Visitante
Desenvolvimento e difusão de técnicas de construção sustentáveis com solo na Ocupação Vitória
Sobre a Ação
202203000040
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
01/10/2024
31/03/2026
202104000015 - Programa de Extensão Popular na Ocupação Vitória
Dados do Coordenador
bernat vinolas prat
Caracterização da Ação
Ciências Sociais Aplicadas
Tecnologia e Produção
Direitos Humanos e Justiça
Desenvolvimento tecnológico
Local
Não
Sim
Sim
Fora do campus
Tarde
Sim
Redes Sociais
aa
Membros
Este projeto de 18 meses difunde técnicas de construção sustentável com solo, incluindo adobe, solo-cimento e solo-cimento de alto desempenho como soluções para melhorias de infra-estrutura na Ocupação Vitória, uma comunidade urbana periférica de Diamantina-MG. O projeto surge da demanda dessa comunidade em busca por condições dignas de moradia. Ele também se conecta a outros projetos e ações de extensão que vêm sendo desenvolvidos no território, portanto parte-se de um diagnóstico já realizado.
PROEXT-PG; Solo-cimento; construção sustentável; autoconstrução; impacto social; tecnologia social; educação popular
O projeto é parte de um processo permanente de interação dialógica entre a universidade e a comunidade que busca colocar o ensino, a pesquisa e a extensão a serviço do desenvolvimento comunitário, construindo-se espaços de educação popular e desenvolvimento de tecnologia social. Nesta interação, por se tratar de uma ocupação urbana negligenciada pelo poder municipal em diversos aspectos, ganha destaque a questão da própria urbanização e infraestrutura básica. Especificamente, portanto, a proposta de "Desenvolvimento e difusão de técnicas de construção sustentáveis com solo na Ocupação Vitória" busca apoiar a comunidade na melhoria das condições de moradia e de infraestrutura comunitária. Por meio da difusão técnicas de construção sustentável que utilizam recursos locais como o adobe, solo-cimento e solo-cimento de alto desempenho, este projeto visa empoderar as comunidades para que elas possam realizar intervenções em áreas coletivas e de uso comum, como a pavimentação de espaços externos, melhoria da cozinha comunitária, e áreas dedicadas às atividades educacionais. As técnicas promovidas pelo projeto têm a vantagem de serem economicamente vantajosas, de baixo impacto ambiental e de fácil aplicação, criando soluções que atendem simultaneamente aos três pilares da sustentabilidade: econômico, ambiental e social. Economicamente, o uso de materiais locais e técnicas de baixo custo reduz significativamente os gastos com infraestrutura, promovendo autonomia e reduzindo a dependência de recursos externos. Ambientalmente, o projeto apoia práticas que minimizam a degradação ambiental, utilizando recursos naturais de maneira responsável e sustentável. Socialmente, fortalece a coesão comunitária ao engajar os residentes em processos de construção colaborativos, promovendo a transmissão de conhecimento e habilidades práticas que podem ser perpetuadas e adaptadas conforme as necessidades da comunidade evoluem. Essencialmente, este projeto não só transforma espaços físicos, mas também fortalece a capacidade da comunidade de Ocupação Vitória de moldar seu próprio desenvolvimento sustentável, pavimentando o caminho para intervenções similares em outras regiões. Além disso, ao integrar ensino, pesquisa e extensão, a iniciativa se estabelece como um modelo replicável de tecnologia social, capaz de gerar impacto significativo e duradouro.
O presente projeto é um importante passo para o desenvolvimento comunitário através das ações de pesquisa e extensão que estão sendo realizadas neste território desde 2021, quando a pandemia da Covid-19 impulsionou mais fortemente a ocupação por famílias em situação de extrema vulnerabilidade. Neste processo, as famílias ergueram barracos de lona para se abrigar e buscaram soluções coletivas para sanar problemas estruturais, como a instalação de banheiro comunitário e cozinha comunitária. Com o passar do tempo, as famílias conseguiram melhorar as condições de suas moradias, ainda que precárias quanto à qualidade dos materiais empregados e do acabamento. Parte considerável das moradias foi feita utilizando-se placas de concreto, conhecidas como “placa-de-muro”, e com cobertura de telhas de fibrocimento. Apesar de conferir maior proteção do que a lona, as famílias relatam baixo conforto térmico. Os espaços coletivos, embora tenham perdido sua função original mais urgente, são hoje ambientes fundamentais para a manutenção do sentido de coletivo, pois reúnem a comunidade para tomadas de decisão, comemorações e realização de atividades educativas, de saúde e culturais proporcionadas também pelos parceiros, como as ações extensionistas. Esses espaços, assim como as ruas da comunidade carecem de infra-estrutura básica. Não há qualquer tipo de calçamento, o que faz com que as ruas fiquem intransitáveis nos períodos de chuva. Além do transtorno às famílias e do extenso trabalho de manutenção, essa situação aumenta a vulnerabilidade, pois impede a chegada de ambulâncias e outros serviços importantes. Esse é o contexto com o qual o projeto pretende contribuir. Através da difusão de técnicas como adobe (Minke, 2015), solo-cimento (Grande, 2013) e solo-cimento de alto desempenho (de Carvalho et al., 2023) , o projeto não apenas contribui para melhorar a infraestrutura comunitária, mas também promove a autonomia local, alinhando-se diretamente com vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU (Cruz et al., 2022): Objetivo 1: Erradicação da Pobreza - Ao reduzir os custos de infraestrutura através do uso de materiais locais e técnicas de baixo custo, o projeto contribui para aliviar a pobreza ao possibilitar que recursos limitados sejam melhor aproveitados. Objetivo 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura - A implementação de técnicas inovadoras de construção sustentável representa um avanço na criação de infraestrutura resiliente e sustentável que pode ser replicada em outras comunidades carentes, promovendo inovação acessível. Objetivo 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis - Ao capacitar os moradores da Ocupação Vitória para melhorar e manter suas próprias infraestruturas, o projeto promove comunidades urbanas mais sustentáveis e inclusivas. Objetivo 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima - Utilizando materiais locais e técnicas que reduzem significativamente a pegada de carbono das atividades de construção, o projeto contribui diretamente para esforços de mitigação das mudanças climáticas. Objetivo 17: Parcerias e Meios de Implementação - A colaboração entre universidades, organizações não governamentais e a própria comunidade é vital para a troca de conhecimentos e experiências, garantindo a sustentabilidade e a eficácia das intervenções propostas. Este projeto não apenas atende às necessidades imediatas de melhoria da qualidade de vida na Ocupação Vitória, mas também serve como um modelo de como a integração de conhecimento técnico, colaboração comunitária e recursos locais pode resultar em soluções sustentáveis de longo prazo. Além disso, promove uma cultura de construção e manutenção que valoriza práticas sustentáveis, responsabilidade comunitária e autogestão, aspectos cruciais para o empoderamento e o desenvolvimento contínuo de comunidades em situação de vulnerabilidade.
O Objetivo Principal é difundir na comunidade da Ocupação Vitória técnicas sustentáveis de construção utilizando solo para promover melhorias infraestruturais comunitárias e fomentar a autossuficiência local. Os objetivos específicos são: Difusão de Conhecimento: Ensinar técnicas variadas de construção com solo, incluindo adobe, solo-cimento e solo-cimento de alto desempenho, através de oficinas práticas e criação de material didático. Melhoria da Infraestrutura Comunitária: Realizar intervenções em áreas de uso comum da Ocupação Vitória, como pavimentação de espaços externos e melhorias em instalações comunitárias, aplicando os conhecimentos adquiridos nas oficinas. Sustentabilidade e Replicabilidade: Desenvolver materiais educativos como vídeos e documentos que possam ser utilizados para replicar as técnicas aprendidas em outras comunidades, promovendo práticas sustentáveis e autonomia em outras regiões.
Meta 1- Desenvolvimento de Material Didático: Descrição: Criar e disponibilizar conjuntos completos de material didático abrangendo adobe, solo-cimento e solo-cimento de alto desempenho. Prazo: Concluir esta meta nos primeiros cinco meses do projeto. Meta 2 - Realização de Oficinas Práticas: Descrição: Conduzir 10 oficinas práticas, abordando as técnicas de construção sustentável com solo, com a participação ativa dos moradores da Ocupação Vitória. Prazo: Realizar uma oficina por mês, iniciando no sexto mês e continuando até o décimo quinto mês do projeto. Meta 3 - Intervenções em Infraestrutura Comunitária: Descrição: Aplicar as técnicas aprendidas para melhorar áreas comuns da Ocupação Vitória, incluindo a pavimentação de espaços e a melhoria de instalações comunitárias. Prazo: Iniciar intervenções após a terceira oficina e continuar até o término das oficinas. Meta 4 - Produção de Recursos Educativos para Disseminação: Descrição: Desenvolver e produzir vídeos instrutivos e documentos detalhados que documentem os processos e técnicas utilizados, destinados à educação e replicação em outras comunidades. Prazo: Iniciar a produção no décimo sexto mês e concluir até o trigésimo mês do projeto.
A metodologia será realizada em 4 fases com o objetivo de cumprimento das 4 metas Fase 1. Desenvolvimento de Material Didático: Planejamento e Design: Reunir uma equipe multidisciplinar de especialistas em construção sustentável, pedagogos e designers gráficos para criar conteúdo abrangente e acessível sobre técnicas de construção com solo. Produção de Conteúdo: Desenvolver guias, manuais e material de apoio visual que detalhem cada técnica, incluindo adobe, solo-cimento e solo-cimento de alto desempenho, enfatizando a sustentabilidade e a viabilidade econômica. Revisão e Ajustes: Submeter o material didático a revisões periódicas pela comunidade acadêmica e por profissionais da construção para garantir precisão e facilidade de compreensão. Fase 2. Realização de Oficinas Práticas: Preparação do Local: Adequar um espaço na Ocupação Vitória para a realização das oficinas, equipando-o com as ferramentas e materiais necessários para as construções demonstrativas. Condução das Oficinas: Realizar oficinas mensais, onde os participantes aprendem fazendo, sob a orientação de instrutores experientes. Cada oficina abordará uma técnica específica, permitindo aos participantes a prática direta das habilidades aprendidas. Feedback e Avaliação: Implementar sessões de feedback ao final de cada oficina para coletar impressões dos participantes e ajustar as metodologias conforme necessário para maximizar o aprendizado. Fase 3. Intervenções em Infraestrutura Comunitária: Planejamento de Projetos: Identificar áreas comuns dentro da Ocupação Vitória que necessitem de melhorias ou novas construções. Planejar intervenções em conjunto com os moradores para garantir que atendam às necessidades da comunidade. Execução dos Projetos: Aplicar as técnicas aprendidas nas oficinas para realizar as melhorias infraestruturais, com a participação ativa da comunidade, promovendo assim o envolvimento e apropriação do processo por parte dos moradores. Monitoramento e Manutenção: Estabelecer um plano de monitoramento e manutenção das construções realizadas para garantir sua durabilidade e funcionalidade. Fase 4. Produção de Recursos Educativos para Disseminação: Documentação: Capturar em vídeo as oficinas e projetos de construção, detalhando os processos e técnicas para servir como recurso educativo. Edição e Publicação: Editar os vídeos e documentos para clareza e engajamento, garantindo que sejam informativos e fáceis de seguir. Publicar o material em plataformas acessíveis para maximizar seu alcance. Disseminação e Feedback: Distribuir os recursos educativos para outras comunidades e organizações, e coletar feedback para avaliar sua utilidade e impacto.
De Carvalho, F. A., Silva, A. C., Roa, J. P. B., & Prat, B. V. (2022). Caracterização Do Solo-Cimento De Alto Desempenho (Scad): Alternativa Construtiva Nos Vales De Jequitinhonha-Mg. Revista Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas. Cruz, D. K. A., Nóbrega, A. A. D., Montenegro, M. D. M. S., & Pereira, V. O. D. M. (2022). Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as fontes de dados para o monitoramento das metas no Brasil. Epidemiologia e serviços de saúde, 31(spe1), e20211047. Grande, Fernando Mazzeo. Fabricação de tijolos modulares de solo-cimento por prensagem manual com e sem adição de sílica ativa. Diss. Universidade de São Paulo, 2003. MINKE, Gernot. Manual de construção com terra: uma arquitetura sustentável. SãoPaulo: B4 Editores, 225p, 2015.
O projeto promove uma troca bidirecional de conhecimento entre a comunidade acadêmica e a sociedade, estruturando-se sobre diversas plataformas e iniciativas que garantem uma comunicação efetiva e inclusiva: 1. Workshops e Seminários Comunitários: Descrição: Organização de workshops e seminários abertos para discussão de técnicas de construção com solo, onde acadêmicos, membros da comunidade e especialistas compartilham experiências e desafios. Frequência: Mensalmente, coincidindo com as oficinas práticas. 2. Conselhos Comunitários Participativos: Descrição: Estabelecimento de um conselho com representantes da Ocupação Vitória, universidade e stakeholders locais para monitorar o projeto e adaptar estratégias conforme necessário. Frequência: Reuniões trimestrais para discussão de progresso e planejamento. 3. Uso de Mídias para Interação: Descrição: Emprego de diversas mídias, principalmente as redes sociais, para manter a comunidade, líderes locais e pessoas externas atualizadas e engajadas com o projeto. Ferramentas Utilizadas: Facebook, Instagram e WhatsApp para interações diretas e feedback. 4. Avaliação Participativa: Descrição: Métodos de avaliação que envolvem a comunidade na análise do impacto das oficinas e das intervenções, fortalecendo o compromisso e o envolvimento com o projeto. Frequência: Avaliações ao final de cada oficina e intervenção, com sessões anuais de avaliação geral. 5. Publicações Conjuntas: Descrição: Produção de artigos e relatórios colaborativos que documentam as experiências e resultados, enriquecendo a base de conhecimento compartilhado. Meta: Publicar ao menos um artigo em revista de extensão universitária ou jornais locais.
O projeto enfatiza a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade, reunindo especialistas de diversas áreas para uma colaboração que enriquece o processo de aprendizado e a aplicação prática das técnicas de construção sustentável. 1. Colaboração entre Diferentes áreas do conhecimento: Descrição: Engajamento de profissionais e acadêmicos de áreas como engenharia civil, arquitetura, ecologia, sociologia e educação. Esta colaboração permite uma compreensão abrangente dos desafios e soluções associados à construção sustentável, garantindo que todos os aspectos – técnicos, ambientais, sociais e educacionais – sejam considerados. Implementação: Workshops de planejamento conjunto e reuniões de equipe regulares para integrar conhecimentos e perspectivas. Projetos práticos co-conduzidos que aplicam as técnicas de construção e avaliam seus impactos sociais e ambientais. 2. Formação de Equipes Interprofissionais: Descrição: Formação de equipes que incluem tanto profissionais experientes quanto estudantes de diferentes cursos e níveis de formação, promovendo um ambiente de mentoria e troca de conhecimentos. Isso não só enriquece a experiência educacional dos envolvidos, mas também garante a aplicação prática e teórica do conhecimento adquirido. Implementação: Designação de tarefas e projetos que requerem competências interdisciplinares, incentivando a colaboração e o aprendizado mútuo. 3. Engajamento com Profissionais Locais e Tradicionais: Descrição: Inclusão de artesãos locais e construtores tradicionais, que possuem conhecimentos específicos sobre técnicas de construção com materiais naturais e locais. A colaboração com esses profissionais permite a incorporação de saberes tradicionais e práticas sustentáveis que têm sido transmitidas por gerações. Implementação: Oficinas conjuntas e projetos de construção comunitária onde conhecimentos técnicos e tradicionais são compartilhados e valorizados. 4. Avaliação Interdisciplinar: Descrição: Avaliações periódicas conduzidas por uma equipe interdisciplinar para medir a eficácia das intervenções e a satisfação da comunidade. Estas avaliações ajudam a adaptar e melhorar continuamente as práticas do projeto. Implementação: Revisões semestrais com feedback de todos os stakeholders, incluindo a comunidade, acadêmicos e profissionais.
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é um princípio fundamental para projetos acadêmicos que visam não apenas transmitir conhecimento, mas também gerar impacto na comunidade e contribuir para o desenvolvimento científico. No contexto do projeto "Desenvolvimento e difusão de técnicas de construção sustentáveis com solo na Ocupação Vitória", essa integração se manifesta de várias formas significativas: 1. Ensino Integrado à Prática: Descrição: O projeto proporciona um ambiente de aprendizado prático onde os estudantes podem aplicar diretamente o conhecimento teórico em situações reais. Isso inclui participação ativa nas oficinas de construção e na criação de materiais didáticos, onde os conceitos de sustentabilidade e técnicas construtivas são ensinados e simultaneamente praticados. Implementação: Estudantes de diversas áreas, como engenharia e educação, entre outros, coloaboram no planejamento e participam das oficinas e das intervenções, aplicando seus conhecimentos teóricos em projetos práticos que beneficiam a comunidade. 2. Pesquisa Aplicada na Comunidade: Descrição: O projeto serve como um campo de pesquisa para estudar a eficácia, a viabilidade e o impacto das técnicas de construção sustentáveis com solo. Questões como a durabilidade dos materiais, a aceitação pela comunidade e os impactos ambientais são investigados, proporcionando dados valiosos para o avanço científico na área de construção sustentável. Implementação: Coordenação de estudos e pesquisas durante e após a realização das oficinas e das construções, com a publicação de artigos e apresentação dos resultados em conferências acadêmicas e comunitárias. 3. Extensão Alinhada com as Necessidades Sociais: Descrição: O projeto é desenhado para responder diretamente às necessidades da comunidade da Ocupação Vitória, oferecendo soluções práticas e sustentáveis para melhorias na infraestrutura. A extensão se torna um veículo para o empoderamento da comunidade, permitindo que os residentes não apenas se beneficiem das intervenções, mas também se tornem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. Implementação: Realização de atividades de extensão que envolvem a comunidade local na tomada de decisões, implementação dos projetos e avaliação dos resultados, garantindo que o conhecimento circule além dos limites acadêmicos. 4. Feedback Contínuo e Melhoria do Projeto: Descrição: Através de um ciclo contínuo de feedback entre ensino, pesquisa e extensão, o projeto se adapta e evolui de acordo com as descobertas feitas e as necessidades emergentes. Esse processo garante que as práticas pedagógicas, as investigações científicas e as intervenções comunitárias sejam sempre relevantes e eficazes. Implementação: Avaliações regulares e reuniões de feedback com todos os participantes do projeto, incluindo estudantes, professores, pesquisadores e membros da comunidade, para discutir progressos, desafios e direções futuras.
1. Aprendizado Aplicado e Prático: Descrição: Os estudantes têm a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos em um contexto real, participando ativamente das etapas de planejamento, das oficinas de construção e das intervenções infraestruturais na Ocupação Vitória. Essa experiência prática não só solidifica o aprendizado teórico obtido em sala de aula, mas também oferece um entendimento profundo dos desafios e soluções na construção sustentável. Benefícios: Desenvolvimento de habilidades práticas, compreensão aprofundada de materiais sustentáveis e técnicas de construção, além de uma maior capacidade de inovação e resolução de problemas. 2. Desenvolvimento de Competências Interdisciplinares: Participando de um projeto que envolve múltiplas disciplinas, os estudantes aprendem a colaborar e a comunicar-se eficazmente com profissionais de diferentes áreas, desde engenharia até ciências sociais e ambientais. Essa interação amplia sua visão e compreensão sobre como diferentes conhecimentos se interconectam no desenvolvimento de soluções sustentáveis. Benefícios: Melhoria das habilidades de comunicação e colaboração, enriquecimento do pensamento crítico e capacidade de trabalho em equipe multidisciplinar. 3. Engajamento Comunitário e Responsabilidade Social: Descrição: Ao trabalhar diretamente com a comunidade da Ocupação Vitória, os estudantes experienciam em primeira mão a importância do engajamento social e da responsabilidade civil. Eles participam na identificação das necessidades da comunidade, planejamento e execução dos projetos, proporcionando uma plataforma para exercitar a empatia e a ética profissional. Benefícios: Sensibilização para questões sociais, desenvolvimento de empatia, e fortalecimento do senso de cidadania e responsabilidade social. 4. Pesquisa e Inovação: Descrição: Os estudantes são encorajados a conduzir pesquisas relacionadas ao projeto, seja avaliando materiais, técnicas ou o impacto social das intervenções. Essa atividade de pesquisa promove uma abordagem crítica e inovadora, essencial para o avanço acadêmico e profissional. Benefícios: Desenvolvimento de habilidades de pesquisa, capacidade de inovação e contribuição para o corpo de conhecimento em construção sustentável. 5. Documentação e Disseminação do Conhecimento: Descrição: Através da criação de materiais didáticos, vídeos educativos e publicações, os estudantes aprendem a documentar processos e resultados de maneira eficaz, uma habilidade crucial para qualquer profissional. Além disso, contribuem para a disseminação do conhecimento adquirido, impactando além dos limites do projeto. Benefícios: Melhoria das habilidades de escrita e apresentação, experiência em disseminação de conhecimento e construção de um portfólio profissional.
1. Empoderamento Comunitário: Descrição: O projeto capacita os membros da comunidade da Ocupação Vitória com habilidades em construção sustentável, permitindo-lhes tomar iniciativas em suas próprias melhorias de infraestrutura e em projetos futuros. Esse empoderamento é essencial para a autoestima da comunidade e para o desenvolvimento de um senso de agência e autonomia. Efeito Esperado: Aumento da confiança e da capacidade de autogestão entre os moradores, reduzindo a dependência de assistência externa. 2. Melhoria da Qualidade de Vida: Descrição: As intervenções em infraestrutura, como a melhoria de áreas comuns e a implementação de pavimentações e espaços de uso coletivo, proporcionam um ambiente mais seguro, funcional e esteticamente agradável. Isso tem um impacto direto na qualidade de vida dos moradores, especialmente em termos de saúde e bem-estar social. Efeito Esperado: Redução de doenças relacionadas a condições de vida inadequadas e aumento do bem-estar geral. 3. Sustentabilidade Ambiental: Descrição: Utilizando técnicas que enfatizam o uso de materiais locais e métodos de baixo impacto ambiental, o projeto contribui para uma consciência e prática sustentável que transcende o escopo individual do projeto. Isso inclui a promoção da biodiversidade e a redução da pegada ecológica das construções. Efeito Esperado: Criação de um modelo de construção sustentável que possa ser replicado em outras comunidades, promovendo práticas ambientais responsáveis. 4. Coesão Social e Redes de Suporte: Descrição: As atividades do projeto incentivam a colaboração e o trabalho em equipe, fortalecendo os laços comunitários e estabelecendo redes de suporte entre os moradores. Essa coesão é crucial para o sucesso de futuras iniciativas comunitárias e para a resiliência da comunidade em face de desafios. Efeito Esperado: Fortalecimento do tecido social, com moradores mais engajados e suportados por uma rede robusta de apoio mútuo. 5. Educação Continuada e Disseminação de Conhecimento: Descrição: Além de capacitar diretamente os moradores, o projeto desenvolve materiais didáticos e recursos educacionais que são disseminados amplamente, multiplicando o impacto das informações e técnicas aprendidas. Efeito Esperado: Formação de um ciclo virtuoso de educação e treinamento que beneficia não apenas a Ocupação Vitória, mas também outras comunidades que acessam e utilizam os recursos produzidos. 6. Incentivo à Inovação e Adaptação Local: Descrição: Ao aplicar e adaptar técnicas de construção com solo para atender às necessidades específicas da comunidade, o projeto também serve como um laboratório para inovação em construção sustentável. Efeito Esperado: Desenvolvimento de novas soluções e melhorias contínuas nas técnicas e materiais utilizados, incentivando uma cultura de inovação e experimentação.
1. Mídias Sociais: Descrição: Utilização intensiva de plataformas de mídia social, como Facebook, Instagram e Twitter, para postar atualizações regulares, fotos e vídeos das atividades do projeto. Isso inclui a criação de conteúdo interativo que pode engajar a comunidade e gerar discussões online. Implementação: Publicação semanal de conteúdo relacionado ao progresso das oficinas, depoimentos de participantes, e dicas de construção sustentável. 2. Participação em Eventos e Conferências: Descrição: Participação ativa em conferências, workshops e eventos relacionados à construção sustentável e desenvolvimento comunitário, onde membros do projeto podem apresentar trabalhos, compartilhar aprendizados e estabelecer redes. Implementação: Envio regular de representantes do projeto para eventos nacionais e internacionais, buscando sempre oportunidades para destacar as iniciativas e sucessos do projeto.
aa
Público-alvo
Características: Comunidade de baixa renda com interesse em melhorias de infraestrutura local e desenvolvimento comunitário. Possui uma diversidade de faixas etárias e backgrounds, incluindo muitos jovens e adultos em idade de trabalho, além de idosos e crianças. A maioria possui limitada acessibilidade a serviços básicos e uma alta demanda por soluções habitacionais acessíveis e sustentáveis.
Características: Estudantes interessados em aplicar conhecimento teórico em um contexto prático, desenvolver habilidades em construção sustentável e engajamento comunitário. Eles são motivados por oportunidades de aprendizado prático e impacto social direto.
Características: Profissionais com experiência prática em construção tradicional que buscam aprimorar suas habilidades em métodos sustentáveis e inovadores de construção com solo. Eles têm interesse em inovações que podem ser aplicadas em seus próprios projetos e serviços.
Características: Professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação interessados em construção sustentável, tecnologias sociais e interação comunitária. Este grupo é essencial para a pesquisa contínua, avaliação do projeto e contribuição teórica.
Características: Audiência ampla que inclui interessados em sustentabilidade, construção alternativa e desenvolvimento comunitário, acessando informações através de mídias sociais e cobertura de eventos.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 1000 h
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Mês 1: Planejamento do projeto, formação de equipe, e início do desenvolvimento de material didático. Mês 2-3: Continuação do desenvolvimento de materiais didáticos e preparação do espaço para as oficinas. Mês 4-5: Finalização dos materiais didáticos e adequação completa do espaço de oficinas.
- Manhã;
- Tarde;
Mês 6-15: Realização de uma oficina prática por mês, cada uma abordando diferentes técnicas de construção com solo, como adobe, solo-cimento e solo-cimento de alto desempenho. Cada oficina incluirá preparação, execução e avaliação.
- Manhã;
- Tarde;
Mês 16-17: Planejamento e início das primeiras intervenções, focando em áreas comuns como espaços para reforço escolar e cozinhas comunitárias. Mês 18-20: Continuação das intervenções, com avaliação intercalar para ajustes necessários.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Início da captura de vídeo das oficinas e intervenções, edição de vídeos instrutivos e preparação de documentos. Finalização da produção de vídeos educativos e documentação técnica. Lançamento dos materiais educativos e iniciativas de disseminação ampla, incluindo atualizações do website, campanhas em mídias sociais, e participação em eventos para promover o projeto.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Mês 1-18: Monitoramento e avaliação contínuos, incluindo feedback dos participantes e ajustes nas atividades. Mês 1-18: Comunicação e divulgação regular através de mídias sociais, boletins informativos e parcerias com mídia local.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
A coordenação do projeto será realizada por Bernat Vinolas Prat. Ele foi inserido no sistema como vice-coordenador devido a que não existe possibilidade de inserir ele como coordenador no sistema siexc