Detalhes da ação

Linguagem em Movimento: Ciclo de comunicações em Linguística Aplicada - formação de professores e ensino-aprendizagem de línguas.

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000157

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

15/02/2023

Data Fim

31/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

heliandro rosa de jesus

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Formação Docente

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 250 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Resumo

O presente projeto tem como objetivo a realização de ciclos de atividades acadêmicas (palestras, oficinas, conferências, mesas redondas, minicursos, etc.) com temas relacionados com Linguística Aplicada e aos estudos sobre ensino/aprendizagem/aquisição de línguas e à Formação de professores de línguas, além de outros temas relevantes que reflitam sobre o uso da linguagem na sociedade.


Palavras-chave

Linguística Aplicada. Ensino e aprendizagem de Línguas. Formação de professores de línguas.


Introdução

A importância das línguas estrangeiras na sociedade em que vivemos é indiscutível. Seja na escola básica, em cursos de idiomas ou em meios digitais; seja por aproximação cultural, trabalho, turismo ou por interesses acadêmicos ou particulares, existe um número significante de pessoas estudando um outro idioma. Por isso, pensar na formação integral inicial e continuada dos professores de línguas é fundamental, pois, são eles os responsáveis pelo ensino da língua, pela sua divulgação e pela transmissão dos seus significados aos alunos. Portanto, é importante que haja cada vez mais propostas que relacionem as práticas investigativas e acadêmicas com a vivência prática e teórica dos alunos dos cursos de letras e dos professores de línguas de escolas e outras instituições de ensino. Cremos que, desse modo, os envolvidos possam estar sempre atualizados no que diz respeito às práticas de ensino e aos temas acadêmicos relacionados à sua área de atuação. Nesse aspecto, o projeto Linguagem em Movimento: Ciclo de comunicações em Linguística Aplicada - formação de professores e ensino-aprendizagem de línguas pretende desenvolver uma série de eventos e atividades nas áreas de Linguística Aplicada (LA) e de estudos sobre línguas estrangeira e materna tais como: metodologias de ensino, processos de aquisição, ensino e aprendizagem, políticas linguísticas, formação de professores, letramentos e multiletramentos, entre outros. O projeto será realizado em parceria com as áreas de Espanhol e de Inglês do Curso de Letras da UFVJM, com o Laboratório de Práticas de Ensino de Línguas (LAPEL) e com o Grupo de Pesquisa: Formação de Professores de Línguas e Literaturas (FORPROLL – UFVJM/CNPq). Este projeto tem como principal objetivo a divulgação das investigações desenvolvidas no âmbito da Linguística Aplicada e dos estudos sobre línguas estrangeiras (LE) e materna em diferentes instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no mundo. Foca, para tanto, no desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos do curso de letras da UFVJM, futuros professores, e na atualização teórica e didático-metodológica de professores de línguas de Diamantina e região. O projeto será desenvolvido ao longo de um ano e os eventos serão realizados uma vez por mês de forma presencial e/ou de forma remota via plataforma on-line. O gênero de comunicação a ser apresentado será escolhido pelos professores e/ou pesquisadores convidados, que terão total liberdade de escolher aquele que mais o interessa ou que mais se adeque à sua proposta, podendo ser palestras, oficinas, minicursos, mesas redondas, entre outros.


Justificativa

A Linguística Aplicada (LA) surgiu a meados da década de 1940 do século passado como uma subárea da Linguística Geral ou Teórica. Sua principal característica era a aplicação das teorias desta ciência para o desenvolvimento de métodos de ensino de LE. Somente no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, tivemos movimentos de emancipação da LA com o intuito de constitui-la como ciência. Assim, a LA se desvinculou da Linguística teórica e expandiu suas propostas de investigação tornando-se uma ciência autônoma e interdisciplinar, abraçando como objeto de investigação a linguagem em uso, principalmente, em contextos escolares. Ao final dos anos 1990 e início dos anos 2000, a LA passa por mais uma mudança de paradigmas: esta se distancia do ensino aprendizagem de línguas estrangeiras e se aproxima das Ciências Sociais, expandindo ainda mais sua área de atuação. Segundo Moita Lopes (2011, p. 17), neste momento, ela passa a investigar “contextos de ensino aprendizagem de língua materna, no campo dos letramentos, e de outras disciplinas do currículo, e em outros contextos institucionais (mídia, empresa, delegacia de polícia, clínica médica, etc)”. Hoje em dia, podemos definir a LA como uma ciência crítica, transgressiva, mestiça, ideológica que se centra nas relações interpessoais e nas práticas sociais de uso da língua. Seu objetivo se volta à “resolução de problemas da prática de uso da linguagem dentro e fora da sala de aula” (MOITA LOPES, 2011, p. 17). Mesmo com um histórico de renovação e expansão dos seus objetivos e objetos de investigação, um dos principais focos de atenção dos estudos da Linguística Aplicada é, ainda hoje, os estudos relacionados com as línguas estrangeiras. Processo de ensino e aquisição de línguas, metodologias de ensino e formação de professores são alguns exemplos de temas que continuam sendo bastante investigados pelos linguistas aplicados. No entanto, como uma ciência da linguagem que se aproxima cada vez mais dos estudos críticos vindos das Ciências Sociais, têm-se colocado como foco os aspectos reflexivos nestes estudos. Sendo assim, podemos elencar temas como: Aquisição de línguas em contextos emergenciais por migrantes; Ensino crítico de línguas; Formação crítica inicial e continuada de professores; Metodologias ativas no ensino de línguas; Translinguagem, bilinguismo e línguas em contato; Políticas Linguísticas, entre outros. Para tanto, o projeto Linguagem em Movimento: Ciclo de comunicações em Linguística Aplicada - formação de professores e ensino-aprendizagem de línguas pretende servir de ponte entre os conhecimentos teóricos da LA a partir da interação entre professores pesquisadores de diferentes instituições e os alunos do curso de Letras e professores de línguas de Diamantina e região, principalmente. Segundo Rajagopalan (2008), o professor deve criar meios para que o aluno leve para dentro da sala de aula suas vivências e expectativas, ou seja, ele deve envolver a vida do aluno fora da escola e relacioná-la com os conhecimentos adquiridos durante as aulas. Nesse sentido, não cabe mais aquela visão de que o papel do professor é somente o de repassar conteúdos aos alunos como se esses fossem meros receptores passivos. Este mesmo autor comenta sobre o fato de que a LE não pode fugir do seu papel de formadora da identidade social e individual dos alunos através do (re)conhecimento das diferentes culturas e modos de pensar e da relação que isso tem com a construção da sua própria identidade (RAJAGOPALAN, 2008). Portanto, a relação entre Linguística Aplicada e a formação de professores de línguas deve possibilitar, ao futuro docente, a compreensão do seu exercício em sua integralidade, envolvendo vivência e construção de identidade. Dessa maneira, fica claro que se deve ter uma visão mais ampliada do que seja a aprendizagem e o ensino de LE, pois, saber uma outra língua está muito além de conhecer suas estruturas e funções linguísticas ou comunicativas. Deve-se, também, levar em consideração a participação do aprendiz nas diferentes esferas da nossa sociedade globalizada, o que o leva a uma maior interação com o mundo que o cerca e com as oportunidades que esse mundo lhe oferece. Dessa forma, no que se refere à formação de professores de LE, percebemos que os conhecimentos das teorias da LA, assim como suas concepções de língua e de ensino atua de maneira bastante eficaz no desenvolvimento das competências didático-metodológica dos professores e futuros professores. Acreditamos que isso ocorre, principalmente, pela área propor a integração dos componentes linguísticos, pragmáticos e discursivos com os temas sociais, (inter)culturais, políticos e a própria (res)significação do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) . Outro aspecto do ensino de LE bastante discutido na atualidade e que tem sido estudado pelos linguistas aplicados, é o uso das novas mídias e redes sociais. Nesse sentido, conhecer as propostas da LA sobre o tema, sobremaneira sobre os papéis do professor e do aluno em sala de aula, é de suma importância. Qualquer proposta de ensino de língua nestes moldes pressupõe, pois, um aluno ativo e autônomo e um professor que seja um mediador/orientador e não mero “repassador de conhecimento” - um docente que pense em um conteúdo linguístico dinâmico, interativo e voltado para os interesses dos estudantes (ARAÚJO & LEFFA, 2012; PAIVA, 2016). Com todos os desafios hoje, tanto para a educação em geral quanto para o ensino de LE nas escolas, a formação de professores de línguas deve estar ancorada em atividades teóricas e práticas que os preparem para atuar de forma consciente sobre o papel que irá exercer na formação intelectual, cidadã e social dos alunos. Dessa forma, o projeto Linguagem em Movimento: Ciclo de comunicações em Linguística Aplicada - formação de professores e ensino-aprendizagem de línguas se constitui como uma ferramenta de formação de professores por seu intuito de servir como forma de acesso às teorias da LA, sobremaneira no que diz respeito às teorias sobre ensino de línguas, formação de professores e o papel da linguagem nos processos sociais.


Objetivos

Geral: Fomentar a interação entre professores pesquisadores de diferentes instituições e os alunos do curso de Letras e professores de línguas de Diamantina e região a partir dos construtos da Linguística Aplicada. Específicos: Promover o protagonismo discente a partir de atividades que contribuem com sua formação profissional, interpessoal e interdisciplinar. Impulsionar a transformação social através do diálogo entre alunos, professores e outros profissionais que atuem em diferentes contextos educacionais.


Metas

Formação crítica dos estudantes de letras da UFVJM. Formação continuada para professores de línguas de Diamantina e região. Integração entre conhecimentos teóricos e práticos na formação do professor de línguas.


Metodologia

O projeto Linguagem em Movimento: Ciclo de comunicações em Linguística Aplicada - formação de professores e ensino-aprendizagem de línguas será realizado mensalmente e contará com as seguintes ações metodológicas: 1. Reuniões mensais para decidir o professor e/ou pesquisador convidado, assim, como o tema da Comunicação, o tipo de atividade que ele desenvolverá e a data de realização. 2. Divulgação da Comunicação à comunidade acadêmica e não acadêmica. 3. Inscrições da Comunicação. 4. Realização da comunicação. 5. Entrega dos certificados de participação. 6. Avaliação, com a equipe organizadora, das ações realizadas.


Referências Bibliográficas

ALMEIDA FILHO, J. C. P de. Aspectos da formação de professores de línguas: pressupostos de área, práticas e representação. Campinas: Pontes Editores, 2022. ARAÚJO, J. & LEFFA, J. Redes sociais e ensino de línguas: o que temos de aprender?. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. FORPROEX - FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Plano Nacional de Extensão Universitária. Ilhéus: Editus, 2001. (Extensão Universitária, v.1). ______. Avaliação Nacional da Extensão Universitária. Brasília: MEC/SESu; Paraná: UFPR; Ilhéus, BA: UESC, 2001a. (Extensão Universitária, v.3). ______. Extensão Universitária: Organização e Sistematização. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras Belo Horizonte: COOPMED, 2007. Coleção Extensão Universitária; v.6). MOITA LOPES, L. P. da. Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. MOITA LOPES, L. P. da. Linguística Aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto Linguagem em Movimento: Ciclo de comunicações em Linguística Aplicada - formação de professores e ensino-aprendizagem de línguas está posto como uma oportunidade de diálogo e interação ativa entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, pois, tem como objetivo a promoção de eventos destinados tanto aos alunos e futuros professores do curso de Letras (e para alunos de outros cursos interessados nos temas) como para professores de línguas de escolas da rede básica e comunidade em geral que tenham interesse na Linguística Aplicada e nos estudos sobre ensino, aquisição e aprendizagem línguas.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A Linguística Aplicada e os estudos sobre línguas possuem naturalmente caráter interdisciplinar, já que alia em seus temas e investigações inúmeras ciências tanto da linguagem como de outras áreas. Portanto, o projeto Linguagem em Movimento: Ciclo de comunicações em Linguística Aplicada - formação de professores e ensino-aprendizagem de línguas possui em suas características e propostas o caráter interdisciplinar e interprofissional pois propõe uma série de eventos para a interação e integração ativa entre pesquisadores, professores, estudantes e sociedade geral que se interessa pelos temas.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto Linguagem em Movimento: Ciclo de comunicações em Linguística Aplicada - formação de professores e ensino-aprendizagem de línguas promoverá a interação entre pesquisadores da Linguística Aplicada com formadores de professores, alunos do curso de letras e outros e professores de línguas da rede básica de ensino. Dessa forma, atuará de maneira a integrar os três pilares da universidade a partir do compartilhamento dos conhecimentos acadêmicos com a comunidade em geral e dos conhecimentos da comunidade extra universitária com os acadêmicos, professores e pesquisadores da universidade. O objetivo será sempre o diálogo, a interação e o compartilhamento de metodologias, técnicas e experiências entre todos os participantes do projeto.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O projeto Linguagem em Movimento: Ciclo de comunicações em Linguística Aplicada - formação de professores e ensino-aprendizagem de línguas busca impactar de forma direta na formação acadêmica e profissional dos estudantes de Letras da UFVJM, principalmente, pois contará com ações que os colocam em contato com diversas ideias, pesquisas, temas e profissionais da área da Linguística Aplicada e dos estudos da área de línguas estrangeiras. A participação dos alunos no projeto não se restringirá a monitoria ou auxílio para os demais participantes, pelo contrário, atuarão de forma ativa e ficarão responsáveis pela tomada de decisões, organização e posta em prática de todas as ações juntos com os professores e pesquisadores.


Impacto e Transformação Social

O projeto Linguagem em Movimento: Ciclo de comunicações em Linguística Aplicada - formação de professores e ensino-aprendizagem de línguas tem como foco, também, a participação de pessoas da sociedade em geral interessadas nos estudos sobre línguas e da Linguística Aplicada, principalmente, de professores da rede básica de ensino de Diamantina e da região com o intuito de promover a sua formação continuada colocando-os em contato com novas tendências metodológicas e propostas de pesquisa de temas que fazem parte do seu dia-a-dia. Além disso, sabendo ser a educação a principal fonte de transformação social e que as línguas estrangeiras tem um papel importante para a integração regional e acesso à culturas diferentes, este projeto propõe ser um canal de diálogo e de compartilhamento de experiências práticas e técnicas inovadoras de ensino que pretendem transformar a sala de aula de línguas estrangeiras em ambientes promotores de transformações sociais.


Divulgação

A divulgação se dará através do site oficial da UFVJM e da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, bem como das redes sociais do curso de Letras e outras.


Público-alvo

Descrição

Alunos do curso de Letras da UFVJM e futuros professores de Línguas Estrangeiras (Espanhol e Inglês) e Língua Portuguesa.

Descrição

Professores de Línguas Estrangeiras (Espanhol, Inglês e outras) e de Língua Portuguesa de escolas (públicas e particulares) e outras instituições de ensino de Diamantina e região.

Descrição

Alunos de outros cursos da UFVJM e membros da comunidade em geral que se interessam pelos estudos da Linguística Aplicada, Formação de Professores e ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras e Materna.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 100 h

Carga Horária 25 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

1. Organização da Comunicação: reuniões e discussões para definir o convidado, o tipo de comunicação, o tema e a data da atividade. 2. Elaboração do material de divulgação do evento. 3. Divulgação e inscrições do evento. 4. Realização do evento.

Carga Horária 25 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Seleção de membros da equipe, planejamento, capacitação da equipe, divulgação do projeto.

Carga Horária 25 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização das atividades do projeto e acompanhamento e avaliação de cada Ciclo de Comunicações.

Carga Horária 25 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Avaliação e conclusão do projeto. Análise das ações e probabilidade de continuidade.