Visitante
I Oficina de Antropologia Forense
Sobre a Ação
202203000081
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
28/03/2022
22/04/2022
Dados do Coordenador
roberta barbizan petinari
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Educação
Saúde
Saúde Humana
Regional
Não
Não
Não
Fora do campus
Noite
Não
Membros
A I Oficina de Antropologia Forense será promovida pela LAMEL, de forma online, tendo como público alvo estudantes da área da saúde e do direito de Teófilo Otoni/MG. O curso objetiva apresentar a importância da medicina legal, tema recorrente em concursos públicos, e intensificar as relações entre as instituições de ensino locais. Tal evento justifica-se pela importância crescente da antropologia forense nos últimos anos e o valor das provas médico-legais perante a Justiça.
Medicina Legal; Antropologia Forense; Direito; Enfermagem Forense
A antropologia forense é a aplicação legal da ciência antropológica, que busca estabelecer a identificação do indivíduo através da análise de evidências legais a partir de restos mortais (SOARES; GUIMARÃES, 2008). Desastres naturais, atentados terroristas, grandes acidentes, o processo natural de decomposição, são fatores que culminam na perca de características do corpo humano que poderiam identificá-lo, restando assim, aos antropólogos forenses e peritos legais, o estudo de restos esqueletizados humano, cadáver, perícia em vivos, rastreio de implantes, próteses e outros, como forma de ajudar no processo de identificação. A Medicina Legal é uma área complexa, que se relaciona com as áreas da saúde e do Direito, com o intuito fornecer uma análise e intelecção de determinadas situações jurídicas. Para a execução de trabalhos antropológicos, faz se necessário a presença do primeiro registro feito com as pessoas que contenha suas características imutáveis, segundo registro com fins de comparação.
Nos últimos anos a antropologia forense cresceu muito frente ao aumento da violência, e com isso, um melhor conhecimento para a realização de identificação de restos mortais e esqueletos tornou-se imprescindível. (SOARES; GUIMARÃES, 2008; CUNHA, 2017). O aumento global da violência desencadeou necessidade de preparo de profissionais da área da saúde na educação preventiva de violência interpessoal e detecção de sinais de vitimização. A enfermagem gradualmente ganha espaço e reconhecimento na área forense, devido ao seu amplo desempenho no cuidado individual e coletivo. Segundo a IAFN, a especialidade é definida como a aplicação da ciência da enfermagem ao público e à justiça; a aplicação relaciona-se aos aspectos forenses do cuidado à saúde combinado com a formação biopsicossocial da enfermeira na investigação científica da morte e/ou tratamento do trauma de vítimas e agressores, atividades criminais, acidentes traumáticos e abuso físico, emocional e sexual. Logo, entende-se o fato de que o conhecimento da anatomia e fisiologia do corpo humano, quando associado ao estudo forense, facilita a visão mais acurada do contexto geral da situação de morte do indivíduo (SILVA, Karen Beatriz; RITA, Cássia Silva, 2009). Na esfera dos cursos de Direito, o ensino da medicina legal é uma disciplina optativa, apesar de estar presente em editais de concursos públicos por sua ampla aplicação na ciência jurídica, seja ela penal, civil ou trabalhista. Portanto, conhecimentos acerca da medicina legal são importantes para a aplicação da lei, uma vez que capacita o operador do direito a avaliar criteriosamente o trabalho pericial e impede que, pelo desconhecimento técnico, tal operador se torne refém das informações periciais. De tal modo, é evidente que as provas médico-legais possuem grande valor ao serem solicitadas pela Justiça em eventuais suspeitas, sendo que sua ausência pode ser fator de desqualificação para determinados casos (DREZETT et al., 2011).
1) Promover a aprendizagem acerca dos estudos anatômicos, por meio de ensinamentos sobre a anatomia, com abrangência forense. 2) APRIMORAR AÇÕES RELACIONADAS À ANATOMIA HUMANA FORENSE, DIRECIONADA PRINCIPALMENTE AOS ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIPAC E DE MEDICINA DA FAMMUC, DO MUNICÍPIO DE TEÓFILO OTONI/MG. 3) DIFUNDIR AOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM, LOGO, FUTUROS PROFISSIONAIS, A ESPECIALIDADE DE ENFERMAGEM FORENSE. 4) Intensificar as relações e trocas de conhecimento entre as instituições de ensino locais. 5) Ampliar a relação da interação da FAMMUC com a comunidade externa à universidade, como as demais instituições de ensino e unidades de perícia médica.
Realização de três encontros de organização entre os membros da equipe. Realização de dois encontros para elaboração de folders de divulgação e parcerias. Realização de um encontro para busca por parcerias. Realização de um encontro para divulgação nas faculdades. Realização de quatro palestras ministradas por profissionais especialistas, acerca dos seguintes temas: “Antropologia forense: métodos de identificação”; “Causas jurídicas da morte:homicídio, suicidio, morte acidental”; “Necropsia médico legal: inspeção interna e externa do cadáver”; “Perícia caso de crime”. Promover conhecimentos sobre a temática forense ao público alvo, com atualização dos temas mais recorrentes em concursos públicos na atualidade. Elaboração de material de apoio que será disponibilizado aos participantes para leitura. Promover conhecimentos sobre a temática forense aos estudantes de direito, com atualização dos temais mais recorrentes em concursos públicos na atualidade. Promover conhecimentos sobre a temática de antropologia forense, métodos de identificação e inspeção interna e eterna no cadáver aos estudantes da área da saúde, especialmente medicina e enfermagem, com o intuito de inspirar interesse dos futuros profissionais a área forense. Atualizar docentes e técnicos administrativos sobre os temas abordados no evento, ministrados por especialistas na área. Análise das respostas dos participantes sobre satisfação com o evento.
Serão utilizados os aparatos tecnológicos de informação e comunicação Youtube e Even3. O evento será divulgado pelas mídias sociais da Lamel e da LCMA. Além disso, será divulgado na Faculdade de Direito - Unipac, Faculdade de Direito - UniDoctum e Faculdade de Direito Fernord, por meio de grupos de estudantes na plataforma whatsapp e via coordenação dos cursos. As inscrições serão realizadas pela plataforma Even3 e os participantes inscritos receberão um email com informações sobre a programação do evento, horários e palestrantes. Os palestrantes convidados serão recebidos e apresentados pela equipe numa sala privada do Google Meet, onde ministrarão a palestra que será gravada. Posteriormente, a equipe irá projetar de forma assíncrona as palestras no Youtube, onde o público estará acompanhando. Cada palestrante terá até 1 hora e meia para a apresentação. A presença dos ouvintes será verificada através de um formulário no google forms que será disponibilizado através do chat da live. Com relação às reuniões de planejamento da equipe de organização, serão todas realizadas pela plataforma Google Meet, além disso, os diálogos com os palestrantes serão feitos por meio do e-mail, instagram e/ou WhatssApp. O evento será avaliado tanto pelo público participante quanto pelos membros da organização, por meio da disponibilização de um formulário que será enviado posteriormente pelo e-mail. Ao final, será realizado um levantamento sobre a satisfação dos envolvidos no evento.
● SOARES, A. T. C.; GUIMARÃES, M. A. Dois anos de antropologia forense no Centro de Medicina Legal (CEMEL) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. In: Simpósio Medicina Legal, 2008. Ribeirão Preto. Medicina. v. 41, n.1, p. 7-11, 2008.DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v41i1p7-11. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2019. ● CUNHA, E. Considerações sobre a antropologia forense na atualidade. Rev. Bras. Odontol. Legal, v. 4, n. 2, p. 110-117, 2017.DOI: http://dx.doi.org/10.21117/rbol.v4i2.133. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2019. ● Silva, Karen Beatriz; de Cássia Silva, Rita ENFERMAGEM FORENSE: UMA ESPECIALIDADE A CONHECER Cogitare Enfermagem, vol. 14, núm. 3, jul-set, 2009, pp. 564-568
Por meio de metodologias participativas, a oficina pretende colaborar para a formação dos estudantes da enfermagem, medicina e do direito de Teófilo Otoni-MG, a fim de ampliar o debate voltado para a temática forense e expandir os conhecimentos dos profissionais de tais áreas. Dessa forma, objetiva-se promover uma intrínseca relação entre a comunidade acadêmica e a população do município, provendo assim a troca de conhecimento entre ambos os atores sociais, caracterizando o evento como extensão.
Por meio de metodologias participativas a fim de ampliar o debate voltado para a temática de antropologia forense, a “I Oficina de Antropologia Forense” pretende colaborar para formação dos estudantes universitários, abrangendo a disciplina de medicina legal, direito penal e a especialidade de enfermagem forense, bem como expandir os conhecimentos dos futuros profissionais peritos, médicos legistas e enfermeiros forenses de Teófilo Otoni-MG, partindo do princípio que é fundamental que os projetos de extensão tenham essa intrínseca relação entre a comunidade acadêmica e a população do município, promovendo assim a troca de conhecimento entre ambos os atores sociais.
A oficina em questão é um evento de extensão porque ultrapassa os limites da universidade e pretende levar maiores conhecimentos não somente para os acadêmicos, mas também para os profissionais da saúde. Paralelamente, o evento não deixa de cumprir seu papel de ensino e pesquisa, uma vez que visa atingir a comunidade acadêmica da FAMMUC para trazer esse tema que foge da grade curricular prevista no curso de graduação. Será feito, também, em parceria com o projeto de ensino submetido à PROGRAD, a confecção de um material a ser disponibilizado para a comunidade acadêmica do curso de medicina sobre os temas discutidos nesse evento. Ademais, esse evento comunica-se com a pesquisa, pois pode despertar o interesse de estudantes em desenvolver pesquisas e levantamentos acerca dos temas trazidos pelo evento, como, por exemplo, as causas jurídicas de morte: homicídio, suicídio e morte acidental.
Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica: o estudante irá adquirir maiores conhecimentos sobre a identificação e manejo de corpos, necropsia e os conceitos chaves de distinção dos tipos de morte, o que se faz muito notório pela importância do laudo pericial em investigações criminais. Além disso, esse futuro profissional poderá compreender a correlação entre as áreas do direito, da antropologia forense e dos concursos públicos.
A proposta do evento impacta e fomenta a transformação social na medida em que promove uma análise crítica sobre os campos de atuação, incluindo exames minuciosos para coleta de evidências, detecção e tratamento de lesões e traumas em vítimas de abuso físico, emocional ou sexual, estupro ou morte e apoio emocional às vítimas e familiares. Examinar, reconhecer, coletar e preservar são fatores essenciais na prática forense, assim como educar a população contra a violência interpessoal.
A divulgação do evento será feita predominantemente por meio das contas da LAMEL e da LCMA no instagram. Serão encaminhados também folders de divulgação, via WhatssApp, nos grupos dos cursos de medicina da UFVJM, de enfermagem de Unipac e de direito das faculdades do município. Folders digitais de divulgação serão enviados no grupo da Fammuc no Telegram. Por fim, serão enviados emails contendo as informações sobre o evento para as turmas da Fammuc, bem como para a coordenação das outras faculdades, convidando todos a participarem.
No instagram serão feitas publicações de apresentação das datas, público alvo, programação, temas e palestrantes, além de ampla divulgação do link de inscrição na plataforma google forms e da transmissão do evento na plataforma youtube. Um convite será enviado por e-mail aos profissionais palestrantes.
Programação do Evento
Plataformas Youtube e Even3
07/06/2022
19:00
21:30
Abertura: apresentação da LAMEL (Liga Acadêmica de Medicina Legal) da Faculdade de Medicina do Mucuri, apresentação do evento “ I Curso de Antropologia Forense”. Palestra 1: “Antropologia Forense: Métodos de identificação”. Palestra 2: “Causas jurídicas de morte: homicídio, suicídio, morte acidental” e momento para debate. Agradecimentos e considerações finais. Encerramento do primeiro dia.
Plataformas Youtube e Even3
08/06/2022
19:00
21:30
Abertura: apresentação dos temas e palestrantes. Palestra 3: “Necropsia Médico-Legal: inspeção interna e externa do cadáver”. Palestra 4: “Perícia em uma cena de crime” e momento para debate. Agradecimentos e considerações finais. Encerramento do evento. Ao final, serão coletadas informações acerca da satisfação dos participantes e dos palestrantes em relação ao evento por meio da plataforma google forms.
Público-alvo
Docentes e técnicos administrativos da UFVJM e de outras instituições públicas e privadas.
Estudantes da área da saúde, nível médio/técnico ou superior, em quaisquer área de atuação (como enfermagem e medicina) provenientes de instituições públicas e privadas.
Estudantes da área de direito.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
executora
Colaboração
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 18 h
- Tarde;
Busca por parcerias de ligas acadêmicas da Fammuc e de empresas parceiras para disponibilização de brindes para sorteio.
- Manhã;
- Noite;
Realizações de 3 reuniões com todos os membros da equipe para repasse e atualização de informações, bem como tomada decisões quanto à organização do evento. Os encontros serão realizados através da plataforma Google Meet.
- Tarde;
Confecção de folders digitais e suas respectivas legendas, realização da divulgação desses materiais nas redes sociais, incluindo a apresentação do evento, abertura das inscrições, apresentação da programação científica, apresentação dos palestrantes, agradecimento aos envolvidos e participantes. Comunicação com o público nas redes sociais e faculdades, onde são feitas as divulgações e esclarecimento de dúvidas. Comunicação com os palestrantes, convite, instruções, ajustes para a execução da palestra e coleta de dados para registro e divulgação.
- Noite;
Organização e conferência dos aparatos de transmissão do evento de forma síncrona com antecedência de uma hora do início do evento. O evento em si terá duração estimada de 5 horas, divididas igualmente entre os dias. Confecção de formulário de presença e de coleta de informações dos participantes. Assessoria aos palestrantes, conferência de ferramentas de áudio e vídeo. Ampla divulgação do link de transmissão no Youtube e Google Meet. Abertura e apresentação dos palestrantes, condução do evento, interação e assessoria aos ouvintes, coleta de dúvidas e comentários, encerramento.
Análise da satisfação com evento.
09/06/2022
17/06/2022
- Manhã;
Análise das respostas sobre nível de satisfação com o evento, coletas a partir de perguntas disponibilizadas na plataforma google forms, enviadas pelo chat do evento e email dos participantes e palestrantes.