Detalhes da ação

Ciclo de debates em Saúde Coletiva: diálogos interdisciplinares

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000070

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

17/05/2022

Data Fim

29/12/2022


Programa Vínculado

202104000036 - Programa de Extensão em Saúde Coletiva


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

ana paula azevedo hemmi

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Comunicação

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Desenvolvimento regional

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@nupeesc

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 105 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 105 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 90 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 105 h
Resumo

Trata-se de uma ação em extensão vinculada ao Programa de Extensão em Saúde Coletiva que busca realizar estudos e ciclo de debates interdisciplinares sobre saúde, bem estar, cidadania e seus impactos na saúde coletiva.


Palavras-chave

Saúde Pública, participação da comunidade, integração comunitária, colaboração intersetorial, capacitação profissional


Introdução

O Núcleo de Pesquisa, Estudos e Extensão em Saúde Coletiva (Nupeesc) foi criado em 2016 e, desde então, tem buscado realizar eventos, pesquisas, extensão e estudos em Saúde Coletiva com vistas a compreender e contribuir com o processo saúde-doença-cuidado da população da região do Vale do Jequitinhonha e regiões adjacentes. Aliado a isso, uma das preocupações do Nupeesc se refere à formação de discentes que visem participar de maneira socialmente comprometida e participativa voltada para um olhar integral e comprometido socialmente, visando uma formação ampliada e cidadã. Desde 2021, no cenário do trabalho e ensino remoto as reuniões de estudo se intensificaram e tornaram-se frequentes os grupos de estudos envolvendo docentes, discentes e profissionais de diversas áreas de formação/conhecimento. Foi um estímulo para que a discussão teórica sobre SC pudesse ser realizada entre docentes, discentes e comunidade externa interessada de maneira a fomentar reflexões e discussões importantes para o ensino da graduação e da pós-graduação, assim como o desenvolvimento de pesquisas e produção científica. Além disso, criamos um Programa de Extensão em Saúde Coletiva. Diante disso, o presente projeto tem como objetivo realizar ciclos de debates a partir de temas que se relacionam e determinam a saúde - pensada aqui como bem estar - individualmente e coletivamente.


Justificativa

No âmbito da UFVJM, a formação profissional em saúde tem oferecido uma ênfase no ensino clínico da atuação em saúde em detrimento de um aprofundamento da atuação por uma perspectiva integral, humana e social (HEMMI et al, 2020). Partindo da premissa que saúde se relaciona a bem-estar, os ciclos de debates que serão realizados permitirão ampliar o olhar seja docente, discente ou da comunidade externa interessada sobre os aspectos e determinantes sociais do processo saúde-doença-cuidado e bem estar de uma comunidade, pautado em uma perspectiva de formação cidadã e participativa.


Objetivos

Promover encontros entre acadêmicos da UFVJM das diversas áreas do conhecimento e a comunidade externa à instituição de maneira a possbilitar o intercâmbio de conhecimentos científicos e da população local, visando (re)conhecer os diferentes saberes e com possibilidades de ampliar a participação da sociedade na proposição e discussão de temas em saúde. Objetivos específicos: - Realizar ciclos de debates sobre temas relacionados à SC; - Refletir sobre a vida em comunidade; - Identificar as necessidades sociais da população de Diamantina; - Identificar as determinações sociais; - Compreender como ocorre a atenção integral à saúde no município; - Discutir sobre a implementação das políticas públicas; - Estimular o exercício da cidadania e seus impactos na saúde coletiva a partir da participação social.


Metas

Envolver a comunidade externa à UFVJM nos debates e discussões sobre bem-estar e saúde; Permitir que docentes e discentes interajam ativamente com os saberes da comunidade externa; Envolver estudantes de graduação da UFVJM na discussão sobre SC; Promover o ensino da Saúde Coletiva na UFVJM de maneira a se considerar os aspectos sociais de maneira a considerá-los tão importantes quanto o aspecto clínico; Realizar mapeamento da literatura de maneira a subsidiar uma discussão ampla e aprofundada sobre determinação social, atenção integral à saúde, dentre outras.


Metodologia

Os ciclos de debate serão realizados mensalmente com duração de aproximadamente 2 horas cada encontro; Na reunião precedente serão definidas as leituras que subsidiarão para os membros internos; Os ciclos de debate serão realizadas com a participação de todos os envolvidos de maneira a permitir um diálogo entre docentes, discentes e comunidade externa; As discussões serão realizadas a partir de um tema escolhido pelo grupo (É importante frisar que a SC é um campo científico e prático e que possui como pilares as ciências sociais e humanas, epidemiologia e política e planejamento. Dessa forma, tal como explicitado no Programa de Extensão, para a compreensão da saúde, assim como de sua prática, é fundamental o estudo de temas relacionados às ciências humanas e sociais.) Ciclo de debate 1: Como será a saída da pandemia? Ciclo de debate 2: O que entendemos por subjetividade? Ciclo de debate 3: Bem estar e vida em comunidade, como participar? Ciclo de debate 4: Por que vemos lixo espalhado nas ruas de Diamantina? Ciclo de debate 5: O que trabalho tem de relação com a saúde? Ciclo de debate 6: Pessoas pretas morrem mais jovens? Ciclo de debate 7: Por que ainda temos gente com fome e restaurantes jogando comida fora? Ciclo de debate 8: As dietas são (im)possíveis? Ciclo de debate 9: Ciência e religião, é possível considerar a espiritualidade no cuidado em saúde?


Referências Bibliográficas

HEMMI, A.P. [et al]. Perspectivas da Saúde Coletiva no Vale do Jequitinhonha: temas, debates e reflexões. Curitiba: Brazil Publishing, 2020.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica acontecerá nos dias dos encontros a partir da utilização da participação das diversas experiências que a comunidade externa tem sobre saúde e bem-estar. Serão realizadas rodas de conversas e partiremos do que a comunidade externa conhece sobre os temas em pauta e, somente a partir de então, que os acadêmicos se manifestarão. A ideia principal é de conhecermos os saberes e representações sociais das pessoas sobre saúde coletiva e seus temas relacionados e fazer conhecidos os processos e conhecimentos científicos sobre a saúde e sua organização política e social. Acreditamos que esta é a maior contribuição que podemos possibilitar, já que acreditamos ser fundamental o conhecimento para que a participação se efetive no âmbito da saúde. A comunidade tem participado desde outros projetos já realizados nos últimos 5 anos em que os objetivos das propostas têm sido decididos pela comunidade externa e não pelos docentes e discentes. Acreditamos também que poderemos propor lives via página do Instagram do Nupeesc, assim como por outros canais, como YouTube de maneira a incentivar a participação e envolvimento de envio de temas relevantes em saúde.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O ciclo de debates incluirá a presença de docentes e discentes da UFVJM das diversas áreas do conhecimento, pois o objetivo da proposta é de se pautar em temas e não em uma área específica do conhecimento. Dessa forma, para se debater um tema, como por exemplo, "Por que há lixos espalhados nas ruas de Diamantina", será importante convidar pessoas ligadas ao meio ambiente, gestão pública e outros que forem necessários para debater com o Núcleo e comunidade externa sobre o tema.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O ciclo de debates surgiu a partir de estudos realizados por docentes e discentes de diversos cursos da UFVJM (Enfermagem, Fisioterapia, Humanidades, LEC, Educação Física, dentre outros) o que permitiu a elaboração deste projeto de extensão de maneira a nos fazer levar as discussões acadêmicas para a comunidade externa, assim como está nos permitindo elaborar um projeto de pesquisa que será submetido para editais de financiamento em pesquisa. Isso demonstra como há uma relação direta entre ensino, pesquisa e extensão com a proposta.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os discentes participarão de todas os ciclos de debates e compartilharão suas vivências como sujeitos da sociedade que vivenciam os problemas que serão debatidos em cada ciclo de debate. Como impacto na sua formação, tem-se ampliar o entendimento sobre os temas, desenvolver trabalho em equipe, interação com outras áreas do conhecimento, reconhecimento da limitação de se trabalhar fechado em apenas uma área/curso, dentre outros.


Impacto e Transformação Social

A transformação social é um aspecto de longo prazo, porém atentar a formação crítica para a indissociabilidade da determinação social no processo saúde-doença e da importância da atuação intersetorial já se mostra como um passo importante para as futuras mudanças na sociedade de pessoas da região. Além disso, como impacto de curto prazo, tem-se a abertura à população/comunidade externa sobre temas que nos atingem diretamente como moradores de Diamantina, independente de classe social, raça, escolaridade, etc.


Divulgação

Via site da UFVJM, rádio da cidade, folders, redes sociais, dentre outros.


Público-alvo

Descrição

Profissionais de saúde da Rede de Atenção à Saúde de Diamantina/MG.

Descrição

Estudantes interessados em assuntos em saúde, de cidadania e bem-estar.

Descrição

Pessoas usuárias das Unidades Básicas de Saúde de Diamantina/MG.

Descrição

Pessoas que são seguidoras do Nupeesc no Instagram de maneira a incentivá-las a proposição de temas em saúde que sejam importantes de serem abordados e partilhados entre acadêmicos e população.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 150 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Lançamento do livro "Na Linha de Frente: as experiências de profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia de Covid19" junto com discussão e debate sobre a saída da pandemia.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A atividade será realizada a partir de leituras prévias por parte da equipe e serão convidados debatedores com experiência na área.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A equipe fará leituras prévias sobre o tema e convidará pesquisadores da UFVJM para debaterem junto com a comunidade externa e equipe do projeto.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A equipe fará leituras prévias sobre o tema e convidará pesquisadores da UFVJM para debaterem junto com a comunidade externa e equipe do projeto.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A equipe fará leituras prévias sobre o tema e convidará pesquisadores da UFVJM para debaterem junto com a comunidade externa e equipe do projeto.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A equipe fará leituras prévias sobre o tema e convidará pesquisadores da UFVJM para debaterem junto com a comunidade externa e equipe do projeto.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A equipe fará leituras prévias sobre o tema e convidará pesquisadores da UFVJM para debaterem junto com a comunidade externa e equipe do projeto.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A equipe fará leituras prévias sobre o tema e convidará pesquisadores da UFVJM para debaterem junto com a comunidade externa e equipe do projeto.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A equipe fará leituras prévias sobre o tema e convidará pesquisadores da UFVJM para debaterem junto com a comunidade externa e equipe do projeto.

Carga Horária 90 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

A equipe necessitará estudar temas, entrar em contato com profissionais de saúde e gestores, fazer folders de divulgação, divulgar em diversos meios, entrar em contato com pesquisadores da UFVJM para mediarem os encontros, divulgar na Rede de Atenção à Saúde para que os usuários do SUS se interessem em participar dos encontros, buscar espaços públicos com estrutura para que as ações aconteçam extramuros à UFVJM.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A coordenadora deverá realizar o relatório final do projeto e submeter à Proexc.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A equipe se reunirá mensalmente para realização das atividades.