Detalhes da ação

MUNDO INVISÍVEL: EDUCAÇÃO E SAÚDE SOB AS LENTES DO MICROSCÓPIO

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000047

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

28/07/2022

Data Fim

30/08/2023


Programa Vínculado

202104000049 - PROGRAMA UNIVERSIDADE NAS COMUNIDADES - (UFVJM&COMUNIDADES)


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

kinulpe honorato sampaio

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Resumo

O projeto “Mundo invisível: ensino e saúde sob as lentes do microscópio” é um projeto de extensão desenvolvido pelo grupo BioCER – Biologia Celular, Endocrinologia e Reprodução – da UFVJM, e abordará de forma lúdica e prática, com linguagem simples e acessível, questões sobre saúde, higiene, alimentação e meio ambiente para crianças e adolescentes do ensino básico, e para o público atendido em unidades básicas de saúde, utilizando a microscopia como ferramenta nas ações.


Palavras-chave

microscópio, célula, saúde, educação, corpo humano, micro-organismo


Introdução

O microscópio é um instrumento com capacidade de ampliar imagens de objetos muito pequenos e visualizar estruturas minúsculas como as células. A invenção do microscópio é atribuída aos holandeses Hans Janssen e Zacharias Janssen, no final do século XVI. Seus experimentos mostraram que duas lentes montadas apropriadamente em um tubo, tinham capacidade de ampliar as imagens, permitindo a observação de corpos minúsculos, invisíveis a olho nu. Hoje em dia, os microscópios são muito úteis, especialmente para os cientistas, que utilizam esta ferramenta para estudar e compreender as células e os micro-organismos. Esse instrumento também é muito importante na área biomédica para o estudo e diagnóstico de doenças. O microscópio passou por diversos avanços tecnológicos, de modo que hoje há uma infinidade de modelos para diversas aplicações em diferentes áreas do conhecimento. Além dos microscópios que utilizam feixe de luz para a visualização das estruturas, temos microscópios fluorescentes e até mesmo os que utilizam feixe de elétrons. Devido ao impacto que a microscopia gera através da visualização de estruturas invisíveis aos olhos humanos, esse instrumento também pode ser uma valiosa ferramenta no ensino, motivando e facilitando do processo de ensino e aprendizagem, principalmente no ensino de ciências e saúde na educação básica.


Justificativa

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um projeto iniciado com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e tem como objetivo fixar as aprendizagens consideradas essenciais para a formação acadêmica e cidadã dos estudantes da educação básica brasileira. Entre as várias competências gerais que devem ser trabalhadas e desenvolvidas de acordo com o estabelecido pela BNCC destacam-se: conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, argumentação, autoconhecimento, autocuidado, responsabilidade e cidadania. O projeto “Mundo invisível: ensino e saúde sob as lentes do microscópio” vai ao encontro do que é estabelecido pela BNCC, já que as oficinas pedagógicas abordarão temas sobre saúde, higiene, alimentação e meio ambiente, utilizando o microscópio como ferramenta durante as intervenções, proporcionando uma aplicação prática dos assuntos abordados, permitindo o entusiasmo em aprender sobre o mundo microscópico e estimulando o desenvolvimento do olhar crítico e questionador. As oficinas pedagógicas serão desenvolvidas a partir das demandas das escolas e unidades básicas das comunidades envolvidas, levando-se em consideração suas vivências, experiências, motivações e interesses, principalmente na resolução de problemas enfrentadas por essa comunidade.


Objetivos

OBJETIVO GERAL: Abordar de forma lúdica e prática, com linguagem simples e acessível, questões sobre saúde, higiene, alimentação e meio ambiente para crianças e adolescentes do ensino básico, e para o público atendido em unidades básicas de saúde, utilizando a microscopia como ferramenta didática nas ações. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1) Ensinar crianças e adolescentes do ensino básico e o público atendido em unidades básicas de saúde sobre o mundo invisível das células e dos micro-organismos; 2) Oferecer oficinas pedagógicas na área de saúde e educação a partir de demandas levantadas por escolas públicas e unidades básicas de saúde; 3) Contribuir para a inserção dos estudantes de graduação e pós-graduação da UFVJM em ações de extensão na área de saúde e ensino, contribuindo para formação de sujeitos capazes de interagir com a comunidade não acadêmica e contribuir para a transformação social; 4) Proporcionar atividades de extensão para creditação em cursos de graduação e pós-graduação; 5) Fomentar divulgação científica e popularização da ciência.


Metas

1) Montar entre 2 a 3 oficinas pedagógicas na área de saúde e/ou educação, utilizando a microscopia como ferramenta de intervenção, a partir de demandas levantadas com a comunidade atendida; 2) Capacitar até 5 estudantes de graduação e/ou pós-graduação para a criação de oficinas pedagógicas na área de saúde e educação; 3) Atender até 100 crianças e adolescentes com as oficinas pedagógicas; 4) Criar material de divulgação (vídeos ou postagens em formato de imagem ou animação, ou cartilhas/livretos).


Metodologia

O projeto desenvolverá oficinas pedagógicas com linguagem simples e acessível, sobre questões de saúde, higiene, alimentação e meio ambiente para crianças e adolescentes do ensino básico, e para o público atendido em unidades básicas de saúde, utilizando a microscopia como ferramenta didática nas ações. Para isso, antes da criação das oficinas pedagógicas, será realizado o levantamento de demanda diretamente nas escolas que serão atendidas, ou unidades básicas de saúde ou com a secretaria de saúde do município. Após o levantamento de demandas, a equipe se reunirá para a escolha do tema e criação de uma oficina pedagógica que atenda as demandas dessa comunidade, com finalidade de promoção de saúde e informação. A oficina será realizada por meio da investigação prática através da microscopia. As oficinas serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde e/ou Escolas que estiverem sendo atendidas por outras ações do Programa Universidade na Comunidade. Serão utilizados microscópios de luz e amostras biológicas diversas. Os participantes da ação terão contato direto com o equipamento. O projeto atenderá comunidades da macrorregião do Jequitinhonha atendidas por este Programa. Ao final da ação será enviado aos anfitriões e parceiros um formulário pelo google forms para avaliação da ação. No final do projeto, será elaborado material para divulgação em evento de extensão ou publicação em revista extensionista, além do relatório final.


Referências Bibliográficas

1. BRÊTAS, J. R. D. S., & PEREIRA, S. R. (2007). PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESPAÇO PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE. TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE, 5, 367-380. 2. HENNINGTON, É. A. (2005). ACOLHIMENTO COMO PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NUM PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA, 21, 256-265. 3. PEREIRA, A. L. D. F. (2003). AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A PRÁTICA EDUCATIVA NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA, 19, 1527-1534. 4. CANDEIAS, N. M. F. (1997). CONCEITOS DE EDUCAÇÃO E DE PROMOÇÃO EM SAÚDE: MUDANÇAS INDIVIDUAIS E MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA, 31(2), 209-213. 5. JUNIOR, W. E. F., & OLIVEIRA, A. (2015). OFICINAS PEDAGÓGICAS: UMA PROPOSTA PARA A REFLEXÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, 37(2), 125-133. 6. MÜTSCHELE, M. S. (1992). OFICINAS PEDAGÓGICAS: A ARTE E A MAGIA DO FAZER NA ESCOLA. EDIÇÕES LOYOLA. 7. GUIMARAES ET AL. 2016. ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO: UMA VIAGEM AO MUNDO INVISÍVEL. CCNEXT - REVISTA DE EXTENSÃO, SANTA MARIA V.3 - N.ED. ESPECIAL 8. TOURINHOBRAGA ET AL. 2021HISTOLOGIA EM FOCO: ATLAS VIRTUAL COMO PROPOSTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.ANAIS DA SEMANA DA PEDAGOGIA. 9. VIGÁRIO, ANA FLÁVIA. AS TRAMAS DO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA : CONTEÚDO ESPECÍFICO, PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS. 2017. 232 F. TESE (DOUTORADO EM EDUCAÇÃO) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, UBERLÂNDIA, 2017. 10. OLIVEIRA ET AL 2017. REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE 11. MICROSCOPIA NO CONTEÚDO DE BIOLOGIA CELULAR NO ENSINO MÉDIO. IN: VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 12. DE PAULA ET AL. 2017. OFICINAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA: INTERFACE UNIVERSIDADE - ESCOLA 13. BERSCH ET AL. 2013. VIAGEM AO MUNDO INVISÍVEL: BUSCA PELA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO MÉDIO. CADERNO PEDAGÓGICO, LAJEADO, V. 10, N. 1, P. 109-117, 2013


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

As atividades desenvolvidas serão construídas a partir das demandas da comunidade e direcionadas principalmente a partir de informações das secretarias municipais de saúde e educação. Os estudantes de graduação e pós-graduação terão contato direto com a comunidade atendida durante ação, sendo uma oportunidade ímpar de se conhecer a realidade local e de acontecer a troca de saberes com a comunidade e do conhecimento científico da academia.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O temas das oficinas abordarão duas grandes áreas: educação e saúde. Além disso, o projeto utilizará instrumentos e linguagens da área de artes e comunicação para elaboração e construção dos materiais das oficinas.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto desenvolverá oficinas pedagógicas e materiais a partir do conhecimento científico acadêmico dos estudantes (de graduação e pós-graduação). Por se tratar de uma ação extensionista com caráter educativo (ensino), que abordará sobre temas de saúde para estudantes do ensino básico e/ou público atendido por unidades básicas de saúde, e participação de estudantes de pós-graduação, cujos temas de pesquisa poderão ser explorados durante as ações, a atual proposta tem como característica a interface com ensino-pesquisa-extensão.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A interação com a sociedade permitirá o estudante conhecer melhor as necessidades das comunidades atendidas e compreender seu papel como agente de transformação social. O estudante também desenvolverá habilidades de relação interpessoal e de comunicação oral e escrita, uma vez que realizará atividades para um público diverso, além de aprofundar seu conhecimento nas áreas de educação e saúde. Todas as atividades executadas pelos alunos serão avaliadas, por meio de observação direta dos docentes que acompanharão as atividades e fornecerão os feedbacks.


Impacto e Transformação Social

Há um impacto direto e imediato em relação às mudanças de hábitos da comunidade atendida, principalmente em relação à promoção de saúde e prevenção de doenças. A longo prazo o impacto poderá ser observado através da mudança na trajetória de vida dos estudantes que serão atendidos pelo projeto, estimulando a permanência dos estudantes na escola e incentivando a continuidade dos estudos na Universidade, diminuindo a desigualdade e exclusão e promovendo o desenvolvimento da região do Vale do Jequitinhonha.


Divulgação

O projeto será divulgado nas mídias sociais (Youtube, Instagram e Facebook) e nas páginas da PROEXC, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e na Faculdade de Medicina (FAMED).


Informações Complementares

As atividades desenvolvidas pelos estudantes poderão ser utilizadas na creditação da extensão tanto na graduação quanto na pós-graduação.


Público-alvo

Descrição

Crianças e adolescentes matriculados no ensino fundamental e médio de escolas públicas

Descrição

Pessoas atendidas em unidades básicas de saúde

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Gouveia - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Auxiliará na elaboração das oficinas pedagógicas através da parceria da Luana Pereira Leite Schetino, coordenadora local (UFVJM) da Rede Mineira da Universidades das Crianças

Participação da Instituição Parceira

Colaborador nas ações de extensão através do projeto "BioIMG Net" que tem apoio da CZI (Chan Zuckerberg Initiative)

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 240 h

Carga Horária 30 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Será realizado mensamente o levantamento de demanda através de reuniões junto às secretarias municipais de saúde e educação, escolas e/ou unidades de saúde.

Carga Horária 60 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Reuniões para escolha dos temas e criação das oficinas pedagógicas.

Carga Horária 60 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aplicação das oficinas pedagógicas nas escolas e unidades básicas utilizado a microscopia. As atividades poderão ser realizadas com outras ações do programa Universidade nas Comunidades e/ou em parcerias com outros projetos de extensão.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Ao final de cada oficina será enviado aos anfitriões um formulário pelo google forms e a equipe se reunirá para avaliar a ação e propor melhorias para ações futuras.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

A equipe se reunirá para produção de material de divulgação em evento de extensão ou publicação de material em periódico dedicado à extensão.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Redação do relatório final