Visitante
C+Cast:Rodas de Conversa do Construção +
Sobre a Ação
202203000046
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
21/02/2022
30/12/2022
202104000039 - Construção +: Programa de Capacitação de Mão de Obra da Construção Civil
Dados do Coordenador
alcino de oliveira costa neto
Caracterização da Ação
Engenharias
Educação
Trabalho
Educação Profissional
Internacional
Não
Sim
Não
Fora do campus
Noite
Não
Redes Sociais
WhatsApp: (33) 99822-5274 Youtube: Construção Mais Spotify: C+Cast Anchor: C+ Cast
Membros
C+Cast trata-se de um conjunto de rodas de conversa pertencente ao programa Construção +. Os encontros virtuais, organizados em uma série de quatorze (14) tem como objetivo apresentar temas conjugados ao contexto das engenharias civil, hídrica e produção, bem como temas de engajamento pessoal e profissional. As rodas de conversas são na categoria de lives transmitidas pelo YouTube e depois ficam disponibilizadas na mesma plataforma, bem como no formato de podcasts.
Rodas de Conversa - Engenharia - YouTube - PodCast
A pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) tornou-se um dos grandes desafios do século XXI. Seus impactos ainda são inestimáveis, mas afetam diretamente a saúde, a educação e a economia da população mundial. A epidemiologia da COVID-19 ainda é pouco conhecida, pois, para muitos países, encontra-se em curso, o que dificulta a comparabilidade de resultados. Devido ao contexto é necessário a adoção de medidas de saúde pública pelos gestores a níveis federais, estaduais e municipais, com o objetivo de mitigar as taxas de mortalidade e erradicar a doença (Ministério da Saúde, 2020). Nesse contexto houve a necessidade urgente de toda a sociedade se mobilizar e buscar se adaptar as mudanças ocorridas em todos os setores seja econômico, social e inclusive referente ao sistema educacional, que necessitou estabelecer uma nova perspectiva para conseguir se adaptar a esse novo aspecto social. É necessário considerar que a utilização de ferramentas tecnológicas é um mecanismo que permite a ampliação das atividades humanas em todas as esferas sociais, sobretudo na educação. Por essa razão, a opção de mais relevância nessa situação de pandemia, é a utilização de mecanismos presentes na Educação a Distância (EaD), para atuar como meio de comunicação entre estudantes e docentes, possibilitando com que não exista interrupção nos estudos (Médici, 2020). Diante desse cenário, surgiu o C+Cast com a proposta de rodas de conversa na categoria on-line, permitindo a interação da comunidade externa com palestrantes de todo território nacional, com temas que atendam aos anseios do referido público-alvo.
Devido ao isolamento e distanciamento social recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de contenção do novo coronavírus, medidas de escala nacional, bem como decretos estaduais e municipais, orientaram adoções de estratégias excepcionais na tentativa de manter as atividades escolares. Dentre as possibilidades, as instituições de ensino federal adotaram o modelo de aulas remotas subsidiadas por recursos tecnológicos e digitais. Neste contexto, o Programa Construção + para manter as suas atividades mesmo que na condição remota, criou o C+ Cast para permitir a interação entre a sociedade e profissionais de todos o país para debates em torno de assuntos que agreguem a vida profissional e acadêmica do público-alvo. A roda de conversa é uma possibilidade metodológica para uma comunicação dinâmica e produtiva entre aqueles que pertencem ao diálogo.
>> Difundir a discussão de temas dentro das engenharias bem como aqueles de engajamento profissional e pessoal para a comunidade externa. >> Promover a reflexão sobre os temas abordados, relacionando-a ao contexto de vida dos participantes e incentivando a sua ressignificação desses temas em prol de um crescimento profissional e pessoal. >> Criar um contexto de diálogo a partir da redução dos fatores que entravam a comunicação no grupo. >> Alimentar o canal do YouTube do Programa Construção + com as rodas de conversa, bem como as plataformas de Podcast.
>> Promover a interação da comunidade externa com profissionais de todo o país. >> Impulsionar o compartilhamento do conhecimento em relação aos assuntos das engenharias civil, hídrica e produção, de forma que a comunidade externa tenha acesso. >> Propiciar a divulgação dos cursos de engenharia da UFVJM para a sociedade. >> Planejar a roda de conversa com intencionalidade educativa, através de assuntos contextualizados, propondo temas interessantes, assegurando a naturalidade da fala e escuta.
>> Cada roda de conversa apresenta temas específicos, que foram pautados nas percepções dos tutores e facilitadores do projeto. >> As rodas de conversa devem acontecer quinzenalmente, às 20h00min, transmitidas no formato de "lives" no Youtube. Depois o áudios das mesmas ficarão disponíveis no formato de podcats. nas plataformas Spotify e Anchor. Até dezembro de 2022 estão previstas 14 (quatorze) rodas de conversa. >> A roda de conversa será liderada por facilitadores do projeto que interagem diretamente com a comunidade externa e o entrevistado. Previamente é definido um roteiro, com perguntas pertinentes ao tema. >> A interação com o público-alvo acontecerá através de perguntas/considerações utilizando a ferramenta do chat (YouTube) que serão direcionadas aos entrevistados. >> A tendência é que as rodas de conversa tenham pelo menos dois entrevistados e dois entrevistadores, uma vez que aperfeiçoa a dinâmica do encontro. >> A rodas do C+Cast serão divulgadas através das mídias sociais do Programa Construção +, a fim de atingir um maior público. >> A avaliação da comunidade externa em relação ao C+Cast se dará por meio de comentários a serem postados no canal do Youtube, nas plataformas de PodCast e nas interações das mídias sociais do projeto (blog, Instagram e Facebook) . >> Em detrimento, a avaliação interna ao próprio projeto ocorre através de reuniões bimestrais e formulários que serão preenchidos ao longo da ação, a fim de averiguar a eficácia das atividades no decorrer do ano, além da frequência dos discentes envolvidos.
Médici, M. S.; Tatto, E. R.; Leão, M. F. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Revista Thema, v. 18, n. Especial, pp. 136-155, 2020. Ministério da Saúde (BR). Guia de vigilância epidemiológica: emergência de saúde pública de importância nacional pela doença pelo coronavírus. Brasília: Ministério da Saúde; 2020
A proposta se caracteriza por uma relação de compartilhamento de conhecimento entre a comunidade acadêmica e a sociedade, através de "lives" de acesso on-line, universal e gratuito. O público-alvo participa da maioria das etapas da ação, constituindo como proponente de novos temas e receptor das informações compartilhadas, podendo ainda interagir e retirar suas dúvidas. O conjunto de temas é socialmente e academicamente relevantes tendo em vista a importância da engenharia na sociedade. O canal do Programa Construção + no Youtube, onde as rodas de conversa são transmitidas, de forma assíncrona e síncrona, também é uma espaço de diálogo direto com as comunidades e o público-alvo em questão, uma vez que os comentários no chat são lidos no momento da transmissão.
O projeto apresenta uma interdisciplinaridade tendo em vista que o corpo de docentes e discentes que o constituem atuam em diferentes cursos de engenharia, bem como no ciclo básico (curso de ciência e tecnologia) o que acaba refletindo nos temas abordados nas rodas de conversa, que além de assuntos técnicos da área de engenharia, agregam assuntos voltados para o mercado de trabalho, coach pessoal, meio ambiente, educação, dentre outros. A proposta será realizada através da interação dos facilitadores (discentes do projeto) com profissionais do ramo da engenharia, bem como especialistas na área de engajamento profissional e pessoal.
s roda de conversa, não deixam de ser uma prática pedagógica onde os discentes do projeto são os responsáveis pelo planejamento do conteúdo, formulam as perguntas para os entrevistados e portanto constituem um roteiro diferenciado para cada encontro. Alguns temas já fazem parte do conhecimento prévio de alguns alunos, uma vez que já foram vistos durante as aulas da graduação. Para temas desconhecidos, os mesmos devem realizar pesquisas afim de promoverem rodas de conversa objetivas e claras com os palestrantes. Além disso, o C+Cast, produz dados para a discussão (alcance das rodas de conversa, interação, além de análises qualitativas) visando futuramente produções científicas. No campo da extensão, o projeto tem como premissa promover uma interação produtiva e transformadora entre a universidade e os diversos setores da sociedade, levando ao público-alvo rodas de conversa semanais sobre temas já elencados anteriormente, em diálogo com os interesses da comunidade, potencializando o compartilhamento e a construção de novos conhecimentos.
As rodas de conversa requerem intencionalidade educativa, planejamento e reflexão constante por parte dos discentes, sendo um instrumento que permite a partilha de experiências e o desenvolvimento de reflexões sobre as práticas temáticas, através de diálogos. A interação e o compartilhar de ideias, como proposta fiel na ajuda do processo ensino-aprendizagem, favorece a construção de conceitos e ajuda no desenvolvimento por parte do discente. Portanto, a prática do C+Cast, poderá auxiliar consideravelmente no desenvolvimento da oralidade, além de contribuir para o desdobramento de várias outras áreas, como a noção temporal.
A proposta da ação é se posicionar como um meio de aprendizagem mútuo com a troca de experiências entre os participantes e a sociedade. Permitir que os telespectadores do C+Cast adquirem condições de diversificar suas funções e ampliando sua capacidade técnica. Ao mesmo tempo, o público-alvo do projeto se torna multiplicador de conhecimento dentro de seu local de trabalho e de sua comunidade.
A divulgação das atividades do C+Cast ocorrem através da mídias sociais (listadas abaixo). As rodas de conversa são transmitidas pelo canal no YouTube e depois disponibilizadas nas plataformas de PodCast. Compreende-se que atualmente as melhores formas de divulgação acontece através das mídias sociais, uma vez que a ação não tem limitação geográfica, podendo atender cada vez mais um público considerável. Vale salientar que o C+Cast é um projeto pertencente ao Programa Construção+, que neste momento conta com mais de 900 seguidores em seu perfil no Instagram, por exemplo. Seguidores que de forma geral é público-alvo da presente ação.
Apesar do cadastro para municípios atendidos estar apenas em Teófilo Otoni, a presente ação não tem limitação geográfica.
Público-alvo
Engenheiros, arquitetos, corretores imobiliários, gestores públicos, profissionais da construção civil, estudantes e admiradores da engenharia.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 600 h
- Manhã;
Publicação nas mídias sociais do Programa Construção + as rodas de conversa do C+Cast.
- Noite;
As rodas de conversa propriamente acontecendo, no formato de lives, transmitidas pelo canal do programa no YouTube.
- Tarde;
Inclusão dos áudios das conversas nas plataformas de PodCast, em especial, no Spotify e Anchor.
- Manhã;
Definição dos temas, roteiro e envio de convite aos entrevistados.