Detalhes da ação

Atividades artesanais na redução da ansiedade

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000189

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

11/07/2022

Data Fim

19/12/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

sandra matias damasceno

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Desenvolvimento de produtos

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Resumo

A universidade deve ser um lugar que, além de multiplicar conhecimentos técnicos, permita o compartilhamento de saberes comuns como técnicas artesanais que podem contribuir para a redução do estresse e da ansiedade no meio acadêmico. O objetivo do projeto é contribuir para a redução da ansiedade que vem crescendo, sobretudo no período pós-pandemia, através do artesanato, de modo a melhorar a concentração, despertar a criatividade e aumentar a energia, a autoconfiança, a autoestima.


Palavras-chave

Ansiedade; artesanato; estresse.


Introdução

A pandemia do COVID-19 provocou modificações drásticas nos modos de vida da população mundial, trazendo, entre outros, impactos psicossociais, bem como reinvenção no cenário pedagógico, sendo, por sua vez, implantada a tecnologia de forma remota com o intuito de dar seguimento ao cronograma escolar. Com essas indicações, as instituições de ensino precisaram enfrentar muitos desafios e trabalhar com estratégias para que a trajetória acadêmica dos discentes tivesse o menor impacto possível (ROSA, 2021). Com as novas configurações de ensino, os alunos tiveram que lidar com sentimentos negativos, como insegurança, desigualdade, ansiedade, medo, mudança de rotina e muitas indefinições (Sacavino e Candau 2020). Agora, de volta ao ensino presencial, é necessário oferecer suporte para que os estudantes desenvolvam habilidades como empatia, resiliência, foco, responsabilidade, autonomia, cuidado de si e do outro e autoconfiança e prossigam no curso com prazer, bom rendimento escolar e, principalmente, saúde A arteterapia é um método baseado no uso de várias formas de expressão artística com uma finalidade terapêutica(Reis, 2014). De acordo com a União Brasileira de Associações de Arteterapia, a prática artesanal, além de contribuir com o processo criativo, tem a capacidade de facilitar o equilíbrio de pensamentos, a restituição do sentimento de utilidade e a resolução de conflitos interiores, funcionando como um aliado na busca pela recuperação do bem estar. O artesanato consiste em um conjunto de habilidades de natureza manual onde o ser humano manifesta a criatividade. Além disso, também pode se tornar uma fonte alternativa de renda e uma válvula de escape utilizada para atenuação do estresse e renovação de energia, promovendo o bem-estar, a calma, a serenidade, despertando a criatividade (PINHO et al., 2021). No ambiente acadêmico, o artesanato, como terapia, hobby e/ou fonte de renda, pode ser um aliado na redução da evasão e da retenção, muitas vezes decorrentes da não adaptabilidade do estudante ao ambiente acadêmico por conta, principalmente, de problemas financeiros e de saúde (estresse,ansiedade). Apesar de toda a adaptação que as instituições fizeram com o objetivo de manter a oferta da educação, houve um aumento nos níveis de ansiedade, depressão e estresse entre os estudantes durante e após a pandemia do COVID-19 (NUNES,2021). O PET - Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão dos estudantes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri é um Programa de Educação Tutorial focado em facilitar a permanência dos discentes na instituição através do acompanhamento dos índices de retenção e evasão e do desenvolvimento de atividades de ensino e extensão que promovam o engajamento do universitário no meio acadêmico. O projeto Artesanato e a Promoção da Saúde Mental através de Terapias Alternativas, desenvolvido na UFVJM, mostrou através da divulgação de vídeos tutoriais de diversos tipos de artesanatos nas redes sociais do PET – Estratégias com o objetivo de estimular a criatividade e incentivar a prática do artesanato como ferramenta no tratamento da ansiedade de modo que, ao serem visualizados e replicados em casa, atuassem como uma terapia alternativa ocupacional, agindo como medida paliativa ou preventiva à ansiedade do público participante. Segundo os autores, as atividades funcionaram como uma “válvula de escape” aos alunos e à comunidade externa que acompanha as mídias sociais do PET-Estratégias, destacando a facilidade de acesso e o baixo custo dos materiais utilizados pelos colaboradores em seus trabalhos artesanais, o que possibilita ao público replicar o método em casa e estendê-lo para outras atividades artesanais, promovendo assim, importantes benefícios à saúde mental do praticante (BRITO, et al., 2021). O artesanato compreende diversas técnicas manuais utilizadas para produzir objetos e, entre tais modalidades, encontram-se o crochê e o tricô, feitos a partir do entrelaçado de um determinado fio, linha ou lã, com agulhas de espessura variável em função da espessura do fio utilizado (MASSARI; MIGLINO, 2022). Tricô e crochê são artes milenares e muito versáteis: permitem a confecção de peças de vestuário e de decoração. Assim, o objetivo desta proposta é oferecer à comunidade uma forma de reduzir a ansiedade e o estresse através de oficinas de tricô e crochê, com criação de peças para exposição, além de participação em lives com psicólogos para tratar do tema 'ansiedade'. Os membros participantes do projeto serão incentivados a criar peças de artesanato, propor temas para as lives etc.


Justificativa

Para a Organização Mundial da Saúde, “saúde mental refere-se a um bem-estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para sua comunidade”. A saúde mental é uma parte integrante e essencial da saúde e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade, ela envolve o estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias escolhas, lidando com as questões do cotidiano, atuando produtivamente através do trabalho e estudo. A saúde mental e o bem-estar são fundamentais tanto individual como coletivamente, e para tal ser desenvolvida e preservada necessita de medidas de promoção e proteção que melhoram o bem-estar psicológico dos indivíduos e populações (GAIANO, 2018). A transição para o ensino superior representa grandes mudanças na vida dos jovens que, na maioria das vezes, nunca tinham saído da casa dos pais e dos seus cuidados diretos. Para muitos, é um desafio passar a viver em um novo ambiente, compartilhando moradia com pessoas estranhas, administrar e dividir despesas e tarefas domésticas. Além disso, cumprir os compromissos acadêmicos e as exigências do curso. Toda essa mudança resulta em ansiedade, alterações no sono e nos hábitos alimentares, baixa autoestima, dificuldades financeiras, insegurança que levam à fadiga, tristeza, desinteresse, baixo rendimento acadêmico. A pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19), afetou a saúde mental e o bem-estar da população, promoveu mudanças em diversos setores em todo o mundo, gerou modificações na estrutura organizacional das escolas e agravou os problemas enfrentados pelos acadêmicos que tiveram que se readaptar ao ensino presencial em um cenário de maiores preocupações e dificuldades financeiras.


Objetivos

Objetivo Geral: Ensinar a arte do crochê e do tricô para a comunidade com foco na redução da ansiedade e estresse. . Objetivos Específicos: ● Desenvolver oficinas de crochê e tricô para produção de peças artesanais (vestuário e decoração) ● Contribuir para a redução dos níveis de ansiedade/estresse da comunidade ● Fazer uma exposição pública das peças produzidas.


Metas

Auxiliar, via desenvolvimento de artesanato em crochê e tricô, a redução da ansiedade de universitários e membros da comunidade externa


Metodologia

Primeiramente, será feita a divulgação do projeto para a comunidade através das redes sociais (instagram, facebook, twitter), informando o lançamento de edital para inscrição. Os inscritos no edital deverão preencher formulário para caracterizar o perfil dos interessados e suas expectativas. Serão oferecidas oficinas de tricô e crochê (2 horas por semana) no campus JK–Estratégias (sala 306 do Instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM), e na sede da associação de bairro. Serão disponibilizados tutoriais em vídeos via youtube para confecção das peças. As oficinas, além do desenvolvimento do trabalho manual, poderão abordar questões relativas à definição de custo e preço de venda, técnicas de marketing para venda das peças via instagram, uso da calculadora artesã: Site: https://aprendendocroche.com/calculadora/. Ao final, será feita uma exposição pública do material confeccionado.


Referências Bibliográficas

BRITO, P. A. J.; MENDES, D. S.; LAENDER, Y. M.; TEIXEIRA, F. T. V. ARTESANATO: PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL ATRAVÉS DE TERAPIAS ALTERNATIVAS In: Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia Anais. Diamantina (MG) UFVJM, 2021. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/cobicet/381582-ARTESANATO--PROMOCAO-DA-SAUDE-MENTAL-ATRAVES-DE-TERAPIAS-ALTERNATIVAS> . Acesso em: 02/06/2022. GAINO, L. V. et al . O conceito de saúde mental para profissionais de saúde: um estudo transversal e qualitativo*. SMAD, REV. ELETRÔNICA SAÚDE MENTAL ÁLCOOL DROG. (Ed. port.), Ribeirão Preto , v. 14, n. 2, p. 108-116, 2018 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-69762018000200007&lng=pt&nrm=iso> . Acesso em 05/06/2022. MASSARI, C. H. A. L.; MIGLINO, M. A. Artesanato como ferramenta complementar ao ensino-aprendizagem de Ciências Morfológicas. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDO PEDAGÓGICO,[s. l.], ano 2022, v. 103, ed. 263, 25 abr. 2022. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4760 . Acesso em: 01/06/2022. DOI https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i263.4760. NUNES, R. C. Um panorama da evasão de estudantes universitários durante os estudos remotos causada pela pandemia do COVID-19. PESQUISA, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO , [S. l.] , v. 10, n. 3, pág. e1410313022, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13022 . Acesso em: 14/06/2022.DOI:10.33448/rsd-v10i3.13022. PINHO, J. A. et al. ARTESANATO E SEUS BENEFÍCIOS PARAA COMUNIDADE. Seminário Regional de extensão Universitária da Região Centro Oeste, [s. l.], ed. 5, p. 40-42, 2021. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/serex/article/ download/14717/11670 . Acesso em:01/06/ 2022. REIS, Alice Casanova dos. Arteterapia: a arte como instrumento no trabalho do Psicólogo. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, [S. l.], p. 142/157, 9 set. 2014.. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/5vdgTHLvfkzynKFHnR84jqP/?lang=pt . Acesso em: 1 jun.2022. DOI https://doi.org/10.1590/S1414-98932014000100011. ROSA, C. M.; SANTOS, F. F. T.; GONÇALVES, A. M. Os efeitos da pandemia da COVID-19 na permanência na educação superior. O cenário de uma universidade federal brasileira. REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN, São Paulo, v. 86, n. 2, p.61-76, 2021. Disponível: https://rieoei.org/RIE/article/download/4409/4190/#:~:text=Como%20resultado%2C%20o%20estudo%20mostrou,19%3B%20perman%C3%AAncia%20estudantil%3B%20evas%C3%A3o. Acesso em: 1 jun. 2022. SCAVINO, S. B.; CANDAU, V. M. Desigualdade, conectividade e direito à educação em tempos de pandemia. REVISTA INTERDISCIPLINAR DE DIREITOS HUMANOS, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 121-132, 2020. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/20 . Acesso em 01/06/2022.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A troca de conhecimento entre a população acadêmica e a sociedade se dá pela possibilidade de desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem, a partir de práticas cotidianas. A universidade, através da extensão, influencia e também é influenciada pela comunidade, ou seja, há uma troca de valores entre a universidade e o meio. A equipe irá até as comunidades (Pão de Santo Antônio,Mocrico-Associação de bairro Rio Grande) para apresentar o projeto, ouvir a opinião dos membros dessas comunidades, compartilhar conhecimento sobre os tipos de artesanato propostos e, também aprender com a comunidade seu modo de desenvolver o artesanato.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto envolve participantes de diferentes áreas e níveis de conhecimento: - Maria Clara Aguiar Duarte, graduanda do curso de zootecnia, faz crochê há mais de quatro anos. - Sandra Matias Damasceno, professora do curso de engenharia química, faz tricô e crochê há mais de quarenta anos. - Flaviana Tavares Vieira, professora do curso de engenharia química, faz tricô e crochê há mais de trinta anos. - Verônica Paulino, psicóloga, trata de temas como ansiedade e estresse - Estudantes de diferentes cursos de graduação - Membros da comunidade externa. A interação ocorrerá por meio da troca de experiências e conversas durante o desenvolvimento das peças e também durante a exposição final.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A pesquisa bibliográfica nas principais bases de dados levantará estudos que mostrem a importância dos trabalhos manuais (artesanato) como auxílio no combate ou redução de estresse e ansiedade, além de buscar pelas origens das artes do crochê e tricô. Os membros da equipe do projeto que dominam a arte do crochê e/ou tricô, ensinarão os universitários, que serão multiplicadores da atividade na comunidade. A extensão acontece a partir do momento em que os universitários se tornarem monitores e multiplicarão o conhecimento com os membros da comunidade externa.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes participantes estarão envolvidos com a organização, divulgação e participação das oficinas e encontros com a psicóloga, e depois de treinados nas atividades artesanais, ensinarão os membros da comunidade o que aprenderem. Espera-se que ao final do projeto, os participantes mostrem maior controle da ansiedade, redução do estresse, aumento da autoestima, da concentração e da memória. Dessa forma, se tornarão mais confiantes e seguros nas relações sociais e familiares e isso impactará também na sua formação acadêmica e profissional.


Impacto e Transformação Social

De uma forma geral, as ações desenvolvidas serão relevantes e significativas para os estudantes envolvidos, tanto para a formação acadêmica, profissional, como na sua formação como cidadão. Espera-se que a interação e o convívio com os membros das comunidades atendidas proporcione aos alunos o crescimento pessoal, as trocas de experiências, a percepção da realidade e das desigualdades sociais, o trabalho em equipe.


Divulgação

A divulgação será feita através de postagens nas principais redes sociais.


Público-alvo

Descrição

Moradores do bairro Rio Grande - Diamantina que desejem experimentar a prática do artesanato para reduzir a ansiedade.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Auxílio na divulgação e inscrição de membros da comunidade interessados em participar do projeto e cessão de espaço para os encontros da equipe do projeto com a comunidade externa.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 114 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Divulgação do projeto na universidade através de postagens nas principais redes sociais.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Inscrição de interessados em participar do projeto via Googel Forms.

Carga Horária 36 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Participação em reunião de apresentação do projeto, plano de trabalho e membros da equipe - Participação em oficinas de aprendizagem e/ou nivelamento de conhecimentos sobre as técnicas artesanais - Participação em live com psicóloga sobre o controle de ansiedade e estresse via atividades artesanais - Participação em roda de conversa sobre didática da troca de conhecimentos sobre artesanato

Carga Horária 24 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Divulgação do projeto na comunidade e realização de inscrições dos interessados; reunião com a comunidade para apresentação do projeto e da equipe; desenvolvimento das atividades específicas na comunidade (ensino do artesanato, reflexão sobre ansiedade/estresse e como a atividade artesanal pode contribuir para a sua redução etc).

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Oferecimento de oficina de artesanato (tricô e crochê) durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia organizada pela UFVJM, no Campus I – para a comunidade.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Participação em eventos locais (SINTEGRA, SEMEQ etc), regionais, nacionais no formato de banner, apresentação oral ou exposição.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Avaliação das ações desenvolvidas no projeto por meio de conversas com os participantes e observação do desempenho no artesanato.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Encerramento das atividades com exposição dos trabalhos, avaliação e auto-avaliação.

Carga Horária 6 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Elaboração do relatório final para envio à pró-reitoria.