Detalhes da ação

A técnica do solo-cimento

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000022

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/02/2022

Data Fim

31/12/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

bernat vinolas prat

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Engenharias

Área Temática Principal

Meio Ambiente

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Desenvolvimento regional

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 330 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 110 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 220 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 110 h
Resumo

O solo-cimento é uma técnica construtiva muito utilizada em zona rural. Esta técnica tem baixo custo de materiais e tem impactos positivos no meio ambiente. Atualmente existem muitas pesquisas relacionadas a esta temática construtiva. Com o objetivo de manter uma indissociabilidade entre ensino-pesquisa e extensão, o projeto apresentado pretende divulgar o conhecimento de esta técnica construtiva. Serão criadas postagens em mídias interativas com as temáticas de solo-cimento para público diverso


Palavras-chave

Solo-cimento, construção sustentável


Introdução

O solo-cimento é uma técnica construtiva muito utilizada em zona rural. O material de solo-cimento esta composto pela mistura de solo, cimento e água. Após uma homogeneização do material, compactação e desforma este fica em processo de cura durante sete dias sem necessidade de queima. Após processo de cura este material pode ser utilizado para diversos tipos de construções. Este tipo de material construtivo é utilizado em zona rural devido a facilidade e disponibilidade do próprio material. O solo utilizado muitas vezes é o próprio solo da escavação do local da construção. A pesar de esta técnica ser utilizada, o conhecimento no meio rural de como executar e produzir novos produtos de solo-cimento é limitado. A motivação de este projeto de extensão é a divulgação do processo de produção e conhecimento de todas as variáveis que influenciam na qualidade de uma construção realizada com a técnica do solo-cimento. Mediante este aprimoramento dos conhecimentos por parte da comunidade rural, se pretende atingir dois objetivos: aumentar qualidade e durabilidade das construções realizadas com solo-cimento e aumentar o uso de esta técnica no meio rural. Inicialmente este projeto visa divulgar os conhecimentos do solo-cimento na zona rural dos municípios de Couto Magalhães e Diamantina (estado de Minas Gerais). Porém, devido a que se pretende realizar uma divulgação mediante mídias digitais, este tipo de material poderá ser acesso pela comunidade externa a universidade que se localize em outros municípios. O grupo formado por este projeto de extensão está formado por dois docentes do ict com amplos conhecimentos da técnica do solo-cimento e tecnologias sociais no âmbito da engenharia. O docente do Instituto de ciência e tecnologia (ICT), Bernat Vinolas, é o coordenador da proposta. Sua linha de pesquisa principal são as construções sustentáveis-saudáveis e o solo-cimento é uma técnica muito pesquisada nos trabalhos realizados por ele dentro da UFVJM. Adicionalmente, o grupo de trabalho consta de duas discentes do ICT que tem interesse em trabalhar nesta temática e criar material de divulgação de esta técnica construtiva. Neste grupo de trabalho foram realizados muitos projetos de pesquisa com aprimoramento dos processos de produção e criação de novos produtos com a técnica do solo-cimento. Porém, este é o primeiro projeto de extensão realizado referente a esta temática. As comunidades onde será divulgado esta técnica construtiva, vem sindo caracterizadas por comunidades com poucos recursos e com dificuldade de obtenção de materiais de construção comprados em centros urbanos. Esta é uma das razões que se considera que este projeto terá grande impacto positivo, pois permitirá empoderar estas comunidades de uma técnica construtiva que permita ter menor dependência de materiais comprados em centros urbanos.


Justificativa

Por ser um material de baixo custo e existir muita disponibilidade do mesmo em zona rural, esta técnica é muito utilizada em zona rural. Porém, muitas vezes o processo de produção do solo-cimento realizado não é o ideal por falta de conhecimento das pessoas que o utilizam. Por isso, se considera de vital importância poder fornecer um material didático e interativo da produção do solo-cimento que permita aprimorar a técnica a sociedade no geral: acadêmicos, comunidade externa a universidade.


Objetivos

O objetivo geral de este projeto é melhorar os conhecimentos da técnica do solo-cimento no meio rural mediante a criação e divulgação de conteúdo digital. Os objetivos específicos são: - Identificar aquelas variáveis que mais influenciam na qualidade e durabilidade das construções realizadas com a técnica do solo-cimento. - Proporcionar material de divulgação de esta técnica construtiva que permita ter divulgação mediante mídias digitais e seja compreensível a comunidade externa universitário no âmbito rural. - Estimular mediante um diálogo interdisciplinar as percepções, dificuldades e necessidades do píblico ao qual será dirigido este material didático.


Metas

- Criar um perfil no Instagram e facebook com a temática de solo-cimento. - Criar postagens para mostrar as seguintes características da técnica de solo-cimento: 1) processo de produção, 2) escolha do tipo de solo, 3) Aplicações da técnica de solo-cimento, 4) Variáveis que mais influenciam no bom desempenho do material. - Conseguir que cada uma das postagens sejam visualizadas pelo mínimo de 200 usuários em média Os perfis e postagens criados em mídias digitais permitiram mensurar qual divulgação está sendo realizada. Pois, mensalmente teremos dados de acessos realizados nas postagens e cadastros de usuários que serão seguidores dos perfis criados.


Metodologia

A metodologia será divida em três (3) fases: 1) Revisão da literatura referente aos seguintes 4 itens: 1) processo de produção, 2) escolha do tipo de solo, 3) Aplicações da técnica de solo-cimento, 4) Variáveis que mais influenciam no bom desempenho do material. 2) Preparação de material didático e postagens. 3) Postagens e divulgação dos perfis criados


Referências Bibliográficas

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. ABNT NBR 10836:2013 - Bloco de solo-cimento sem função estrutural - Análise dimensional, determinação a resistência à compressão e da absorção de água - Método de ensaio. Rio de Janeiro: ABNT, 2013. Brady, N. C.; Weil, R. R. Elementos da natureza e propriedades dos solos. Porto Alegre: Bookman, 2009. EMBRAPA - Empresa Brasileira de EMBRAPA. Sistema brasileiro de classificação de solos. Rio de Janeiro: EMBRAPA, Centro Nacional de Pesquisa de Solos, 2018. Grande, F. M. Fabricação de tijolos modulares de solo-cimento por prensagem manual com e sem adição de sílica ativa. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2003. (Tese de doutorado). Mieli, P. H. Avaliação do tijolo modular de solo-cimento como material na construção civil. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2009. (Trabalho de conclusão de curso). Pariz, S. O.; Welder, A. P. Prensa hidráulica para fabricação de tijolos de solo-cimento. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2005. (Trabalho de conclusão de curso). Riva, N. G.; Diniz, I. S.; Fengler, F. H.; Fredericci, G.; Solera, M. L.; Peche Filho, A.; Medeiros, A.; Ribeiro, A. Simulação da capacidade de carga de tijolos adobe como estruturas de bioengenharia na contenção de taludes. Anais do XI Congresso Nacional de Meio Ambiente, Poços de Caldas, 2014.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Os perfis criados na mídia irão permitir a interação com os participantes. Será realizado um cadastro dos mesmos. Será fornecido um espaço virtual para o interdiálogo com a comunidade externa. Para as pessoas ter acesso ao material deverá ser feito um cadastro simples: idade, localização e contato. Este cadastro servirá para ter um perfil dos lugares onde o material didático está sendo divulgado. Posteriormente, em cada uma das postagens será realizado um pequeno questionário de resposta. Neste questionário serão identificados e perguntados 4 itens: interesse pelo material especifico divulgado, clareza na explanação do conteúdo, comentários sobre a postagen realizada, itens relacionados a postagen que gostaria que fossem mais desenvolvidos Em primeiro lugar, não ficou claro sobre como e onde será feito o cadastro dos participantes. Explicar também de que maneira esse cadastro servirá de base para a observância da "Interação dialógica". Solicita-se também que o texto deste item informe acerca da relação de horizontalidade entre a universidade e a comunidade que será estabelecida por meio deste projeto. Questiona-se: de que maneira a equipe ouvirá e receberá as ideias e saberes da comunidade a que esta ação se destina? Quais as estratégias para o estabelecimento do trabalho coletivo e da valorização dos pontos de vista da comunidade?


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A temática do solo-cimento envolve varias áreas de conhecimento: - O solo. Engenharia geológica. - A técnica construtiva: Engenharia Civil - A criação de equipamentos para produção do material: Engenharia mecânica - As características do material para ter um ambiente construído saudável: Área saúde Os participantes do projeto tem conhecimentos nas áreas acima comentadas. O coordenador do projeto, Bernat Vinolas, é docente do ICT e do mestrado interdisciplinar em Saúde, Sociedade e Ambiente. Também colaborou como co-orientador em pesquisas no mestrado de geologia e co-orientou um doutorado no programa de produção vegetal referente a desenvolvimento e produção de um novo tipo de bloco de solo-cimento para contenção da erosão hídrica. O vice-coordenador tem experiencia na área de tecnologia social e no âmbito da engenharia. As duas discentes participantes, uma delas é docente do Bacharelado tendo cursado e trabalhado em diferentes disciplinas da temática de engenharia civil. A outra discente esta cursando engenharia geológica.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Como explicado no resumo e introdução. Existem muitas pesquisas realizadas com a técnica do solo-cimento. O coordenador de este projeto, tem muitos artigos científicos já publicados sobre a temática. Está temática também esta relacionada com algumas das disciplinas ministradas na UFVJM pelo coordenador do projeto: Desenho e projeto por computador; Materiais de construção; Mecânica dos Solos. Pretende-se mediante este projeto interligar ensino - pesquisa - extensão.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os graduandos mediante a sua colaboração na preparação, divulgação e interação com a comunidade externa irão aprimorar os seus conhecimentos da técnica do solo-cimento. Especificamente os conhecimentos que serão adquiridos pelos estudantes são: - Análise e avaliação dos componentes do solo-cimento. - Parâmetros que mais influenciam na qualidade e durabilidade do material do solo-cimento. - Aplicações da técnica do solo-cimento no âmbito construtivo. - Parâmetros a considerar para desenvolvimento de novos equipamentos de baixo custo para produção de novos produtos de solo-cimento


Impacto e Transformação Social

O solo-cimento é uma técnica construtiva de baixo custo e respeituosa com o meio ambiente. Ter uma maior divulgação de esta técnica na comunidade externa a universidade ira permitir uma melhora nas habitações da sociedade em geral.


Divulgação

A divulgação será realizada mediante facebook e instagram. As postagens e perfis criados formam parte do desenvolvimento do projeto.


Público-alvo

Descrição

Pessoas interessadas em autoconstrução que convivem em zona rural

Descrição

Estudantes de graduação que queiram aprimorar no conhecimento de uma nova técnica construtiva

Municípios Atendidos

Município

Desconhecido

Município

Desconhecido

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 70 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Revisão da literatura referente a temática de solo-cimento

Carga Horária 30 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Preparação postagens para os perfis de instagram e facebook

Carga Horária 20 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Divulgação das postagens nos perfis de instagram e facebook