Detalhes da ação

"A utilização da administração pessoal e organizacional para melhoria da qualidade de vida"

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000126

Tipo da Ação

Evento

Situação

CANCELADA

Data Inicio

21/04/2022

Data Fim

28/04/2022


Programa Vínculado

202104000050 - "Saúde Mental e Sociedade: intervenções a partir da realidade encontrada"


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

antonio moacir de jesus lima

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Empreendedorismo

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

Serão utilizadas as mídias sociais como Instagram e Facebook dos discentes e docentes que se manifestarem para divulgarem.

Membros

Nenhum membro cadastrado.

Resumo

Trata-se de uma ação de extensão que será utilizada para Creditação junto à disciplina de ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM E SERVIÇOS DE SAÚDE I. Na oportunidade os discentes serão divididos em grupos para confeccionar cartilhas explicativas a serem distribuídas para população em geral após abordagem pessoal. A ação acontecerá em dois sábados letivos e será desenvolvida na praça do mercado velho para uma maior abordagem populacional.


Palavras-chave

Administração. Chefia. Liderança. Habilidades pessoais.


Introdução

O atual período de retorno das atividades presenciais e saída do isolamento social tem evidenciado que vários desafios são apresentados à população de forma geral como dificuldade para as pessoas retomarem suas atividades pessoais e empresarial. Estudar administração na graduação em enfermagem possibilita uma forma dos discentes estarem aptos para enfrentarem esses desafios com possibilidade de práticas individuais e coletivas. Com isso, torna-se possível que a produção do conhecimento chegue de maneira específica sob a forma de técnicas de gerenciamento de conflitos, do comportamento pessoal e importância da liderança e chefia para que as pessoas adquiram uma melhor qualidade de vida. A interação dos discentes com o público geral apresenta-se por um lado como possibilidade para universidade cumprir o seu papel social junto à comunidade do município de Diamantina e por outro lado como forma dos discentes colocarem à prova seus conhecimentos adquiridos em sala de aulas. Nessa oportunidade pode-se concretizar os princípios da administração seja ela pessoal ou coletiva. Dessa forma, será sensibilizada a população de forma geral por meio de cartilhas explicativas sobre os principais temas da administração pessoal e empresarial.


Justificativa

Essa ação justifica-se pelo fato dos discente poderem realizar a "creditação" na disciplina ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM E SERVIÇOS DE SAÚDE. Por ser um momento importantíssimo dos nossos discentes terem contato direto com a comunidade externa à universidade e assim exercerem a prática de conhecimentos adquiridos em sala de aula. Por fim, a literatura científica, tem evidenciado o fato de que com o encerramento do período de isolamento novas complexidades surgiram como dificultadores para que as pessoas administrem suas vidas frente as rápidas mudanças do cenário e por isso torna-se necessário a divulgação de técnicas e conhecimentos sobre como administrar a vida pessoal e empresarial.


Objetivos

Geral: Sensibilizar o público em geral sobre a importância de técnicas de administração para a vida pessoal e empresarial. Específicos: - Divulgar conhecimentos adquiridos em sala de aula; - Promover aos discentes uma oportunidade de contato direto com a população em geral para prática do gerenciamento de conflitos pessoais; - Confeccionar cartilhas explicativas como forma de fixação da teoria; - Proporcionar aos discentes um momento de reflexão acerca dos seus conflitos internos.


Metas

1) Dividir a turma em quatro grupos; 2) Discutir sobre os principais tópicos da disciplina que podem ser divulgados para o público de forma geral; 3) Definir os temas para serem trabalhados com o público; 4) Confeccionar aproximadamente 400 cartilhas explicativas; 5) Realizar abordagem pessoal e distribuição das cartilhas em praça pública; 6) Confecção do relatório final da ação com os principais resultados.


Metodologia

Os discentes serão capacitados em sala de aula sobre os principais temas da administração e assim divididos em grupos para aprofundamento do tema e confecção de cartilhas explicativas para serem distribuídas de forma individual, após abordagem pessoal das pessoas na praça do mercado velho em Diamantina.


Referências Bibliográficas

MARQUIS, B. L.; HUSTON, C. J.Administração e liderança em enfermagem: teoria e prática. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. 680p. GIOVANELLA, L. Políticas e sistema de saúde no Brasil. 1 ed. Rio de Janeiro:FIOCRUZ, 2008. 1110 p.CAMPOS, F. C. C et al. Disponível in: https://www.passeidireto.com/arquivo/23765729/politicas-sistema-saude-brasilgiovanella. Acessado em 27/08/2020. Planejamento e avaliação das ações em saúde. 2ª ed. - BeloHorizonte: Nescon/UFMG, Coopmed, 2010. 114p. Disponível in: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/3872.pdf Acessado em 27/08/2020. Conselho Regional de Enfermagem Piaui. DIAGNÓSTICO ADMINISTRATIVO DE ENFERMAGEM. Homologado na 531 reunião Ordinária do Plénario ROP do Coren-PI, do dia 25 de fevereiro de 2019.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A participação efetiva da comunidade se dará através do dialogo e troca de saberes que serão desenvolvidos no momento das abordagens pessoais e entrega de cartilhas pela comunidade universitária. Assim acreditamos que a interação pessoal, face a face dos nossos discentes com a população poderá proporcionar um momento único para transmissão de conhecimentos, reflexão e formação de novo aprendizado que se concretizará com a entrega de cartilhas explicativas com as noções básicas de cada conhecimento e técnica abordada sobre a administração pessoal e empresarial.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade se concretizará frente à abordagens de diversas pessoas, inclusive turistas, proporcionando uma pluralidade de conversas e descobertas, seja por nossos discentes, seja pela pessoa abordada.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O aprendizado no Ensino e Extensão só é possível frente a experiência prática, tendo discentes como sujeitos do ato de aprender. Assa ação de extensão como forma de creditação, propõe a interação real com a comunidade para efetivar a relação teoria e prática da unidade curricular cenários de prática. Além disso, fará com que os vários docentes envolvidos contribuam com a produção de conhecimentos dos futuros profissionais de enfermagem ao promover uma aproximação real por meio dos conhecimentos da disciplina de Administração.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Essa ação de extensão é de grande importância para a formação do discente, visibilidade da disciplina e aproximação da teoria com a prática como forma indissociável para produção do conhecimento. Será um momento ímpar para os discentes que se encontram já há alguns períodos na universidade e ainda não realizaram essa forma de interação devido ao período pandêmico.


Impacto e Transformação Social

Essa ação de extensão tem como possibilidade um impacto para transformação pessoal e empresarial por ter foco na geração de conflitos, na identificação do perfil do empreendedor e também na importância pessoal e coletiva para organização pessoal e do próprio tempo. Por meio da visão críticas de nossos discentes para com todos os indivíduos abordados. Espera-se uma atuação efetiva, voltada para superar desigualdades de conhecimento e tecnológica, garantindo assim a diversidade de discentes e docentes frente a um novo cenário imposto pela pandemia de COVID-19.


Divulgação

- Mídias da universidade e prefeitura municipal de Diamantina - Nos dias da ação os Discentes e docentes deverão fazer uso do microfone para divulgar a ação junto a comunidade.


Informações Complementares

Os discentes serão acompanhados diretamente por dois docentes da disciplina ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM E SERVIÇOS DE SAÚDE. Deverá ser confeccionado um relatório final para avaliação da ação e pontuação dos discentes pelos docentes envolvidos.


Programação do Evento

Local

Praça do Mercado Velho

Data

21/04/2022

Horário de Início

08:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Os discentes já capacitados e de posse das cartilhas explicativas, serão divididos em grupos de no máximo 4 alunos e deverão realizar abordagens pessoais explicando o objetivo da ação que é a divulgação de técnicas da administração pessoal e empresarial para melhoria da qualidade da vida pessoal e laboral dos indivíduos. Após explanação do objetivo deverão realizar diálogo e troca de ideias referentes ao aprendizado junto à disciplina de administração. Após o debate deverão agradecer e entregar as cartilhas explicativas como forma das pessoas acessarem novamente as informações dialogadas.

Local

Praça do Mercado Velho

Data

28/04/2022

Horário de Início

08:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Os discentes já capacitados e de posse das cartilhas explicativas, serão divididos em grupos de no máximo 4 alunos e deverão realizar abordagens pessoais explicando o objetivo da ação que é a divulgação de técnicas da administração pessoal e empresarial para melhoria da qualidade da vida pessoal e laboral dos indivíduos. Após explanação do objetivo deverão realizar diálogo e troca de ideias referentes ao aprendizado junto à disciplina de administração. Após o debate deverão agradecer e entregar as cartilhas explicativas como forma das pessoas acessarem novamente as informações dialogadas. Discentes e docentes deverão fazer uso do microfone para divulgar a ação junto a comunidade.

Público-alvo

Descrição

Deverão ser abordadas pessoas adultas, que manifestem o interesse em receber informações e dialogar sobre a importância da utilização de técnicas pessoais e empresarial para melhoria da qualidade de vida.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 20 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A atividade será realizada no sábado pela manhã e tarde nos dias 21 e 28 de abril de 2022 (10h em cada dia)