Detalhes da ação

CIRCUITO DE PROFISSÕES

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000065

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

19/05/2022

Data Fim

31/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

ana paula nogueira nunes

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Área Temática Principal

Comunicação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Grupos sociais vulneráveis

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@petconexaodossaberesufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
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Resumo

No Brasil é visto uma profunda desigualdade social, onde os mais desfavorecidos acabam sendo as comunidades rurais e quilombolas existentes. Com isso, o projeto Circuito de profissões busca trazer alunos provenientes das comunidades rurais e quilombolas da região do Serro MG, para conhecer a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a fim de estabelecer o contato Universidade-Comunidade (vice-versa), fazendo com que esses alunos se sintam pertencentes a esse espaço.


Palavras-chave

comunidades rurais e quilombolas; UFVJM


Introdução

No Brasil é visto que a distribuição da população, segundo a renda domiciliar per capita, revela uma profunda desigualdade social, onde os mais desfavorecidos acabam sendo as comunidades rurais e quilombolas existentes; e também a grande maioria da população negra. Além disso, fica nítido quando se constata que a maioria da população no país, é pobre (BRITO, 2008). A educação escolar destinada à população remanescente de quilombos e zonas rurais encontra-se em situação adversa, marcada pela inexistência de escolas localizadas nas comunidades ou pelo funcionamento precário das escolas existentes. Com isso os alunos dessas escolas, muitas vezes por conta da desigualdade e consequentemente falta de informações, não têm acesso às universidades mesmo que públicas, isso ocorre devido esses estudantes terem uma visão totalmente diferente do que realmente são essas instituições ou por não se sentirem pertencentes à mesma (MIRANDA, 2012). As zonas rurais e quilombolas da região de Serro MG, geralmente são compostas por famílias carentes, onde o acesso a informações são poucas, em decorrência da má qualidade de internet e sinal; e das condições financeiras, que não permitem às famílias terem com frequência acesso ao meio externo fora das comunidades. Apenas três distritos deste município tem escola com infraestruturas melhores e ensino fundamental e médio, sendo eles: São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde e Pedro Lessa, assim os alunos das demais comunidades se deslocam para estudar nessas.


Justificativa

Apesar do mundo estar mais evoluído, muitos alunos das regiões rurais e quilombolas, ainda são restritos a algumas informações. Visto isso, o desenvolvimento dessa atividade/projeto se deu a partir de observações feitas por meio de outros projetos extensão desenvolvidos pelo PET, nos quais foi observado/percebido um total desconhecimento por parte dos alunos provenientes das zonas rurais e quilombolas da região de Serro MG, sobre a UFVJM e suas faculdades, além do desconhecimento a respeito das formas de ingresso e de permanência na mesma. Assim, o projeto conta com a participação dos alunos dos terceiros anos do ensino médio das três Escolas Estaduais, ambas situadas na região citada, sendo elas: Mestra Virginia Reis, Leopoldo Pereira e Mestra Rosa Madureira Fagundes. Dessa forma, será feito reuniões entre a equipe e também com as equipes que aceitarem o convite de tal atividade, para melhor decidir o percurso que os alunos farão pela universidade, visto que essa ação será um circuito, que os alunos percorrerão caminhado. Durante esse percurso serão apresentadas algumas palestras com o objetivo de expor um pouco sobre alguns cursos presentes na Universidade, para isso contaremos com a presença dos demais PET's (ex: PET Odonto, PET Biologia, entre outros) que aceitarem participar. As escolas serão convidadas através de uma carta convite, que será feita e enviada via e-mail por um responsável do grupo PET Conexão dos Saberes. Após a realização do circuito de profissões, haverá avaliação da atividade por meio de um questionário/formulário online, este questionário será direcionado aos alunos participantes. Já entre a equipe a ação será avaliada através de reunião, onde analisarão as respostas obtidas nos questionários.


Objetivos

1) Apresentar a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e os seus respectivos cursos para os alunos dos terceiros anos do ensino Médio de três escolas estaduais das comunidades de São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde, Pedro Lessa, do município de Serro MG; 2) Manter um maior contato da universidade com as comunidades rurais e quilombolas da região do Serro MG.


Metas

As metas desse projeto são: 1) Despertar um maior interesse pelo ingresso na UFVJM se tornando uma opção/uma nova oportunidade para os jovens/adultos das regiões quilombolas e rurais da região do Serro MG, passando assim, a considerar a Universidade como uma nova oportunidade para o futuro; 2) Mostrar para os alunos que eles fazem parte da Universidade e que podem ter acesso a ela; 3) Aumentar o número de estudantes provenientes de comunidades rurais e quilombolas na UFVJM.


Metodologia

1) Realizar o contato com as escolas e fazer o convite para participar do projeto; 2) Buscar a colaboração das coordenações dos cursos ofertados pela UFVJM, para nos darem suporte nas apresentações dos mesmos; 3) Buscar apoio do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas, e dos demais PET's presentes na Universidade; 4) Fazer um circuito na UFVJM, onde os alunos visitarão os espaços físicos da UFVJM (salas, auditórios, reitoria, biblioteca, laboratórios), para conhecerem a localização dos mesmos e suas funções, além de participarem de palestras e apresentações ofertadas pelos cursos, a fim de saber um pouco mais das áreas de ensino presentes na instituição.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Cultura. Fundação Cultural Palmares. Comunidades de Remanescentes Quilombolas Tituladas. Disponível em: www.palmares.gov.br. Acesso em 06 de fevereiro de 2022. BRITO, Fausto. Transição demográfica e desigualdades sociais no Brasil. R. bras. Est. Pop., São Paulo, v. 25, n. 1, p. 5-26, jan./jun. 2008. ELLERY, Ana Ecilda Lima; BARRETO, Ivana Cristina de Holanda Cunha. Interdisciplinaridade e interprofissionalidade: semelhanças e diferenças conceituais. 13º Congresso Internacional Rede Unida, 2017. (Online) MIRANDA, Shirley Aparecida. Educação escolar quilombola em Minas Gerais: entre ausências e emergências. Revista Brasileira de Educação. v. 17, n. 50, maio-ago. 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Projeto de ensino. Centro Pedagógico UFMG - Escola de Educação Básica e Profissional. Belo Horizonte. 2020.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto em questão busca a interação entre a Universidade e a população, por meio do contato dos alunos da região do Serro MG com a comunidade acadêmica. Assim, possibilitando a troca de opiniões/pontos de vista entre alunos dessa região, dos universitários e demais parceiros contribuintes do projeto, a fim de promover um novo conhecimento para ambas as partes, o que contribuirá para a redução das desigualdades existentes. A população confere à Universidade diversidade, histórias, culturas e vivências diferentes. É dever da Universidade dar oportunidades e mostrar que todos podem pertencer a ela, independente da cor, raça, gênero, religião, sexualidade, renda, dentre outros.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade visa a organização dos saberes, sendo estes mais facilmente compartilhados, se compararmos com as possibilidades de partilha de práticas e do fazer profissional. Já a interprofissionalidade entende-se como a atuação conjunta de diversos profissionais dentro de suas áreas de competência, integrando saberes (domínio cognitivo) e compartilhando práticas ou colaborando em atividades complementares (ELLERY; BARRETO, 2017). Visando isto, o projeto circuito de profissões busca minimizar essas divisões através da combinação dos dois termos, para que as atividades sejam desenvolvidas da melhor forma possível.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto se liga ao ensino por buscar melhorias no processo de ensino-aprendizagem, envolvendo estudantes do ensino médio e de graduação; comunidade externa; e as famílias dos estudantes (UFMG, 2020). Também se relaciona a pesquisa pelo fato de reunir diferentes saberes, gerando novos conhecimentos para todos. Por fim, vincula-se à extensão por abranger áreas fora da sala de aula, promovendo interação entre a Universidade e a sociedade, diminuindo assim as desigualdades existentes. A Indissociabilidade de ensino, pesquisa, extensão é super importante na formação e na construção profissional e até mesmo pessoal do estudante.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A Universidade como um todo tem grande impacto na formação dos graduandos, a participação deles na ação, fortalece seus vínculos com a Universidade-sociedade, visto que existem diferenças (ex. de realidades, perspectivas, região e outras). Além disso, poderão ser adquiridas pelos estudantes diversas competências, tais como: organização; trabalho em equipe; relacionamento interpessoal; pensamento criativo; proatividade; comunicação; comparar experiências e concepções prévias; dentre outras. Para isso a coordenação orientará os estudantes através do diálogo e do incentivo para que os mesmos saibam a importância disso em seu desenvolvimento profissional e pessoal. Os estudantes colocarão em prática seus conhecimentos acadêmicos através das palestras que irão apresentar para os alunos, uma vez que os mesmos terão que demonstrar um pouco do que sabem a respeito do seu respectivo curso, e também podem adquirir conhecimentos culturais, onde um conjunto de crenças poderão ser partilhadas, já que os alunos vêm de diferentes realidades.


Impacto e Transformação Social

O circuito de profissões com o intuito de apresentar a Universidade aos alunos do terceiro ano do ensino médio da região do Serro MG, acaba mostrando novas oportunidades para um futuro melhor dos mesmos e consequentemente dos seus familiares, visto que a grande maioria desses alunos são de famílias carentes de baixa renda, oriundos de comunidades rurais e quilombolas onde muitas vezes o acesso a algumas coisas são restritos. Além de demonstrar acolhimento para todos.


Divulgação

Será divulgada nas escolas das comunidades que serão convidadas á participarem do circuito e também divulgada na universidade para os parceiros e contribuintes e para os demais que quiserem acrescentar na ação. Essa divulgação poderá ser feita através de cartazes, pelas redes sociais do PET Conexão dos Saberes (ex. instagram).


Propriedade(s) Intelectual

Conhecimento do que é a UFVJM, o que funciona nela, quais cursos são ofertados, alguns programas presentes na instituição, a localização da mesma, entre outros.

Programação do Evento

Local

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Data

19/05/2022

Horário de Início

08:00

Horário de Término

17:00


Descrição

Percurso será feito na UFVJM, onde os alunos visitarão os espaços da mesma, conhecendo seus cursos e faculdades.

Público-alvo

Descrição

Alunos (as) do terceiro ano do ensino médio

Municípios Atendidos

Município

Serro - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 60 h

Carga Horária 60 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Fazer um circuito na UFVJM, onde os alunos visitarão os espaços físicos da UFVJM (salas, auditórios, reitoria, biblioteca, laboratórios), para conhecerem a localização dos mesmos e suas funções, além de participarem de palestras e apresentações ofertadas pelos cursos, a fim de saber um pouco mais das áreas de ensino presentes na instituição.