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Atividades artesanais na redução da ansiedade
Sobre a Ação
202203000189
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
11/07/2022
19/12/2022
Dados do Coordenador
sandra matias damasceno
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Saúde
Cultura
Desenvolvimento de produtos
Municipal
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Tarde
Sim
Membros
A universidade deve ser um lugar que, além de multiplicar conhecimentos técnicos, permita o compartilhamento de saberes comuns como técnicas artesanais que podem contribuir para a redução do estresse e da ansiedade no meio acadêmico. O objetivo do projeto é contribuir para a redução da ansiedade que vem crescendo, sobretudo no período pós-pandemia, através do artesanato, de modo a melhorar a concentração, despertar a criatividade e aumentar a energia, a autoconfiança, a autoestima.
Ansiedade; artesanato; estresse.
A pandemia do COVID-19 provocou modificações drásticas nos modos de vida da população mundial, trazendo, entre outros, impactos psicossociais, bem como reinvenção no cenário pedagógico, sendo, por sua vez, implantada a tecnologia de forma remota com o intuito de dar seguimento ao cronograma escolar. Com essas indicações, as instituições de ensino precisaram enfrentar muitos desafios e trabalhar com estratégias para que a trajetória acadêmica dos discentes tivesse o menor impacto possível (ROSA, 2021). Com as novas configurações de ensino, os alunos tiveram que lidar com sentimentos negativos, como insegurança, desigualdade, ansiedade, medo, mudança de rotina e muitas indefinições (Sacavino e Candau 2020). Agora, de volta ao ensino presencial, é necessário oferecer suporte para que os estudantes desenvolvam habilidades como empatia, resiliência, foco, responsabilidade, autonomia, cuidado de si e do outro e autoconfiança e prossigam no curso com prazer, bom rendimento escolar e, principalmente, saúde A arteterapia é um método baseado no uso de várias formas de expressão artística com uma finalidade terapêutica(Reis, 2014). De acordo com a União Brasileira de Associações de Arteterapia, a prática artesanal, além de contribuir com o processo criativo, tem a capacidade de facilitar o equilíbrio de pensamentos, a restituição do sentimento de utilidade e a resolução de conflitos interiores, funcionando como um aliado na busca pela recuperação do bem estar. O artesanato consiste em um conjunto de habilidades de natureza manual onde o ser humano manifesta a criatividade. Além disso, também pode se tornar uma fonte alternativa de renda e uma válvula de escape utilizada para atenuação do estresse e renovação de energia, promovendo o bem-estar, a calma, a serenidade, despertando a criatividade (PINHO et al., 2021). No ambiente acadêmico, o artesanato, como terapia, hobby e/ou fonte de renda, pode ser um aliado na redução da evasão e da retenção, muitas vezes decorrentes da não adaptabilidade do estudante ao ambiente acadêmico por conta, principalmente, de problemas financeiros e de saúde (estresse,ansiedade). Apesar de toda a adaptação que as instituições fizeram com o objetivo de manter a oferta da educação, houve um aumento nos níveis de ansiedade, depressão e estresse entre os estudantes durante e após a pandemia do COVID-19 (NUNES,2021). O PET - Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão dos estudantes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri é um Programa de Educação Tutorial focado em facilitar a permanência dos discentes na instituição através do acompanhamento dos índices de retenção e evasão e do desenvolvimento de atividades de ensino e extensão que promovam o engajamento do universitário no meio acadêmico. O projeto Artesanato e a Promoção da Saúde Mental através de Terapias Alternativas, desenvolvido na UFVJM, mostrou através da divulgação de vídeos tutoriais de diversos tipos de artesanatos nas redes sociais do PET – Estratégias com o objetivo de estimular a criatividade e incentivar a prática do artesanato como ferramenta no tratamento da ansiedade de modo que, ao serem visualizados e replicados em casa, atuassem como uma terapia alternativa ocupacional, agindo como medida paliativa ou preventiva à ansiedade do público participante. Segundo os autores, as atividades funcionaram como uma “válvula de escape” aos alunos e à comunidade externa que acompanha as mídias sociais do PET-Estratégias, destacando a facilidade de acesso e o baixo custo dos materiais utilizados pelos colaboradores em seus trabalhos artesanais, o que possibilita ao público replicar o método em casa e estendê-lo para outras atividades artesanais, promovendo assim, importantes benefícios à saúde mental do praticante (BRITO, et al., 2021). O artesanato compreende diversas técnicas manuais utilizadas para produzir objetos e, entre tais modalidades, encontram-se o crochê e o tricô, feitos a partir do entrelaçado de um determinado fio, linha ou lã, com agulhas de espessura variável em função da espessura do fio utilizado (MASSARI; MIGLINO, 2022). Tricô e crochê são artes milenares e muito versáteis: permitem a confecção de peças de vestuário e de decoração. Assim, o objetivo desta proposta é oferecer à comunidade uma forma de reduzir a ansiedade e o estresse através de oficinas de tricô e crochê, com criação de peças para exposição, além de participação em lives com psicólogos para tratar do tema 'ansiedade'. Os membros participantes do projeto serão incentivados a criar peças de artesanato, propor temas para as lives etc.
Para a Organização Mundial da Saúde, “saúde mental refere-se a um bem-estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para sua comunidade”. A saúde mental é uma parte integrante e essencial da saúde e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade, ela envolve o estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias escolhas, lidando com as questões do cotidiano, atuando produtivamente através do trabalho e estudo. A saúde mental e o bem-estar são fundamentais tanto individual como coletivamente, e para tal ser desenvolvida e preservada necessita de medidas de promoção e proteção que melhoram o bem-estar psicológico dos indivíduos e populações (GAIANO, 2018). A transição para o ensino superior representa grandes mudanças na vida dos jovens que, na maioria das vezes, nunca tinham saído da casa dos pais e dos seus cuidados diretos. Para muitos, é um desafio passar a viver em um novo ambiente, compartilhando moradia com pessoas estranhas, administrar e dividir despesas e tarefas domésticas. Além disso, cumprir os compromissos acadêmicos e as exigências do curso. Toda essa mudança resulta em ansiedade, alterações no sono e nos hábitos alimentares, baixa autoestima, dificuldades financeiras, insegurança que levam à fadiga, tristeza, desinteresse, baixo rendimento acadêmico. A pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19), afetou a saúde mental e o bem-estar da população, promoveu mudanças em diversos setores em todo o mundo, gerou modificações na estrutura organizacional das escolas e agravou os problemas enfrentados pelos acadêmicos que tiveram que se readaptar ao ensino presencial em um cenário de maiores preocupações e dificuldades financeiras.
Objetivo Geral: Ensinar a arte do crochê e do tricô para a comunidade com foco na redução da ansiedade e estresse. . Objetivos Específicos: ● Desenvolver oficinas de crochê e tricô para produção de peças artesanais (vestuário e decoração) ● Contribuir para a redução dos níveis de ansiedade/estresse da comunidade ● Fazer uma exposição pública das peças produzidas.
Auxiliar, via desenvolvimento de artesanato em crochê e tricô, a redução da ansiedade de universitários e membros da comunidade externa
Primeiramente, será feita a divulgação do projeto para a comunidade através das redes sociais (instagram, facebook, twitter), informando o lançamento de edital para inscrição. Os inscritos no edital deverão preencher formulário para caracterizar o perfil dos interessados e suas expectativas. Serão oferecidas oficinas de tricô e crochê (2 horas por semana) no campus JK–Estratégias (sala 306 do Instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM), e na sede da associação de bairro. Serão disponibilizados tutoriais em vídeos via youtube para confecção das peças. As oficinas, além do desenvolvimento do trabalho manual, poderão abordar questões relativas à definição de custo e preço de venda, técnicas de marketing para venda das peças via instagram, uso da calculadora artesã: Site: https://aprendendocroche.com/calculadora/. Ao final, será feita uma exposição pública do material confeccionado.
BRITO, P. A. J.; MENDES, D. S.; LAENDER, Y. M.; TEIXEIRA, F. T. V. ARTESANATO: PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL ATRAVÉS DE TERAPIAS ALTERNATIVAS In: Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia Anais. Diamantina (MG) UFVJM, 2021. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/cobicet/381582-ARTESANATO--PROMOCAO-DA-SAUDE-MENTAL-ATRAVES-DE-TERAPIAS-ALTERNATIVAS> . Acesso em: 02/06/2022. GAINO, L. V. et al . O conceito de saúde mental para profissionais de saúde: um estudo transversal e qualitativo*. SMAD, REV. ELETRÔNICA SAÚDE MENTAL ÁLCOOL DROG. (Ed. port.), Ribeirão Preto , v. 14, n. 2, p. 108-116, 2018 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-69762018000200007&lng=pt&nrm=iso> . Acesso em 05/06/2022. MASSARI, C. H. A. L.; MIGLINO, M. A. Artesanato como ferramenta complementar ao ensino-aprendizagem de Ciências Morfológicas. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDO PEDAGÓGICO,[s. l.], ano 2022, v. 103, ed. 263, 25 abr. 2022. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4760 . Acesso em: 01/06/2022. DOI https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i263.4760. NUNES, R. C. Um panorama da evasão de estudantes universitários durante os estudos remotos causada pela pandemia do COVID-19. PESQUISA, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO , [S. l.] , v. 10, n. 3, pág. e1410313022, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13022 . Acesso em: 14/06/2022.DOI:10.33448/rsd-v10i3.13022. PINHO, J. A. et al. ARTESANATO E SEUS BENEFÍCIOS PARAA COMUNIDADE. Seminário Regional de extensão Universitária da Região Centro Oeste, [s. l.], ed. 5, p. 40-42, 2021. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/serex/article/ download/14717/11670 . Acesso em:01/06/ 2022. REIS, Alice Casanova dos. Arteterapia: a arte como instrumento no trabalho do Psicólogo. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, [S. l.], p. 142/157, 9 set. 2014.. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/5vdgTHLvfkzynKFHnR84jqP/?lang=pt . Acesso em: 1 jun.2022. DOI https://doi.org/10.1590/S1414-98932014000100011. ROSA, C. M.; SANTOS, F. F. T.; GONÇALVES, A. M. Os efeitos da pandemia da COVID-19 na permanência na educação superior. O cenário de uma universidade federal brasileira. REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN, São Paulo, v. 86, n. 2, p.61-76, 2021. Disponível: https://rieoei.org/RIE/article/download/4409/4190/#:~:text=Como%20resultado%2C%20o%20estudo%20mostrou,19%3B%20perman%C3%AAncia%20estudantil%3B%20evas%C3%A3o. Acesso em: 1 jun. 2022. SCAVINO, S. B.; CANDAU, V. M. Desigualdade, conectividade e direito à educação em tempos de pandemia. REVISTA INTERDISCIPLINAR DE DIREITOS HUMANOS, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 121-132, 2020. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/20 . Acesso em 01/06/2022.
A troca de conhecimento entre a população acadêmica e a sociedade se dá pela possibilidade de desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem, a partir de práticas cotidianas. A universidade, através da extensão, influencia e também é influenciada pela comunidade, ou seja, há uma troca de valores entre a universidade e o meio. A equipe irá até as comunidades (Pão de Santo Antônio,Mocrico-Associação de bairro Rio Grande) para apresentar o projeto, ouvir a opinião dos membros dessas comunidades, compartilhar conhecimento sobre os tipos de artesanato propostos e, também aprender com a comunidade seu modo de desenvolver o artesanato.
O projeto envolve participantes de diferentes áreas e níveis de conhecimento: - Maria Clara Aguiar Duarte, graduanda do curso de zootecnia, faz crochê há mais de quatro anos. - Sandra Matias Damasceno, professora do curso de engenharia química, faz tricô e crochê há mais de quarenta anos. - Flaviana Tavares Vieira, professora do curso de engenharia química, faz tricô e crochê há mais de trinta anos. - Verônica Paulino, psicóloga, trata de temas como ansiedade e estresse - Estudantes de diferentes cursos de graduação - Membros da comunidade externa. A interação ocorrerá por meio da troca de experiências e conversas durante o desenvolvimento das peças e também durante a exposição final.
A pesquisa bibliográfica nas principais bases de dados levantará estudos que mostrem a importância dos trabalhos manuais (artesanato) como auxílio no combate ou redução de estresse e ansiedade, além de buscar pelas origens das artes do crochê e tricô. Os membros da equipe do projeto que dominam a arte do crochê e/ou tricô, ensinarão os universitários, que serão multiplicadores da atividade na comunidade. A extensão acontece a partir do momento em que os universitários se tornarem monitores e multiplicarão o conhecimento com os membros da comunidade externa.
Os estudantes participantes estarão envolvidos com a organização, divulgação e participação das oficinas e encontros com a psicóloga, e depois de treinados nas atividades artesanais, ensinarão os membros da comunidade o que aprenderem. Espera-se que ao final do projeto, os participantes mostrem maior controle da ansiedade, redução do estresse, aumento da autoestima, da concentração e da memória. Dessa forma, se tornarão mais confiantes e seguros nas relações sociais e familiares e isso impactará também na sua formação acadêmica e profissional.
De uma forma geral, as ações desenvolvidas serão relevantes e significativas para os estudantes envolvidos, tanto para a formação acadêmica, profissional, como na sua formação como cidadão. Espera-se que a interação e o convívio com os membros das comunidades atendidas proporcione aos alunos o crescimento pessoal, as trocas de experiências, a percepção da realidade e das desigualdades sociais, o trabalho em equipe.
A divulgação será feita através de postagens nas principais redes sociais.
Público-alvo
Moradores do bairro Rio Grande - Diamantina que desejem experimentar a prática do artesanato para reduzir a ansiedade.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Auxílio na divulgação e inscrição de membros da comunidade interessados em participar do projeto e cessão de espaço para os encontros da equipe do projeto com a comunidade externa.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 114 h
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Divulgação do projeto na universidade através de postagens nas principais redes sociais.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Inscrição de interessados em participar do projeto via Googel Forms.
- Tarde;
Participação em reunião de apresentação do projeto, plano de trabalho e membros da equipe - Participação em oficinas de aprendizagem e/ou nivelamento de conhecimentos sobre as técnicas artesanais - Participação em live com psicóloga sobre o controle de ansiedade e estresse via atividades artesanais - Participação em roda de conversa sobre didática da troca de conhecimentos sobre artesanato
- Manhã;
- Tarde;
Divulgação do projeto na comunidade e realização de inscrições dos interessados; reunião com a comunidade para apresentação do projeto e da equipe; desenvolvimento das atividades específicas na comunidade (ensino do artesanato, reflexão sobre ansiedade/estresse e como a atividade artesanal pode contribuir para a sua redução etc).
- Manhã;
- Tarde;
Oferecimento de oficina de artesanato (tricô e crochê) durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia organizada pela UFVJM, no Campus I – para a comunidade.
- Manhã;
Participação em eventos locais (SINTEGRA, SEMEQ etc), regionais, nacionais no formato de banner, apresentação oral ou exposição.
- Manhã;
- Tarde;
Avaliação das ações desenvolvidas no projeto por meio de conversas com os participantes e observação do desempenho no artesanato.
- Manhã;
- Tarde;
Encerramento das atividades com exposição dos trabalhos, avaliação e auto-avaliação.
- Manhã;
Elaboração do relatório final para envio à pró-reitoria.