Visitante
Seminário de Estágio: experiências matemáticas, enriquecimento profissional e pessoal.
Sobre a Ação
202203000044
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
15/02/2022
04/03/2022
Dados do Coordenador
greyd cardoso mattos
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Educação
Educação
Formação Docente
Regional
Não
Não
Não
Fora do campus
Noite
Não
Membros
A realização da ação está vinculada à disciplina de Seminário de Estágio, que de acordo com o PPC do curso de licenciatura em matemática "Constitui-se num ambiente de exposição de resultados, projetos de ensino desenvolvidos e materiais didáticos de apoio ao ensino que resultarem das ações executadas ao longo do PIPE." Neste evento discutiremos sobre as experiências matemáticas adquiridas durante os estágios e residência pedagógica e as dificuldades vivenciadas no ambiente escolar na pandemia.
Formação Docente - Educação Matemática - Pandemia
É sabido que a Matemática, ainda nos dias atuais, é vista com dificuldade por muitos estudantes. Fato que pode provocar desmotivação e comprometer o processo de ensino e aprendizagem, neste momento de pandemia as coisas ficaram ainda mais complexas. Diante desta realidade, torna-se cada vez mais necessário ampliar a discussão sobre o ensino de matemática e as dificuldades encontradas neste processo, tanto nos cursos de formação de professores de matemática, quanto aos profissionais da educação básica, professores e especialistas.
A realização do evento está vinculada à disciplina de Seminário de Estágio, que de acordo com o PPC do curso de licenciatura em matemática “Constitui-se num ambiente de exposição de resultados, projetos de ensino desenvolvidos e materiais didáticos de apoio ao ensino que resultarem das ações executadas ao longo do PIPE.” Sendo assim, semestralmente é organizado um evento de extensão para discussão de temas ligados ao ensino de matemática, práticas pedagógicas, formação de professores, etc. Um momento em que o Curso de Licenciatura em Matemática promove discussões sobre ensino da matemática com alunos da graduação e com professores e especialistas da educação básica.
Promover a discussão sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática, com foco nas dificuldades enfrentadas por alunos e professores durante a pandemia; Debater sobre as relações interpessoais e auto estima, de alunos e profissionais da educação neste período pandêmico; Discutir sobre as diferenças encontradas no Residência Pedagógica online e presencial.
Ampliar o debate sobre o ensino de matemática e os seus desafios.
Desde o início do semestre, os alunos e a professora da disciplina Seminário de Estágio estão planejando a estruturação do evento. O primeiro passo foi definir o tema, esse foi pensando de acordo com as atividades de estágio realizadas nas Escolas Campo de Estágio e nos projetos e oficinas desenvolvidos nas disciplinas práticas. Após a definição do tema iniciou-se o planejamento das atividades a serem realizadas; duração do evento; temas das palestra e relatos de experiências; público alvo e convite à palestrante. A partir do fechamento das ideias foi estabelecida a programação e iniciado o processo de registro no sistema Siexc. A culminância da ação será a realização do evento online, transmitido via YouTube. Neste evento, toda a comunidade externa, participante da ação, terá a oportunidade de interagir com os palestrantes, tanto com questionamentos, quanto com relatos. Contudo, após a realização do mesmo ainda teremos muito trabalho a realizar: leitura e análise das avaliações dos participantes; elaboração de relatórios, dentre outros.
Não consta!
Os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, envolvidos na ação, terão a oportunidade de apresentar aos profissionais da educação básica e estudantes de outras instituições, os resultados de suas experiências nos estágios supervisionados, realizados nas Escolas Campo de Estágios, do Residência Pedagógica, e das atividades práticas desenvolvidas durante o curso. Além disso, a professora palestrante, proporcionará um debate científico dentro da temática da ação. Um momento de interatividade entre a universidade e a comunidade.
Não se pode mais pensar em uma formação de professores que contemple apenas conhecimentos específicos da área escolhida. O Conselho Nacional de Educação estabelece diretrizes para que todos os alunos dos cursos de licenciatura tenham acesso à diversos conhecimentos durante o período de formação. Diante disso, a disciplina Seminário de Estágio, do Curso de Licenciatura em Matemática, busca proporcionar aos discentes um debate, amplo, sobre o contato com outras áreas do conhecimento, inerentes a profissão docente, que eles tiveram durante os Estágios e as Práticas. A abertura deste debate a toda comunidade possibilita troca de experiências, conhecimentos e um real entendimento do contexto escolar. Além de, propiciar uma formação continuada para os profissionais da educação básica.
Durante a realização das atividades de Estágio e Práticas Pedagógicas os discentes, envolvidos na ação, perceberam a necessidade de se debater amplamente sobre as questões ligadas às dificuldades no processo de ensino e aprendizagem enfrentadas por alunos e professores, durante a pandemia, e sobre as questões emocionais vivenciadas neste processo. Buscando assim, um momento de interação entre a Universidade e a Escola, comunidade. Após a realização do evento, teremos a oportunidade de analisar os questionários de avaliação do evento e verificar o impacto do evento. Vale destacar que toda a ação está acontecendo em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - GEPEMA - do qual a coordenadora do evento e um dos colaboradores, faz parte.
Todos os estudantes envolvidos na ação estarão participando ativamente no evento, desde a organização até a exposição de resultados. Duas discentes estarão debatendo sobre as diferenças no Programa Residência Pedagógica presencial e online, em mesa redonda. Um discente estará apresentando sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores durante o ensino remoto, resultados de uma investigação realizada durante o estágio. Momento em que eles serão protagonistas do processo, atuando como agentes transformadores, disseminado conhecimento e experiência na área de atuação.
Ampliar a discussão sobre os desafios enfrentados por alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem de matemática, diante desde momento de pandemia, é de extrema importância para a garantia do direito de aprendizagem dos alunos e para a valorização dos profissionais da educação.
A divulgação será realizada por meio de folder digital postado nos grupos de WhatsApp, rede social dos organizadores do evento.
Programação do Evento
Canal YouTube do Curso de Matemática - UFVJM / https://www.youtube.com/watch?v=hSS4ltGd8Tc
16/02/2022
19:00
22:00
Abertura /Palestra: Impactos da pandemia da covid-19 nas atividades docentes e discentes: vamos falar sobre saúde mental? Professora Camila de Lima/ Mesa - Residência Pedagógica online X Residência Pedagógica Presencial Discentes: Esther Jackeline Gomes e Rhomanna Vidal Silva / Discussão e Perguntas / Relatos de experiência: As dificuldades enfrentadas pelo professor supervisor de estágio durante o período de REANP. Discente: Vinícius Teixeira de Oliveira Discussão e Perguntas / Encerramento
Público-alvo
O nosso público alvo são os professores da educação básica, em especial dos que lecionam matemática e alunos dos cursos de licenciatura. Vale destacar, que por ser um evento online, a participação não ficará restrita ao município de Teófilo Otoni.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 30 h
- Noite;
Nome da Atividade: Planejamento, Organização, Avaliação, Coleta de Dados e Elaboração do Relatório Descrição da atividade: Planejamento das atividades do evento; Organização e Divulgação do evento; Leitura das avaliações do evento; Coleta de dados nas avaliações do evento; Elaboração do relatório final do evento. Data de início da atividade: 15/02/2022 Data final da atividade: 04/03/2022 Periodicidade: diariamente Nome da Atividade: Evento online Descrição da atividade: Evento online: Seminário de Estágio: experiências matemáticas, enriquecimento profissional e pessoal. Neste dia acontecerão palestra, mesa redonda e relatos de experiência. Data de início da atividade: 16/02/2022 Data final da atividade:16/02/2022 Periodicidade: Diariamente