Detalhes da ação

Clínica de atendimento a pessoas que tenham lesões bucais e sistêmicas com comprometimento bucal

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000038

Tipo da Ação

Prestação de Serviço

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

02/02/2022

Data Fim

31/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

ana terezinha marques mesquita

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Resumo

Este projeto de extensão propõe-se a realizar o atendimento de pacientes oriundos da Macrorregião do Jequitinhonha que apresentem lesões bucais e alterações sistêmicas com manifestação bucal. A Clínica de Estomatologia da UFVJM proporciona desde o diagnóstico precoce até o tratamento final e acompanhamento. O projeto conta com a participação de alunos de graduação, pós-graduação e professores, promovendo a interação e a troca de experiências na área.


Palavras-chave

estomatologia, câncer bucal, lesões de boca, mucosa oral, doenças sistêmicas


Introdução

A cavidade oral é sede de inúmeras alterações patológicas, tanto nos tecidos moles como nos tecidos mineralizados. O diagnóstico de uma variedade de lesões do sistema estomatognático é uma prática essencial na Odontologia. Com o intuito de atender a demanda de pacientes com lesões bucais na Macrorregião do Jequitinhonha, a Clínica de Estomatologia da UFVJM iniciou seus atendimentos em 1994 e, desde então, mais de 4.800 pacientes já passaram por atendimento neste centro. Além disso, a Clínica de Estomatologia é um centro de referência no vale do Jequitinhonha para o diagnóstico e tratamento ambulatorial de lesões orais, prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal, bem como no diagnóstico de doenças sistêmicas com manifestação oral. O cirurgião dentista (CD) deve estar atento às condições médicas que se apresentam como primeira manifestação na boca, além de conhecer suas manifestações fora da cavidade oral, cabendo a ele ter habilidade e conhecimento para suspeitar de desvios da normalidade, para que um diagnóstico apropriado seja realizado e qualquer tratamento necessário iniciado. Sendo assim, o CD tem papel importante no diagnóstico precoce de doenças que são potencialmente fatais ou que produzam séria morbidade, obtendo desta forma uma melhor condição de tratamento para o paciente. O câncer bucal apresenta destaque dentre as patologias bucais que devem ser diagnosticadas pelo CD, sendo sua detecção precoce um fator primordial no sucesso do tratamento. O tratamento de lesões malignas em estágios iniciais representa um custo infinitamente menor para o paciente e para a sociedade como um todo. Desta forma, torna-se de suma importância a formação de profissionais que tenham orientação teórico-prática na área de Estomatologia desde o início de sua formação acadêmica. O CD deve estar habilitado a reconhecer desvios da normalidade na cavidade oral e estruturas anexas, possibilitando o adequado encaminhamento do paciente a profissionais habilitados no tratamento dessas lesões. Sendo assim, o presente projeto, visa o treinamento do acadêmico na área de Estomatologia, realizando o diagnóstico e tratamento de pacientes portadores de lesões bucais e estruturas anexas, além da promoção da prevenção do câncer bucal.


Justificativa

As lesões orais apresentam uma prevalência importante na população em geral e no Vale do Jequitinhonha, sendo elas decorrentes de infecções, hábitos nocivos (tabagismo, etilismo, exposição solar) e condições sanitárias precárias. Dessa forma, a presença de um serviço de Estomatologia na região torna-se imprescindível para facilitar o acesso ao atendimento destes pacientes, visando melhora na qualidade de vida dos mesmos.


Objetivos

1 - Atendimento de pacientes com alterações/lesões na boca e estruturas anexas, proporcionando aumento da qualidade de vida destes. 2- Aprimoramento do ensino da área de Estomatologia para alunos de graduação e pósgraduação, os quais vivenciarão situações de diagnóstico, procedimentos de biópsia e tratamento medicamentoso e/ou cirúrgico de patologias bucais. 3 - Diagnóstico e tratamento de patologias de mucosa oral e do complexo maxilofacial. 4 - Prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal e de outras neoplasias malignas da região maxilofacial. 5- Obtenção de produção técnica e intelectual gerada como produto do atendimento entre pacientes e alunos de graduação e pós-graduação


Metas

1- Promover diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com lesões bucais. 2- Produzir material didático a partir dos casos clínicos vivenciados. 3- Selecionar e elaborar material para apresentação em eventos de divulgação científica. 4- Produzir artigos científicos para publicação em revistas científicas da área. 5- Proporcionar um conhecimento aprofundado em Estomatologia aos alunos da graduação e pós-graduação.


Metodologia

1) Durante o atendimento de pacientes com lesões no complexo maxilofacial serão realizados os seguintes procedimentos: - Exame clínico: - Anamnese: (identificação: logo após a identificação, o paciente será convidado a ler o termo de consentimento livre e esclarecido existente no prontuário clínico; e caso esteja de acordo, irá assinar o prontuário. Queixa Principal, História da Doença Atual, ´Hábitos (tabagismo, etilismo, outros); História Familiar, História Médica Pregressa); - Exame físico geral; Exame físico regional; Palpação das cadeias linfáticas; Exame clínico intra-oral; Características clínicas da lesão da queixa principal. Durante os atendimentos os alunos serão supervisionados pelos professores da área de Estomatologia e Cirurgia Oral, sendo discutidas as necessidades de outros exames complementares (radiografias, tomografias, ultrassonografias, ressonância magnética, exames laboratoriais), elaboração das hipóteses diagnósticas, diagnóstico final e as condutas terapêuticas em cada caso. - Biopsia incisional, biopsia excisional, punção por aspiração, citologia exfoliativa. - O paciente receberá informações sobre os procedimentos para diagnóstico, tratamentos, informações sobre a doença que o afetou, bem como as formas de preveni-la, quando for o caso. Todas as etapas do exame clínico serão realizadas de forma criteriosa, independente da queixa principal, com a finalidade de conscientizar os estudantes a terem uma visão da saúde geral do paciente, a identificar lesões pré-malignas, bem como a reconhecer outras alterações além da queixa principal. Todas as informações obtidas durante o exame clínico serão anotadas no prontuário. Além disso, serão realizadas fotografias da lesão (de forma a não identificar o paciente). Ao final do atendimento o aluno irá descrever a evolução e conduta daquele caso e, em seguida, o professor irá conferir se o prontuário foi correta e completamente preenchido. 2) Preparar os casos mais relevantes para apresentação em congressos, seminários e encontros na área de Estomatologia, Patologia, Cirurgia e Clínica. 3) Preparar os casos mais relevantes para publicação em revistas técnico-científicas.


Referências Bibliográficas

Silveira, H.A., Panucci, B.Z.M., Silva, E.V. Mesquita ATM, León, JE.. Microscopical Diagnosis of Oral Leishmaniasis: Kinetoplast. Head and Neck Pathol 15, 1085–1086 (2021). https://doi.org/10.1007/s12105-021-01304-w de Andrade BAB, Fonseca FP, Pires FR, Mesquita ATM, Falci SGM, dos Santos Silva AR, Vargas PA, Jorge J, de Almeida OP. Hard palate hyperpigmentation secondary to chronic chloroquine therapy: report of five cases.J Cutan Pathol 2013. p1-6. Leonel ECF, Vieira EH, Gabrielli MAC. Análise retrospectiva da incidência, diagnóstico e tratamento das lesões bucais encontradas no Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Faculdade de Odontologia de Araraquara- - UNESP. Rev Paul Odontol. 2002;24(3):18-22. Neville BW, Damm DD, Allen CM, Bouquot JE. Patologia oral e maxilofacial. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2009 DRINNAN, A.J. Medical conditions of importance in dental practice. Int. Dent. J., v. 40, p. 206-10, 1990. WHO Classification of Head and Neck Tumours IARC, Lyon, 2017. Sivermann, Eversole, Truelove. Fundamentos de Medicina Oral, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. Marcelo Cavalcanti. Diagnóstico por Imagem da Face. Editora Santos, 2009. www.estomatologia.com.br https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Os pacientes atendidos na Clínica de Estomatologia da UFVJM receberão instruções de saúde bucal e exame clínico no intuito de prevenir o câncer bucal, diagnosticar lesões bucais e esclarecer acerca de variações da normalidade que eventualmente podem ser fonte de preocupação para estes pacientes. Em contrapartida, os alunos de graduação, pós-graduação e professores poderão discutir e compreender a complexidade das etapas de diagnóstico e tratamento das doenças bucais e doenças sistêmicas com manifestação bucal, buscando a atuação baseada em evidências científicas. Desta forma, o ensino da Estomatologia pode ser aprimorado proporcionando aos membros participantes a possibilidade de vivenciar a prática do reconhecimento, diagnóstico e elaboração de um plano de tratamento para pacientes com doenças bucais diversas.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O estudo da Estomatologia é fundamental para a formação profissional do cirurgião-dentista (CD), dado a magnitude da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que se manifestam no aparelho estomatognático. Além de atentar- se para o diagnóstico e o devido encaminhamento ao médico, de doenças sistêmicas que possam apresentar manifestação na boca ou que possam exercer alguma influência ou interação negativa com o tratamento odontológico. Desse modo o CD, também, deve estar atento a lesões bucais que podem ser um indício da presença de doenças sistêmicas ou decorrentes de tratamento oncológico, por exemplo. Tais fatos demonstram a importância da Estomatologia dentro da Odontologia e sua atuação no tratamento multidisciplinar dos pacientes. Além disso, conscientizar o CD da importância de se ter uma visão de saúde geral do paciente, independente da queixa principal apresentada.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Além de buscar a aproximação com a comunidade, este projeto contempla o diagnóstico e tratamento do indivíduo com lesões bucais, o que possibilita o relacionamento dos membros do projeto com uma equipe multidisciplinar. Dessa forma, os acadêmicos aprendem a trabalhar em equipe e visualizar o paciente como um todo e não apenas uma boca a ser tratada. Os participantes do projeto devem realizar a promoção de saúde, orientando os pacientes quanto ao malefício do fumo, álcool, exposição excessiva ao sol, da importância de uma boa higiene e saúde bucal, da integridade dos dentes e aparelhos protéticos, os benefícios da alimentação balanceada, orientações quanto à importância e técnica de autoexame bucal a fim de se evitar o aparecimento de inúmeras patologias. Os casos clínicos acompanhados podem gerar produção intelectual em forma de artigos científicos, material para apresentação em eventos de divulgação científica e servir como material de apoio para as aulas. Além disso, as informações contidas nos prontuários dos pacientes são uma fonte rica para a realização de levantamentos epidemiológicos e pesquisas no âmbito da graduação (trabalhos de conclusão de curso) e pós-graduação (dissertações e teses).


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O presente projeto proporciona ao graduando uma imersão na prática do atendimento clínico em Estomatologia. Durante sua atuação no projeto, ele aprimora sua capacidade de reconhecer as alterações do complexo estomatognático, instrui os pacientes quanto à saúde bucal e geral, e interage com os professores e alunos da pós-graduação na discussão de casos clínicos. Além disso, pode gerar trabalhos de conclusão de curso aos graduandos.


Impacto e Transformação Social

Este projeto busca a aproximação com a comunidade da Macrorregião do Jequitinhonha, visando promoção de saúde, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com lesões bucais e doenças sistêmicas com manifestação bucal. A Clínica de Estomatologia da UFVJM tem um impacto social importante no Vale do Jequitinhonha por contribuir com a melhora da saúde oral, prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal. Tais ações resultam na melhora da qualidade de vida das pessoas atendidas e as auxiliam na sua inserção social no meio em que vivem.


Divulgação

As ações deste projeto de extensão serão divulgadas no site da UFVJM e grupos de comunicação da comunidade acadêmica (WhatsApp).


Informações Complementares

Os membros participantes deste projeto serão alunos da graduação e pós-graduação, professores e técnicos administrativos, os quais destinarão 8 horas semanais da sua carga de trabalho ao projeto.


Propriedade(s) Intelectual

Artigos científicos, apresentação em congressos locais, regionais, nacionais e internacionais na área de Estomatopatologia.e/ou ciências da saúde.

Público-alvo

Descrição

Pessoas provenientes do município de Diamantina e Macrorregião do Jequitinhonha que são encaminhadas por profissionais de saúde da região ou que procuram diretamente a Clínica de Estomatologia da UFVJM, para diagnóstico e tratamento de diversas doenças bucais, bem como o diagnóstico de doenças sistêmicas com repercussão bucal. É importante informar que pacientes de municípios de outras regiões circunvizinhas ao Vale do Jequitinhonha tem sido encaminhados e por isso, eles também serão atendidos nesta clínica

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Araçuaí - MG

Município

Gouveia - MG

Município

Carbonita - MG

Município

Capelinha - MG

Município

Chapada do Norte - MG

Município

Minas Novas - MG

Município

Turmalina - MG

Município

Itamarandiba - MG

Município

Leme do Prado - MG

Município

Couto de Magalhães de Minas - MG

Município

Datas - MG

Município

Serro - MG

Município

Felício dos Santos - MG

Município

José Gonçalves de Minas - MG

Município

Presidente Kubitschek - MG

Município

São Gonçalo do Rio Preto - MG

Município

Senador Modestino Gonçalves - MG

Município

Francisco Badaró - MG

Município

Jenipapo de Minas - MG

Município

Virgem da Lapa - MG

Município

Aricanduva - MG

Município

Veredinha - MG

Município

Rio Vermelho - MG

Município

Sabinópolis - MG

Município

Alvorada de Minas - MG

Município

Presidente Juscelino - MG

Município

Conceição do Mato Dentro - MG

Município

Santo Antônio do Itambé - MG

Município

Coluna - MG

Município

Serra Azul de Minas - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 640 h

Carga Horária 640 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Atendimento clínico de pacientes portadores de lesões bucais e manifestações bucais de doenças sistêmicas. Quando devidamente indicados serão realizados os seguintes procedimentos: biópsias, solicitação de exames complementares, sialometria, laserterapia, escleroterapia e prescrição medicamentosa. Os pacientes receberão esclarecimentos sobre o diagnóstico, tipo de tratamento, bem como informações sobre o fator etiológico e prevenção daquela doença que o afetou. Todos os casos clínicos serão documentados (de forma a não identificar o paciente), por meio de uma câmera digital, com a finalidade de preparação de material didático a ser utilizado durante as aulas na graduação e pós-graduação, seleção dos casos interessantes para elaboração de resumos para apresentação em Congressos, bem como para a confecção de artigos científicos.