Visitante
Gestor Júnior de Enfermagem
Sobre a Ação
202203000151
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final
01/09/2022
30/03/2023
Dados do Coordenador
george sobrinho silva
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Trabalho
Gestão do trabalho
Municipal
Não
Não
Não
Fora do campus
Integral
Sim
Membros
Este projeto tem por objetivo inserir acadêmicos de enfermagem precocemente no contexto da gestão hospitalar com vistas a desenvolver competências e habilidades administrativas, além de contribuir com organização e formalização dos fluxos de trabalho dos profissionais decorrentes da expansão do hospital. O projeto será desenvolvido no setor da coordenação de enfermagem do Hospital Nossa Senhora da Saúde em Diamantina.
Administração em Saúde; Enfermagem Hospitalar; Gestão
A organização dos serviços de saúde se configura como importante desafio nos dias atuais, seja pela exigência contínua da assistência de qualidade, como pelo incremento incessante de novas tecnologias e conhecimentos decorrentes do desenvolvimento científico. Desta forma, a assistência depende cada vez mais de novos equipamentos, profissionais cada vez mais qualificados, o que torna cada vez mais desafiador o processo de gerenciamento desse complexo sistema. Os enfermeiros são responsáveis por desenvolver e implementar a maioria das atividades administrativas nos serviços de saúde. O que lhes exige além de uma formação centrada na prestação de cuidados, também na capacidade de gerenciar estes serviços. Assim, a aquisição de competências que lhe favorecem ser responsabilizar por estas atividades é de suma importância. Durante a formação acadêmica, o enfermeiro é o único profissional da área de saúde que recebe formação específica para atividades administrativas. De acordo com Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem o perfil de formação do profissional de enfermagem deve conter competências para a tomadas de decisões, de atenção a saúde, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, além de educação permanente (BARBIANI; NORA; SCHAEFER, 2016). O desenvolvimento destas competências requer além do conhecimento teórico que o acadêmico tenha a oportunidade de conhecer a estrutura das instituições de saúde, seus modelos organizacionais, como se dão as relações intersetoriais e interpessoais, fluxos de materiais, profissionais e pacientes, e outras. (KURCGANT, 1991). Desta forma, acredita-se que a inserção precoce de acadêmicos de enfermagem no contexto da gestão hospitalar, de forma que o possibilite realizar atividades que intercalem a extensão, o ensino e a pesquisa científica, possam o favorecer no desenvolvimento de competências e habilidades administrativas requeridas ao enfermeiro no contexto atual.
As atividades propostas pelo projeto irão permitir a padronização de fluxos e rotinas de trabalho da equipe de enfermagem, como para a alimentação de sistemas de informações, corridas de leitos, conferência de documentos, checagem de estoques de insumos e medicamentos, realização de feedbacks, realização de atividades de educação permanente e outros. Além disso, permite a inserção precoce do acadêmico de enfermagem no âmbito administrativo dos serviços de enfermagem, o permitindo vivenciar os cenários de organização e tomada de decisão na administração dos recursos e de pessoal dentro do hospital. De acordo com Kurcgant (1991), a inserção precoce do aluno nos cenários de prática permite que o mesmo aprenda o reconhecimento das necessidades reais do serviço, favorece o desenvolvimento de relações interpessoais com a equipe de trabalho e com usuários dos serviços. Felli e Peduzzi (2010) afirmam que através deste contato real permite o estudante refletir melhor sobre conceitos antes conhecidos no âmbito teórico, favorecendo a ampliação de sua capacidade reflexiva e critica diante da realidade. Essa experiência é capaz de reforçar o aprendizado do aluno dos conteúdos teóricos das disciplinas de administração vistos na grade curricular do curso o permitindo durante sua trajetória acadêmica desenvolver competências, habilidades e atitudes diversas na perspectiva da assistência integral à saúde, dentre elas o planejamento da assistência de enfermagem ao paciente, a educação em saúde, o processo do cuidar; a coordenação do trabalho das equipes de enfermagem e saúde em atividades legais afins, a administração da assistência e do gerenciamento da assistência à saúde no âmbito institucional (SANTOS et al., 2014; BORGES, SILVA, 2013). Além disso, as atividades realizadas pelos acadêmicos podem contribuir na dinâmica e agilidade das rotinas que estão sob responsabilidade do coordenador de enfermagem e demais profissionais do setor administrativo do Hospital. Por fim, favorecerá a reflexão crítica do acadêmico sobre os meios utilizados na solução de problemas e organização do cuidado hospitalar.
Geral: Proporcionar a experiência precoce da atenção e gestão de instituições prestadoras de serviços de saúde. Específicos: 1. Conhecer a dinâmica do funcionamento da instituição prestadora do serviço de saúde 2. Identificar os principais desafios no trabalho da gestão hospitalar 3. Propor ações para a solução de problemas cotidianos relacionados a gestão da instituição prestadora de serviço de saúde 4. Desenvolver e propor protocolos e rotinas de fluxos de trabalho para profissionais de enfermagem 5. Acompanhar o trabalho do gestor setorial da instituição prestadora de serviço de saúde 6. Desenvolver habilidade de liderança e trabalho em equipe 7. Estimular a capacidade de comunicação e tomada de decisões no acadêmico
1. Formar competências administrativas nos acadêmicos de enfermagem; 2. Favorecer o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, como: 01 artigos, 01relatos de experiências, 02 resumo para apresentação em eventos científicos, produção de vídeos e poster posters educativos, palestras ações educativas, e outras; 3. Capacitar o acadêmico em supervisionar, liderar e realizar avaliação da realização de processos de enfermagem; 4. Contribuir no desenvolvimento de 10 protocolos que padronizem a realização das atividades do setor de coordenação em enfermagem junto à equipe de enfermagem na gestão de leitos, avaliação de desempenho, auditoria e gestão de materiais e insumos 5. Contribuir no desenvolvimento de atividade de educação permanente 6. Auxiliar na confecção de atas, ofícios, escala, divulgações internas e demais
O projeto será desenvolvido através de visitas técnicas do acadêmico e do professor na coordenação de enfermagem do Hospital Nossa Senhora da Saúde. Durante as visitas o acadêmico irá acompanhar a realização das atividades administrativas dos enfermeiros do setor de forma a identificar a forma como o trabalho já é realizado. Em seguida o acadêmico irá descrever a rotina para futura teorização. A teorização consiste em comparar o que é realizado com o preconizado pelas normas técnicas e a literatura. Após a teorização será feita a discussão com o professor e profissionais de enfermagem de forma a formalizar o procedimento, padronizar e implementar no setor. A partir desta implementação o procedimento deverá ser realizado apenas obedecendo aquela rotina ou protocolo, isso garante a sua realização rotineira mesmo quando há troca de profissionais. As visitas técnicas a serem realizadas são: - visita aos diferentes setores do hospital (maternidade, bloco, UTI, PA, Posto de Coleta, Gestão de Leitos e pediatria) para a conferência de pastas de documentação para o recolhimento de atestados, folhas de ponto e demais demandas para lançamento e registro; envio de atestados e entrega das folhas de ponto corrigidas ao setor de recursos humanos (RH) para que as faltas sejam abonadas e devidamente justificadas, além do lançamento das mesmas na planilha de indicadores de RH para alimentação de indicadores internos necessários para reuniões e comparações futuras; envio das pendências aos enfermeiros para que os mesmos possam corrigi- las; dimensionamento de pessoal por coberturas e atestados para que seja mantida a assistência segura e suficiente e envio de SINAN e SINASC para a Secretaria Municipal de Saúde. Há ainda outros processos que podem ser feitos semanalmente devida menor ocorrência, como o envio dos relatórios para a delegacia dos casos de violência sexual. - visita para a conferência do preenchimento dos mapas de geladeiras, esta conferência é realizada para que seja garantida a qualidade e segurança dos leitos e dos medicamentos que ficam armazenados em baixa temperatura. Em seguida é feita a análise dos registros das temperaturas feitos pelos profissionais. - visita técnica a maternidade do hospital para o levantamento de indicadores de funcionalidade do setor para o cumprimento das metas estabelecidas pelo plano da Rede Cegonha. Para isto, são coletados e registrados em planilha dados sobre os nascimentos, como o Apgar e demais. - participação em reuniões de equipe de enfermagem com a coordenação para o repasse de informações, feedbacks, alinhamento de condutas e demais, como reclamações, melhorias e elogios. - produção de formulários que otimizem a busca pelo alinhamento dos processos assistências desenvolvidos em cada setor. Para realização destas atividades é necessário que seja formulado inicialmente um checklist com algumas questões mais gerais e posteriormente em uma conversa com o setor específico, o formulário é adaptado de forma que sejam estabelecidos os itens preconizados em cada assistência separadamente, a fim de ordenar a atuação dos turnos. - Desenvolvimento de arte para divulgações de informações, capacitações e demais; - Participação em capacitações e treinamentos; - Acesso ao sistema hospitalar (prontuários, documentações) para conferência de documentos e pendencias para posterior envio de documentos a auditoria - realização de entrevista e seleção de candidatos a emprego; - conferência e registro no sistema de testes rápidos (SISloglab) - teorização das rotinas escritas - discussão para alinhamento da teorização das rotinas e posterior aprovação pela coordenação de enfermagem.
BORGES, M.C.L.A.; SILVA, L.M.S. (Dis)connections between managemment andcare in a surgical intensive care unit. Rev. Pesqui. cuid. fundam. (online). [Internet] 2013; 5(1) [acesso em 2021 de out 27]. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/2069 BRANCALION, Fernanda Novaes Moreno; LIMA, Antônio Fernandes Costa. Process-based Management aimed at improving health care and financial results. Revista da Escola de Enfermagem da USP [online]. 2022, v. 56, e20210333. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0333en https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0333pt>. Epub 06 Maio 2022. ISSN 1980-220X. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0333en. Acesso em: 02 jun. 2022. CRUZ, Péricles Góes da (Coord.). Manual para organizações prestadoras de serviço de saúde – OPSS: roteiro de construção do manual brasileiro de acreditação ONA 2022 / Coordenação Científica: Péricles Góes da Cruz; Gilvane Lolato. Edição especial. – Brasília: ONA, 2021. 93 p. il.; 21x29,7 cm. FELLI, V.E.A.; PEDUZZI, M.P. O trabalho gerencial em enfermagem. In.: Kurcgant, P. coordenadora. Gerenciamento de enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. p.1-12. FILHO, Jabiael Carneiro da Silva; SILVA, Isabela Najela Nascimento da; OLIVEIRA, Jéssica Alcântara de Lira; BARBOSA, Mirella de Souza; AZEVEDO, Jairane Evely de Castro; GALVÃO, Maria Eunice da Silva Mattos.O papel do enfermeiro na gestão de qualidade: revisão de literatura. Saúde Coletiva, Barueri, v. 9, n. 48, p. 1382–1386, 2020. DOI: 10.36489/saudecoletiva.2019v9i48p1382 - 1386. Disponível em: https://revistas.mpmcomunicacao.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/99. Acesso em: 13 jun. 2022. KURCGANT P. Administração em enfermagem. São Paulo: EPU, 1991. SANTOS, J.L.G.; PESTANA, A.L.; GUERRERO, P.; MEIRELLES, B.S.H.; ERDMANN, A.L. Práticas de enfermeiros na gerência do cuidado em enfermagem e saúde: revisão integrativa. Rev. Bras. Enf.. [Internet] 2013; 66(2) [acesso em 2021 out 2021]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/zpPkwjwD6CkNvKnXvRWmXQv/?format=pdf&lang=pt
O projeto será desenvolvido em parceria com coordenação de Enfermagem do Hospital Nossa Senhora da Saúde (HNSS). Em suas atividades há a previsão contínua com profissionais e pacientes do hospital irá fortalecer a interação dialógica da comunidade acadêmica da UFVJM com a comunidade de Diamantina e região, tendo em vista que o HNSS é referência para vários municípios da região.
As atividades do projeto serão desenvolvidas por acadêmicos do curso de enfermagem em interação contínua com profissionais de enfermagem e de outras áreas da saúde que atual no HNSS.
O desenvolvimento do projeto servirá para reforçar conteúdos já ensinados em disciplinas do curso de Enfermagem. Acredita-se que os trabalhos realizados possam contribuir com a formação dos acadêmicos envolvidos, seja através do conhecimento desenvolvido e pela experiência e interação com a comunidade em geral e sua realidade. O que poderá contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde ofertados no HNSS e reforçar a parceria de longa data existente entre as instituições.
A inserção precoce de acadêmicos de enfermagem no contexto da gestão hospitalar, o que poderá contribuir para o desenvolvimento de competências para a tomada de decisões, de atenção a saúde, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, além de educação permanente. Reforçando o que é preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem.
Acredita-se que com este projeto possa fortalecer a relação entre a universidade e a região em que está inserida, através não apenas na realização de tarefas mas na produção de conhecimento, na sua aplicação e difusão para profissionais e pacientes atendidos de toda região. Isso possibilitará o fortalecimento da formação dos estudantes bem como do impacto de sua atuação na comunidade em que está inserido, contribuindo, desta forma, para a promoção de qualidade de vida de toda comunidade
As ações do projeto serão divulgadas pelas mídias sociais através de uma página no Instagram. Mídias estão em fase de construção.
Público-alvo
As ações envolverão toda equipe de enfermagem e profissionais de saúde do HNSS, que chega a. cerca de 400 profissionais dentre enfermagem, médicos, nutricionistas e outros.
Pacientes beneficiários indiretos do projeto e diretos dos serviços prestados pela equipe de profissionais.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
A coordenação de enfermagem do HNSS e profissionais de enfermagem envolvidos no projeto contribuirão não apenas com espaço fisico mas com a interação continua com os acadêmicos do projeto, através de suporte técnico e supervisão.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 286 h
- Manhã;
- Tarde;
- visita apara a conferência de pastas de documentação para o recolhimento de atestados, folhas de ponto e demais demandas para lançamento e registro; envio de atestados e entrega das folhas de ponto corrigidas ao setor de recursos humanos (RH) para que as faltas sejam abonadas e devidamente justificadas, além do lançamento das mesmas na planilha de indicadores de RH para alimentação de indicadores internos necessários para reuniões e comparações futuras; envio das pendências aos enfermeiros para que os mesmos possam corrigi-las; dimensionamento de pessoal por coberturas e atestados para que seja mantida a assistência segura e suficiente e envio de SINAN e SINASC para a Secretaria Municipal de Saúde. Há ainda outros processos que podem ser feitos semanalmente devida menor ocorrência, como o envio dos relatórios para a delegacia dos casos de violência sexual. - visita para a conferência do preenchimento dos mapas de geladeiras, esta conferência é realizada para que seja garantida a qualidade e segurança dos leitos e dos medicamentos que ficam armazenados em baixa temperatura. Em seguida é feita a análise dos registros das temperaturas feitos pelos profissionais. - produção de formulários que otimizem a busca pelo alinhamento dos processos assistências desenvolvidos em cada setor. Para realização destas atividades é necessário que seja formulado inicialmente um checklist com algumas questões mais gerais e posteriormente em uma conversa com o setor específico, o formulário é adaptado de forma que sejam estabelecidos os itens preconizados em cada assistência separadamente, a fim de ordenar a atuação dos turnos. - desenvolvimento de arte para divulgações de informações, capacitações e demais; - participação em capacitações e treinamentos; - acesso ao sistema hospitalar (prontuários, documentações) para conferência de documentos e pendências para posterior envio de documentos a auditoria
- Manhã;
- Tarde;
- conferência de pastas de documentação para o recolhimento de atestados, folhas de ponto e demais demandas para lançamento e registro; envio de atestados e entrega das folhas de ponto corrigidas ao setor de recursos humanos (RH) para que as faltas sejam abonadas e devidamente justificadas, além do lançamento das mesmas na planilha de indicadores de RH para alimentação de indicadores internos necessários para reuniões e comparações futuras; envio das pendências aos enfermeiros para que os mesmos possam corrigi-las; dimensionamento de pessoal por coberturas e atestados para que seja mantida a assistência segura e suficiente e envio de SINAN e SINASC para a Secretaria Municipal de Saúde. Há ainda outros processos que podem ser feitos semanalmente devida menor ocorrência, como o envio dos relatórios para a delegacia dos casos de violência sexual.
- Manhã;
- Tarde;
- visita para a conferência do preenchimento dos mapas de geladeiras, esta conferência é realizada para que seja garantida a qualidade e segurança dos leitos e dos medicamentos que ficam armazenados em baixa temperatura. Em seguida é feita a análise dos registros das temperaturas feitos pelos profissionais. - produção de formulários que otimizem a busca pelo alinhamento dos processos assistências desenvolvidos em cada setor. Para realização destas atividades é necessário que seja formulado inicialmente um checklist com algumas questões mais gerais e posteriormente em uma conversa com o setor específico, o formulário é adaptado de forma que sejam estabelecidos os itens preconizados em cada assistência separadamente, a fim de ordenar a atuação dos turnos. - desenvolvimento de arte para divulgações de informações, capacitações e demais; - participação em capacitações e treinamentos; - acesso ao sistema hospitalar (prontuários, documentações) para conferência de documentos e pendências para posterior envio de documentos a auditoria - realização de entrevista e seleção de candidatos a emprego; - conferência e registro no sistema de testes rápidos (SISloglab)
- Manhã;
- Tarde;
- visita para a conferência de pastas de documentação para o recolhimento de atestados, folhas de ponto e demais demandas para lançamento e registro; envio de atestados e entrega das folhas de ponto corrigidas ao setor de recursos humanos (RH) para que as faltas sejam abonadas e devidamente justificadas, além do lançamento das mesmas na planilha de indicadores de RH para alimentação de indicadores internos necessários para reuniões e comparações futuras; envio das pendências aos enfermeiros para que os mesmos possam corrigi-las; dimensionamento de pessoal por coberturas e atestados para que seja mantida a assistência segura e suficiente e envio de SINAN e SINASC para a Secretaria Municipal de Saúde. Há ainda outros processos que podem ser feitos semanalmente devida menor ocorrência, como o envio dos relatórios para a delegacia dos casos de violência sexual. - visita para a conferência do preenchimento dos mapas de geladeiras, esta conferência é realizada para que seja garantida a qualidade e segurança dos leitos e dos medicamentos que ficam armazenados em baixa temperatura. Em seguida é feita a análise dos registros das temperaturas feitos pelos profissionais. - participação em reuniões de equipe de enfermagem com a coordenação para o repasse de informações, feedbacks, alinhamento de condutas e demais, como reclamações, melhorias e elogios. - produção de formulários que otimizem a busca pelo alinhamento dos processos assistências desenvolvidos em cada setor.
- Manhã;
- Tarde;
- conferência de pastas de documentação para o recolhimento de atestados, folhas de ponto e demais demandas para lançamento e registro; envio de atestados e entrega das folhas de ponto corrigidas ao setor de recursos humanos (RH) para que as faltas sejam abonadas e devidamente justificadas, além do lançamento das mesmas na planilha de indicadores de RH para alimentação de indicadores internos necessários para reuniões e comparações futuras; envio das pendências aos enfermeiros para que os mesmos possam corrigi-las; dimensionamento de pessoal por coberturas e atestados para que seja mantida a assistência segura e suficiente - visita para a conferência do preenchimento dos mapas de geladeiras, esta conferência é realizada para que seja garantida a qualidade e segurança dos leitos e dos medicamentos que ficam armazenados em baixa temperatura. Em seguida é feita a análise dos registros das temperaturas feitos pelos profissionais. - participação em reuniões de equipe de enfermagem com a coordenação para o repasse de informações, feedbacks, alinhamento de condutas e demais, como reclamações, melhorias e elogios. - produção de formulários que otimizem a busca pelo alinhamento dos processos assistências desenvolvidos em cada setor. Para realização destas atividades é necessário que seja formulado inicialmente um checklist com algumas questões mais gerais e posteriormente em uma conversa com o setor específico, o formulário é adaptado de forma que sejam estabelecidos os itens preconizados em cada assistência separadamente, a fim de ordenar a atuação dos turnos. - desenvolvimento de arte para divulgações de informações, capacitações e demais; - participação em capacitações e treinamentos;
- Manhã;
- Tarde;
O projeto será apresentado para a equipe de profissionais de enfermagem e a instituição
- Manhã;
- Tarde;
- visita para a conferência do preenchimento dos mapas de geladeiras, esta conferência é realizada para que seja garantida a qualidade e segurança dos leitos e dos medicamentos que ficam armazenados em baixa temperatura. Em seguida é feita a análise dos registros das temperaturas feitos pelos profissionais. - visita para o levantamento de indicadores de funcionalidade do setor para o cumprimento das metas estabelecidas pelo plano da Rede Cegonha. Para isto, são coletados e registrados em planilha dados sobre os nascimentos, como o Apgar e demais. - produção de formulários que otimizem a busca pelo alinhamento dos processos assistências desenvolvidos em cada setor. Para realização destas atividades é necessário que seja formulado inicialmente um checklist com algumas questões mais gerais e posteriormente em uma conversa com o setor específico, o formulário é adaptado de forma que sejam estabelecidos os itens preconizados em cada assistência separadamente, a fim de ordenar a atuação dos turnos. - desenvolvimento de arte para divulgações de informações, capacitações e demais; - participação em capacitações e treinamentos;
- Manhã;
- Tarde;
- visita apara a conferência de pastas de documentação para o recolhimento de atestados, folhas de ponto e demais demandas para lançamento e registro; envio de atestados e entrega das folhas de ponto corrigidas ao setor de recursos humanos (RH) para que as faltas sejam abonadas e devidamente justificadas, além do lançamento das mesmas na planilha de indicadores de RH para alimentação de indicadores internos necessários para reuniões e comparações futuras; envio das pendências aos enfermeiros para que os mesmos possam corrigi-las; dimensionamento de pessoal por coberturas e atestados para que seja mantida a assistência segura e suficiente e envio de SINAN e SINASC para a Secretaria Municipal de Saúde. Há ainda outros processos que podem ser feitos semanalmente devida menor ocorrência, como o envio dos relatórios para a delegacia dos casos de violência sexual. - visita para a conferência do preenchimento dos mapas de geladeiras, esta conferência é realizada para que seja garantida a qualidade e segurança dos leitos e dos medicamentos que ficam armazenados em baixa temperatura. Em seguida é feita a análise dos registros das temperaturas feitos pelos profissionais. - produção de formulários que otimizem a busca pelo alinhamento dos processos assistências desenvolvidos em cada setor. Para realização destas atividades é necessário que seja formulado inicialmente um checklist com algumas questões mais gerais e posteriormente em uma conversa com o setor específico, o formulário é adaptado de forma que sejam estabelecidos os itens preconizados em cada assistência separadamente, a fim de ordenar a atuação dos turnos. - desenvolvimento de arte para divulgações de informações, capacitações e demais; - participação em capacitações e treinamentos; - acesso ao sistema hospitalar (prontuários, documentações) para conferência de documentos e pendências para posterior envio de documentos a auditoria