Detalhes da ação

Horta Urbana para iniciantes: aprenda a fazer a sua

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202206000012

Tipo da Ação

Cursos Online

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

01/08/2022

Data Fim

30/12/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

elvis pierre alves soares

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Sem linha de avaliacao

Área Temática Principal

Meio Ambiente

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Segurança alimentar e nutricional

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 400 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Resumo

Esse curso tem como missão levar a experiência do cultivo da horta urbana a locais com pouco espaço. Para isso, será importante desenvolver noções importantes sobre o cuidado com o meio ambiente, como o destino correto do resíduos orgânicos domiciliares e a reutilização de materiais recicláveis para utilização na atividade de horticultura. Pretende-se por meio do processo dialógico com os participantes apresentar conceitos e práticas respeitem os princípios de agroecologia.


Palavras-chave

horta urbana, cultivo orgânico, aproveitamento de materiais


Introdução

As hortas urbanas ganharam importância como uma política alternativa de redução da pobreza e melhoria das condições alimentares das famílias no Brasil desde o final do século passado, conforme ALCÂNTARA FA. e Castelo Branco 2011. O que confirma o fato de que uma política Nacional para o combate a fome seja criada no Brasil em 2006, estabelecendo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN); a recriação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA); a instalação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN); e a elaboração do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN 2012/2015) com o objetivo de assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).(MDS 2022). Observando o contexto da segurança alimentar e nutricional no Brasil , verifica-se uma política Nacional para a agricultura Urbana começa a se efetivar apenas em 2018 com Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana que visa estimular Estímulo à produção agroecológica de alimentos nas cidades, aproveitando as áreas ociosas urbanas e periurbanas para promover a produção sustentável, o processamento e a comercialização de alimentos saudáveis.(CIDADANIA, 2022).Ou seja, até esse presente momento as políticas tinham sido pontuais e desconexas entre si. Partindo para o objetivo dessa ação, que consiste em formar hortelães para o cultivo em pequenas áreas urbanas segundo a orientação das políticas discutidas, verifica-se que o Munícipio de Diamantina carece de ações efetivas e integradoras nessa temática, uma vez que a legislação para fomento das hortas residenciais e comunitárias urbanas é ainda insipiente. A Lei Orgânica Municipal, do CAPÍTULO II - DA ORDEM ECONÔMICA seção II da Política urbana, não menciona o tema. E aparece ainda que pouco abrangente na Lei Ordinária 4051 de 2019, na qual prevê a implantação de hortas e pomares nas comunidades escolares. O que justifica a capacitação inicial para potencializar agentes propagadoras a ação com viés de transformação social para redução da pobreza e da carência de muitas famílias de baixa renda no Município. O curso, estruturado em 08(oito) módulos irá aspectos revevantes para a implantação das hortas urbanas embasadas na recente política nacional em desenvolviemnto, como noções relacionadas ao cultivo de hortaliças orgânicas por meio da exposição téorica e de oficinas práticas oferecida de forma gravada/remota e atividades assicronas na qual os participantes possam apresetar suas próprias experiências por meio dos fórusn de discussão.Por fim, espera-se que ao final, o público alvo que atingir o total de 60% de aproveitamento, conclua o curso e receba o certificado de extensão de 60 horas de carga horária.


Justificativa

O curso procura viabilizar a implantação de hortas urbanas a partir de técnicas simples, utilizando materiais de baixo custo visando desenvolvimento das comunidades locais no que tange a a soberania alimentar e nutricional , reaproveitamento de resíduos, além de incentivar o desenvolvimento de pessoas multiplicadoras da ação.


Objetivos

Incentivar através da interação dialógica com os participantes a implantar de hortas urbanas de baixo custo; Desenvolver noções sobre o cuidado com o meio ambiente urbano no que tange ao aproveitamento e reciclagem de resíduos orgânicos; Estimular a ação multiplicado das hortas urbanas como meio de promoção da segurança alimentar e nutricional por meio de práticas sustentáveis.


Metas

Levar o conhecimento inicial necessário dos cursistas envolvidos para implementação de uma horta urbana em pequenos espaços nas cidades; Aumentar o número de pessoas capazes de atuar em projetos multiplicares do conhecimento da horta urbana em Diamantina e região ; Preparar cidadãos para o engajamento em políticas para a melhoria das condições de saúde e alimentação por meio da atividade hortícula.


Metodologia

Os caminho metológico para essa ação passam pela apresentação teórica e por meio de apresentações práticas sobre os conceitos estudados. Recursos tecnológicos: Plataforma: Google Classroom Produção audiovisual das oficinas por meio filmagem Gravações de aulas sobre o conteúdo ofertado


Referências Bibliográficas

ALCÂNTARA FA.; CASTELO BRANCO . Hortas urbanas e periurbanas: o que nos diz a literatura brasileira? Página do Horticultor • Hortic. Bras. 29 (3) • Set 2011 • https://doi.org/10.1590/S0102-05362011000300028 DIAMANTINA. LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA. DIAMANTINA/MG, 21 DE MARÇO DE 1990.Disponível em: https://diamantina.mg.gov.br/wp-content/uploads/2015/03/Lei-Organica-do-Municipio-de-Diamantina.pdf DIAMANTINA: Lei Ordinária nº4051 de Setembro de 2019. Disponível em: https://cmdiamantina.mg.gov.br/pdf_lei/0004200_lo_lei_ordinaria_4051_2019.pdf MINISTÉRIO DA CIDADANIA. Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Disponível em: http://mds.gov.br/assuntos/seguranca-alimentar/direito-a-alimentacao/sistema-nacional-de-seguranca-alimentar-e-nutricional-sisan MINISTÉRIO DA CIDADANIA. Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana. Disponível em https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acesso-a-informacao/carta-de-servicos/desenvolvimento-social/inclusao-social-e-produtiva-rural/programa-nacional-de-agricultura-urbana-e-periurbana


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A atividade de horticultura a nível de extensão se estrutura na comunicação dialógica entre a comunidade acadêmica e público externo na troca de saberes e conhecimentos. A construção da horta urbana também se baseia no principio da autoria, na qual o sujeito que participa da ação também cria e recria suas próprias experiências a partir da interação com o outro e com o conteúdo estudado .


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A atividade engloba conhecimentos de diversas áreas do conhecimento, tais como de ciências da saúde, da terra e humana. Possibilitando a agregar conhecimentos de diferentes áreas profissionais de forma interdisciplinar, aqueles produzidos por profissionais da saúde( nutricionistas, terapeutas ocupacionais, médicos), profissionais das ciências da terra ( agronômos, engenheiros ambientais, engenheiros de produção vegetal) profissionais das ciências Humanas( professores de geografia, biologia, ciências; cientistas sociais, psicólogos assistentes sociais), horticultores e hortelães urbanos; profissionais de outras áreas emergentes como tais como naturopatas, hortoterapeutas.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A integração entre comunidade acadêmica com a sociedade gera uma indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ao permitir a construção de conhecimento com forte ancora nos três eixos temáticos que geram um forte vínculo entre os envolvidos no curso proposto.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Por ser uma atividade que envolve o conhecimento cientifico e o conhecimento popular, a inserção dos graduandos é de suma importância para sua formação acadêmica devido a esse contato entre a comunidade acadêmica e comunidade externa na produção de conhecimento de grande relevante social.


Impacto e Transformação Social

A atividade possui potencial impacto na sociedade que poderá de imediato utilizar os conhecimentos construídos ao longo do curso no seu cotidiano. Além da possiblidade de promoção da segurança alimentar a famílias dos envolvidos no curso, atividade de horticultura urbana poderá inspirar inciativas para geração de renda e contribuir para sensibilização da redução do desperdício de resíduos orgânicos dos alimentos oriundos o horti-fruti e do descarte inadequado de materiais recicláveis no lixo comum e dessa forma contribuindo para uma economia mais sustentável.


Divulgação

A divulgação será por meio da divulgação no Portal UFVJM, redes sociais da UFVJM e email aos diretores das escolas públicas para convite dos alunos do ensino médio para a ação.


Informações Complementares

Poderão ser criadas mídias para divulgação do curso. Ou material impresso se houver recurso para tal.


Propriedade(s) Intelectual

O conteúdo de desenvolvido, as oficinas produzidas e as videoaulas.

Público-alvo

Descrição

Estudantes de qualquer curso de graduação que estudam em Diamantina e desejam aprender a cultivar em casa sua própria horta horta utilizando técnicas de produção de hortaliças em pouco espaço.

Descrição

Estudantes residentes nas áreas urbanas da sede de Diamantina que possuem interesse em conhecer técnicas de baixo custo para o plantio de hortaliças em casa.

Descrição

Público iniciante na atividade de horta urbana, interno a UFVJM( servidores e terceirizados) e externo acima de 16 anos.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 560 h

Carga Horária 0 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Atividade de inscrição na plataforma do evento

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Apresentação e módulo 1- dialogo com os participantes no fórum de atividade. Aula síncrona online, gravada e postada na plataforma.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Estudo do módulo 2, capacitação do bolsista para correção das atividades e para monitorar as atividades dos participantes.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Estudo do módulo 3, capacitação do bolsista para correção das atividades e para monitorar as atividades dos participantes.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Estudo do módulo 4, capacitação do bolsista para correção das atividades e para monitorar as atividades dos participantes.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Estudo do módulo 5, capacitação do bolsista para correção das atividades e para monitorar as atividades dos participantes.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Estudo do módulo 3, capacitação do bolsista para correção das atividades e para monitorar as atividades dos participantes.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Estudo do módulo 7, capacitação do bolsista para correção das atividades e para monitorar as atividades dos participantes.

Carga Horária 400 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Atuação do bolsista nas atividades descrita no plano de trabalho , incluindo a entrega dos relatórios mensais e relatório final.

Carga Horária 0 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

inscrição para inicio da Turma 2: reoferta do curso

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Apresentação e módulo 1- dialogo com os participantes no fórum de atividade. Aula síncrona online, gravada e postada na plataforma.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Estudo do módulo 2, alinhamento com o bolsista para correção das atividades e para monitorar as atividades dos participantes.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Estudo do módulo 3, alinhamento com o bolsista para correção das atividades e para monitorar as atividades dos participantes.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Estudo do módulo 4, capacitação do bolsista para correção das atividades e para monitorar as atividades dos participantes.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Estudo do módulo 5, capacitação do bolsista para correção das atividades e para monitorar as atividades dos participantes.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Estudo do módulo 6, capacitação do bolsista para correção das atividades e para monitorar as atividades dos participantes.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Estudo do módulo 7, alinhamento com o bolsista para correção das atividades e para monitorar as atividades dos participantes.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Orientação com o bolsista para o desenvolvimento de um relatório final: relato de experiência ou técnico científico.