Visitante
GeoGebra: Como construir e visualizar objetos 3D em realidade aumentada
Sobre a Ação
202206000044
062022 - Cursos Online
Cursos Online
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
01/08/2022
30/12/2022
Dados do Coordenador
jaime batista de souza
Caracterização da Ação
Ciências Exatas e da Terra
Educação
Tecnologia e Produção
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Regional
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Membros
O curso é uma ação de extensão e prevê a interação dialógica entre a universidade e a sociedade. Objetiva desenvolver o conhecimento de professores e alunos do Ensino Médio acerca da criação e análise de figuras tridimensionais e aplicações de conceitos matemáticos através do recurso de Realidade Aumentada utilizando o GeoGebra. Será realizado por servidores e por um aluno da UFVJM em parceria com a SRE de Teófilo Otoni. O público alvo são os professores e alunos de escolas de Ensino Médio.
Realidade Aumentada, Geogebra, Figuras Tridimensionais, UFVJM
A importância da inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto da Educação Básica tem sido objeto de abordagem no âmbito educacional e encontra sustentação no perfil da sociedade atual, em que a tecnologia permeia as diferentes relações estabelecidas. Essa inserção inclusive compõem a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que apresenta, como uma das competências gerais previstas, a de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. Como uma das competências específicas para a área de Matemática insere-se a de utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. (BRASIL, 2018). Com base na necessidade de que haja essa aproximação entre o ensino e TDICs, e considerando uma das missões da Universidade, que é a de produzir e disseminar o conhecimento científico tecnológico e a inovação em todos os campos do saber e participar da transformação da realidade das pessoas dos nossos territórios de abrangência (Plano Estratégico Institucional 2021-2025), propõe-se a realização do curso online intitulado “GeoGebra: Como construir e visualizar objetos 3D em realidade aumentada”. O referido curso objetiva desenvolver o conhecimento acerca da criação e análise de figuras tridimensionais e aplicação de conceitos matemáticos com a utilização do recurso de Realidade Aumentada (RA) com suporte do software livre GeoGebra, e será destinado a professores e alunos da Educação Básica de escolas que fazem parte da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Teófilo Otoni - MG. A plataforma GeoGebra.org é de acesso gratuito e oferece uma variedade de recursos interessantes para a realização de atividades colaborativas e remotas como, por exemplo, um ambiente de sala virtual onde o docente pode ter uma interação com os alunos no momento da realização das tarefas. Também oferece um repositório repleto de material com diversos níveis de complexidade de construção, porém, muito úteis, desenvolvidos por colaboradores do mundo inteiro. (SOUZA, 2020) Os aplicativos disponíveis na plataforma permitem que o usuário realize a tarefa online ou, fazer o download do aplicativo e executá-lo no próprio computador. O recurso de realidade aumentada está disponível no aplicativo para smartphones. O curso será realizado por servidores (docente, técnicos administrativos) e por aluno da UFVJM contando com a parceria da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Teófilo Otoni. Através das atividades previstas, pretende-se estabelecer uma interação dialógica com a sociedade, de modo que o conhecimento produzido contribua para o desenvolvimento de todos os envolvidos - comunidade interna e comunidade externa à UFVJM. Em relação ao discente da UFVJM que participará da organização e realização do curso, é previsto que o mesmo será beneficiado com o acesso a informações que contribuam para sua formação técnica e cidadã resultantes da integração com a comunidade externa; esta terá acesso e se beneficiará do conhecimento científico oferecido pela universidade. Além disso, é prevista a ampliação da aprendizagem em métodos e processos de extensão universitária. Convém ressaltar o caráter interdisciplinar do curso, considerando a participação e integração de diferentes áreas que convergem para a formação de conhecimento contextualizado e significativo. Posteriormente à realização deste curso, será proposta uma nova ação extensionista em que há a previsão de utilização de uma impressora 3D para a impressão de figuras tridimensionais construídas neste curso pelos alunos e professores participantes, com a intenção de proporcionar uma aproximação ainda maior entre os participantes e esse recurso tecnológico, até então bem distante da realidade de muitos deles.
O processo de discussão relacionado à inserção de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e sua importância no contexto educacional vem ao encontro do perfil tecnológico da sociedade atual, no âmbito da qual “a Internet, os computadores, a tecnologia móvel, a fibra óptica e a TV digital, têm transformado a forma de organização social e as relações interpessoais” (PEDRO, 2011, p. 3). Tomando como objeto de discussão o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos, principalmente os relacionados a habilidades de visualização espacial, é possível perceber a necessidade de metodologias que colaborem para o seu desenvolvimento no contexto da Educação Básica. De acordo com Souza (2020), quando se trata de conceitos matemáticos que envolvem representações de objetos ou figuras tridimensionais, os livros didáticos dificilmente conseguem suprir a necessidade do discente de visualizar tais objetos observando a profundidade ou deformações. Nesse contexto, convém citar a carência da habilidade de visualização espacial por parte de alunos que ingressam em cursos de graduação na área de exatas, o que leva ao entendimento de que uma melhor abordagem da temática deve ser oferecida no decorrer da Educação Básica. As TDICs podem representar uma estratégia eficiente para o desenvolvimento dessas habilidades. Diante do exposto, ressalta-se a importância da realização deste curso, que prevê contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos por parte de professores e alunos da Educação Básica através da inserção de TDICs para a criação e análise de figuras tridimensionais e aplicação de conceitos matemáticos.
OBJETIVO GERAL: Desenvolver o conhecimento de professores e alunos da Educação Básica acerca da criação e análise de figuras tridimensionais através do recurso de Realidade Aumentada (RA) com utilização do software GeoGebra. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: * Desenvolver habilidades em professores e alunos da Educação Básica com relação à análise de figuras geométricas considerando o recurso de Realidade Aumentada; * Apresentar o recurso de Realidade Aumentada aos professores da Educação Básica como forma de abordagem dos conteúdos relacionados às figuras tridimensionais; * Estimular os estudantes da Educação Básica a aperfeiçoarem o desenvolvimento da habilidade de visualização espacial, colaborando para uma formação integral e preparo para o ensino superior.
* Estimular a inserção de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino e aprendizagem pelos professores da Educação Básica; * Contribuir para a familiarização dos professores e alunos da Educação Básica com o recurso de Realidade Aumentada (RA) e com a utilização do software GeoGebra; * Colaborar com a redução do número de retenção e evasão em escolas do ensino médio, principalmente em conteúdos relacionados à Matemática; * Fortalecer as relações e interações da Universidade com a sociedade na qual encontra-se inserida; * Colaborar com o melhor preparo dos alunos da Educação Básica para o futuro ingresso em cursos superiores de graduação.
O curso on-line “GeoGebra: Como construir e visualizar objetos 3D em realidade aumentada” se refere a uma ação de extensão universitária e prevê a interação dialógica entre a universidade e a sociedade. Consiste em apresentar e abordar formas de utilização do recurso de Realidade Aumentada (RA) para a construção e análise de figuras tridimensionais e para a análise de conceitos matemáticos, através da utilização do software livre Geogebra. Os conteúdos a serem abordados serão Geometria Espacial, Geometria Analítica e Funções. O curso será realizado por servidores (docente, técnicos administrativos) e por aluno da UFVJM contando com a parceria da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Teófilo Otoni. O público alvo do curso são os professores e alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, localizadas na região de abrangência da SRE de Teófilo Otoni. Esta região é composta por 156 escolas, dentre estas, 90 oferecem Ensino Médio, distribuídas entre os Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A SRE tem um papel fundamental neste projeto sendo o agente incentivador para a participação do público alvo. Serão realizadas 3 edições do curso com carga horária de 24 horas cada. Serão ofertadas 30 vagas em cada edição, sendo divididas da seguinte forma: 10 vagas para professores da Educação Básica, 7 vagas para alunos da rede pública e 7 vagas para alunos da rede privada e 6 vagas para demanda social. Havendo o não preenchimento das vagas por uma das categorias, as vagas ociosas serão redistribuídas entre as demais. Será estabelecido um prazo para inscrição dos participantes antes de cada edição. A inscrição será gratuita e realizada de forma on-line através da plataforma Cevibra disponível no endereço cevibra.com.br. Os conteúdos serão abordados de forma síncrona e assíncrona com a utilização das plataformas GeoGebra.org e Google Meet. Considerando essa característica, este projeto visa a efetivação da interação dialógica com a sociedade/participantes, o que proporciona o estabelecimento de uma troca de conhecimentos entre os envolvidos. As instruções de acesso às referidas plataformas serão enviadas aos inscritos por email. Para a participação no curso o cursista deverá dispor de um computador ou notebook com acesso à internet e um dispositivo de smartphone. O curso será realizado em 4 (quatro) semanas. Em cada semana ocorrerá um encontro síncrono com duração de 3 horas e serão destinadas 3 horas para atividades assíncronas. 1ª semana: serão transmitidos os conceitos básicos sobre a plataforma GeoGebra.org como o cadastro, repositório de materiais e os aplicativos que serão utilizados para a construção dos objetos tridimensionais. 2ª semana: os participantes receberão um link para acessar a sala virtual onde serão publicadas as tarefas a serem realizadas. Neste momento os participantes serão orientados e monitorados de forma que todos consigam construir os objetos tridimensionais seguindo um roteiro de construção indicando as ferramentas, comandos e conceitos matemáticos aplicados. 3ª semana: os participantes que tiverem acesso a um dispositivo com o recurso de realidade aumentada serão orientados a abrir a construção no app GeoGebra 3D e visualizá-lo em realidade aumentada. Poderão gravar um vídeo para registrar o resultado final. 4ª semana: através de sorteios serão escolhidos alguns participantes para apresentarem os resultados das tarefas propostas. Os demais poderão comentar sobre as dificuldades e soluções encontradas. A avaliação dos cursistas será baseada na frequência ao curso e na realização das atividades pelos mesmos.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf . Acesso em: 24 jun. 2022. PEDRO, Neusa Sofia Guerreiro. Utilização educativa das tecnologias, acesso, formação e autoeficácia dos professores. 2011. Tese (Doutoramento em Educação) –Universidade de Lisboa, Lisboa, 2011. SOUZA, Jaime Batista de. Sequências didáticas com Realidade Aumentada como auxílio para desenvolver a habilidade de visualização espacial. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Profmat, UFVJM, Teófilo Otoni, 2020. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/profmat_tcc.php?id1=5688&id2=171053135. Acesso em: 23 Jun. 2022. UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM). Resolução nº 06 - CONSEPE, de 17 de abril de 2009. Política de Extensão da UFVJM. Diamantina, 2009. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/proexc/proext/doc_download /617-.html. Acesso em: 01 Abr. 2022. UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM). Plano de Desenvolvimento Institucional da UFVJM - 2017/2021. Diamantina, 2017. Disponível em: https://portal.ufvjm.edu.br/page/acesso-a-informacao/institucional /bases-juridicas/bases-juridicas-1/plano-de-desenvolvimento-institucional-pdi-da-ufvjm-2017-2021. Acesso em: 01 Abr. 2022. UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM). Plano Estratégico Institucional - 2021/2025 da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina, 2021. Disponível em: https://portal.ufvjm.edu.br/page /acesso-a-informacao/institucional/bases-juridicas/bases-juridicas-1/plano-estrategico-institucional-2021-2025. Acesso em: 01 Abr. 2022.
A realização do curso on-line “GeoGebra: Como construir e visualizar objetos 3D em realidade aumentada” se dará mediante a interação dialógica entre a UFVJM e a comunidade externa por meio de troca de conhecimentos e considerando as questões sociais contemporâneas. Com isso, é previsto benefício mútuo pois a comunidade externa tem acesso aos conhecimentos científicos relacionados aos cursos de graduação apresentados pela UFVJM, e a UFVJM é beneficiada pelo conhecimento oferecido pela comunidade externa, através dos saberes construídos em sua prática cotidiana, em sua vivência comunitária e em seu fazer profissional.
A realização do curso on-line “GeoGebra: Como construir e visualizar objetos 3D em realidade aumentada” está baseada na formação técnica e cidadão do discente e considera a complexidade da realidade social. Neste curso é prevista a interação de modelos, conceitos e metodologias de modo a construir um conhecimento integral considerando o cenário interdisciplinar. Dessa forma, são construídas alianças intersetoriais, interorganizacionais e interprofissionais.
As ações de extensão que integram o curso on-line “GeoGebra: Como construir e visualizar objetos 3D em realidade aumentada” estão vinculadas ao processo de ensino e pesquisa e contribuirão para a formação do discente participante, colaborando para o desenvolvimento do conhecimento de forma interdisciplinar. O discente, nesse contexto, atua como protagonista de sua formação técnica e cidadã e, à medida em que participa das atividades propostas, mantém contato com metodologias inovadoras no formato de pesquisa-ação.
O discente envolvido no curso on-line “GeoGebra: Como construir e visualizar objetos 3D em realidade aumentada” será beneficiado através do enriquecimento do seu processo de formação, que deve se dar de forma integral. Ao desenvolver as atividades propostas, como protagonistas do processo de aquisição de conhecimentos, terá a oportunidade de se aproximar de questões contemporâneas que mobilizem-o na busca por soluções de problemas sociais. Para a realização dessas ações ligadas ao evento, o discente receberá instruções prévias que o capacitem para isso.
Com a realização do curso on-line “GeoGebra: Como construir e visualizar objetos 3D em realidade aumentada” será buscado o diálogo construtivo e transformador com os demais setores da sociedade, abordando temas relacionados ao processo de inserção de TDCIs no contexto do processo de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica. Esse momento reflete a expressão do compromisso social da UFVJM para com a comunidade na qual ela encontra-se inserida, que precisa ser conhecedora das ações que ela desenvolve, bem como participar de discussões relacionadas a ela. Essa interação visa contribuir para o desenvolvimento regional e fortalecimento da cidadania. Os conhecimentos a serem produzidos neste curso serão fruto de uma reflexão ética quanto à dimensão social do ensino e da pesquisa, e preveem a participação da comunidade interna e externa no enfrentamento dos problemas sociais.
A Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni tem um papel fundamental neste projeto sendo o agente incentivador para a participação do público alvo.
Público-alvo
Professores que atuam no ensino de matemática em escolas públicas e privadas na região de abrangência da SRE-TO.
Estudantes de Ensino Médio vinculados às escolas públicas na região de abrangência da SRE-TO.
Estudantes de Ensino Médio vinculados às escolas privadas na região de abrangência da SRE-TO.
Profissionais da educação básica ou superior que atuam nas instituições de ensino na região.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Águas Formosas - MG
Nanuque - MG
Pavão - MG
Novo Oriente de Minas - MG
Carlos Chagas - MG
Parcerias
Como parte da equipe, um servidor da SRE terá um papel fundamental neste projeto sendo o agente incentivador para a participação do público alvo.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 90 h
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
O período de inscrição iniciará com antecedência de 10 dias através da plataforma Cevibra disponível no endereço cevibra.com.br. Os participantes deverão se cadastrar também na plataforma GeoGebra.org. O curso será realizado em 4 (quatro) semanas. Em cada semana ocorrerá um encontro síncrono com duração de 3 horas e serão destinadas 3 horas para atividades assíncronas. 1ª semana: serão transmitidos os conceitos básicos sobre a plataforma GeoGebra.org como o cadastro, repositório de materiais e os aplicativos que serão utilizados para a construção dos objetos tridimensionais. 2ª semana: os participantes receberão um link para acessar a sala virtual onde serão publicadas as tarefas a serem realizadas. Neste momento os participantes serão orientados e monitorados de forma que todos consigam construir os objetos tridimensionais seguindo um roteiro de construção indicando as ferramentas, comandos e conceitos matemáticos aplicados. 3ª semana: os participantes que tiverem acesso a um dispositivo com o recurso de realidade aumentada serão orientados a abrir a construção no app GeoGebra 3D e visualizá-lo em realidade aumentada. Poderão gravar um vídeo para registrar o resultado final. 4ª semana: através de sorteios serão escolhidos alguns participantes para apresentarem os resultados das tarefas propostas. Os demais poderão comentar sobre as dificuldades e soluções encontradas.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
O período de inscrição iniciará com antecedência de 10 dias através da plataforma Cevibra disponível no endereço cevibra.com.br. Os participantes deverão se cadastrar também na plataforma GeoGebra.org. O curso será realizado em 4 (quatro) semanas. Em cada semana ocorrerá um encontro síncrono com duração de 3 horas e serão destinadas 3 horas para atividades assíncronas. 1ª semana: serão transmitidos os conceitos básicos sobre a plataforma GeoGebra.org como o cadastro, repositório de materiais e os aplicativos que serão utilizados para a construção dos objetos tridimensionais. 2ª semana: os participantes receberão um link para acessar a sala virtual onde serão publicadas as tarefas a serem realizadas. Neste momento os participantes serão orientados e monitorados de forma que todos consigam construir os objetos tridimensionais seguindo um roteiro de construção indicando as ferramentas, comandos e conceitos matemáticos aplicados. 3ª semana: os participantes que tiverem acesso a um dispositivo com o recurso de realidade aumentada serão orientados a abrir a construção no app GeoGebra 3D e visualizá-lo em realidade aumentada. Poderão gravar um vídeo para registrar o resultado final. 4ª semana: através de sorteios serão escolhidos alguns participantes para apresentarem os resultados das tarefas propostas. Os demais poderão comentar sobre as dificuldades e soluções encontradas.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
O período de inscrição iniciará com antecedência de 10 dias através da plataforma Cevibra disponível no endereço cevibra.com.br. Os participantes deverão se cadastrar também na plataforma GeoGebra.org. O curso será realizado em 4 (quatro) semanas. Em cada semana ocorrerá um encontro síncrono com duração de 3 horas e serão destinadas 3 horas para atividades assíncronas. 1ª semana: serão transmitidos os conceitos básicos sobre a plataforma GeoGebra.org como o cadastro, repositório de materiais e os aplicativos que serão utilizados para a construção dos objetos tridimensionais. 2ª semana: os participantes receberão um link para acessar a sala virtual onde serão publicadas as tarefas a serem realizadas. Neste momento os participantes serão orientados e monitorados de forma que todos consigam construir os objetos tridimensionais seguindo um roteiro de construção indicando as ferramentas, comandos e conceitos matemáticos aplicados. 3ª semana: os participantes que tiverem acesso a um dispositivo com o recurso de realidade aumentada serão orientados a abrir a construção no app GeoGebra 3D e visualizá-lo em realidade aumentada. Poderão gravar um vídeo para registrar o resultado final. 4ª semana: através de sorteios serão escolhidos alguns participantes para apresentarem os resultados das tarefas propostas. Os demais poderão comentar sobre as dificuldades e soluções encontradas.
- Manhã;
- Tarde;
A equipe organizadora fará o planejamento do curso, estruturação do conteúdo programático e divulgação em toda a rede da SRE.
- Manhã;
- Tarde;
Avaliação do projeto junto à equipe organizadora, à SRE e aos participantes. Coleta de dados para elaboração do relatório final.