Visitante
Semana De Integração do Curso de Turismo 2021 02: Turismo e Religiosidade
Sobre a Ação
202203000125
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
23/05/2022
27/05/2022
Dados do Coordenador
cynthia regina fonte boa pinto
Caracterização da Ação
Ciências Sociais Aplicadas
Educação
Cultura
Turismo
Municipal
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Noite
Não
Membros
A Semana de Integração do Curso de Turismo é um evento que ocorre a cada semestre, com o objetivo de socialização entre alunos, professores, técnica, egressos, profissionais da área e a comunidade em geral. Além disso, este evento tem a proposta de discutir temas emergentes do turismo e apresentar os projetos de pesquisa, extensão e ensino realizados no âmbito do curso. Conta com uma programação diversificada, incluindo palestras e oficinas.
UFVJM, Turismo, Integração, Semana
A Semana de Integração do Curso de Turismo é um evento que ocorre a cada semestre, com o objetivo de socialização entre alunos, professores, técnica, egressos, profissionais da área e a comunidade em geral. Além disso, este evento tem a proposta de discutir temas emergentes do turismo e apresentar os projetos de pesquisa, extensão e ensino realizados no âmbito do curso. Conta com uma programação diversificada, incluindo palestras e oficinas. Neste evento, em especial o tema Turismo e Religiosidade, irá atravessar toda a programação de forma contundente e de maneira que possa se desdobrar em diversas frentes no ensino-pesquisa-extensão que o curso desenvolve. As referências para tal ação foram especialmente os trabalhos relacionados ao tema que orienta a programação. Este projeto foi elaborado em 2020 e está adequado somente a nova temática, da semana proposta para este semestre.
A Semana de Integração do Curso de Turismo da UFVJM foi idealizada com o intuito de promover o encontro entre discentes, docentes, técnicos e egressos do curso, além de profissionais da área e a comunidade em geral. Os motivos que levaram a realização deste evento são diversos. Primeiramente, a cada semestre o curso de Turismo da UFVJM recebe uma nova turma de estudantes vindos de diversas partes do Brasil. Nesse momento, abre-se um universo de possibilidades e oportunidades para os ingressantes, mas também de incertezas e medos. A experiência tem demonstrado que o modo como o ingressante se integra ao contexto da Universidade é fundamental para a sua permanência no ensino superior e para o seu sucesso acadêmico. Assim sendo, a Semana de Integração estimula a inserção dos novos alunos do curso de Turismo ao ambiente universitário. Além disso, ao longo do semestre são poucas as possibilidades das pessoas se informarem a respeito das pesquisas acadêmicas que foram ou estão sendo desenvolvidas no âmbito do curso de Turismo. Nesse sentido, a Semana de Integração do Curso de Turismo é um momento excelente para a socialização deste conhecimento, tanto para comunidade acadêmica quanto para a comunidade externa. Além de promover a troca de conhecimentos, isso dá mais visibilidade e reconhecimento para o curso de Turismo. Do ponto de vista da formação acadêmica e profissional, a Semana de Integração do curso de Turismo contribui com a realização de várias oficinas em áreas afins, além de palestras que abordam temas emergentes do turismo. O evento oportuniza a vinda de palestrantes oriundos de diversas empresas e instituições, objetivando a exposição de novas experiências, renovação de conhecimentos e inter-relacionamento com a comunidade acadêmica. A Semana de Integração também permite aos participantes momentos de confraternização com inúmeras apresentações culturais antes e após a programação científica. Portanto, pode-se afirmar que a Semana de Integração do curso de Turismo é um evento muito importante para o diálogo entre a comunidade acadêmica e os atores do setor turístico. Por fim, vale ressaltar que a participação na Semana de Integração do curso de Turismo é aberta à comunidade e gratuita.
Objetivo Geral - Estimular espaço de trocas e acolhimento entre a comunidade interna e externa ao curso de turismo. Objetivos Específicos - Contribuir com a formação acadêmica dos discentes do curso de turismo. - Propiciar a integração entre docentes, discentes, técnicos, egressos, profissionais da área e a comunidade em geral; - Discutir temas emergentes da área de turismo; - Socializar as informações sobre os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no âmbito do curso de turismo.
1- Construir 100% da programação em parceria com os docentes e discentes do curso; 2- Desenvolver ampla divulgação interna ao curso, mas também com a diversidade da comunidade acadêmica e externa, envolvendo 100% das turmas do curso; 3- Disponibilizar formulários de presença para estudantes e comunidade externa; 4 - Envolver a comunidade participante na avaliação do evento a partir de formulários próprios.
Realização de encontros presenciais durante três dias no formato de mesas redondas, atividades acadêmicas e culturais e oficinas. Todas as atividades serão presenciais e serão realizadas no Núcleo de Turismo, Ávora e em locais a definir. O público, comunidade externa e alunos, será convidado a partir de material de divulgação, previamente elaborado pela equipe do projeto. Será também convidado a participação através da interação dialógica com os participantes e protagonismo nas oficinas e outras atividades. Serão realizadas reuniões de planejamento e avaliação todos os dias do evento e reuniões de avaliação para elaboração do relatório final. Para este relatório e como estratégia de acompanhamento e avaliação serão emitidas listas de presença em todas as atividades propostas bem como disponibilizado um formulário para avaliação das ações pelos participantes.
CRISTOFOLLIi, Angelo Ricardo. Turismo e Religiosidade no Brasil.Um estudo sobre os discurso das produções acadêmicas brasileiras. 2007 - Tese de Doutorado em Hotelaria e Turismo - Programa de pós graduação em Turismo e Hotelaria. Universidade d Vale do Itajaí, Balneário do Camboriú, 2007. REESINK, M.; REESINK, E. Entre romeiros e turistas: a busca do turismo religioso como alternativa econômica em um município do sertão baiano. Estudos de Sociologia, v. 1, n. 13, p. 195-217, 2007. SANCHIS, P. Peregrinação e romaria: um lugar para o turismo religioso. Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião, v. 8, n. 8, p. 85-97, 2006.
A interação entre comunidade acadêmica com a sociedade se dará pela participação da comunidade externa junto a nossos estudantes onde a oportunidade dos debates e trocas de experiência serão potencializados. Serão trabalhados temas ligados a religião e ao turismo e os alunos terão contato com membros da igreja católica e de religiões de matriz africana. Os membros e representantes destas religiões participarão de forma efetiva do evento garantindo a troca e vários tipos de interação com nossos estudantes como na oficina de culinária de Santo, nas atividades de debate e de cultura e nas visitas propostas.
O evento será ofertado de forma presencial e aberta à comunidade externa e alunos de diferentes cursos e campos do conhecimento. Os representantes das religiões envolvidas, além de apresentar e debater sobre a Religião e o Turismo convidarão seus pares para participar e contribuir com o evento, cada um com sua capacitação e área diversa do conhecimento. A participação de profissionais de diversas áreas á uma proposta interdisciplinar bem como a eleição dos temas para as mesas que serão realizadas no evento. Serão discutidas diferentes religiões com diferentes profissionais com áreas de atuação e vivência diferenciadas. Defendemos que a interdisciplinaridade é alicerce da presente proposta. A presença de múltiplas trajetórias (traçadas pelos convidados) e de um público diverso também potencializa uma formação profissional mais integral pautada na interprofissionalidade.
A oportunidade de tomar contato com trajetórias profissionais diversas proporciona um impacto na formação do estudante, especialmente sobre formas de sentir e agir profissional mais complexas, ou seja, que não fragmenta na sua ação o próprio ser humano e o mundo que o cerca. A proposta da temática evolvendo religiões de diferentes tempos e crenças pode aproximar grupos muitas vezes distantes da nossa universidade e, através do debate e da troca, fazer surgir proposições de ações e intervenções de fomento ao turismo e aos grupos envolvidos.
O evento que aqui propomos amplia significativamente o espectro de temas, epistemes e práticas profissionais acessíveis. Além disso, proporciona o estreitamento do diálogo entre universidade, docentes, discentes, comunidade externa e experiências no campo do turismo diversas. Para o discente participante da equipe organizadora, o impacto é maior por sua atuação direta na construção dos debates e reflexões necessárias para o apoio aos relatórios finais.
Com os encontros que serão proporcionados pelo evento, defendemos que tais momentos se desdobram numa formação profissional mais humanizada e não utilitarista o que tem um impacto direto sobre a atuação do profissional em turismo em seu papel no envolvimento e transformação social.
Serão criados materiais promocionais utilizando a plataforma Canva. para o público externo serão encaminhados releases sobre o evento em redes sociais de Diamantina e região. Será incentivado também, junto aos representantes das religiões, que convidem seus pares para o evento.
Programação do Evento
NETUR
23/05/2022
19:00
23:00
Realização da semana de integração - Apresentação de trabalhos de professores e alunos, dinâmica de apresentação e integração, lanche coletivo e atividade cultural
NETUR ou Campus JK
24/05/2022
14:00
22:00
Realização da Semana de Intergração: Debate sobre os temas Turismo e Catolicismo - Mesa redonda (Religião Cristã); oficina de gastronomia e programação cultural.
NETUR ou Campus JK
25/05/2022
14:00
22:00
Realização da Semana de Integração - Tema: Turismo e Religiões de Matriz Africana Mesa redonda - Oficina de gastronomia - Atividade cultural.
Público-alvo
Alunos e egressos do curso de turismo da UFVJM e de outras instituições de ensino
Representantes e convidados da igreja católica de Diamantina e das religiões de matriz africana.
Servidores da prefeitura de Diamantina envolvidos com a atividade turística e interessados
População e pessoas relacionadas direta ou indiretamente com a atividade turística
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 72 h
- Tarde;
- Noite;
Realização da semana de integração, oficinas e atividades culturais
- Manhã;
- Tarde;
Reunião de planejamento e organização da atividade
- Manhã;
- Tarde;
Reunião para avaliação e planejamento do dia de atividades
- Manhã;
- Tarde;
Avaliação e planejamento da execução do terceiro dia de atividades
- Tarde;
- Noite;
Reunião de avaliação do evento, entrega de material e conferência de equipamentos. debate para elaboração do relatório de atividades
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Coleta de dados e organização das informações sobre o evento, compilação de listas de participantes e organização de certificados.