Detalhes da ação

V Semana da Engenharia do Campus do Mucuri - UFVJM (V SENGEN)

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000193

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

26/09/2022

Data Fim

31/12/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

francisco césar dalmo

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Engenharias

Área Temática Principal

Meio Ambiente

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Questões ambientais

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@sengenufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 83 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 83 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 76 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 75 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 65 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 85 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 75 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 78 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 85 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 85 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 75 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 85 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 81 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 85 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 75 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 93 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 95 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 95 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Resumo

A V Semana da Engenharia do Campus do Mucuri - UFVJM (V SENGEN) é um evento que visa fortalecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET). O evento conta com a organização de discentes, docentes, e entidades parceiras e ocorrerá de forma presencial com as seguinte ações: palestras, minicursos, cine, feira de profissões, visita técnica e mostra de trabalhos. Espera-se contribuir para interação entre discentes,a Universidade e comunidade.


Palavras-chave

Extensão, Ensino, Pesquisa, Educação, Engenharia


Introdução

A Semana da Engenharia do Campus do Mucuri - UFVJM (SENGEN) é um evento sem fins lucrativos e de caráter anual, que busca enriquecer e complementar a formação profissional dos discentes dos cursos de engenharia do ICET e dos demais participantes, aqui incluídos os discentes do ensino médio, de outras instituições de ensino superior e da comunidade em geral pertencente ao Vale do Mucuri e região.


Justificativa

Devido a boa aceitação do evento nos anos anteriores, o evento visa possibilitar uma interação maior entre as pessoas, agregando conhecimento através da oferta de palestras, mesas redondas, minicursos, mostra de trabalhos, visita técnica e atividades culturais, que irão contribuir para a vida profissional e acadêmica dos participantes. Além disso, ter um maior alcance de pessoas, visto que, a educação transforma o mundo. O tema do evento será: "Engenharias e Meio Ambiente: A sustentabilidade como ferramenta de inovação".


Objetivos

Objetivo Geral: proporcionar a difusão de conhecimentos relacionados ao mercado de trabalho da Engenharia de modo a aproximar os discentes e interessados ao tema do evento, contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados e habilitados para enfrentar os desafios profissionais. Objetivos Específicos - Propiciar a integração entre docentes, discentes e técnico-administrativos do Campus do Mucuri; - Promover a interação da comunidade acadêmica da UFVJM com a comunidade do Vale do Mucuri e adjacências; - Promover impacto e transformação social por meio da difusão de conhecimentos relacionados às engenharias Civil, Hídrica e de Produção; - Promover a interdisciplinaridade diante da oferta de ações (palestras, mesas redondas, minicursos, mostra de trabalhos, visita técnica e atividades culturais) abordando o tema do evento; - Utilizar a infraestrutura existente no Campus do Mucuri para viabilizar a realização do evento.


Metas

Consolidar a Semana da Engenharia do Campus do Mucuri da UFVJM de forma presencial; Expandir o evento para todas as regiões do Brasil e exterior, por meio de palestras, mesas redondas, minicursos, visita técnica e atividades culturais; Atingir o quantitativo de 1.000 inscrições, incluídos discentes de engenharia, de ensino médio, e docentes de instituições públicas e privadas da região, técnicos e sociedade em geral (profissionais da área de engenharia e interessados pelo tema do evento, profissionais de órgãos públicos e privados, dentre outros).


Metodologia

A equipe de organização é composta por discentes e docentes e entidades parceiras, que possibilitam a participação de membros internos e externos do ICET, como é o caso do CREA Jr., Empresa Melius, Diretório Acadêmico (DA) do ICET, e os projetos de extensão Construção +, Vagão Sustentável e Cine ICET. Os discentes foram agrupados nas seguintes comissões: marketing, financeiro, sistemas e suporte, cada uma sob a supervisão de um ou mais docentes. Dentre as fases do evento estão o planejamento, a implementação, a execução e a elaboração do relatório gerencial final. Fase de Planejamento - Na fase de planejamento estão contempladas as seguintes atividades: a elaboração da programação, o envio de convites, a publicação do edital da mostra de trabalhos, a prospecção de patrocinadores e a divulgação do evento (marketing). Para definição da programação, serão enviados convites para os possíveis palestrantes e participantes das mesas redondas, com base no tema do evento, e encaminhado um convite para discentes e docentes para levantamento dos interessados em ofertar minicursos. A publicação do edital da mostra de trabalhos dar-se-á por meio da plataforma online. A prospecção de patrocinadores será realizada com base nos eventos anteriores via convite formal aos interessados. A divulgação do evento ocorrerá preferencialmente por meio das redes sociais, e caso possível, participação em entrevistas em rádio e TV. Nesta fase, todos os discentes de todas as comissões, sob a supervisão dos docentes, serão responsáveis pelas atividades. Reuniões periódicas definirão o andamento da atividades e atribuições dos membros que compõem a equipe de organização. Fase de Implementação - Nesta está incluída a configuração da plataforma online que será utilizada para realizar inscrições nas atividades que serão ofertadas e a reserva dos espaços e veículos que serão utilizados durante o evento. Nesta fase, discentes das equipes de marketing, sistemas e suporte, sob a supervisão dos docentes, serão responsáveis pelas atividades. Fase de Execução - Nesta, estão previstas a realização das seguinte atividades: palestras, mesas redondas, minicursos, mostra de trabalhos, visita técnica e atividades culturais, de forma presencial. O monitoramento do público-alvo (interno e externo) ocorrerá por meio de listas que serão disponibilizadas ao longo das atividades. Nesta fase, todos os discentes da equipe de organização, sob a supervisão dos docentes, serão responsáveis pelas atividades. Fase do Relatório Gerencial Final - Nesta, se procederá a elaboração do relatório gerencial final, sintetizando as atividades e números do evento. Nesta fase, todos os discentes da equipe de organização, sob a supervisão dos docentes, serão responsáveis pela atividade.


Referências Bibliográficas

UFVJM. Relatório Gerencial I SENGEN. 2018. UFVJM. Relatório Gerencial II SENGEN. 2019. UFVJM. Relatório Gerencial III SENGEN. 2020. UFVJM. Relatório Gerencial IV SENGEN. 2021.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Durante a realização das atividades, haverá espaço para que os inscritos possam interagir com os participantes (palestrantes, facilitadores de minicursos, autores de trabalhos e atividades culturais). Espera-se que esta interação propicie aos envolvidos no evento a produção mútua do conhecimento, uma vez que os saberes construídos em sua prática cotidiana, em seu fazer profissional ou vivência comunitária podem agregar conhecimento ao ambiente acadêmico.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade ocorrerão na construção de conhecimentos inerentes às três engenharias: Civil, Hídrica e de Produção ofertadas no ICET, por meio do intercâmbio de conhecimento e saberes das suas diversas áreas de atuação. Essa construção envolve diferentes disciplinas e áreas do conhecimento descritas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, além de alianças intersetoriais, interorganizacionais e interprofissionais, permitindo que as diversas formações e experiências profissionais dos palestrantes e facilitadores presentes no evento, possam promover a sustentabilidade dos sistemas ambientais, maximizando a eficiência nos aspectos técnicos, econômicos, sociais e ecológicos.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O evento prevê a disseminação das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET) da UFVJM. No que tange ao ensino, haverá a atuação direta principalmente de discentes como disseminadores do conhecimento. Quanto a pesquisa, a mostra de trabalho será uma vitrine para que o conhecimento que está sendo construído, possa alcançar novos ares e espaços geográficos, sobretudo por meio da internet. Por fim, a extensão, se propõe a estreitar os laços entre a academia e sociedade, de forma que as teorias e as práticas que estão sendo estudadas e desenvolvidas possam ser uma ferramenta de transformação social.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os discentes estão envolvidos em todas as fases do projeto, o que implica que este serve de laboratório para a preparação e enfrentamento dos desafios não só da formação, mas como para a atuação contemporânea e futura, seja no mercado de trabalho, no empreendedorismo ou na carreira acadêmica.


Impacto e Transformação Social

O evento é um meio pelo qual a sociedade em geral consegue observar e entender a atuação da Universidade junto à comunidade em geral, visando contribuir principalmente para o desenvolvimento e melhoria das condições vida do Vale do Mucuri e regiões limítrofes.


Divulgação

Plataformas digitais, redes sociais e emissoras de rádio e TV.


Programação do Evento

Local

ICET

Data

22/11/2022

Horário de Início

08:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Minicursos, palestras em geral.

Local

ICET

Data

23/11/2022

Horário de Início

08:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Minicursos, mostra de trabalhos, feiras de profissões.

Local

ICET

Data

25/11/2022

Horário de Início

08:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Visitas Técnicas

Local

ICET

Data

21/11/2022

Horário de Início

09:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Cerimônia de abertura, apresentação dos projetos de Extensão, palestra de abertura.

Local

ICET

Data

24/11/2022

Horário de Início

08:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Minicursos, palestras em geral e Cine ICET.

Público-alvo

Descrição

Profissionais da área de engenharia e interessados pelos tema, sociedade civil, profissionais de órgãos públicos e privados, dentre outros.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Organização geral do evento.

Participação da Instituição Parceira

Organização geral do evento.

Participação da Instituição Parceira

Organização geral do evento.

Participação da Instituição Parceira

Organização geral do evento.

Participação da Instituição Parceira

Organização geral do evento.

Participação da Instituição Parceira

Organização geral do evento.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 100 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realizar a implementação do site do evento, gerenciamento das redes sociais e organização dos locais das atividades.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realizar o gerenciamento do evento, inscrições, organização e suporte das palestras, cine DA, vista técnica, feira das profissões, minicursos, e mostra de trabalhos.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaborar o relatório final das ações do evento.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Planejar as atividades do evento, como minicursos, cine, visita técnica, feira das profissões, palestras e mostra de trabalhos.