Visitante
Ciclo de debates em Saúde Coletiva: diálogos interdisciplinares
Sobre a Ação
202203000070
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
17/05/2022
29/12/2022
202104000036 - Programa de Extensão em Saúde Coletiva
Dados do Coordenador
ana paula azevedo hemmi
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Comunicação
Saúde
Desenvolvimento regional
Municipal
Não
Sim
Não
Fora do campus
Tarde
Não
Redes Sociais
Membros
Trata-se de uma ação em extensão vinculada ao Programa de Extensão em Saúde Coletiva que busca realizar estudos e ciclo de debates interdisciplinares sobre saúde, bem estar, cidadania e seus impactos na saúde coletiva.
Saúde Pública, participação da comunidade, integração comunitária, colaboração intersetorial, capacitação profissional
O Núcleo de Pesquisa, Estudos e Extensão em Saúde Coletiva (Nupeesc) foi criado em 2016 e, desde então, tem buscado realizar eventos, pesquisas, extensão e estudos em Saúde Coletiva com vistas a compreender e contribuir com o processo saúde-doença-cuidado da população da região do Vale do Jequitinhonha e regiões adjacentes. Aliado a isso, uma das preocupações do Nupeesc se refere à formação de discentes que visem participar de maneira socialmente comprometida e participativa voltada para um olhar integral e comprometido socialmente, visando uma formação ampliada e cidadã. Desde 2021, no cenário do trabalho e ensino remoto as reuniões de estudo se intensificaram e tornaram-se frequentes os grupos de estudos envolvendo docentes, discentes e profissionais de diversas áreas de formação/conhecimento. Foi um estímulo para que a discussão teórica sobre SC pudesse ser realizada entre docentes, discentes e comunidade externa interessada de maneira a fomentar reflexões e discussões importantes para o ensino da graduação e da pós-graduação, assim como o desenvolvimento de pesquisas e produção científica. Além disso, criamos um Programa de Extensão em Saúde Coletiva. Diante disso, o presente projeto tem como objetivo realizar ciclos de debates a partir de temas que se relacionam e determinam a saúde - pensada aqui como bem estar - individualmente e coletivamente.
No âmbito da UFVJM, a formação profissional em saúde tem oferecido uma ênfase no ensino clínico da atuação em saúde em detrimento de um aprofundamento da atuação por uma perspectiva integral, humana e social (HEMMI et al, 2020). Partindo da premissa que saúde se relaciona a bem-estar, os ciclos de debates que serão realizados permitirão ampliar o olhar seja docente, discente ou da comunidade externa interessada sobre os aspectos e determinantes sociais do processo saúde-doença-cuidado e bem estar de uma comunidade, pautado em uma perspectiva de formação cidadã e participativa.
Promover encontros entre acadêmicos da UFVJM das diversas áreas do conhecimento e a comunidade externa à instituição de maneira a possbilitar o intercâmbio de conhecimentos científicos e da população local, visando (re)conhecer os diferentes saberes e com possibilidades de ampliar a participação da sociedade na proposição e discussão de temas em saúde. Objetivos específicos: - Realizar ciclos de debates sobre temas relacionados à SC; - Refletir sobre a vida em comunidade; - Identificar as necessidades sociais da população de Diamantina; - Identificar as determinações sociais; - Compreender como ocorre a atenção integral à saúde no município; - Discutir sobre a implementação das políticas públicas; - Estimular o exercício da cidadania e seus impactos na saúde coletiva a partir da participação social.
Envolver a comunidade externa à UFVJM nos debates e discussões sobre bem-estar e saúde; Permitir que docentes e discentes interajam ativamente com os saberes da comunidade externa; Envolver estudantes de graduação da UFVJM na discussão sobre SC; Promover o ensino da Saúde Coletiva na UFVJM de maneira a se considerar os aspectos sociais de maneira a considerá-los tão importantes quanto o aspecto clínico; Realizar mapeamento da literatura de maneira a subsidiar uma discussão ampla e aprofundada sobre determinação social, atenção integral à saúde, dentre outras.
Os ciclos de debate serão realizados mensalmente com duração de aproximadamente 2 horas cada encontro; Na reunião precedente serão definidas as leituras que subsidiarão para os membros internos; Os ciclos de debate serão realizadas com a participação de todos os envolvidos de maneira a permitir um diálogo entre docentes, discentes e comunidade externa; As discussões serão realizadas a partir de um tema escolhido pelo grupo (É importante frisar que a SC é um campo científico e prático e que possui como pilares as ciências sociais e humanas, epidemiologia e política e planejamento. Dessa forma, tal como explicitado no Programa de Extensão, para a compreensão da saúde, assim como de sua prática, é fundamental o estudo de temas relacionados às ciências humanas e sociais.) Ciclo de debate 1: Como será a saída da pandemia? Ciclo de debate 2: O que entendemos por subjetividade? Ciclo de debate 3: Bem estar e vida em comunidade, como participar? Ciclo de debate 4: Por que vemos lixo espalhado nas ruas de Diamantina? Ciclo de debate 5: O que trabalho tem de relação com a saúde? Ciclo de debate 6: Pessoas pretas morrem mais jovens? Ciclo de debate 7: Por que ainda temos gente com fome e restaurantes jogando comida fora? Ciclo de debate 8: As dietas são (im)possíveis? Ciclo de debate 9: Ciência e religião, é possível considerar a espiritualidade no cuidado em saúde?
HEMMI, A.P. [et al]. Perspectivas da Saúde Coletiva no Vale do Jequitinhonha: temas, debates e reflexões. Curitiba: Brazil Publishing, 2020.
A interação dialógica acontecerá nos dias dos encontros a partir da utilização da participação das diversas experiências que a comunidade externa tem sobre saúde e bem-estar. Serão realizadas rodas de conversas e partiremos do que a comunidade externa conhece sobre os temas em pauta e, somente a partir de então, que os acadêmicos se manifestarão. A ideia principal é de conhecermos os saberes e representações sociais das pessoas sobre saúde coletiva e seus temas relacionados e fazer conhecidos os processos e conhecimentos científicos sobre a saúde e sua organização política e social. Acreditamos que esta é a maior contribuição que podemos possibilitar, já que acreditamos ser fundamental o conhecimento para que a participação se efetive no âmbito da saúde. A comunidade tem participado desde outros projetos já realizados nos últimos 5 anos em que os objetivos das propostas têm sido decididos pela comunidade externa e não pelos docentes e discentes. Acreditamos também que poderemos propor lives via página do Instagram do Nupeesc, assim como por outros canais, como YouTube de maneira a incentivar a participação e envolvimento de envio de temas relevantes em saúde.
O ciclo de debates incluirá a presença de docentes e discentes da UFVJM das diversas áreas do conhecimento, pois o objetivo da proposta é de se pautar em temas e não em uma área específica do conhecimento. Dessa forma, para se debater um tema, como por exemplo, "Por que há lixos espalhados nas ruas de Diamantina", será importante convidar pessoas ligadas ao meio ambiente, gestão pública e outros que forem necessários para debater com o Núcleo e comunidade externa sobre o tema.
O ciclo de debates surgiu a partir de estudos realizados por docentes e discentes de diversos cursos da UFVJM (Enfermagem, Fisioterapia, Humanidades, LEC, Educação Física, dentre outros) o que permitiu a elaboração deste projeto de extensão de maneira a nos fazer levar as discussões acadêmicas para a comunidade externa, assim como está nos permitindo elaborar um projeto de pesquisa que será submetido para editais de financiamento em pesquisa. Isso demonstra como há uma relação direta entre ensino, pesquisa e extensão com a proposta.
Os discentes participarão de todas os ciclos de debates e compartilharão suas vivências como sujeitos da sociedade que vivenciam os problemas que serão debatidos em cada ciclo de debate. Como impacto na sua formação, tem-se ampliar o entendimento sobre os temas, desenvolver trabalho em equipe, interação com outras áreas do conhecimento, reconhecimento da limitação de se trabalhar fechado em apenas uma área/curso, dentre outros.
A transformação social é um aspecto de longo prazo, porém atentar a formação crítica para a indissociabilidade da determinação social no processo saúde-doença e da importância da atuação intersetorial já se mostra como um passo importante para as futuras mudanças na sociedade de pessoas da região. Além disso, como impacto de curto prazo, tem-se a abertura à população/comunidade externa sobre temas que nos atingem diretamente como moradores de Diamantina, independente de classe social, raça, escolaridade, etc.
Via site da UFVJM, rádio da cidade, folders, redes sociais, dentre outros.
Público-alvo
Profissionais de saúde da Rede de Atenção à Saúde de Diamantina/MG.
Estudantes interessados em assuntos em saúde, de cidadania e bem-estar.
Pessoas usuárias das Unidades Básicas de Saúde de Diamantina/MG.
Pessoas que são seguidoras do Nupeesc no Instagram de maneira a incentivá-las a proposição de temas em saúde que sejam importantes de serem abordados e partilhados entre acadêmicos e população.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 150 h
- Tarde;
Lançamento do livro "Na Linha de Frente: as experiências de profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia de Covid19" junto com discussão e debate sobre a saída da pandemia.
- Tarde;
A atividade será realizada a partir de leituras prévias por parte da equipe e serão convidados debatedores com experiência na área.
- Tarde;
A equipe fará leituras prévias sobre o tema e convidará pesquisadores da UFVJM para debaterem junto com a comunidade externa e equipe do projeto.
- Tarde;
A equipe fará leituras prévias sobre o tema e convidará pesquisadores da UFVJM para debaterem junto com a comunidade externa e equipe do projeto.
- Tarde;
A equipe fará leituras prévias sobre o tema e convidará pesquisadores da UFVJM para debaterem junto com a comunidade externa e equipe do projeto.
- Tarde;
A equipe fará leituras prévias sobre o tema e convidará pesquisadores da UFVJM para debaterem junto com a comunidade externa e equipe do projeto.
- Tarde;
A equipe fará leituras prévias sobre o tema e convidará pesquisadores da UFVJM para debaterem junto com a comunidade externa e equipe do projeto.
- Tarde;
A equipe fará leituras prévias sobre o tema e convidará pesquisadores da UFVJM para debaterem junto com a comunidade externa e equipe do projeto.
- Tarde;
A equipe fará leituras prévias sobre o tema e convidará pesquisadores da UFVJM para debaterem junto com a comunidade externa e equipe do projeto.
- Tarde;
- Noite;
A equipe necessitará estudar temas, entrar em contato com profissionais de saúde e gestores, fazer folders de divulgação, divulgar em diversos meios, entrar em contato com pesquisadores da UFVJM para mediarem os encontros, divulgar na Rede de Atenção à Saúde para que os usuários do SUS se interessem em participar dos encontros, buscar espaços públicos com estrutura para que as ações aconteçam extramuros à UFVJM.
- Manhã;
- Tarde;
A coordenadora deverá realizar o relatório final do projeto e submeter à Proexc.
- Tarde;
A equipe se reunirá mensalmente para realização das atividades.