Detalhes da ação

Mostra de profissões 2022

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000088

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

15/04/2022

Data Fim

31/12/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

flaviana tavares vieira teixeira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

PET Estratégias
-
@petestrategias
Outras Redes Sociais

-

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Resumo

O projeto pretende expor aos alunos do ensino médio os diferentes cursos oferecidos pela UFVJM. bem como apresentar um panorama geral sobre o mercado de trabalho. Objetiva-se ainda esclarecer dúvidas a cerca da universidade. Para tanto, o projeto será desenvolvido juntamente com as escolas de Diamantina-MG. Espera-se que, com um conhecimento mais consolidado sobre os cursos, os alunos que virão a ingressar na UFVJM apresentem menor índice de evasão por não conhecimento ou afinidade com o curso.


Palavras-chave

Cursos. Mercado de trabalho. Retenção e Evasão.


Introdução

O projeto propõe expor para os alunos do ensino médio das escolas públicas de Diamantina-MG as possíveis escolhas de carreira a seguir, dando ênfase aos cursos ofertados na UFVJM, bem como, explanar de forma geral o mercado de trabalho e possíveis dúvidas sobre a Universidade. Desta forma, os futuros discentes da UFVJM obterão melhor conhecimento sobre o ambiente universitário e sobre o curso de escolha. A intenção do discente de evadir, muitas vezes, é descoberta tardiamente quando essa já é irreversível, após a saída do aluno ou quando esse já assumiu uma forte intenção de deixar o curso ou a instituição (HOED, 2016). Levando-se em consideração que, parte dos alunos evade dos cursos e ou universidade por não possuírem conhecimento sobre curso em que ingressou e algumas vezes por não saberem o que encontrarão na universidade, expor de forma clara e simplificada sobre o curso e sanar dúvidas sobre a funcionalidade da universidade e do ambiente em que se encontra, se torna de suma importância, para que estes alunos concluam o curso em que ingressou tornando-se bom profissional. O projeto será desenvolvido na cidade de Diamantina-MG mais precisamente nas escolas que ofertam o ensino médio, com a finalidade de mostrar aos alunos as oportunidades que encontrarão na UFVJM, para que estes, quando ingressarem na universidade, concluam seus cursos.


Justificativa

A evasão e retenção têm sido um problema recorrente nas Instituições de Ensino Superior (IES), desgastadas na forma em que estão organizadas, perdendo financeiramente, socialmente e culturalmente, pois deixam de formar cidadãos que possam contribuir e desenvolver com a sociedade atual. (RIBEIRO et al., 2019). A UFVJM está inserida no Vale do Jequitinhonha, conhecido pelos baixos indicadores sociais (UFMG, c2018). Logo, possibilitar que os alunos do ensino médio conheçam os cursos ofertados pela universidade e se interesse em cursá-los, a instituição conforme citado por Pompermayer et al (2019), se destaca por sua importância quando o assunto é desenvolvimento econômico e sociocultural da região, com a geração de emprego e renda e a redução da desigualdade social existente no país. A exposição de profissões oportunizará aos alunos do Ensino Médio conhecer mais sobre diferentes profissões e cursos, ofertados pela UFVJM, assim como as perspectivas do mercado de trabalho. De acordo com Pró-Reitoria de Graduação (2021) no ano de 2020 a índice de evasão da UFVJM para os cursos presenciais foi de 11,29% e para os cursos EAD (Educação à Distância) foi de 18,5% e a prevista para 2021 é de 15% e 25% para o presencial e EAD respectivamente. Ao passo que, os índices de retenção para o ano de 2020 foram de 79,86% no ensino presencial e 56,01% no ensino EAD. O elevado índice pode ser explicado pela pandemia da Covid-19, o que impossibilitou o ensino presencial e oferta total das unidades curriculares. Uma problemática enfrentada diariamente pelas instituições federais de ensino superior que são os estudantes que ingressam e não concluem a sua graduação. (Teixeira et al., 2020). O Documento Orientador para a Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (BRASIL, 2014) diz que: Fatores individuais destacam aspectos peculiares às características do estudante. Esse grupo é composto por fatores relativos a: Problemas relacionados aos aspectos peculiares e às características do estudante relativas à: adaptação acadêmica; capacidade de aprendizagem e habilidade de estudo; incompatibilidade entre a vida acadêmica e as exigências do mundo do trabalho; descoberta de novos interesses profissionais; frustração com o curso escolhido; escolha precoce da profissão; qualidade da formação escolar anterior; falta de informação a respeito do curso; questões de ordem pessoal ou familiar; participação e envolvimento em atividades acadêmicas; personalidade; questões de saúde do estudante ou de familiar; e questões financeiras do estudante ou da família. Desta forma, preparar o estudante oportunizando-lhe ampliar o conhecimento sobre curso na universidade, poderá contribuir para a redução dos índices de retenção e evasão, uma vez que eles ingressarão melhor preparados para o ambiente universitário. Uma vez que, segundo Oliveira et al. (2017), os alunos enfrentam os mais diversos obstáculos na graduação, como a adaptação ao curso, ao local, questões financeiras e de moradia, matérias que exigem maior esforço e estudo, entre outros. Segundo Costa et al. (2021), para o primeiro semestre de 2018, os cursos de agronomia, engenharia florestal e zootecnia da UFVJM mostravam os seguintes índices de evasão: 5,83%, 4,95% e 3,72%. Estes altos índices poderiam ser reduzidos a longo prazo se fossem trabalhados ainda no ensino médio, e uma opção é a apresentar os cursos e a faculdade para estes futuros discentes ainda no ensino básico. Essa proposta seria desenvolvida com auxílios dos vídeos produzidos pelo PET Estratégias no projeto “Mostra de profissões on line”.


Objetivos

OBJETIVO GERAL: Divulgar os cursos de graduação da UFVJM aos estudantes do ensino médio. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Promover ampliação do conhecimento sobre os cursos ofertados pela UFVJM; - Dar visibilidade a UFVJM; - Reduzir os índices de retenção e evasão a longo prazo; - Sanar dúvidas sobre a universidade; - Divulgar bolsas oferecidas como auxilio a discentes carentes e outras.


Metas

1) Explanar sobre as profissões e mercado de trabalho, bem como, sobre os cursos ofertados pela UFVJM. 2) Reduzir os índices de retenção e evasão da UFVJM a longo prazo.


Metodologia

1. Será feito um levantamento junto a Superintendência de Ensino da cidade de Diamantina- MG sobre as Escolas que ofertam o ensino médio. 2. De posse destes dados, entraremos em contato com as escolas a fim de definir quais tem interesse de participar do evento. 3. Será elaborado um formulário no formato de pesquisa de opinião para coletar dados sobre os cursos que os alunos têm interesse de saber mais. De acordo com Pradanov e Freitas (2013, p. 51-70), as pesquisas podem ser classificadas como: • Do ponto de vista da sua natureza: pesquisa básica: gera conhecimentos novos para o avanço da ciência e não tem aplicação prática prevista; pesquisa aplicada: gera conhecimento, através de produtos, para aplicação prática à solução de problemas específicos. • Do ponto de vista de seus objetivos: pesquisa exploratória, pesquisa descritiva, pesquisa explicativa; • Do ponto de vista dos seus métodos: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, pesquisa experimental, levantamento, pesquisa de campo, estudo de caso, pesquisa-ação, pesquisa participante e pesquisa ex-post-fact; • Do ponto de vista da forma de abordagem do problema: pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa. Considerando a classificação citada, esta proposta pode ser definida como uma pesquisa aplicada, exploratória, de abordagem qualitativa. 4. Com o resultado do formulário, será realizada uma revisão de literatura sobre o curso e mercado de trabalho, bem como uma explanação sobre os cursos não citados. 5. Selecionar vídeos a serem reproduzidos nas escolas. Estes vídeos foram desenvolvidos pela equipe PET e estão disponíveis em: https://www.youtube.com/playlist?list=PL_nEBLoUz0wS-jt6ki9vOSd6aX9IMFfGX. 6. Organização e realização do evento “Mostra de profissões” nas escolas previamente selecionadas. 7. Realizar uma pesquisa de opinião ao final do evento a fim de conhecer a satisfação e/ou ampliação de seu conhecimento sobre os cursos com o evento.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Documento orientador para a superação da evasão e retenção na Rede Federal. Brasília: MEC, 2014. 52 p. Disponível em: <https://avr.ifsp.edu.br/images/pdf/Comissoes_Outros/PermanenciaExito/Documento-Orientador-SETEC.pdf>. Acesso em: 10 de Fev. de 2022. COSTA, F. de J.; TEIXEIRA, F. T. V.; SANTOS, L. da C. SILVA, R. S. da. Índices de evasão nos cursos da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) ano de 2018. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais. Diamantina - MG UFVJM, 2021. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/439171-INDICES-DE-EVASAO-NOS-CURSOS-DA-FACULDADE-DE-CIENCIAS-AGRARIAS-(FCA)-NA-UNIVERSIDADE-FEDERAL-DOS-VALES-DO-JEQUITI>. Acesso em: 17 mar 2022 HOED, R. M. Análise da evasão em cursos superiores: o caso da evasão em cursos superiores da área de Computação. Dissertação (Mestrado - Mestrado Profissional em Computação Aplicada), Universidade de Brasília, Brasília, 188 p. 2016. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/22575/1/2016_RaphaelMagalh%C3%A3esHoed.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2022. OLIVEIRA, R. F. B.; SANTOS, J. S.; PAULA, L. C. de. Análise Investigativa das Dificuldades de Discentes nas Disciplinas de Cálculos. Proceeding Series of the Brazilian Society of Applied and Computational Mathematics. v. 6, n. 1, 2017. Disponível em: <https://proceedings.sbmac.org.br/sbmac/article/download/1876/1894>. Acesso em: 10 de Fev. de 2022. POMPERMAYER, R. de S.; RODRIGUES, D. de M.; OLIVEIRA, A. F. de; SANTOS, A. R. de Q. Impacto da implantação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM no município de Teófilo Otoni-MG em referência ao IDH. Revista Vozes dos Vales. UFVJM. 2019. Nº 15 – Ano VIII. Disponível em: <http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2019/05/Raquel0102.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2022. PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo, RS: FEEVALE, 2013. Disponível em: <https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/291348/mod_resource/content/3/2.1-E-book-Metodologia-do-trabalho-Cientifico-2.pdf >. Acesso em: 10 de Fev. de 2022. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Indicadores de desempenho 2021. UFVJM. Disponível em: <http://portal.ufvjm.edu.br/page/acesso-a-informacao/institucional/bases-juridicas/bases-juridicas-1/indicadores-de-desempenho-ufvjm-2021>. Acesso em: 14 mar. 2022. RIBEIRO, J. C. A.; ROSA, J. V. A. da; SOUZA, G. A. P.; HARAGUCHI, S. K.; SILVA, A. A. Evasão e retenção na perspectiva de alunos do curso de licenciatura em Química. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 609–618, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2684>. Acesso em: 10 de Fev. de 2022. TEIXEIRA, F. T. V.; ARAÚJO, D. W. de; BRANDOLT, L. M.; FOSECA, L. S.; GARCIA, W. N. Relação entre variáveis socioeconômicas com a retenção e evasão na UFVJM. Revista Vozes dos Vales. No. 17, Ano IX. 2020. Disponível em: <http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2020/06/Flaviana.pdf>. Acesso em: 10 de Fev. de 2022. Universidade Federal de Minas Gerias – UFMG. Sobre o Vale do Jequitinhonha. Polo Jequitinhonha UFMG. c2018. Disponível em: <https://www.ufmg.br/polojequitinhonha/o-vale/sobre-o-vale-do-jequitinhonha/>. Acesso em: 17 mar. 2022.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade ocorrerá por meio de diálogos prévios com as escolas, uma vez que, será necessário a aplicação dos formulários para diagnostico das necessidades em relação aos cursos, bem como para realização do projeto e avaliação posterior .


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A equipe será composta por colaboradores dos vários cursos de graduação da UFVJM, configurando-se em uma equipe multidisciplinar. As atividades serão articuladas com os diretores e professores das escolas.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A indissociabilidade do tripé, ensino, pesquisa e extensão será desenvolvida pela equipe, fazendo buscas/pesquisas sobre os cursos, mercado de trabalho e outras informações a universidade, detendo o conhecimento teórico, para montagem da “Mostra de profissões”. O ensino e a extensão se darão a partir do compartilhamento e troca de conhecimento da equipe com os estudantes secundaristas e destes com a equipe por meio da apresentação de dúvidas e opiniões.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os discentes participantes desenvolverão competências como: escrita, pesquisa, trabalho em equipe, organização da mostra e oratória. Tendo a liberdade de compartilhar vivências e experiências adquiridas na universidade, a fim de despertar o interesse dos alunos do ensino médio pela universidade. Dessa forma, espera-se que o universitário tenha essas boas práticas acrescentadas em sua formação.


Impacto e Transformação Social

Os membros da equipe ao se desenvolverem e/ou melhorarem a escrita, a forma de busca de informação (pesquisa), o melhor meio para o trabalho em equipe e também a oratória, poderão estar despertando o interesse dos estudantes secundaristas pelo ensino superior e, consequentemente, a sociedade terá pessoas mais engajadas socialmente, dispostas a compartilhar o conhecimento e a melhorá-la


Divulgação

As atividades serão divulgadas nas mídias sociais do PET Estratégias, bem como via direção e coordenação das escolas públicas de ensino médio de Diamantina-MG.


Informações Complementares

-


Público-alvo

Descrição

Estudantes do ensino médio de escolas públicas de Diamantina-MG

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

As escolas participarão divulgando a mostra de profissões para seus estudantes secundaristas, agendado um dia e horário, cedendo espaço e tempo para o desenvolvimento da proposta.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 180 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Conferir quais equipamentos a escola tem disponível para uso no evento, tais como data-show, TV, notebook. Elaboração do roteiro e cronograma de visita às escolas, elaboração de roteiro de apresentação e fala (script) sobre os cursos e as oportunidades de bolsas.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Visitar a escola para desenvolvimento da atividade.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração de texto para participação em congresso no formato relato de experiência.

Carga Horária 15 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Escrita do relatório final a fim de encerrar o projeto

Carga Horária 12 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Obter os dados das escolas que ofertam o ensino médio na cidade de Diamantina

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Entrar em contato por e-mail com as escolas para definir quais participarão do evento.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaborar questionários de opinião para coleta destas antes e após a mostra de profissões, para diagnóstico das necessidades informacionais dos secundaristas sobre os cursos da UFVJM e para avaliação da atividade.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Aplicar os formulários a fim de obter as necessidades informacionais sobre os cursos e a UFVJM, bem como analisá-los.

Carga Horária 15 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Assistir, selecionar os vídeos elaborados pela equipe do PET já disponíveis.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaborar e aplicar um formulário para conhecer a opinião após a participação da apresentação de vídeo, discussão sobre a área e esclarecimento de dúvidas.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Atividades de revisão bibliográfica serão realizadas durante todo o período de execução do projeto para melhorar continuamente o conhecimento da discente sobre os temas envolvidos no mesmo.