Detalhes da ação

Criando um podcast do zero

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202206000035

Tipo da Ação

Cursos Online

Situação

RECOMENDADA

Data Inicio

01/08/2022

Data Fim

30/12/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

vitoria azevedo da fonseca

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Comunicação

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Mídias

Abrangência

Estadual

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

.

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Resumo

Esse curso tem como objetivo ensinar a comunidade externa da UFVJM a criar seu próprio podcast e através disso promover a circulação de novas ideias e conhecimentos. As aulas são online via Google Meet, e no final conta com apresentações dos áudios criados pelos próprios alunos.


Palavras-chave

Podcast. Curso online. Mídias.


Introdução

.


Justificativa

No campo da comunicação a globalização se torna ainda mais visível, principalmente depois do início da pandemia da Covid-19, em que as pessoas precisaram se conectar através da internet e ela acabou tornando-se o meio mais influente em todas as áreas. Seja para se informar, por entretenimento ou criação de conteúdo o número de usuários nas plataformas de podcast, conhecida também como podosfera, aumentaram consideravelmente nos últimos anos. Diferente do programa de rádio, o podcast pode ser considerado uma mídia digital que tem um modo de produção e disseminação livre, abordando diferentes assuntos e podendo ser acessada a qualquer momento com o suporte da internet. Podemos compreender que [...] o podcast realizou um percurso constituído intencionalmente em favor da liberdade, da cessão de voz a seus usuários e da construção conjunta do conhecimento em seu entorno. [...], no uso do podcast, a intenção de se manter um exercício democrático e apto a promover o encontro das falas e ideias de seus participantes nos mais diversos cenários, formando, assim, um percurso que determinou a dimensão educacional apresentada hoje pelo podcast. (FREIRE, E., 2017, p. 63). Dessa forma, buscamos contribuir na formação do público alvo, ensinando os domínios das ferramentas necessárias para criação e divulgação de novos programas.


Objetivos

Geral: • Ensinar como criar um podcast desde o início com todos os recursos necessários. Específicos: • Disponibilização de conteúdo, de acesso gratuito e online, voltado para promoção e circulação de novas ideias da/para sociedade; • Incentivar o uso da tecnologia de informação e comunicação digital.


Metas

As metas desse curso online é a) ensinar a comunidade externa da UFVJM a utilizar as ferramentas tecnológicas para criação de um podcast b) promover acessibilidade ao meio de comunicação c) incentivar que os participantes criem o seu próprio programa e acompanhar o processo de criação deles.


Metodologia

O curso será dividido em 3 módulos, aplicados em 3 momentos e públicos diferentes, totalizando a carga horária de 20 horas cada um deles. Os módulos estão divididos da seguinte maneira: 1. O que é um podcast e seus formatos: aqui serão tratadas as seguintes questões: Escolha de um tema, planejamento de conteúdo e roteiro, gravações, preparo vocal, equipamentos e local. (5h) 2. Editando o podcast: Nesse módulo os participantes aprenderão sobre: Trilha sonora, limpeza de ruídos, cortes e linhas de áudios. (10h) 3. Publicação: Aqui abordaremos: Apresentação das plataformas, capa do episódio, resumo de apresentação e divulgação. (5h) As aulas ao vivo contarão com slides passo a passo de cada etapa, e a cada exibição mostraremos como se faz na prática. Além disso, vamos criar uma pasta no drive em que os participantes irão ter acesso aos modelos de áudios a serem editados, e posteriormente analisaremos com apontamentos e sugestões. Será solicitado que os alunos criem um episódio de autoria própria e apresentem para todos os participantes ao final do curso.


Referências Bibliográficas

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. A comunicação/educação Freireana na Podosfera brasileira. Comunicações, Piracicaba, v. 23, n. 2, p. 29-52, maio/ago. 2016. FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Podcast: breve história de uma nova tecnologia educacional. Educação em Revista, Marília, v. 18, n. 2, p. 55-70, jul./dez. 2017. FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Conceito educativo de podcast: um olhar para além do foco técnico. Educação, Formação & Tecnologias, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 35-51, jul. 2013.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade ocorrerá através dos encontros online, promovendo o ensinamento da utilização de recursos tecnológicos digitais para criação de podcast.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O curso contará com a interação entre conhecimentos, notadamente conhecimento historiográfico e a arte de narrar com conhecimentos midiáticos na produção de podcast. Da mesma forma, possibilitará formar o público iniciante para atuar nesta área crescente da produção de mídias sonoras.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A pesquisa se enquadra no processo de buscar conhecimento a respeito do que será abordado no curso, sendo que sua extensão é levar os aprendizados para a comunidade externa. Através disso, o discente está vinculado ao processo que engloba o ensino. Os participantes externos do curso também estarão vinculados a todas essas modalidades, pois para criar um podcast é necessário um roteiro prévio do conteúdo abordado, e para sua elaboração a pesquisa é base da fundamental. Após todos os requisitos cumpridos e o produto pronto, o próximo passo é disponibilizar a criação para a sociedade que faz do quesito extensão.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Uma das melhores formas de aprender é ensinando, garantindo, assim, o impacto na formação do Discente, pois a sua participação envolve a estruturar e ministrar o curso.


Impacto e Transformação Social

Por se tratar de um curso online e gratuito, que tem como um dos objetivos a circulação de novas ideias, informação e curiosidade é que permite o impacto e transformação social, desenvolvendo o senso crítico da sociedade de tal forma que ela possa ser também agente de divulgação dos seus próprios conhecimentos.


Divulgação

A divulgação do curso se dará através da criação de cards para as redes sociais.


Informações Complementares

.


Público-alvo

Descrição

Estudantes da Educação Básica e Ensino Superior interessados em podcast.

Descrição

Professores interessados em desenvolver atividades com podcast e aprender a produzir.

Descrição

Pessoas interessadas em conhecer e aprender a produzir podcast.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 180 h

Carga Horária 60 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

A oferta do curso ocorrerá nos meses de setembro, outubro e novembro sendo que os participantes poderão fazer o seu próprio horário ao longo do mês correspondente.

Carga Horária 60 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Preparação do curso incluindo gravação de videoaulas e divulgação nas redes sociais.

Carga Horária 60 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Nesta atividade serão realizadas as análises dos materiais avaliativos e consequente avaliação das ofertas dos cursos bem como a organização de materiais e escrita do relatório final.