Detalhes da ação

Seminário de Estágio: experiências matemáticas, enriquecimento profissional e pessoal.

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000044

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

15/02/2022

Data Fim

04/03/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

greyd cardoso mattos

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Formação Docente

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Resumo

A realização da ação está vinculada à disciplina de Seminário de Estágio, que de acordo com o PPC do curso de licenciatura em matemática "Constitui-se num ambiente de exposição de resultados, projetos de ensino desenvolvidos e materiais didáticos de apoio ao ensino que resultarem das ações executadas ao longo do PIPE." Neste evento discutiremos sobre as experiências matemáticas adquiridas durante os estágios e residência pedagógica e as dificuldades vivenciadas no ambiente escolar na pandemia.


Palavras-chave

Formação Docente - Educação Matemática - Pandemia


Introdução

É sabido que a Matemática, ainda nos dias atuais, é vista com dificuldade por muitos estudantes. Fato que pode provocar desmotivação e comprometer o processo de ensino e aprendizagem, neste momento de pandemia as coisas ficaram ainda mais complexas. Diante desta realidade, torna-se cada vez mais necessário ampliar a discussão sobre o ensino de matemática e as dificuldades encontradas neste processo, tanto nos cursos de formação de professores de matemática, quanto aos profissionais da educação básica, professores e especialistas.


Justificativa

A realização do evento está vinculada à disciplina de Seminário de Estágio, que de acordo com o PPC do curso de licenciatura em matemática “Constitui-se num ambiente de exposição de resultados, projetos de ensino desenvolvidos e materiais didáticos de apoio ao ensino que resultarem das ações executadas ao longo do PIPE.” Sendo assim, semestralmente é organizado um evento de extensão para discussão de temas ligados ao ensino de matemática, práticas pedagógicas, formação de professores, etc. Um momento em que o Curso de Licenciatura em Matemática promove discussões sobre ensino da matemática com alunos da graduação e com professores e especialistas da educação básica.


Objetivos

Promover a discussão sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática, com foco nas dificuldades enfrentadas por alunos e professores durante a pandemia; Debater sobre as relações interpessoais e auto estima, de alunos e profissionais da educação neste período pandêmico; Discutir sobre as diferenças encontradas no Residência Pedagógica online e presencial.


Metas

Ampliar o debate sobre o ensino de matemática e os seus desafios.


Metodologia

Desde o início do semestre, os alunos e a professora da disciplina Seminário de Estágio estão planejando a estruturação do evento. O primeiro passo foi definir o tema, esse foi pensando de acordo com as atividades de estágio realizadas nas Escolas Campo de Estágio e nos projetos e oficinas desenvolvidos nas disciplinas práticas. Após a definição do tema iniciou-se o planejamento das atividades a serem realizadas; duração do evento; temas das palestra e relatos de experiências; público alvo e convite à palestrante. A partir do fechamento das ideias foi estabelecida a programação e iniciado o processo de registro no sistema Siexc. A culminância da ação será a realização do evento online, transmitido via YouTube. Neste evento, toda a comunidade externa, participante da ação, terá a oportunidade de interagir com os palestrantes, tanto com questionamentos, quanto com relatos. Contudo, após a realização do mesmo ainda teremos muito trabalho a realizar: leitura e análise das avaliações dos participantes; elaboração de relatórios, dentre outros.


Referências Bibliográficas

Não consta!


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, envolvidos na ação, terão a oportunidade de apresentar aos profissionais da educação básica e estudantes de outras instituições, os resultados de suas experiências nos estágios supervisionados, realizados nas Escolas Campo de Estágios, do Residência Pedagógica, e das atividades práticas desenvolvidas durante o curso. Além disso, a professora palestrante, proporcionará um debate científico dentro da temática da ação. Um momento de interatividade entre a universidade e a comunidade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Não se pode mais pensar em uma formação de professores que contemple apenas conhecimentos específicos da área escolhida. O Conselho Nacional de Educação estabelece diretrizes para que todos os alunos dos cursos de licenciatura tenham acesso à diversos conhecimentos durante o período de formação. Diante disso, a disciplina Seminário de Estágio, do Curso de Licenciatura em Matemática, busca proporcionar aos discentes um debate, amplo, sobre o contato com outras áreas do conhecimento, inerentes a profissão docente, que eles tiveram durante os Estágios e as Práticas. A abertura deste debate a toda comunidade possibilita troca de experiências, conhecimentos e um real entendimento do contexto escolar. Além de, propiciar uma formação continuada para os profissionais da educação básica.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Durante a realização das atividades de Estágio e Práticas Pedagógicas os discentes, envolvidos na ação, perceberam a necessidade de se debater amplamente sobre as questões ligadas às dificuldades no processo de ensino e aprendizagem enfrentadas por alunos e professores, durante a pandemia, e sobre as questões emocionais vivenciadas neste processo. Buscando assim, um momento de interação entre a Universidade e a Escola, comunidade. Após a realização do evento, teremos a oportunidade de analisar os questionários de avaliação do evento e verificar o impacto do evento. Vale destacar que toda a ação está acontecendo em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - GEPEMA - do qual a coordenadora do evento e um dos colaboradores, faz parte.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Todos os estudantes envolvidos na ação estarão participando ativamente no evento, desde a organização até a exposição de resultados. Duas discentes estarão debatendo sobre as diferenças no Programa Residência Pedagógica presencial e online, em mesa redonda. Um discente estará apresentando sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores durante o ensino remoto, resultados de uma investigação realizada durante o estágio. Momento em que eles serão protagonistas do processo, atuando como agentes transformadores, disseminado conhecimento e experiência na área de atuação.


Impacto e Transformação Social

Ampliar a discussão sobre os desafios enfrentados por alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem de matemática, diante desde momento de pandemia, é de extrema importância para a garantia do direito de aprendizagem dos alunos e para a valorização dos profissionais da educação.


Divulgação

A divulgação será realizada por meio de folder digital postado nos grupos de WhatsApp, rede social dos organizadores do evento.


Programação do Evento

Local

Canal YouTube do Curso de Matemática - UFVJM / https://www.youtube.com/watch?v=hSS4ltGd8Tc

Data

16/02/2022

Horário de Início

19:00

Horário de Término

22:00


Descrição

Abertura /Palestra: Impactos da pandemia da covid-19 nas atividades docentes e discentes: vamos falar sobre saúde mental? Professora Camila de Lima/ Mesa - Residência Pedagógica online X Residência Pedagógica Presencial Discentes: Esther Jackeline Gomes e Rhomanna Vidal Silva / Discussão e Perguntas / Relatos de experiência: As dificuldades enfrentadas pelo professor supervisor de estágio durante o período de REANP. Discente: Vinícius Teixeira de Oliveira Discussão e Perguntas / Encerramento

Público-alvo

Descrição

O nosso público alvo são os professores da educação básica, em especial dos que lecionam matemática e alunos dos cursos de licenciatura. Vale destacar, que por ser um evento online, a participação não ficará restrita ao município de Teófilo Otoni.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 30 h

Carga Horária 30 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Nome da Atividade: Planejamento, Organização, Avaliação, Coleta de Dados e Elaboração do Relatório Descrição da atividade: Planejamento das atividades do evento; Organização e Divulgação do evento; Leitura das avaliações do evento; Coleta de dados nas avaliações do evento; Elaboração do relatório final do evento. Data de início da atividade: 15/02/2022 Data final da atividade: 04/03/2022 Periodicidade: diariamente Nome da Atividade: Evento online Descrição da atividade: Evento online: Seminário de Estágio: experiências matemáticas, enriquecimento profissional e pessoal. Neste dia acontecerão palestra, mesa redonda e relatos de experiência. Data de início da atividade: 16/02/2022 Data final da atividade:16/02/2022 Periodicidade: Diariamente