Visitante
Diagnóstico para Desenvolvimento local com equidade
Sobre a Ação
202203000145
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final
01/06/2022
31/08/2022
Dados do Coordenador
beni trojbicz
Caracterização da Ação
Ciências Sociais Aplicadas
Trabalho
Direitos Humanos e Justiça
Desenvolvimento regional
Regional
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Membros
O projeto pretende gerar um diagnóstico da situação dos municípios participantes no sentido de fornecer elementos para se pensar o desenvolvimento local do território de forma equitativa
Desenvolvimento local; Equidade; Diagnóstico
A busca do desenvolvimento social se caracteriza como um objetivo relevante, especialmente em territórios em que existem lacunas na provisão social e de oportunidades de emprego, o que motiva essa proposta. Os municípios da região de influência da UFVJM têm se empenhado em avançar nesse sentido e existe a possibilidade da universidade atuar de forma a estreitar relações com os governos municipais, forncendo ferramental analítico para enfrentar esses desafios. Nesse sentido, a relação a proposta se relaciona com a comunidade envolvida de duas formas. A primeira diz respeito à relação com os municípios: pretendemos nos aproximar das gestões municipais ao fornecer uma visão consolidada dos elementos do desenvolvimento com equidade. A segunda diz respeito aos discentes participantes, ao promover um panorama concreto dos diferentes municípios da nossa região e permitir interação com os gestores públicos. Dessa forma, essa iniciativa enquadra-se num esforço do Centro de Políticas Públicas da UFVJM, no sentido de aproximar-se das gestões e colaborar com esse processo. Os diagnósticos se orientam pela Plataforma básica do documento "Desenvolvimento Local com Equidade em Municípios de pequeno porte populacional", preparado pelo Centro de Estudos em Administração Púbica e Governo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Ele inclui um levantamento de aspectos da Gestão, do Desenvolvimento Econômico Local e do Desenvolvimento Social e Redução das Desigualdades. A consolidação desses dados permitirá um diagnóstico da situação dos municípios. Os antecedentes que levaram a esse projeto são de duas naturezas. A primeira inclui um esforço deliberado do Centro de Políticas Públicas de se aproximar das gestões municipais do território, no sentido de entender a problemática das políticas públicas e se colocar como um parceiro das gestões. Isso passou por dois projetos desenvolvidos com os municípios por meio do Edital Pibex no.01/2021. A segunda passa pela experiência dos discentes na disciplina Avaliação e monitoramento de Políticas públicas, que os aproximou de questões concretas das políticas públicas, motivando-os a mergulhar de forma concreta na realidade do território. A comunidade externa consiste em gestores municipais, a participação deles consistirá em relatas aspectos qualitativos das cidades, para auxiliar na confecção do diagnóstico. Por outro lado, eles também receberão os diagnósticos para auxiliar na orientação das ações públicas. Eles não participaram da confecção da Plataforma, já que a mesma foi desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas.
Na resposição do 2o semestre de 2021, pela primeira vez é oferecida a disciplina Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas, no Bacharelado em Ciências Humanas com foco em Políticas Públicas. A aproximação dos alunos com a perspectiva avaliativa motiva o exercício de diagnosticar a condição presente de um município. Nesse sentido, a proposta de criar o diagnóstico pretende dar aos alunos uma visão concreta da situação dos municípios, bem como aproxima-los da gestão deles.
1. Aproximar a academia das gestões municipais das cidades participantes; 2. Auxiliar as gestões municipais a identificar as condições existentes no território; 3. Permitir que os discentes participantes conheçam gestores públicos e interajam com eles;
1. Entregar diagnóstico dos territórios para as gestões municipais; 2. Gerar conexão entre discentes e servidores municipais; 3. Fomentar o contato da UFVJM com as gestões municipais.
O trabalho será desenvolvido seguindo o roteiro da Plataforma básica, desenvolvido pelo Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (CAPG-FGV), intitulado Desenvolvimento Local com Equidade em Municípios de Pequeno Porte Populacional. A partir desse roteiro, os discentes participantes irão levantar todos os dados públicos existentes para os municípios e realizarão entrevistas com gestores municipais para identificar aspectos informais da economia local e da infraestrutura existente. Adicionalmente, será consolidada uma relação das políticas públicas em vigor no território. Esse material será consolidado e entregue às gestões municipais.
CEAPG, Desenvolvimento Local com Equidade em Municípios de Pequeno Porte Populacional - Como utilizar a Plataforma Básica. São Paulo: Deodone Editora, 2010.
O diálogo entre academia e sociedade se dará por meio da criação de um diagnóstico sobre as condições existentes nos municípios, a partir da consolidação de dados de pesquisas quantitativas nacionais e informações locais, coletado pelos participantes. Isso pressupõe a interação entre academia e governos no sentido de consolidar elementos dispersos.
O campo de políticas públicas caracteriza-se pela interdisciplinaridade e interprofissionalidade. O projeto consolida informações de diferentes naturezas, no sentido de criar uma visão que incorpore os principais setores de políticas públicas para orientar ações públicas futuras.
Essa ação permite aos alunos aprender, de forma prática e concreta, a diagnosticar o contexto municipal, o que pressupõe acessar bancos de dados e entrevistar gestores, em uma dinâmica de conexão com atores do território de influência da UFVJM. Dessa forma, a tríade ensino-pesquisa-extensão constitui o alicerce da ação proposta.
Como mencionado, os estudantes terão a oportunidade de realizar um diagnóstico de forma dirigida, dando maior concretude aos elementos abordados em sala de aula. Além disso, o contato com gestores públicos pode criar aberturas para futuras oportunidades de trabalho. Essa ação caracteriza-se como oportunidade de vivenciar a realidade da gestão pública municipal, entender de forma panorâmica as condições existentes no território e os empecilhos ao desenvolvimento equitativo. Tudo isso implica numa formação acadêmica voltada à realidade local e no direcionamento do esforço de conhecimento às necessicades concretas identificadas.
O principal impacto possível, a partir do projeto, é a melhor organização dos governos para atender aos desafios identificados para gerar desenvolvimento local equitativo. Além disso, existe a possibilidade de criar uma cultura organizacional nas prefeituras que seja mais aberta aos ferramentais analíticos do campo da políticas públicas. Finalmente, inserir a universidade de forma mais permanente nas ações das administrações municipais permitiria que nossa instituição navegasse de forma mais decidida para contribuir com o desenvolvimento do território.
A divulgação será feita para as gestões municipais que participam do projeto.
Público-alvo
Alunos do curso Avaliação e Monitoramento em Políticas Públicas do Bacharelado em Ciências Humanas com foco em Políticas Pùblicas
Gestores públicos que participarão das entrevistas para esclarecer: setores informais da economia e infraestrutura do município.
Municípios Atendidos
Araçuaí - MG
Conceição do Mato Dentro - MG
Diamantina - MG
Gouveia - MG
Itamarandiba - MG
Minas Novas - MG
Pedra Azul - MG
Turmalina - MG
Parcerias
Fornecimento de informações qualitativas
Fornecimento de informações qualitativas
Fornecimento de informações qualitativas
Fornecimento de informações qualitativas
Fornecimento de informações qualitativas
Fornecimento de informações qualitativas
Fornecimento de informações qualitativas
Fornecimento de informações qualitativas
Fornecimento de informações qualitativas
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 150 h
- Manhã;
- Tarde;
Levantamento dos dados quantitativos sobre a situação dos municípios
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Entrevistas com gestores municipais para levantar: 1. Setores informais da economia municipal 2. Infraestrutura existente 3. Quadro de políticas públicas
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Escrita do diagnóstico e apresentação dos resultados às gestões municipais
- Manhã;
- Tarde;
A partir da apresentação do diagnóstico, estima-se iniciar processo de interlocução com as prefeituras no sentido de dar seguimento à interação a partir dos elementos disponibilizados por meio do diagnóstico do projeto