Detalhes da ação

Técnicas de apresentação utilizando recursos audiovisuais

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202206000027

Tipo da Ação

Cursos Online

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Com Relatório Final

Data Inicio

01/08/2022

Data Fim

30/12/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

wesley esdras santiago

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Comunicação

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Comunicação estratégica

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

cedetec-ufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Resumo

Esta proposta busca auxiliar o discente no desenvolvimento de habilidades de comunicação audiovisual que poderão diferencia-lo no mercado de trabalho futuro. utilizando-se de ferramentas digitais de comunicação, o cursista será capacitado a criar roteiros de apresentações, elaborar projetos de edição com foto, som e vídeo, produção de conteúdo, efeitos especiais, além de desenvolver a fala em público.


Palavras-chave

Recursos audiovisuais, apresentação, aluno, conteúdo.


Introdução

Este projeto se inspira na Política de Extensão e Cultura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri que tem como um dos seus princípios a responsabilidade para com as prioridades locais, regionais e nacionais, especialmente da comunidade do entorno (Brasil, 2009). Nesse sentido, é preciso buscar constantemente novos conhecimentos, novas informações, pois, de nada adianta todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos na Universidade se o mesmo não for transmitido a quem realmente precisa. Assim, é preciso que os alunos, e professores também, além de ter um bom desempenho na teoria, saibam colocar em prática, vivenciar e demonstrar o que aprendeu e passar a ter ciência da real utilidade de tudo o que estudou em teoria. Construímos, com isso, o conhecimento dentro de um contexto significativo, e só conseguimos avaliar o aprendizado no momento em que se aplica o que foi aprendido. Tendo em vista que a ação cidadã das universidades não pode prescindir da efetiva difusão dos saberes nelas produzidos, sendo que as populações cujos problemas tornam-se objeto da pesquisa acadêmica, devem ser consideradas sujeito desse conhecimento (Brasil, 2009). Com isso, pode se dizer que a extensão é uma via de mão dupla, em que a comunidade acadêmica elabora na práxis um saber e, no retorno, a universidade, submetida à reflexão teórica, será acrescida do conhecimento acadêmico. Esta dinâmica de troca de saberes acadêmico e popular tem como consequência a produção de conhecimento científico, tecnológico, artístico e filosófico, emanada com a realidade brasileira e regional, portanto, contextualizada. Durante o processo de aprendizagem do aluno(a), é essencial que o mesmo se aperfeiçoe em características que poderão diferencia-lo no mercado de trabalho futuro, dentre esses atributos encontra-se a capacitação para lidar com recursos audiovisuais, onde o aluno(a) aprenderá a trabalhar em áreas carregadas de diversas possibilidades como, direcionar, criar roteiros de apresentações, elaborar projetos de edição com foto, som e vídeo, produção de conteúdo, efeitos especiais, além de desenvolver a fala em público. Audiovisual refere-se à forma de comunicação sintética que utiliza simultaneamente à visão e à audição. Essa técnica vem sendo utilizada para facilitar os meios de comunicação a milhares de anos a.c, quando na pré-história os homens das cavernas desenhavam nas paredes das rochas para deixar registrado suas conquistas de caça.


Justificativa

As plataformas de recursos audiovisuais vão muito além da confecção de slides para apresentações, as plataformas ajudam na comunicação e no entendimento de determinado conteúdo, e quanto mais interessante for a montagem da mesma, mais interesse torna-se há quem está contemplando a apresentação. Existem diversas formas de se montar uma apresentação, que podem ser divididas entre simples, moderadas e sofisticadas, cabe a quem está elaborando decidir e se fazer as seguintes perguntas, “Quem é o meu público? O que eu quero mostrar? ” respondendo essas questões para si mesmo o projeto já pode começar a ser elaborado, pois públicos diferentes, exigem apresentação diferentes, mesmo que o conteúdo venha a ser o mesmo, com por exemplo “cuidados com a saúde”, você pode apresentar para crianças de forma didática ilustrativa, com desenhos chamativos, animações, também pode apresentar para idosos e pessoas leigas no assunto com ilustração e com didática mais simples, ou para pessoas com estão se formando ou que já são da área da saúde, podendo fazer o uso de palavreado técnico, levantamento de dados científicos e imagens com fotos reais.


Objetivos

Qualificar e capacitar jovens para confecção de projetos acadêmicos audiovisuais, fortalecendo suas oportunidades para desenvolvimento pessoal e para o mercado de trabalho.


Metas

Divulgar as ações de extensão da UFVJM para as comunidades da região noroeste de Minas; Promover a formação continuada de estudantes e profissionais por meio da educação a distancia e atividades remotas; Formar cerca de 200 pessoas durante os 4 períodos de oferta do curso;


Metodologia

Muitas vezes nos deparamos com a dificuldade dos alunos em assimilar o conteúdo e relaciona-lo com o seu cotidiano, uma vez que os educadores utilizam metodologias didáticas tradicionais. A educação encontra-se em um processo de inovação para acompanhar o ritmo acelerado das novas tecnologias, e se faz necessário a apropriação de maneiras diferenciadas e inovadoras de ensinar, renunciando os métodos tradicionais. A abordagem de assuntos que retratam a realidade e o cotidiano dos alunos de maneira interdisciplinar facilita a aprendizagem, e os recursos audiovisuais são ferramentas didáticas que podem auxiliar o professor na execução de sua aula, tornando-a mais atrativa e dinâmica. Ademais, usaremos a divulgação por mídias sociais e a gestão dos inscritos através do Ambiente Virtual de Aprendizagem desenvolvido pelo docente e já em uso para outros cursos e projetos de ensino remoto. Como apoio, poderão ser utilizados também softwares, sites de busca e de vídeo gratuitos.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério Da Educação. Universidade Federal Dos Vales Do Jequitinhonha e Mucuri. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE, Diamantina, MG: Ministério Da Educação, 2009. 9p.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Acreditamos que ações de extensão permitem ao estudante enriquecer o seu currículo com experimentos e vivências, visando sua autonomia profissional e intelectual e portanto, constituem instrumentos básicos para o relacionamento do estudante com a realidade social, econômica e cultural da região. Buscamos estimular a prática de estudos e atividades interdisciplinares, opcionais, independentes, transversais, de atualização profissional específica permanente e contextualizada, integrando-as às diversas peculiaridades regionais e culturais, através de ações junto à comunidade. Ao propormos este projeto de extensão, buscamos para nossos alunos: I – desenvolver a autonomia intelectual do aluno, favorecendo sua participação em atividades de estudos diversificados que contribuam para a formação e atuação profissional; II – estimular o uso das habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar; III – avaliar outras formas de construção do conhecimento, além dos limites da sala de aula e da própria instituição; IV – fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva; V – possibilitar ainda mais a qualificação do egresso, futuro profissional.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Com o objetivo de contribuir para a capacitação e formação continuada de profissionais do noroeste de Minas, os principais pontos desta proposta envolvem aulas expositivas e dinâmicas online as quais possibilitem que os cursistas aprimorem suas competências e estejam aptos para os desafios profissionais da região.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

No processo formativo da universidade, a extensão é vista como uma atividade primordial para que os universitários possam treinar e se capacitar, como também se articular com a comunidade. Há ainda que se considerar que se associados o ensino e a pesquisa, ganha-se terreno em frentes como a tecnologia e inovação. No escopo dessa proposta, percebe-se que o discente dos bacharelados do Instituto de Ciências Agrárias desenvolverão vivências da licenciatura e/ou mesmo da extensão rural, a qual trata da difusão de conhecimento e tecnologias para a comunidade.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A vivência no planejamento e tutoria de cursos e aulas engloba conhecimentos de extensão, comunicação e gestão vistos nas diversas unidades curriculares ofertadas pelos cursos do Instituto de Ciências Agrárias, o engajamento nesse projeto solidifica a formação profissional do discente. Por outro lado, o discente que atuará como instrutor desenvolverá as habilidades de docência, fala em pública e articulação com o ouvinte, fortalecendo cada vez mais suas habilidades e competências.


Impacto e Transformação Social

É notória que a relação indissociável de Ensino, Pesquisa e Extensão é atendida nesta proposta, visto que eleva a dimensão formativa que dá sentido à universidade e contribui para o bem estar social da população, consequentemente o desenvolvimento da sociedade. Atualmente, o perfil predominante do cidadão da região noroeste de Minas é de baixa escolaridade e com empregos com renda mínima. Apesar dos avanços dos cursos de formação superior, numa região onde a economia é vinculada a produção agropecuária, destaca-se no mercado aqueles indivíduos que possuem formações e habilidades específicas, logo, os cursos ofertados nesta proposta irão oportunizar uma mudança de paradigma para inúmeras pessoas, as quais poderão assumir funções estratégicas e melhor renda, agregando melhorias no padrão de vida familiar e progresso para a região.


Divulgação

Redes sociais oficiais da UFVJM, do Instituto de Ciências Agrárias, dos cursos do ICA e dos participantes no projeto.


Público-alvo

Descrição

Cursistas de ensino médio da rede pública e privada da região noroeste de Minas.

Descrição

Estudantes das IES públicas e privadas do noroeste de Minas

Descrição

Profissionais que atuam na área de educação na região noroeste de Minas e buscam formação continuada.

Descrição

Pessoas que buscam melhorar suas habilidades e se qualificar para os desafios do mercado profissional

Municípios Atendidos

Município

Unaí - MG

Município

Cabeceira Grande - MG

Município

Paracatu - MG

Município

Bonfinópolis de Minas - MG

Município

Dom Bosco - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 144 h

Carga Horária 100 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Divulgação e matrícula do curso utilizando ferramentas de redes sociais, e-mail e rádio.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Oferta do curso na modalidade remota, serão turmas bimestrais.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Encontro para recebimento de atividades avaliativas e feedback aos cursistas.