Detalhes da ação

PET Forma e Informa

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000096

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

23/05/2022

Data Fim

11/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

flaviana tavares vieira teixeira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Comunicação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Comunicação estratégica

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 4 h
Resumo

Esta proposta constitui-se uma produção coletiva de um jornal digital acadêmico destinado à divulgação dos aspectos socioculturais da cidade de Diamantina, produções acadêmicas do PET-Estratégias e informações relevantes que estejam em trâmite dentro do contexto da UFVJM.


Palavras-chave

.Universidade; Extensão; Informação.


Introdução

.A veiculação de informações faz parte de um processo social existente desde os primórdios e se faz como uma ferramenta necessária para a vivência humana. A ação de se expressar vem da posse da informação, pois constitui este ato uma forma biológica básica, pela qual o ser traduz exteriormente o seu estado interno. A expressão é, portanto, um fenômeno natural, em harmonia com os estados internos (MELO, 2003). A palavra “informação” sempre teve sentido ambíguo, empregado para definir diversos conceitos. Do latim informare, que significa “a ação de formar matéria”, informação pode ser considerada como todo conjunto de dados, sendo estes “elementos da informação, em forma apropriada para armazenamento, processamento ou transmissão”, ou ainda “ação de informar, formação ou moldagem da mente ou do caráter”. (SIQUEIRA, 2011). Sobre a importância do processo da informação, é nítido as transformações da sociedade ao longo do tempo, sendo assim, de acordo as novas circunstâncias, novas demandas surgem quanto à informação, que é a função biológica básica pela qual um ser se inteira da realidade para satisfazer as condições de vida e desenvolvimento da espécie (DÍAZ-RODRÍGUEZ, 2011). Qualquer ser aprende e emite informações, em uma relação tanto para com seu ambiente, como para com o próximo. Informação e existência estão inextricavelmente associadas, a realidade pode ser considerada um conjunto de informações processadas num caráter binário, de questões como “sim” e “não” resultando, na verdade, em simulações de processos físicos, desde a formação de uma molécula de água ao conjunto de dados que resultou no próprio universo. Segundo Díaz-Rodríguez (2011) é preciso valorizar fontes de informações fidedignas, e trabalhar para construir veículos de informações verdadeiras, e compromissadas com a explanação de aspectos importantes da realidade. O êxito da boa aprendizagem está relacionado em como a informação é percebida e apreendida, e o comportamento do homem diante da descoberta ou aprendizado, e como a troca, entre ele e o ambiente de onde provém o conteúdo apreendido, se realiza. Baseado nisso, a criação de um jornal acadêmico digital tem como premissa um trabalho de comunicação, trazendo para os estudantes, informações sobre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), sobre a cidade de Diamantina, reservando um espaço para divulgação do trabalho dos grupos do programa de educação tutorial - PET, além de editais, e vários conteúdos que sejam relevantes para os discentes e comunidade externa.


Justificativa

.A produção de um jornal acadêmico, no que diz respeito a sua função pública, atende à uma necessidade social e democrática sobre a produção científica de um grupo de pesquisa ou de extensão, realizada por seus componentes e colaboradores convidados, veiculando e tornando as informações de grupos/projetos/editais/oportunidades acadêmicas, mais acessíveis, devido à maior abrangência alcançada no âmbito da UFVJM e para além dela, ou seja, em outras instituições acadêmicas e de pesquisa, político-culturais, movimentos sociais, comunidade externa, entre outros. Diante disso, entende-se que a produção de um jornal digital visa estabelecer um diálogo dentro do âmbito universitário e com a sociedade à qual é destinada a atividade educacional, científica e tecnológica. Ao propor uma atividade que se realiza na interlocução com a sociedade, o projeto cumpre a função social específica destinada às atividades de extensão. A realização de um jornal digital atende a dois aspectos importantes quanto à formação humana: a) o desenvolvimento de uma linguagem acessível a um público mais amplo (não apenas àquele de formação acadêmica) sem abrir mão do rigor científico; b) a realização do trabalho coletivo para a divulgação da informação, da ciência e da cultura. A produção de um jornal implica no conhecimento da forma específica da linguagem jornalística, ou seja, a necessidade de conhecimento da estrutura textual na construção de um texto jornalístico e suas características de linguagem, tais como impessoalidade e linguagem adequada à construção da notícia (KANAMARU, 2014). Nesse sentido, os estudantes leitores e colaboradores (como escritores de artigos) do jornal estarão se habituando ao padrão formal da língua portuguesa para sua formação cultural no contato com o jornal (KANAMARU, 2014). Por outro lado, a coletividade que envolve a produção de um jornal digital, tais como edição, seleção de artigos e entrevistas, produção de seu formato e etc. constituem uma forma de preparar seus integrantes – docentes, estudantes e colaboradores em geral – para o trabalho cooperativo para o alcance de seus objetivos. No atual cenário de desinformação constituído pelo que assim tem sido denominado como fake news, fenômeno denominado hoje como sinônimo de desinformação no qual utiliza veículos noticiosos para indicar rumores e notícias falsas que circulam, principalmente, na mídia social (OLIVEIRA e GOMES, 2019). Segundo Oliveira e Gomes (2019) a disseminação de notícias falsas corrói a democracia ao criar desinformação que bloqueia o debate. Pode-se tomar como referência o que ocorreu no ano de 2020 em razão pandemia da Covid-19 no país e no qual, concomitantemente à batalha em busca da prevenção, da cura e da produção de vacinas e remédios contra a Covid-19, há um outro combate que se trava em campo menos convencional: o das narrativas. Apesar de as notícias fabricadas serem um fenômeno antigo, a disseminação das redes sociais online e a cultura de partilha abrem margem para que a desinformação alcance um novo patamar. Esse problema ganhou visibilidade pela capacidade de influenciar os sistemas políticos, especialmente processos eleitorais, e acentuar a polarização política (DELMAZO e VALENTE, 2018). Como resultado dessa crise de confiança nas instituições, as pessoas formam suas opiniões alicerçadas muito mais em suas crenças e emoções do que em fatos objetivos. Dessa forma, ganham relevo as comunicações instantâneas, que circulam de maneira rápida pelas mídias sociais (em especial pelo WhatsApp) e que têm, entre suas principais particularidades, a ausência de verificação dos fatos que anunciam (HENRIQUES, PESSANHA e VASCONCELOS, 2020). Para além dos fatos, chama-se a atenção uma questão muito importante: a atual dificuldade para se difundir o conhecimento científico que propagam desinformação (fake news) com as mais diversas finalidades (políticas, religiosas, etc.). A utilização do jornal enquanto recurso didático propiciará ao senso comum num contexto social de ampla inserção e atuação de indivíduos e organizações estudantis uma maior interação com o mundo que o cerca ao despertar o interesse em ler e escrever textos da realidade social. Destaca-se ainda, que a mídia exerce uma forte influência na vida das pessoas e da sociedade em geral. Diante deste desafio, as iniciativas de divulgação do conhecimento científico e tecnológico numa forma clara e objetiva – como exigida por um jornal – é relevante, tendo em vista a necessidade de formação científica da sociedade para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo e das novas gerações (PARREÃO e MELLO, 2021).. O jornal, de acordo com Parreão e Mello (2021), é uma proposta de atividade de extensão, que contribui para a formação de um público, dotado de capacidade de reflexão filosófica, científica e com senso crítico acerca de temas diversificados.


Objetivos

Objetivo Geral: Criar uma fonte de comunicação que permita o aumento do vínculo de proximidade e interação entre UFVJM e comunidade externa. Objetivos específicos: 1. Divulgar as produções do grupo PET- Estratégias, reduzir a retenção e a evasão na UFVJM e dos demais grupos PETs; 2. Fortalecer o diálogo entre o PET-Estratégias, UFVJM e a sociedade por meio de um trabalho de campo realizado na comunidade de Diamantina, com entrevistas, divulgação sociocultural da comunidade externa. 3. Fornecer espaço de fala à grupos acadêmicos da UFVJM, permitindo-os divulgar informações coerentes e que gerem impacto positivo para comunidade. 4. Divulgar processos seletivos para projetos, palestras, cursos e/ou eventos em geral, vinculados à UFVJM. 5. Promover a veiculação trabalhos produzidos pelos grupos PET da UFVJM, assim como o PET- Estratégias. 6. Abrir espaço cultural dentro do jornal através de entrevistas, para expor trabalhos culturais produzidos pela comunidade, como artesanato, música, arte, dentre outros.


Metas

1. Propiciar a integração dos grupos PETs da UFVJM; 2. Ampliar o espaço de diálogo entre a UFVJM e a comunidade externa; 3. Valorizar a arte e a cultura de Diamantina; 4. Contribuir com um veículo de informação que tenha informações relevantes; 5. Dar voz e espaço aos discentes e à comunidade externa; 6. Ser uma ferramenta de apoio à comunidade acadêmica.


Metodologia

.A proposta do jornal digital nasce da necessidade de ampliar o engajamento social entre o PET-Estratégias, os demais cinco grupos PET-MEC e os grupos PET voluntários, a UFVJM e a comunidade externa. Além da necessidade de fortalecer os meios de comunicação dos grupos PETs e destes com a comunidade interna e externa. Um estudo feito pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em 2018, mostrou que as notícias falsas se espalham 70% mais rápido do que as verdadeiras. Como muitas vezes ela é apelativa e se apoia em assuntos de divergência de opiniões, as pessoas acreditam estar ajudando ao compartilhá-la, o que fortalece ainda mais o boato. Sendo assim, o intuito é promover um veículo de informações que seja referência tanto para a comunidade acadêmica, como externa, como uma fonte verdadeira de informações. A proposta do trabalho é realizar um apanhado social de características socioculturais da cidade de Diamantina, abordando aspectos relacionados à cultura, eventos sociais, características marcantes. Será realizada uma revisão bibliográfica para conhecer a história, tradição e aspectos relevantes da cultura diamantinense. Em seguida uma pesquisa de campo, realizando entrevistas, com moradores da cidade de Diamantina, um trabalho que será realizado uma vez no mês, e a princípio será realizado preferencialmente no Mercado Velho, local onde se encontra feiras aos sábados, e diversos eventos culturais, além de ser um local de exposição de artesanatos. Para coletar informações em trâmite dentro da UFVJM, será realizado uma parceria com as coordenações de cursos para receber os editais e processos em aberto em seus respectivos cursos. Para isso será criado um e-mail específico do jornal, e as coordenações poderão enviar para esse e-mail o material. Também será criado um formulário eletrônico que ficará disponível nas redes sociais, meios de comunicação do PET para que tanto a comunidade acadêmica e externa possam enviar suas demandas. A forma escolhida para a realização deste projeto de extensão foi o jornal em formato digital, uma vez que possui maior alcance. O Canva será o aplicativo de criação de arte do jornal. O jornal será previamente planejado pela equipe e todas as publicações serão organizadas e avaliadas com cautela para que não ocorra nenhum equívoco de informações incoerentes: (características das edições, seções, matérias e temas, editoração, revisores e diagramadores) (DA SILVA, et. al, 2020). A elaboração do jornal digital pressupõe um planejamento das tarefas, para que as edições proporcionem uma ferramenta de informação e conhecimento. Deste modo, com o intuito de estabelecer e/ou repassar informação e conhecimento científico, será definido o designer, e decididos os temas em destaque da universidade e comunidade para serem incluídos. As colunas terão uma diagramação padrão de fonte, tamanho de letra, elementos de apoio imagens ou figuras, o nome e contato do responsável da elaboração da coluna, referência utilizada e uma temática especial para cada edição. Para desenvolvimento desta proposta, serão produzidas estruturas de layout diversificadas para verificação de qual melhor atende ao objetivo. Além do mais, as contribuições serão recebidas via formulário do google, para facilitar o processo de recebimento de informações a serem publicadas no jornal. Será levado em consideração a importância de se ter uma linguagem ágil, criativa e com elementos que possam prender a atenção do leitor (DA SILVA, et. al, 2020). As edições serão mensais e elaboradas a fim de apresentar diversidades em relação ao conhecimento da informação difundida. Para tanto, serão aceitas matérias da comunidade interna e externa através de um formulário eletrônico, que passarão por uma avaliação que visa estabelecer requisitos para publicação. As matérias devem instruir à leitura, à ampliação da cultura, além de repassar informações relevantes no âmbito da comunidade de Diamantina, assim como demonstrar possíveis experiências engajadoras. Já as matérias direcionadas aos discentes da instituição, contemplando a diversidade de cursos de graduação constituídos, devem divulgar eventos, editais, processos seletivos e demais oportunidades acadêmicas. Para a elaboração de propostas, discussão do material, orientação e aprovação do conteúdo a ser divulgado, serão realizados encontros periódicos, utilizando-se plataformas online de reunião. Adicionalmente às reuniões virtuais, o contato entre os participantes, os coordenadores e discentes do projeto também irá ocorrer de forma assíncrona com o intuito de compartilhar dúvidas, ideias, documentos, imagens, avisos e informações gerais. Cabe mencionar que o alcance do projeto, de forma geral, será avaliado conforme participação e integração às atividades propostas e sugeridas pela comunidade externa e interna, pois embora o contato não seja estabelecido presencialmente, espera-se que apresentem interesse pelos materiais desenvolvidos. A divulgação será, principalmente, através do site http://site.ufvjm.edu.br/petestrategias/. Para ampliar o alcance do jornal, será criado um formulário eletrônico que ficará disponível no site e será divulgado em todos os meios de comunicação do PET (instagram e facebook), para todos que tenham interesse em receber o jornal, possam cadastrar seu e-mail, e a partir disso será criado uma rede de divulgação. A avaliação do projeto será realizada por "formulário de avaliação e sugestões" enviado por e-mail e disponibilizado virtualmente, a todos aqueles que disponibilizarem-se a receber o jornal. A partir dos resultados alcançados com o projeto serão produzidos e divulgadas as estatísticas de acesso, leituras, participação bem como elaborados resumos simples e/ou expandidos para divulgação dos resultados e alcance em eventos científicos.


Referências Bibliográficas

DELMAZO, Caroline; VALENTE, Jonas CL. Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo, v. 18, n. 32, p. 155-169, 2018. Disponível em: http://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/5682. Acesso em: 10 fev. 2022. DÍAZ-RODRÍGUEZ, Félix Marcial. O processo de aprendizagem e seus transtornos. 2011. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/5190/1/O%20processo%20de%20aprendizagem-repositorio2.pdf. Acesso em: 13 jan. 2022. FONTENELE, Rafael Mondego et al. Comunicação ineficaz e suas consequências para o paciente grave. Revista Científica de Enfermagem-RECIEN, v. 9, n. 27, p. 117-126, 2019. Disponível em: http://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/212. Acesso em: 21 fev. 2022. HENRIQUES, Cláudio; PESSANHA, Maierovitch; VASCONCELOS, Wagner. Cris dentro da crise: respostas, incertezas e desencontros no combate à pandemia da Covid-19 no Brasil Estudos avançados, v. 34, p. 25-44, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/BWWTW6DL7CsVWyrqcMQYVkB/abstract/?lang=pt. Acesso em: 4 mar. 2022. KANAMARU, Antonio Takao. Autonomia, cooperativismo e autogestão em Freinet: fundamentos de uma pedagogia solidária internacional. Educação e Pesquisa, v. 40, p. 767-781, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/c7T9tx7LqBjsL6V7p8zK65J/abstract/?lang=pt. Acesso em: 2 mar. 2022. MELO, Jose Marques. Folkcomunicação, contribuição brasileira à Teoria da Comunicação. Revista Internacional de Folkcomunicação, v. 1, n. 1, 2003. Disponível em: https://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18550. Acesso em: 7 mar. 2022. MUNHOZ, Tiago Neuenfeld et al. A utilização de mídias digitais para divulgação do conhecimento científico sobre saúde mental durante a pandemia do COVID-19. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 182-192, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/19667. Acesso em: 17 jan. 2022. OLIVEIRA, André Soares; GOMES, Patrícia Oliveira. Os limites da liberdade de expressão: fake news como ameaça a democracia. Revista de Direitos e Garantias Fundamentais, v. 20, n. 2, p. 93-118, 2019. Disponível em: http://sisbib.emnuvens.com.br/direitosegarantias/article/view/1645. Acesso em: 24 fav. 2022. PARREÃO, Madalena Regina Garcia; MELLO, Ângela Rita Christofolo de. Gêneros textuais, multiletramento e produção de jornal digital. Revista on line de Política e Gestão Educacional, p. 1346-1363, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14793. Acesso em: 5 mar. 2022. PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto et al. Ensino, pesquisa e extensão universitária: em busca de uma integração efetiva. Linhas críticas, v. 16, n. 31, p. 377-390, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1935/193517492011.pdf. Acesso em: 11 mar. 2022. QUEIROZ, Antonia Márcia Duarte. Experiências do programa residência pedagógica na formação de professores de geografia no norte do Tocantins. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 24, p. 31, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/42398/html. Acesso em: 15 jan. 2022. SANTOS, Alex Mota et al. “Aprender fazendo” cartografias: Relatos de experiência através da extensão universitária. Revista Conexão UEPG, v. 16, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/14160. Acesso em: 28 jan. 2022. SIQUEIRA, Jessica Câmara. A noção do termo" informação": revisão de literatura. Brazilian Journal of Information Science, v. 5, n. 1, p. 69-92, 2011.Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3840268. Acesso em: 9 mar. 2022. THIOLLENT, Michel Jean Marie; COLETTE, Maria Madalena. Pesquisa-ação, universidade e sociedade. Revista Mbote, v. 1, n. 1, p. 042-066, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/mbote/article/view/9382. Acesso em: 12 fev. 2022.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O jornal pode constituir um caminho real, gerador de interações entre universidade e sociedade, além de contribuir para uma atualização no sentido de um aprofundamento democrático interno e externo à instituição. Trata-se de uma ação extensionista que promove o diálogo entre diferentes modos de conhecimento, tornando-se um instrumento para construção de novas práticas acadêmicas, que pressupõem a concepção de universidade como espaço social, voltado à construção e troca de conhecimentos que possam alavancar transformações em prol de benefícios mútuos para sociedade, seja no âmbito social, tecnológico, técnico-científico, educacional e cultural (THIOLLENT e COLETTE, 2020). Diante da implementação do projeto de caráter comunicativo, fomenta-se a interação dialógica da comunidade através da participação e contribuições efetivas para os conteúdos e materiais a serem divulgados, do contato estabelecido para obtenção e troca de conhecimentos, sendo a forma real de identificação social da relação discente e comunidade. Estes, como já ditos anteriormente, serão via contato direto na forma de entrevistas, de abordagem em locais públicos em Diamantina como a praça do Mercado Velho, via formulários eletrônicos divulgados na comunidade bem como outras vias em rede social.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Considerando a complexidade da formação acadêmica e profissional a que se propõe a universidade, pressupõe-se a necessidade de viabilizar aprendizagens produzidas a partir da aquisição de conhecimentos interdisciplinares e da atuação interprofissional (PIVETTA et. al, 2010). O projeto de extensão permite adquirir conhecimentos para além do visto em sala de aula, sendo capaz de realizar intervenções sobre a realidade para um fazer vinculado à prática social, ao gerar novos saberes que permitem a formação mais interativa, associativa e socialmente responsável do universitário, proporcionada pela integração de aspectos técnicos-científicos, com a produção e divulgação de informações de cunho acadêmico e socioculturais, relativo aos aspectos que refletem os valores, costumes e tradições da cidade de Diamantina.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

É o papel da extensão universitária estimular e ampliar a rede de interações comunitárias, de tal modo que aquilo que se produz em termos de conhecimentos novos e aquilo que se difunde por meio do ensino não fiquem restritos a espaços acadêmicos, mas que encontrem aderência na realidade e para a realidade social (QUEIROZ, 2020). Nessa perspectiva, a proposta vai além da transmissão, divulgação ou aplicação do conhecimento, mas busca, problematizar o ensino por meio de capacitações, constitui-se como um canal de aproximação científica a partir de incentivar às pesquisas bibliográficas, e pela troca de conhecimentos e experiências com a comunidade externa, fazendo com que esses três pilares fundamentais se tornam complementares atuando de forma sistêmica. A integração da extensão à pesquisa e ao ensino objetiva-se, a concretizar processos dinâmicos de amadurecimento pessoal do acadêmico e concepções dos diferentes campos de atuação na relação da teoria e prática (PIVETTA et. al, 2010).


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

As atividades de extensão universitária constituem aportes decisivos à formação do estudante, seja pela ampliação do universo de referência que ensejam, seja pelo contato direto com as grandes questões contemporâneas. ( Política Nacional de Extensão Universitária, 2012). Dessa forma, o discente quando inserido em um universo amplo de oportunidades, como membro ativo e participativo, alcança resultados positivos que permitem o enriquecimento da experiência acadêmica em termos teóricos e metodológicos, ao mesmo tempo em que abrem espaços para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários dentro e fora da Universidade. Participar de uma atividade de extensão, como um jornal, propicia ao discente engajamento e comprometimento, além desenvolver aprendizados e habilidades úteis por toda a vida acadêmica, pessoal e profissional. Essas habilidades são desenvolvidas com trabalho em grupo, e fornece ao mesmo, possibilidades de desenvolvimento e crescimento.


Impacto e Transformação Social

O processo de extensão acadêmica pode e deve contribuir para a geração de inovações articuladas às necessidades e às potencialidades comunitárias, locais e regionais (THIOLLENT e COLETTE, 2020). Assim a proposta corresponde à aprendizagem que condiz com as mudanças aceleradas que o desenvolvimento tecnológico impulsiona, e principalmente, para a mudança como permanente movimento transformador da sociedade. A criação de um jornal digital possibilita mais que uma troca de experiências e transparência, mais que uma divulgação ensino-pesquisa-extensão, supõe a confrontação entre saberes e a sua superação em um saber novo de caráter transformador, numa prática política cuja estratégia é a participação na produção coletiva de conhecimento (SANTOS et. al, 2020). Assim, a divulgação de informações através do jornal prioritariamente trará impactos sociais, pois tende a democratização do acesso aos conhecimentos científicos, uma vez que o jornal será digital e poderá ter maior alcance, além disso o número de visualizações de download será usado para mensurar o interesse da população com o que está sendo produzido.


Divulgação

Por conceitos e definições, as divulgações científicas abrangem o uso de recursos tecnológicos. Desta forma, com o intuito da veiculação eficiente de informações científicas que alcance ao público-alvo, a divulgação será realizada por os canais institucionais da UFVJM e redes sociais, demonstrando que o conhecimento pode chegar a diferentes esferas da sociedade através dessas ferramentas tecnológicas que permitem ter acesso a múltiplos conteúdos de modo atemporal (MUNHOZ, et. al, 2021). Diante disso todo o material será disponibilizado no site do Pet-estratégias, Instagram e Facebook do mesmo. http://site.ufvjm.edu.br/petestrategias/ https://www.instagram.com/petestrategias.ufvjm/ https://pt-br.facebook.com/petestrategias/


Público-alvo

Descrição

Moradores da cidade de Diamantina-MG que frequentam ou não a Universidade, com algum vínculo cultural com a cidade, ou possuam interesse em participar de eventos/projetos nela desenvolvidos.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 240 h

Carga Horária 100 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração de formulário eletrônico para recebimento dos conteúdos a serem divulgados no jornal. Criar email específico para os trabalhos, agendamento de reuniões e armazenamento de matérias. Seleção, revisão e organização dos conteúdos para cada seção. Pesquisa de campo para elaboração da agenda cultural e entrevistas com a comunidade externa. Contato com grupos PET da UFVJM para estabelecer uma parceria de divulgação das ações desenvolvidas. Solicitar à Diretoria de Comunicação Social (DICOM) auxílio na divulgação nos veículos de comunicação institucionais. Elaborar template do jornal e materiais midiáticos para redes sociais do PET-Estratégias.

Carga Horária 60 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

A partir do desenvolvimento das seções do jornal, a fim de cumprir com os objetivos estabelecidos, serão definidas datas para publicação das edições mensais. A divulgação do jornal será nos canais midiáticos de comunicação do PET Estratégias http://site.ufvjm.edu.br/petestrategias/. As edições serão armazenadas na plataforma Google Drive do próprio email criado do projeto.

Carga Horária 60 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Produção científica de trabalhos (artigos, relatos de experiências, resumos para eventos científicos)

Carga Horária 20 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Relatório final para PROEXC