Detalhes da ação

Utilização do software Gurupi Isotherms Plot (GIP) - uma alternativa gratuita e intuitiva como ferramenta para o Ensino de Físico-Química

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202206000002

Tipo da Ação

Cursos Online

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

01/08/2022

Data Fim

30/12/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

paulo vitor brandão leal

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 45 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Resumo

O Gurupi Isotherms Plot (GIP) foi um software desenvolvido por grupo de pesquisa que envolve pesquisadores da UFT e do IECT-UFVJM. O software em questão é gratuito e possui uma interface interativa e de fácil utilização. O mesmo foi desenvolvido para ser ferramenta para alunos de graduação e pós-graduação, uma vez que as análises de modelos isotérmicos envolvem cálculos complexos. Assim, sua divulgação nas comunidades acadêmicas é uma etapa importante pensando em sua popularização.


Palavras-chave

Ensino de Química, isotermas de adsorção, modelos isotérmicos, softwares gratuitos e intuitivos


Introdução

A determinação de isotermas de adsorção é uma ferramenta usada para caracterizar adsorventes. No entanto, a interpretação correta das isotermas requer a avaliação de alguns fatores, tais como: tamanho dos poros, propriedades do adsorvato e sua afinindade com o adsorvente, entre outros (Kwiatkowski,et al 2014). Nesse contexto, a modelagem é importante para auxiliar na interpretação de resultados experimentais e útil para a determinação de propriedades (Knani et al, 2014). Investigações computacionais podem ser entendidas como um instrumento preditivo para a orientação de análises experimentais bem como auxílio na compreensão de resultados com o intuito de alcançar maior eficiência além de interpretar vários aspectos de um processo (Deka & Bhattacharyya, 2015). De modo a minimizar os esforços necessários para se realizar ensaios de adsorção, a utilização de ferramentas computacionais que possibilitam não somente a redução do tempo empregado como o aumento da praticidade no tratamento e análise de dados são de suma importância (Boulinguiez etal, 2008; Foo & Hameed, 2010). Pensando nisso, um grupo de pesquisadores do programa de Pós-graduação em Química da UFT e do IECT - UFVJM desenvolveram um software para o tratamento de dados de análises de modelos isotérmicos de adsorção, denominado Gurupi Isotherms Plot (GIP), com intuito de disponibilizar, de forma gratuita uma ferramenta computacional com interface gráfica intuitiva e amigável. Nessa primeira versão do software é possível calcular as isotermas a partir dos modelos de Langmuir, Freundlich, Dubinin - Raduskevich de forma rápida, simples e eficiente.


Justificativa

Os cálculos dos modelos isotérmicos, seja num contexto de aula de Físico-química, ou em diferentes projetos de pesquisa envolvem cálculos complexos, muitas vezes realizados a partir de regressões lineares em calculadoras. A regressão linear é, de fato, mais fácil de usar e interpretar, mas em contraponto pode não fornecer bons ajustes. Mesmo que a regressão linear possa modelar diferentes curvas, pode ocorrer de não se enquadrar de forma adequada a curva específica do diagrama de dispersão. O emprego de regressão não-linear, apesar de mais trabalhoso, pode fornecer resultados de ajustes mais precisos. Porém, relaciona-se a análises mais complexas. Uma alternativa a essa questão é a utilização de softwares que calculam esses modelos isotérmicos a partir das equações não lineares. No entanto, os softwares disponíveis no mercado são pagos. Com intuito de auxiliar nessa questão o Gurupi Isotherms Plot (GIP), foi desenvolvido. O software é livre, apresenta um interface de fácil uso e uma resposta rápida (na casa de segundos). Desse modo, o GIP apresenta-se como uma alternativa gratuita, rápida e eficiente para auxiliar alunos e pesquisadores em estudos de processos adsortivos. Apesar do software já ter sido registrado e um artigo sobre o mesmo ter sido publicado (Castro et al, 2021), etapas para sua divulgação e popularização são importantes. Assim, a proposição em questão tem por objetivo central apresentar o software para comunidade acadêmica da UFVJM, a princípio, a partir de um minicurso sobre análises de modelos isotérmicos de adsorção por softwares livres e calculadora.


Objetivos

OBJETIVO GERAL Desenvolver um minicurso sobre análises de modelos isotérmicos de adsorção por softwares livres e calculadora, com intuito de popularizar o Gurupi Isotherms Plot.


Metas

As metas propostas a partir do mini-curso são: - Apresentar os modelos de Langmuir, Freundlich e Dubinin-Raduskevich; - Realizar cálculos dos modelos de Langmuir e Freundlich na calculadora (a partir de equações linearizadas); - Realizar cálculos dos modelos de Langmuir, Freundlich e Dubinin - Raduskevich no Gurupi Isotherms Plot. - Aplicar questionários para um possível Feedback sobre o software; - Contribuir com a popularização do software como ferramenta importante para o Ensino de Físico-quimica.


Metodologia

O minicurso será planejado considerando 15 horas totais divididos em três encontros de 5 horas da seguinte forma: Encontro 1 - Introdução sobre os modelos isotérmicos de adsorção, com ênfase nos modelos de Langmuir, Freundlich e Dubinin-Raduskevich e apresentação do Gurupi Isotherms Plot; Encontro 2 - Análises dos modelos de Langmuir e Freundlich a partir de cálculos realizados em calculadoras científicas com base exercícios propostos em literaturas específicas; Obs.: O modelo de Dubinin-Raduskevich não será considerado nessa etapa por envolver uma equação complexa; Encontro 3 - Análises dos modelos de Langmuir e Freundlich e Dubinin-Raduskevich utilizando o GIP com base exercícios propostos em literaturas específicas


Referências Bibliográficas

Boulinguiez, B.; Cloirec, P. L.; Wolbert, D.; Langmuir 2008, 24, 6420. Castro, D. A.; Milhomem, M.P.S.; Pereira, D.H.; Leal, P.V.B.; Química Nova, 2021, 44, 1028-1035. Deka, B. C.; Bhattacharyya, P. K.; Comput. Theor. Chem. 2015, 1051, 35. Foo, K.; Hameed, B.; Chem. Eng. J. 2010, 156, 2. Kwiatkowski, M.; Duda, J. T.; Duda, J. M.; Colloids Surf., A 2014, 457, 449. Knani, S.; Aouaini, F.; Bahloul, N.; Khalfaoui, M.; Hachicha, M.A.; Lamine, A. B.; Physica A: Statistical Mechanics and its applications 2014, 400, 57.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A intenção da divulgação do software é fomentar novas tecnologias do Ensino Aprendizagem para o Ensino de Química, com destaque para o Ensino de Físico-quimica e Química Ambiental, seja num contexto de Graduação e Pós-graduação, seja para alunos de Iniciação PIBIC-Jr que trabalham com adsorção. Além disso, estudos sobre o processos adsortivos, são pensados como estratégias que visam o Desenvolvimento Sustentável que perpassa pelo desenvolvimento ambiental, desenvolvimento social e desenvolvimento econômico. Assim, a proposição em questão, considera uma interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade, seja no sentido de ser proposto para um público distinto, seja na busca de ferramentas que auxiliem com o Desenvolvimento Social.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Análises de modelos cinéticos de adsorção perpassam por diferentes áreas do conhecimento pois, como é pensada para o tratamento de efluentes, o enfoque do trabalho e consequentemente a área de atuação pode ser diferente. Como exemplo dessa interdisciplinaridade a referência Leal, et al 2021 pode ser citada. Onde os autores propuseram um adsorvente alternativo para remoção de eteramina (coletor catiônico na mineração de Ferro), nesse exemplo é possível identificar a interdisciplinaridade nas seguintes áreas: Físico-Química, Química Ambiental, Engenharia de Minas com destaque para Flotação, Engenharia de Materiais com destaque para o desenvolvimento de novos materiais. Assim, a divulgação do software além de contribuir para o desenvolvimento de novas práticas para o Ensino de Química, coloca à disposição de diferentes receptores, de diferentes áreas do conhecimento, um programa de fácil operação, interpretação e gratuito.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A proposição de estratégias que auxiliem com desenvolvimento de metodologias para o Ensino de Química, principalmente considerando Metodologias Ativas de Ensino, a partir da utilização de softwares contribuem de forma direta para a melhoria do Ensino. O software em questão pode fomentar e facilitar atividades de pesquisa e como é uma ferramenta gratuita, pode ser acessado por diferentes pesquisadores, de diferentes áreas do conhecimento. Além disso, proposições que contribuem para o desenvolvimento sustentável, tem uma relação direta com a sociedade, uma vez que esse Desenvolvimento Sustentável é a inter-relação entre Desenvolvimento Ambiental, Social e Econômico. Assim, uma relação direta com a sociedade. Desse modo, a indissociabilidade entre Ensino, pesquisa e extensão é atendida pela proposta.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O impacto é de grande contribuição no desenvolvimento do estudante, seja no bolsista ou seja nos participantes do curso, pois, a proposta parte de uma Metodologia Ativa para o Ensino de Físico-química, a partir de um software intuitivo e gratuito, que tem como objetivo central, gerar dados precisos, rápidos e de fácil interpretação.


Impacto e Transformação Social

Como abordado anteriormente, ferramentas que auxiliem com o Desenvolvimento Sustentável tem um impacto direto na transformação social uma vez que o Desenvolvimento Sustentável é a inter-relação entre Desenvolvimento Ambiental, Social e Econômico. Assim, uma relação direta com a sociedade.


Divulgação

A divulgação será feita pelos Instagram oficiais: do Bacharelado em Ciências e Tecnologia, da Engenharia de Materiais e da Engenharia de Minas do IECT/UFVJM, do Curso Química Ambiental e Programa de Pós Graduação em Química da UFT e de outras redes sociais oficiais das Universidades citadas, existindo a possibilidade.


Público-alvo

Descrição

O curso será pensado para 80 alunos divididos em quatro curso de 15 horas com 20 alunos por curso

Municípios Atendidos

Município

Janaúba - MG

Município

Gurupi - TO

Município

Diamantina - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Unaí - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

O grupo de pesquisa em questão é uma parceria entre professores do IECT/UFVJM e do PPGQ/UFT. Sendo que os professores do IECT atuam como co-orientadores do Mestrado do PPGQ/UFT. Assim, a atuação dos parceiros na elaboração e aplicação do curso será efetiva.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 60 h

Carga Horária 15 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Desenvolvimento das etapas propostas nos sábados 10/09 etapa 01, 17/09 - etapa 2 e 24/09 a etapa 3. Etapa 01 - Vai ser dividida em duas partes: Parte 01 -A atividade vai introduzir o tema sobre adsorção a partir de uma mesa-redonda feita pelos professores Paulo Vitor Brandão Leal e Douglas Henrique Pereira, professores com formação em Físico-química e o aluno cadastrado. Parte 02 - Mesa redonda sobre o software entre os professores, Paulo Vitor Brandão Leal, Douglas Azevedo Castro, Douglas Henrique Pereira, a discente de Mestrado do PPGQ - Adriana Oliveira de Almeida e o discente bolsista selecionado com o objetivo de explicar o funcionamento do software. Etapa 02 - Execução da parte prática sobre a regressão linear em calculadoras científicas; Etapa 03 - Execução da parte prática sobre a utilização do GIP e aplicação dos questionários para avaliação do minicurso;

Carga Horária 15 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Desenvolvimento das etapas propostas nos sábados 08/10 etapa 01, 15/10 - etapa 2 e 22/10 a etapa 3. Etapa 01 - Vai ser dividida em duas partes: Parte 01 -A atividade vai introduzir o tema sobre adsorção a partir de uma mesa-redonda feita pelos professores Paulo Vitor Brandão Leal e Douglas Henrique Pereira, professores com formação em Físico-química e o aluno cadastrado. Parte 02 - Mesa redonda sobre o software entre os professores, Paulo Vitor Brandão Leal, Douglas Azevedo Castro, Douglas Henrique Pereira, a discente de Mestrado do PPGQ - Adriana Oliveira de Almeida e o discente bolsista selecionado com o objetivo de explicar o funcionamento do software. Etapa 02 - Execução da parte prática sobre a regressão linear em calculadoras científicas; Etapa 03 - Execução da parte prática sobre a utilização do GIP e aplicação dos questionários para avaliação do minicurso;

Carga Horária 15 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Desenvolvimento das etapas propostas nos sábados 29/10 etapa 01, 05/11 - etapa 2 e 12/11 a etapa 3. Etapa 01 - Vai ser dividida em duas partes: Parte 01 -A atividade vai introduzir o tema sobre adsorção a partir de uma mesa-redonda feita pelos professores Paulo Vitor Brandão Leal e Douglas Henrique Pereira, professores com formação em Físico-química e o aluno cadastrado. Parte 02 - Mesa redonda sobre o software entre os professores, Paulo Vitor Brandão Leal, Douglas Azevedo Castro, Douglas Henrique Pereira, a discente de Mestrado do PPGQ - Adriana Oliveira de Almeida e o discente bolsista selecionado com o objetivo de explicar o funcionamento do software. Etapa 02 - Execução da parte prática sobre a regressão linear em calculadoras científicas; Etapa 03 - Execução da parte prática sobre a utilização do GIP e aplicação dos questionários para avaliação do minicurso;

Carga Horária 15 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Desenvolvimento das etapas propostas nos sábados 26/11 etapa 01, 03/12 - etapa 2 e 10/12 a etapa 3. Etapa 01 - Vai ser dividida em duas partes: Parte 01 -A atividade vai introduzir o tema sobre adsorção a partir de uma mesa-redonda feita pelos professores Paulo Vitor Brandão Leal e Douglas Henrique Pereira, professores com formação em Físico-química e o aluno cadastrado. Parte 02 - Mesa redonda sobre o software entre os professores, Paulo Vitor Brandão Leal, Douglas Azevedo Castro, Douglas Henrique Pereira, a discente de Mestrado do PPGQ - Adriana Oliveira de Almeida e o discente bolsista selecionado com o objetivo de explicar o funcionamento do software. Etapa 02 - Execução da parte prática sobre a regressão linear em calculadoras científicas; Etapa 03 - Execução da parte prática sobre a utilização do GIP e aplicação dos questionários para avaliação do minicurso;