Visitante
Projeto Xotear: integração e cultura na redução da evasão
Sobre a Ação
202203000187
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
13/02/2023
31/12/2025
202104000012 - Programa de Educação Tutorial - PET - Estratégias para Diminuir a Retenção e a Evasão
Dados do Coordenador
flaviana tavares vieira teixeira
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Cultura
Cultura
Saúde Humana
Local
Não
Sim
Não
Fora do campus
Noite
Não
Redes Sociais
.
Membros
A equipe do PET Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão se uniu ao grupo Xotear da comunidade de Diamantina para oferecer aulas de xote (uma das modalidades do forró) para a comunidade. Esta união visa, além da redução da evasão, o despertar para a cultura e a ampliação das relações sociais entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa, bem como poder oportunizar a promoção da saúde, o bem-estar físico e mental dos participantes.
Integração. Diversidade. Autoestima. Redução da Evasão. Cultura.
Antes de ser um gênero musical, o forró se tratava de uma festa cotidiana vinda da realidade de vida do caboclo nordestino, do boiadeiro, do vaqueiro e dos trabalhadores rurais que compartilhavam de uma mesma realidade, na dificuldade da seca, do sol, da chuva e da plantação (CARDOSO, 2016). Nos últimos anos a popularidade do forró tem tomado grande proporção, difundindo essa dança e cultura nas diferentes regiões brasileiras e mundo afora, sendo perceptível sua fama/gosto por ser um ritmo que movimentam todo o corpo e pela facilidade de dançar (MARBÁ et al., 2016), (CARDOSO, 2016). Na prática da dança, adrenalina e cortisol circulantes são gastos pelo coração e pelos músculos, o corpo relaxa e o cérebro libera endorfina, dopamina e serotonina, hormônios que dão a sensação de prazer. A endorfina ajuda a aliviar a dor e regula as emoções, trazendo relaxamento para o corpo e dando a sensação de bem-estar. O hormônio do crescimento (GH) que também é liberado estimula o crescimento tecidual, cartilaginoso e ósseo (MARONEZI et al., s.d.). Entre os benefícios da dança estão também a melhora da elasticidade muscular, melhora de movimentos articulares, diminuição do risco de doenças cardiovasculares, diminuição de problemas no aparelho locomotor e diminuição do sedentarismo, reduzindo o índice de pressão. A prática da dança proporciona melhoria na saúde das pessoas (MARBÁ et al., 2016). Por ser uma prática social, a dança pode suprir a necessidade do ser humano de socializar, se expressar, criar e ser arte. Nas relações com o outro, aprender valores e posturas como de cooperar em grupo, adquirir respeito, expor e lidar com os sentimentos, pensamentos e diferenças próprias tornam-se importantes no processo evolutivo particular, coletivo e social (CARDOSO, 2016). A dança é uma atividade física alegre que dá estímulos para a pessoa que a pratica, levando esse indivíduo a ter mais motivação, autoestima e autodeterminação. O benefício disso são pessoas mais tranquilas e felizes com elas mesmas e com as pessoas ao redor (MARBÁ et al., 2016). De acordo com uma pesquisa realizada por Ferreira e Teixeira (2021), no cenário da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, discentes que praticaram no mínimo 150 minutos/semanais de exercícios físicos moderados obtiveram melhores resultados acadêmicos do que universitários que não praticaram nenhum tipo de exercício, sendo que na pesquisa, a dança foi um dos exercícios físicos considerados como moderado. Sabendo dos diversos benefícios da dança, a criação de um projeto de extensão voltado para esta prática, com foco no ritmo do forró, que é muito bem aceito pela comunidade, divertido e acessível, tem muito a agregar na vida dos discentes e da comunidade diamantinense.
Com o crescimento do Ensino Superior no Brasil nas últimas décadas, houve um prejuízo da permanência dos discentes na mesma medida desse crescimento, visto que a evasão apresenta números consideráveis em âmbito nacional (MEIRELES, 2019). De acordo com Rodrigues et al. (2021) a evasão é muito influenciada pelo desempenho do estudante nos primeiros períodos do curso, muitas reprovações levam a taxas mais altas de evasão. Sendo assim, retenções também podem ser a causa da evasão. A evasão segue na contramão da democratização do acesso, porque mesmo que o jovem chegue à universidade, sua permanência e sucesso podem ser afetados por fatores sociais, pessoais, econômicos, institucionais entre outros, que contribuem diretamente para o processo de ruptura do discente com sistema de ensino, gerando desequilíbrio no sistema educacional e causando prejuízo acadêmico, financeiro e social, o que requer medidas eficazes de combate (MEIRELES, 2019). A realização desse projeto visa ampliar as relações interpessoais entre os membros da UFVJM com a comunidade externa, com o objetivo secundário de reduzir os índices de evasão dos universitários.
OBJETIVO GERAL Ampliar as relações interpessoais entre os membros da UFVJM com a comunidade externa OBJETIVOS ESPECÍFICOS: -Promover saúde física e mental dos participantes. -Promover integração social. -Incentivar a prática de atividades físicas. -Valorizar práticas culturais.
IMPACTO DIRETO Melhoria da qualidade de vida dos participantes, membros da UFVJM e da comunidade externa ao campus a médio prazo, por meio da prática da dança IMPACTO INDIRETO Redução da evasão nos cursos da UFVJM
Para o desenvolvimento da proposta, serão necessários: -Divulgação do projeto de forma física (cartazes e divulgação oral) e redes sociais (do PET Estratégias para Diminuir a Retenção e a Evasão, emails, grupos de whatszap) -Criação de formulário no google docs para inscrição de participantes. -Reuniões periódicas de organização e orientação. -Execução do projeto: ocorrerá uma vez por semana, no período noturno, no Mercado Velho, em Diamantina-MG. *Nesta etapa será feito o uso de caixas de som para veiculação das músicas. Haverão monitores que auxiliarão os participantes a se desenvolverem. Inicialmente, os participantes serão convidados a fazerem o relaxamento e na sequencia o aquecimento dos músculos do corpo. Depois dessa etapa, serão divididos em dois grupos, sendo um grupo para aqueles que ainda não conhecem a dança e outro grupo para aqueles que já tem, pelo menos um conhecimento mínimo. No primeiro grupo, os monitores atuarão ensinando os passos básicos e auxiliando na postura correta e no desenvolvimento correto dos passos da dança. No segundo grupo, já detentor do conhecimento básico, serão ensinados e exercitados algumas coreografias da dança. Após aproximadamente 1 hora nestas atividades, os grupos serão convidados a trabalharem juntos, no momento denominado "espaço livre". Neste momentos, vários casais deverão ser montados, de forma aleatória, para exercitar o que foi aprendido no dia. Trocando a música, ao comando dos instrutores, os casais também deverão ser trocados, para que o conhecimento possa ser melhor difundido entre todos. -Registros da participação: ocorrerá via lista de presença ou em formulário eletrônico -Avaliação do projeto pelos participantes: via questionário de coleta de opinião. -Escrita do relatório final. -Emissão de declaração para os participantes interessados e que concluírem uma carga horária mínima de 10h. -Elaboração de relato de experiência para participação em eventos extensionistas.
MEIRELES, RENATO SAMPAIO. Fatores causais da evasão e retenção universitária: uma análise nos cursos de licenciatura da Universidade de Brasília no período de 2002 até 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia). Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/38152>. Acesso em: 5 dez. 2022. CARDOSO, KAUAN WALTRICK. Dança Brasileira Forró Pé-de-Serra - Arte Espontânea da Nossa Cultura - das origens ao movimento da vida. Seminário de Conclusão de Curso II (Licenciatura em Educação Física). UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, FLORIANÓPOLIS, 18 jul. 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/191316/KAUAN%20WALTRICK%20CARDOSO.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 5 dez. 2022. MARBÁ, Romolo Falcão et al. DANÇA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA. v.9, n.1, Pub.3. Araguaína: Revista Científica do ITPAC, Fevereiro 2016. Disponível em:<https://assets.unitpac.com.br/arquivos/Revista/77/Artigo_3.pdf>. Acesso em: 5 dez. 2022. MARONEZI, ANA LUIZA et al. ESTUDO DA BIOQUÍMICA NA DANÇA. [S. l.]: Faculdade de Apucarana, [S.d.]. Disponível em: <https://www.fap.com.br/anais/congresso-multidisciplinar-2018/comunicacao-oral/124.pdf#:~:text=presente%20artigo%20desenvolvido%20atrav%C3%A9s%20de%20pesquisas%20e%20revis%C3%B5es,ocorridos%20enquanto%20se%20h%C3%A1%20as%20pr%C3%A1ticas%20dessas%20atividades>. Acesso em: 5 dez. 2022. FERREIRA, Willian Adão Almeida; TEIXEIRA, Flaviana Tavares Vieira. Exercícios físicos e rendimento acadêmico: um olhar sobre universitários do ensino superior do Brasil. [S. l.]: Journal of Sport Pedagogy and Research, pp. 22-27, 2021. Disponível em: <http://www.ipg.pt/scpd/files/JSPR_SE_7_6_2021.pdf>. Acesso em: 5 dez. 2022. RODRIGUES, Laís Bássame et al. Evasão e retenção no Ensino Superior: abordagem baseada em taxas quantitativas. [S. l.]: Revista Contemporânea de Educação, 2021. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.20500/rce.v16i36.42914>. Acesso em: 5 dez. 2022.
Como se trata de um projeto de extensão que oportuniza melhoria da saúde física e mental, bem como a melhoria das relações, entre outros, por meio da dança, a comunicação será de forma oral e direta entre monitores, professores e participantes durante as atividades e, via grupo de whatsApp, instagram e cartazes, antes e após as atividades.
A equipe proponente é composta por professora (engenharia química) e monitores de diferentes cursos de graduação (educação física, biologia, medicina e outros). Profissionais voluntários como professores de dança são muito bem vindos. Quanto aos participantes, a formação deles não é pré-requisito para participação, e sim o interesse e disposição em participar. Poderão participar pessoas interessadas, com ou sem educação formal.
Essa proposta envolve a pesquisa bibliográfica sobre passos e coreografias da modalidade do forró denominada xote. Envolve o desenvolvimento de técnicas de ensino prático da dança e ainda está presente na extensão, trabalhando junto à comunidade no desenvolvimento de item cultural. Para os participantes, estes poderão aprender a dança coreografada e terão a oportunidade de desenvolver e/ou colocar em prática os conhecimentos de comunicação e relações sociais que, mesmo na subjetivamente, serão trabalhados e necessários.
Este projeto visa ser acessível para todo e qualquer discente, independente do curso de graduação. A bagagem cultural do estudante, suas habilidades de socialização e sua vontade de contribuir e ter contato com a comunidade acadêmica e externa serão essenciais para um bom aproveitamento da extensão. A participação neste projeto poderá oportunizar a melhoria na formação de profissionais mais humanizados e responsáveis, que estarão colaborando para uma melhor integração e socialização dos membros, favorecendo uma visão de mundo e de comunidade mais ampla, bem como poderá exercitar a empatia também. O projeto também poderá contribuir com o estudante na medida que estará em um meio totalmente interdisciplinar e terá a oportunidade de ampliar sua rede de amigos e futuros colaboradores de projetos e, futuramente de profissão.
O participante terá a oportunidade de aprimorar suas habilidades de comunicação, organização e trabalho em grupo, além de poder usufruir de todos os benefícios que o projeto pode gerar para a saúde física e mental,. Tanto a parte teórica como a prática do projeto serão capazes de proporcionar vivência e habilidades profissionais, pois, se por um lado o participante precisa estar atento às informações que serão compartilhadas pelos professores e monitores, deverá organizá-las e utilizá-las de maneira técnica para executar suas ações no projeto da melhor forma possível e, por outro lado, ele também deverá lidar com questões interpessoais que serão propícias para seu desenvolvimento. A política de Extensão da UFVJM cita a extensão como uma via de mão dupla, onde a troca de saberes acadêmico e popular resulta na produção de todos os tipos de conhecimentos de forma contextualizada, sabendo disso, essa proposta possui bom potencial de transformação social por proporcionar momentos de encontro entre universitários e comunidade externa em uma mesma atividade, em um mesmo ambiente. O estabelecimento de vínculos mais humanizados entre comunidade e universidade serão essenciais nas mudanças de percepção dos envolvidos, onde a comunidade não mais enxerga a universidade como um ambiente distante, mas sim algo maior que está inserida na sociedade e que podem trabalhar juntos para sua melhora e crescimento conjunto. Por sua vez, os universitários poderão ampliar a visão relacionada à comunidade, não a vendo apenas como um gerador de demandas, mas uma fonte de novos conhecimentos. A união entre esses dois "mundos" poderá resultar em uma verdadeira transformação social
Será feita semanalmente através do Instagram. Apresentações de dança também poderão ser feitas durante os eventos que ocorrem no campus Ex.: Recepção de calouros, Semanas acadêmicas, etc
Também serão produzidos cartazes para a divulgação das atividades
Público-alvo
Pessoas jovens e adultas interessadas no tema
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
O grupo auxiliará no alcance do objetivo geral de ampliar as relações interpessoais entre os membros da UFVJM com a comunidade externa, bem como nos objetivos específicos de promover saúde física e mental dos participantes; promover integração social; incentivar a prática de atividades físicas e valorizar práticas culturais. Os membros do grupo atuarão no ensino e prática do forró, com a participação de professores e monitores da especialidade.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 144 h
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Divulgação do projeto e inscrição para os interessados
- Noite;
Realização das aulas de forró, iniciando como relaxamento do corpo, seguindo com instruções teórico-práticas sobre os passos, dando continuidade com a prática das atividades, sempre com o auxílio dos ministrantes. Após os primeiros 60 min abre-se o espaço para treino livre com troca de pares e variação nas músicas
- Noite;
Refere-se à dinâmica de integração dos inscritos com os membros novos da comunidade que iniciarem as atividades em outros períodos do ano. Realização do registro de presença dos participantes.
- Noite;
Realização da avaliação da atividade pelos participantes. Utilizar-se-a formulário do google docs e roda de conversa
- Tarde;
Elaboração do relatório final das atividades desenvolvidas no projeto para envio à proexc.
- Tarde;
Elaboração de textos e/ou relato de experiência para participação em eventos de extensão e cultura, bem como pequenos vídeos e banneres.