Detalhes da ação

Curso de Extensão 'Química no Cotidiano'

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000058

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

14/03/2022

Data Fim

10/06/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

everton luiz de paula

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Formação Docente

Abrangência

Estadual

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Resumo

O curso aqui proposto tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um curso de aperfeiçoamento em Química e suas principais abordagens do cotidiano, de forma que os participantes possam compreendê-la como um ramo do conhecimento humano digno de estudo e capaz de contribuir para a formação de cidadãos conscientes e participantes na sociedade. A proposta é discutir temas importantes e que impactam diretamente a vida de discentes da educação básica, levando-os a compreender sua importância.


Palavras-chave

Química, Ensino de Química, Cotidiano, Extensão


Introdução

Analisando a atual configuração dos processos educacionais é inevitável não questionar sobre as relações e influências das tecnologias digitais na educação e no trabalho docente e nas condições para os processos de ensino e aprendizagem frente a esse contexto. A apropriação de dispositivos como tablets, smartphones e câmeras digitais pelos estudantes vem influenciando e determinando reconfigurações no ambiente educacional. Nesse sentido, é fundamental que nos contextos educacionais, os profissionais da educação compreendam as transformações que vivenciamos com a reconfiguração na esfera comunicacional, e percebam a necessidade de uma educação nessa dinâmica, de forma crítica, uma vez que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) estão chegando às escolas ou mesmo à casa dos estudantes, por meio da educação a distância. A educação a distância (EaD) é compreendida como a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é uma alternativa de ensino com horários e turnos de estudos flexíveis, em que professores e alunos ficam separados, mas mantendo total relação para o bom desenvolvimento do curso, permitindo também maior adaptação dos horários disponíveis para estudo. Com relação à química ela é uma ciência essencial à vida, sobretudo, para melhoramentos e prolongar a vida. No entanto, no contexto educacional, sobretudo, para estudantes do Ensino Médio, essa disciplina não é visualizada dessa maneira e é preciso inovar a forma com que ela é apresentada. Assim, a integração das tecnologias ao processo de ensino-aprendizagem, mediante a utilização dos meios de comunicação e interação com abordagem didática, pode favorecer o aprendizado. A adoção dos recursos tecnológicos na prática educativa da disciplina química requer um planejamento, cuja metodologia deverá estar centrada na realidade da vida do estudante e no contexto social. Assim, a metodologia empregada nesse curso permitirá que os envolvidos tenham contato com diferentes abordagens para o ensino de química, bem como para a discussão de temas atuais pertinentes e na maioria dos cursos de formação são discutidos de forma superficial, exigindo portanto, um aprofundamento.


Justificativa

À medida que os anos foram passando e a industrialização se estabilizou, o ensino de Química precisou ser repensado e muitos educadores, dos diferentes graus de ensino, estavam diante de um desafio: fazer com que o seu ensino atingisse o cotidiano dos estudantes, atendendo de alguma forma as necessidades e interesse dos estudantes. Uma forma de fazer com que isso ocorra é desenvolver um ensino contextualizado, em que o estudante associe os conteúdos que o professor desenvolve ao longo do ano letivo com seu cotidiano para que possa julgar, com fundamentos, as informações adquiridas na mídia, na escola e com pessoas. No entanto, durante muito tempo professores tiveram que conviver com a insatisfação dos estudantes, uma vez que o ensino dessa disciplina era (e em algumas situações ainda é) voltado para memorização de nomes, fórmulas e equações tornando-se distantes da realidade e difíceis compreensão, não despertando o interesse e a motivação dos estudantes e ocasionando, na maioria das vezes, a um baixo rendimento escolar. Além disso, essa situação reflete ainda em outra realidade brasileira: o número de jovens interessados em ingressar nas carreiras de licenciatura para as áreas de ciências naturais. A maioria dos cursos de licenciatura no Brasil oferece uma grade curricular densa e que discute os aspectos teóricos e práticos importantes para a formação e atuação dos futuros docentes dessa disciplina. Não que a discussão desses aspectos não seja importante. O problema é que muitos conceitos, tópicos e assuntos, até mesmo da atualidade, acabam sendo abordados de maneira muito simplória dentro da ementa de alguma unidade curricular prevista na grade do curso. Assim, o curso "Química no Cotidiano" vem para aprofundar e discutir temas relevantes dessa disciplina, sobretudo os que estão relacionados ao dia a dia dos estudantes, tendo em vista que os cursos de licenciatura nem sempre contemplam ou discutem esses temas. A proposta é superar a tradicional dicotomia teoria-prática, proporcionando um momento de discussão e aprofundamento de conteúdos essenciais vinculados ao cotidiano de discentes da educação básica. Utilizando a plataforma MOODLE, o desenvolvimento será a distância, facilitando a participação de pessoas de diferentes partes do estado de Minas Gerais.


Objetivos

Geral - Oferecer uma formação de curta duração em Química, complementando e aprofundando assuntos específicos pouco detalhados durante a graduação. Específicos - Proporcionar reflexões e discussões sobre a química como ciência fundamental para a compreensão de fatos presentes no cotidiano dos diferentes indivíduos, discutindo e aprofundando conceitos físico-químicos; - Complementar os conhecimentos e ampliar noções sobre temas relativos à Química; - Utilizar diferentes recursos na concepção e implementação de um curso de extensão na área de Química; - Oportunizar aos docentes em exercício e futuros docentes em Química o contato com temas importantes e consequentemente levem os estudantes da educação básica a perceberem que essa ciência está presente em sua vida e que pode ajudá-los a compreender muitos dos problemas dos quais ouvem falar e dos quais são informados pelos meios de comunicação.


Metas

Com a realização desse curso são previstas algumas metas, distribuídas nos seguintes critérios: social, econômico, ambiental e acadêmico. Social: Qualificação dos egressos e dos profissionais em atuação, ampliando tecnicamente sua formação, contribuindo assim para sua percepção da contribuição das ciências naturais junto às construções humanas. Econômica: Democratizar o acesso ao conhecimento produzido como condição para ascensão do país no cenário econômico mundial. Proporcionar, por meio da educação a distância, uma formação gratuita e de qualidade para profissionais em atuação. Ambiental: Despertar nos profissionais em atuação e egressos a percepção da contribuição das ciências nas questões ambientais e assim esses e demais profissionais da educação básica possam trabalhar transversalmente com seus discentes o tema da diversidade e sustentabilidade em suas formas variadas. Acadêmicas - Colocar em contato egressos e profissionais em atuação com diferentes ferramentas e recursos muitas vezes restrito ao ambiente universitário; - Produção de resumos e artigos científicos.


Metodologia

O curso a ser realizado será desenvolvido nas seguintes etapas e executadas de acordo com a previsão mostrada a seguir: a) Análise: nessa etapa serão feitas pesquisas, por meio de formulários eletrônicos, sobre os temas de interesse dos futuros estudantes, dentro do conteúdo programático. Para isso, serão aplicados questionários virtuais e realizadas visitas em escolas e universidade; b) Design: com o resultado da análise em mãos, serão elaboradas as três principais ferramentas que nortearão o trabalho de toda equipe: o mapa de atividades, a matriz de design instrucional e o storyboard; c) Desenvolvimento: nessa etapa, após avaliação e discussão com toda equipe, serão selecionadas as mídias textuais e audiovisuais a partir de sites de referência na área de Química, além de serem produzidas pela equipe outras mídias para complementarem os conteúdos do curso. Na sequência, esses recursos serão adaptados ao AVA utilizado. Antes de implementá-lo serão realizados testes que auxiliarão a equipe a identificar erros e realizar modificações; d) Implementação: findada a fase de testes, nesta fase o curso será disponibilizado completamente no AVA e oferecido aos interessados, estudantes recém-licenciados em química e professores em exercício; e) Avaliação: após o oferecimento do curso, serão realizadas pesquisas de satisfação, bem como para identificar possíveis mudanças na estrutura do curso.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002. BRADY, J. E.; SENESE, F. Química: a matéria e suas transformações. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC Ed., 2009. BROWN,T.; LEMAY, E.; BURSTEN, B. E. Química: a Ciência Central, 9ª Ed., Editora PrenticeHall , 2005. CHAQUIME, L. P.; FIGUEIREDO, A. P. S. O papel do Designer Instrucional na elaboração de cursos de educação a distância: exercitando conhecimentos e relatando a experiência. In: X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, Anais do X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Belém, 2013, p. 1-13. SILVA, J. M. N. da.; NUNES, V. G. C.; Formação continuada docente: uma análise a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (Resolução CNE-CP 2/2015). Society and Development. Rio Grande do Norte. v. 9, n. 8, p. 1-22, jul, 2020. SILVA, N. F. da.; SÁ, M. de S.; SOUSA, K. R. R .;Formação de professores e o uso de recursos didáticos no ensino de ciências: um estudo nos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública. Journal of Development. Curitiba. v. 6, n. 5, p. 29603-29615, mai, 2020.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A química é uma ciência que perpassa em vários aspectos importantes da interface ciência/sociedade. Como já dito anteriormente, no ambiente escolar essa disciplina é mal compreendida já que muitas vezes é apresentada baseada em cálculos e memorização. Ao propor a realização de um curso que apresente as principais contribuições da química no cotidiano, a ideia é permitir que a comunidade acadêmica e sociedade troquem conhecimentos, por meio da participação e do contato com questões complexas contemporâneas, relacionadas à química, presentes no contexto social.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Conforme destacado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2002) a interdisciplinaridade supõe um eixo integrador e que permita à comunidade escolar explicar, compreender, intervir, mudar, prever, algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a atenção de mais de um olhar, talvez vários. Assim, esse curso, por discutir questões do cotidiano de discentes e docentes irá contribuir para uma formação mais ampla, visando assim, acabar com a ideia de conteúdo compartimentalizado e que muitas vezes não conversam entre si. É possível, por exemplo, propor uma explicação para uma situação vivenciada na área de saúde e que para isso se utilize de conceitos da química e da biologia. Isso leva à chamada interprofissionalidade. A proposta é que os participantes possam, no núcleo específico de atuação da profissão, ou seja, o ambiente escolar, integrar saberes, resultando em uma ampliação dos métodos de ver e interpretar os fenômenos e numa modificação das práticas. Portanto, após participar do curso, os docentes em exercício e egressos (futuros docentes da educação básica) poderão trabalhar de forma colaborativa com profissionais de áreas distintas na construção de um campo comum de intervenção, onde as práticas são compartilhadas entre os profissionais indistintamente.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A Química é uma ciência investigativa. Discuti-la nos ambientes escolares já pressupõe a contribuição para o despertar o interesse pela ciência, cujo papel é essencial em diferentes processos da sociedade. Oferecer um curso de extensão que discuta química e cotidiano busca desenvolver ações que estimulem em todos os envolvidos à capacidade de investigação científica, essencial à construção da autonomia intelectual e participação cidadã. Vê-se pois aqui a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão: o ensino que é trabalhado no curso irá impactar na prática docente na educação. A química permite desenvolver o caráter investigativo (pesquisa) e assim interpretar diferentes fenômenos do dia a dia. E a extensão será contemplada ao envolver a comunidade externa que muitas vezes não tem acesso ao conhecimento discutido no ambiente universitário. Essa indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão vai, portanto, possibilitar novas formas pedagógicas de reprodução, produção e socialização de conhecimentos, efetivando a interdisciplinaridade, ponto destacado no item anterior.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O acadêmico envolvido na proposta terá a oportunidade de um aprendizado multidisciplinar, tendo contato com informações científicas e culturais, além de participarem ativamente nas diversas formas de comunicação com o público, podendo aperfeiçoá-la. Tal ação poderá contribuir para o crescimento pessoal e profissional destes. Estas atividades favorecerão a formação cidadã, comprometida com questões reais da sociedade de forma crítica e ativa no que tange à popularização de conhecimentos científicos. Os acadêmicos terão possibilidade de contribuições alinhadas com os seus conhecimentos, além de ter contato com outras áreas multidisciplinares. A participação do estudante acadêmico se dará por meio das seguintes atividades: - Reuniões de equipe: participação das diferentes etapas previstas na metodologia; - Seleção dos materiais audiovisuais e textuais do curso: nesta etapa o discente irá contribuir na busca, em canais de divulgação da área de Química, das diferentes mídias que serão utilizadas no curso; - Elaboração e produção de novas mídias: para alguns assuntos, a proposta é que o discente contribua produzindo textos, vídeos, podcasts, entre outros formatos que permitam uma diversificação; - Execução do curso: o discente será previamente capacitados para facilitação do acompanhamento do curso junto aos participantes no AVA. - Produção resumos, artigos e relatos de experiências: nessa fase o discente será orientado para produção de materiais de divulgação do curso que serão submetidos em congressos para divulgar a iniciativa; O discente será avaliado pela sua participação ativa em todas as fases do desenvolvimento do projeto, além de ter sua participação na execução do curso avaliado pelos participantes.


Impacto e Transformação Social

O presente curso é voltado para o aprimoramento de estudantes recém licenciados em Química e para professores em exercício da rede pública de ensino, como uma forma de auxiliá-los e atualizá-los nos assuntos relacionados à disciplina Química. Tendo em vista que ele será ministrado a distância, ele possibilitará a participação de recém-licenciados e de professores de diferentes partes do campo de atuação da UFVJM, agregando assim diferentes visões e experiências relacionados ao ensino dessa disciplina. No tocante ao diferencial do projeto verifica-se que atualmente não existe nacionalmente, nenhum curso que possibilite essa interação entre recém licenciados e professores em exercício, o que possibilitará uma troca mútua de conhecimentos e experiências. Como a ciência está em contínua mudança, esse curso possibilitará que os envolvidos tenham contato com as diferentes formas de trabalho atuais da área da química, bem como, terão contato com a modalidade de educação a distância, inédita para alguns, sobretudo, para aqueles que estão em exercício há um tempo. Por último e não menos importante é importante destacar a transformação social que esse projeto irá proporcionar. Após a realização do curso e tendo contato com diferentes assuntos da área de química, a proposta é que haja uma melhoria no ensino dessa disciplina na educação básica o que irá contribuir para a formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, além de extinguir a ideia negativa que muitos discentes tem dessa ciência.


Divulgação

Para a divulgação do curso o primeiro passo será a produção de peças publicitárias que serão utilizadas na divulgação do curso. O primeiro canal de divulgação será por meio do portal da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Com o apoio da Diretoria de Comunicação da universidade, a proposta é divulgar uma notícia contendo informações sobre o curso (nome, público alvo, carga horária) e o link do formulário de inscrição. A segunda ação de divulgação será a criação de um perfil no Instagram do curso. A proposta é que esse perfil agregue informações sobre a inscrição, etapas de seleção, bem como algumas publicações relacionadas ao conteúdo do curso, no sentido de atrair possíveis interessados para realizarem o curso. As mídias sociais hoje tem papel fundamental e será essencial na divulgação do curso. A terceira forma de divulgação será por meio do contato com os professores da educação básica, por meio do contato com as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Araçuaí, Almenara, Diamantina, Janaúba, Januária, Teófilo Otoni e Unaí. região de atuação da UFVJM. Será encaminhado um e-mail contendo basicamente as mesmas informações da notícia do portal e solicitando o repasse para todos os professores em atuação na educação básica dos municípios de atuação das supracitadas SREs. Uma quarta e última forma de divulgação será por meio do boletim da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Essa é a instituição oficial brasileira destinada a cuidar dos assuntos de mérito da Química, nos seus vários aspectos, científico, espistemológico, metodológico, bem como pragmático. Semanalmente, a SBQ envia para todos os associados e não associados um boletim divulgando notícias, eventos e oportunidades na área de Química. O boletim é divulgado no endereço http://boletim.sbq.org.br/pgnot.php. Esse será, sem dúvida, um importante meio para divulgação do curso.


Informações Complementares

Para a seleção dos interessados será publicado um edital com o número de vagas e as regras para seleção. Para permitir que ocorra a participação dos docentes da educação básica, 50 % das vagas previstas no edital será reservada para esse público e o restante destinada para ampla concorrência. Caso o número de vagas não seja permitido em algum dos grupos, as vagas ociosas serão destinadas para o perfil de participantes que necessitar.


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Aperfeiçoamento

Carga Horária Total

60

Conteúdo Programático

- Propriedades físicas e químicas da água e dos gases oxigênio, nitrogênio e carbônico. - Propriedades das soluções. Equilíbrio Químico e Princípios de Química Orgânica. - Recursos naturais: minérios, petróleo, gás natural, vento e energia solar. Estudo das propriedades e aplicações. - A bioquímica como essencial para compreensão da vida: estudo das principais biomoléculas e sua importância nos organismos. - A Química e qualidade de vida: estudo dos cosméticos, produtos de higiene pessoal e sabões e detergentes. - Química Ambiental: constituição, reações e problemas ambientais nas camadas terrestres. - A Química dos novos materiais: vidros, compósitos, plásticos e outros materiais inteligentes. - A Química nas indústrias médica, farmacêutica, de alimentos e de segurança.

Atividades Específicas

O curso a ser realizado será desenvolvido nas seguintes etapas e executadas de acordo com as seguintes atividades: a) Análise: nessa etapa serão feitas pesquisas, por meio de formulários eletrônicos, sobre os temas de interesse dos futuros estudantes, dentro do conteúdo programático. Para isso, serão aplicados questionários virtuais e realizadas visitas em escolas e universidade; b) Design: com o resultado da análise em mãos, serão elaboradas as três principais ferramentas que nortearão o trabalho de toda equipe: o mapa de atividades, a matriz de design instrucional e o storyboard; c) Desenvolvimento: nessa etapa, após avaliação e discussão com toda equipe, serão selecionadas as mídias textuais e audiovisuais a partir de sites de referência na área de Química, além de serem produzidas pela equipe outras mídias para complementarem os conteúdos do curso. Na sequência, esses recursos serão adaptados ao AVA utilizado. Antes de implementá-lo serão realizados testes que auxiliarão a equipe a identificar erros e realizar modificações; d) Implementação: findada a fase de testes, nesta fase o curso será disponibilizado completamente no AVA e oferecido aos interessados, estudantes recém-licenciados em química e professores em exercício; e) Avaliação: após o oferecimento do curso, serão realizadas pesquisas de satisfação, bem como para identificar possíveis mudanças na estrutura do curso.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Para a aprovação o estudante deverá ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco) nas atividades virtuais e atingir o mínimo de 70% nos questionários de múltipla escolha aplicados ao final de cada atividade. Essas atividades preveem a visualização de vídeoaulas, leitura de mídias textuais e acesso a outros materiais instrucionais como animações e apresentações (Prezi e Power Point).

Estratégias para avaliação da realização do curso

Para a avaliação do curso, a proposta é que cada participante responda um questionário sobre a percepção dos conteúdos desenvolvidos, as atividades realizadas, bem como a participação dos professores e bolsista envolvidos no curso. A proposta é identificar possíveis mudanças na estrutura do curso.

Público-alvo

Descrição

Docentes da área de Química em atuação nos 152 municípios que compõem a região de abrangência das Superintendências Regionais de Ensino de Araçuaí, Almenara, Diamantina, Janaúba, Januária, Teófilo Otoni e Unaí. Essas SREs foram escolhidas por serem área de atuação da UFVJM. Os dados foram obtidos do Censo da Educação Básica disponível no portal do INEP no link: http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos

Descrição

Público em geral interessados na temática do curso.

Descrição

Discentes egressos dos cursos de Química das diferentes instituições do norte de Minas Gerais que ofertam o curso.

Municípios Atendidos

Município

Alvorada de Minas - MG

Município

Angelândia - MG

Município

Aricanduva - MG

Município

Capelinha - MG

Município

Carbonita - MG

Município

Conceição do Mato Dentro - MG

Município

Congonhas do Norte - MG

Município

Couto de Magalhães de Minas - MG

Município

Datas - MG

Município

Diamantina - MG

Município

Gouveia - MG

Município

Itamarandiba - MG

Município

Monjolos - MG

Município

Leme do Prado - MG

Município

Presidente Kubitschek - MG

Município

Rio Vermelho - MG

Município

Santo Antônio do Itambé - MG

Município

Serra Azul de Minas - MG

Município

Serro - MG

Município

Turmalina - MG

Município

Veredinha - MG

Município

Catuti - MG

Município

Espinosa - MG

Município

Janaúba - MG

Município

Mamonas - MG

Município

Montezuma - MG

Município

Nova Porteirinha - MG

Município

Porteirinha - MG

Município

Pai Pedro - MG

Município

Riacho dos Machados - MG

Município

Rio Pardo de Minas - MG

Município

Serranópolis de Minas - MG

Município

Verdelândia - MG

Município

Chapada Gaúcha - MG

Município

Bonito de Minas - MG

Município

Cônego Marinho - MG

Município

Icaraí de Minas - MG

Município

Itacarambi - MG

Município

Januária - MG

Município

Juvenília - MG

Município

Manga - MG

Município

Matias Cardoso - MG

Município

Montes Claros - MG

Município

Almenara - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Curvelo - MG

Município

Unaí - MG

Município

Pirapora - MG

Município

Araçuaí - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A parceria aqui desenvolvida ocorrerá pela participação do docente do IF Sudeste de Minas Gerais, Ricardo Salviano dos Santos, que coordena um projeto de produção de materiais didáticos na referida instituição e cuja carta de parceira encontra-se contida entre os anexos da proposta.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 70 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Nessa etapa serão feitas pesquisas, por meio de formulários eletrônicos, sobre os temas de interesse dos futuros estudantes, dentro do conteúdo programático. Para isso, serão aplicados questionários virtuais e realizadas visitas em escolas e universidade.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Nesta etapa os participantes realizarão a inscrição por meio do formulário eletrônico disponibilizado na notícia de divulgação, bem como nas mensagens enviadas para divulgação do curso. Para garantir a participação de docentes em exercício serão reservadas 50% das vagas para esse público e os outros 50% serão destinados para ampla concorrência. Caso um dos grupos não preencha as vagas destinadas, haverá transferência entre as duas modalidades de públicos para participação.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Início do curso com a unidade Fundamentos de Educação a Distância, obrigatória para todos os cursos ofertados nessa modalidade. Reconhecer as ferramentas da plataforma MOODLE bem como compreender as suas aplicações e funcionalidades com as ferramentas necessárias para o desenvolvimento do curso.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Disponibilização da Unidade 2 - Tópicos especiais em Química I. Nessa unidade a proposta é reconhecer as propriedades e importância da água, conhecida como solvente universal, nos diferentes processos do dia a dia. Participação da atividade avaliativa que corresponde a um questionário de múltipla escolha contendo questões dos temas tratados nesta primeira unidade.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Disponibilização da atividade Tópicos especiais em Química II em que serão discutidas propriedades químicas e físicas das seguintes substâncias essenciais : gases oxigênio, nitrogênio e carbônico. Participação da atividade avaliativa que corresponde a um questionário de múltipla escolha contendo questões dos temas tratados nesta primeira unidade.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Disponibilização da unidade Tópicos especiais em Química III em que serão discutidas as propriedades de soluções, bem como conceitos da termodinâmica química e equilíbrio químico. Participação da atividade avaliativa que corresponde a um questionário de múltipla escolha contendo questões dos temas tratados nesta primeira unidade.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Disponibilização da unidade Tópicos especiais em Química IV em que serão discutidas conceitos de cinética e a velocidade das reações bem como conceitos essenciais da Química Orgânica, a química dos compostos de carbono. Participação da atividade avaliativa que corresponde a um questionário de múltipla escolha contendo questões dos temas tratados nesta unidade.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Disponibilização da unidade A Química dos Recursos Naturais. A proposta é estudar as propriedades e aplicações dos seguintes recursos naturais: minérios, petróleo, gás natural, biodiesel, energias eólica e solar. Participação da atividade avaliativa que corresponde a um questionário de múltipla escolha contendo questões dos temas tratados nesta unidade.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Disponibilização da Unidade 7 em que serão discutidos conceitos de bioquímica, essenciais para compreensão da próxima unidade . Participação da atividade avaliativa que compreende um questionário de múltipla escolha sobre os conceitos abordados nesta unidade.

Carga Horária 7 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Disponibilização da unidade 8. Essa unidade em como subtemas: Estudo dos alimentos e sua qualidade. Os cosméticos e a beleza. A química aplicada à jovialidade e longevidade. Sabões e detergentes: propriedades e aplicações para manutenção da higiene. Participação da atividade avaliativa que corresponde a um questionário de múltipla escolha contendo questões dos temas tratados nesta unidade.

Carga Horária 7 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Disponibilização da da unidade 9. A proposta é discutir a constituição, reações essenciais e problemas ambientais nas camadas terrestres: litosfera, hidrosfera e atmosfera. Participação da atividade avaliativa que corresponde a um questionário de múltipla escolha contendo questões dos temas tratados nesta unidade.

Carga Horária 7 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Disponibilização da da unidade 10. A proposta é discutir as propriedades e aplicações de vidros, plásticos, compósitos e outros materiais inteligentes. Participação da atividade avaliativa que corresponde a um questionário de múltipla escolha contendo questões dos temas tratados nesta unidade.

Carga Horária 7 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Disponibilização da da unidade 11. A proposta é discutir as propriedades físico-químicas de produtos aplicados na indústria médica, farmacêutica, de alimentos e de segurança. Participação da atividade avaliativa que corresponde a um questionário de múltipla escolha contendo questões dos temas tratados nesta unidade.

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Será realizada uma aula síncrona de encerramento por meio de uma ferramenta que permita a participação de um maior número de pessoas. A participação será facultativa, sendo gravada e o link disponibilizado para todos os participantes.

Carga Horária 1 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Após concluir todas as unidades, o participante deverá responder um questionário sobre sua satisfação com relação ao curso e para opinar sobre possíveis mudanças na estrutura do curso. Para garantir a participação, essa atividade será obrigatória para emissão do certificado.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Levantamento dos participantes que atingiram os critérios para certificação. O levantamento será enviado à PROEXC para emissão dos Os certificados e posterior envio aos participantes, conforme previsto no edital.