convidados. Também será divulgado o contato de e-mail do projeto (hopmusical@gmail.com).


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Ciência, arte e filosofia são campos indissociáveis do conhecimento sobre os quais todas as disciplinas acadêmicas se organizam (SAVIANI; MARTINS; CARDOSO, 2015). Não é possível fazer arte ou pensar sobre a arte sem os pressupostos estético-filosóficos, assim como não é possível realizar uma produção cultural de impacto que não esteja atrelada a diversas ciências. O projeto Canal Hop Musical visa estabelecer relações com diversas áreas, a saber: filosofia, arte, psicologia, ciência e tecnologia. Todas essas áreas, no entanto, se encontram para responder aos desafios da educação e da cultura. O programa Insights sobre Arte e Educação (publicado em 21/02/2021), por exemplo, que colocou em debate a visão de 7 profissionais de diversas formações e instituições sobre esses dois grandes e complexos temas, é um bom exemplo da busca em valorizar o diálogo entre diversas áreas do conhecimento na tentativa de ampliar a visão sobre essas temáticas.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Todas as ações vinculadas ao projeto Canal Hop Musical estabelecem uma relação orgânica com as atividades do Grupo de Estudos em Métodos e Técnicas de Ensino de Dança, Teatro e Música (CNPq/UFVJM) e com as atividades de ensino das unidades curriculares EDF059/Rítmica, EDF062/Jogos e EDF067/Dança, entre outras, vinculadas à estrutura curricular do curso de graduação em Educação Física da UFVJM. Essa dinâmica já foi aplicada em vários projetos anteriormente realizados e contemplados por editais Procarte e Pibex. Em resumo, nos pautamos na ideia de que a pesquisa traz elementos que são colocados à prova no ensino de graduação (materiais didáticos, traduções de manuais e artigos técnicos, elaboração de teorias e conceitos estéticos) e, em seguida, aplicadas nas ações de extensão. O movimento contrário também se observa, ou seja, os resultados obtidos nas ações de extensão são revistos durante o ensino e posteriormente analisados pelo grupo de pesquisa, o que impulsiona a produção de trabalhos científicos (artigos, comunicações, resumos, posters). No projeto Canal Hop Musical, trabalhamos com essa mesma concepção, observando-se que conceitos teóricos nascem na pesquisa e são experimentados no ensino (público interno) e na extensão (público externo).


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Como já foi discutido em Madureira (2019; 2021), a extensão universitária é um campo que potencializa ao estudante uma formação acadêmica de excelência. A participação do estudante em um projeto de extensão, mesmo que ele não esteja diretamente ligado à sua área de formação acadêmica, revela-se como oportunidade singular para a conquista de um novo ponto de vista da realidade, o que poderá ampliar sua percepção em relação à dinâmicas socioculturais que muitas vezes podem estar ausentes da sala de aula ou dos laboratórios de pesquisa científica. Essa experiência poderá servir como uma preciosa ferramenta para impulsionar pensamentos mais críticos, encorajando o futuro profissional agir com mais confiança e precisão diante dos desafios encontrados no mercado de trabalho que, a propósito, funciona dentro de uma lógica de relações sociais. Muitos estudantes, ao contrário do que poderíamos imaginar, não tem conhecimento nem habilidade para lidar com as exigências da construção de um canal de conteúdo. A produção de um vídeo mais elaborado, por exemplo, leva em considerações aspectos técnicos sofisticados e complexos da linguagem audiovisual que não são ensinados na universidade, excetuando-se os cursos de comunicação e jornalismo. Nesse sentido, a oportunidade de participar ativamente da construção dos conteúdos do Canal Hop Musical, o que envolve protocolos de produção muito bem definidos – desde a escolha da temática e do convidado, o agendamento da entrevista até a escolha da trilha sonora, das fontes gráficas a serem escolhidas para os títulos e legendas – poderá possibilitar ao estudante uma compreensão mais elaborada sobre como lidar com a “nova cultura oral” (ALMEIDA, 1994) que se apresenta como imprescindível para a conquista de um lugar no mercado profissional. Neste projeto, os estudantes envolvidos participarão ativamente de todas as etapas previstas (pré-produção, produção e pós-produção), observando-se que todas as atividades serão realizadas online, através de reuniões virtuais de trabalho e comunicações por e-mail e/ou WhatsApp.


Impacto e Transformação Social

Os conteúdos a serem produzidos e disponibilizados no Canal Hop Musical serão muitas vezes mais longos do que o tempo médio de visualização dos internautas (3 minutos). Isso irá requerer do público-alvo um considerável envolvimento que, por outro lado, irá ampliar o impacto da ação sob o aspecto da formação cultural e, consequentemente, sobre a transformação social. Cada indivíduo ou coletivo que puder apreciar algum conteúdo produzido para o Canal Hop Musical poderá compartilhar esse material com grande facilidade em seu círculo pessoal (mídias sociais), promovendo um movimento de onda e reverberação que poderá atingir um número incalculável de pessoas. O programa Insights sobre Arte e Educação, por exemplo, irá oferecer à comunidade um panorama atual sobre os problemas da cultura, da arte e da educação no Brasil, fomentando a reflexão filosófica e problematizando questões sociais que são urgentes e necessárias para a emancipação dos sujeitos. A instituição, seja na figura de seus servidores, técnicos, professores e estudantes, se atualiza e se desdobra para dar conta de um novo cenário imposto pela pandemia, no qual é preciso recorrer à novas mídias e tecnologias (digitais) para criar e divulgar um material audiovisual que tenha conteúdo crítico, mas também uma forma leve e de fácil circulação, o que parece ser um paradoxo, mas é justamente o nosso grande desafio.


Divulgação

A divulgação das produções do Canal Hop Musical será feita através de notificação, para os inscritos, mala direta pelo e-mail hopmusical@gmail.com (atualmente com 400 contatos de vários estados do Brasil),Portal da UFVJM, redes sociais oficiais da UFVJM (DICOM) e redes sociais dos colaboradores eapoiadores externos


Público-alvo

Descrição

Estudantes, professores e técnicos dos 4 campi da UFVJM

Descrição

Estudantes, professores, pesquisadores e técnicos e outras instituições de ensino técnico e superior

Descrição

Professores de Artes, Educação Física e Humanidades da rede pública e privada de ensino básico e demais interessados da temática do projeto

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Belo Horizonte - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Unaí - MG

Município

Janaúba - MG

Município

Montes Claros - MG

Município

Uberlândia - MG

Município

Uberaba - MG

Município

Varginha - MG

Município

Maceió - AL

Município

Campinas - SP

Município

Santos - SP

Município

Palmas - TO

Município

Rio Branco - AC

Município

Marechal Deodoro - AL

Município

Arapiraca - AL

Município

Delmiro Gouveia - AL

Município

Macapá - AP

Município

Manaus - AM

Município

Salvador - BA

Município

Fortaleza - CE

Município

Vitória - ES

Município

Goiânia - GO

Município

São Luís - MA

Município

Cuiabá - MT

Município

Campo Grande - MS

Município

Belém - PA

Município

João Pessoa - PB

Município

Curitiba - PR

Município

Londrina - PR

Município

Maringá - PR

Município

Ponta Grossa - PR

Município

Recife - PE

Município

Teresina - PI

Município

Rio de Janeiro - RJ

Município

Niterói - RJ

Município

Natal - RN

Município

Pelotas - RS

Município

Porto Alegre - RS

Município

Porto Velho - RO

Município

Boa Vista - RR

Município

Florianópolis - SC

Município

Aracaju - SE

Município

Brasília - DF

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 700 h

Carga Horária 250 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

1) Pesquisa e escolha dos convidados; 2) Estudo do material disponível sobre o convidado (artigos, entrevistas, conferências); 3) Convite e agendamento de uma reunião por vídeo-conferência com os convidados para apresentar e discutir a proposta (temas, datas, formato); 4) Elaboração da arte de divulgação para eventos (cartazes e teasers) no caso de envo ao vivo (live)

Carga Horária 150 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Produção/gravação das entrevistas, programas e eventos com transmissão ao vivo com a participação de público

Carga Horária 300 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Organização e edição de todo material gravado, criação de miniaturas para os vídeos e podcasts, upload do material na plataforma Youtube, elaboração dos textos a serem disponibilizados na descrição dos vídeos e publicação no canal (status público)