Visitante
CLUBE DE LEITURA: EXPERIÊNCIA EM OUTROS IDIOMAS
Sobre a Ação
202203000170
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
01/07/2022
30/12/2022
Dados do Coordenador
flaviana tavares vieira teixeira
Caracterização da Ação
Linguística, Letras e Artes
Educação
Educação
Línguas Estrangeiras
Local
Não
Não
Não
Fora do campus
Tarde
Não
Redes Sociais
-
Membros
Propõe-se exercitar atividades de leitura na comunidade, com o objetivo de desenvolver práticas na análise de textos em idiomas estrangeiros no formato remoto. Busca-se incentivar o processo de leitura promovendo as práticas interacionais, formação de um público leitor, crítico e criativo. Além de reduzir a retenção e a evasão nos cursos de graduação na UFVJM. A metodologia consiste em leituras semanais e debates quinzenais para compartilhar experiências de leitura e troca de informações.
Clube da Leitura. Incentivo à leitura. Idiomas.
A leitura é um dos primeiros passos para apropriação de conhecimento, possibilita a compreensão acerca dos fatos, das pessoas, e do mundo. Diante disso, ao pensarmos as línguas estrangeiras vemos que conciliar a experiência da leitura com a possibilidade de adquirir saberes desta ampliarão ainda mais o repertório cultural de um indivíduo. É lendo que as pessoas ganham repertório para interpretar o mundo que os cerca e para comunicar suas sensações e pensamentos. Benjamin (2002) defende, assim como Vygotsky, a ideia de que o processo de formação somente é possível nas relações entre os indivíduos que compartilham entre si saberes e experiências. (LEÃO; FALABELO, 2006). Neste contexto, um Clube da Leitura torna-se uma metodologia para a interação de diversos públicos voltada no compartilhamento de conhecimento, podendo ser dentro e fora do ambiente universitário Nesse sentido, esta proposta visa promover um Clube da Leitura Virtual, cujo material será em espanhol e inglês. Debateremos diversos gêneros, como fábulas, poemas, contos, livros, de modo a aprimorar os conhecimentos em idiomas. Tudo isso será de suma importância, pois poderá proporcionar a vivência de um novo idioma de modo que o indivíduo possa ampliar o seu vocabulário. Espera-se que essa atividade contribua para o início da fluência, que acontecerá através do processo de ensino-aprendizagem vivenciado nos os grupos virtuais iniciado no Clube da Leitura.
Hoje, no ambiente universitário brasileiro, convive-se com vários percalços que interferem na formação acadêmica do aluno, entre eles cita-se o processo de Retenção e Evasão. A evasão pode ser entendida como um fenômeno multifatorial e formas para estudar e mensurar tal fenômeno devem levar em conta mais do que um único indicador para sua compreensão (VITELLI; FRITSCH, 2016 apud TEIXEIRA; et al., 2020). Além do aspecto social, que pode atrasar a entrada do jovem no mercado de trabalho, um problema da evasão é o aspecto financeiro, pois cada desistência representa desperdício de recursos (PERON; BEZERRA; PEREIRA, 2019 apud TEIXEIRA; et al., 2020). Neste contexto, um estudo realizado sobre o processo de evasão e retenção dos cursos da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), unidade da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), situada em Diamantina, município da região centro norte de Minas Gerais (mesorregião do Jequitinhonha), apresentou possíveis causas desta problemática. No artigo intitulado, "Índices de retenção e evasão nos cursos da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em 2018 e 2019", foi realizada uma pesquisa de opinião com os discentes dos cursos da FCA (Faculdade de Ciências Agrárias), na qual destacaram-se as principais causas que os alunos atribuíram à retenção. Entre elas estão: ensino básico defasado, problemas para organizar o tempo, adaptação, entre outros. (COSTA et al., 2022) Com este processo de evasão dos alunos, as universidades não são capazes de cumprir sua missão com concretude o que poderá agravar o problema financeiro que enfrentam. Isso pode significar um grande desperdício tanto na área social, acadêmica e econômica, pois sem os discentes a universidade utiliza o recurso de forma indevida levando a perda de receitas no setor privado e no setor público. Isso significa que os recursos não estão sendo devidamente aplicados, ou seja, não obtém nenhum tipo de retorno (GEMAQUE; SOUZA, 2016 apud TEIXEIRA; et al., 2020). Diante disso, ao observar o curso de Letras da UFVJM é possível perceber que ele está vivenciando os efeitos desta problemática, isso possibilita que seja pensado um projeto que busque minimizar este cenário. Através do Programa de Educação Tutorial, PET Estratégias para diminuir a Retenção e Evasão, pertencente à UFVJM realizado no campus JK - Diamantina, MG é buscado pensar atividades e projetos que visem facilitar a permanência desses discentes na instituição. Dentre elas está o desenvolvimento de um projeto de extensão com a participação dos universitários, para facilitar seu engajamento no mundo universitário e consequentemente diminuir os índices de retenção/evasão. Através do projeto intitulado “Clube da Leitura: Experiência em outros Idiomas”, pode-se contribuir para que os alunos do curso de Letras realizem interações com os grupos de discussão de diferentes textos em idiomas que reforcem seus conhecimentos com relação ao estudo da língua estrangeira. O Clube da Leitura pode ser uma alternativa, ainda que como formação extracurricular também aos discentes dos diversos cursos da universidade. Além disso, ele poderá contribuir para desenvolver desenvoltura para conversar com o público, adquirir competência linguística de excelência e de profundo conhecimento das diferentes variedades linguísticas e das distintas manifestações literárias. Ademais, com a participação efetiva do estudante no Clube da Leitura ele terá a possibilidade de receber uma declaração de participação no projeto que poderá ser usada como horas acadêmicas, estas que são necessárias para sua conclusão no curso de graduação. De acordo com a estrutura curricular do curso de Letras é necessário que o educando realize Atividades Acadêmico-Científico Cultural-AACC, que totalizam 210 horas e 14 créditos ao longo do curso. Neste sentido, o estudante será convidado e incentivado a participar deste projeto, pois além de todos os fatos citados, com esta experiência o aluno poderá ter melhoria no aprendizado bem como em seus resultados nas disciplinas, evitando que ele fique retido. Trabalhar com o Clube da Leitura é convidar a comunidade a interagir com a academia. Descobrir novas palavras é uma experiência única de conhecimento, ainda mais se for uma língua estrangeira. Com esse pensamento, pessoas de diferentes idades e escolaridades teriam a possibilidade de assimilar vocabulário que enriquece sua capacidade comunicativa no novo idioma, ampliando seu leque de assuntos e de elaboração de ideias. Por fim, essa prática pretende alcançar também os alunos do Ensino Médio, que desejam prestar o vestibular ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Estes alunos realizam no exame a prova de língua estrangeira, participando deste projeto eles poderão praticar a leitura em outros idiomas, contribuindo para um melhor desempenho no exame.
OBJETIVO GERAL: Desenvolver práticas na leitura de textos em idioma estrangeiro. OBJETIVO ESPECÍFICOS: • Incentivar o processo de ensino e aprendizagem da leitura em idioma estrangeiro; • Estimular práticas interacionais; • Contribuir para a formação de um público leitor e participativo; • Incentivar o debate, interação e a socialização do conhecimento; • Reduzir a retenção e a evasão em disciplinas dos cursos de graduação; • Contribuir para o melhor desempenho dos alunos do ensino médio que irão prestar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
• Ter um estímulo extra à leitura; • Poder conversar, com propriedade, sobre o que leu; • Trocar experiências com colegas de Clube; • Fazer novas amizades com pessoas que valorizam o conhecimento em idiomas; • Sair da zona de conforto literária; • Conhecer obras de vários escritores, • Envolver estudantes em projeto universitários, • Reduzir a retenção e a evasão
Pensando na necessidade da prática em idiomas estrangeiros por sua importância como ferramenta para vida acadêmica e profissional, voltado para formação humanística e crítica, um dos pilares para intervenção social e melhoria da qualidade de vida para a sociedade; optou-se por desenvolver um projeto de extensão de natureza qualitativa. A atividade central será a discussão e o aprendizado a partir do material lido e aprendido, momento em que os envolvidos se reúnem para comentar as leituras feitas, sob a coordenação de um mediador e participação de convidados (que podem ser professores que atuam nos idiomas específicos ou alunos que tem um bom domínio da língua abordada) com espaço para comentários e perguntas. As atividades de leitura serão organizadas de forma a propiciar o desenvolvimento de habilidades de leitura antes, durante e depois da leitura (SOLÉ, 1998 apud CARDOSO; CASSIANO, 2015). Inicialmente, o projeto será divulgado nas redes sociais do PET Estratégias e os interessados em atuar como monitores poderão se inscrever para participar. Estes passarão por um período de capacitação a fim de nivelar conhecimentos. Depois disso, será elaborada um logotipo para representação da proposta. Logo após, será solicitado às coordenações que repassem o convite aos universitários dos cursos da UFVJM. Também serão utilizadas as redes sociais para divulgação (Facebook, Instagram, grupos de WhatsApp). Para se inscrever no Clube da Leitura será necessário responder um questionário via preenchimento de formulário no Google Forms. Nele será solicitado dados como nome, matrícula, curso, disponibilidade de participação, nível de conhecimento em idiomas e outros. Os textos serão disponibilizados previamente, de acesso público e gratuito, onde serão abordados gêneros variados, como contos, fábulas, poesia, crônicas, músicas, entre outros. A capacitação será realizada de forma pró-ativa e remota com os monitores inscritos no projeto Clube da Leitura, em que os mesmos serão orientados quanto à metodologia e materiais a serem usados. A respeito da metodologia a ser usada na capacitação, os monitores serão instruídos para que, em suas pesquisas, busquem matérias que contemplem todas as áreas de aprendizado de uma nova língua, quais sejam: o texto na língua original, a tradução do mesmo e por fim, vídeos ou áudios da leitura dos textos escolhidos para o aprendizado de suas pronúncias corretas. O aprendizado se dará através do contato integral com as línguas escolhidas, tanto em sua escrita e tradução, quanto em sua pronúncia. Cada monitor ficará responsável pela pesquisa de bibliografia adequada e seu material de apoio, tais materiais deverão abordar grandes nomes da literatura inglesa e espanhola quando o material abordado for um poema ou crônica, e cantores de sucessos, quando o material escolhido for em forma de música. Os participantes do projeto deverão aprender cada aspecto do material disponibilizado, pois nos encontros virtuais serão cobrados dos mesmos conhecimentos a respeito dos textos disponibilizados. Todos os participantes deverão estar preparados para pronunciarem partes dos poemas ou cantar partes das músicas, assim como deverão estar aptos a traduzir palavras ou frases soltas e responder possíveis questões a respeito do seu aprendizado e da sua experiência com o texto ou música escolhida. Os participantes participarão de um sorteio onde o mediador ou convidado fará perguntas a respeito da língua em questão, em diferentes partes do encontro para que leiam ou traduzam o material. A avaliação continuada dos participantes do projeto buscará observar a melhora dos alunos ao longo do tempo e será feita no momento de cada aula pelo convidado ou moderador e sua presença será feita através de formulário do Google Forms ao final de cada encontro. Serão enviados os matérias para leitura escolhida via e-mail ou grupo de WhatsApp. A cada semana será enviado um texto, totalizando quatro por mês do mesmo idioma (espanhol ou inglês), revezando entre os meses cada dialeto, de modo que ocorra encontros quinzenais para discursão. Estes textos serão indicados na reunião do primeiro encontro. Os encontros ocorrerão de maneira síncrona com duração de 1 hora, divididos em etapas: • 10 minutos para o moderador apresentar a obra; • 20 minutos para debate; • 10 minutos para exposição dos convidados; • 20 minutos para perguntas e comentários. Inicialmente será realizado um sorteio para escolha de um participante para fazer a leitura do texto. O mediador fará comentários pertinentes, e na sequência será aberto para perguntas e comentários. O mediador poderá abordar questões sobre: 1) Como fazer a leitura do texto. 2) Como identificar o significado das palavras novas. 3) A pronúncia correta das palavras (citar aplicativos ou sites que poderão auxiliar). Ao final de cada encontro o mediador vai destacar a importância da participação e o envolvimento de todos para o bom funcionamento do projeto, e sugerir que divulguem a experiência que tiveram, para que novas pessoas possam participar do encontro.
AGUIAR, B. G; SILVA, B. H. da; BORGES, C. B; COSTA, F. de J; TEIXEIRA, F. T. V; ARAUJO, H. C; FERRAZ, J. dos A; COSTA, L. B. da; TEIXEIRA, L. L.V; BRITO, P. A. de J; MEIRELLES, M. K.S; ROCHA, S. B. PET Estratégias e o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão no Vale do Jequitinhonha. 2022. ResearchGate. 2022. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/358786510_PET_Estrategias_e_o_desenvolvimento_de_projetos_de_ensino_pesquisa_e_extensao_no_Vale_do_Jequitinhonha_PET_Strategies_and_the_development_of_teaching_research_and_extension_projects_in_Vale_do_Jequiti> Acesso em: 02 de junho de 2022. CASSIANO, E. L; CARDOSO, M.do A. Projeto Clube da Leitura. Disponível em: < https://docero.com.br/doc/ccn888n> Acesso em: 03 de junho de 2022. COSTA, F. de J; TEIXEIRA, F. T.V; SILVA, R. S. da. Índices de retenção e evasão nos cursos da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em 2018 e 2019. Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas. Nº. 21, AnoXI.2022. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/360827048_Indices_deretencao_e_evasao_nos_cursos_da_Faculdade_de_Ciencias_Agrarias_da_Universidade_Federal_dos_Vales_do_Jequitinhonha_e_Mucuri_em_2018_e_2019> Acesso em: 01 de junho de 2022. LEÃO, D. S; FALABELO, R. N. de O. Leitura e Escrita: Experiências Teórico-Metodológicas em Sala de Aula. Disponível em: < file:///C:/Users/icema/Downloads/2737-10070-1-SM%20(1).pdf> Acesso em: 10 de junho de 2022. TEIXEIRA, F. T.V; FONSECA, L.S; BRANDOLT, L. M; ARAUJO, S. W. de; GARCIA, W. N. Relação entre Variáveis Socioeconômicas com a Retenção e Evasão na UFVJM. Revista Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas. Nº. 17, Ano IX.2020. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/359623103_RELACAO_ENTRE_VARIAVEIS_SOCIOECONOMICAS_COM_A_RETENCAO_E_EVASAO_NA_UFVJM > Acesso em: 02 de junho de 2022.
Um Clube da Leitura constitui-se como um espaço multirreferencial de aprendizagem, que propicia o diálogo, integração, produção e difusão de conhecimento. O desenvolvimento deste projeto cria um elo entre a universidade e a comunidade local. Dessa forma, o projeto visa garantir uma interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade através da elaboração do Clube da Leitura em que todos poderão participar como ouvintes, como leitores, como debatedores, como apreciadores e também como aprendizes e mestres.
As interações realizadas no Clube possibilitarão a interdisciplinaridade dos participantes, ou seja, o compartilhamento de conhecimento mútuo. Estes serão selecionados através de inscrição pelo Google Forms, podendo inscrever pessoas diversas, estudantes de todos os cursos de graduação e do ensino médio, bem como servidores e cidadãos interessados que tenham gosto pela leitura. Dessa forma, com as ações de leituras e debates sobre os textos com idiomas diversos, será possibilitada e facilitada a interprofissionalidade, uma relação com pessoas que tenham um objetivo comum, neste contexto, o conhecimento sobre um novo idioma.
As competências adquiridas no decorrer da formação acadêmica do discente, como autonomia, senso crítico, desenvoltura ao lidar com o público, serão colocadas em prática na execução do projeto. A partir do desenvolvimento do projeto Clube da Leitura, será desenvolvidas ações de pesquisa e busca dos textos em diferentes idiomas para leitura dos participantes. Como as atividades serão voltadas ao aprendizado de todos os envolvidos, comunidade interna e externa ao campus de Diamantina, configura-se aqui uma ação de extensão universitária. Envolvendo o compartilhamento de experiências, o ensino e a aprendizagem estarão contemplados nos encontros dos membros do Clube da Leitura.
É inevitável não pensar a grande relevância da leitura na vida de qualquer indivíduo na sociedade, uma vez que ela propicia o desenvolvimento do conhecimento, aperfeiçoamento da língua e da escrita. Este projeto busca desenvolver vivências de leituras em outros idiomas, que possam levar ao participante o descobrimento e/ou aperfeiçoamento de um novo idioma com o ato da leitura. Esta ação contribuirá para ampliação do repertório linguístico, cultural, descobrimento de novas palavras e suas traduções.
A participação ativa nesta proposta poderá proporcionar ao membro um novo olhar sobre a importância da leitura e do conhecimento de um novo idioma e isso, a longo prazo, poderá colaborar para a melhoria da sociedade
Será divulgado nas redes sociais do PET Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão.
-
Público-alvo
O projeto “Clube da Leitura: Experiência em outros Idiomas”, terá como sujeitos estudantes de graduação e do Ensino Médio, bem como servidores e cidadãos interessados.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 100 h
- Tarde;
Reuniões periódicas para orientação, coordenação e desenvolvimento das atividades propostas
- Tarde;
Os participantes serão convidados a participarem de reuniões a fim verificar o seu conhecimento sobre a leitura nos idiomas espanhol e inglês. Isso ocorrerá de forma tranquila e apenas pela autoavaliação. Depois disso, pretende-se oferecer uma atividade simples de capacitação/nivelamento a fim de nivelar os participantes para início do clube
- Tarde;
Escolhas dos textos em idiomas estrangeiros (espanhol e inglês) para leitura. Envio para os participantes.
- Tarde;
Os membros inscritos no Clube de Leitura deverão realizar leitura prévia dos textos em espanhol ou inglês, procurar o significado de palavras desconhecidas e estudar a pronuncia dos textos.
- Tarde;
Participação nos encontros virtuais.
- Tarde;
Elaboração de atas sobre as reuniões e registros dos encontros virtuais.
- Tarde;
Relatório final para a Pró-Reitoria.
- Tarde;
Elaboração de enquete avaliativa do projeto para que os participantes possam avaliar o projeto e sua própria participação
- Tarde;
Elaboração de um relato de experiência para submissão e participação em evento extensionista