Detalhes da ação

Plataforma Virtual Integrada para Ensino/Aprendizagem Interativo de Matemática Básica

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202206000007

Tipo da Ação

Cursos Online

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Com Relatório Final

Data Inicio

01/08/2022

Data Fim

30/12/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

edileno de almeida santos

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Espaços de ciência

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

@boot_ebook
@bootebook

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Resumo

Apresentar a Matemática ao nível do Ensino Médio, com exemplos concretos, por meio de questões e soluções passo a passo. O usuário da plataforma irá aprender Matemática guiado pelo programa. O sistema apresenta as questões e avalia a resposta inserida em cada passo, avançando conforme se acerta. As questões são inspiradas em exemplos realistas, aplicações práticas e no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.


Palavras-chave

Inclusão Digital, Ensino Virtual, Matemática, ENEM


Introdução

A paralização global imposta pela pandemia da Covid-19 mostrou para todos a necessidade de se ter um arcabouço digital sólido para auxiliar a educação. Neste sentido, surge em 2022 a plataforma digital Bootebook. Por meio de uma espécie de chatbot de ensino/aprendizagem, o sistema apresenta questionamentos e processa a resposta do usuário, avançando a cada acerto. Atualmente conta com conteúdo de Matemática desde o Ensino Infantil até o Ensino Superior. Neste projeto de extensão serão usados os conteúdos de nível médio.


Justificativa

O atual cenário pós ensino remoto mostrou a necessidade de se dominar tecnologias digitais. Por outro lado, o mundo da educação não estava preparado para tanto tempo longe da sala de aula, muitas vezes sem recursos digitais suficientes para atenuar a distância física do professor. Como consequência, diversos indicadores mostram queda de qualidade em nossa já sofrida educação básica. E, como consequência, as Universidades receberão jovens com dificuldades sem precedentes em seus conhecimentos fundamentais. Especialmente na área de Ciências Exatas isto se torna um grande problema a ser enfrentado. Agora, em busca de tentar mudar esta situação, voltamo-nos ao uso da tecnologia. A ideia é apresentar a Matemática do Ensino Médio com uma ferramenta interativa, dinâmica, construtivista e gamificada. Assim, esperamos cativar os jovens que estão ainda fora da universidade, reforçar os conhecimentos daqueles que já nela adentraram e, mais ambiciosamente, levar a Matemática a absolutamente todos aqueles que desejem ter um contato moderno com esta tão importante área do conhecimento humano.


Objetivos

GERAL. Apresentar uma plataforma de ensino digital para ensino/aprendizagem dinâmico e interativo de Matemática. ESPECÍFICO. Ministrar curso on-line de curta duração. Apresentar ferramentas digitais para a Matemática do Ensino Médio. Trazer o público externo, principalmente concluintes do ensino médio, para um ambiente em que pode manter contato com a universidade. Diminuir a evasão e retenção dos alunos da universidade, ofertando-lhes reforço em Matemática Básica.


Metas

Trazer o público externo para uma integração acadêmica com a universidade. Diminuir os índices de retenção e evasão da universidade. Atender um público geral de interessados, de qualquer região do Brasil.


Metodologia

Será utilizada a plataforma de ensino virtual bootebook.com. Os usuários deverão se cadastrar na plataforma com uma Conta Google. Será disponibilizada um 'book-instance' do sistema a partir do 'book' Matemática do Ensino Médio. A partir de encontro pelo Google Meet, os usuários registrados receberão tutoria para uso do sistema Bootebook. A fim de certificação, serão realizadas avaliações dentro da própria plataforma.


Referências Bibliográficas

https://www.bootebook.com


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Em sendo aberto ao público em geral, o projeto serve como um primeiro contato com o meio acadêmico da universidade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Os conteúdos desenvolvidos buscam mostrar a presença da Matemática, de forma concreta, nos diversos aspectos da vida cotidiana e nos fundamentos de outras áreas do saber.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

No eixo ensino, trabalhamos as bases necessárias para que o aluno avance em disciplinas da área de Ciências Exatas. Em pesquisa, para embasar o procedimento adotado, tem sido e será feita uma longa série de observações da resposta do aluno à educação por meio digital. Na extensão, buscamos levar o conteúdo de Matemática Básica a toda a sociedade, por meio da plataforma Bootebook.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Uma das bases do projeto consiste em abraçar os alunos com dificuldades em Matemática. Estes muitas vezes desistem do curso (geralmente na área de engenharia) ou entram num grande ciclo de retenção. Espera-se que uma reapresentação da Matemática Básica, por meio digital, dê a esses alunos a reconciliação com os fundamentos dessa área do conhecimento.


Impacto e Transformação Social

Em geral, buscamos melhorar o conhecimento básico de Matemática de todos os nossos alunos, futuros alunos e sociedade em geral. Grande esforço será feito para tornar a Matemática o que ela sempre deveria ter sido para os estudantes: um conhecimento útil e divertido!


Divulgação

Matemática Útil e Divertida!


Público-alvo

Descrição

Qualquer pessoa interessada em ter um contato diferente com a Matemática. Em particular, concluintes do Ensino Médio e alunos calouros da graduação.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 2 h

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Tutoria para uso da plataforma.