Detalhes da ação

UTILIZANDO O INSTAGRAM COMO FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO JOVEM FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000023

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

01/02/2021

Data Fim

30/07/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

flaviana tavares vieira teixeira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Mídias

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Resumo

Pretende-se divulgar informações em redes sociais, sobretudo no instagram, sobre assuntos relacionados à pandemia da covid-19. Dar-se-a início a uma série de postagens de cunho educacional como forma de conscientizar os jovens. A avaliação da eficácia ocorrerá pela avaliação do alcance das postagens e engajamento no próprio instagram, ademais, os estudantes responderão um questionário sobre a qualidade das atividades e se o projeto os auxiliou ampliando seus conhecimentos.


Palavras-chave

Pandemia, Adolescentes, Redes sociais.


Introdução

A pandemia do novo coronavírus (SARS-COV-2) identificado pela primeira vez em Wuhan, província de Hubei, China em dezembro de 2019, assolou o mundo no ano de 2020 e mantém continuidade no ano de 2021. A crise sanitária imposta por esse vírus atingiu toda a população mundial de uma forma extremamente grave, o que levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a decretar uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, no dia 30 de janeiro de 2020, e uma pandemia no dia 11 de março de 2020 (AQUINO et al., 2020). Diante desse cenário, medidas para evitar o contágio da doença foram impostas pelos órgão internacionais. Dentre essas medidas, as principais são: a correta higienização das mãos; evitar tocar os olhos, nariz e boca; usar máscara de proteção; manter o distanciamento social, evitar sair de casa sem a real necessidade e não realizar aglomeração; fechamento de escolas, universidades, igrejas e outros locais (BRASIL, 2020). Nessa continuidade, a população de adolescente e adultos jovens encontram-se muito afetados por medidas de distanciamento social, pois eles possuem grandes dificuldades para realizarem atividades longe de amigos. Além disso, deve ser destacado os impactos negativos causados pela quarentena, como maior índice de ansiedade, depressão e estresse que se intensifica nas pessoas mais jovens (MAIA; DIAS, 2020). Diante desse cenário, o projeto tem a proposta de criar conteúdos no instagram para que chegue até os jovens informações de relevância sobre a pandemia, como alternativas para se divertir com segurança em casa; gravidade da COVID-19; conceito e significado de empatia; reflexões sobre a pandemia, além disso as postagens do perfil terão várias temáticas lúdicas para chamar atenção desse grupo populacional.


Justificativa

Considerando a transmissibilidade da COVID-19, cerca de 60 a 70% da população precisaria estar imune para interromper a circulação do vírus. Para que isso ocorra é necessário a vacinação de 70% ou mais da população para se obter a imunização de rebanho, o que configura a eliminação da doença. Entretanto, nesse momento não há disponibilidade da vacina no mercado mundial, dessa forma para que ocorra a diminuição dos índices de mortalidade e morbidade da doença a campanha de vacinação será focada na população que forma o grupo de risco (BRASIL, 2020). Diante desse cenário, a população jovem e saudável não está dentro do grupo prioritário para receber à vacina contra o coronavírus. Não obstante, esse público é o que tem mais dificuldades em seguir as medidas de distanciamento social, e continuam frequentando festas, bares e outros lugares que possuem aglomerações, o que se torna uma questão grave, pois os jovens são importantes transmissores do vírus (BRASIL, 2020). Ademais, problemas mentais decorrentes do isolamento social estão cada vez mais frequentes no Brasil. Episódios de tristeza, insônia, ansiedade, estresse e nervosismo tendem a aumentar neste período de quarentena (BARROS, et al, 2020). Diante disso, é importante que essas pessoas tenham acesso à informação adequada de como realizar ações para passar o tempo em casa de forma produtiva, além de ideias para lazer, o que pode diminuir as taxas de tristeza e ansiedade. O mundo passa por uma crescente evolução das tecnologias e observa-se um novo contexto virtual e, sobretudo, novas maneiras de interagir no espaço cibernético. A internet, quando bem usada é responsável por modificações sociais e até culturais, atualmente cerca de 80% da população tem acesso ao mundo virtual, sobretudo os adolescentes e jovens que já nasceram na geração da internet (SILVA; SERAFIN, 2016). Dessa forma, o projeto se torna de grande importância, pois fará uso de uma ferramenta que os adolescentes e jovens possuem acesso e afinidade e além disso realizará postagens de conteúdos relevantes para a conscientização sobre a pandemia nas redes sociais.


Objetivos

Objetivo Geral Divulgar informações sobre a COVID-19 para a população jovem. Objetivos Específicos • Produzir materiais para conscientizar os jovens sobre os perigos da COVID-19; • Divulgar as postagens no site do PET; • Divulgar alternativas para se divertir na quarentena respeitando o distanciamento social; • Promover e fazer os jovens refletirem sobre o conceito de empatia.


Metas

Espera-se que as atividades do projeto possam alcançar o máximo possível de adolescentes e jovens, isso será avaliado no próprio instagram, por meio das informações dos seguidores da conta. Acredita-se que os jovens que seguirem o perfil do projeto vão refletir sobre o real perigo da pandemia, além de aprenderem a realizar atividades de lazer de maneira individual e em domicílio. Além disso, espera-se também que o projeto possa contribuir com os estudantes voluntários que farão parte da equipe, de forma a aumentar a experiência em trabalhar de forma online e em grupo durante a pandemia.


Metodologia

Inicialmente, os estudantes membros da equipe, terão que realizar uma revisão bibliográfica sobre o SARS-COV- 2 e posteriormente, será criado uma página no instagram, ou será utilizado o próprio perfil do grupo PET para disseminar vários conteúdos didáticos e criativos a fim de se fazer uma conscientização dos jovens a respeito da COVID-19. Dessa forma, os conteúdos serão dinâmicos, com postagens de vídeos educativos, enquetes para identificar as dúvidas e anseios dos seguidores, depoimentos de profissionais de saúde e outros jovens para dar destaque as publicações, realização de lives para aumentar o contato entre a equipe e os seguidores. A página do instagram terá temáticas como: • Atividades de lazer e cultura na quarentena (dicas de filmes, livros, vistas a museu virtualmente); • O que o jovem pode aprender na quarentena? Ideias de sites e vídeos que ensinam algo novo que possam acrescentar na vida do jovem; • Perigos da COVID-19; Transmissibilidade patogenicidade; • Vulnerabilidade do público jovem. • Vídeos lúdicos sobre os perigos da pandemia; • Outras possíveis temáticas que podem vir a surgir. As postagens serão organizadas pela equipe, que deverá realizar conteúdos para movimentar a rede. Será observado e avaliado o alcance da página no instagram, o engajamento obtido com as postagens, bem como a qualidade dos conteúdos abordados, por meio do próprio perfil e seu engajamento. O conteúdo da postagem sempre será pesquisado em artigos científicos e documentos oficiais do ministério da saúde e órgãos internacionais, além disso será sempre revisado pela petiana responsável. Ao final das atividades do projeto a equipe deverá desenvolver relatos de experiências e/ou resumo para participação em eventos. Por fim, deverá ser elaborado o relatório final, para ser enviado a Pró Reitoria de Extensão e Cultura- PROEXC. Algumas universidades já realizaram e realizam ações semelhantes à esse projeto durante a pandemia. No instagram, existem algumas páginas que tem o objetivo de divulgar informações sobre a COVID-19, uma delas é a @nascer.e.covid, que é um perfil criado pelo curso de enfermagem da Universidade do Triângulo Mineiro – UFTM focado em realizar postagens com evidências científicas sobre a doença na gestação, parto e puerpério. Seguindo essa lógica, outro projeto com a mesma temática, é o perfil @nutrifatos.bq do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, que realiza postagens sobre a nutrição e sua respectiva importância para a manutenção da saúde frente à pandemia. Porém, quando se busca no instagram, por perfis voltados para a conscientização especifica do público jovem, não se encontra resultado algum. Dessa forma, reitera-se a importância do projeto que tem o diferencial de focar especificamente nesse público.


Referências Bibliográficas

BARROS, N. B. A. et al. Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Rev. Epidemiol. Serv. Saude, Brasília, n. 29, v. 4, p.1-12, 2020. MAIA, B. R; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, Campinas, p. 1-8, 2020. AQUINO, E. M. L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, n. 25, v.1, Salvador, p.2423-2446, 2020. BRASIL. Ministério da Saúde. Sobre a doença – Coronavírus. 2020. Acesso em 02/01/2021. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#como-se-proteger BRASIL. Ministério da Saúde. Plano nacional de operacionalização da vacinação contra a COVID-19. 2020. Acesso em 02/01/2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/ptbr/media/pdf/2020/dezembro/16/plano_vacinacao_versao_eletronica.pdf SILVA, F. S; SERAFIM, M. L. Redes sociais no processo de ensino e aprendizagem: com a palavra o adolescente. In: Souza, R. P; BEZERRA, C. C; SILVA, E. M; MOITA, F. M. G. S. (orgs.). Teorias e práticas em tecnologias educacionais. Online. Campina Grande, 228p. 2016.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Como todos os projetos de extensão, esse trabalho desenvolverá atividades promovendo um diálogo com a comunidade, sendo assim os discentes participantes realizarão uma comunicação a distância com todos os seguidores do instagram, e também ficarão a prontidão para sanarem dúvidas que poderão surgir. Dessa forma, o diálogo da comunidade acadêmica irá se manter mesmo no período da pandemia, em que o contato físico está prejudicado. Nesse sentido, a internet se torna uma grande aliada, pois a comunicação por meio de redes sociais se mantém forte contribuindo para as atividades acadêmicas no meio social.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto contará com uma equipe de estudantes voluntários dos cursos de enfermagem, fisioterapia e engenharia química (coordenadora), o que promoverá uma discussão mais diversa, com ideias diferentes e inovadoras que favorecerão a qualidade e interdisciplinaridade do projeto.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto terá atividades da tríade ensino – pesquisa – extensão, que é essencial em uma universidade pública. Os discentes, membros da equipe do projeto, realizarão atividades de pesquisa através da revisão bibliográfica sobre a temática da pandemia da COVID-19 e suas atualidades, somado à isso, ao final do projeto será quantificado o alcance dos seguidores nas publicações e resultados para escrita de artigos e apresentação em eventos sobre os resultados obtidos. Além disso, como atividade de ensino será realizado na primeira reunião uma aula sobre as postagens nas redes sociais, bem como uma atualização sobre a pandemia, impactos na saúde do jovem entre outros assuntos que podem vir a surgir. Os discentes, membros do projeto, também realizarão atividades de ensino para o público alvo através do instagram com as postagens.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes que participam de projetos de extensão sempre tem ganhos para a vida acadêmica e profissional ocasionado pelo contato com a comunidade externa. Diante de uma nova forma de trabalhar, é um grande desafio para o desenvolvimento da extensão desenvolver atividades de maneira remota, porém o aprendizado será maior, pois os discentes estarão diante de uma nova forma de trabalho. No período da pandemia, muitos estudantes ficaram sem projetos e atividades extra curriculares o que dificulta e diminui o seu rendimento em disciplinas da sua grade curricular, levando em conta que a participação em projetos favorece a vida acadêmica do estudante, e ele se sente valorizado e útil para o desenvolvimento das atividades.


Impacto e Transformação Social

Espera-se que esse projeto possa promover ou auxiliar na mudança de comportamento de grande parte dos jovens durante o período da pandemia. Informações de qualidade, de fácil acesso e de fácil entendimento, sem cunho técnico é o ponto chave para atender e chegar à esse tipo de público. Acredita-se que com esse projeto os jovens poderão compreender sobre o real perigo da pandemia, além de aprenderem a realizar atividades de lazer de maneira individual e em domicílio. Além disso, o projeto será desenvolvido no mundo virtual e a internet, quando bem usada é responsável por modificações sociais e até culturais em grande parte da população.


Divulgação

A divulgação se dará por meio de redes sociais como instagram, site do PET, facebook, entre outros.


Informações Complementares

A primeira submissão do projeto para registro, constava como membro Natália Cristina. Ela iniciou as atividades no projeto quando ainda estava como estudante do curso de graduação em enfermagem, no momento ela colocou grau e seu registro no item "membros" foi colocado como membro externo.


Público-alvo

Descrição

Adolescentes e adultos jovens que forem seguidores da página e terem acesso as postagens diárias que serão realizadas

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Gouveia - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 80 h

Carga Horária 40 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração de postagens e engajamento com adolescentes e jovens. Monitoramento da interação na página e registros.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Avaliação do alcance das postagens no instagram diariamente

Carga Horária 20 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Relatório final e escrita de resumo para eventos e/ou artigos científicos.