Detalhes da ação

Ciclo de debates do Curso de Turismo da UFVJM: construção de conhecimento, divulgação científica e estreitamento dos laços entre a universidade e a comunidade externa.

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000032

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

17/03/2022

Data Fim

07/02/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

guilherme fortes drummond chicarino varajao

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Turismo

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

https://www.youtube.com/channel/UCH1atWgPvaddDF8VENH46eg

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 16 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 16 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 16 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 16 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 16 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 16 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 16 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 16 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 16 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 16 h
Resumo

O presente projeto tem o propósito de promover debates, palestras e seminários transmitidos ao vivo por meio de plataformas da web, como YouTube e Google Meet. Objetiva abordar temas emergentes do turismo e apresentar resultados de projetos de pesquisa, extensão e ensino para a divulgação científica e para a formação de pessoas. Tem como público alvo a comunidade acadêmica, o trade turístico e a população em geral. Trata-se de ações semanais a serem desenvolvidas ao longo do ano de 2022.


Palavras-chave

Atividades remotas, Transmissões ao vivo, Turismo, Divulgação científica, Ensino, Pesquisa, Extensão.


Introdução

Desde meados do mês de março de 2020, como consequência da pandemia da Covid-19, as atividades acadêmicas presenciais, tais como aulas, algumas pesquisas e projetos de extensão foram suspensos na UFVJM, bem como na maioria das instituições de ensino do país. Em meio a um cenário permeado por dificuldades e incertezas, os docentes do Curso de Turismo FIH/UFVJM propuseram formas de elaboração e implementação de atividades remotas, considerando as infraestruturas disponíveis, a realidade socioeconômica, e as próprias habilidades dos docentes e discentes voltadas ao uso das tecnologias de informação e comunicação. Levou-se em conta, ainda, a sondagem feita com os discentes e docentes do curso, relativamente às condições para implantação do ensino remoto emergencial no Curso de Turismo e o cenário atual de grande evasão no curso. Em tempos da atual pandemia instaurada, há muitos desafios a serem sobrepostos no âmbito da educação como um todo. Nesse sentido, a realização semanal de transmissões ao vivo, online, tais como webinários, palestras e apresentações, inaugura uma nova fase de elaboração e implementação de novas metodologias de produção e disseminação do conhecimento. Diante do cenário de distanciamento social, configuram-se como uma forma de manter o vínculo dos discentes com o Curso de Turismo e, destarte, diminuir as possibilidades de evasão. A implementação deste projeto contribuirá com a formação de pessoas da UFVJM e de outras instituições, ao mesmo tempo em que favorecerá a capacitação do trade turístico e da população em geral em relação à compreensão do fenômeno turístico. As transmissões ao vivo também servirão para apresentar resultados de projetos de ensino, pesquisa e extensão, de maneira a estreitar os laços entre a comunidade da UFVJM e, possivelmente, estimular a formação de novas parcerias e propostas de trabalho. A divulgação dessas ações para a comunidade em geral é importante para a disseminação do saber científico e para o reconhecimento das ações desenvolvidas pela UFVJM. A utilização de plataformas e perfis sociais visa estabelecer uma ponte, de mão dupla, entre comunidade externa e universidade por meio de linguagem acessível e de livre acesso. A comunidade externa, através de comentários e respostas, poderá interagir com o conteúdo veiculado, fazendo perguntas, críticas e sugestões. Trata-se de um espaço que permitirá a troca de saberes, tendo em vista que algumas transmissões serão elaboradas para atender demandas e anseios demonstrados pelo público participante, assim como entrevistas poderão ser realizadas com atores do trade que irão expor suas experiências bem sucedidas. Assim, esta proposta alinha-se à política de extensão da UFVJM, pois permite que as populações sejam sujeitos do conhecimento e tenham acesso às informações produzidas pelas pesquisas, ou seja, promovendo a “democratização do conhecimento com a participação da comunidade” (UFVJM, 2009, p. 03). Trata-se de um projeto extremamente interdisciplinar, pois envolve tecnologias de informação e comunicação (TICs) para tratar de temas diversos relacionados ao turismo (meio ambiente, patrimônio, cultura, história, geografia, educação, etc.). Desse modo, o projeto tem aderência a quase todas as áreas temáticas e linhas de extensão da UFVJM. Não obstante, optou-se por enquadrar este projeto na área temática “Educação” e na linha de extensão “Turismo e desenvolvimento sustentável”.


Justificativa

Recentemente, o mundo foi confrontado por uma doença infecciosa, denominada COVID-19, causada por um RNA vírus disseminado a partir da região de Wuhan, na China (WU et al., 2020). Diferentes órgãos oficiais têm reforçado a importância de medidas de higiene e protocolos de segurança para a contenção do vírus (BRASIL, 2020), mas o distanciamento social tem sido a medida mais eficiente adotada mundialmente (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2020). Assim, desde março de 2020, mais de 210 mil estudantes de universidades públicas estavam com as aulas suspensas e muitas instituições começaram a propor atividades remotas (COSTA, 2020). De acordo com o relatório de avaliação da evasão no curso de turismo (UFVJM, 2021, p.51), considerando impactos e dificuldades percebidos, “o percentual de desistência/abandono de UC’s relatado pelos docentes foi de 35,7% (considerando as situações de cancelamento de disciplina, disciplinas não iniciada e/ou apenas iniciada)”. O mesmo relatório apontou que os principais motivos elencados que levaram os discentes a trancar o semestre ou a se desligar do curso são “a não adaptação ao ensino remoto, 22%; dificuldades relacionadas à saúde física e mental, 19%; e dificuldade de tempo para dedicar ao curso, 19% (UFVJM, 2021, p.51)”. Ainda segundo o relatório de avaliação da evasão no curso de turismo (UFVJM, 2021), algumas propostas foram apontadas por alunos e professores para modificar esse cenário, dentre as quais, a promoção de atividades interdisciplinares, palestras com profissionais de referência sobre a retomada do turismo pós-pandemia, realização de atividades integradas de avaliação entre componentes curriculares de um mesmo período, além de aulas mais dinâmicas e interativas. Portanto, a realização de maior quantidade de reuniões, encontros e eventos acadêmicos e científicos pelo curso, de forma online, surgem como indicativo de estratégia de ensino capaz de contribuir com a redução do abandono do curso, sugestão esta apresentada por discentes e docentes. Também ganha evidência a necessidade de maior integração entre professores e estudantes, por meio do desenvolvimento de atividades interdisciplinares que, além de contribuírem com o aprendizado dos discentes nas diversas áreas do Turismo, também podem agregar valor ao Curso como um todo e torná-lo mais visível e atrativo. Destaque deve ser dado para o semelhante projeto de extensão, desenvolvido entre setembro e dezembro de 2020, com transmissões online semanais de webinários (Lives) sobre temas emergentes do Turismo. O antigo projeto foi muito bem avaliado pelos alunos (UFVJM, 2021, p.58-59), tendo gerado no canal do YouTube mais de 3 mil visualizações, 1620 comentários, 381 curtidas e 144 novas inscrições (VARAJÃO, 2021). O projeto mencionado continuou gerando resultados positivos, sendo que diversos autores dos webinários organizaram um livro a partir das discussões dos webinários (MAGNANI et al., 2021). Tendo como base os modelos de comunicação pública de ciência e tecnologia propostos por Lewenstein (2003), pode-se inferir que a presente proposta se enquadra, de maneira híbrida, nos quatro modelos descritos pelo autor, a saber: modelo do déficit; modelo contextual; modelo do conhecimento leigo ou tradicional; e modelo de participação pública. O modelo de déficit pressupõe que existe uma lacuna, ou ausência de conhecimento que necessita ser suprido. O modelo contextual reconhece que os indivíduos não são meramente vasilhames vazios onde se despeja o conteúdo, mas que processam a informação de acordo com esquemas sociais e psicológicos derivados de experiências prévias. O modelo do conhecimento leigo é baseado na experiência de populações tradicionais sobre, por exemplo, história e práticas agrícolas de tribos indígenas ou comunidades quilombolas. Já o modelo de participação público é focado em uma série de atividades que visam engajar as pessoas em atividades, tais como feiras científicas e conferências, para fortalecer a confiança no saber científico. Segundo Massarani e Moreira (2016, p. 1577), “ainda há um longo caminho a percorrer, a fim de oferecer aos brasileiros uma comunicação científica e tecnológica abrangente e de qualidade, bem como alcançar um nível adequado de apropriação social do conhecimento sobre ciência e tecnologia”. Segundo os autores, são três os desafios principais: o primeiro é alcançar a população como um todo; a implementação de políticas públicas para estimular a comunicação científica é o segundo desafio; e o terceiro é melhorar a qualidade da comunicação veiculada. Tendo em vista a necessidade de aumentar o engajamento social e expandir a comunicação científica, é indispensável investir em meios de comunicação de massa, como a internet e as redes sociais (MASSARANI; MOREIRA, 2016). Segundo Medaglia (2017), embora diversas pesquisas tenham sido realizadas por docentes da UFVJM, sobre Diamantina, o conhecimento gerado ainda é pouco utilizado pela comunidade externa e o trade turístico. A pesquisa sobre a demanda turística, por exemplo, conduzida entre 2009 e 2014, poderia ser utilizada como suporte para indicar caminhos para o desenvolvimento do turismo. Todavia, não obteve o impacto esperado, devido à “linguagem técnica usada nos relatórios e pela falta de proximidade ainda presente entre universidade e comunidade” (MEDAGLIA, 2017, p. 09). É fundamental que o conhecimento produzido na universidade seja amplamente socializado (WERNECK, 2002). A imprensa não pode assumir sozinha o encargo de educar a sociedade sobre a relevância da ciência; a comunidade científica deverá deixar de apenas delegar a disseminação do saber científico para imprensa em ordem de vencer o abismo entre a população em geral (ESCOBAR, 2018).


Objetivos

Objetivo geral Promover debates, palestras e seminários, transmitidos ao vivo por meio de plataformas de comunicação, abordando temas emergentes do turismo e apresentando resultados de projetos de pesquisa, extensão e ensino para a divulgação científica e para a formação de recursos humanos. Objetivos específicos - Realizar transmissões ao vivo, entre os meses de fevereiro e agosto de 2022, tendo como alvo a comunidade acadêmica, o trade turístico e a população em geral. - Planejar e organizar webinários, palestras e debates abordando temas emergentes do turismo. - Disponibilizar parte dessas atividades na internet para acesso livre e contínuo do público interessado. - Socializar resultados e informações sobre os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no âmbito do curso de turismo. - Contribuir com o processo de formação dos bacharéis em turismo da UFVJM e de outras Instituições de Ensino Superior, valorizando a integralidade da visão humanista e os princípios ético-profissionais envolvidos; - Oportunizar aos discentes a participação em Atividades Complementares à sua formação, fortalecendo os vínculos com a UFVJM e minando a evasão. - Promover o ensino, a pesquisa e a extensão com foco na produção e no compartilhamento do conhecimento em Turismo voltado à transformação das diversas realidades socioespaciais e ao desenvolvimento do Turismo no país e no mundo, estimulando a potencialidade turística regional, suas identidades culturais e os arranjos produtivos locais; - Influenciar positivamente o mercado e o trade turístico; - Propiciar a integração entre docentes, discentes, técnicos, egressos, profissionais da área e a população em geral.


Metas

- Promover no mínimo treze webinários, com frequência semanal. - Contribuir para a formação e qualificação de ao menos 30 estudantes de graduação, além de 30 pessoas da comunidade externa. - Alcançar no mínimo a média de 30 espectadores por webinário. - Estimular que todos os webinários tenham engajamento e participação efetiva dos espectadores, com no mínimo 10 curtidas e 20 comentários.


Metodologia

Pretende-se realizar as transmissões semanais ao vivo pelo Canal do YouTube “Turismo ConsCiência”, Google Meet ou Instagran, entre fevereiro e agosto de 2022. A divulgação da programação e interação com o público será feita por meio das redes sociais Instagram, WhatsApp e Facebook, além do chat e dos comentários do YouTube. Todos os conteúdos serão gratuitos e com livre acesso. As redes sociais serão um canal de comunicação e interação com o público. Haverá enquetes para sondar temas do interesse da comunidade para serem abordados, assim como poderão ser sugeridas pessoas para exporem práticas e casos de sucesso relacionados ao turismo e seus temas fronteiriços. Trata-se de um espaço que permitirá a troca de saberes, tendo em vista que algumas transmissões serão elaboradas para atender demandas e anseios demonstrados pelo público participante, assim como entrevistas poderão ser realizadas com atores do trade que irão expor suas experiências bem sucedidas. A identidade dos usuários que participarem das enquetes será sigilosa, sendo apresentado ao público somente o resultado agregado das consultas. A participação do público neste projeto é livre, assim como as manifestações por meio de comentários. A operação das transmissões será realizada pela coordenação deste projeto por meio dos programas livres Open Broadcaster Software (OBS), Skype, Instagram e Google Meet. O material e a arte de divulgação serão elaborados por meio das plataformas Canva (www.canva.com) e Adobe Spark (spark.adobe.com). O coordenador do projeto realizará uma capacitação para a equipe do projeto poder trabalhar com essas plataformas. Próximo do término de cada transmissão, os participantes serão convidados a preencher um formulário eletrônico que será utilizado para confirmar a presença dos mesmos. Este mesmo formulário será o meio utilizado para registrar a presença do público e subsidiar a análise do perfil dos participantes, como faixa etária e principal ocupação (estudante de graduação ou pós-graduação, docente, técnico, profissional da área de turismo, profissional de outra área, outros). As plataformas de transmissão fornecem dados do público, tais como número de espectadores, número de curtidas e descurtidas, além dos comentários. Esses indicadores servirão para o acompanhamento e avaliação da efetividade do projeto; sendo realizadas avaliações parciais mensais pela equipe do projeto e uma avaliação final para elaboração do relatório. Os docentes do curso de turismo serão convidados a propor temáticas e convidados para cada transmissão, tentando contemplar os anseios manifestados pela comunidade por meio das redes sociais. Os discentes envolvidos no projeto também irão propor temas relacionados ao turismo e serão realizadas enquetes com todos os alunos do curso, por meio das redes sociais e e-mail, para receber sugestões de temas a serem abordados nas transmissões e plataforma digital de preferência para a realização das mesmas.


Referências Bibliográficas

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. COVID-19 Painel Coronavírus. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em: 18 de jul. de 2020. COSTA, C. Universidades públicas retomam suas aulas de forma remota. Jornal O Globo. Rio de Janeiro/RJ, 14 jul. 2020. Seção Sociedade, p. 9. ESCOBAR, H. Divulgação científica: faça agora ou cale-se para sempre. Revista Eletrônica de Jornalismo Científico – Com Ciência. Dossiê Divulgação Científica, n. 197, abr. 2018. Disponível em: < http://www.comciencia.br/divulgacao-cientifica-faca-agora-ou-cale-se-para-sempre/>. Acesso em 18 jul. 2020. LEWENSTEIN, B. V. Models of Public Communication of Science & Technology. Version: 16 June 2003, p. 1-7. Disponível em: < https://ecommons.cornell.edu/bitstream/handle/1813/58743/Lewenstein.2003.Models_of_communication.CC%20version%20for%20Cornell%20eCommons.pdf?sequence=3&isAllowed=y>. Acesso em: 18 de jul. de 2020. MAGNANI, M. C. O.; FERREIRA, M. L. S.; HELENO, C. T.; VARAJÃO, G. F. D. C.; SCALCO, R. F.; MARTINS FONSECA, V. Turismo ConsCiência: diálogos em tempos de pandemia. Diamantina: UFVJM, 2021. MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C. Science communication in Brazil: A historical review and considerations about the current situation. Anais da Academia Brasileira de Ciências, n. 88, v. 3, p. 1577-1595, 2016. MEDAGLIA, J. Os desafios do uso qualificado da informação em Turismo: o caso da pesquisa de demanda turística real de Diamantina/MG. 2017. 200 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017. UFVJM. Relatório Técnico: Avaliação da Evasão no Curso de Turismo da UFVJM durante o ensino remoto. Faculdade Interdisciplinar em Humanidades. Curso de Turismo. Comissão responsável pelo mapeamento da evasão no curso de Turismo da UFVJM, durante o ensino remoto.Portaria/FIH nº 37, de 28 abril de 2021. Diamantina, 2021. VARAJÃO, G. F. D. C. Webinários do Curso de Turismo da UFVJM: a experiência de um projeto de extensão desenvolvido durante a pandemia, em 2020. In: MAGNANI, M. C. O.; FERREIRA, M. L. S.; HELENO, C. T.; VARAJÃO, G. F. D. C.; SCALCO, R. F.; MARTINS FONSECA, V (Orgs.). Turismo ConsCiência: diálogos em tempos de pandemia. Diamantina: UFVJM, 2021. p. 21 a 38. WERNECK, E. F. E por falar em ciência... no rádio! In: MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C. (Orgs). Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Fórum de Ciência e Cultura, 2002. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus disease (COVID-19) advice for the public. Disponível em: <https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public>. Acesso em 18 jul. 2020. WU, F., ZHAO, S., YU, B. et al. A new coronavirus associated with human respiratory disease in China. Nature, n. 579, p. 265–269, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1038/s41586-020-2008-3>. Acesso em 19 jul. 2020.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade ocorrerá em via dupla. A comunidade acadêmica, por um lado, apresentará resultados de pesquisas e conceitos formulados no âmbito da universidade, enquanto convidados e espectadores dos webinários terão a oportunidade de partilhar observações e conhecimentos tácitos adquiridos por meio do exercício profissional. Nesse sentido, há o estímulo para a interação da comunidade acadêmica (docentes, técnicos e discentes) para disseminar o conhecimento científico e interagir com a comunidade externa. Por outro lado, alguns membros da comunidade externa poderão ser convidados a participar como protagonistas nos webinários, expondo as experiências práticas do trade turístico e/ou da atuação em instituições públicas ligadas ao turismo, permitindo um debate rico sobre temas atuais e o mercado de trabalho dos futuros profissionais da área. Nesse sentido, a comunidade acadêmica poderá também se manifestar, expor suas considerações e dúvidas sobre os assuntos expostos. Assim, será possível essa troca entre os saberes e experiências da comunidade acadêmica e a sociedade, baseando-se na complementaridade entre estes tipos de conhecimento (prático e teórico).


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Os estudantes de turismo da UFVJM interessados em participar do projeto serão envolvidos em todas as etapas, possibilitando aos mesmos um conhecimento sobre a elaboração de projeto, elaboração de relatórios, divulgação de eventos e a realização de webinários. A formação interdisciplinar do curso de turismo e demais cursos da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades favorece a abordagem de temas e conteúdos relacionados à história, geografia, patrimônio, cultura, arte, trabalho, meio ambiente e turismo. Assim, esta será uma oportunidade de aprender mais, por em prática, empreender e criar a partir das ações de ensino, além de poder devolver à sociedade o aprendizado adquirido de forma prática. É preciso destacar que o projeto promove a interdisciplinaridade, uma vez que os debates tratarão de temas transversais e emergentes que perpassam diversas unidades curriculares do curso de Turismo. Assim, espera-se promover articulações possíveis com os professores das diversas disciplinas do curso no sentido de integrar as ações e temas dos webinários com conteúdos trabalhados em sala de aula, visando fomentar a articulação da extensão com o ensino e a pesquisa.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Os resultados dos projetos desenvolvidos pela UFVJM (ensino, pesquisa e extensão) serão divulgados pelas plataformas virtuais, por meio dos webinários. Nesse sentido, práticas de ensino serão compartilhadas com amplo público e o resultado de pesquisas serão socializados, rompendo destarte os muros da universidade. Ademais, nas etapas previstas no projeto também está sendo pensada a articulação e a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e extensão, uma vez que os webinários propostos serão realizados nos horários das aulas, articulados às disciplinas e ampliando o olhar dos discentes e docentes sobre temas atuais, emergentes e interdisciplinares do turismo, favorecendo, assim, a integração entre extensão e ensino. Além disso, muitos temas tratados nos webinários são fruto de ações e projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no âmbito do curso de turismo da UFVJM. Ao mesmo tempo, os discentes terão a oportunidade debater temas e conteúdos aprendidos em ações de ensino, pesquisa e extensão, demonstrando seus conhecimentos e experiências em projetos, estágios e em unidades acadêmicas, enriquecimento as ações a serem desenvolvidas.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A participação no projeto permitirá ao estudante dominar técnicas de TICs, a serem ensinadas pelos coordenadores do projeto. O envolvimento na elaboração de temas será de grande valia para a formação discente, tendo em vista que envolverá contínua pesquisa e estudo sobre os assuntos tratados. A participação dos discentes do curso de Turismo da UFVJM neste projeto irá proporcionar aos mesmos uma experiência acadêmica complementar, já que irão aprender formas de lidar com o público, aprimorar técnicas de comunicação, técnicas de realização de eventos virtuais, divulgação, entre outras metodologias de grande importância para a formação acadêmica. Este projeto também facultará ao grupo de discentes envolvidos um maior conhecimento sobre a região em que estão inseridos, sobre sua história e cultura, sobre o turismo e os temas interdisciplinares a serem debatidos, incentivando o pensamento crítico dos mesmos, imprescindível para sua formação acadêmica e profissional.


Impacto e Transformação Social

Diversos temas abordados nos webinários contribuirão para a disseminação de melhores práticas para o trade turístico. Profissionais do turismo terão a oportunidade de se qualificar, ou atualizar os seus conhecimentos, uma vez que os eventos ocorrerão de forma online e ficarão disponíveis na web para amplo acesso. Alguns webinários abordarão temas candentes e que estão em voga, de modo que pessoas que atuam há muito tempo no segmento poderão acessar temáticas inexistentes em currículos acadêmicos mais antigos. Nesse sentido, espera-se que os profissionais atuais, assim como os atuais estudantes e futuros turismólogos, possam contribuir para transformar a sociedade por meio do seu exercício profissional, embasado em conhecimentos e evidências científicas. Assim, espera-se que esses webinários aconteçam com ampla participação do corpo docente e discente do Curso de Turismo, mas que conte também com a participação e a interlocução entre a comunidade acadêmica, o trade turístico e os órgãos públicos ligados à esta área, proporcionando assim um locus para o surgimento de discussões, debates e possibilidades de futuras parcerias entre todos estes agentes envolvidos.


Divulgação

Plataformas do YouTube, Facebook e Instagram da rede mundial de computadores (world wide web).


Público-alvo

Descrição

Docentes e técnicos de outras instituições de ensino, ou de órgãos executivos do poder público

Descrição

Profissionais da área de turismo

Descrição

Pessoas ligadas à ONGs ou Associações

Descrição

Discentes de outras instituições de ensino

Descrição

Público que não se enquadram nessas outras categorias

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 171 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração do Projeto, Cadastro e relatórios

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Capacitar a equipe para elaborar arte de divulgação para as redes sociais (YouTube Thumbnail, Instagram e Facebook) e templates temas das transmissões.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Definir tema, contatar palestrantes (obter mini currículo), elaborar texto descritivo para divulgação.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaborar arte de divulgação e Stories para as redes sociais (YouTube, Instagram e Facebook).

Carga Horária 12 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaborar template tema da transmissão

Carga Horária 10 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Fazer pré-teste da transmissão usando OBS, Skype ou Meet.

Carga Horária 15 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração do formulário e registro online de frequência dos participantes.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realizar a Transmissão usando OBS, Skype ou Meet.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Reuniões periódicas de acompanhamento e avaliação do projeto