Detalhes da ação

Preparando aulas atrativas e dinâmicas com as metodologias ativas

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202206000047

Tipo da Ação

Cursos Online

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

01/08/2022

Data Fim

30/12/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

andrey lopes de souza

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Tecnologia da informação

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 60 h
Resumo

Este curso tem como objetivo estimular a implementação do uso das metodologias ativas e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDICs na educação básica. O curso é direcionado a professores de todas as graduações de escolas da educação básica pública do ensino fundamental II e ensino médio, acadêmicos de curso de licenciatura e profissionais que atuam diretamente na área educacional. O objetivo principal é promover a reflexão acerca do uso das metodologias ativas na educação básica,


Palavras-chave

Metodologias Ativas; Tecnologias Educacionais; Educação Básica


Introdução

O final do século XX e o limiar do século XXI foi marcado por transformações de ordem econômica, social, cultural e tecnológica que afetaram diretamente o cotidiano dos sujeitos socias. A invenção da internet nos anos 1970 como projeto militar norte-americano em contexto da Guerra Fria (EUA x URSS) e sua posterior expansão pelo mundo alterou substancialmente as formas de comunicação, de trabalhar e produzir. Nesse panorama, marcado pela “sociedade em rede” (CASTELLS, 1999), a tecnologia informacional está conectada em rede no globo e, por isso, todos os setores foram afetados, inclusive o educacional. As crianças e adolescentes que nasceram no século XXI estão íntimos dessas tecnologias, o que destaca essa geração Homo Zapiens (VEEN& VRAKKING, 2006), os nativos digitais (PRENSKY, 2001) e a geração polegar (RHEINGOLD, 2002). Nesse sentido, cada vez mais torna-se necessário discutir sobre a prática docente e a escola enquanto lugar de transformação presente em uma sociedade tecnológica. Palavras como metodologias ativas, ensino híbrido e Tecnologias Digitais e Informação e Comunicação-TDICs entraram no vocabulário dos docentes como uma necessidade real para se pensar a escola em um mundo tecnológico informacional e digital. Metodologia ativa é definida como “um processo amplo e que possui como principal característica a inserção do aluno/estudante como agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado”(OLIVEIRA; PONTES apud HAUSCHILD;VIVIAN, 2018, p.3). Em linha interpretativa similar, Ferreira e Ferreira (2012) questiona o modelo de ensino marcado apenas pela memorização de dados e informações e ressaltam para a necessidade de viabilizar conhecimentos que aproximem à realidade vivenciada pelos estudantes, aprimorando dessa forma sua criticidade, criatividade e aptidão perante uma sociedade em transformação. Kearley (2011) defende que estender a educação ao ciberespaço da internet viabiliza a conexão entre os alunos de todas as partes, permitindo uma aprendizagem colaborativa e interativa.


Justificativa

O ensino remoto evidenciado no país nos anos de 2020 e 2021 levou as escolas de educação e universidades a adotarem as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como recurso essencial para continuidade dos estudos. Os professores, repentinamente, tiveram que se capacitar no uso dessas ferramentas e criar estratégias didático-pedagógicas que instigasse o estudante ao estudo. Em 2022, com o retorno do ensino presencial, as ferramentas digitais e as metodologias ativas continuam sendo aliadas para o processo de ensino-aprendizagem. Atrelado a esse contexto, a implantação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) no estado de Minas Gerais indica a importância da interdisciplinaridade e das tecnologias mediadas na educação para o processo do aprender. Nesse sentido, essa capacitação em formato de oficina tem o objetivo de fomentar a interdisciplinaridade e o uso de ferramentas digitais no ambiente escolar de forma prática e acessível a toda escola. Para além das ferramentas digitais, a oficina propõe a trazer estratégias pedagógicas que podem ocorrem sem o uso das mesmas, revelando as múltiplas possibilidades do uso das metodologias ativas.


Objetivos

Objetivo Geral Promover a reflexão acerca do uso das metodologias ativas na educação básica, indicando as múltiplas possibilidades de apropriação docente das TDICs em sua prática educativa. Objetivos Específicos Apresentar as múltiplas possibilidades de aplicar metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Propor (estimular) atividades que permitam a atuação do aluno em forma individual, em grupos e a sala inteira. Apresentar atividades para serem desenvolvidas em formato híbrido.


Metas

Capacitar 80 sujeitos (60 profissionais da educação básica e 20 acadêmicos de licenciatura), dentre eles professores da Rede pública de ensino de Minas Gerais.


Metodologia

Será ofertado curso de formação inicial / continuada em formato on line com encontros síncronos, perfazendo uma carga horária de 60 horas. O curso terá como público alvo professores da educação básica e acadêmicos de licenciatura. Serão ofertadas 80 vagas, sendo 60 para professores da educação pública integrantes a SRE de Teófilo Otoni, 20 para acadêmicos de licenciatura da UFVJM e de outras instituições. Com objetivo do curso ter adesão docente e evitar a evasão, foi feita parceria com a SRE, que poderá sugerir as escolas que pertencem a rede estadual de Teófilo Otoni, incentivar os docentes como participação em forma do cumprimento de carga horária do Módulo II (Já obrigatória entre docentes). Será feita uma live de Apresentação do Edital do curso para diretores das escolas estaduais integrantes a SRE de Teófilo Otoni a fim de motivar a adesão da comunidade escolar. Os encontros síncronos serão feitos quinzenalmente, o que favorecerá os docentes no amadurecimento e uso das ferramentas ensinadas ao longo do curso, bem como o fato de não haver prejuízo dos trabalhos oficiais realizados pela escola e que precisam da participação docente. As inscrições serão realizadas via Google Forms em que os candidatos serão classificados a partir das vagas distribuídas conforme mencionado acima. Cards e link de inscrição serão encaminhados à Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e à SRE de Teófilo Otoni para divulgação em todas as escolas do estado. O critério básico de participação é ser professor da Educação Básica integrantes a SRE de Teófilo Otoni ou ser estudante de graduação em licenciatura, bem como ter conhecimento básico em informática. Em caso de maior número de professores inscritos, será utilizado como critério de seleção: Distribuir as vagas para o maior número de escolas possível. A análise da justificativa de interesse em participar do curso. Ser coordenador do Ensino Médio em Tempo Integral. Em caso de empate, a idade. Em caso de estudante o critério será: 1. Não estar formado no período de início e fim do curso. 2. O estudante com período mais avançado no curso terá prioridade. 3. Análise da justificativa de interesse em participar do curso. 4. Em caso de empate, a idade. O curso será ofertado a partir do Classroom em que serão disponibilizados textos e atividades elaboradas via formulário google. Os encontros síncronos ocorrerão quinzenalmente via google meet. O cursista que completar 75% da carga horária do curso (dos encontros síncronos) terá direito ao certificado de 60 horas. A carga horária de 60 horas será cumprida a partir dos encontros síncronos, leitura de materiais de apoio e atividades a serem desenvolvidas. Esse curso não possui finalidade científica. No entanto, um relato de experiência poderá ser elaborado e encaminhado para Revista Científica com objetivo de publicizar a prática. O curso ocorrerá em seis módulos, assim divididos: Módulo 1: Apresentação do curso: Metodologias ativas, pedagogia de projetos e o ensino híbrido 10 horas Ementa: Conceito de metodologias ativas e ensino híbrido. Tecnologias educacionais e a Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Planejamento de uma aula. Diagnóstico docente acerca do uso das TDICs via forms. Avaliação: Pesquisa de opinião sobre o uso das TDICs Módulo 2: Oficina – Conhecimentos prévios dos alunos e o início de uma aula: Conhecendo a nuvem de palavras e outras práticas 10 horas Ementa: Maiêutica socrática. Os conhecimentos que os estudantes trazem consigo. Currículo oculto. Conhecimentos prévios dos alunos. Construindo o organograma conceitual. Etimologia das palavras. Nuvem de palavras: Mentimenter e outras ferramentas digitais. Aprender a utilizar a nuvem de palavras. Avaliação: Preenchimento de roteiro de atividade com planejamento a partir de conteúdo escolhido pelo cursista como proposta de iniciar uma aula, instigando os alunos a trazer os conhecimentos prévios para a aula. Módulo 3: Oficina – Aprendizagem colaborativa: Conhecendo um mural digital e outras práticas 10 horas Ementa: Aprendizagem colaborativa. Aprendizagem entre pares. O mural digital: padlet. Aprender a utilizar o padlet. Diferentes formas de utilizar o padlet: Dicionário coletivo, compartilhamento de experiência e outros. Mural físico: o post-it como alternativa ao mural digital. Aprender a utilizar o mural digital. Avaliação: Postagem no mural digital e comentário no post de outros dois cursistas. Módulo 4: Oficina – Aprendizagem conceitual: Conhecendo um mapa mental e outras práticas 10 horas Ementa: Mapa conceitual e mapa mental: Organizar e associar informações. Ferramentas digitais: canva, mindmeister e outras. Aprender a criar mapa conceitual. Avaliação: criar um mapa mental de conteúdo escolhido pelo cursista e enviar via formulário. Módulo 5: Oficina – Aprendizagem lúdica: Conhecendo um quizz e outras práticas 10 horas Ementa: Aprendizagem lúdica. Gamificação. Quiz: Kahoot, mentimenter e outros. Quiz com e sem o uso de ferramentas digitais. Realidade virtual aumentada: o quiver. Avaliação: Criar um quiz e enviar via forms o link. Módulo 6: Oficina – Planejando a aula a partir da taxonomia de bloom: desafio interdisciplinar a partir da pedagogia de projetos 10 horas Ementa: Plano de aula. A taxonomia de bloom. A interdisciplinaridade. Elaborando uma aula interdisciplinar a partir da taxonomia de bloom. Avaliação: Em grupo de 5 professores, de conteúdos diferentes, elaborar uma plano de aula interdisciplinar que leve em consideração a taxonomia de bloom. Será postado via formulário.


Referências Bibliográficas

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. HAUSCHILD, Luis Paulo; VIVIAN, Danise. As metodologias ativas e o seu impacto na área do ensino. Disponível em:<https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/2023/1/2017LuisPauloHauschild.pdf> Acesso em: 25 de abril de 2019 KEARSLEY, Greg. Educação on-line: Aprendendo e ensinando. São Paulo: Cengage Learning, 2011. PRENSKY, M. Digital Native, digital immmigrants. Digital Native immigrants. On the horizon, MCB University Press, Vol. 9,N.5, October, 2001. RHEINGOLD, H., Smart Mobs. The next social revolution., Perseus Publishing, 2003. VEEN, Win; VRAKKING, Ben. Homo zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A partir desse projeto será possível a interação dialógica entre Universidade e escola, proporcionando também a interlocução entre professores de diferentes formações e cidades.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto final do curso de capacitação é a construção de um plano de aula interdisciplinar com proposta de metodologia ativa. A realização de trabalhos em grupos constituído por professores de diferentes disciplinas e acadêmicos em formação inicial permitirá diálogo fértil e vigoroso necessário ao ambiente escolar.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é premissa básica deste projeto que, para além de possuir iniciativa voltada à formação inicial e continuada docente, a proposta de elaborar Relato de Experiência do curso buscará sistematizar cientificamente a recepção e desenvolvimento do curso pelos acadêmicos, o que poderá identificar práticas exitosas e dificuldades dos cursistas..


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O curso de capacitação será de grande importância para os cursistas e para o estudante de graduação, na medida em que servirá de estímulo e base para atuação docente a partir das metodologias ativas e das TDICs. Os estudantes de graduação de todas as licenciaturas poderão participar da capacitação.


Impacto e Transformação Social

A capacitação contribuirá para promover a transformação digital na prática docente de professores da escola pública. Metodologias ativas, ensino híbrido e TDICs constituem temas que entraram no vocabulário docente, embora ainda não esteja totalmente presente na prática das salas de aula.


Divulgação

A divulgação ocorrerá via: 1. Email; 2. Redes sociais oficiais da UFVJM; 3. Site da UFVJM.


Público-alvo

Descrição

Professores da educação básica que integram a SRE de Teófilo Otoni

Descrição

Acadêmicos de quaisquer licenciatura (De qualquer instituição que não tenha formado antes do fim do curso).

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Carlos Chagas - MG

Município

Nanuque - MG

Município

Malacacheta - MG

Município

Franciscópolis - MG

Município

Ponto dos Volantes - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A SRE contribuirá divulgando o curso entre as escolas, bem como agendando live para apresentar o curso aos diretores das escolas estaduais que compreendem a região da Superintendência.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 60 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realização do módulo I: Encontro síncrono dia 08/08, leitura de textos e realização de atividade pelo cursista.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realização do módulo II: Encontro síncrono dia 22/08, leitura de textos e realização de atividade pelo cursista.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realização do módulo III: Encontro síncrono dia 05/09, leitura de textos e realização de atividade pelo cursista.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realização do módulo IV: Encontro síncrono dia 19/09, leitura de textos e realização de atividade pelo cursista.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realização do módulo V: Encontro síncrono dia 03/10, leitura de textos e realização de atividade pelo cursista.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realização do módulo VI: Encontro síncrono dia 17/10, leitura de textos e realização de atividade pelo cursista.