Detalhes da ação

Uso prático de micro-organismos eficientes como ferramenta para a educação e desenvolvimento rural

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202206000008

Tipo da Ação

Cursos Online

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

01/08/2022

Data Fim

30/12/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

janaína fernandes gonçalves

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Biológicas

Área Temática Principal

Tecnologia e Produção

Área Temática Secundária

Meio Ambiente

Linha de Extensão

Emprego e renda

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

Programa FlorArte @florarteufvjm
@florarteufvjm
Outras Redes Sociais

Canal do youtube https://www.youtube.com/channel/UCcyOdcvywFH4Td7BH17eosg

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 240 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Resumo

O minicurso “Uso prático de micro-organismos eficientes como ferramenta para a educação e desenvolvimento rural” é uma ação de extensão, que tem como fins melhorar a qualidade do ensino ofertado pela educação básica, através de oficina pedagógica interdisciplinar e prática, que estimula aumentar o envolvimento dos estudantes e potencializar o aprendizado. O curso será uma experiência para todos os demais interessados, em realizar uma prática cultural sustentável para o desenvolvimento rural.


Palavras-chave

Cursos, micro-organismos eficientes, instagram, escolas públicas, produtor rural.


Introdução

Engajar os alunos é um grande desafio. Contudo, novas realidades também significam mais formas de explorar o conteúdo que você tem para transmitir aos estudantes. Logo, o minicurso “Uso prático de micro-organismos eficientes como ferramenta para a educação e desenvolvimento rural”, trata-se de uma proposta do programa FlorArte, e pretende realizar experimentos práticos e aplicados, para que professores interessados em aplicar em sala de aula com seus alunos e quaisquer outros interessados, possam utilizar o conhecimento adquirido. Pretende-se com esta proposta, capacitar recursos humanos para atuar profissionalmente ou utilizar o produto biológico em hortas escolares, viveiros florestais, plantas ornamentais, no paisagismo, em floriculturas etc e debater caminhos para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Ademais, o curso será compartilhado com profissionais, técnicos e potenciais multiplicadores, sobre como é realizada a coleta e produção de micro-organismos eficientes nativos da região Cerrado. Sendo assim, a ação trata-se de cursos gratuitos, online e de curta duração, que serão ministrados por professores e estudantes de graduação integrantes do Núcleo de Estudos FloraArte. As salas virtuais, onde ocorrerão os treinamentos serão divulgadas em redes sociais e através dos projetos vinculados ao programa. Os cursos serão destinado aos professores da educação básica, estudantes universitários e secundaristas. Cada curso possuirá carga horária de 2 horas prática e teórica, e até 30 vagas. Posteriormente, os vídeos serão divulgados em nosso canal do youtube e no canal da Proexc. Sendo assim, a proposta dos cursos terá acesso ilimitado e vitalicio, ou seja, todos poderão assistir quando quiser.


Justificativa

Os benefícios que os produtos biológicos podem trazer para as produções de alimentos são inúmeras. Eles atuam como promotores de crescimento, regulador de crescimento, inoculantes de sementes, controle de pragas e doenças etc. Um dos grandes benefícios científicos da civilização são as descobertas que os produtos biológicos, a base de micro-organismos podem trazer no nosso dia a dia. Eles atuam como promotores de crescimento, regulador de crescimento, inoculantes de sementes, controle de pragas e doenças etc. Compartilhar conhecimentos sobre como isolar, cultivar, manipular estes micro-organismos exige uma grande responsabilidade social, pois alguém que se propõe a esse laboral deve ter a consciência de que é força motriz de uma sociedade. Os micro-organismos eficientes (EM) constituem um conjunto de organismos que adicionados ao solo aumentam a diversidade microbiológica, sendo utilizados como indutores da decomposição da matéria orgânica e liberação de nutrientes as plantas. A base para a utilização destas espécies de micro-organismos é que eles contêm vários ácidos orgânicos, devido à presença de bactérias de ácido láctico, que é um composto que pode suprimir microrganismos nocivos, aumentando também a decomposição da matéria orgânica (SANGAKKARA, 2002). Ávila (2019) e Santos et al. (2020) através da avaliação dos seus estudos confirmaram, que os micro-organismos eficientes (EM) contribuem para maior produção e melhor proteção fitossanitária. Além disto, é uma técnica de baixo custo, que otimiza os lucros da produção, principalmente as de cunho familiar. Portanto, o uso do EM reduz impactos ambientais e possibilita a manutenção de sistemas limpos, a produção de alimentos saudáveis, assim como, equilibrados nutricionalmente e livres de resíduos químicos. Logo, difundir e capacitar a tecnologia do uso de EM, além de despertar o empreendedorismo em biotecnologia, também será uma alternativa para desenvolver novas técnicas de proteção ao meio ambiente, controle de doenças e pragas, e o estudo de vários bioativos ainda não estudados. Sendo assim, a presente proposta de cursos sobre a divulgação da importância da utilização dos micro-organismos eficientes (EM), almeja a conscientização sobre a redução do uso de agrotóxicos, bem como, a oportunidade de de aperfeiçoar o conhecimento técnico sobre o manejo de utilização destes micro-organismos benéficos. A proposta dos cursos busca alternativas mais sustentáveis na produção de alimentos e como resultado o melhor uso e aproveitamento pelas comunidades agrícolas familiares e pelas próprias escolas em trabalhos relacionados com educação ambiental e produção de hortas comunitárias. Neste contexto, o curso encontra-se em conformidade e articulado com a política de extensão de UFVJM, que prioriza a ampliação e consolidação das relações entre instituição e demais setores da sociedade, com o objetivo de contribuir para transformar a realidade mediante o conhecimento e a melhoria das condições de vida da população.


Objetivos

Capacitar os docentes e estudantes ao contato com temas importantes e que levem a compreender os problemas socioambientais vivenciados; Promover e divulgar para alunos, professores e produtores rurais, o uso de micro-organismos eficientes no controle biológico e na promoção de crescimento de plantas, mostrando a forma ideal de multiplicação; Contribuir com a educação básica através da aproximação e interação entre as comunidades internas e externa da universidade nas diversas temáticas do conhecimento. Divulgar a tecnologia entre os agricultores familiares e a sociedade da região de Diamantina-MG, por meio virtual de boletins técnicos, folders, dias de campo online, dentre outras atividades que se julgarem pertinentes.


Metas

1. Capacitar todos os professores, alunos e demais interessados e ministrar três minicursos relacionados a micro-organismos eficientes sendo um teórico e dois práticos, por 3 vezes para diferentes públicos e em momentos diferentes. 2. Divulgação do conhecimento de diferentes metodologias de captura e ativação dos micro-organismos eficientes, entre estudantes e aproximadamente duas comunidades, sendo uma delas quilombola. 3. Treinamento de professores colaboradores, por meio de minicurso e oficina, para que a difusão do conhecimento sobre o tema possa ter continuidade nas comunidades. 4. Conscientização sobre o tema através dos cursos e para as pessoas das duas comunidades. 5. Inclusão dos discentes do DEF-UFVJM participantes do projeto ao tema “Micro-organismos eficientes”. 6. Reconhecimento da comunidade em geral ao trabalho prestado pelo curso. 7. Como meta principal do curso, espera-se a conscientização da comunidade na escolha e utilização de produtos biológicos em suas hortas e jardins e consequentemente sua preservação, principalmente com o apoio continuo e duradouro dos professores colaboradores nas comunidades.


Metodologia

Os minicursos serão ministrados por professores e estudantes de Graduação. Os cursos serão de curta duração e serão realizados no formato virtual utilizando a plataforma Google Meet. Serão três cursos com duração de 02 horas por curso e que ocorrerão em horários pré-definidos, de 13 às 15 h, no período de agosto a dezembro de 2022. A divulgação dos cursos ocorrerá nas redes sociais do FlorArte (Campus JK), nos perfis individuais dos membros e também nos demais canais de comunicação da Universidade. Para participar de cada curso será necessário realizar a inscrição prévia. Após o participante completar a carga horária do curso haverá emissão do certificado pela Proexc. O curso contará também com um ambiente virtual de aprendizagem onde os conteúdos serão organizados. Além disto, será empregado encontros assíncronos gravados previamente e a indicação de leituras e roteiros de atividades. O primeiro mês da ação será destinado a organização da equipe responsável, treinamento e produção de conteúdo pelo estudante bolsista. O curso será divido em duas partes. Inicialmente serão preparadas iscas de captura de micro-organismos eficientes, através de dois substratos: Arroz branco e Batata. As Iscas serão instaladas a campo, em mata nativa pertencente a área do Departamento de Engenharia Florestal, onde permanecerão por 7 a 15 dias. Após o tempo determinado em campo, será realizada análise quantitativa dos micro-organismos capturados. Uma massa de 25 g de cada isca colonizada será homogeneizada manualmente em 80 mL de solução salina 0,9 % (p/v). A porção sobrenadante será submetida à diluições seriadas, utilizando-se as diluições 105 e 106 para plaqueamento. Estas amostras serão plaqueadas em meio sólido ágar nutriente (extrato de carne 1,5 g/L, peptona 5,0 g/L, extrato de levedura 1,5 g/L, NaCl 5,0 g/L e ágar 15,0 g/L) e incubadas a 30 °C por aproximadamente 16 horas. Serão realizadas três repetições na diluição 105 e plaqueados 100 µL por placa, (T1R1 105 1º, T1R1 105 2º, T1R1 105 3º e o mesmo com cada tratamento e repetição). Na diluição de 106, o plaqueamento será realizado em duplicata, utilizando-se 300 µL por placa. As UFC aparentes serão contadas manualmente e os valores utilizados para comparar os diferentes substratos testados. Em um segundo momento realizar-se-á a ativação dos micro-organismos eficientes. Para tal, as iscas com bolores coloridos deverão ser diluídos em 10 litros de água sem cloro contendo 1 litro de melaço de cana ou 1 kg de açúcar mascavo. A mistura deverá ser armazenada em garrafas PET bem tampadas, devendo ser abertas a cada 2 dias para liberação de gás, resultante do processo fermentativo dos micro-organismos. Quando não houver mais produção de gás o EM estará pronto, sendo que a fermentação ocorre em média entre 10 a 15 dias. O EM deverá ser armazenado em local fresco e escuro e o produto terá validade de 1 ano.


Referências Bibliográficas

ÁVILA, Z. N. B. Efeitos da utilização de microrganismos eficientes (EM) sobre a cultura de milho (Zea mays L.) variedade BRS Caimbé orgânico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. SANGAKKARA, U. R. The Technology of Effective Microorganisms: Case Studies of Application. Cirencester, UK: 2002. SANTOS, L. F.; LANA, R. P.; SILVA, M. C. S.; VELOSO, T. G. R.; KASUYA, M. C. M.; RIBEIRO, K G. Effective microorganisms inoculant: Diversity and effect on the germination of palisade grass seeds. Anais da Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro, v. 92, supl. 1, 2020.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A proposta contempla a interação dialógica incentivando a troca de saberes entre a universidade e a sociedade de Diamantina e região, mais especificamente entre professores, pesquisadores, produtores rurais, estudantes da UFVJM e estudantes das escolas de Diamantina, bem como qualquer membro da sociedade interessado no conhecimento sobre micro-organismos e os benefícios para as plantas. Ademais, essa interação ocorrerá durante toda a realização de cada curso mediante a apresentação do palestrante e as dúvidas dos participantes. As ações favorecerão a aquisição de novos conhecimentos, além de possibilitar a compreensão da atividade de extensão como parte atuante do ensino e da pesquisa que leva o aluno a vivenciar na prática, a teoria adquirida em sala de aula.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Interdisciplinaridade, a utilização dos micro-organismos benéficos é importante para as diversas áreas do conhecimento, pois armazena informações que poderão ser utilizadas por Ecólogos, Biólogos, Agrônomos, Geógrafos, Engenheiros florestais, Médicos, farmacêuticos, entre outros. Interdisciplinaridade, que será atingida com a preparação dos cursos. O interprofissionalismo unindo profissionais como geógrafos, biólogos, engenheiros florestais, graduados em ciências naturais e educadores. A interdisciplinaridade e os diversos profissionais inseridos no curso proporcionarão a formação de estudantes extensionistas capazes de dialogar e discutir assuntos diversos nas áreas da ciência da vida, ciência atmosférica e ciências da terra, entre outros. Como esta ação será aberta a todos os membros internos e externos da universidade, a proposta será interprofissional.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O princípio da indissociabilidade entre ensino x pesquisa x extensão será aplicado nesta ação, uma vez que o curso permitirá que os trabalhos e conhecimentos acadêmicos promovam a aproximação entre os membros da universidade e sociedade. A informação científica - pesquisa - será difundida por meio de uma linguagem mais simples e a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, será atingida estendendo o conhecimento das pesquisas científicas realizadas pelos professores e estudantes da UFVJM, aos estudantes do ensino fundamental e médio do município de Diamantina, e assim repassado para outros membros da sociedade do município. Em relação aos alunos extensionistas envolvidos na organização e execução do curso, o desenvolvimento trará ao estudante a possibilidade de consolidar, difundir e aperfeiçoar todo o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Ainda, a prática de suas atividades na extensão motivará o discente a continuar no curso evitando com isso uma possível evasão.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O impacto na formação do estudante será atingido através dos cursos práticos, no qual estas as atividades auxiliarão no conhecimento científico. O impacto na formação do estudante será alcançado, através da ampliação do conhecimento dos estudantes da UFVJM e do contato com questões contemporâneas e relativas a micro-organismos benéficos, de forma a permitir a aquisição de saberes. O estudante ainda adquirirá experiência no ensino para estudantes do ensino fundamental e com produtores rurais interessados no curso. Os discentes acompanharão e participação de todas as etapas do projeto, quais sejam sua organização, desenvolvimento e oferecimento aos participantes, análise de dados, bem como redação de artigo/relatórios.


Impacto e Transformação Social

O curso criará um laboratório multidisciplinar e aberto ao público em geral para o conhecimento das micro-organismos eficientes da região, bem como da Universidade. O conhecimento dos micro-organismos benéficos no município pela sociedade, bem como pelos estudantes poderá mudar a relação entre homem e meio ambiente. O curso prático será mais um mecanismo por meio no qual se estabelece a inter-relação da universidade e sociedade e escolas, a escola passando conhecimento a estudantes do ensino fundamental e estes a outros membros da sociedade. A transformação social ocorrerá na vida das famílias que tiverem acesso as orientações. Almeja-se que estes produtores possam colocar os conhecimentos adquiridos em prática, melhorando a qualidade da sua produção.


Divulgação

Caso a proposta do curso seja aprovada por meio deste edital, a divulgação dos cursos descritos nesta ação de extensão será realizada integralmente de forma virtual. Como já possuímos projetos de extensão vinculados no Programa de Extensão FlorArte, pretendemos divulgar as ações nas redes sociais nos canais oficiais de divulgação da UFVJM oficial e da Proexc e através das redes criadas para o FlorArte: Facebook, Instagram e Canal do youtube. https://instagram.com/florarteufvjm?igshid=YmMyMTA2M2Y= https://www.youtube.com/channel/UCcyOdcvywFH4Td7BH17eosg https://www.facebook.com/florarteufvjm


Informações Complementares

Atualmente, o instagram de divulgação das ações de extensão vinculadas ao Programa FlorArte, já possui 11,3 mil seguidores, de todos os locais do Brasil. O canal do youtube florarteufvjm possui 109 inscritos e almeja-se aumentar este número, com a divulgação e execução do curso através deste canal.


Público-alvo

Descrição

O público-alvo são professores, gestores e funcionários da Educação Básica, estudantes universitários e secundaristas, produtores rurais, ambientalistas da região de Diamantina - MG e e público virtual do Instagram e canal do youtube FlorArte.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Extração - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 80 h

Carga Horária 16 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Organização da equipe responsável e treinamento do bolsista. O primeiro mês da ação será destinado a produção de conteúdo pelo estudante bolsista e extensionistas da ação, bem como a divulgação do curso

Carga Horária 12 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula de abertura que será apresentado aos participantes uma visão geral sobre o curso, cronograma, etc.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Encontros virtuais com os participantes dos cursos e das escolas parceiras do projeto. Introdução ao curso prático: Histórico sobre os Micro-organismos Eficientes (EM); Quem são e Como trabalhamos os EM; Captura dos Micro-organismos Eficientes. Os micro-organismos eficientes deverão ser capturados em solo saudável, solos de mata, na unidade agrícola (na terra onde mora a família agrícola), ou em área próxima. Todo este conteúdo será ministrado de forma síncrona com os participantes virtuais.

Carga Horária 16 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Encontros virtuais com os participantes dos cursos. Curso prático: Ativação e aplicação dos Micro-organismos Eficientes

Carga Horária 16 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Divulgação dos resultados e Redação do relatório final.