Detalhes da ação

EDUCAÇÃO TRAUMATO-ORTOPÉDICA E DESPORTIVA EM MEIO DIGITAL

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000089

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

02/06/2022

Data Fim

28/04/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

thiago lorentz pinto

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@laortes.fammuc

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Resumo

O mundo vivenciou um novo padrão de hábitos de vida decorrente da expansão da pandemia do coronavírus. Com isso, as pessoas tiveram que se adequar ao distanciamento social. Assim, faz-se necessário um meio eficaz de promover a instrução da população acerca dos riscos de uma queda acidental e outros agravos domiciliares. O projeto visa instruir a população desses riscos intrínsecos, levando a informação no meio tecnológico de maior disseminação de propagação de conteúdo: as redes sociais.


Palavras-chave

Promoção de saúde; Educação em Saúde; Acidentes domésticos; Sedentarismo.


Introdução

Os acidentes traumato-ortopédicos podem acontecer de variadas formas, sendo subdivididos em: de alta energia como acidentes de trânsito, queda de alturas e de baixa energia como acidentes domésticos, entorses e quedas simples. Os acidentes domésticos de baixa energia têm aumentado consideravelmente devido às restrições proporcionadas pela pandemia. Dessa forma, faz-se relevante a divulgação de formas de prevenção e cuidados iniciais para esse tipo de situação. A atividade física foi outro fator afetado diretamente pelo isolamento social, elevando o número de pessoas sedentárias e consequentemente os riscos que essa inatividade acompanha. Nesse caso, a disseminação de alternativas e possibilidades de exercícios que possam ser realizados sem sair de casa é pertinente. Além disso, a prática esportiva acarreta benefícios psicológicos como melhor sensação de bem estar, humor e autoestima, assim como, redução da ansiedade, tensão, depressão e doenças mentais que cresceram junto a pandemia. Sendo assim, essas informações serão repassadas por meio de recursos digitais como imagens, vídeos e textos publicados na plataforma Instagram com o objetivo de estimular a prática esportiva em casa (alongamentos, ginástica, ioga, postura) e apresentar os seus benefícios para a saúde como melhora da circulação sanguínea, redução de peso, fortalecimento ósseo e imunológico, diminuição de risco cardiovascular entre outros. Além disso, as postagens terão como objetivo a propagação de informações úteis para prevenção e conduta inicial em casos de acidentes domésticos mais comuns como quedas, intoxicações, queimaduras e torções por meio de dicas e exposições de fácil entendimento.


Justificativa

Com a pandemia do COVID-19 e a necessidade do isolamento social, o tempo em casa de todos indivíduos aumentou significativamente, juntamente com o crescimento de acidentes domésticos (FIGUERÊDO, LUCAS, 2020). De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, as ocorrências envolvendo crianças e adolescentes aumentaram 25% desde o início da quarentena. Apesar de não haver dados estatísticos consolidados em relação aos idosos, eles também demandam atenção, sobretudo em relação a quedas, principal risco de acidentes entre pessoas mais velhas. Aproximadamente 70% das quedas de idosos ocorrem em casa, e o isolamento social pode contribuir para o aumento desse tipo de acidente. Essas quedas podem causar traumatismo craniano e fraturas que, muitas vezes, irão ter uma dificuldade maior de consolidação e de reabilitação dadas as características osteomusculares e sistêmicas peculiares dos idosos. No entanto, apesar de se ter um número elevado de acidentes domésticos, é possível preveni-los com algumas orientações e cuidados simples. Vindo do mesmo efeito do isolamento, houve aumento no número de indivíduos sedentários devido ao fechamento de academias e espaços públicos. Estudos demonstram que durante a quarentena em torno de 62% dos brasileiros não estão realizando atividades físicas. Em contrapartida, a população está passando mais tempo assistindo a séries e filmes e navegando na internet. Essa inatividade gera problemas a curto e longo prazo. A propensão a doenças mentais como depressão e ansiedade, juntamente com o medo que a pandemia causa, cria um ciclo vicioso para o sedentarismo. Do mesmo modo, a inatividade gera um aumento de doenças cardiovasculares, obesidade e metabólicas, aumentando o risco de complicações em caso de infecção com o COVID-19. Nesse cenário, a internet e as mídias sociais tornaram-se um meio valioso para integração das pessoas e propagação de conhecimento. O ser humano, enquanto ser social, sempre conviveu em um ambiente de comunicação e colaboração, utilizando as tecnologias disponíveis em cada fase histórica para esse contato (SILVA, 2010). Com os avanços dos recursos tecnológicos, em especial das tecnologias da informação e comunicação, as pessoas, passam a utilizá-los em suas atividades profissionais, de lazer, de aprendizado e de contato inter-pessoal e isso ficou crescente com a instalação da pandemia de COVID-19 e a necessidade do isolamento físico entre as pessoas. Sendo assim, as mídias sociais tornaram-se um meio para além de interações também um canal de divulgação de informações relevantes sobre a saúde. Por meio dessa ferramenta, a Liga Acadêmica de Ortopedia, Traumatologia e Esportes da FAMMUC pretende ser propagadora de conhecimento científico que contribuirá para a direcionamento preventivo e/ou de tratamento e reabilitação de doenças ortopédicas, acidentes domésticos e a prática de atividades físicas em casa.


Objetivos

Geral: promover a educação em temas relacionados à ortopedia, a traumatologia e à prática esportiva por meio do aplicativo de rede social Instagram. Específicos: A) Promover a educação por meio do aplicativo de rede social Instagram de temas relacionados às doenças ortopédicas com um direcionamento preventivo e/ou de tratamento e reabilitação. B) Promover a educação por meio do aplicativo de rede social Instagram de temas relacionados à traumatologia com um direcionamento para prevenção de acidentes domésticos. C) Promover a educação por meio do aplicativo de rede social Instagram de temas relacionados à prática esportiva com um direcionamento para prevenção de lesões.


Metas

Previsão de impacto direto: fomentar o estudo de temas afins da Ortopedia, Traumatologia, Medicina do Exercício e do Esporte presentes na matriz curricular de ensino da FAMMUC, sob orientação do professor colaborador, entre os estudantes participantes do projeto por meio da preparação das postagens de E-pôsters e vídeos informativos na rede social Instagram, de modo a disseminar a informação adquirida no Ensino Superior de forma didática e simples para a compreensão de adolescentes, jovens, adultos e idosos, de qualquer condição social, sem distinção de sexo e/ou outra condição social, economica e cultural. Previsão de impacto indireto: promover a popularização de conhecimentos que envolvem a área da Ortopedia, Traumatologia e Medicina do Exercício e Esporte entre os cidadãos que utilizam da rede social Instagram, sem distinção de qualquer condição social, econômica, cultural e/ou outra, atingindo o público jovem, adulto e de terceira idade, com vistas a combater e enfrentar graves problemas de ordem social, como o sedentarismo, a obesidade, o uso indiscriminado de recursos ergogênicos, fraturas por trauma, fraturas por estresse e malformações músculo esqueléticas congênitas, com atenção na prevenção de queda em idosos, prevenção de fraturas e comorbidades relacionadas ao estilo de vida, assim como na orientação adequada para o tratamento de tais condições. Número Estimado de Público: 500


Metodologia

As ações serão realizadas no meio digital por meio do aplicativo da rede social Instagram, no perfil da LAORTES-FAMMUC. O endereço do perfil é @laortes.fammuc. Nesse perfil serão realizadas postagens educativas de temas relacionados à prevenção e conduta inicial em acidentes ortopédicos e traumáticos, e promoção de saúde por meio do esporte. Os estudantes participantes formarão duplas ou trios que estarão responsáveis pelas postagens a serem realizadas de 2ª a 6ªf durante 2 semanas. A cada 2 semanas a dupla ou trio responsável pelas postagens será trocado. As postagens acontecerão nos stories do perfil, onde casos clínicos e curiosidades serão apresentadas sempre com o recurso de “enquete”, disponibilizado pelo Instagram, para estimular a participação do público acadêmico e da comunidade externa. Além disso, postagens no feed do perfil também serão feitas sempre com uma pergunta final convidativa à participação do público que visita o perfil. Assim, sempre será estimulado o diálogo e a interação entre os acadêmicos participantes e a comunidade dentro das ferramentas disponíveis no aplicativo, visando a construção de um saber amplo, integrado e compartilhado. Ainda serão publicados vídeos curtos no igtv do perfil com dicas práticas de assuntos relacionados ao tema central de estudo da Liga. Apesar de não existir um estudo oficial do aplicativo com recomendações de melhores horários de postagens para o engajamento do público (PATEL, 2021), as postagens acontecerão sempre às 19h, horário de Brasília. Esse horário visa atingir a comunidade acadêmica que, normalmente, já encerrou suas atividades e também o público externo que, na grande maioria, estará fora do seu período de trabalho, considerando o horário comercial das 8h às 18h. A capacitação dos estudantes para a realização do projeto acontecerá durante reuniões agendadas com o orientador do trabalho. Durante o mês de Maio, os membros da Liga de Ortopedia, Traumatologia e Medicina do Esporte irão realizar o levantamento de toda a documentação a ser enviada à SIEXC para realização da submissão do projeto. Ainda no mês de Maio iniciará a capacitação dos integrantes do projeto para inteirar-se das principais ferramentas disponíveis no aplicativo e para estudo dos principais temas que serão abordados. A partir do mês de Junho, ocorrerá o início das postagens dos conteúdos criados pelos integrantes, para a apreciação da comunidade acadêmica e comunidade externa. No último mês do projeto, em Dezembro, haverá a confecção, pelos integrantes do projeto, do relatório final do projeto.


Referências Bibliográficas

- PATEL, N. Melhores horários para postar no Instagram e aumentar seu alcance. Blog do Neil Patel, 2021. Disponível em <https://neilpatel.com/br/blog/melhores-horarios-para-postar-no-instagram/#:~:text=Melhores %20Hor%C3%A1rios%20Para%20Postar%20no%20Instagram%20e%20Aumentar%20Seu %20Alcance,-Blog%20M%C3%ADdia%20Social&text=Os%20melhores%20hor%C3%A1rio s%20para%20postar,10h%20e%2014h%20de%20domingo> Acesso em 04/02/2022. - FIGUERÊDO, A.; LUCAS, M.G.O. Isolamento social aumenta riscos de acidentes domésticos. Disponível em: https://www.americasmed.com.br/central-de-conteudo/informativos/isolamento-social -aumenta-riscos-de-acidentes-domesticos#:~:text=Apesar%20de%20n%C3%A3o% 20haver%20dados,aumento%20desse%20tipo%20de%20acidente. https://ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa/release/pesquisa-de-comporta mento-da-ufmg-mostra-o-que-mudou-nos-habitos-dos-brasileiros-durante-a-pandemi a Acesso em 04/02/2022. - SILVA, S. Redes Sociais Digitais e Educação. Revista Iluminart. [S.l.]. n.5, p. 36-46, 2010.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto de extensão visa a interação entre os acadêmicos e a sociedade por meio das discussões que serão estimuladas através das publicações no aplicativo de rede social, que terão como características o envolvimento de conhecimentos científicos e conhecimentos não acadêmicos. Assim, poderá ser criado, por meio dos diálogos e das interações dentro do aplicativo entre os acadêmicos e a comunidade, um conhecimento integrado, que seja acessível a toda sociedade, democratizando o conhecimento científico. As postagens serão realizadas nos stories e no feed do perfil. As realizadas nos stories sempre conterão enquetes ou caixas de perguntas e respostas, para estimular a participação da comunidade com o conteúdo. Já as postagens no feed conterão perguntas convidativas à participação e à realização de questionamentos por parte da comunidade. A utilização dessas metodologias visam a interação contínua, durante o projeto, dos acadêmicos participantes com a comunidade. Assim, a interação com o público se dará por meio de caixas de perguntas, enquetes e comentários nas publicações, onde a comunidade poderá realizar perguntas, sanar dúvidas e divulgar relatos pessoais a respeito dos assuntos de Ortopedia, Traumatologia, Medicina do Exercício e Esporte.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O conteúdo e conhecimento produzido pelo presente projeto de extensão no meio digital atingirá a todas as áreas da saúde relacionadas ao tratamento decorrente de traumas, lesões ortopédicas e esportivas, como a enfermagem, a fisioterapia e a educação física, com vistas a atingir uma visão multidisciplinar dos temas abordados nas postagens. A utilização do meio digital também busca promover a interação por meio de enquetes, comentários, lives e compartilhamentos de informações de forma a promover a interprofissionalidade entre as diferentes carreiras envolvidas com a abordagem de traumas e lesões.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O tripé ensino, pesquisa e extensão, base da Universidade, será desenvolvido durante todo o projeto. Além de utilizar de conhecimentos advindos da grade curricular já cursada, os discentes realizarão estudos individuais sobre os temas e, por meio de encontros virtuais, os grupos se reunirão para preparação do conteúdo. As informações a serem divulgadas serão analisadas pelo coordenador e colaboradores do projeto e, posteriormente, difundidas em plataformas virtuais, por meio de vídeos informativos, assim como, por postagens de texto e imagens na rede social na forma de extensão. A proposta irá promover o ensino dos assuntos pertinentes à Ortopedia , Traumatologia, Medicina do Exercício e Esporte aos profissionais da área da saúde, envolvendo segmentos além da medicina como a enfermagem, a fisioterapia e a educação física, além de educar a população em geral, sem distinção de classe social, econômica, cultural e/ou qualquer outra discriminação a respeito das afecções traumato-ortopédicas e desportivas. A participação e interação do público se dará por meio de caixas de perguntas, enquetes e comentários nas publicações no Feed e no Story da plataforma Instagram , onde a comunidade poderá realizar perguntas, sanar dúvidas e divulgar a sua opinião a respeito dos assuntos de Ortopedia, Traumatologia, Medicina do Exercício e Esporte.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes que estarão responsáveis pelas postagens no Instagram cursam períodos do curso de medicina da FAMMUC que garantem um conhecimento mínimo sobre os temas a serem apresentados. Ainda assim, a preparação para essas postagens exigirá um estudo mais aprofundado específico do tema do dia. Isso virá como complementação da sua formação adquirida na sala de aula. Além disso, todos os estudantes serão orientados por um professor do curso que poderá tirar eventuais dúvidas que surgirem durante a execução do projeto.


Impacto e Transformação Social

As redes sociais na atualidade moldam as perspectivas sociais por meio da disseminação de conteúdos importantes para a prática do dia a dia, a fim de prevenir acidentes e o sedentarismo em si. Nesse sentido, o projeto de extensão visa propagar esses conteúdos em grande parte da população, servindo como um espaço educativo de promoção de saúde e prevenção de agravos. Além disso, com a instrução dos benefícios intrínsecos do exercício físico, o espaço irá mobilizar a redução de eventos cardiovasculares, promovendo um impacto positivo dentre a população que faz uso das redes sociais diariamente. A participação e interação do público se dará por meio de caixas de perguntas e enquetes, onde a comunidade poderá realizar perguntas, sanar dúvidas e divulgar a sua opinião a respeito dos assuntos de Ortopedia, Traumatologia, Medicina do Exercício e Esporte.


Divulgação

A divulgação do material produzido pelo projeto se dará através da plataforma de rede social Instagram, por meio de e-pôsters e vídeos produzidos pelos ligantes semanalmente, atingindo tanto o público acadêmico, quanto o leigo, que fazem uso da rede social instagram, alcançando os seguidores e os visitantes do perfil oficial da Liga Acadêmica de Ortopedia, Trauma e Esportes da FAMMUC. O endereço do perfil na rede social é @laortes.fammuc.


Público-alvo

Descrição

Discentes da Faculdade de Medicina do Mucuri e acadêmicos participantes da LAORTES (Liga Acadêmica de Ortopedia Traumatologia e Esportes).

Descrição

O intuito do projeto é promover a disseminação de informações precisas acerca da Ortopedia, Traumatologia, Medicina do exercício e do Esporte e seus desdobramentos de forma simples e didática, motivando a reflexão nas mais variadas patologias que permeiam o estudo sistema músculo esquelético e sua fisiologia. Nesse sentido, adentrando nesse estudo amplamente importante, a promoção de saúde nesse espectro visa fortalecer a instrução no que concerne a prevenção de agravos, levando a informação nos mais variados níveis populacionais, atingindo jovens, adultos e idosos, sem qualquer distinção econômica, cultural e/ou social . Assim, essa propagação irá beneficiar pessoas atuantes na área da saúde, bem como leigos que porventura sintam a necessidade de se instruir nas variadas afecções, sinais e sintomas inerentes ao sistema locomotor.

Descrição

Acadêmicos da área da saúde não participantes diretos da execução do projeto e comunidade externa, composta por cidadãos que utilizam a rede social Instagram, sem distinção de idade, sexo, cultura, classe social e /ou econômica.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 176 h

Carga Horária 16 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Reuniões de capacitação objetivarão o treinamento e capacitação dos discentes, tanto referentes às inovações tecnológicas, quanto aos conteúdos que serão postados.

Carga Horária 144 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Postagens embasadas e referenciadas, além de discussões e esclarecimentos de dúvidas serão realizadas, a fim de promover a educação do público alvo.

Carga Horária 16 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Os resultados da abrangência e dos temas trabalhados serão divulgados em eventos científicos, assim como o relatório final será confeccionado.