Detalhes da ação

Programa de Extensão Observatório COVID19 UFVJM

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202104000006

Tipo da Ação

Programa

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

03/01/2021

Data Fim

02/05/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

fabiano alan serafim ferrari

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

@CovidMinas
observatoriocovid_19
Outras Redes Sociais

Repositório Github: https://github.com/oenm-ufvjm/covid19database

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 360 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 360 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 360 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Resumo

Este observatório é um programa de extensão vinculado à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Nosso objetivo é monitorar e estudar a propagação do coronavírus, especialmente na região do centro-norte de Minas Gerais (Norte, Nordeste e Noroeste de Minas). Além disso, este programa busca reunir diversas iniciativas de combate à COVID-19 e através de um canal unificado promover a cooperação insitucional e a divulgação dos trabalhos desenvolvidos.


Palavras-chave

Covid19, Coronavírus, SARS-cov-2, Pandemia, Epidemia


Introdução

O surgimento de patógenos emergentes e reemergentes desafiam as autoridades de saúde pública, principalmente em um mundo globalizado. Em dezembro de 2019, alguns pacientes em Wuhan, na China, apresentaram um quadro de pneumonia de causa desconhecida. Amostras de secreções dos pacientes com a síndrome respiratória aguda desconhecida, revelaram um novo coronavírus [1]. A partir do sequenciamento de seu genoma, verificou-se que este vírus pertencente à espécie SARS-Cov, sendo classificado como um betacoronavirus, pertencente ao subgênero sarbecovirus, da família Coronaviridae [2]. A Organização Mundial da Saúde (OMS) nomeou o vírus de Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2) e a doença como COVID-19 [3]. Os coronavírus são vírus de RNA envelopados que são amplamente distribuídos entre humanos, outros mamíferos e aves e causam doenças respiratórias, entéricas, hepáticas e neurológicas [4]. Entre as espécies que causam doenças em humanos, duas cepas foram responsáveis pelos surtos graves de duas doenças fatais, sendo uma conhecida como síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV) que provocou surtos em 2002 e 2003 na província de Guangdong, China [5] e a outra ficou conhecida como síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV), responsável por surtos graves de doenças respiratórias em 2012 no Oriente Médio [6]. Entre os sintomas da COVID-19, os mais recorrentes são febre, tosse seca, dificuldade em respirar (dispneia), dor de cabeça e pneumonia. Além disso, a doença pode se agravar e evoluir para uma insuficiência respiratória progressiva, devido aos danos alveolares e à intensa resposta inflamatória resultante da infecção, podendo levar o paciente à morte [1]. Agrava-se o fato de pessoas assintomáticas poderem transmitir a doença. Todas essas características, aliadas a ausência de medicamentos e de uma vacina, favoreceram a rápida propagação de casos, o que tem levado a sobrecarga no sistema de saúde mundial, com falta de leitos, falta de profissionais de saúde e falta de insumos para o tratamento da doença. Diante deste cenário sem precedentes e da emergente necessidade de combater esta epidemia, pesquisas que visam elucidar a dinâmica de transmissão, bem como, simular as estratégias mais eficientes para combatê-la, têm sido conduzidas em diferentes frentes. Entre elas estão diferentes equipes da UFVJM que conduzem pesquisas e atividades que envolvem campanhas de conscientização, realização de testes, desenvolvimento de aplicativos de monitoração de sintomas, produção de equipamentos de proteção individual, entre outras inúmeras atividades.


Justificativa

Na UFVJM, diferentes grupos realizam pesquisas seguindo diferentes abordagens e propostas, que se unem no objetivo de contribuir para o enfrentamento ao coronavírus. Através deste programa, pretendemos criar um canal que permitirá o intercâmbio de informações, o desenvolvimento de novas propostas de colaboração e a divulgação das atividades desenvolvidas.


Objetivos

Objetivo Geral Reunir o maior número possível de pesquisas e atividades relacionadas com o coronavírus no âmbito da UFVJM e construir um canal que permitirá o intercâmbio de informações, o desenvolvimento de novas colaborações e a divulgação das atividades desenvolvidas. Objetivos Específicos: • Analisar as características da propagação do COVID-19 na região de abrangência da UFVJM. • Divulgar os dados relacionadas à propagação da COVID-19 na região de abrangência da UFVJM. • Estimular o desenvolvimento de projetos e ações de extensão relacionados à covid19.


Metas

(i) Elaborar um site. (ii) Realizar estudos da propagação do coronavírus utilizando análises estatísticas e técnicas de análise de dados. (iii) Construir um banco de dados com as informações coletadas. (iv) Divulgar projetos e ações de extensão relacionados à covid19. (v) Promover reuniões e debates com os promotores de atividades de pesquisa e extensão relacionadas à covid19.


Metodologia

O programa terá uma equipe técnica que será responsável pela elaboração do site, realização das análises de propagação do coronavírus e alimentação do banco de dados. A equipe será coordenada pelo Prof. Fabiano Alan Serafim Ferrari. Além da equipe principal, equipes secundárias podem ser formadas por outros coordenadores de atividades de extensão. Neste caso, as ações serão apresentadas no relatório final. (i) Elaboração de um site. (https://observatorio.janauba.ufvjm.edu.br/) • Discentes e colaboradores serão capacitados nas linguagens de programação necessárias para o desenvolvimento do site. • O site será elaborado utilizando diversas linguagens de programação, entre elas: R, Python, Javascript, Html e CSS. • O site será hospedado no servidor da UFVJM do campus de Janaúba. • Haverá uma equipe de pessoas que será responsável pelo suporte e manutenção da página. (ii) Realizar análises da propagação do coronavírus. • A propagação do coronavírus será realizada através da análise do banco de dados do Ministério da Saúde. • As análises serão realizadas através de programas desenvolvidos em R e Python. • Os dados serão divididos em três categorias: mesorregiões, microrregiões e cidades. Serão realizados gráficos e tabelas com as informações. • Os resultados obtidos serão divulgados periodicamente no site do observatório e nas redes sociais, de modo que a população seja informada da realidade local. (iii) Construir um banco de dados com as informações coletadas. (https://github.com/oenm-ufvjm/covid19database) • As informações produzidas pelo observatório serão arquivadas em formato csv. • As informações serão disponibilizadas à comunidade e pesquisadores através da plataforma github, onde poderão ser baixadas para fins de conhecimento ou pesquisa. (iv) Divulgar projetos e ações de extensão relacionados à covid19. • O observatório terá uma pessoa encarregada da divulgação das análises e atividades de extensão. • As ações e projetos de extensão com vídeo serão exibidos na página principal do site do observatório. • Análises serão atualizadas semanalmente no site do observatório. • Notícias serão compartilhadas diariamente nas redes sociais. • As informações para divulgação serão enviadas para o e-mail do programa oenm.ufvjm@gmail.com. (v) Desenvolver projetos e ações de extensão relacionados à covid19. • Os coordenadores de projetos e ações de extensão serão encarregados pelo desenvolvimento de seus atividades que serão descritas em propostas específicas. • As propostas de extensão em execução ou concluídas serão apresentadas no relatório final. (vi) Reuniões de Trabalho • Serão realizadas reuniões periódicas com a finalidade de promover a interação entre as diferentes iniciativas de trabalho.


Referências Bibliográficas

[1] Nature 579:270–273 (2020). https://doi.org/10.1038/s41586-020-2012-7. [2] N Engl J Med 382:727-733 (2020). https://doi.org/10.1056/NEJMoa2001017. [3] Nat Microbiol, 5:536–544 (2020). https://doi.org/10.1038/s41564-020-0695-z. [4] Adv Virus Res, 81: 85164 (2011). https://doi.org/10.1016/B978-0-12-385885-6.00009-2 [5] The Lancet 362(9393):1353-1358 (2003).https://doi.org/10.1016/s0140-6736(03)14630-2 [6] N Engl J Med 367(19):1814-20 (2012). https://doi.org;10.1056/NEJMoa1211721.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O coronavírus causou uma epidemia na saúde pública e também uma epidemia de informação (infodemia). A infodemia consiste em uma efeito negativo causado pelo excesso de informação sobre um determinado tópico. De acordo com a Organização Mundial da Saúde existem 5 passos básicos para conter a infodemia: não compartilhar conteúdos sem fontes ou autor; se orientar apenas a partir de informações oficiais; valorizar a imprensa profissional; seguir os perfis nas redes sociais de profissionais da saúde e cientistas; e não entrar em pânico. A infodemia é uma consequência da baixa qualidade da informação disponível, que leva a enganos e desinformação. Dentro desse contexto, o fornecimento de informação de qualidade é vital para o enfrentamento da pandemia. O papel do observatório é trazer uma informação de qualidade, produzida por acadêmicos especializados nas mais diversas áreas do conhecimento, livre dos interesses políticos ou de mercado. Conteúdos e materiais desenvolvidos pelo programa de extensão e seus(suas) parceiros(as) serão apresentados a comunidade acadêmica através de lives e encontros virtuais ou presenciais (quando for possível), com o objetivo de fomentar o debate sobre a covid19, suas consequências e formas de enfrentamento à doença.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A temática do coronavírus extrapola à saúde pública. A grande quantidade de dados exige profissionais da informática, matemática, estatística e física para uma análise completa. As características da doença podem ser analisadas por biólogos e áreas afins, na escala viral, e por epidemiologistas e demógrafos na escala humana através da análise de propagação da doença. A detecção da doença exige conhecimentos que envolvem diferentes áreas da química e biologia. Além disso, cientistas e engenheiros são fundamentais para resolver problemas relacionados à sobrecarga dos sistemas da saúde através do desenvolvimento de novas tecnologias. A equipe de colaboradores do observatório é composta por profissionais das diferentes áreas. A interação entre os profissionais permite o desenvolvimento de informações atualizadas e de qualidade.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A integração ensino-pesquisa-extensão ocorre de forma natural no programa. Entre as atividades desenvolvidas estão relacionados cursos e palestras sobre o tema. A componente extensionista se satisfaz através do provimento de produtos relacionadas à covid19 para a comunidade: cursos, vídeos, gráficos e informações atualizadas. O seu impacto se observa pelo envolvimento da população nas atividades desenvolvidas, adesão aos cursos, acesso ao site e interações nas redes sociais. A compenente de ensino está contida no projeto quando os conhecimentos relacionas as unidades curriculares são requisitados nas análises de propagação do coronavírus, como por exemplo, os conhecimentos das disciplinas da linguagem de programação, algoritmos e física computacional. Por se tratar de uma epidemia de grandes proporções e causada por uma doença até então desconhecida, todas as análises que são realizadas possuem valor científico, que a partir do momento que são devidamente catalogadas e analisadas poderão ser objeto de publicações acadêmicas.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A relação ensino-pesquisa se observa nos discentes pela oportunidade de aprender novas ferramentas de análise de dados, que são fundamentais para o mercado de trabalho atual. A relação ensino-extensão se observa através do estudo de um tema que é de grande relevância para a sociedade. Essas características ajudam a contruir no discente o sentimento de que ele pode contribuir para a solução dos problemas atuais da sociedade e que sua formação acadêmica é um elemento vital no processo.


Impacto e Transformação Social

O programa de extensão pretende deixar como marca para o futuro a compilação dos dados relacionados a propagação da covid19 na região de abrangência da UFVJM. Esperamos ao longo do programa aprimorar os mecanismos de análise de dados e criar instrumentos que possam subsidiar governos e empresas com relação à covid19 na nossa região. O controle da pandemia é fundamental para o desenvolvimento da sociedade em todos os seus aspectos. Deste modo, esperamos que os resultados aqui coletados auxiliam nas estratégias de enfrentamento da doença. Também esperamos que os cursos promovidos auxiliem na prevenção.


Divulgação

A divulgação das atividades do programa serão realizadas através do site próprio (https://observatorio.janauba.ufvjm.edu.br/) e das redes sociais Twitter (@CovidMinas) e Instagram (observatoriocovid_19). Além de um reposítorio no github: https://github.com/oenm-ufvjm/covid19database.


Informações Complementares

As ações e projetos de extensão já desenvolvido pelos colaboradores do programa estão relacionadas em arquivo em anexo. Os projetos e ações de extensão futuros serão descritos e comentados nos relatórios parciais ou finais.


Propriedade(s) Intelectual

As atividades possuem potencial para gerarem softwares, vídeos, imagens e publicações científicas.

Público-alvo

Descrição

O público alvo deste programa são pessoas da região de abrangência da UFVJM com acesso à internet. Em função da pandemia e da dificuldade de atividades presenciais, as atividades do programa de extensão serão limitadas à esse público.

Municípios Atendidos

Município

Janaúba - MG

Município

Diamantina - MG

Município

Unaí - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A parceria fornecerá material bibliográfico e audiovisual para divulgação através dos canais do Observatório.

Participação da Instituição Parceira

A parceria fornecerá material bibliográfico e audiovisual para divulgação através dos canais do Observatório.

Participação da Instituição Parceira

A parceria fornecerá material bibliográfico e audiovisual para divulgação através dos canais do Observatório.

Participação da Instituição Parceira

A parceria fornecerá material bibliográfico e audiovisual para divulgação através dos canais do Observatório.

Participação da Instituição Parceira

A parceria fornecerá material bibliográfico e audiovisual para divulgação através dos canais do Observatório.

Participação da Instituição Parceira

A parceria fornecerá material bibliográfico e audiovisual para divulgação através dos canais do Observatório.

Participação da Instituição Parceira

A parceria fornecerá material bibliográfico e audiovisual para divulgação através dos canais do Observatório.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 1062 h

Carga Horária 30 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

A atividade consome um tempo médio diário de 10 minutos. Considerando que a atividade será realizada 300 dias no intervalo. A carga horária total será de 30 horas. Os responsáveis por esta atividade devem realizar as postagens nas redes sociais relacionadas ao observatório.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

A atividade consome um tempo médio diário de 10 minutos. Considerando que a atividade será realizada 300 dias no intervalo. A carga horária total será de 30 horas. Os responsáveis por esta atividade devem realizar as postagens nas redes sociais relacionadas ao observatório.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

A atividade consome um tempo médio diário de 10 minutos. Considerando que em um ano a atividade é repetida 300 vezes. A carga horária total será de 30 horas. Os responsáveis por esta atividade devem realizar as postagens nas redes sociais relacionadas ao observatório.

Carga Horária 52 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

O tempo médio da atividade é de 1 hora. Considerando que em um ano haverão 52 semanas, logo a carga horária total será de 52 horas. Os responsáveis por esta atividade devem coletar os dados que foram produzidos pela equipe de análise de dados e divulgação de redes sociais e transferir para o servidor que contém a página do observatório.

Carga Horária 52 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

O tempo médio da atividade é de 1 hora. Considerando que em um ano haverão 52 semanas, logo a carga horária total será de 52 horas. Os responsáveis por esta atividade devem coletar os dados que foram produzidos pela equipe de análise de dados e divulgação de redes sociais e transferir para o servidor que contém a página do observatório.

Carga Horária 52 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

O tempo médio da atividade é de 1 hora. Considerando que em um ano haverão 52 semanas, logo a carga horária total será de 52 horas. Os responsáveis por esta atividade devem coletar os dados que foram produzidos pela equipe de análise de dados e divulgação de redes sociais e transferir para o servidor que contém a página do observatório.

Carga Horária 104 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

O tempo médio da atividade é de 2 horas. Considerando que em um ano haverão 52 semanas, logo a carga horária total será de 104 horas. Os responsáveis por esta atividade devem coletar os dados a partir de bancos de dados conhecidos, como o ministério da saúde ou similares. A partir dos dados coletados produzir novas imagens e dados através da aplicação de algoritmos de análise de dados.

Carga Horária 104 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

O tempo médio da atividade é de 2 horas. Considerando que em um ano haverão 52 semanas, logo a carga horária total será de 104 horas. Os responsáveis por esta atividade devem coletar os dados a partir de bancos de dados conhecidos, como o ministério da saúde ou similares. A partir dos dados coletados produzir novas imagens e dados através da aplicação de algoritmos de análise de dados.

Carga Horária 104 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

O tempo médio da atividade é de 2 horas. Considerando que em um ano haverão 52 semanas, logo a carga horária total será de 104 horas. Os responsáveis por esta atividade devem coletar os dados a partir de bancos de dados conhecidos, como o ministério da saúde ou similares. A partir dos dados coletados produzir novas imagens e dados através da aplicação de algoritmos de análise de dados.

Carga Horária 104 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

O tempo médio da atividade é de 2 horas. Considerando que em um ano haverão 52 semanas, logo a carga horária total será de 104 horas. Os responsáveis por esta atividade devem analisar os dados coletas e produzir análises sobre os resultados obtidos.

Carga Horária 104 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

O tempo médio da atividade é de 2 horas. Considerando que em um ano haverão 52 semanas, logo a carga horária total será de 104 horas. Os responsáveis por esta atividade devem analisar os dados coletas e produzir análises sobre os resultados obtidos.

Carga Horária 104 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

O tempo médio da atividade é de 2 horas. Considerando que em um ano haverão 52 semanas, logo a carga horária total será de 104 horas. Os responsáveis por esta atividade devem analisar os dados coletas e produzir análises sobre os resultados obtidos.

Carga Horária 12 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Nestas reuniões serão discutidos projetos e ações de extensão, também será um espaço para troca de ideias. O tempo médio da reunião é de 3 horas. Considerando que devem acontecer 4 reuniões no período a carga horária total da atividade é de 12 horas. Nesta reunião todos os membros do programa são convidados

Carga Horária 12 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Nestas reuniões serão discutidos projetos e ações de extensão, também será um espaço para troca de ideias. O tempo médio da reunião é de 3 horas. Considerando que devem acontecer 4 reuniões no período a carga horária total da atividade é de 12 horas. Neste atividade, todos os membros do programa são convidados.

Carga Horária 12 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Nestas reuniões serão discutidos projetos e ações de extensão, também será um espaço para troca de ideias. O tempo médio da reunião é de 3 horas. Considerando que devem acontecer 4 reuniões no período a carga horária total da atividade é de 12 horas. Neste atividade, todos os membros do programa são convidados.

Carga Horária 52 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

O tempo médio de cada atividade é de 2 horas. Considerando que em um ano haverão 52 semanas, a carga horária total será de 52 horas. Nesta atividade são convidados os envolvidos na divulgação, elaboração de gráficos e análise de dados. Algumas reuniões contam com a colaboração de outros membros para definir estratégias de execucação das atividades.

Carga Horária 52 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

O tempo médio de cada atividade é de 2 horas. Considerando que em um ano haverão 52 semanas, a carga horária total será de 52 horas. Nesta atividade são convidados os envolvidos na divulgação, elaboração de gráficos e análise de dados. Algumas reuniões contam com a colaboração de outros membros para definir estratégias de execucação das atividades.

Carga Horária 52 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

O tempo médio de cada atividade é de 2 horas. Considerando que em um ano haverão 52 semanas, a carga horária total será de 52 horas. Nesta atividade são convidados os envolvidos na divulgação, elaboração de gráficos e análise de dados. Algumas reuniões contam com a colaboração de outros membros para definir estratégias de execucação das atividades.