Detalhes da ação

Zoonoses: cuidados e prevenção

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202206000023

Tipo da Ação

Cursos Online

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Com Relatório Final

Data Inicio

01/08/2022

Data Fim

30/12/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

margarida maria nascimento figueiredo

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Agrárias

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde animal

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

fb.zoonoses.com/ufvjm
@zoonoses.ufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Resumo

A definição clássica de zoonoses é a de doenças que são transmitidas de animais para humanos, ou de humanos para os animais podendo ser transmitida, por mordidas, e arranhões, contaminação de comida e água, além de contato com fezes e carcaças. Outra forma comum de transmissão é durante o abate de animais. Para transferir conhecimento a sociedade ofertado um curso on line abordando as principais Zoonoses Brucelose, Tuberculose, Leptospirose, Raiva, Varíola, Sarnas e Leishmaniose.


Palavras-chave

saúde única ; contaminação; leite e derivados lácteos cru; animais de companhia. Será ofertado um curso on line abordando as principais Zoonoses, considerando agentes etiológicos, transmissão, cuidados, tratamentos e controle, ressaltando as medidas profi


Introdução

Assim, como em outras doenças, os sinais clínicos e sintomas podem ser muito semelhante a enfermidades que não apresentam caráter zoonótico e para realizar o diagnóstico diferencial, a clínica médica deixa de ser soberana e demanda exames que são realizados somente em municípios regionais de saúde. Na maioria das vezes, opta-se elo encaminhamento do paciente que repete a mesma contribuição na anamnese, agregado a perda de tempo, gastos e agravamento de sintomas exigindo a busca de hospitais de referência nas capitais que nem sempre tem disponibilidade de leitos.


Justificativa

Como as zoonoses ainda acometem várias pessoas que tem contato com animais, tanto no meio rural como no urbano, justifica-se a elaboração de um curso on line, com linguagem utilizada para a transmissão da informação accessível ao público alvo, podendo inclusive ter explanações e ilustrações diferentes, mas que venham efetivamente, conscientizá-los da gravidade dessas doenças, dos cuidados que devem ser tomados e as principais medidas de controle e profilaxia viáveis, de acordo com cada classe ou grupamento de pessoas. A informação e o conhecimento repassado ao publico alvo poderá reduzir o numero de casos de doenças menos comuns e evitar que zoonoses sejam causa de óbito em várias pessoas da sociedade.


Objetivos

O principal objetivo será repassar conhecimento com linguagem de acesso e entendimento ao publico alvo representado por trabalhadores e moradores do meio rural, prestadores de serviços em laticínios, frigoríficos, vendedores de leite e derivados, carnes e outros produtos no mercado informal, prática ainda muito comum na região de médio/baixo Vale do Jequitinhonha, catadores de lixo para reciclagem, moradores de abrigos coletivos, povos tradicionais como quilombolas, funcionários de casas de ração, setores de venda e medicamentos de cooperativas dentre outros, de como determinadas enfermidades são transmitidas dos animais para o homem e também do homem para o animal. Muitas vezes a desinformação compele a ações que são determinantes para a contaminação de homens e animais e o desconhecimento, a falta de informações e cuidados dificultam o controle dessas doenças que , na maioria podem provocar sintomas graves, gravíssimos e até óbitos. Introduzir práticas de higiene, cuidados essenciais, medidas profiláticas e e de controle como vacinação de animais, armazenamento correto de alimentos para consumo humano e animal utilizando sempre que possível materiais de descarte como garrafas pets, baldes plásticos com tampa, telas, sombrites e lonas com perfurações, pedações de telas, óleo queimado para incinerações e cremações dentre outros contaminantes ambientais.


Metas

Reduzir casos confirmados de Brucelose, Tuberculose, Leptospirose, Raiva, Leishmaniose, Salmoneloses, Varíola, Sarnas, Pediculoses, em humanos, registrados e contabilizados nas localidades; Introduzir procedimentos operacionais padrão de fácil assimilação e execução para controle das Zoonoses e quantificar o percentual do público alvo que aderiu a essas práticas na vigência do projeto; Reduzir o mercado informal de leite, derivados lácteos, carnes bovinas, suínas e aves e seus subprodutos; Introduzir a pratica de higienização, tratamentos térmicos caseiros, para consumo de alimentos adquiridos no mercado informal e proveniente de rebanhos sem controle para doenças. Reduzir a doação e consumo de partes não comercializáveis de animais abatidos em locais não adequados sem Inspeção Municipal, Estadual e até Federal por meio da conscientização da população.


Metodologia

Serão contatados extensionistas da EMATER, Secretários Municipais de Saúde e Agricultura, lideres comunitários como presidentes de sindicatos, associações, agremiações e cooperativas, Diretores de Escolas, Prefeitos Municipais, proprietários de estabelecimentos que comercializam produtos para animais, produtos de origem animal para consumo humano, Médicos Veterinários, Zootecnistas, Agentes Comunitários de Saúde, lideres de comunidades e povos tradicionais, radialistas para que trabalhem assiduamente na importância da participação no curso on line Zoonoses: cuidados e profilaxias. Será enviado ao responsável municipal pela ação um manual detalhado sobre cada aula com possíveis duvidas, perguntas e respostas, e ainda material escrito sobre cada uma das Zoonoses e ilustrações, mais aprofundadas e esclarecedoras para ser usado no momento das aulas. Será também organizado um grupo no aplicativo whatzapp do Coordenador para dirimir dúvidas em tempo real das aulas.


Referências Bibliográficas

BELOTTO, A.J. Raiva transmitida por morcegos nas Américas: impacto na saúde pública e na produção. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL MORCEGOS COMO TRANSMISSORES DA RAIVA, 1., 2001. São Paulo. Anais... São Paulo: Instituto Pasteur, 2001. BRITO, M.G.; CHAMONE,T.L. Ações de controle da raiva canina e felina no estado de Minas Gerais, 1999-2002. Boletim Epidemiológico, v.6, p.1-8, 2002. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / p. : Il. – (Série B. Textos Básicos de Saúde)


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica da comunidade acadêmica, nessa ação representada por docentes e discentes do Departamento de Zootecnia- DZO da Faculdade de Ciências Agrárias, contando com a colaboração de docentes e discentes da Faculdade de Medicina da UFVJM- Campus JK, que levarão até a sociedade, um curso on line, com informações impactantes e essenciais sobre o risco de contaminação por doenças transmitidas diretamente por animais e/ou seus produtos - Zoonoses, bem como a gravidade e importância epidemiológica dessas enfermidades e as mais variadas formas de combater a transmissão para humanos como trabalhadores rurais, prestadores de serviços em laticínios, frigoríficos, consumidores de modo geral. Já extensionistas, líderes comunitários, presidentes de ações e cooperativas, secretários municipais de saúde, diretores de escolas, creches e abrigos, lideres de comunidades quilombolas, dentre outros, além e se beneficiarem com o conhecimento adquirido no curso, irão colaborar mostrando a melhor forma de agregar o maior número de pessoas possível para que as informações sejam bem distribuídas nas comunidades contempladas .A saúde humana e a animal estão indissoluvelmente ligadas. Os seres humanos dependem dos animais para sua nutrição, companhia, desenvolvimento tecnológico, socioeconômico e científico. Por esse motivo, o tema desse Dia Mundial das Zoonoses é celebrado em 06/07. O dia 06/7 foi escolhido para lembrar o combate às zoonoses porque nesta data, em 1885, o cientista francês Louis Pasteur administrou, pela primeira vez, com sucesso a vacina antirrábica por ele desenvolvida em um jovem que havia sido mordido por um cão.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Haverá interdisciplinaridade visto que serão abordados conhecimentos de sanidade animal e saúde humana; transmissão, modo de vida nas zonas rurais e urbanas considerando classes e populações com grande variedade, principalmente da vida no meio rural e irá integrar docentes e discentes do Departamento de Zootecnia de Faculdade de Ciências Agrárias e da Faculdade de Medicina da UFVJM .Inserida no conceito de Saúde Única, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a interdependência das saúdes humana, animal e ambiental, a preocupação quanto às zoonoses sempre foi pauta pública mundial.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem mais de 200 tipos de zoonoses. Cerca de de 60% das doenças infecciosas humanas têm sua origem em animais; pelo menos 75% das doenças infecciosas emergentes dos ser humano, incluindo Ebola, HIV e gripe, têm origem animal; 5 novas doenças humanas aparecem todos anos e 3 delas são de origem animal. Por todo o mundo, as zoonoses respondem por 62% da Lista de Doenças de Notificação Compulsória.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Para os graduandos dos cursos de Zootecnia e Medicina, que nem sempre viveram no meio rural, onde há maior prevalência das Zoonoses o conhecimento dessa realidade será muito impactante na sua formação, quando perceberem que as questões de hábitos alimentares e de higiene estão muito relacionadas ao local onde vivem as populações, suas tradições e dependem parcialmente da condição social.


Impacto e Transformação Social

É esperado que ao conhecer as Zoonoses seus riscos potenciais, a gravidade, e o risco de vida a população ao término do curso pratique as mudanças de hábito recomendadas e também mudem convívios sociais que não são desejáveis ou podem apresentar potencial de risco a população. As zoonoses geram impactos não apenas à saúde pública, mas também causam graves perdas econômicas. A busca de soluções para esses problemas, dada a sua complexidade, implica em uma abordagem de cooperação em nível intersetorial e requer contribuição, intervenção e colaboração de equipes profissionais dos setores da saúde humana, animal e ambiental. Nesse sentido, os governos precisam formular e adotar políticas de saúde pública que levem em consideração os vários fatores que aumentam o risco e dificultam o controle das zoonoses, tais como, mudanças climáticas, desmatamento, incêndios florestais que afetam a biodiversidade genética da vegetação e a destruição do habitat animal, aumento da relação entre humanos e animais selvagens, animais abandonados nas vias públicas, viagens intercontinentais, entre outros. Após o termino do curso haverá uma transformação social buscando hábitos saudáveis sob ótica de saúde respeitando o trabalho e a convivência com animais.


Divulgação

Inicialmente, os primeiros contatos serão realizados por meio de discentes do Curso de Zootecnia da UFVJM, que irão encaminhar ofício esclarecendo a justificativa, os objetivos, a metodologia, as pessoas envolvidas e suas respectivas funções, além da data e do cronograma de atividades do curso a ser ministrado. A partir do aceite, extensionistas e técnicos da EMATER/IMA , líderes comunitários, presidentes de ações e cooperativas, secretários municipais de saúde, diretores de escolas, creches e abrigos, lideres de comunidades quilombolas serão os facilitadores, promovendo encontros, reuniões, e oportunidades para o publico alvo participar efetivamente do curso. Esses serão também os responsáveis pela divulgação do curso, por meio de comunicação oral, cartazes afixados em locais públicos, como prefeituras, secretarias, postos de saúde, hospitais e farmácias, comércios dentre outros locais. Serão também utilizados programas de radio e televisão e se possível até carro de som.


Público-alvo

Descrição

Trabalhadores e moradores do meio rural, prestadores de serviços em laticínios, frigoríficos, vendedores de leite e derivados, carnes e outros produtos no mercado informal, prática ainda muito comum na região de médio/baixo Vale do Jequitinhonha, catadores de lixo para reciclagem, moradores de abrigos coletivos, povos tradicionais como quilombolas, funcionários de casas de ração, setores de venda e medicamentos de cooperativas

Municípios Atendidos

Município

Alvorada de Minas - MG

Município

Diamantina - MG

Município

Couto de Magalhães de Minas - MG

Município

São Gonçalo do Rio Preto - MG

Município

Carbonita - MG

Município

Datas - MG

Município

Tombadouro - MG

Município

Pedro Lessa - MG

Município

Serra Azul de Minas - MG

Município

Presidente Kubitschek - MG

Município

Gouveia - MG

Município

Conselheiro Mata - MG

Município

Milho Verde - MG

Município

Desembargador Otoni - MG

Município

Extração - MG

Município

Monjolos - MG

Município

Inhaí - MG

Município

Rodeador - MG

Município

Planalto de Minas - MG

Município

Santo Antônio do Itambé - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais - EMATER e o Instituto Mineiro de Agroecuária-IMA terão participação efetiva na divulgação da importância de estar presente no curso (frequente em todas as aulas/módulos) bem como promover reuniões com a participação de Agentes Comunitários de Saúde- ACS do Programa Saúde da Família e quando possível, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e colaboradores da saúde. As Prefeituras Municipais e Secretarias Municipais de Saúde serão responsáveis pela ampla divulgação com devida antecedência, em locais de fácil acesso a todas comunidades e ficaram responsáveis por assegurar o transporte até o local. Líderes comunitários terão a mesma ação de incentivo a participação e disponibilidade de local adequado para apresentação do Curso.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 68 h

Carga Horária 6 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração do curso: levantamento de artigos científicos atualizados sobre as zoonoses, cuidados, vacina e tratamentos recentes, controle e informações de prevalência e incidência na região. Roteiro de aula: Definição- Etiologia- Transmissão-Sinais e Sintomas Clínicos- Busca imediata de atendimento médico hospitalar- Controle da doença nos animais- adoção de hábitos de higiene e outros cuidados. As aulas serão bem ilustradas sendo a maioria das fotos de acervo pessoal.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração de oficio que será encaminhado aos Prefeitos Municipais, Secretários Municipais de Saúde, Extensionistas locais da Emater, Presidentes de Sindicatos e Associações, para que planejem orientem e acompanhem a divulgação o centro urbano e o meio rural do munícipio já informando data com hora de inicio e fim de cada aula, local, transporte se necessário. Paralelamente, deverão ser realizadas as inscrições dos participantes para estimar o número de pessoas nos locais e datas escolhidos. Usar também como ferramentas de divulgação carros de som, cartazes afixados em pontos de circulação de pessoas.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 1 - Definição, importância, cuidados, transmissão de Zoonoses. Após a aula haverá tempo para discussão, assinatura da folha de frequência e resposta de questões previamente elaboradas e constando no manual que será distribuído nas comunidades.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 1

Carga Horária 3 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 2- Brucelose

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 2- Brucelose

Carga Horária 3 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 3- Tuberculose

Carga Horária 3 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 3- Tuberculose

Carga Horária 3 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 4- Leptospirose

Carga Horária 3 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 5- Varíola

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 4 - Salmoneloses (aves, peixes, ovos, maionese)

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 4 - Salmoneloses (aves, peixes, ovos, maionese)

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Raiva- abordagem dos surto de Raiva Humana em Bertópolis - MG

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Raiva- abordagem dos surto de Raiva Humana em Bertópolis - MG

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Leishmaniose Cutânea e Visceral - meio urbano e rural

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Raiva- abordagem dos surto de Raiva Humana em Bertópolis - MG

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Sarna

Carga Horária 7 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula Final e Encerramento do Curso.