Detalhes da ação

Universidade Aberta para Idosos - UAI

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202104000069

Tipo da Ação

Programa

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/08/2022

Data Fim

31/12/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

adriana netto parentoni

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Terceira Idade

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

Os formulários de inscrição dos idosos serão disponibilizados via google docs no endereço abaixo http://bit.ly/uaiufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Resumo

O objetivo do programa de extensão “Universidade Aberta para Idosos” (UAI) é ofertar atividades educativas, vivências teóricas e práticas nas dimensões intelectual, física, emocional, cognitiva, afetiva e social; para idosos (pessoas com 60 anos ou mais). A UAI permitirá a experiência do convívio da comunidade acadêmica com o idoso, promovendo a formação de pessoas por meio de ações interdisciplinares de cursos de graduação e pós-graduação, visando o papel social da UFVJM.


Palavras-chave

Idosos, universidade, ensino


Introdução

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, nossa UFVJM, está fazendo a diferença nos campi onde atua, proporcionando conhecimento, crescimento econômico, formação de pessoas comprometidas com a participação e a autonomia, que levem adiante não só a atenção às demandas locais, mas também, que busquem a inovação, a resolução de problemas e a geração de emprego e renda, possibilitando melhoria da qualidade de vida dos habitantes desta região, criando assim, um ambiente favorável de respeito e crescimento. O impacto da UFVJM em Diamantina de modo especial é inegável! Embora tenha começado com apenas o curso de odontologia a UFVJM de hoje, conta com mais de 30 cursos, incluindo as áreas de Humanas, Exatas, Engenharias e diversos cursos da área da saúde, incluindo a Fisioterapia. Sabe-se que a população mundial tem envelhecido e que, no Brasil, tal fato ocorre de forma mais rápida. Em 2015 o número de idosos brasileiros ultrapassou os 11,7% da população, mas em 2025 atingirá 16,2 % da população total, por esta razão seremos, o sexto país no mundo com maior número de idosos, o que implica em elevados custos com saúde, prevenção e cuidados, embora não tenhamos recursos suficientes para tal (WHO 2005). Com o aumento do número de idosos na população, aumenta também, a ocorrência das complicações de saúde relacionadas à idade (MELLO, ENGSTROM, & ALVES, 2014). Nesse contexto, a preocupação com as condições necessárias à manutenção da qualidade de vida das pessoas idosas tem crescido, dentre os especialistas, para que o envelhecimento não ocorra associado à dependência (CAMARANO; KANSO& MELLO 2004). Vale ressaltar, que a população idosa apresenta, sob o ponto de vista biopsicossocial, características bastante diversas em relação à idade, sexo, raça/cor, educação, renda, saúde (PAD-MG, 2011; TEIXEIRA; GUARIENTO, 2010) e todos esses fatores são permeados por hábitos de vida e o ambiente em onde este idosos reside. Não buscamos apenas viver mais, mas sim, melhor e para isto a manutenção da funcionalidade tem sido uma meta para gerontólogos e geriatras. O curso de Fisioterapia da UFVJM tem sido um importante aliado da comunidade em geral, prestando serviços de alta qualidade e gratuitos na Clínica Escola de Fisioterapia, nos Centros de Saúde, na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital Nossa Senhora da Saúde, mas isto não é o suficiente! É apenas o nosso ponto de partida! Quando buscamos por cursos ofertados em faculdades e universidades brasileiras, que sejam voltados para o público de idosos, verificamos que os nomes mais usados são os seguintes: Universidade Aberta para a Terceira Idade ou Escola da Maturidade. Durante o processo de criação do nosso programa em uma universidade que fica no Estado de Minas Gerias, percebemos que a nossa universidade teria que ter algo novo que remetesse aos seus objetivos e às suas raízes. Este pensamento nos levou à proposição do nome Universidade Aberta para Idosos cuja sigla seria a palavra UAI... e o significado e importância do uai na vida de mineiros só eles conhecem!!! E como a palavra uai remonta de tempos muito antigos, achamos seu uso duplamente adequado, não só pela história que carrega, pela simbologia, mas, principalmente, por sua versatilidade e importância. A Universidade Aberta para Idosos -UAI- que queremos implementar na UFVJM, será um programa de extensão de fluxo contínuo, criado de modo a atender às premissas contidas no Estatuto do Idoso que foi publicada em 2003 e revisada em 2017. Segundo esta última versão, consta no capítulo V, referente à: Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em seu artigo 21 que: “O Poder Público criará oportunidades de acesso do idoso à educação, adequando currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais a ele destinados. § 1o Os cursos especiais para idosos incluirão conteúdo relativo às técnicas de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos, para sua integração à vida moderna.” E de forma taxativa menciona em seu artigo 25, que : “ O Poder Público apoiará a criação de universidade aberta para as pessoas idosas e incentivará a publicação de livros e periódicos, de conteúdo e padrão editorial adequados ao idoso, que facilitem a leitura, considerada a natural redução da capacidade visual.” É preciso deixar claro que, a proposta de uma Universidade Aberta para Idosos, é ofertar, dentre outras atividades, aquelas ações de cunho educativo, vivências teóricas e práticas nas diversas dimensões: intelectual, física, emocional, cognitiva, afetiva e social; para pessoas a partir dos 60 anos, pois, segundo a Organização mundial de saúde, em países em desenvolvimento, é considerado idoso aquele individuo que tenha 60 anos ou mais, já nos países desenvolvidos é aquele que tenha 65 anos ou mais. O programa aqui proposto teve origem no trabalho desenvolvido pelo curso de graduação em Fisioterapia do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), onde eu, Adriana Netto Parentoni, trabalhei por dez anos, nos quais pude participar desde a criação da disciplina de Geriatria e Gerontologia, como também, da montagem e implementação da universidade aberta da terceira idade de lá. Cito tais fatos para explicar que venho maturando a criação de uma universidade aberta aqui em Diamantina desde o meu ingresso na UFVJM em outubro de 2009. Acredito que agora tenho condição de dar este passo tão importante e colocar a UFVJM em igualdade de condições com outras grandes universidades que já ofertam este tipo de programa (BARRETO et al., 2003; VERAS et al., 1995) cujos benefícios para a população idosa são inegáveis. As universidades para a terceira idade são uma forma de melhorar a qualidade de vida da população idosa, pois proporcionam: o conhecimento (ao oferecerem uma diversidade de cursos de atualização, palestras, etc.); o debate das questões relativas ao envelhecimento; questões locais, o divertimento; um espaço de convivência com outras pessoas (já que a solidão é um fator que não pode ser desconsiderado em se tratando de idosos, pois afeta profundamente sua qualidade de vida); a quebra da rotina; a criação de novos horizontes e objetivos e, finalmente, dão ainda um suporte institucional aos participantes. É claro que, o desenvolvimento destes projetos, em instituições de ensino superior, ajudam o idoso a refletir sobre o seu papel e aspirações na sociedade, trazem à comunidade acadêmica jovem a experiência do idoso como uma forma de enriquecimento e valorização da vida, promovem ações interdisciplinares inseridas nos três pilares: ensino, pesquisa e extensão e ampliam o papel social das instituições de ensino superior, especialmente as públicas. A criação da UAI prevê como exposto acima, a oferta de atividades educativas que favoreçam o envelhecimento ativo e bem sucedido e com as ações sociais e de cidadania, o que atende às políticas governamentais relativas ao tema. Neste sentido, é preciso disponibilizar e utilizar de forma plena a estrutura física existente na UFVJM que é de excelência, no que diz respeito também, à expertise do corpo docente e às ações desenvolvidas no atendimento Gerontológico. A UAI impactará diretamente na formação dos discentes de vários cursos que terão convívio direto com a população de idosos o que favorecerá a tão necessária troca de experiências intergeracionais. Mesmo que existam outros projetos voltados para o público de idosos em funcionamento na UFVJM, os mesmos podem ser abarcados neste programa. A possibilidade de participação gradativa de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFVJM que tiverem interesse em participar da UAI será imprescindível para o fortalecimento do programa e para estreitar as relações entre os diversos campos do saber e do saber fazer, assegurando a diversidade, a criatividade e a liberdade de escolhas e ações. Para participar deste programa é importante que o idoso seja alfabetizado (saiba ler e escrever), tenha condições funcionais que lhe permitam se deslocar entre os campi da UFVJM de Diamantina, de modo que o mesmo seja capaz de freqüentar as atividades sozinho, ou com a presença de um cuidador pessoal. O programa Universidade Aberta para Idosos visa permitir aos maiores de 60 anos a realização de cursos curtos montados em módulos a serem ofertados (no período da tarde) semestralmente, conforme as demandas levantadas pelos próprios idosos, nas mais diversas áreas de conhecimento, dentro da universidade e, inclusive, possibilitará a publicação de tais resultados. Por exemplo: Num módulo da UAI, previsto para ser realizado no curso de nutrição, serão abordadas técnicas de conservação e preparo de alimentos. Nas aulas práticas, as receitas preparadas, bem como aquelas que os próprios participantes sugerirem, poderão ser posteriormente reunidas e se tornarão um livro de receitas, assim, a UAI pretende propiciar a transmissão de conhecimento, a prática do mesmo e sua consolidação e divulgação através do livro. Portanto, a UAi permitirá a junção do ensino (no exemplo dado acima, ocorrerá o ensino das técnicas de manejo de alimentos) da pesquisa (que será realizada para a busca de receitas) e da extensão (por exemplo: a troca com a comunidade dos saberes adquiridos e dos saberes natos, uma vez que, o idoso pode sugerir sua própria receita). Além disso, a sociedade como um todo poderá se beneficiar com as produções dos idosos ( que, no exemplo acima, poderão ser feitas em feiras ou na formato de degustação).


Justificativa

A Universidade aberta para Idosos (UAI) pode ser, para grande parte do público alvo, a única experiência dos idosos com a vida acadêmica, uma vez que, os idosos da atualidade são de uma geração onde houve predomínio do analfabetismo e da falta de oportunidades especialmente para os indivíduos de baixa renda. A importância da UAI reside, ainda, na possibilidade de integração entre diversos cursos e programas de pós-graduação da UFVJM, contribuindo para a formação de pessoas e profissionais engajados com as necessidades dos idosos. Ela será um espaço capaz de propiciar conhecimento; debate das questões relativas ao envelhecimento; o divertimento; a convivência com outras pessoas; a quebra da rotina; a criação de novos horizontes e objetivos e, finalmente, permitirá que a UFVJM dê um retorno à sociedade de tudo que recebeu até o momento.


Objetivos

Objetivos Gerais: Oferecer atividades de alta qualidade e diferenciadas, específicas para pessoas com idade superior a 60 anos, de caráter multidisciplinar, sob a forma de Universidade Aberta para Idosos, favorecendo o envelhecimento ativo, bem sucedido e autônomo. Objetivos específicos: 1- Dar a chance àqueles idosos que puderam freqüentar uma universidade de aprenderem novos conteúdos e, especialmente, para os que não puderam estudar, que a UAI possa ser a primeira porta de acesso à universidade desses idosos. 2- Permitir àqueles idosos que não tiveram oportunidades similares anteriores, de desenvolverem atividades que sejam construídas em conjunto, contando com sua participação ativa, na escolha dos temas de seu interesse e que julguem mais relevantes, para comporem os tópicos a serem abordados a cada semestre letivo na UAI, que será oferecido em formato de módulos. 3-Propiciar a formação gerontológica dos discentes e docentes envolvidos, a integração entre os diversos cursos da UFVJM, tanto de graduação quanto de pós graduação, além do seu inegável papel social da UFVJM. 4-Integrar os diversos cursos de graduação e pós-graduação da UFVJM que desejarem contribuir com a UAI ao longo do tempo 5- O programa de Universidade Aberta para Idosos visa, oferecer conteúdo, multidisciplinar e multidimensional com a oferta de atividades de ensino, socialização e físicas, favorecendo um envelhecimento ativo, bem sucedido e com qualidade de vida. Além disso, ela certamente propiciará mudanças atitudinais em relação ao envelhecimento e aos idosos.


Metas

Este programa tem como meta oferecer atividades de alta qualidade e diferenciadas específicas para pessoas com idade superior a 60 anos, sob a forma de Universidade Aberta para Idosos (UAI). O programa propiciará à população de idosos de Diamantina uma vivência acadêmica ou mesmo, a continuidade da mesma, através de módulos semestrais com conteúdo, multidisciplinar e multidimensional através de atividades de ensino, socialização e físicas, favorecendo um envelhecimento ativo, bem sucedido e com qualidade de vida. Serão construídas ao longo do tempo parcerias com os diversos cursos da UFVJM, portanto, a operacionalização deste programa vai requer o envolvimento e participação de muitas pessoas, docentes, técnico-administrativos e discentes. No que diz respeito a este último grupo, vale ressaltar que a UFVJM dispõe de política de bolsas para discentes que atuem na extensão. A UAI visa, ainda, a formação geriátrica e gerontológica dos discentes e docentes envolvidos, da comunidade acadêmica interna e externa, propiciando mudanças atitudinais em relação ao envelhecimento e aos idosos. A cada início de semestre letivo será realizada a seleção de discentes extensionistas segundo as normas institucionais vigentes, bem como, a consulta a diversos cursos da UFVJM a fim de verificar o interesse de adesão ao programa e a organização das colaborações. Nesta primeira etapa de pré-implantação da UAI faremos um levantamento do número de idosos e também de cuidadores de idosos residentes em diamantina, via discentes de graduação do Curso de Fisioterapia, matriculados na disciplina de Ensino Saúde e Comunidade, coordenada pelo professor Márcio Alves Marçal, a fim de identificarmos indivíduos que estejam aptos a participar do programa e, em seguida, serão feitos cartazes convite a serem distribuídos pelos centros de saúde, supermercados, pontos de ônibus e via programa de rádio da UFVJM, contendo os objetivos, programação preliminar, local de realização, datas e horários. Após a realização do levantamento de idosos e da chamada dos mesmos para integrarem a UAI, pretendemos começar ofertando turma única com no máximo 15 idosos (no período de pandemia e após esta ser controlada passaria para 30), com as atividades ocorrendo uma vez por semana preferencialmente no período da tarde, nas quartas ou quintas-feiras, dependendo da disponibilidade dos docentes e discentes, preferencialmente nos campus I e II da UFVJM. A idéia é desenvolver ao longo dos semestres diversos projetos que seriam braços deste programa ”guarda chuva”. Para que se tenha uma idéia do que pretende-se fazer, seguem alguns exemplos: Projeto I: Educação na terceira Idade Neste início serão ouvidas as principais dúvidas dos idosos quanto aos tópicos de interesse,tais como uso: conservação e descarte de medicamentos (cursos de medicina e farmácia), prevenção e promoção de saúde, conhecimento sobre o cuidado na terceira idade, incluindo a formação de cuidador de idosos, prática de atividade física, introdução ao desporto, dentre muitos outros. Projeto II: Qualidade de vida na terceira Idade Este módulo abarcaria Atividades funcionais, turismo para idosos, aulas sobre Canto, Pilates, Dança e Tai Chi Chuan, atividades de relaxamento, dentre outras. Projeto III: Nutrição na terceira Idade Este módulo abarcaria Atividades realizadas no curso de nutrição, relativas ao aproveitamento de alimentos, sua melhor forma de conservação, fabricação de geléias, doces e bolos, além da confecção de um livro de receitas levadas pelos próprios participantes dentre outros. Projeto IV: Introdução às novas tecnologias na terceira Idade Este módulo contaria com a parceria da Faculdade de Ciências Exatas (FACET), em especial com o curso de sistemas de informação, para os idosos aprenderem o uso de smart phones, programas de computador e inovações tecnológicas existentes visando facilitar seu dia-a-dia. Projeto V: Economia doméstica na terceira Idade Neste módulo seria convidado a participar o Instituto de Ciência e tecnologia( ICT), através do curso de engenharia de alimentos. Este módulo visará ensinar montagem de planilhas de acompanhamento de gastos, uso de aplicativos de investimentos e movimentações bancárias, aplicativos de controle de gastos, armadilhas dos empréstimos consignados, questões sobre aposentadoria e pensão, produção de cerveja, etc. Projeto VI: O uso da terra e manejo de animais na terceira Idade Neste módulo seria convidada a participar a Faculdade de ciências Agrárias ( FCA), ou seja os cursos de Agronomia, Zootecnia e Engenharia Florestal e incluiria técnicas de plantio de hortaliças, leguminosas, nutrição animal, além de jardinagem dentre outros. Projeto VII: Artesanato e artes na terceira Idade. Neste módulo seria convidada a participara faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH), através dos cursos de licenciatura em letras (espanhol e Inglês), além da filosofia e o curso de educação Física da UFVJM. O objetivo deste módulo seria Iniciação ao canto, teatro, música e produção de artesanato em pano, madeira, etc. Pelo exposto acima, observa-se que os projetos previamente pensados ou quaisquer outros que venham a ser propostos ao longo do programa, serão gradativamente incorporados ao longo dos módulos da UAI. Serão ofertadas, dentro de cada projeto disciplinas de Cultura e Arte, Inglês e Espanhol, História e Memória, Gastronomia, Tecnologia, Canto, Pilates, Dança e Tai Chi Chuan. As aulas serão ministradas por professores especializados nas áreas que lecionam, do corpo docente da UFVJM ou convidados, nas salas de aulas dos campi I e JK, incluindo a Clínica de Fisioterapia, as unidades básicas de saúde, a quadra poliesportiva do campus I e demais recintos esportivos do campus JK, além de laboratórios específicos de cada curso envolvido. Todas as atividades propostas contarão ainda com o apoio de monitores extensionistas, alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFVJM. Nos mesmos moldes do curso oferecido no UNI-BH, o currículo da UAI será desenhado para “atender às dimensões intelectual, emocional, física, afetiva e social do alunos participantes. Nos dois primeiros horários, as aulas teóricas acontecerão em aulas germinadas de 50 minutos para permitir o uso de metodologias ativas. Após essas aulas, acorrerá um lanche, em que a socialização entre os alunos será privilegiada. Nos dois últimos horários, ocorrerão as práticas físicas, em grupo com aulas de 50 minutos. Os alunos da UAI escolhem as disciplinas que querem cursar respeitando-se cada horário e dia da semana que o programa será realizado. Para as atividades físicas, será exigida a apresentação de atestado médico.” Com a viabilidade do programa em termos de financiamento institucional e adesão da comunidade pretendemos ofertar apostilas e materiais de apoio das disciplinas. Periodicamente, o programa realizará ainda, atividades extraclasse, como passeios, visitas técnicas, programas culturais, festas e comemorações. Ao final do semestre, ou durante o SINTEGRA da UFVJM, os alunos da UAI e discentes dos cursos, poderão realizar um evento de encerramento com a apresentação dos resultados obtidos aberto para a comunidade e as famílias. Haverá também um momento exclusivo para a formatura simbólica dos idosos e entrega do certificado de participação. Os idosos alunos da UAI, respeitadas as regras de uso dos espaços da UFVJM, poderão ter acesso à toda a estrutura física e às atividades acadêmicas da UFVJM, tais como biblioteca, laboratórios de informática, auditórios, cantinas, restaurante, prédios dos diversos cursos, salas de aulas, eventos acadêmicos, etc. Periodicamente, os alunos e professores realizarão ações sociais na comunidade, utilizando os conhecimentos adquiridos e as habilidades individuais. Essas ações acontecerão em locais propostos pelos próprios idosos e corpo docente, tais como, praças, distritos, comunidades, instituições de longa permanência de idosos, hospitais, etc. Os idosos alunos da UAI serão convidados a participar ativamente ou como sujeitos de projetos de pesquisa, extensão, projetos interdisciplinares e trabalhos de conclusão de curso dos diversos programas de pós-graduação e cursos de graduação envolvidos. Ao final de cada semestre, as atividades realizadas serão avaliadas com relação ao tema, conteúdo, metodologia, professores, satisfação, etc, via questionário. Usaremos ainda, uma caixinha para que sejam colocadas críticas e sugestões. Neste momento, discutiremos com os participantes quais as atividades que deverão ser realizadas no semestre seguinte, havendo uma programação conjunta contando com professores, monitores e os idosos envolvidos na UAI. Tal avaliação será seguida da avaliação da equipe que integrou e ministrou cada módulo. A rematrícula pode ser efetuada semestralmente tanto no módulo do programa completo, como em disciplinas isoladas. Ao término de cada semestre letivo, para aqueles idosos que obtiveram a freqüência mínima de 75%, será realizada uma formatura simbólica para a entrega dos certificados de participação na UAI. Aqueles idosos que desejarem poderão, inclusive, se tornar monitores em módulos subseqüentes, como se estivessem numa espécie de pós-graduação dentro da UAI. Deste modo, acreditamos que estaremos incentivando ainda mais a participação dos idosos em nosso programa e aperfeiçoaremos a troca de experiências e saberes.


Metodologia

A metodologia de ensino da UAI privilegiará ações relacionadas a esse público, com aulas expositivas, dinâmicas, metodologias ativas, materiais didáticos apropriados. O conhecimento será construído em conjunto com os alunos, privilegiando as experiências prévias e o percurso participativo.” Estrutura Curricular Nesta primeira etapa de implantação faremos um levantamento do número de idosos e também de cuidadores de idosos residentes em diamantina, via discentes de graduação do Curso de Fisioterapia, matriculados nas disciplinas de Ensino Saúde e Comunidade, a fim de identificarem indivíduos que estejam aptos a participar do programa e, em seguida, serão feitos cartazes convite a serem distribuídos pelos centros de saúde, supermercados, pontos de ônibus e via programa de rádio da UFVJM, contendo os objetivos, programação preliminar, local de realização, datas e horários. Após a realização do levantamento de idosos e da chamada dos mesmos para integrarem a UAI, pretendemos começar ofertando turma única com no máximo 30 idosos, com as atividades ocorrendo uma vez por semana preferencialmente no período da tarde, nas quartas ou quintas-feiras, preferencialmente no campus I da UFVJM. A ideia é desenvolver ao longo dos semestres diversos projetos que seriam braços deste programa ”guarda chuva”. Para que se tenha uma idéia do que pretende-se fazer, seguem alguns exemplos: Projeto I: Educação na terceira Idade Neste início serão ouvidas as principais dúvidas dos idosos quanto aos tópicos de interesse, tais como uso: conservação e descarte de medicamentos (cursos de medicina e farmácia), prevenção e promoção de saúde, conhecimento sobre o cuidado na terceira idade, incluindo a formação de cuidador de idosos, prática de atividade física, introdução ao desporto, dentre muitos outros Projeto II: Qualidade de vida na terceira Idade Este módulo abarcaria Atividades funcionais, turismo para idosos, aulas sobre Canto, Pilates, Dança e Tai Chi Chuan, atividades de relaxamento, dentre outras. Projeto III: Nutrição na terceira Idade Este módulo abarcaria Atividades realizadas no curso de nutrição, relativas ao aproveitamento de alimentos, sua melhor forma de conservação, fabricação de geléias, doces e bolos, além da confecção de um livro de receitas levadas pelos próprios participantes dentre outros. Projeto IV: Introdução às novas tecnologias na terceira Idade Este módulo contaria com a parceria da Faculdade de Ciências Exatas (FACET), em especial com o curso de sistemas de informação, para os idosos aprenderem o uso de smart phones, programas de computador e inovações tecnológicas existentes visando facilitar seu dia-a-dia. Projeto V: Economia doméstica na terceira Idade Neste módulo seria convidado a participar o Instituto de Ciência e tecnologia( ICT), através do curso de engenharia de alimentos. Este módulo visará ensinar montagem de planilhas de acompanhamento de gastos, uso de aplicativos de investimentos e movimentações bancárias, aplicativos de controle de gastos, armadilhas dos empréstimos consignados, questões sobre aposentadoria e pensão, produção de cerveja, etc. Projeto VI: O uso da terra e manejo de animais na terceira Idade Neste módulo seria convidada a participar a Faculdade de ciências Agrárias ( FCA), ou seja os cursos de Agronomia, Zootecnia e Engenharia Florestal e incluiria técnicas de plantio de hortaliças, leguminosas, nutrição animal, além de jardinagem dentre outros. Projeto VII: Artesanato e artes na terceira Idade Neste módulo seria convidada a participara faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH), através dos cursos de licenciatura em letras (espanhol e Inglês), além da filosofia e o curso de educação Física da UFVJM. O objetivo deste módulo seria Iniciação ao canto, teatro, música e produção de artesanato em pano, madeira, etc. Pelo exposto acima, observa-se que os projetos previamente pensados ou quaisquer outros que venham a ser propostos ao longo do programa, serão gradativamente incorporados ao longo dos módulos da UAI. Serão ofertadas, dentro de cada projeto disciplinas de Cultura e Arte, Inglês e Espanhol, História e Memória, Gastronomia, Tecnologia, Canto, Pilates, Dança e Tai Chi Chuan. As aulas serão ministradas por professores especializados nas áreas que lecionam, do corpo docente da UFVJM ou convidados, nas salas de aulas dos campi I e JK, incluindo a Clínica de Fisioterapia, as unidades básicas de saúde, a quadra poliesportiva do campus I e demais recintos esportivos do campus JK, além de laboratórios específicos de cada curso envolvido. Todas as atividades propostas contarão ainda com o apoio de monitores extensionistas, alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFVJM. Nos mesmos moldes do curso oferecido no UNI-BH, o currículo da UAI será desenhado para “atender às dimensões intelectual, emocional, física, afetiva e social do alunos participantes. Nos dois primeiros horários, as aulas teóricas acontecerão em aulas germinadas de 50 minutos para permitir o uso de metodologias ativas. Após essas aulas, acorrerá um lanche, em que a socialização entre os alunos será privilegiada. Nos dois últimos horários, ocorrerão as práticas físicas, em grupo com aulas de 50 minutos. Os alunos da UAI escolhem as disciplinas que querem cursar respeitando-se cada horário e dia da semana que o programa será realizado. Para as atividades físicas, será exigida a apresentação de atestado médico.” Com a viabilidade do programa em termos de financiamento institucional e adesão da comunidade pretendemos ofertar apostilas e materiais de apoio das disciplinas. Periodicamente, o programa realizará ainda, atividades extraclasse, como passeios, visitas técnicas, programas culturais, festas e comemorações. Ao final do semestre, ou durante o SINTEGRA da UFVJM, os alunos da UAI e discentes dos cursos, poderão realizar um evento de encerramento com a apresentação dos resultados obtidos aberto para a comunidade e as famílias. Haverá também um momento exclusivo para a formatura simbólica dos idosos e entrega do certificado de participação. Os idosos alunos da UAI, respeitadas as regras de uso dos espaços da UFVJM, poderão ter acesso à toda a estrutura física e às atividades acadêmicas da UFVJM, tais como biblioteca, laboratórios de informática, auditórios, cantinas, restaurante, prédios dos diversos cursos, salas de aulas, eventos acadêmicos, etc. Periodicamente, os alunos e professores realizarão ações sociais na comunidade, utilizando os conhecimentos adquiridos e as habilidades individuais. Essas ações acontecerão em locais propostos pelos próprios idosos e corpo docente, tais como, praças, distritos, comunidades, instituições de longa permanência de idosos, hospitais, etc. Os idosos alunos da UAI serão convidados a participar ativamente ou como sujeitos de projetos de pesquisa, extensão, projetos interdisciplinares e trabalhos de conclusão de curso dos diversos programas de pós-graduação e cursos de graduação envolvidos. Ao final de cada semestre, as atividades realizadas serão avaliadas com relação ao tema, conteúdo, metodologia, professores, satisfação, etc. Após as avaliações e a caixinha de críticas e sugestões serão avaliadas para que possamos discutir com os participantes quais as atividades que deverão ser realizadas no semestre seguinte, havendo uma programação conjunta contando com professores, monitores e os idosos envolvidos. Todos os protocolos de biossegurança vigentes serão seguidos. A clínica escola de fisioterapia, onde as atividades se darão, já conta com um protocolo de biossegurança devidamente aprovado pela CPBio da UFVJM, que também será adotado durante as atividades da UAI.


Referências Bibliográficas

BARRETO, KÁTIA MAGDALA DE LIMA; CARVALHO, EDUARDO MAIA FREESE DE; et al. Perfil sócio epidemiológico demográfico das mulheres idosas da Universidade Aberta à Terceira Idade no Estado de Pernambuco. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 3, n. 3, p. 339-354, 2003. BRASIL. Estimativa Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE 2015. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa, 2015>. CAMARANO, ANA AMÉLIA; KANSO, SOLANGE; MELLO, J. L. Como vive o idoso brasileiro? Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60? Rido de janeiro, 604p, 2004. CHAIMOWICZ, F. A saúde dos idosos brasileiros às vésperas do século XXI: problemas, projeções e alternativas. Revista Saúde Pública. 31(2):184-200, 1997. ESTATUTO DO IDOSO. BRASIL Estatuto do idoso. – Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 40 p., 2017.Conteúdo: Lei no 10.741/2003. ISBN: 978-85-7018-827-4 MELLO, A. DE C.; ENGSTROM, E. M.; ALVES, L. C. Health-related and socio-demographic factors associated with frailty in the elderly: a systematic literature review TT - Fatores sociodemográficos e de saúde associados à fragilidade em idosos: uma revisão sistemática de literatura TT - Factores sociode. Cadernos de Saúde Pública, v. 30, n. 6, p. 1143–1168, 2014. PAD-MG. Boletim PAD-MG | 2011 Perfil da população idosa de Minas Gerais. 2011. Disponível em: <http://fjp.mg.gov.br/index.php/docman/cei/pad/335-boletim-pad-mg- 2011-perfil-da-populacao-idosa-de-minas-gerais/file>. Acesso em: 17 julho. 2019. VERAS, R.P. ; CAMARGOS, Jr.K. Idosos e Universidade: parceria para Qualidade de Vida. In. VERAS,R.(org) Terceira Idade: um envelhecimento digno para o cidadão do futuro. Rio de Janeiro: Relume-Dumara-UNATI, p. 11-27, 1995. WHO. Preventing chronic diseases a vital investment. . [S.l: s.n.], 2005.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A importância da UAI reside, ainda, na possibilidade de integração entre diversos cursos e programas de pós-graduação da UFVJM, contribuindo para a formação de pessoas e profissionais engajados com as necessidades dos idosos. Ela será um espaço capaz de propiciar conhecimento; debate das questões relativas ao envelhecimento; o divertimento; a convivência com outras pessoas; a quebra da rotina; a criação de novos horizontes e objetivos e, finalmente, permitirá que a UFVJM dê um retorno à sociedade de tudo que recebeu até o momento.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O programa contará com profissionais das diversas áreas da saúde incluindo fisioterapia, educação física, nutrição, enfermagem e medicina.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O programa UAI será um espaço capaz de propiciar conhecimento; debate das questões relativas ao envelhecimento; o divertimento; a convivência com outras pessoas; a quebra da rotina; a criação de novos horizontes e objetivos e, finalmente, permitirá que a UFVJM dê um retorno à sociedade de tudo que recebeu até o momento. Neste sentido, as atividades desenvolvidas na UAI permitirão a vivência, partilha, aquisição e divulgação dos conhecimentos adquiridos não só entre os participantes da UAI, mas também, para a sociedade como um todo. Pretendemos divulgar os resultados dos projetos do programa através da apresentação em seminários, a produção de trabalhos de conclusão de curso, da produção de livros (por exemplo: livros de receitas, manuais para uso de celular, etc.). Acreditamos que, deste modo, será possível a produção de conhecimento, a formação de discentes e a manutenção da indissociabilidade não só entre a teoria e a prática, mas também, entre o ensino, a pesquisa e a extensão, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, consciente, fraterna e transformadora.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A UAI pode promover impacto diretamente na formação dos discentes de vários cursos que terão convívio direto com a população de idosos o que favorecerá a tão necessária troca de experiências intergeracionais. Mesmo que existam outros projetos voltados para o público de idosos em funcionamento na UFVJM, os mesmos podem ser abarcados neste programa. A possibilidade de participação gradativa de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFVJM que tiverem interesse em participar da UAI será imprescindível para o fortalecimento do programa e para estreitar as relações entre os diversos campos do saber e do saber fazer, assegurando a diversidade, a criatividade e a liberdade de escolhas e ações.


Impacto e Transformação Social

A UAI pode promover impacto na sociedade permitindo aos participantes a identificação de temas de interesse, aprendizagem e trocas de experiências capazes de modificar o seu cotidiano, evitar a solidão, o isolamento social e promover a convivência intergeracional.


Divulgação

Nesta primeira etapa de pré-implantação da UAI faremos um levantamento do número de idosos e também de cuidadores de idosos residentes em diamantina, via discentes de graduação do Curso de Fisioterapia, matriculados na disciplina de Ensino Saúde e Comunidade, coordenada pelo professor Márcio Alves Marçal, a fim de identificarmos indivíduos que estejam aptos a participar do programa e, em seguida, serão feitos cartazes convite a serem distribuídos pelos centros de saúde, supermercados, pontos de ônibus e via programa de rádio da UFVJM, contendo os objetivos, programação preliminar, local de realização, datas e horários. Após a realização do levantamento de idosos e da chamada dos mesmos para integrarem a UAI, pretendemos começar ofertando turma única com no máximo 15 idosos, com as atividades ocorrendo uma vez por semana preferencialmente no período da tarde, nas quartas ou quintas-feiras dependendo da disponibilidade dos docentes e discentes, preferencialmente no campus I da UFVJM.


Informações Complementares

O programa após aprovado contará com e-mail próprio. uai.ufvjm@gmail.com


Público-alvo

Descrição

Em princípio, devido à pandemia, as turmas serão reduzidas e contarão com no máximo 15 idosos, a fim de cumprir os protocolos de biossegurança.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 470 h

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Planejamento (Metas: Formação de equipes. Divulgação e recrutamento de idosos. Planejamento dos possíveis temas a serem abordados). Neste início serão ouvidas as principais dúvidas dos idosos quanto aos tópicos de interesse, tais como uso: conservação e descarte de medicamentos (cursos de medicina e farmácia), prevenção e promoção de saúde, conhecimento sobre o cuidado na terceira idade, incluindo a formação de cuidador de idosos, prática de atividade física, introdução ao desporto, dentre muitos outros.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização dos conteúdos previamente elencados pelos idosos para serem realizados neste período.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Serão aplicados questionários de avaliação da satisfação com as atividades, críticas e sugestões para os próximos semestres. Avaliação do desempenho dos alunos envolvidos através dos relatos das experiências. Emissão dos certificados relativos às atividades do referido semestre para idosos, discentes e docentes.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Planejamento (Metas: Formação de equipes. Divulgação e recrutamento de idosos e inscrição dos idosos. Planejamento dos possíveis temas a serem abordados). Neste início serão ouvidas as principais dúvidas dos idosos quanto aos tópicos de interesse, tais como uso: conservação e descarte de medicamentos (cursos de medicina e farmácia), prevenção e promoção de saúde, conhecimento sobre o cuidado na terceira idade, incluindo a formação de cuidador de idosos, prática de atividade física, introdução ao desporto, dentre muitos outros.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização dos conteúdos previamente elencados pelos idosos para serem realizados neste período.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Serão aplicados questionários de avaliação da satisfação com as atividades, críticas e sugestões para os próximos semestres. Avaliação do desempenho dos alunos envolvidos através dos relatos das experiências. Emissão dos certificados relativos às atividades do referido semestre para idosos, discentes e docentes.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Planejamento (Metas: Formação de equipes. Divulgação e recrutamento de idosos e inscrição dos idosos. Planejamento dos possíveis temas a serem abordados). Neste início serão ouvidas as principais dúvidas dos idosos quanto aos tópicos de interesse, tais como uso: conservação e descarte de medicamentos (cursos de medicina e farmácia), prevenção e promoção de saúde, conhecimento sobre o cuidado na terceira idade, incluindo a formação de cuidador de idosos, prática de atividade física, introdução ao desporto, dentre muitos outros.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização dos conteúdos previamente elencados pelos idosos para serem realizados neste período.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Serão aplicados questionários de avaliação da satisfação com as atividades, críticas e sugestões para os próximos semestres. Avaliação do desempenho dos alunos envolvidos através dos relatos das experiências. Emissão dos certificados relativos às atividades do referido semestre para idosos, discentes e docentes.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Planejamento (Metas: Formação de equipes. Divulgação e recrutamento de idosos e inscrição dos idosos. Planejamento dos possíveis temas a serem abordados). Neste início serão ouvidas as principais dúvidas dos idosos quanto aos tópicos de interesse, tais como uso: conservação e descarte de medicamentos (cursos de medicina e farmácia), prevenção e promoção de saúde, conhecimento sobre o cuidado na terceira idade, incluindo a formação de cuidador de idosos, prática de atividade física, introdução ao desporto, dentre muitos outros.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização dos conteúdos previamente elencados pelos idosos para serem realizados neste período.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Serão aplicados questionários de avaliação da satisfação com as atividades, críticas e sugestões para os próximos semestres. Avaliação do desempenho dos alunos envolvidos através dos relatos das experiências. Emissão dos certificados relativos às atividades do referido semestre para idosos, discentes e docentes.