Detalhes da ação

Boletim informativo da FAMED

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000021

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

01/01/2021

Data Fim

31/12/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

kinulpe honorato sampaio

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Mídias

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 300 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 300 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 300 h
Resumo

O projeto “Boletim Informativo da FAMED” servirá como canal de comunicação da Faculdade de Medicina, Campus JK, UFVJM com a comunidade acadêmica, profissionais de saúde e a população de Diamantina/MG. O “Boletim Informativo” informará sobre ações e projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos por acadêmicos, docentes e técnicos da FAMED, além de divulgar temas relevantes relacionados à promoção, proteção e recuperação da saúde.


Palavras-chave

boletim, mídias sociais, divulgação, medicina, saúde


Introdução

A Faculdade de Medicina, Campus JK, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) foi criada em 06 de julho de 2012, fundamentada na Portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 109, com a publicação Normativa do MEC nº 02 em 1º de fevereiro de 2013. Em Minas Gerais existiam dez Instituições Federais de Ensino Superior que possuíam o curso de Medicina, localizadas nas regiões Centro Oeste, Zona da Mata e Triângulo Mineiro e as demais regiões estavam desprovidas desta formação. Portanto, a FAMED integra a Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, com o objetivo de melhorar a distribuição da oferta de profissionais na região do Vale do Jequitinhonha (PPC, 2017). Na proposta curricular do curso de medicina da UFVJM, o contato dos discentes com a população inicia-se logo nos primeiros anos do curso através de atividades práticas referentes à promoção, prevenção e diagnóstico de saúde da comunidade, baseadas nos princípios da educação e participação popular (GUSSO, 2018). Com isso, uma das formas de fortalecer este processo é manter a população informada dos acontecimentos e ações oferecidas pela faculdade, sem custos adicionais, através da disponibilização de boletins em formatos eletrônicos e através das mídias sociais. De acordo com Rios & Caputo (2019) “A extensão universitária é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que favorece a interação entre a universidade e a sociedade, transformando-os mutuamente”. Nas atividades de extensão os estudantes têm a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico adquirido sobre educação em saúde que é fundamentada em ações preventivas com foco nas doenças, através de informações de como evitá-las, suas consequências e no seu reestabelecimento (MASCARENHAS, 2012). De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de medicina embasado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (2014), tem como prioridade a integração ensino, serviço e comunidade visando à promoção da saúde. Desde o primeiro período do curso os discentes são inseridos na atenção primária tendo contato com a população e os profissionais de saúde. Portanto a participação dos alunos nesse projeto tem grande relevância por ser um momento que propicia a associação do conhecimento teórico e o respectivo desenvolvimento das habilidades práticas relacionadas à educação em saúde. O projeto surgiu inicialmente como uma demanda da comunidade atendida pelos estudantes do curso de medicina durantes as disciplinas de Práticas Integradas de Ensino, Saúde e Comunidade e internatos em conhecer as atividades que são realizadas pela faculdade. Como detectado pelos próprios estudantes, atualmente a comunidade acadêmica e não acadêmica vem utilizando as mídias sociais como meio de informação e educação. Com isso, a atual proposta resolveu utilizar as mídias sociais para a divulgação das atividades da Faculdade. A comunidade participará do projeto não apenas como receptora de conhecimento e informação através do boletim, mas também como sujeito ativo através do incentivo para inserção de comentários nas postagens e sugestão de temas. Atualmente, as próprias mídias permitem o interação intensa entre quem produz e recebe conhecimento, sendo um espaço livre para troca de saberes. O atual proposta é continuidade do projeto que foi registrado com o mesmo nome em 2020 na plataforma sigproj e estava sob a coordenação da profa. Magnania Cristiane Pereira da Costa. Devido ao sucesso dessa ação de extensão e dada sua relevância, a atual proposta é continuidade desse projeto inicial. O projeto ocorrerá durante todo o ano de 2021.


Justificativa

A implantação do curso de Medicina na cidade de Diamantina representa a possibilidade de aprimoramento da assistência à saúde da região, individual e coletiva, a partir da formação de um profissional com visão generalista (PPC, 2017; BRASIL, 2014). A formação de um profissional médico capacitado para o enfrentamento dos principais problemas de saúde, sobretudo conhecedor das doenças endêmicas da região, é um dos cernes da criação desse curso, sendo considerado um grande investimento público que espera-se ter um retorno em curto prazo à sociedade. As atividades realizadas pelos estudantes devem ser compartilhadas com a comunidade desde o início da formação, onde é iniciado o processo de retorno deste investimento. Para cumprimento deste compromisso é necessário, além das atividades de ensino e pesquisa, a implantação de projetos de extensão, consequentemente proporcionando a maior aproximação do discente com a comunidade. Portanto, justifica-se a criação de um projeto com a elaboração de um boletim informativo, que proporcionará maior visibilidade às atividades e intervenções desenvolvidas pela Faculdade de Medicina Campus JK e demais cursos da área da saúde, promovendo maior interação do ensino, da pesquisa e dos serviços de saúde com a população de Diamantina/MG e região. Por fim, ao se tratar de ensino em saúde e sua indissociabilidade com as ações oferecidas nos cenários de prática, essa proposta de trabalho representa mais uma oportunidade de aproximação da população com os discentes, o que pode gerar o aprimoramento do atendimento das necessidades da população e da formação dos futuros profissionais.


Objetivos

OBJETIVO GERAL Elaborar boletins informativos com acesso eletrônico para a comunidade acadêmica, profissionais de saúde e população de Diamantina/MG e região OBJETIVO ESPECÍFICO • Divulgar para comunidade acadêmica e não acadêmica sobre as atividade de ensino, pesquisa e extensão realizados por professores, técnicos e estudantes da FAMED. • Comunicar sobre eventos e palestras • Promover divulgação científica sobre temas relacionados à saúde


Metas

1) Produção de 2 a 3 postagens/mês nas mídias sociais do projeto boletim até dezembro de 2021 sobre as atividades desenvolvidas por professores, técnicos e discentes da faculdade de medicina. 2) Produção de 3 boletins informativos eletrônicos com frequência quadrimestral com os assuntos que foram divulgados nas mídias sociais do projeto Boletim Informativo até dezembro de 2021.


Metodologia

A atual proposta é continuidade do projeto que já foi aprovado pela PROEXC. A equipe já estabeleceu um cronograma de postagem dos boletins de maneira que sejam cumpridas as metas de produção (2-3 boletins em mídias sociais até dezembro de 2021 e 3 boletins quadrimestrais em formato pdf para comunicação por e-mail institucional). A equipe se reunirá semanalmente para produção do material e reunirá semestralmente para avaliar o andamento da proposta (uma reunião em agosto e outra em dezembro para conclusão da proposta). Os indicadores para avaliação do andamento da proposta será realizado através da análise do número de visualizações e curtidas nas mídias sociais. A equipe já se encontra previamente capacitada (antes do início da proposta) para elaboração dos boletins através da utilização de softwares Corel Draw e Canvas. Os texos e imagens dos boletins serão elaborados por Priscila Barreiro Alves, Thais Morgana Mendes Santos, Sarah Beatriz Soares De Oliveira e Leila Cristina Madureira e revisados por Maria Leticia Costa Reis e Etel Rocha Vieira. A diagramação na web será elaborada por Alex Sandro Nascimento e José Lucas Ferreira Aquino. A supervisão do projeto e aprovação final dos boletins serão realizados por Kinulpe Honorato Sampaio. A elaboração de boletins eletrônicos serão baseados nos quatro princípios éticos: autonomia, beneficência, não maleficência e justiça (BEAUCHAMP E CHILDRESS, 1989; GUSSO & LOPES, 2012; GUSSO & LOPES, 2018), com o devido consentimento dos responsáveis pelas informações descritas para publicação do material no boletim e aprovação da versão final pelo coordenador através de email para divulgação. Os boletins serão produzidos no formato de imagem (jpg ou bitmap) e pdf e o boletim eletrônico ficará hospedado no site da FAMED. Os temas dos boletins ocorrerão em 4 eixos, sendo eles temáticos: 1) Calendário da saúde: contendo datas comemorativas na área de saúde, consciência, campanhas, etc... 2) Acontece na FAMED: Projetos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos por professores e discentes da FAMED e do PPGCS, artigos, livros publicados ou outros produtos/atividades; 3) Saúde News: Descoberta científica na área da saúde; 4) Se liga nas ligas: Projetos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos pelas ligas acadêmicas. CRONOGRAMA COM OS EIXOS TEMÁTICOS JANEIRO Semana 1: Calendário da saúde Semana 2: Acontece na FAMED Semana 3: Saúde News Semana 4: Se liga nas ligas FEVEREIRO Semana 1: Calendário da saúde Semana 2: Acontece na FAMED Semana 3: Saúde News Semana 4: Se liga nas ligas MARÇO Semana 1: Calendário da saúde Semana 2: Acontece na FAMED Semana 3: Saúde News Semana 4: Se liga nas ligas ABRIL Semana 1: Calendário da saúde Semana 2: Saúde News Semana 3: Se liga nas ligas Semana 4: Calendário da saúde Semana 5: Acontece na FAMED MAIO Semana 1: Calendário da saúde Semana 2: Acontece na FAMED Semana 3: Se liga nas ligas Semana 4: Saúde News JUNHO Semana 1: Calendário da saúde Semana 2: Acontece na FAMED Semana 3: Saúde News Semana 4: Se liga nas ligas JULHO Semana 1: Acontece na FAMED Semana 2: Calendário da saúde Semana 3: Acontece na FAMED Semana 4: Saúde News Semana 5: Se liga nas ligas AGOSTO Semana 1: Acontece na FAMED Semana 2: Calendário da saúde Semana 3: Se liga nas ligas Semana 4: Saúde News SETEMBRO Semana 1: Calendário da saúde Semana 2: Se liga nas ligas Semana 3: Acontece na FAMED Semana 4: Saúde News Semana 5: Calendário da saúde OUTUBRO Semana 1: Calendário da saúde Semana 2: Acontece na FAMED Semana 3: Calendário da saúde Semana 3: Saúde News Semana 4: Se liga nas ligas NOVEMBRO Semana 1: Calendário da saúde Semana 2: Acontece na FAMED Semana 3: Saúde News Semana 4: Se liga nas ligas DEZEMBRO Semana 1: Calendário da saúde Semana 2: Acontece na FAMED e se liga na liga Semana 3: Saúde News Semana 4: Calendário da saúde Semana 5: Calendário da saúde


Referências Bibliográficas

BEAUCHAMP, T.L. & CHILDRESS, J.F. Princípios de Ética Biomédica. 4ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Ensino Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Resolução CNE/CES nº. 3, JUNHO. Brasília. Ministério da Educação, 2014. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12991-diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao >. Acesso em: 29 jan. 2020. ______. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014 b. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 29 jan. 2020. GUSSO, G.; LOPES, J. M. C. Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2018. MASCARENHAS, N. B; MELO, C. M. M; FAGUNDES, N. C. Produção do conhecimento sobre promoção da saúde e prática da enfermeira na Atenção Primária. Rev. Bras. Enferm. V. 65, n. 6, 2012. PPC. Projeto Pedagógico do curso de graduação em medicina de Diamantina/MG. 2ª ed. 2017. Disponível em: < http://site.ufvjm.edu.br/famed/files/2014/07/PPC-FINAL-DAP-adequado-MEDICINA-DIAMANTINA-2017_2.pdf>. Acesso em: 29 jan. 2020. RIOS, D. R. S.; CAPUTO, M. C. Para Além da Formação Tradicional em Saúde: Experiência de Educação Popular em Saúde na Formação Médica. Rev. bras. educ. med. v. 43, n. 3, p. 184-195, 2019.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de medicina embasado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (2014), tem como prioridade a integração ensino, serviço e comunidade visando à promoção da saúde. Desde o primeiro período do curso os discentes são inseridos na atenção primária tendo contato com a população e os profissionais de saúde. Portanto a participação dos alunos nesse projeto tem grande relevância por ser um momento que propicia a associação do conhecimento teórico e o respectivo desenvolvimento das habilidades práticas relacionadas à educação em saúde. O projeto surgiu inicialmente como uma demanda da comunidade atendida pelos estudantes do curso de medicina durantes as disciplinas de Práticas Integradas de Ensino, Saúde e Comunidade e internatos em conhecer as atividades que são realizadas pela faculdade. Como detectado pelos próprios estudantes, atualmente a comunidade acadêmica e não acadêmica vem utilizando as mídias sociais como meio de informação e educação. Com isso, a atual proposta resolveu utilizar as mídias sociais para a divulgação das atividades da Faculdade. A comunidade participará do projeto não apenas como receptora de conhecimento e informação através do boletim, mas também como sujeito ativo através do incentivo para inserção de comentários nas postagens e sugestão de temas. Atualmente, as próprias mídias permitem o interação intensa entre quem produz e recebe conhecimento, sendo um espaço livre para troca de saberes.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Além do trabalho de divulgação de temas da área de saúde, o projeto utilizará instrumentos e ferramentas utilizados nas áreas de artes, jornalismo, comunicação e tecnologia da informação e computação para diagramação e elaboração de material de divulgação.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O boletim informativo é um projeto de extensão de divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão da FAMED. Os membros da equipe, principalmente os estudantes, estarão em contato com as pesquisas que são desenvolvidas por docentes da Faculdade, com as ações e intervenções realizadas pela comunidade acadêmica, além de colocarem em prática suas vivências durante o processo de ensino e aprendizagem no curso de graduação.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os discentes inseridos nesse projeto desenvolverão habilidades de comunicação verbal e escrita, aprimoramento do método científico, capacidade crítica-reflexiva e o desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender, aprender a conhecer, aprender a fazer proporcionando a formação de um profissional com conhecimentos, habilidades e atitudes eficazes.


Impacto e Transformação Social

Previsão dos impactos diretos ● Propagação da educação em saúde à população de Diamantina e região considerada como maior protagonista desse cenário; ● Conhecimento e divulgação da atuação e da prestação de serviços da Universidade à população de Diamantina/MG e região e aos profissionais de saúde; ● Divulgação dos projetos de ensino, pesquisas e extensão desenvolvidos pelos docentes, discentes e técnicos da Faculdade de Medicina Campus JK; ● Contribuição com a divulgação de eventos promovidos pela Faculdade de Medicina Campus JK e pelos demais cursos da Universidade que tenham ligação direta e indireta com a saúde em geral; ● Aprimoramento da formação acadêmica e desenvolvimento pessoal dos estudantes envolvidos na elaboração dos boletins. Previsão dos impactos indiretos ● Melhora das condições de saúde da população de Diamantina/MG e região por meio de acesso à informação; ● Aumento do acesso às ações e intervenções previstas e realizadas pela Faculdade de Medicina Campus JK pela população de Diamantina/MG e região, profissionais de saúde e a comunidade acadêmica de ter; ● Aumento do interesse dos estudantes envolvidos na elaboração dos boletins de trabalharem os temas “educação” e “participação popular em saúde” junto à comunidade; ● Aprimoramento dós trabalhos de ensino, pesquisa e extensão realizados pelos discentes, docentes e técnicos da Universidade através da atividade de divulgação.


Divulgação

Como já registrado no início do formulário e logo abaixo, o projeto já conta com perfis nas mídias Instagram e Facebook. A divulgação da atividade acontece através das próprias mídias. Uma das estratégias adotadas será o envio de convites encaminhado para membros que já utilizam essa mídia. O próprio facebook e Instagram sugerem pessoas para envio de convites através algoritmos a partir dos perfis e interesses dos usuários.


Informações Complementares

O ano de 2021 teve início da plataforma SIEXC para cadastro das propostas de ações de extensão. Essa plataforma para inserção e avaliação das propostas é um grande avanço para instituição. Porém, devido ao início do uso pioneiro dessa plataforma, houve atraso no cumprimento de prazos estabelecidos pela própria Proexc. Como coordenador da proposta, peço, respeitosamente, que isso seja levado em consideração para avaliação do cronograma da proposta, principalmente para que não haja prejuízo para os discentes envolvidos na proposta, nem para a comunidade de maneira geral.


Público-alvo

Descrição

A população de Diamantina/MG e região que tem acesso às mídias sociais como Instagram, Whatsapp e Facebook

Descrição

Professores, estudantes e técnicos da UFVJM

Descrição

Profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos entre outros) que atendem em Diamantina e Região.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Datas - MG

Município

Serro - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 364 h

Carga Horária 208 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reuniões semanais para criação, elaboração e postagem nas mídias sociais, com duração média de 4h para cada reunião. Como são 52 semanas no ano, totalizará, 208 horas. Observação: as publicações também estarão programas para ocorrerem durante o período de férias acadêmicas, portanto, será necessário esse número mínimo de reuniões para garantir a quantidade de postagens propostas.

Carga Horária 60 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Para acompanhar os comentários das postagens nas mídias e para responder esses comentários realizados pelos usuários, foi calculado a dedicação de 10 min diários. Como são 365 dias no ano, isso totalizará 60h no ano.

Carga Horária 48 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Redação e elaboração do relatório final das atividades desenvolvidas e avaliação do impacto das postagens nas mídias através do número de curtidas e seguidores no período de vigência do projeto. Reuniões semanais para elaboração do relatório final entre outubro e dezembro. Serão 12 reuniões de 4h, totalizando 48h.

Carga Horária 48 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Será elaborado um Boletim eletrônico hospedado no site da FAMED. Será escolhida a diagramação e a seleção dos assuntos. A equipe se organizará mensalmente para a elaboração do material que deverá ser divulgado a cada trimestre. O boletim deverá ser divulgado pelo e-mail geral da Universidade. Para elaboração dos boletins, serão reuniões mensais de4 horas. Totalizando 48h.