Visitante
Intercâmbio Brasil-Perú: oficinas de língua portuguesa e cultura brasileira para estudantes estrangeiros e oficinas de lígua espanhola e cultura peruana para estudantes da UFVJM
Sobre a Ação
202203000129
032022 - Ações
Curso/Oficina
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
12/01/2023
25/01/2023
Dados do Coordenador
gustavo aveiro de araujo
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Educação
Cultura
Línguas Estrangeiras
Internacional
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Sim
Membros
Esta ação extensionista visa organizar e executar uma programação de duas semanas de duração, contendo oficinas de intercâmbio cultural voltada para estudantes estrangeiros. As atividades envolvem conteúdos sobre patrimônio natural e histórico-cultural nacional; língua portuguesa e cultura brasileira; língua espanhola e cultura peruana.
Intercâmbio cultural; Português para estrangeiros; Cultura brasileira.
A realização de atividades de ensino e extensão direcionadas para estudantes estrangeiros surgiu na UFVJM em 2009 por meio do Projeto "Curso de Língua Portuguesa, Ecoturismo e Cultura no Vale do Jequitinhonha", do qual faziam parte alguns professores do Curso de Turismo, apoiados pela Diretoria de Realações internacionais, DRI. Com o passar do tempo, à medida em que novos Cursos de Graduação foram implantados na FIH, e também com o início das atividades do Centro de idiomas da UFVJM, o Projeto passou a ser coordenado pelos docentes do Curso de Letras, com participação dos docentes do Turismo, e ganhou formato de Intercâmbio Cultural. Contudo, por razões administrativas e arçamentárias, a oferta de atividades de ensino e extensão aos estudantes estrangeiros cessou em 2018. Passados alguns anos, propõe-se por meio da presente ação retomar a oferta de ações direcionadas ao público estrangeiro e, ao mesmo tempo promover discussões sobre a importância da internacionalização da UFVJM. Busca-se inicialmente refletir sobre a importância do papel da Universidade na promoção e difusão, em âmbito internacional, dos diversos aspectos relacionados ao partimônio e à cultura brasileira, como a língua, culinária, natureza, tradição, musicalidade, etc. No âmbito prático, o foco desta ação é a elaboração e execução de uma programação, com duração de duas semanas, de atividades direcionadas a um grupo específico de estudantes peruanos, que envolve ensino de idiomas e intercâmbio cultural, a ser realizada em janeiro de 2023.
A oferta de atividades de ensino e extensão, especialmente os cursos de idiomas, aos estudantes estrangeiros é uma prática comum na maioria das grandes Universidades do Brasil e do mundo. A proposta de retomar essas atividades, anteriormente existentes, é viável tanto para a UFVJM como para o público alvo da ação. O intercâmbio cultural pode contribuir para motivação de estudantes a aprender outros idiomas e sobre culturas diversas. A circulação de maior número de visitantes estrangeiros em Diamantina, além de estimular a economia local e regional, promove a internacionalização da prestação de serviços nos ramos de hospedagem, bares e restaurante no município, portanto também promove o turismo. Para os estudantes do Curso de Letras as atividades desta ação poderão contribuir com conteúdos relacionados ao ensino de idiomas para estrangeiros e, para os estudantes do Curso de Turismo, de forma geral, contribuiria com conteúdos das disciplinas relacionadas à gestão de viagens, intercâmbios e eventos e, especificamente em Turismo pedagógico.
- Objetivo geral - Planejar, organizar e executar uma programação de intercâmbio cultural direcionada aos estudantes estrangeiros de Língua portuguesa e estudantes da UFVJM de língua espanhola. - Objetivos específicos - Retomar a oferta de atividades de ensino e extensão para estudantes estrangeiros; - Desenvolver habilidades de comunicação oral em português e espanhol; - Difundir conhecimentos sobre aspectos das culturas brasileira e peruana relacionados à culinária e musicalidade; - Introduzir noções sobre o patrimônio, história e cultura mineira e brasileira; - Promover e dar continuidade aos debates sobre o papel da universidade na internacionalização da educação e do conhecimento
Elaborar e realizar uma programação de intercâmbio de 60 horas.
Os procedimentos metodológicos a serem utilizados se apoiam nos seguintes instrumentos: a) aulas expositivas e dialogadas sobre temas relacionados a educação, cultura e patrimônio; b) técnicas didáticas de ensino de idioma estrangeiro; c) Caminhada interpretativa do patrimônio natural e histórico-cultural de Diamantina; d) Visita às áreas naturais de Diamantina; e) ofcinas de culinária. Os conteúdos sobre patrimônio histórico-cultural terão como referência a metodologia da Interpretação do patrimônio, elaborada por Carter (2001), que consiste na elaboração de um Plano Interpretativo do patrimônio, que deve ser direcionado especificamente, de acordo com o público alvo da ação.
Referências CARTER, J. A. Sense of a Place: An Interpretive Planning Handbook. 2. ed. Scottish Interpretation Network, 2001 MURTA, S. M.; GOODEY, B. Interpretação do patrimônio para visitantes: um quadro conceitual. In: MURTA, S. M.; ALBANO, C. (Orgs.) Interpretar o Patrimônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Território Brasilis, 2002.
A presente ação de extensão favorece duas formas de interação dialógica com diferentes grupos sociais. De um lado, o público-alvo da ação, os estudantes estrangeiros, com os quais, e por meio da participação de discentes e docentes dos Cursos de Letras e Turismo da FIH/UFVJM na elaboração e execução das atividades das oficinas, pretende-se estabelecer uma relação dialógica que tem como base o intercâmbio cultural, a troca de saberes acadêmicos e populares entre os participantes da ação e a equipe de membros do projeto. Por outro lado, por meio da realização das atividades em ambientes externos à Universidade pretende-se estimular a interação social entre o público-alvo da ação e a comunidade local, com foco nos prestadores de serviços turísticos, com objetivo específico de promover a internacionalização das atividades turísticas em Diamantina.
Por tratar-se de uma ação que envolve acadêmicos dos Cursos de Letras e Turismo o projeto de extensão traz conteúdos multidisciplinares tais como ensino de idiomas, ensino de português, Interpretação do Patrimônio e Gestão de atividades turísticas. Assim, considerando a necessidade de maior integração teórica e conceitual de distintas áreas de conhecimento, para que se possa pensar uma relação interdisciplinar, busca-se adquirir visão integral do ensino de idiomas para estudantes estrangeiros e das possibilidades de atividades turísticas e intercâmbio cultural implícitas. No âmbito deste projeto, a interprofissionalidade será favorecida à medida em que os discentes da UFVJM mantiverem relações de trabalho com docentes e profissionais de distintas áreas acadêmicas como Educação, Letras e Turismo.
A elaboração e execução de oficinas de língua portuguesa e cultura brasileira servirá como experiência prática de ensino, uma vez que proporciona a prática de conhecimentos teórico e metodológicos sobre noções de patrimônio e ensino de idiomas. As vivências adquiridas por meio da ação serão também fontes de importantes subsídios para estudos e geração de pesquisas, sobretudo aquelas que se utilizam de metodologias participativas como a pesquisa-ação e, consequentemente novos conhecimentos nos campos de Letras e Turismo. Tem-se assim vinculação entre os processos de ensino, pesquisa e extensão.
A experiência proporcionada pela atuação prática em ambiente real pode contribuir muito com a formação dos discentes pois favorece uma visão ampliada em termos das possibilidade de aplicações teóricas e metodológicas no mundo do trabalho. O desenvolvimento de um Curso direcionado aos estrangeiros possibilitará à UFVJM cumprir o importante papel de promover a cidadania e formar cidadãos comprometidos com a ética e a solidariedade. Em termos acadêmicos, a experiência adquirida com o projeto poderá servir também como subsídio para futuros estudos mais aprofundados.
Estimular a internacionalização da educação e das atividades turísticas como um todo, por meio do incentivo às práticas de intercâmbio cultural, poderia contribuir positivamente para a transformação da sociedade. Assim, esta proposta busca consonância com as tentativas de internacionalização do país como um todo, expressas principalmente nas políticas públicas, tanto de Educação como de Turismo.
Pretende-se divulgar as atividades realizadas nos meios de comunicação internos da UFVJM e em redes sociais.
Caracterização do Curso ou Oficina
Aperfeiçoamento
60
Quinta-feira 12JAN - 14h00-17h00: Aula Prof. Carlos, tema “Diversidade”; Sexta-feira 13 JAN - 8h30-11h30: Aula profa. Antônia, tema “Cultura brasileira”; Sábado 14 JAN - 9h00-11h30: Prof. Gustavo, Caminhada no Centro histórico de Diamantina, tema “Patrimônio natural e histórico-cultural de Diamantina”. 11h30-14h00 – Atividade Cultural no Mercado Velho Domingo 15 JAN - 10h00-11h30 – Atividade cultural “Café no Beco” Segunda-feira 16 JAN - 8h30-11h30 – Aula, tema “Português como língua estrangeira” / 13h30-15h30 – Visita ao Campus JK da UFVJM; Terça-Feira 17 JAN - 8h30-11h30 – Aula, tema “Português como língua estrangeira” / 13h30-16h30 – Aula, tema “Língua Espanhola e Cultura Peruana” Quarta-feira 18 JAN - 8h30-11h30 – Aula, tema “Português como língua estrangeira”;/13h30-16h30 – Aula, tema “Língua Espanhola e Cultura Peruana”; Quinta-feira 19 JAN - 8h30-11h30 – Aula, tema “Português como língua estrangeira” 12h00-15h30 – Oficinas de culinárias Brasileira e Peruana; Sexta-feira 20 JAN - 8h30-11h30 – Aula, tema “Português como língua estrangeira” / 14h00-17h00 – Oficina de Forró 20h00-23h00 – Atividade Cultural no Mercado Velho; 21JAN/SÁBADO Livre 22JAN/DOMINGO Livre Segunda-feira - 23JAN - 09:00-12h00 – Visita ao Parque Estadual Biribiri; 14h00-16h30 – Visita à Vila Biribiri + Aula, tema “Português como língua estrangeira” Terça-feira - 24 JAN - 8h30-11h30 – Aula, tema “Português como língua estrangeira” / 14h00-17h00 – Prof. Luiz, Mesa de diálogos, tema “Linguística” Quarta-feira - 25 JAN 8h30-11h30 – Aula, tema “Português como língua estrangeira” / 19h00-22h00 – Despedida, Jantar temático “Culinária peruana”
Atividade cultural: Visita à Feira do Mercado Velho Atividade ecológica: Visita ao Parque Estadual Biri-biri
A avaliação dos cursistas ocorrerá de forma processual e contínua. Além dos exercícios sobre linguagem oral os participantes realização uma avaliação escrita.
A estratégia de avaliação do Curso consiste na realização de uma simples enquete direcionada aos participantes e contendo algumas perguntas sobre sugestões de aspectos a ser melhorados bem como sobre o grau de satisfação dos mesmos com relação as atividades realizadas.
Público-alvo
Grupo de peruanos estudantes de língua portuguesa, provenientes de Lima.
Cinco vagas para Letras e cinco vagas para Turismo.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
À Instituição parceira caberá organizar e executar todos os procedimentos relacionados à vinda a Diamantina, de um grupo de estudantes provenientes de diversas Instituições de Ensino Superior localizadas em Lima, Perú. A participação dessa Instituição parceira é fundamental para que a ação ocorra na forma como foi planejada. Vale ressaltar que todos os custos relacionados à serviços de alimentação, transporte e hospedagem dos estudantes peruanos são por conta da Instituição parceira e serão contratados diretamente com as respectivas empresas fornecedoras, sem o intermédio da UFVJM.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 60 h
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Quinta-feira 12JAN - 14h00-17h00: Aula Prof. Carlos, tema “Diversidade”; Sexta-feira 13 JAN - 8h30-11h30: Aula profa. Antônia, tema “Cultura brasileira”; Sábado 14 JAN - 9h00-11h30: Prof. Gustavo, Caminhada no Centro histórico de Diamantina, tema “Patrimônio natural e histórico-cultural de Diamantina”. 11h30-14h00 – Atividade Cultural no Mercado Velho Domingo 15 JAN - 10h00-11h30 – Atividade cultural “Café no Beco” Segunda-feira 16 JAN - 8h30-11h30 – Aula, tema “Português como língua estrangeira” / 13h30-15h30 – Visita ao Campus JK da UFVJM; Terça-Feira 17 JAN - 8h30-11h30 – Aula, tema “Português como língua estrangeira” / 13h30-16h30 – Aula, tema “Língua Espanhola e Cultura Peruana” Quarta-feira 18 JAN - 8h30-11h30 – Aula, tema “Português como língua estrangeira”;/13h30-16h30 – Aula, tema “Língua Espanhola e Cultura Peruana”; Quinta-feira 19 JAN - 8h30-11h30 – Aula, tema “Português como língua estrangeira” 12h00-15h30 – Oficinas de culinárias Brasileira e Peruana; Sexta-feira 20 JAN - 8h30-11h30 – Aula, tema “Português como língua estrangeira” / 14h00-17h00 – Oficina de Forró 20h00-23h00 – Atividade Cultural no Mercado Velho; 21JAN/SÁBADO Livre 22JAN/DOMINGO Livre Segunda-feira - 23JAN - 09:00-12h00 – Visita ao Parque Estadual Biribiri; 14h00-16h30 – Visita à Vila Biribiri + Aula, tema “Português como língua estrangeira” Terça-feira - 24 JAN - 8h30-11h30 – Aula, tema “Português como língua estrangeira” / 14h00-17h00 – Prof. Luiz, Mesa de diálogos, tema “Linguística” Quarta-feira - 25 JAN 8h30-11h30 – Aula, tema “Português como língua estrangeira” / 19h00-22h00 – Despedida, Jantar temático “Culinária peruana”