Visitante
Universidade na Comunidade e Saúde Bucal Móvel
Sobre a Ação
202203000164
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
01/06/2022
31/12/2023
202104000049 - PROGRAMA UNIVERSIDADE NAS COMUNIDADES - (UFVJM&COMUNIDADES)
Dados do Coordenador
helisamara mota guedes
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Educação
Saúde Humana
Estadual
Não
Sim
Sim
Dentro e Fora do campus
Integral
Sim
Membros
A atenção básica consiste em ações de saúde individuais e coletivas que abrangem a promoção, proteção e recuperação da saúde. As ações de saúde bucal e seus resultados são relevantes para a Saúde Pública e para a epidemiologia. O objetivo principal do programa será realizar atendimento clínico odontológico nas Unidades Móveis nos vários seguimentos da população de acordo com o ciclo de vida e através da identificação de demandas, integrando a odontologia nas ações do cuidado integral à saúde.
Odontologia, Saúde Bucal, Tratamento clínico
A atenção básica (AB) caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a promoção, proteção e a recuperação da saúde. Objetiva desempenhar uma atenção integral que impacte na condição de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades (BRASIL, 2012). O programa de Atenção Básica à saúde do Ministério da Saúde (SUS) tem como metas a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o tratamento e reabilitação (BRASIL, 2012). Para tanto, necessitam da participação do indivíduo e da sociedade, pressupondo a integração dos profissionais que compõem as Equipes de Saúde da Família (ESF) (ALMEIDA et al., 2009). Segundo o Ministério da Saúde, as ações de cuidado precoce devem ser priorizadas e realizadas no contexto do trabalho multidisciplinar (BRASIL, 2004). A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e o Ministério da Saúde (MS) estabeleceram como estratégia principal de ação a implantação de redes de atenção à saúde publicando linhas guias normatizando os procedimentos operativos para abarcar toda a população brasileira, incentivando os cuidados primários em saúde, o que impactaria positivamente tanto na saúde da população quanto na organização do sistema de saúde (MINAS GERAIS, 2006). Porém, muitos municípios ainda não possuem estrutura física e nem montante adequado de profissionais para cumprir os pressupostos do Ministério da Saúde, somando a isso, a necessidade de desenvolver atividades extramuros, procurando articulação e integração com os serviços de saúde favorecendo a emersão de propostas de integração docente-assistencial (CÓRDON & BEZERRA, 1994). As atividades de extensão universitária foram criadas com a finalidade de reorientar os projetos pedagógicos na formação do profissional em saúde e formar profissionais com conduta adequada para trabalhar frente às necessidades da população e do sistema de saúde vigente no país, o SUS, além ressaltar a importância do princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, sendo um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político (MALTA et al., 2016). Neste contexto, a integração dialógica deve ser incentivada neste contexto, integrando comunidade/universidade/serviço, cujas práticas devem envolver o conhecimento científico (Universidade) e o conhecimento comum (Comunidades locais não acadêmicas) partindo do pressuposto que, através do diálogo, da integração e difusão de conhecimentos, possibilite operar de forma efetiva na construção de conhecimento integrado, coletivo e contextualizado. Essa interação entre universidade e a sociedade valorizando e desenvolvendo a interação dialógica, a interdisciplinaridade e ação multiprofissional impactarão positivamente na formação do estudante que atuará na prestação dos serviços de saúde, atuando no desenvolvimento social e regional, assim como na possibilidade do aprimoramento das políticas públicas. Impacta também, positivamente, na saúde do paciente, pois este recebe uma atenção integral a sua saúde, a partir do trabalho em equipes multidisciplinares (CECÍLIO & REIS, 2018). Assim, o objetivo do presente programa será promover de forma dialógica o atendimento odontológico às comunidades através das Unidades Móveis de Saúde da UFVJM, com realização de intercâmbios de saberes para formulação de propostas de acordo com as demandas apresentadas pelas comunidades para uma melhor resolução dos problemas. Tal fato impactaria positivamente na formação acadêmica com um esperado e positivo reflexo na saúde da comunidade assistida, bem como na resolutividade do sistema.
Embora vários municípios em Minas Gerais estejam bem organizados na área médica e de enfermagem, ainda se encontram deficitários em relação a assistência odontológica. Assim, o programa visa auxiliar no no cumprimento de demandas apontadas pela própria comunidade através de atendimento odontológico individual e coletivo com ações na atenção primária utilizando as Unidades Móveis de Saúde da UFVJM. O Programa Universidade nas Comunidades e Saúde Bucal Móvel tem como meta a promoção da saúde bucal inserida no contexto da saúde geral do indivíduo contemplando a prevenção de doenças e o tratamento reabilitador (BRASIL, 2012). Somando a isso, visa desenvolver e cumprir as metas de atividades extramuros exigidas, articulando e integrando profissionais, acadêmicos, serviço público de atendimento e sociedade fortalecendo a formação acadêmica e capacitando profissionais para atuação no Sistema Único de Saúde de forma inter-multi-transdisciplinar. Essa interação entre universidade, equipe multiprofissional e a sociedade valoriza o desenvolver da interação dialógica, a interdisciplinaridade incorrendo positivamente na formação de um egresso da graduação com melhor visão das reais necessidades relacionadas à prestação dos serviços de saúde.
OBJETIVOS GERAIS As atividades de saúde têm como objetivo geral inserir o acadêmico em ações extensionistas favorecendo a interação da universidade com a comunidade nas práticas educativas, preventivas e curativas; Propiciar a integração universidade/SUS de forma multiprofissional; Divulgar a UFVJM como precursora na formação de profissionais qualificados para atuar de acordo com as necessidades da comunidade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Inserir o acadêmico em atividades extensionistas; Realizar ações educativas, preventivas e curativas de forma individual e coletiva na população de acordo com o ciclo da vida; Trabalhar em atividades interdisciplinarmente; Participar de grupos operativos direcionados para as Unidades Móveis da UFVJM durante sua estada no respectivo município; Fornecer subsídios aos futuros profissionais para o planejamento e administração de estratégias relativas à promoção de saúde bucal; Proporcionar experiências e habilidades nos cuidados integrais de saúde fora do contexto da estrutura física pré definida; Integrar o acadêmico no contexto das várias áreas da saúde necessárias ao cuidado integral do paciente.
Desenvolver uma atenção integral à saúde dos vários seguimentos da população de acordo com o ciclo da vida, através de ações preventivas e educativas individual e coletiva que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas utilizando as Unidades Móveis de Saúde da UFVJM; Fazer a interlocução entre as várias especialidade da saúde para o cuidado integral da população de acordo com a demanda levantada por cada município a ser atendido; Capacitar o discente à trabalhar em equipe; Reforçar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; Auxiliar na formação do egresso capacitado à atuar nas demandas da população o que irá impactar positivamente na comunidade assistida por eles; Propiciar ao acadêmico atuação extramuros agindo como facilitador nas interações com a comunidade de forma reflexiva.
FORMAÇÃO DA EQUIPE DE TRABALHO E CAPACITAÇÃO A equipe de trabalho será composta pelo coordenador do programa e colaboradores (professores dos vários cursos da saúde da UFVJM, alunos de graduação e pós-graduação). Posteriormente à definição da equipe a mesma será capacitada para todas as ações necessárias para a execução dos procedimentos nas Unidades Móveis de Saúde, desde as relativas aos procedimentos específicas a serem realizados quanto às normas de biossegurança. O treinamento engloba ainda, a abordagem dos temas relacionados aos cuidados à saúde da população de forma integral, além da contextualização das ações da odontologia na participação das equipes multiprofissionais para o cuidado da saúde da população de acordo com o ciclo da vida. Esta capacitação ocorrerá de forma continuada, com encontros semanais ou quinzenais para estudo e discussão dos temas relacionados à saúde humana vinculados nas diferenças inerentes aos ciclos de vida e a realidade das comunidades assistidas. A capacitação será feita por meio de aulas demonstrativas ministradas pelo coordenador e colaboradores do projeto e através da organização de grupos de estudo para os temas que serão abordados durante o programa como mesas redondas e metodologias ativas. Estes encontros para capacitação também incentivarão o estudo de temas variados, novas demandas surgidas e a confecção de materiais educativos que poderão ser adotados em outras etapas do programa. LEVANTAMENTO DE DEMANDAS Para o planejamento das ações e seu desenvolvimento, consultas serão realizadas aos municípios a serem visitados pelas Unidades Móveis de Saúde da UFVJM verificando as demandas e necessidade. Avaliação dos projetos registrados no PROEXC e seu campo de atuação e público alvo para que os discentes do curso de odontologia possam incorporar suas ações, promovendo além da interdisciplinaridade a indissociabilidade. Após acordo firmado entre os municípios e a UFVJM, discutidas as contrapartidas dos municípios e as atuações das Unidades Móveis de Saúde, serão programadas a ida, período de permanência da Unidade Móvel na localidade, planejamento dos atendimentos individuais e coletivos de acordo com a demanda apresentada pela própria comunidade. PLANEJAMENTO DAS AÇÕES O princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é essencial no processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político, bem como na formação profissional. Assim, esta indissociabilidade permite ao acadêmico um fortalecimento em seu processo de aprendizagem ao mesmo tempo em que permitirá atuar em interdisciplinaridade e interprofissionalidade interagindo com outros setores da sociedade e dentro de suas realidades. Assim, as atividades realizadas durante a duração deste programa proporcionarão a interação dialógica pela troca de saberes entre o acadêmico, os profissionais e agentes de saúde e a comunidade. De acordo com as demandas levantadas ações e eventos serão planejados para atingir a comunidade em todas as suas faixas etárias, incorporando os cuidados de saúde bucal ao cuidado integral da saúde de acordo com o ciclo de vida. CONFECÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS Semanalmente o grupo após a reunião de estudo dos temas a serem abordados irão confeccionar material educativo tais como cartazes, cartilhas, vídeos, postcast, etc que serão adotados durante a realização das ações. Este material educativo promocional de saúde será confeccionado abordando vários temas de cuidados de saúde, inter-relação saúde/odontologia com vocabulários e ilustrações de acordo com cada faixa etária. AÇÕES As ações será desenvolvidas através de prevenção e promoção de saúde, atendimentos clínicos odontológicos indicados na atenção básica de acordo com a demanda apresentada pelo próprio Município. Os atendimentos clínicos serão realizados por acadêmicos extensionistas sob supervisão de um profissional habilitado, dentro das Unidades Móveis da UFVJM. Após o período de atendimentos, serão realizadas avaliações das atividades através de feedback da comunidade, das autoridades municipais bem como dos participantes da ação, para melhoramento nas próximas atividades
BARBOSA, Maria Gisenilda. A expansão e interiorização das universidades federais: uma análise dos processos de criação, implantação e funcionamento da UFVJM - Campus Janaúba, ocorridos no período 2012-2017. 2018. 238 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Administração Pública, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Teófilo Otoni, 2018. BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia. CNE/CES 3/2002. Diário oficial (da) República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 4 mar 2002. Seção 1, p.10. BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção Primária e Promoção da Saúde. Brasília: CONASS, 2007. 232 p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Departamento de Descentralização da Gestão da Assistência. Regionalização da Assistência à Saúde: aprofundando a descentralização com equidade no acesso: Norma Operacional da Assistência à Saúde: NOAS-SUS 01/02 e Portaria MS/GM nº 373, de 27 de fevereiro de 2002 e regulamentação complementar. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 108 p. CECÍLIO L C O; REIS A A C. Apontamentos sobre os desafios (ainda) atuais da atenção básica à saúde. Cad. Saúde Pública 34 (8) 20 Ago 2018 BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção Primária e Promoção da Saúde. Brasília: CONASS, 2007. 232 p. EMATER. Empresa de assistência técnica e extensão rural do Estado de Minas Geriais. TURCHI GP; ROMANELLI M. A mediação dialógica como instrumento para promover a saúde e coesão sociais: resultados e direções. Comunicação e Sociedade, vol. especial, 2019, pp. 119 – 129. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Programa institucional Universidade nas Comunidades. Disponível em: Http://www.ufvjm.edu.br/proexc/programas/2890-programainstitucionaluniversidadenascomunidades.htm
Essa interação entre universidade, equipe multiprofissional e a sociedade valoriza o desenvolvendo a interação dialógica, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade impactando positivamente na formação do estudante que atuará na prestação de serviço para a sociedade, atuando no desenvolvimento social e regional, e consequentemente melhorando a qualidade de vida da população assistida. A comunidade e a universidade devem ser parceiras fundamentais, adotando a interação dialógica buscando a troca de saberes com a comunidade, interagindo entre diferentes sistemas culturais pode erradicar as diferenças, e promover ciência, saúde, cultura e crescimento social e regional. Desta forma a interação dialógica também auxiliará na produção de indicadores para avaliar as ações de extensão pela comunidade universitária a fim de garantir a efetividade dos objetivos propostos pela política de extensão.
A extensão universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade e é essencial na formação humana e acadêmica. Neste sentido o programa propões a interação do discente em equipes multiprofissionais para atuar na promoção da saúde da população, interagindo com outros setores da sociedade dentro de suas realidades. Aproximando a universidade/comunidade e serviço. A atuação do discente em equipes interdisciplinar propicia formação/aprendizado dos discentes, promovendo a aproximação com a sociedade de forma a reverter os esforços para as necessidades observadas.
O princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é essencial no processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político, bem como na formação profissional. Assim, esta indissociabilidade permite ao acadêmico um fortalecimento em seu processo de aprendizagem ao mesmo tempo em que permitirá atuar em interdisciplinaridade e interprofissionalidade, interagindo com outros setores da sociedade e dentro de suas realidades. A indissociabilidade estará presente em todas as ações planejadas e executadas, o ensino permitirá uma base consistente para a realização das ações extensionistas, calcados em princípios científicos e ao mesmo tempo produzirá pesquisa através do investigações qualitativas e quantitativas envolvendo o público alvo. Quantitativa permitirá o reconhecimento das necessidades e do perfil da população alvo e qualitativa avaliará o impacto das ações na saúde da comunidade.
O desenvolvimento de atividades extramuros, articulando e integrando profissionais, acadêmicos, serviço e sociedade fortalece a formação acadêmica fomentando profissionais qualificados para atuação no sistema único de saúde de forma inter-multi-transdisciplinar. Além de devolver profissionais qualificados formados a partir das demandas regionais da própria comunidade por ele assistida.
Essa interação entre universidade, equipe multiprofissional e a sociedade valoriza o desenvolvendo a interação dialógica, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade impactando positivamente na formação do estudante que atuará na prestação de serviço para a sociedade, atuando no desenvolvimento social e regional, promovendo transformações sociais a partir da troca de saberes e incorporação da cultura e da indivudadlidade e consequentemente melhorando a qualidade de vida da população assistida.
A divulgação do evento será realizado através dos meios de comunicação vinculados à UFVJM e ao Conselho Regional de Odontologia, como o Portal da Universidade, as Redes Sociais Oficiai (Youtybe, Instagram), bem como os canais de comunicação da PROEXC (Youtybe, Facebook e Instagram).
Público-alvo
Serão realizadas atividades educativas, de promoção de saúde para todas as idades, envolvendo cuidados essenciais de saúde bucal, também serão realizadas atendimentos clínicos odontológicos.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Itamarandiba - MG
Capelinha - MG
Gouveia - MG
Curvelo - MG
Unaí - MG
Janaúba - MG
Virgem da Lapa - MG
Diamantina - MG
Parcerias
Auxílio na compra de insumos e materiais, organização do fluxograma de ações e divulgação dos resultados.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 6030 h
- Manhã;
- Tarde;
Realização de parcerias através de convênios com os Municípios interessados em receber as Unidades Móveis da UFVJM para realização de atividades relacionadas com a saúde bucal (ações preventivas e curativas)
- Manhã;
- Tarde;
Realização de chamadas públicas para compor os membros da equipe de acordo com o perfil de solicitação das entidades parceiras. Esta chamada será realizada pelas mídias oficiais da UFVJM e Proexc. Chamada publica também para receber propostas de Prefeituras e Entidades Não Governamentais sobre a visita e atuação das Unidades Móveis em seus territórios.
- Manhã;
- Tarde;
Realização de pesquisa com a população a ser atendida pelas Unidades Móveis, atraves de seus representantes e/ou órgão de saúde sobre as necessidades e demandas de cada região a ser visitada pelas Unidades Móveis, este dados serão utilizados para levantar os projetos vinculados à PROEXC para participarem do atendimento à população contemplada na ação
- Manhã;
- Tarde;
Baseado no levantamento das necessidades e demandas da localidade a ser atendida, a equipe se reunirá conjuntamente com os colaboradores e parceiros para realizar toda a logística para o deslocamento das unidades móveis, hospedagem e alimentação dos membros envolvidos na ação, confecção de materiais educativos, separação, organização e disponibilização dos insumos e materiais necessários para a realização das ações, número de pessoas envolvidas nos atendimentos, função de cada uma na equipe entre outras,
- Manhã;
- Tarde;
Retorno à sede com as Unidades Móveis para manutenção e adequação para a nova ação. Também deslocamento de retorno dos membros envolvidos na ação
- Manhã;
- Tarde;
Avaliação dos resultados alcançados, que auxiliaram no planejamento e organização das ações futuras.
- Manhã;
- Tarde;
Realização de relatório após cada ação, avaliando de forma qualitativa e quantitativa a ação
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Realização de divulgação, informação e relatórios nas mídias sociais das ações realizadas pelas Unidades Móveis, forma de contato para recebimento das mesmas, feedback dos participantes e das equipe
- Manhã;
- Tarde;
Orientações e capacitação para a realização das ações relacionadas aos cuidados com a saúde de acordo com o ciclo de vida. Estas reuniões se manterão semanalmente durante todo o período de vigência do programa, bem como a renovação da equipe, visto que alguns discentes se tornarão egressos neste período. 30 horas
- Manhã;
- Tarde;
Deslocamento das Unidades Móveis e da equipe para a localidade contemplada na ação
- Manhã;
- Tarde;
Levantamento dos Municípios interessados em receber as Unidades Móveis de Saúde da UFVJM e de suas demandas. Visita aos Municípios e seus representantes de saúde e verificação de suas contrapartidas. Definição do calendário de atendimento e organização para realização das ações relacionadas à saúde bucal
- Manhã;
- Tarde;
Realização de ações educativas, preventivas e curativas relacionadas com as demandas levantadas para atendimento odontológico na comunidade assistida