Detalhes da ação

IV Jornada de Mentoria entre Pares da Famed

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000111

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

01/06/2022

Data Fim

30/11/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

roberta vasconcelos leite

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@jomepufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Resumo

O projeto objetiva aprofundar e divulgar a mentoria entre pares no ensino superior e discutir contribuições dessa estratégia para o ingresso, a afiliação universitária e a aprendizagem de habilidades técnicas, particularmente na área médica e das ciências da saúde. Cada jornada terá duração de 6 meses e promoverá eventos abertos ao público em geral, os quais serão gravados e transmitidos ao vivo em canal do youtube próprio do projeto.


Palavras-chave

ensino superior; mentoria entre pares; educação médica


Introdução

A pandemia de COVID-19 se tornou moduladora da convivência social a partir de uma série de medidas de reformulação no âmbito da saúde pública, como o distanciamento social (WILCHA, 2020). Como efeito dessa necessidade de isolamento, no contexto brasileiro, a educação superior foi particularmente afetada, de modo que foi necessária a suspensão das aulas presenciais e posteriormente a adoção do ensino remoto, a partir da publicação da Portaria nº 343/2020 e da Medida Provisória Nº 934/2020. Sobretudo no ensino médico, a pandemia trouxe inúmeros desafios às escolas que buscaram oferecer com qualidade o ensino de forma virtual (HOFMANN, 2020 apud WILCHA, 2020), como a necessidade de atividades práticas e a manutenção da saúde física e mental de discentes e docentes (ALCÂNTARA et al, 2020). As diretrizes curriculares nacionais para o curso de medicina (BRASIL,2014), através de competências e habilidades, fomentam a formação de profissionais generalistas e humanistas, que trabalham em conjunto das comunidades sociais objetivando o desenvolvimento mútuo (RAIMONDI et al, 2020). Neste ponto, uma das particularidades deste curso é o ensino de habilidades médicas, dentre as quais destacamos as habilidades de comunicação, necessárias para o aprendizado da condução de anamneses e entrevistas e para a construção de relação médico-paciente (GOMES, 2020). Sabendo-se da importância destas habilidades para a formação do profissional, denota-se que embora o cenário de aplicação ensino remoto proporcionasse o emprego benéfico de tecnologias da informação e comunicação que, por sua vez, desenvolveram a autonomia dos discentes e o acesso facilitado aos conteúdos (GOUDOURIS,2013), esse também alavancou questões como a dificuldade de comunicações entre os estudantes e professores. Face aos reflexos do ensino remoto, mostra-se necessário, portanto, a adoção de metodologias e estratégias que atenuem esses obstáculos na atualidade. A mentoria entre pares emerge como uma dessas estratégias que pode ser aplicada, sendo definida como um tipo de relação entre estudantes na qual aquele mais avançado e com maior domínio da área em questão auxilia o iniciante no seu desenvolvimento (KRAM 1983, apud SOUZA; REATO; BELLODI, 2020). Na educação médica, programas de mentoria de pares têm ganhado maior atenção, em especial aqueles em que alunos que recentemente passaram por determinadas experiências ajudam nos problemas cotidianos enfrentados por colegas menos experientes (FREI, 2010). Em análise da experiência vivenciada por discentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cuja aplicação da mentoria entre pares vem se consolidando a mais de 20 anos (FIDELIS; RIBEIRO; ROCHA, 2021), evidencia-se que essa estratégia constituiu na universidade um ambiente de diálogo acolhedor, além de proporcionar a possibilidade de discussões que vão além da formação médica, abrangendo temas como o cotidiano e os desafios da profissão sob diferentes perspectivas (ALCÂNTARA et al, 2021). Ainda sobre a experiência desta universidade, verifica-se a possibilidade de expansão desses grupos em diferentes Instituições de Ensino Superior, como no caso do Grupo de Estudos em Didáticas aplicadas ao aprendizado da medicina, grupo de mentoria entre pares criado em 2013 na UFMG e que hoje é aplicado em várias universidades (ACHERMAN et al, 2021). Somados aos efeitos da pandemia, ainda evidente na vida social, é sabido que a transição para a vida universitária acarreta em uma alta carga de estresse para o estudante, e o uso da mentoria parece ser útil, também, na redução deste estresse (AKINLA 2018). De fato, existe entre o jovem recém iniciado na atividade uma dúvida quanto a seu papel no meio que o cerca e sobre qual seria o melhor modo de proceder. Tal sentimento o leva a uma maior propensão a buscar relações de mentoria da qual parecem se beneficiar (AKINLA 2018). Os benefícios da mentoria para construção de relacionamentos entre os estudantes e estudantes-professores podem ser entendidos a partir da compreensão da sua complexidade e tornam-se mais claros a partir da descrição: A mentoria é um processo perspicaz em que a sabedoria do mentor é adquirida e modificada conforme necessário, bem como um processo de apoio e muitas vezes de proteção. A relação mentor-pupilo bem-sucedida, portanto, requer a participação ativa de ambas partes. A relação de mentoria pode ser estruturada ou frouxa. Pode ser um processo relativamente curto ou contínuo. Pode haver rupturas na relação, com o seu restabelecimento em algum momento futuro. A relação de mentoria é dinâmica, evoluindo ao longo do tempo, durante o qual ambas as partes continuamente definem e redefinem seus papéis. Deve ser considerado um processo, não um resultado final, e o relacionamento deve permanecer não competitivo. (GARMEL, 2004, p. 2). Diante desse panorama, destacamos que a criação desse projeto de extensão na Faculdade de Medicina de Diamantina - Famed/UFVJM visa promover articulação com diversos cursos da universidade com vistas a levar as discussões sobre os benefícios da mentoria entre pares para outras unidades e para o público externo, promovendo, desse modo, uma integração com a sociedade e reforçando os princípios das diretrizes curriculares nacionais para o curso de Medicina (BRASIL,2014). Além disso, esse projeto também buscará o diálogo com estudantes secundaristas e escolas de ensino médio dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com vistas a divulgar conteúdo de qualidade sobre as formas de ingresso e estratégias permanência na universidade. Espera-se ainda realizar a colaboração com diferentes universidades que também adotam essa metodologia, ampliando, assim, o escopo de discussões e experiências vivenciadas pelos alunos. Em particular, destaca-se a possibilidade de consolidar a parceria já em curso com o Programa de Mentoria entre Pares do Curso de Enfermagem da Universidade de Brasília - UnB e com o GEDAAM - Grupo de Estudos em Didática Aplicada ao Aprendizado da Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.


Justificativa

A vida universitária, e o curso de medicina em particular, alteram significativamente a qualidade de vida dos estudantes, por meio da pressão exercida pela vida acadêmica, fazendo com que os estudantes fiquem altamente susceptíveis a transtornos emocionais (SOUSA et al., 2021). Outros estudos também traçaram essa preferência dos estudantes universitários em interagirem, mostrando suas necessidades emocionais entre seus pares (DE VRIES-ERICH et al., 2016). Dessa forma, de acordo com Souza, Reato e Bellodi (2020), um ambiente como o proposto na mentoria entre pares tem o potencial de ser um fator protetor da saúde mental promovendo uma experiência de suporte social, emocional e acadêmico. Ainda segundo Souza, Reato e Bellodi (2020), a mentoria entre pares também é importante para os veteranos que atuam como mentores. Visto que eles aprimoram habilidades como ensino, autorreflexão, liderança, comunicação e habilidades afetivas, como autoconfiança e paciência. Além dessas habilidades, o estudo citado também mostra benefícios emocionais fruto da amizade construída com os mentorados. Realizando eventos científicos visando apresentar e discutir essa metodologia que vem sendo implementada na Famed/UFVJM esperamos contribuir para a difusão de experiências e construção coletiva de saberes com outras instituições de ensino e comunidade em geral.


Objetivos

- Promover intercâmbio de saberes com a comunidade externa por meio de encontros virtuais de formação para o desenvolvimento de atividades de mentoria entre pares abertos a graduandos em medicina e outros cursos da área da saúde vinculados instituições públicas e privadas, residentes vinculados instituições públicas e privadas, egressos da UFVJM, estudantes e professores do ensino médio e público em geral. - Discutir com a comunidade externa contribuições dessa estratégia para a afiliação universitária e aprendizagem de habilidades técnicas podendo assim encontrar novas soluções para dificuldades existentes na interação dos graduandos em medicina e outros cursos da área da saúde (vinculados instituições públicas e privadas) com os pacientes atendidos durante sua formação.


Metas

- Grupos de trabalho ao longo do projeto: 12 encontros em cada um dos 7 GTs. - Encontros virtuais de formação sobre mentoria entre pares: 6. - Público participante em cada evento promovido pelo projeto: 40 pessoas. Espera-se participação de universitários, residentes, egressos da UFVJM, estudantes e professores do ensino médio e público em geral. - Registro das avaliações dos participantes para posterior investigação da efetividade da formação para a mentoria entre pares e troca de saberes com a comunidade externa.


Metodologia

O projeto realizará atividades e eventos virtuais abertos ao público em geral voltados para a formação de mentores; para a discussão de contribuições da estratégia de mentoria entre pares para o ingresso, a afiliação universitária e a aprendizagem de habilidades técnicas; e para a difusão de resultados alcançados por programas de mentoria entre pares desenvolvidos na UFVJM. Todos os eventos serão gravados e transmitidos ao vivo no canal do youtube do projeto. A cada mês, os eventos virtuais abertos ao público em geral contarão com palestras e mesas redondas sobre temas pertinentes à mentoria entre pares, com apresentação de seu histórico e pesquisas recentes sobre sua efetividade. Prevê-se que pelo menos um dos encontros seja voltado para as formas de ingresso e permanência na universidade e outro para os principais métodos de estudo. Prevê-se a participação de grupos de mentoria de outras universidades (como integrantes do Programa de Mentoria entre Pares do Curso de Enfermagem da UnB e do GEDAAM UFMG), bem como de egressos dos cursos envolvidos, especialmente da Famed/UFVJM. Espera-se participação efetiva degraduandos em medicina e outros cursos da área da saúde vinculados instituições públicas e privadas, residentes vinculados instituições públicas e privadas, egressos da UFVJM, estudantes e professores do ensino médio que irão tanto proferir e/ou assistir às palestras quanto participar dos fóruns de discussão. Ao longo do desenvolvimento do projeto, a equipe será capacitada por meio da realização de grupos de trabalho quinzenais. Nestes grupos, haverá interação entre profissionais egressos da UFVJM ou outras universidades, estudantes de períodos mais avançados e alunos dos períodos iniciais, buscando compartilhar experiências do cenário acadêmico-profissional entre pares, fornecer orientação para estudantes mentorados, promover suporte para otimizar o desenvolvimento destes estudantes e criar um ambiente seguro e acolhedor para que os pares dividam experiências, sentimentos, expectativas. As ações serão acompanhadas por meio questionários em que os participantes responderão sobre suas percepções sobre a efetividade da mentoria e indicarão suas sugestões para melhoria da metodologia, bem como por meio de autoavaliação constante da equipe de organização. A avaliação da ação terá como indicadores: alcance das metas; respostas dos participantes nos questionários; auto-avaliação da equipe de organização sobre pontos positivos e negativos; possibilidade de continuidade das jornadas de mentoria entre pares.


Referências Bibliográficas

ALCÂNTARA, Liliana de Abreu Rosa de et al. Mentoria: vantagens e desafios da educação on-line durante a pandemia de covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica, v.45, n.supl.1, p.1-6,2021. doi: https://www.scielo.br/j/rbem/a/SBN8Py6cDdWGZgwN7rjPnRG/?format=pdf&lang=pt ACHERMAN, Natália Dilella et al. Mentoria entre pares: Percepções de suporte social e ambiente educacional de estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v.45, n.supl.1, p.1-8, 2021. doi: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210080. AKILA, O.; HAGAN, P.; ATIOMO, W. A systematic review of the literature describing the outcomes of near-peer mentoring programs for first year medical students. BMC medical education, v. 18, n.1, p. 98, 2018. https://doi.org/10.1186/s12909-018-1195-1 BEM JUNIOR, L. S.; CAMPOS, D. A. A.; RAMOS, S. M. A. Ensino remoto e metodologias ativas na formação médica. Jornal Memorial da Medicina, v. 2, n. 1, p. 44–47, 2020. BRASIL. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União. Atos do Poder Executivo, Brasília, DF, 18 mar. 2020a. BRASIL. Medida Provisória Nº 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União. Atos do Poder Executivo, Brasília, DF, 1 abr. 2020b. BRASIL. Resolução Nº3, de 20 de junho de 2014. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Ministério da Educação, Brasília, DF, 23 de junho de 2014. DE VRIES-ERICH, J. M. et al. Dealing with emotions: medical undergraduates’ preferences in sharing their experiences. Medical Education, v. 50, n. 8, p. 817–828, ago. 2016. FREI, E.; SAMM, M.; BUDDEBERG-FISCHER, B. Mentoring programs for medical students--a review of the PubMed literature 2000-2008. BMC Med Educ, v. 10, p. 32, 2010. doi:10.1186/1472-6920-10-32 FIDELIS, Gilmar Tadeu de Azevedo; RIBEIRO, Maria Mônica Freitas; ROCHA, Andreia Maria Camargos. Vinte anos de experiência de mentoria na Faculdade de Medicina da UFMG, desafios enfrentados e soluções propostas. Revista Brasileira de Educação Médica, v.45, n.supl1, p.1-4, 2021, DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210132. GARMEL, G. M. Mentoring medical students in academic emergency medicine. AcadEmerg Med, v. 11, n. 12, p. 1351-1357, 2004. doi: 10.1197/j.aem.2004.06.013. GOMES, V. T. S. et al . A Pandemia da Covid-19: Repercussões do Ensino Remoto na Formação Médica. Rev. bras. educ. med., v. 44, n. 4, e114, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200258 GOUDOURIS, E. S.; GIANNELLA, T. R.; STRUCHINER, M. Tecnologias de informação e comunicação e ensino semipresencial na educação médica. Rev. bras. educ. med., v. 37, n. 3, p. 396-407, 2013 . https://doi.org/10.1590/S0100- 55022013000300012. KOSOJO-LASAKI, O.; SONNINO, R. E.; VOYTKO, M. L. Mentoring for women and underrepresented minority faculty and students: experience at two institutions of higher education. Journal of the National Medical Association, v. 98, n. 9, p. 1449–1459, 2006. OLIVEIRA, S. B. S. DE. Metodologias ativas no ensino superior: perfil e percepções dos estudantes do curso de Medicina. Dissertação (Mestrado Profissional e Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Programa de PósGraduação em Ciências Humanas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2020. RAIMONDI, Gustavo Antonio et al. Análise Crítica das DCN à luz das diversidades: Educação Médica e Pandemia da Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica, v.44, n. suppl 1, p.1-8, 2020. doi: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200361 SOUSA, M. n. a. et al. Transtornos emocionais em estudantes de medicina. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 1, p. 2894–2905, 2021. https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-233 SOUZA, M. G; REATO, L. F. N.; BELLODI, P. L. Ressignificando a relação entre calouros e veteranos: mentoria de pares na visão de alunos mentores. Rev. Bras. de Educação Médica, v. 44, n. 4, e174, 2020. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4- 20200113 TORRES, V.; SAMPAIO, C. A. CALDEIRA, A. P. Ingressantes de cursos médicos e a percepção sobre a transição para uma aprendizagem ativa. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online], v. 23, e1700471, 2019. https://doi.org/10.1590/Interface.170471. UFVJM. Projeto Pedagógico de Graduação do Curso de Medicina. Diamantina: 2017. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/famed/files/2014/07/PPC-FINAL-DAP-adequado-MEDICINADIAMATI NA-2017_2.pdf WILCHA, R. J. Effectiveness of Virtual Medical Teaching During the COVID-19 Crisis: Systematic Review. JMIR Med Educ, v. 6, n. 2, e20963, 2020. doi:10.2196/20963


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A proposta da ação nasce de um desafio vivido na educação médica em tempos de ensino remoto, colhe contribuições de diversos programas de mentoria entre pares existentes em outras universidades e pretende contribuir a um só tempo para a formação dos estudantes envolvidos (vinculados a instituições de educação básica e superior públicas e privadas) e a consolidação deste campo de atuação. Espera-se que o projeto possa envolver diferentes setores da sociedade e, indiretamente, contribuir para a melhoria dos serviços de atendimento à saúde nos quais os estudantes envolvidos atuarão em suas práticas acadêmicas e profissionais. A interação com a comunidade externa à UFVJM será dialógica no sentido de que se espera que os eventos realizados sejam ocasião para que estudantes e professores de outras instituições tragam seus olhares e contribuições, promovendo intercâmbio de saberes e favorecendo a formação de todos e o alcance de soluções construídas coletivamente para a melhoria dos processos de ingresso e afiliação na universidade e também aprimoramento das habilidades técnicas dos envolvidos.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A ação articula saberes das ciências da saúde e ciências humanas, estimulando a aprendizagem de todos os sujeitos envolvidos. Espera-se que, além das profissões envolvidas inicialmente - quais sejam, a medicina, a enfermagem e a psicologia - o projeto consiga efetivamente envolver profissionais de outras áreas (especialmente professores do ensino médio) e possa trazer contribuições para as demais profissões da área da saúde.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A ação articula ensino e extensão ao propor um intercâmbio com a comunidade externa sobre estratégias de mentoria entre pares e suas contribuições para o ingresso, afiliação universitária e aprimoramento de habilidades técnicas. Estudantes do curso de graduação em medicina da Famed /UFVJM serão convidados a participar dos grupos de trabalho, com vistas a trocar experiências com os demais participantes do evento. Resultados de pesquisas nacionais e internacionais serão discutidos nos eventos virtuais. Espera-se que as avaliações dos participantes possam ser documentadas de modo a fomentar futuras pesquisas sobre contribuições da mentoria entre pares para o desenvolvimento acadêmico e pessoal, a partir da percepção dos participantes.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Graduandos do curso de medicina da Famed/UFVJM participarão como membros da comissão organizadora, podendo desenvolver competências relacionadas à organização de eventos, bem como recebendo formação para o desenvolvimento de processos de mentoria entre parres. Demais graduandos que participarem dos grupos de trabalho ou dos encontros virtuais mensais poderão aprender sobre habilidades de mentores ou mentorados, numa troca de experiências que se espera seja frutífera para todos os envolvidos.


Impacto e Transformação Social

Espera-se que o projeto possa envolver diferentes setores da sociedade, favorecer a aproximação entre a universidade e escolas de ensino médio dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e, indiretamente, contribuir para a melhoria dos serviços de atendimento à população nos quais os estudantes envolvidos atuarão em suas práticas acadêmicas e profissionais.


Divulgação

O projeto já possui uma logo e sua divulgação acontecerá nas redes sociais: - Perfil do Instagram dedicado ao Projeto de Mentoria entre pares da FAMED: @jomepufvjm - Divulgação em grupos de whatsapp que contam com participação de graduandos em medicina e outros cursos da área da saúde vinculados a outras instituições, residentes vinculados a instituições públicas e privadas, estudantes e professores do ensino médio. - Divulgação por e-mail.


Público-alvo

Descrição

Graduandos em medicina e outros cursos da área da saúde vinculados instituições públicas e privadas, residentes vinculados instituições públicas e privadas, egressos da UFVJM, estudantes e professores do ensino médio e público em geral

Descrição

Estudantes de medicina e de outros cursos da área da saúde Médicos e outros profissionais da área da saúde Professores de cursos de graduação em medicina e outros cursos da área da saúde.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Brasília - DF

Município

Belo Horizonte - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 112 h

Carga Horária 100 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Encontros dos Grupos de Trabalho para formação e desenvolvimento de mentorias entre pares.

Carga Horária 12 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Eventos virtuais transmitidos pelo youtube sobre contribuições da mentoria entre pares para o ingresso, afiliação universitária e aprimoramento de habilidades técnicas.