Detalhes da ação

Técnicas Corporais Terapêuticas

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000006

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

CANCELADA

Data Inicio

03/10/2022

Data Fim

05/10/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

gilbert de oliveira santos

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 3 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 3 h
Resumo

A proposta deste curso visa apresentar uma abordagem introdutória de aspectos do Tai Chi Chuan, da Meditação, do Hatha Yoga e da Técnica de Educação Somática Klauss Vianna. Os participantes terão acesso aos princípios fundamentais destas técnicas corporais e suas repercussões positivas na saúde humana.


Palavras-chave

Autoconhecimento; Corpo; Saúde; Técnica Corporal;


Introdução

A UFVJM possui uma grande representatividade no campo da saúde, atuando e desenvolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão nessa esfera de atuação. O curso de Técnicas Corporais Terapêuticas visa trazer mais uma contribuição no campo das relações possíveis entre o movimento corporal e as repercussões da saúde do ser humano. Destacando a grande atenção que se tem dado no campo científico para a dimensão da saúde mental proporcionada por técnicas de conscientização e atenção em si, este curso visa apresentar para a comunidade externa e interna da universidade, os princípios fundamentais de algumas artes corporais com grande repercussão na saúde humana e na saúde mental. O Tai Chi Chuan é uma arte marcial de origem chinesa que se baseia nos princípios dos opostos complementares yin-yang. Trabalhando na expansão e no recolhimento do corpo, o Tai Chi Chuan torna-se uma arte corporal que repercute positivamente na saúde humana, na medida que potencializa a atenção em si através de uma gestualidade suave e contínua, permitindo que os praticantes consigam conquistar um estado de atenção e presença, sem o esgotamento do vigor físico e mental. O Hatha Yoga possui princípios semelhantes ao Tai Chi Chuan, haja visto que Ha (Sol) e Tha (Lua) também propõe uma atuação em princípios complementares. Nesse caso, trata-se de posturas corporais que visam atuar na tensão e no relaxamento do praticante, visando o entendimento e a conquista de um equilíbrio físico e mental. A técnica Klauss Vianna é uma técnica corporal concebida pelo artista Klauss Vianna e visa trazer à tona um gesto corporal concebido à partir da individualidade somática de cada um. Diferente de outros sistemas de educação corporal, no método Klauss Vianna não há padrão externo de movimento, mas sim caminhos que visam "extrair" de cada participante uma maneira particular e mais confortável de se movimentar e perceber o próprio corpo. A meditação é uma tradição espiritual cujo objetivo primordial seria a superação do sofrimento. Na atualidade, essa tradição espiritual tem conquistado espaço e atenção no campo científico devido ao seu impacto positivo na saúde humana. A proposta desse curso é apresentar os princípios fundamentais dessas técnicas e dialogar com os participantes a respeito das repercussões positivas destas na saúde do ser humano.


Justificativa

Estimular o autoconhecimento através do movimento corporal e apresentar a comunidade interna e externa da universidade, espaços e profissionais que atuam com as práticas corporais terapêuticas do Tai Chi Chuan, da Meditação, do Hatha Yoga e da técnica Klauss Vianna.


Objetivos

- Apresentar os principais fundamentos das técnicas corporais do Tai Chi Chuan, da Meditação, do Hatha Yoga e da Técnica Klauss Vianna; - Apresentar algumas relações e benefícios que estas práticas corporais possuem no campo da saúde humana; - Despertar o interesse por estas artes corporais e compor um grupo interessado no aprofundamento e na pesquisa a respeito destas técnicas corporais terapêuticas;


Metas

- Realizar três encontros presenciais desenvolvendo o estudo e a prática do Tai Chi Chuan, da Meditação, do Hatha Yoga e da técnica Klauss Vianna; - Organizar um grupo de pessoas interessado nestas artes corporais; - Vincular o conhecimento destas artes corporais na formação humana e profissional dos participantes, sobretudo aos profissionais que estudam ou atuam no campo da saúde;


Metodologia

03 Encontros presenciais no Laboratório de Técnicas Corporais Terapêuticas do DEFI/UFVJM, nos quais serão abordados os pilares fundamentais e os aspectos associados a saúde humana do Tai Chi Chuan, da Meditação, do Hatha Yoga e da técnica Klauss Vianna. Experimentação corporal das técnicas e explanação teórica dos princípios e fundamentos imbricados a saúde humana.


Referências Bibliográficas

AMERICAM College os Sports Medicine – ACMS. Diretrizes do ACMS para os testes de esforço e sua prescrição. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. CHENG, Anne. História do pensamento chinês. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. Tradução de Gentil Avelino Titton. CONTATORE, Octávio Augusto; TESSER, Charles Dalcanale. Medicina tradicional chinesa/acupuntura. In: TESSER, Charles Dalcanale. (Org.). Medicinas complementares: o que é necessário saber (homeopatia e medicina tradicional chinesa/acupuntura). São Paulo: Editora UNESP, 2010. GÓIS JATOBÁ, Ana Paula; DA SILVA, Renato Izidoro; ZOBOLI, Fabio. A concepção do yoga segundo periódicos da educação física brasileira. Práxis Educacional, [S.l.], v. 13, n. 24, p. 259-283, dez. 2017. GOLEMAN, Daniel; DAVIDSON, Richard. A ciência da meditação: como transformar o cérebro, a mente e o corpo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017. GRANET, Marcel. O pensamento chinês. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. Tradução de Vera Ribeiro. HEMSY DE GAINZA, Violeta. Conversas com Gerda Alexander: vida e pensamento da criadora da eutonia. São Paulo: Summus, 1997. HERMÓGENES, José. Autoperfeição com Hatha Yoga. Rio de Janeiro: Record, 1993. HSUAN-AN, Tai. Ideogramas e a cultura chinesa. São Paulo: É Realizações Editora, 2006. IYENGAR, Bellur Krishnamachar Sundararaja. Luz sobre o yoga: yoga dipika. São Paulo: Pensamento, 2016. JUAN, Hu Xiu & BO, Yi. Tai Chi. Beijing: Time Publishing and Media, 2011. LAZZARI, Fernando De. Tai Chi Chuan: saúde e equilíbrio. 2.ed. Ribeirão Preto, SP: Editora e Gráfica São Gabriel Ltda, 2009. LEE, Maria Lucia. Lian Gong em 18 terapias: forjando um corpo saudável. São Paulo: Editora Pensamento, 1997. MENEZES, Carolina Baptista; DELLAGLIO, Débora Dalbosco. Os efeitos da meditação à luz da investigação científica em Psicologia: revisão de literatura. Psicologia: ciência e profissão. Brasília, v. 29, n. 2, p. 276-289, jun. 2009. SANTOS, Gilbert de Oliveira; BRAGANÇA, Analiz Pergolizzi Gonçalves de. O Estudo e a Prática do Tai Chi Chuan: a busca de si através do gesto. EXTRAMUROS Revista de Extensão da UNIVASF (Petrolina), v. 6, n. 2, p. 37-51, 2018. SHUSTERMAN, Richard. Consciência corporal. São Paulo: É Realizações, 2012. SILVA, Ana Márcia. Das práticas corporais ou porque "narciso" se exercita. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 3, n. 17, p. 244-251, maio 1996.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Diálogo com a comunidade universitária e civil a respeito das possibilidades afirmativas das técnicas corporais terapêuticas e suas repercussões na saúde humana.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Dentro da equipe executora há a presença de diferentes profissionais e o grupo que pretende ser atingido é principalmente os estudantes do curso de saúde da UFVJM.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Esta é uma ação do Grupo de Pesquisa em Técnicas Corporais Artísticas, Marciais e Terapêuticas UFVJM/CNPq e trata-se de uma ação de pesquisa associada a extensão e ao ensino. Espera-se que do curso possa surgir um grupo interessado no aprofundamento e na pesquisa a respeito dos temas abordados, o que poderá gerar novas ações e desdobramentos.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Possibilidade de despertar o interesse e o aprofundamento nas técnicas corporais terapêuticas e suas repercussões na saúde humana. Espera-se que os estudantes da área da saúde possam se interessar em aprofundar no tema e realizar trabalhos e pesquisas com a temática. Tais desdobramentos podem gerar projetos de extensão, pesquisa, trabalhos de conclusão de curso etc.


Impacto e Transformação Social

Possibilidade de despertar um conhecimento mais apurado de si e sua instrumentalização no âmbito profissional e social. As técnicas corporais terapêuticas despertam a consciência de si através do movimento, tal impacto é difícil de ser mensurado, no entanto, sabe-se que um sujeito mais sabedor dos seus limites e possibilidades individuais é mais capaz de agir coerentemente.


Divulgação

Via grupo de amigo, redes sociais e internet;


Informações Complementares

A divulgação será realizada via rede sociais de amigos, parceiros e no site da UFVJM.


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Iniciação

Carga Horária Total

18

Conteúdo Programático

- Princípios da Meditação, do Tai Chi Chuan, do Hatha Yoga e da Técnica Klauss Vianna; - Relações entre o movimento corporal e a saúde psicofísica; - Consciência Corporal, Autoconhecimento e Saúde Humana;

Atividades Específicas

- Encontros presenciais com o desenvolvimento e o estudo das técnicas corporais terapêuticas; - Avaliação com os participantes; - Organização e sistematização da proposta; - Elaboração dos relatórios;

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

- Elaboração de questões ao longo do curso;

Estratégias para avaliação da realização do curso

- Avaliação do curso ao final com os participantes;

Público-alvo

Descrição

Serão abertas 20 vagas para a comunidade acadêmica e civil interessada na proposta.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 18 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Organização, planejar e divulgar a ação de extensão

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Elaboração e finalização dos relatórios do curso

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Encontros síncronos para o desenvolvimento do curso.