Detalhes da ação

Influência da Alimentação na Saúde do Coração

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000087

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

01/06/2022

Data Fim

20/12/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

flaviana tavares vieira teixeira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Segurança alimentar e nutricional

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

PET Estratégias
-
@petestrategias
Outras Redes Sociais

Grupos de whatsApp dos envolvidos

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Resumo

Este projeto visa esclarecer a atuação e a importância do nutricionista na Estratégia de Saúde da Família, visto que nas últimas décadas o Brasil vem enfrentando uma transição nutricional que influenciou o perfil epidemiológico, provocando assim mudanças nos padrões de morbimortalidade, e como consequência um aumento da obesidade e das doenças crônicas não transmissíveis. Dessa forma, a inserção do profissional nutricionista nas equipes de saúde é imprescindível, pois vem somar os conhecimentos,


Palavras-chave

Nutrição; Atenção Básica à Saúde; Doenças Crônicas não Transmissíveis.


Introdução

Nas últimas décadas, o Brasil conquistou grandes avanços no campo da saúde, onde deve ser considerado que sua principal conquista foi o processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS), regulamentado pela Constituição Federal de 1988 e pelas Leis Complementares, tendo como principais pilares: universalização, integralidade, descentralização e participação popular. (DOS SANTOS, Anderson Carlos, 2005). Segundo ALMEIDA M, (2003), o Ministério da Saúde assumiu a partir de 1994, a Estratégia de Saúde da Família (ESF), visando a reorganização do modelo tradicional, por intermédio da reesquematização da atenção à saúde, em conformidade com os princípios do SUS. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, (2003), a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os países adotem estratégias de prevenção primária para modificar a dieta da população, a fim de alcançar ingestas de nutrientes dentro dos limites aconselhados. As recomendações específicas referem-se à diminuição da ingestão de gorduras, ao aumento de alimentos amiláceos e a uma ingestão considerável de frutas e hortaliças. Nessa perspectiva a inserção do nutricionista no Programa de Saúde da Família (PSF), vem a contribuir com o modelo proposto pelo governo brasileiro para promover, prevenir e recuperar a saúde da população. O PSF foi criado oficialmente pelo Ministério da Saúde em 1994, a partir do reconhecimento da crise do modelo de atenção à saúde voltado para ações curativas que privilegiavam a medicina de alto custo, verticalizada, excludente e de baixo impacto na melhoria da qualidade de vida da comunidade. Este programa assume, como foco, a reorganização da atenção básica, garantindo a oferta de serviços à população brasileira e também o fortalecimento dos princípios da universalidade, acessibilidade, integralidade e equidade do SUS (Boog MCF, 1999). Em janeiro de 2008 entrou em vigor o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), criado pelo Ministério da Saúde através da portaria GM n° 154, de 24 de janeiro de 2008, para melhorar a qualidade da atenção básica à saúde através de equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, dentre eles o nutricionista, contribuindo com a promoção de práticas alimentares saudáveis. O NASF vem pôr em prática o compromisso da integração de alimentação e nutrição com o setor saúde, com relação aos componentes de Segurança Alimentar e Nutricional visando o direito humano à alimentação adequada, através da inserção do nutricionista na Atenção Básica à Saúde (MATTOS, Priscila Fonte et al.,2009). O nutricionista é o único profissional que recebe na sua formação acadêmica um conhecimento específico que lhe permite a partir de diagnóstico e observação de valores socioculturais de cada paciente, propor as devidas orientações nutricionais adequando-as à realidade de cada família, sendo um profissional indispensável no modelo de atenção à saúde proposto pelo governo (SANTOS, 2005). O profissional de nutrição tem o importante papel de promover uma reeducação dos hábitos alimentares da população fazendo a prevenção de doenças e a promoção da qualidade de vida. Nos serviços de saúde, através das consultas com monitoramento do estado nutricional, há possibilidade de diagnósticos longitudinais, o que é de grande importância para a melhoria das condições alimentares e nutricionais da comunidade. Com a coleta de dados antropométricos integrado a outros marcadores de saúde como hipertensão e diabetes, há uma resposta mais efetiva com relação à necessidade de cada paciente (MACHADO, 2006). A hipertensão arterial (HA) é uma doença crônica não transmissível (DCNT) definida por níveis pressóricos, em que os benefícios do tratamento (não medicamentoso e/ou medicamentoso) superam os riscos. Trata-se de uma condição multifatorial, que depende de fatores genéticos/epigenéticos, ambientais e sociais, caracterizada por elevação persistente da pressão arterial (PA), ou seja, PA sistólica (PAS) maior ou igual a 140 mmHg e/ou PA diastólica (PAD) maior ou igual a 90 mmHg, medida com a técnica correta, em pelo menos duas ocasiões diferentes, na ausência de medicação anti-hipertensiva. Por se tratar de condição frequentemente assintomática, a HA costuma evoluir com alterações estruturais e/ou funcionais em órgãos-alvo, como coração, cérebro, rins e vasos. Ela é o principal fator de risco modificável com associação independente, linear e contínua para doenças cardiovasculares (DCV). Além disso, apresenta impacto significativo nos custos médicos e socioeconômicos, decorrentes das complicações nos órgãos-alvo, fatais e não fatais, como: coração: doença arterial coronária (DAC), insuficiência cardíaca (IC), fibrilação atrial (FA) e morte súbita; cérebro: acidente vascular encefálico (AVE) isquêmico (AVEI) ou hemorrágico (AVEH), demência; rins: DRC que pode evoluir para necessidade de terapia dialítica; e sistema arterial: doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) (BARROSO, Weimar Kunz Sebba et al., 2021). Ou seja, condições genéticas não são passíveis de mudanças, mas hábitos enraizados sim. Portanto é possível atuarmos de forma preventiva e/ou reguladora da doença por meio de hábitos alimentares saudáveis e manutenção adequada do peso (ROCHA, S.B. et al., 2022) Desse modo, atuaremos em conjunto com a equipe multiprofissional das Unidades Básicas do Município de Diamantina-MG, com objetivo de demonstrar aos frequentadores desse grupo como a alimentação pode impactar diretamente na saúde do coração. Assim trabalharemos de forma lúdica para atrair a atenção do público, realizaremos então uma encenação teatral na qual demonstraremos a quantidade de sal que contém nos alimentos em que a população em geral mais consome no seu dia-a-dia. Ao final da encenação vamos somar todo esse sal contido nesses alimentos, que por vezes passam despercebido pela população. Em seguida vamos mostrar para o público ali presente a quantidade total que cada um estaria ingerindo de sal por dia se consumisse aqueles alimentos. Na sequência entramos com a apresentação do órgão (coração) explicando o que todo esse excesso de sal pode provocar na saúde do órgão, e o porque que muitas vezes não entendemos a necessidade em reduzir o consumo do sódio quando a pressão está elevada, pois na grande maioria das vezes só conseguimos entender que o sal é somente o sal branco refinado que usamos na cozinha. E a ideia é mostrar que o sal está presente em tudo só não o enxergamos diretamente.


Justificativa

O presente projeto se justifica na importância da abordagem multiprofissional no controle da hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, uma vez que a hipertensão arterial (HA) não controlada continua sendo fator de risco cardiovascular (FRCV) amplamente prevalente no Brasil e no mundo. Diversos estudos nacionais e internacionais demonstraram, de forma consistente, a superioridade do controle da pressão arterial (PA) com a abordagem multiprofissional, comparada com o tratamento convencional, com acréscimo na qualidade da assistência, melhor adesão e sucesso terapêutico, redução de FRCV, morbidade e mortalidade (BARROSO, Weimar Kunz Sebba et al.,2021). De acordo com a Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020), uma equipe multiprofissional forma-se a partir de ações integradas entre todos os seus membros. O que determina essa unidade não é apenas a dimensão espacial, mas principalmente o desenvolvimento de ações conjuntas, em que cada categoria profissional atua como ator independente em ações específicas de sua profissão, porém reconhecendo e associando suas ações aos demais membros da equipe. A atuação multiprofissional tem sido utilizada com sucesso em serviços de atenção primária, secundária e terciária à saúde. O nível de complexidade das ações profissionais pode distanciá-los de uma ação conjunta. Por outro lado, é na promoção da saúde e no nível de atenção primária que as atuações têm maior poder de integração, e o desempenho da equipe concretiza-se de forma efetiva. O trabalho em equipe tem vantagens como incentivar o paciente a replicar seus conhecimentos e atitudes, favorecer ações de pesquisa em serviço e proporcionar crescimento profissional aos membros da equipe e, consequentemente, da instituição. Desse modo as ações coletivas do nutricionista devem ser centradas nas mudanças de impacto na diminuição da PA: perda de peso, aumento do consumo de frutas e vegetais e diminuição do consumo de sódio. Acerca disso, a ideia do presente projeto é elaborar uma apresentação lúdica (teatro) e apresentar para as Unidades Básicas de Saúde da cidade de Diamantina-MG. Contendo informações sobre o consumo exagerado de sódio e sua associação com Hipertensão Arterial e/ou Doenças Cardiovasculares, além de explicar como funciona o nosso coração e a relação com essas doenças, através da utilização de um coração bovino e/ou suíno para facilitar o entendimento da comunidade acerca do tema.


Objetivos

Objetivos gerais: Realizar uma encenação teatral para falar sobre Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCT). Objetivos específicos: ● Mostrar por meio de uma encenação teatral a relação entre o consumo excessivo de sódio e pressão arterial e/ou doenças cardiovasculares; ● Mostrar para a comunidade das 16 Unidades Básicas de Saúde do Município de Diamantina-MG, a relação dessas doenças com o nosso coração; ● Estimular o conhecimento a respeito de uma alimentação saudável e seus benefícios.


Metas

Contribuir na disseminação de informações relevantes e seguras de como o consumo excessivo de sódio pode prejudicar nossa saúde, e de como muitas vezes não percebemos a real quantidade de sal que ingerimos durante nossas refeições, uma vez que, parte dos alimentos que consumimos ao longo do nosso dia, já possui em sua composição sal embutido e com isso acaba passando despercebido.


Metodologia

O percurso metodológico a ser adotado nesse projeto perpassará pelas seguintes etapas: 1) Será elaborada uma encenação teatral, curta e didática, na qual explicará para a comunidade frequentadora das UBS de Diamantina-MG, o funcionamento do nosso coração e a relação entre o consumo excessivo de sódio com hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. 2) O público em questão são os frequentadores dos grupos e rodas de conversa promovidos pela prefeitura de Diamantina-MG nas UBS do munícipio. 3) Elaboração do roteiro (script) da peça. 4) A participação dos frequentadores desses grupos irá acontecer no momento da apresentação, na qual alguns integrantes serão incentivados a relatar quais dos alimentos que estarão sendo demonstrado na peça que eles mais consomem no dia-a-dia. 5) Escolha dos materiais a serem utilizados durante a encenação. 6) Criação do calendário das apresentações. (Uma UBS por semana, totalizando 4 UBS por mês) Fechando quatro meses de apresentações. 7) Definir os membros das equipes que estarão em cada semana de apresentação. 8) Elaboração do questionário que será aplicado para o público presente nas apresentações. 9) Realização das apresentações em todas as UBS do munícipio de Diamantina-MG, sendo uma por semana. Totalizando quatro por mês, dando um total de quatro meses de apresentações. 10) Finalizadas as etapas acima, será feita a avaliação do projeto, por meio de questionários aplicados pelos membros da equipe aos frequentadores da UBS que estavam presentes no dia da apresentação. 12) As atividades realizadas durante o projeto serão registradas por fotos e vídeos que poderão ser utilizados no relatório final bem como em relatos de experiência para participação em eventos acadêmicos e no site e redes sociais do PET Estratégias. 13) Por fim será realizada uma peça de encerramento do projeto, no sábado de manhã no mercado velho de Diamantina. As atividades realizadas pelo projeto nas Unidades Básicas do município de Diamantina-MG serão conduzidas pelos membros integrantes da equipe. Sendo a autora do projeto: Sara Barbosa Rocha discente do curso de nutrição da UFVJM- campus JK, responsável pela execução de cada atividade juntamente com os demais voluntários que serão escolhidos através de um processo seletivo realizado pela equipe do PET-Estratégias.


Referências Bibliográficas

Almeida M, organizador. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos universitários da área da saúde. Londrina: Rede Unida; 2003. p.37-44. BARROSO, Weimar Kunz Sebba et al. Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial–2020. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 116, p. 516-658, 2021. Boog MCF. Dificuldades encontradas por Médicos e Enfermeiros na abordagem de problemas alimentares. Rev Nutr. PUCCAMP 1999; 12(3):261-72. DOS SANTOS, Anderson Carlos. A inserção do nutricionista na estratégia da saúde da família: o olhar de diferentes trabalhadores da saúde. Família, Saúde e Desenvolvimento, v. 7, n. 3, 2005. MACHADO, N. M. V. et al. Reflexões sobre saúde, nutrição e a estratégia de saúde da família. 2006.Disponível em: http://dtr2004.saude.gov.br/nutricao/documentos/ noticia_01_09_06.pdf. MATTOS, Priscila Fonte et al. A importância da atuação do nutricionista na Atenção Básica à Saúde. Revista Práxis, v. 1, n. 2, 2009. ROCHA, Sara Barbosa et al. Alimentação Saudável em Época de Covid-19. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/358150587_Alimentacao_Saudavel_em_Epoca_de_Covid-19 SANTOS, A. C. A inserção do nutricionista na estratégia da saúde da família: o olhar de diferentes trabalhadores da saúde. Fam. Saúde Desenv., Curitiba, v.7, n.3, p.257-265, set./dez. 2005. Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Projeto Escola Saudável. Disponível em: <http://www.endocrino.org.br/ com_noticias.htm#18 > (21 oct 2003).


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Apesar de estarmos vivenciando ainda uma pandemia, o cenário atual possibilita que as informações sejam compartilhadas com a comunidade de forma presencial, graças ao avanço das vacinações e as medidas sanitárias adotadas. Dessa forma, o projeto visa garantir uma interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade através da elaboração de peça teatral e elaboração de um material educativo sobre o tema do projeto. A comunidade será incentivada a participar ativamente do processo manifestando-se verbalmente após a exibição da peça teatral bem como sobre o material educativo a ser elaborado, opinando sobre sua construção bem como avaliando-o ao final.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A temática abordada e a forma como foi elaborada permite que, para o cumprimento das etapas descritas, a interprofissionalidade esteja muito presente uma vez que aborda diversas áreas da saúde e do entendimento do corpo humano. Dessa forma, devido as ações que serão realizadas, pretende-se contar com alunos voluntários dos cursos da saúde, como: enfermagem, nutrição, farmácia, fisioterapia e alunos dos cursos de sistema da informação e bacharelado em ciências e tecnologia e a partir dessa interdisciplinaridade, conceder um trabalho íntegro e completo que atinja o público alvo almejado.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A partir da revisão bibliográfica, envolvimento da comunidade acadêmica para a produção e execução da peça teatral e do material educativo a serem elaborados e apresentados para a população do município de Diamantina-MG, estar-se-a trabalhando a proposta na indissociablidade ensino-pesquisa-extensão.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O presente projeto contribui para que os alunos envolvidos no mesmo (petiano e voluntários), tenham um crescimento significante no que diz respeito a habilidades que envolvem o meio da pesquisa, ajudando-os a enriquecer seus currículos acadêmicos bem como proporcionando um conhecimento a mais em relação aos outros estudantes da universidade. Além do mais o trabalho em equipe é de suma importância para preparar os envolvidos para um mercado de trabalho que exige esse envolvimento e uma comunicação clara e objetiva. Ao longo dos meses será possível desenvolver e aprimorar habilidades que são exigidas de um profissional bem informado, como por exemplo: desenvolver uma boa escrita e apresentar uma boa dicção durante a fala, aprender a delegar tarefas e a coordena-las, saber apresentar ideias e inseri-las no momento certo aos outros envolvidos no trabalho, além de saber reconhecer um trabalho bem realizado por outro membro da equipe bem como oferecer ajuda se necessário for.


Impacto e Transformação Social

É inevitável não olhar para os impactos causados pelo atual cenário socioeconômico que o país vem enfrentando. Este projeto então busca olhar para a importância do profissional nutricionista atuando na Atenção Básica de Saúde e promovendo uma atuação preventiva, bem como mostrar que o consumo inadequado de certos alimentos, com alto teor de sódio, açúcar e gordura ou até mesmo a falta de alimentos gera a insegurança alimentar no país, que no Brasil está associada diretamente à falta de acesso, que deveria ser direito de cada cidadão. Por esta condição da insegurança alimentar acaba desencadeando uma condição de sobrepeso, obesidade, desnutrição e doenças crônicas não transmissíveis.


Divulgação

Através das redes sociais do PET Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão, bem como via cartazes a serem fixados nas UBS.


Informações Complementares

-


Público-alvo

Descrição

O projeto busca atingir um público específico, que em sua maioria são adultos de ambos os sexos, frequentadores das Unidades Básicas de Saúde do Município de Diamantina-MG, através de ações de Educação Alimentar Nutricional (EAN).

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 170 h

Carga Horária 15 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Aplicação de questionários aos apreciadores da peça teatral a fim de avaliá-la, bem como expor suas dúvidas e opiniões sobre o tema abordado teatralmente.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração do relatório final a ser enviado à Proexc

Carga Horária 15 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Produções, relatos, resumos para participação em congressos e/ou para publicação de artigos.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realizar pesquisa bibliográfica sobre o tema proposta a fim de ampliar e atualizar o conhecimento

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Reuniões de orientação, organização, de desenvolvimento, de realização bem como de avaliação com a equipe

Carga Horária 5 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Seleção dos materiais para a decoração do espaço bem como para o figurino dos personagens a atuarem na peça teatral

Carga Horária 5 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Criação do calendário das apresentações

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração de questionário de coleta de opinião e dúvidas, que será aplicado para o público presente nas apresentações.

Carga Horária 50 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Nome da Atividade Apresentação da peça nas UBS de Diamantina-MG