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Introdução ao Mundo das Cervejas Artesanais
Sobre a Ação
202206000033
062022 - Cursos Online
Cursos Online
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
01/08/2022
30/12/2022
Dados do Coordenador
ulisses barros de abreu maia
Caracterização da Ação
Engenharias
Tecnologia e Produção
Trabalho
Desenvolvimento tecnológico
Estadual
Sim
Sim
Dentro e Fora do campus
Integral
Sim
Redes Sociais
N/A.
Membros
O curso de Introdução ao Mundo das Cervejas Artesanais tem como objetivo propiciar a iniciação ao conhecimento e as principais curiosidades sobre o extenso mundo das cervejas especiais. De forma amigável e com o embasamento técnico científico explorar o caráter introdutório das nuances deste mundo. Este curso visa formar um consumidor e/ou apreciador consciente com o conhecimento necessário para selecionar uma cerveja especial de qualidade compreendendo os estilos e suas formas de produção.
Cerveja Artesanal, História da Cerveja, Cultura Cervejeira, intercâmbio de conhecimento, troca de saberes.
A Cervejaria Escola-UFVJM têm se consolidado como um projeto institucional de extensão vinculado ao Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) e ao curso de Engenharia de Alimentos. Em novembro de 2016, começaram as atividades da Cervejaria Escola-UFVJM, uma unidade piloto de fabricação de cerveja com capacidade produtiva de 120 litros/mês. No entanto, a sua real operacionalização e visibilidade, somente se deram com a aprovação e renovação do projeto 'Cervejaria-Escola-UFVJM: Divulgando a tecnologia e a cultura cervejeira em Diamantina e região' nos editais PIBEX 02/2016, 01/2018 e 02/2020. Por meio desses projetos, a Cervejaria Escola-UFVJM têm conseguido notoriedade, se posicionando como um espaço de diálogo, integração e interação entre a universidade e a sociedade, que visa contribuir para o desenvolvimento e consolidação do turismo cervejeiro em Diamantina e região. O grande desafio é incorporar cada vez mais a comunidade acadêmica e as suas atividades de ensino e pesquisa no processo de extensão, criando mecanismos de comunicação e integração com a sociedade [1] que impulsionam a tecnologia e a cultura cervejeira da região. Tais iniciativas contribuem para que a Universidade cumpra o seu papel social que é de fomentar ações educativas para a construção de uma cidadania que objetiva a transformação social, a conquista dos direitos (civis, políticos e sociais) individuais e coletivos, além de manter-se num constante diálogo com a sociedade[2] A Universidade não pode se ver como uma entidade da sociedade que a circunda, mas, sim, como parte dela. Nessa relação, a sociedade deve passar a ver a Universidade como instância fundamental e importante do corpo social. Mais do que dialogar, debater temáticas ou servir de fórum, a Universidade tem de ouvir a sociedade. A partir daí, com os instrumentos que se dispõem, possa atender concretamente aos seus anseios. Na construção destes instrumentos se deu o Programa de Extensão do Campo ao Copo com diversas ações extensionistas da Cervejaria Escola propondo a construção de um local de empoderamento do discente, com vistas ao enriquecimento do conhecimento e do senso crítico, em suas manifestações éticas, materiais, estéticas, científicas e tecnológicas. Aproveitando deste momento com o presente edital de ações online, de forma dialógica, escutando a reivindicação da comunidade interna multi campi, a Cervejaria-Escola pretende ampliar o público-alvo da comunidade interna (alunos, docentes e técnicos administrativos) e externa (microcervejarias, produtores, restaurantes, bares e apreciadores de cerveja artesanal) dos campi de Diamantina, para a oferta de cursos que atendam também as demais regiões de atuação da nossa universidade como o campus de Teófilo Otoni, Janaúba e Unaí.
O diálogo e a interação social serão a base do projeto, que promoverá a troca de saberes e o intercâmbio de conhecimentos entre a academia (discentes, técnicos administrativos e docentes) e a comunidade externa formada por leigos, garçons, apreciadores de cerveja artesanal, turistas, viabilizando a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. Por meio deste curso online introdutório ampliar as ações de extensão já existentes ampliando a extensão multi campi do público alvo envolvido buscando capacitar, empoderar e conscientizar. O empoderamento pode ser entendido como um processo que ajuda as pessoas a desenvolver em suas habilidades, implicando em conquistas, avanço e superações por parte daquele que se empodera (sujeito ativo do processo), e não uma simples doação ou transferência por benevolência[3]. São mudanças comportamentais e ações que a levam a evoluir e se fortalecer. Já a conscientização permite aos indivíduos se apropriarem criticamente da posição que ocupam com os demais no mundo, assumindo o verdadeiro papel que lhes cabem como sujeitos da transformação do mundo, com a qual se humanizam[3] entendido como um processo que ajuda as pessoas a desenvolver em suas habilidades, implicando em conquistas, avanço e superações por parte daquele que se empodera (sujeito ativo do processo), e não uma simples doação ou transferência por benevolência[3]. São mudanças comportamentais e ações que a levam a evoluir e se fortalecer. Já a conscientização permite aos indivíduos se apropriarem criticamente da posição que ocupam com os demais no mundo, assumindo o verdadeiro papel que lhes cabem como sujeitos da transformação do mundo, com a qual se humanizam[3]. Assim o processo didático do curso proposto será por meio de métodos de facilitação que leva ao diálogo dos participantes que de forma ativa sobre conteúdos teóricos, relatos de produtores(cervejeiros profissionais) e casos práticos apresentados, onde poderão construir sua consciência a partir da apropriação dos saberes compartilhados. As atividades deste curso, por meio do diálogo com os produtores, discentes e apreciadores de cerveja artesanal, do intercâmbio de conhecimento, das interação interpessoais e institucionais, e da interdisciplinaridade, se encontram em consonância com Política de Extensão da UFVJM, atuando na área temática de Tecnologia e Produção, e com as seguintes linhas de extensão: Temas específicos; e Turismo e desenvolvimento sustentável.
Objetivo Geral: • Democratizar e popularizar o conhecimento sobre a cerveja artesanal impulsionando o turismo cervejeiro em Minas Gerais, contribuindo para a qualificação de profissionais do ramo de bares e restaurantes, de apreciadores de bebidas e dos estudantes egressos da UFVJM. Objetivo Específico: • Incentivar o empreendedorismo na área de cerveja artesanal; • Estimular os discentes na construção de uma base sólida de conhecimentos e no desenvolvimento de competências de cognitivas; • Difundir e valorizar a cultura cervejeira, incentivando o turismo cervejeiro em Minas Gerais; • Contribuir na formação e no aprendizado dos discentes por meio de experiências interdisciplinares de ensino tornando-os multiplicadores do saber cervejeiro; • Promover o diálogo e a troca de saberes entre a universidade e a comunidade; • Promover o diálogo, o intercâmbio de conhecimento e a troca de saberes entre a universidade (discentes, docentes e técnicos administrativos) e a comunidade (produtores e apreciadores de cerveja artesanal); • Empoderar os discentes com novas técnicas, habilidades e competências; • Qualificar funcionários do ramo de Bares e restaurantes; • Conscientizar os apreciadores de cerveja com o conhecimento necessário para um enriquecimento das suas experiências gastronômicas e sensoriais no restaurante, no bar ou em casa; • Popularizar o consumo moderado de cerveja artesanal: 'beba menos, beba melhor'.
Previsão de Impacto direto: • Serão realizados pelo menos 4 (quatro) cursos teóricos com temas relacionados à introdução ao mundo da cerveja; • Serão formados pelo menos 4 (quatro) discentes facilitadores de aprendizagem; • Expectativa de 40 (quarenta) participantes por turma com uma expectativa total de 160 (cento e sessenta) pessoas atendidas.
Na execução do projeto será adotada uma metodologia comunicativa-crítica [5,6] que amplie o diálogo, a interação e a participação de todos os agentes envolvidos (discentes, técnicos administrativos, docentes, produtores, funcionários do ramo de restaurantes e apreciadores de cerveja artesanal), com foco na superação de dificuldades, intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços para o desenvolvimento e consolidação do saber cervejeiro. O intuito é estimular a cooperação, o comprometimento e a solidariedade entre as partes interessadas. Para isso, serão realizadas uma série de atividades através dos quais os sujeitos (internos ou externos à universidade), permaneçam interligados para efetivamente alcançar objetivos em comum: (a)Treinamento e capacitação dos estudantes em habilidades sociais; (b) Realização de cursos (c) Desenvolvimento de material didático e audiovisual (d) Qualificação de pessoal. Visando o controle e melhoria contínua das atividades didáticas do curso, a equipe adotará a metodologia PDCA (Plan, Do, Check and Action). Com isso, serão aplicados formulários de avaliação para aperfeiçoamento junto ao público-alvo para a avaliação dos seguintes itens: 1. Divulgação do curso 2. Programação do curso. 3. Organização do curso. 4. Tema(s)abordado(s). 5. Conhecimento do(s) ministrante(s) em relação ao(s) tema(s) da(s) atividade(s). 6. Adequação da metodologia on-line. Por questões éticas e legais somente podem participar dos cursos de extensão pessoas maiores de 18 anos.
1. Ortiz M, Morales M. La extensión universitaria en América Latina: concepciones y tendencias. Educ yEduc. 2011;14(2):349-366. doi:10.5294/edu.2011.14.2.6. 2. Júnior ALS. Universidade e Sociedade: Uma Relação Possível Pelas Vias da Extensão Universitária. Revistainter-legere. 2013;(13):299-335. 3. Roso A, Romanini M. Empoderamento individual , empoderamento comunitário e conscientização : Individual empowerment , community empowerment and awareness : a theoretical essay. 2014;3(1):83-95. 4. Institutoda Cerveja Brasil. GUIA COMPLETO : ENTENDA COMO ESTÁ O MERCADO DE CERVEJAS NO BRASIL. 2017:25. 5. FLECHA R, VARGAS J, DAVILA A. Metodología comunicativa crítica en la investigación en ciencias sociales: la investigación workaló. LAN HARREMANAK. 2004;2(11):21-33. 6. Gómez González, Aitor; Díez-Palomar J. Metodología Comunicativa crítica - Transformaciones y Cambios en el Siglo XXI. 2009.
A produção do curso contará com a participação de produtores de cerveja profissionais e caseiros por meio da gravação de relatos, entrevistas e materiais de apoio que possibilitaram aos alunos do curso produzido uma visão da prática da produção artesanal de cerveja, bem como os regionalismos desta prática. Os discentes ao produzir os conteúdos promoverão uma interação dialógica entre o conhecimento tecnológico acadêmico encontrado na literatura com os saberes da prática dos produtores. Essa ação trará o enriquecimento do conteúdo didático do curso ministrado.
A tecnologia cervejeira em si, é uma prática interdisciplinar que envolve áreas de química, microbiologia, engenharia e administração. No curso além destas áreas serão abordados temas históricos e sociológicos culturais relativo a cerveja artesanal. Portanto tanto os diversos profissionais produtores (químicos, microbiologistas, administradores), quanto os temas do conteúdo programático: história, cultura e técnicas de produção, proporcionarão aos alunos do curso e aos membros discente um olhar abrangente sobre a interdisciplinaridade e interprofissionalidade.
A produção do curso se constitui de uma prática de ensino, que será ampliada na formação dos discentes como facilitadores. Estes além de aprender o conteúdo programático receberão uma formação em metodologias ativas e de facilitação. Todo o conhecimento e saberes utilizados na produção do curso serão baseados na literatura técnico científica frutos de uma revisão literária. O bolsista e membros participaram da elaboração do artigo de relato de experiência e de um resumo expandido para ser publicado em congresso ou periódicos acadêmicos. A extensão ocorrerá na busca por parceiros que divulgarão os cursos para ampla participação da comunidade fora dos muros da universidade.
De maneira a capacitar o estudante nas técnicas participativas e operacionais do projeto e integrar os membros da equipe, inicialmente todas as atividades do bolsista serão conduzidas sob a orientação e supervisão de algum docente ou técnico administrativo participante do projeto. Além disso, serão periodicamente realizadas reuniões para discutir e ajustar as metodologias aos objetivos propostos, bem como para avaliação do bolsistas e de outros membros. Por meio dos cursos e reuniões com produtores e apreciadores de cerveja artesanal com a utilização de técnicas participativas (diagnóstico, mapeamento e planejamento participativo), todos os membros do projeto vivenciarão práticas sociais singulares que contribuirão para a sua formação cidadã e ética. Por outro lado, dado a complexidade e os desafios da difusão da tecnologia e cultura cervejeira, o projeto permite ao estudante a integração de áreas distintas do conhecimento, bem como a sua inserção social por meio da troca de saberes e experiências com os produtores e apreciadores de cerveja artesanal.
Pretende-se com este projeto de curso: qualificar o corpo discente; ampliar o número de apreciadores de cerveja artesanal; qualificar funcionários de bares e restaurantes; contribuir com a cultura cervejeira regional e intensificar o turismo cervejeiro regional.
A divulgação dos cursos se fará pelos meios institucionais como as listas de e-mail do geral da UFVJM, lista de faculdades/institutos; os sites institucionais; as redes sociais do instituto e do projeto Cervejaria Escola UFVJM no qual o curso estará vinculado; pelos parceiros (CONCEDI, Associações Comerciais dos Municípios, Prefeituras) por meio de grupos de Whatsapp e sites/portais institucionais dos mesmos.
Serão ofertados pelo menos 4 cursos diferentes nos 4 campi (Diamantina, Teófilo Otoni, Janaúba e Unaí) de 15hs, totalizando pelo menos 60hs conforme exemplificado no edital
Materiais didáticos de audiovisual, Apostilas, Slides de Apresentação.
Público-alvo
Garçonetes, Garçons, atendentes, gerentes, cozinheiros e proprietários do ramo de Bares e Restaurantes
Público externo interessado no tema cerveja artesanal
Público Interno composto por Docentes, Técnico Administrativos e Discentes interessados em Cerveja Artesanal
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Teófilo Otoni - MG
Janaúba - MG
Unaí - MG
Parcerias
Ampla divulgação e participação no conteúdo sobre produção caseira.
Divulgação e conteúdo sobre a produção profissional artesanal
Conteúdo sobre a produção profissional artesanal
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação e conteúdo sobre a produção profissional artesanal
Conteúdo produção profissional artesanal
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 380 h
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Processo seletivo de alunos para facilitação do curso de Introdução ao Mundo da Cerveja Artesanal. Alunos com disposição às práticas de ensino, ferramentas on-line, interação com pessoas e interesse pela Cerveja Artesanal.
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Treinamento e capacitação do bolsista e dos demais membros da equipe para desempenharem da melhor maneira possível as atividades que lhe serão atribuídas. Dentre os treinamentos destacam-se distintas técnicas participativas (Linha do tempo, Diagrama de Venn, Árvore de Problemas, Diagnóstico, Mapeamento, Planejamento Participativo), técnicas de ensino e facilitação (Aprendizagem Ativa, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Elaboração de Conteúdos) e Orientação conceitual (História, Conceito, Mercado e Tecnologias Cervejeiras). Modalidade presencial/remoto/online.
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Desenvolvimento e elaboração do material didático: • Elaboração de recursos audiovisuais (Entrevistas, Casos); • Elaboração de Google Sala de Aula (Ambiente Virtual de Aprendizagem; • Elaboração de Apresentações (Slides); • Elaboração de Dinâmicas de Interação e Aprendizagem; • Elaboração de Avaliações de Aprendizagem. E das avaliações: • Avaliações diagnósticas (Perguntas e questionários); • Avaliações formativas (Estudos de caso; Produções audiovisuais; Produções Coletivas.); • Avaliações comparativas (Atividades para casa; Autoavaliação, testes rápidos ao final das aulas); • Avaliações diagnósticas (Avaliação sobre Conteúdo, Didática e Material no final do curso).
- Manhã;
- Tarde;
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Divulgação dos cursos entre os parceiros internos e externos de cada município e nas redes sociais.
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- Tarde;
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Realização dos cursos utilizando as ferramentas e ambiente virtuais.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Reavaliação na construção dos cursos, relatórios de memória das atividades, problemas e soluções encontradas. Desenvolvimento e construção do relato de experiência e resumo expandido com o resultado obtido da ação. Fechamento e relatório PIBEX.