Visitante
"Difusão digital para a comunidade”
Sobre a Ação
202206000048
062022 - Cursos Online
Cursos Online
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Com Relatório Final
01/08/2022
30/12/2022
Dados do Coordenador
marcela azevedo magalhaes
Caracterização da Ação
Outros
Educação
Comunicação
Mídias
Regional
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Noite
Não
Redes Sociais
Membros
Esta ação trata de cursos gratuitos, online de curta duração, com diversos temas relacionados a difusão domeio digital para a comunidade, promovendo a interação entre as comunidades com a troca de conhecimentos. Os cursos serão teórico/prático com uso de meios digitais que auxiliarão no planejamento do dia-a-dia. A proposta não será inédita, uma vez que esse projeto já foi contemplado nos editais Proexc de cursos on-line passados, e diante do sucesso estamos submetendo novamente a propsota.
Execel, Photoshp, Cursos, Google, Planejamento, Plataformas.
Em tempos de pandemia e crise econômica a educação on-line, por meio de cursos gratuitos e de curta duração na modalidade a distância, tornou-se uma realidade e um atrativo para a comunidade, estando presente neste novo contexto socio-tecnológico. Neste contexto, observa-se que a internet vem reduzindo as barreiras de comunicação, promovendo a interação entre as comunidades, reduzindo distancias e promovendo a inclusão digital, gerando e aumento a transferência de conhecimentos entre as pessoas de diversas áreas do saber, regiões e culturas. Cada vez tem-se produzido mais informação on-line para trabalhar, informar, promover conhecimento, compartilhar culturas e informações. Além disso, a educação on-line vem garantindo a flexibilização de horários, garantindo aprendizado para um maior número de pessoas na sociedade, promovendo a interação social e permitindo um avanço na transformação social.
Durante o atual cenário é necessário utilizar as tecnologias para compartilhar com a comunidade, de forma rápida e prática, portais, plataformas, sites e programas que podem auxiliar no desenvolvimento pessoal e coletivo de cada indivíduo. Essas ferramentas, de forma on-line e gratuita, podem ser úteis para aqueles que atuam dentro e fora da área acadêmica, uma vez que saber como utiliza-las pode auxiliar no planejamento de vida do indivíduo ou até mesmo se sair bem no mercado de trabalho. Nesta temática há inúmeras possibilidades de utilização de forma interdisciplinar. Muitos indivíduos apresentam dificuldades nas ferramentas básicas do uso do Word, Execel, Canva, dentre outros, e em muitas situações não tem acesso facilitado a aprendizagem destas ferramentas, pois ainda não existem projetos e parcerias voltadas para tais ações. Assim, a presente proposta está inserida e se justifica pela carência de intervenções voltadas para o desenvolvimento, aprendizagem e planejamento de vida dos indivíduos da comunidade interna e externa a UFVJM. Os cursos on-line, além de proporcionar tais desenvolvimentos, também contribui para o interesse pelo estudo e pela melhoria na organização pessoal. Todas os temas dos mini-cursos foram selecionados de demandas da comunidade, com base em uma pesquisa realizada no perfil do Instagram do Departamento de Zootecnia (@dzoufvjm). Os mini-cursos on-line são excelentes ferramentas de trabalho, pois geram conhecimento, motivam os indivíduos pela busca de mais informações e cria a interação entre pessoas. Atualmente, todos gostam e utilizam dos meios digitais para estudar, trabalhar, interagir e se divertir. Esse projeto já foi aprovado e conduzido nos editais da Proexc 01.2021 e 05.2022, tendo inclusive tido uma ampla participação de indivíduos internos e externos a UFVJM. Tal fato, nos motivou na apresentação novamente da proposta dessa ação de extensão para este edital.
GERAL: Promover a difusão digital para a toda a comunidade com a oferta de cursos gratuitos na modalidade a distância on-line de curta duração. ESPECÍFICOS: - Promover a difusão e inclusão digital; - Ministrar cursos on-line gratuitos de curta duração; - Atender as demandas dos indivíduos das comunidades nas áreas de comunicação, educação, tecnologia e trabalho; - Promover a aproximação e interação entre as comunidades interna e externa da universidade nas diversas temáticas do conhecimento mediante o uso de tecnologias; - Melhorar o rendimento acadêmico e profissional dos indivíduos da comunidade; - Reduzir a desigualdade social; - Incentivar a integração entre docentes, técnico-administrativos e discentes na realização de ações de extensão e cultura; - Promover a economia na utilização de papéis, transporte e tempo, mediante a realização de mini-cursos de forma on-line e gratuita; - Melhorar a escrita e leitura on-line dos indivíduos; - Transmitir conhecimentos básicos sobre o Excel, Canva e Word; - Auxiliar o planejamento individual e a otimização do tempo das pessoas, tornando-os mais produtivas; - Promover atrativos para contribuir com a saúde mental da comunidade; - Levar o conhecimento digital a comunidade quilombola; indígena, a terceira idade, e a todo pública de interessado na temática; - Estimular a utilização de programas, plataformas, aplicativos e sites; - Formar cidadãos conscientes no meio social, econômico e ambiental.
Meta 1: Ministrar 06 (seis) cursos relacionadas a difusão digital para a comunidade; Meta 2: Atender cerca de 300 pessoas, sendo em médias 100 graduandos, 50 docentes/técnicos e 150 pessoas externas à comunidade universitária; Meta 3: Atingir o público de no mínimo 10 municípios diferentes de MG; Meta 4: Promover a interação entre as comunidades interna e externa a universidade.
Serão ofertados 6 (seis) cursos de forma gratuita, on-line e de curta duração. Todos os mini-cursos serão realizados na plataforma do Google Meet. Cada curso terá duração de 2 horas, com exceção do mini-curso “Como montar e utilizar seu currículo Lattes e Vitae (para empresas) que terá duração de 3 horas. Os mini-cursos serão de forma explanatória com atividades práticas. Estes orrerão em horários pré-definidos, no período de 01 de agosto a 31 de dezembro de 2022. Cada curso será repetido cerca de 5 vezes, de forma a completar as 60 horas propostas no presente edital. A divulgação dos cursos ocorrerá nas redes sociais do Departamento de Zootecnia (Campus JK), nos perfis individuais de cada um dos membros do projeto e também nos demais canais de comunicação da Universidade. Cada curso terá cerca de 15 participantes, com o objetivo de promover maior aproximação entre o palestrante e o participante. Para participar de cada curso será necessário realizar a inscrição prévia e após o participante completar a carga horária do mini-curso haverá emissão do certificado.
SILVA, Marco. Educação On-line: teorias, prática, legislação, formação coorporativa. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2006. 529 p. v. 1.
A interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade ocorrerá durante a realização de cada curso. Ou seja, haverá a apresentação de cada mini-curso pelo palestrante, logo em seguida haverá o momento para tirar as dúvidas dos participantes e, para alguns cursos, também haverá a realização de atividades práticas, tudo de forma on-line. As dúvidas serão esclarecidas pelos palestrantes com o uso de uma linguagem fácil e de simples entendimento, permitindo maior interação entre todos os envolvidos. Assim, a proposta está voltada para realização de ações que visem estimular o conhecimento e aprendizado dos indivíduos da comunidade de ferramentas e plataformas digitais. O projeto será de grande valia para o aprendizado do aluno de graduação, uma vez que este deverá ministrar os mini-cursos, buscando sempre a melhor forma de comunicação entre todos. Haverá uma troca de experiência e o constante diálogo entre a teoria (do estudante) e a prática (cada estudante irá ministrar um mini-curso).
Essa ação de extensão torna-se interdisciplinar à medida que propõe estratégias de ação que visem interagir com os indivíduos da comunidade, melhorando sua relação as atividades acadêmicas, profissionais e pessoais. Esta ação de extensão será interdisciplinar, pois permitirá estabelecer relações entre duas ou mais unidades curriculares (UC) ou áreas de conhecimento. Para isso será levado em consideração as particularidades de cada UC e ou área de conhecimento. Com isso o projeto terá como objetivo a promoção da integração dos diferentes conteúdos, sendo este um apoio ao aprendizado. Uma das práticas importantes para promover a interdisciplinaridade é a realização de um bom planejamento e utilização de recursos digitais. Sendo esta, um do pontos que serão abordados nos cursos desta proposta. Vale destacar que esta ação será aberta a todos os membros internos e externos da universidade, tendo o caráter interprofissional, ou seja, todos poderão interagir de acordo com suas profissões e ou áreas de atuação, aprendendo entre si, de forma a melhorar a colaboração e a qualidade do trabalho. Para tais relações serão utilizados os aplicativos Google Meet, Canva, Google Agenda, site Photoshop, Excel e Word.
O princípio da indissociabilidade entre ensino x pesquisa x extensão será aplicado nesta ação, uma vez que tão projeto permitirá que os trabalhos e conhecimentos acadêmicos promovam a aproximação entre os membros da universidade e sociedade. Essa aproximação ‘extramuros’ ocorrerá mediante a oferta dos mini-cursos que terão informações básicas sobre as plataformas, programas, ferramentas, sites e portais, apresentando resultados interpessoais dos moderadores do curso, que já utilizam esses para desenvolvimento pessoal. Assim, esta ação de extensão tem como proposta de levar os saberes da Universidade para a comunidade externa. Nessa vertente, o projeto apresentado, atuará em ação conjunta entre docente, discente e comunidade externa de Diamantina-MG e região, de forma a incrementar o conhecimento e aprendizado de todos envolvidos. Ademais, os resultados dessa ação poderão ser utilizados em sala de aula e a proposta poderá servir de base para realização de novas ações junto à comunidade. Dessa forma, a UFVJM atenderá, na plenitude os três pilares da educação superior no Brasil: o ensino, a pesquisa e a extensão.
Os cursos irão gerar importante impacto na formação acadêmica dos discentes, pois todas os meios on-line, tais como as plataformas, sites, programas, aplicativos e portais, são importantes para o desenvolvimento dos discentes dos cursos de graduação. Isso se dá, uma vez que tais ferramentas são utilizadas no dia-a-dia de todos os indivíduos, em especial pelos discentes durante sua vida acadêmica, profissional e pessoal. Além disso, um dos cursos que será ofertado auxiliará no planejamento pessoal, para conseguir, de forma eficiente, lidar com todas as tarefas programadas do dia, auxiliando na otimização do seu tempo, tornando-os mais produtivos. Ou seja, por intermédio da proposta os discentes da UFVJM terão a oportunidade de conviver com situações diferentes daquelas apresentadas em sala de aula, uma vez que terão contato direto com vários membros da comunidade. Esse contato possibilita, além de treinamento profissional, crescimento pessoal e entendimento de diferentes realidades.
Espera-se que os participantes que realizarem e concluírem o(s) curso(s) tenham: - Maior conhecimento para realização de pesquisas on-line e aprendizado do uso das ferramentas básicas do Excel e Word. Além de permitir que os mesmos possam montar e utilizar o currículo Lattes e Vitae com melhor qualidade. Esses pontos poderão garantir melhor desempenho dos indivíduos participantes de forma geral. Para os discentes poderá causar impactos positivos na redução da retenção e evasão dos cursos de graduação, com aumento no número de egressos mais preparados para o mercado de trabalho. - Com base no aprendizado de como otimizar o tempo para a realização de todas as atividades do dia-a-dia, os discentes e demais membros da sociedade poderão tornar-se mais dedicados e produtivos com as tarefas propostas.
A divulgação dos cursos descritos nesta ação de extensão será realizada integralmente de forma virtual. Serão confeccionados cartazes para divulgação, utilizando o site CANVA. Os cartazes serão publicados nas redes sociais de cada membro da comissão organizadora, no perfil do Departamento de Zootecnia (Campus JK) e também nos meios de comunicação institucional e e-mails. Além disso, o cartaz contendo a programação do evento está sendo divulgado em vários grupos e contatos do WhatsApp. A produção, criação e edição de todo conteúdo dos cursos on-line ficará a cargo dos membros deste projeto.
Não foi possível adicionar o nome dos membros do projeto, pois aparecia um erro (print na parte de anexo). Assim, abaixo seguem os nomes dos participantes: ROSELI APARECIDA DOS SANTOS - Interno Vice-coordenador 10 h MARIA EDUARDA GOULART TRINDADE DA SILVA MORAES - Interno voluntário 10 h JULIE RIBEIRO FERNANDES - Interno Voluntário(a) 10 h JOYCE LIMA MACEDO - Interno Bolsista 20 h GEISE LEAL SANTOS - Interno Voluntário 10 h Igor Felipe Araújo Rocha - Interno Voluntário 10 h Caroline Bonfá - Interno Voluntário 10 h
Público-alvo
Como o evento será divulgado nas redes sociais de várias instituições, espera-se média de 15 pessoas por curso.
Docentes e discentes de cursos de graduação de toda Universidade
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Curvelo - MG
Unaí - MG
Itamarandiba - MG
Gouveia - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 20 h
- Noite;
Descrição da atividade: Elaborar o formulário do Google para efetuar a inscrição dos participantes no momento de cada mini-curso. Elaborar as apresentações e divulgações para os mini-cursos.
- Noite;
Descrição da atividade: Redigir o relatório final da ação de extensão e emissão de certificados.